20 de dezembro de 2013

Mudança na produção reduz conflito com onças

A degradação das pastagens, associada a fatores de mercado, tem promovido a substituição do gado pela cana-de-açúcar em várias regiões.
 
Por De São Paulo

Com a chegada dos cultivos que servem de abrigo para a Fauna e a redução de conflitos com fazendeiros prejudicados pela perda de bezerros atacados por onças, uma nova realidade se instalou na convivência entre conservação e agronegócio. A questão se irradia para outras atividades produtivas, como a geração de energia. "Começaremos a monitorar onças-pardas no entorno dos reservatórios para entender essa relação", revela Sônia Hermsdorff, gerente de Meio Ambiente da AES Tietê.

O mapeamento vai abranger usinas Hidrelétricas em três bacias hidrográficas: a Usina de Promissão, na bacia do rio Tietê; a Usina Água Vermelha, no rio Grande, e a Usina de Caconde, no rio Pardo. O projeto, desenvolvido em parceria com o Instituto Pró-Carnívoros, tem o objetivo de gerar dados que sirvam de referência para o manejo e conservação da onça-parda também em outras regiões. O levantamento da Fauna de mamíferos é uma exigência do órgão ambiental para a renovação da licença das antigas Hidrelétricas.

"Predadores de grande porte, que estão no topo da cadeia alimentar e precisam de áreas maiores para sobreviver, são ótimos indicadores sobre a qualidade ambiental e a ideia é utilizá-los como ferramenta de conservação", explica Sandra Cavalcanti, pesquisadora do Pró-Carnívoros. Os biólogos estudarão como o animal utiliza os diversos ambientes. "No Estado de São Paulo, o mais rico e populoso do país, a vegetação nativa está bastante fragmentada e as onças se adaptam circulando entre plantações de cana e eucalipto."

No Pantanal, a convivência de onças com atividades produtivas é antiga e, ao longo do tempo, exigiu pesquisas e iniciativas capazes de tornar a relação menos conflituosa. Entre as medidas já testadas está a remuneração de produtores rurais que deixam de matar o animal como costumavam fazer para se proteger do prejuízo com a perda do gado. Atualmente, há projetos de aClimatação e adaptação dos felinos à presença de turistas, com objetivo de promover safaris e incentivar o ecoturismo.

No Mato Grosso do Sul, na planície pantaneira, propriedades rurais são alvo de pesquisas envolvendo também a arara-azul. O trabalho, conduzido há vinte anos pela pesquisadora Neiva Guedes promove Educação Ambiental e o manejo da espécie com a instalação de ninhos artificiais para a reprodução. "Hoje os fazendeiros pedem para participar do projeto e ter ninhos de arara-azul se tornou até uma questão de status", conta. Há duas décadas, existiam apenas 1,5 mil exemplares, hoje a população supera 4,5 mil.
 

MPF pede mais estudos antes da liberação de novos transgênicos

Procurador da República afirma que análise da CTNBio não leva em conta os impactos da tecnologia em cenários reais
 
Uma variedade controversa de alimentos Transgênicos pode ser liberada para comercialização no Brasil.

São sementes de milho e soja resistentes ao Agrotóxico 2,4-D, utilizado para combater ervas daninhas de folha larga. Diferentes das comuns, as supersementes suportam o herbicida sem morrer. Há temor, no entanto, de que a presença no mercado estimule o uso excessivo do defensivo.

O Ministério Público Federal (MPF) realizou audiência pública neste mês para saber mais sobre essa classe específica de organismos geneticamente modificados. Para o órgão, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), responsável pela liberação, não fez análise satisfatória dos impactos das sementes na saúde humana e no ambiente.

– Existem duas coisas. O herbicida em si e a semente transgênica. Por ser transgênica, pode receber mais Agrotóxico ou ser feito um blend de Agrotóxicos. Não vem ao mundo isolada. O que pedimos à CTNBio é que, quando for decidir se vai ou não liberar, faça um avaliação global, com cenários reais – diz o procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes.

Segundo ele, participantes da própria CTNBio procuraram o MPF e disseram que a análise das sementes não levava em conta os riscos do aumento da utilização do defensivo agrícola nas lavouras.

– Era uma análise superficial da semente, não do 2,4-D – avaliou Lopes, que, a partir dessas informações, instaurou inquérito civil para apurar se há irregularidade no processo.

Presidente da CNTBio, Flávio Finardi, falou, na audiência púbica, sobre as implicações éticas e socioeconômicas das deliberações do órgão:

– Estamos cumprindo a lei e fazendo todas as avaliações que estão ao nosso alcance.

Segundo Marco Pavarino, assessor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a preocupação principal é com as consequências da liberação das sementes resistentes a Agrotóxicos para os pequenos agricultores.

Árvore simbolo do Brasil.

Lei Federal nº 6.607, de 7 de Dezembro de 1978, o Pau-Brasil foi declarado Árvore Nacional  do Brasil.
 
 

Umbuzeiro, árvore símbolo da Bahia, é antes de tudo, um forte.

Umbu, imbu, ombuzeiro, ambu, giqui, imbuzeiro, taperebá, são inúmeros os nomes populares dados ao umbuzeiro, a árvore-símbolo da Bahia. Árvore frondosa e de bons frutos, originário dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro, a exemplo da caatinga baiana, a planta encontrou boas condições para seu desenvolvimento encontrando-se, em maior número, nos Cariris Velhos, seguindo desde o Piauí à Bahia e até norte de Minas Gerais.
No Brasil colonial era chamado de ambu, imbu, ombu, corruptelas da palavra tupi-guarani "y-mb-u", que significava "árvore-que-dá-de-beber". Suas raízes superficiais exploram um metro de profundidade, possuindo uma estrutura conhecida como xilopódio, uma espécie de batata da raiz, na qual se armazena água, daí tal acepção. Pela importância de suas raízes foi chamada "árvore sagrada do Sertão" pelo escritor Euclides da Cunha.
É uma árvore de pequeno porte (em torno de 6m de altura), seu tronco é curto, sua copa tem forma de guarda-chuva, a qual projeta sombra densa sobre o solo, além disso, sua vida é longa, cerca de 100 anos. O fruto, o umbu, contém proteína, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, B, C e B1. A frutificação inicia-se em período chuvoso e permanece por 60 dias, cada planta chega a produzir 300 kg de frutos por sofra.
O umbuzeiro perde totalmente as folhas durante a época seca e reveste-se de folhas após as primeiras chuvas. A sobrevivência do umbuzeiro deve-se à existência dos xilopódios que armazenam reservas que nutrem a planta em longos períodos de seca. O umbuzeiro cresce em estado nativo, nas caatingas elevadas de ar seco, de dias ensolarados e noites frescas, requer ainda clima quente.
TUDO SE APROVEITA - O umbu tem bom valor comercial, é consumido in natura ou preparado na forma de sorvete, refresco e, principalmente, como ingrediente da tradicional umbuzada, que é a polpa do umbu “de vez” (estágio entre o verde e o maduro), cozida com leite e açúcar. Das batatas da raiz do umbuzeiro é fabricado um doce de grande apreciação nas feiras livres da Bahia, prática que tem contribuído para a presença cada vez menor da árvore na paisagem nordestina.
Suas folhas frescas podem ser consumidas em saladas, já as folhas verdes bem como seus frutos, são consumidos por bovinos, caprinos, ovinos e animais silvestres. A casca do tronco e dos galhos é utilizada pelo sertanejo no combate as diarreias e verminoses, entre outros males, se cozida, tem propriedades adstringentes e é usada para combater infecções da garganta. A água que se acumula nos ocos dos troncos e galhos do umbuzeiro serve para lavar olhos doentes e inflamados, já a água da batata é usada como vermífugo.
O sertanejo também usa o umbu para fabricação de "sabão de decoada". A sombra do umbuzeiro é sempre procurada pelo trabalhador nas horas de descanso e calor. A árvore fornece ainda tinta extraída da madeira, esta por sua vez, é usada como lenha, para carvão, para fazer cachimbos, para obras internas, caixotaria e pasta para papel. Como se vê, o umbuzeiro é merecedor do título de árvore-símbolo do Estado, no qual as adversidades jamais se sobrepõem ao desejo maior da sobrevivência de um povo, e a natureza, generosa como sempre, dá todos os subsídios para garantir a vida onde pensamos não ser possível.
VÁRIOS PRODUTOS - Segundo estudiosos, a “ameixa do Nordeste” pode gerar cerca de 48 produtos, entre doces, farinha, bebida feita com o caroço torrado e moído, gelatinas, umbuzada, sorvetes, polpas, sucos, iogurtes, acetona, extrato (semelhante ao de tomate), vinagre, vinho, entre outros. Todos ricos em vitamina C e muito saborosos. 
É da árvore sagrada do sertão que centenas de famílias do semi-árido nordestino garantem sua sobrevivência durante a seca. Mas a fartura na safra do umbu não se limita a alguns meses do ano. Em pequenas comunidades de Uauá, Canudos e Curaçá, no Norte da Bahia, o trabalho com a fruta transformou em fonte de renda fixa. As famílias se organizaram em cooperativa e estão beneficiando o umbu. O trabalho que começa com a colheita da fruta, reúne principalmente os jovens e as mulheres da comunidade.
A integração dessa fruticultura às atividades de pequenas indústrias de beneficiamento e transformação dos frutos em doces, geleias e sucos sinaliza para um mercado promissor. Nos municípios de Curaçá, Uauá e Canudos os pequenos produtores rurais aprenderam a beneficiar esses frutos. Pelo menos 250 pessoas da região estão se beneficiando, ampliando a economia doméstica com bons resultados. Eles estão ligados à Cooperativa Agrícola e Familiar de Curaçá, Uauá e Canudos. O doce de umbu produzido no semi-árido baiano conquistou os europeus e já está sendo exportado para a França.
-----------------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929

19 de dezembro de 2013

ONU declara 2014 Ano Internacional da Agricultura Familiar

A declaração inédita para o setor é resultado do reconhecimento do papel fundamental que esse sistema agropecuário sustentável desempenha para o alcance da segurança alimentar no planeta.


A agricultura familiar foi eleita tema do ano pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante reunião realizada em dezembro, a Assembleia Geral da ONU declarou 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar. A declaração inédita para o setor é resultado do reconhecimento do papel fundamental que esse sistema agropecuário sustentável desempenha para o alcance da segurança alimentar no planeta.

“Com esta decisão, a ONU reconhece a importância estratégica da agricultura familiar para a inclusão produtiva e para a segurança alimentar em todo o mundo – num momento em que este organismo vem manifestando sua preocupação para com o crescimento populacional, a alta dos preços dos alimentos e o problema da fome em vários países”, analisa o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

A declaração é considerada uma vitória das 350 organizações de 60 países ligadas à agricultura familiar que apoiaram uma campanha iniciada em fevereiro de 2008 em favor dessa decisão, na qual o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) teve papel importante. É considerada também êxito da atuação da Coordenação de Produtores da Agricultura Familiar do Mercosul (Coprofam) da qual participa a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), ambas com atuação na Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf).

“Foi uma vitória importante do ponto de vista político para fortalecer a agricultura familiar em todo o mundo. A Contag esteve mais de dois anos empenhada nessa campanha. Essas 350 organizações se uniram para sensibilizar governos a fim de que ela fosse reconhecida como instrumento de erradicação da fome de mais de um bilhão de pessoas, a estabelecer um tipo de agricultura que mantenha gente no campo e a fortalecer o sistema de agricultura familiar”, afirmou o presidente da Contag, Alberto Broch.

Florence salienta que a agricultura familiar – a qual no Brasil produz 70% dos alimentos consumidos pela população -, já é prioridade da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e que a própria eleição do brasileiro José Graziano para a direção geral da organização foi um dos sintomas dessa nova atitude. “Graziano coordenou a elaboração e foi o responsável pela implantação do programa brasileiro Fome Zero, que assegurou a alimentação regular de milhares de brasileiros que estavam em situação de fome.

O ministro lembra que o governo brasileiro, por meio do MDA, tem impulsionado o setor da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que fechou 2011 com uma carteira de crédito ativa de R$ 30 bilhões, mais de 3,2 milhões de contratos ativos e com inovações importantes para a melhoria da qualidade de vida e geração de renda do segmento, como o Programa de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). “Aperfeiçoar o crédito, a assistência técnica, o apoio à comercialização e as políticas públicas construídas ao longo dos últimos anos e aprimoradas em 2011 são nossos objetivos para 2012”, disse o ministro.

Em artigo recente publicado em jornal de grande circulação, o diretor-geral recém empossado da FAO, José Graziano, afirmou que “a agricultura familiar, considerada por muitos um passivo, na verdade é um ativo estratégico dessa travessia. Ela aglutina a carência e o potencial de milhares de comunidades em que se concentram os segmentos mais frágeis da população. Qualquer ganho na brecha de produtividade aí ampliará substancialmente a disponibilidade de comida na mesa dos mais pobres e de toda a sociedade, reduzindo a dependência em relação a alimentos importados e protegendo a economia da volatilidade das cotações internacionais”.

Na avaliação do chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial do MDA, Francesco Pierri, trata-se de uma declaração importante porque fortalece o modelo da agricultura familiar perante as instituições multilaterais e a comunidade internacional. “Não é uma proclamação vinculante, porém, ela é forte. Basta ver a atenção às comunidades afrodescendentes que ocorreu em 2011 e, em 2012, será o Ano Internacional das Cooperativas, ou seja, esperamos que ocorram avanços nesse setor”, disse Pierri. Segundo ele, “a expectativa no MDA é que com essa declaração, também os blocos regionais passem a se ocupar da agricultura familiar de forma conjunta, tais como o faz o Mercosul por meio da 
Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf)”, observa.

De acordo com dados de 2007 do Banco Mundial, “atualmente há três milhões de pessoas que vivem em zonas rurais cuja maioria se dedica à agricultura ou à pecuária familiar e tem essa produção como principal meio de subsistência, porém têm acesso limitado à terra e a outros recursos financeiros e tecnológicos necessários para fazer da agricultura familiar uma empresa viável”.

O documento final da Conferência Mundial de Agricultura Familiar, realizada em outubro do ano passado, intitulado “Alimentar o mundo, cuidar do planeta”, dá conta de que atualmente há 1,5 milhão de agricultores familiares trabalhando em 404 milhões de unidades rurais de menos de dois hectares; 410 milhões cultivando em colheitas ocultas nos bosques e savanas; entre 100 e 200 milhões dedicados ao pastoreio;  100 milhões de pescadores artesanais; 370 milhões pertencem a comunidades indígenas.

Além de mais 800 milhões de pessoas que cultivam hortas urbanas. No Brasil, segundo o Censo Agropecuário de 2006, entre 1996 e 2006, havia 13,7 milhões de pessoas ocupadas na agricultura familiar.

A agricultura familiar no Brasil
 
A agricultura familiar é hoje responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. De acordo com o Censo Agropecuário de 2006 – o mais recente feito no país -, são fornecidos pela agricultura familiar os principais alimentos consumidos pela população brasileira: 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38,0% do café, 34% do arroz, 58% do leite, possuíam 59% do plantel de suínos, 50% do plantel de aves, 30% dos bovinos, e produziam 21% do trigo.

No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4,3 milhões de estabelecimentos de agricultores familiares, o que representa 84,4% dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. Este segmento produtivo responde por 10% do Produto Interno Bruto (PIB), 38% do Valor Bruto da Produção Agropecuária e 74,4% da ocupação de pessoal no meio rural (12,3 milhões de pessoas).

Pela lei brasileira (11.326/2006) que trata da agricultura familiar, o agricultor familiar está definido como aquele que pratica atividades ou empreendimentos no meio rural, em área de até quatro módulos fiscais, utilizando predominantemente mão-de-obra da própria família em suas atividades econômicas. A lei abrange também silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.
fonte: http://www.ufrgs.br/redesan/news/onu-declara-2014-ano-internacional-da-agricultura-familiar

EVENTOS - MARÇO 2014

3º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa

O 3º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa acontecerá no dia 20 de março de 2014, em Bauru/SP.
Local: Faculdade de Odontologia de Bauru – USP  (mapa)
Inscrições: As inscrições poderão ser feitas por aqui. O evento é gratuito.
Programação científica: Confira-a por aqui.
Envio de trabalhos científicos: Não haverá apresentação de trabalhos durante o evento.
Maiores informações: siteeventos@centrinho.usp.br ou (14) 3223-2100 / 3235-8437

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

03/03/2014 - Segunda-feira
05/03/2014 - Quarta-feira
ICGMB 2014 : International Conference on Genetics and Molecular Biology | Dubai, Dubai - Emiratos Árabes Unidos

14/03/2014 - Sexta-feira
Curso de Biologia Marinha com mergulho autônomo - Arraial do Cabo | Arraial do Cabo, Rio de Janeiro - Brasil 
15/03/2014 - Sábado
Curso de Gestão de Unidades de Conservação | Santana do Riacho, Minas Gerais - Brasil 
17/03/2014 - Segunda-feira
20/03/2014 - Quinta-feira
X ENCOBIO - Encontro de Biologia da UEFS | Feira de Santana, Bahia - Brasil 
21/03/2014 - Sexta-feira

EVENTOS - FEVEREIRO 2014

I Curso de Férias de Imunologia

O I Curso de Férias de Imunologia acontecerá entre os dias 10 e 15 de fevereiro de 2014, em São Paulo/SP.
Local: Instituto de Ciências Biomédicas – USP (mapa)
Inscrições: Este curso foi desenvolvido para alunos de Graduação de qualquer área que estejam cursando os dois últimos anos da faculdade ou que tenham se formando recentemente, desde que não matriculados em nenhum programa de pós-graduação.
As inscrições poderão ser feitas por aqui até dia 21 de novembro de 2013. O curso possui o valor único de R$ 60,00.
Programação científica: Confira-a por aqui.
Envio de trabalhos científicos: Não se aplica.
Maiores informações: site ou imuno14@icb.usp.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Brazilian Edition of the Summer Institute in Statistical Genetics - SISG 2014

O Curso de Verão em Estatística Genética acontecerá entre os dias 22 de janeiro e 12 de fevereiro de 2014, em Piracicaba/SP. O curso consiste em uma série de workshops de dois dias e meio destinados a introduzir os geneticistas a métodos modernos de análise estatística e de introduzir os estatísticos aos desafios estatísticos apresentados por dados genéticos modernos.
Local: Departamento de Genética, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP (mapa)
Inscrições: As inscrições poderão ser feitas por aqui até dia 10 de dezembro de 2013. Confira abaixo os valores do evento.
  • USD $ 250 para estudantes de graduação
  • USD $ 500 para profissionais da área acadêmica
  • USD $ 900 para profissionais em geral
  • Modulos M1 e M2: gratuitos para quem se inscrever, em pelo menos, 2 módulos
Programação científica: Confira-a por aqui (módulos).
Envio de trabalhos científicos: Não se aplica.
Maiores informações: site ou lgn@usp.br

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

04/02/2014 - Terça-feira
XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA | Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil 
 
 
07/02/2014 - Sexta-feira
 
 
08/02/2014 - Sábado
Curso de Levantamento e Estudo de Flora | Esmeraldas, Minas Gerais - Brasil 
 
 
22/02/2014 - Sábado
Expedição Gruta do Lapinha | Lagoa Santa, Minas Gerais - Brasil

EVENTOS - 2014 JULHO

25ª Fenasan – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e 25° Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente

A 25ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan) e o 25° Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Encontro Técnico da AESabesp) acontecerão entre os dias 30 de julho e 01 de agosto de 2014, em São Paulo/SP.
Local: Expo Centre Norte – Pavilhão Azul (mapa)
Inscrições: As inscrições ainda não foram abertas.
Programação científica: Confira-a por aqui.
Envio de trabalhos científicos: As data e normas para submissões de resumos/trabalhos ainda não foram divulgadas.
Maiores informações: sitefenasan@acquacon.com.br ou (11) 3868-0726


-----------------------------------------------------------------------------------------------------


EVENTOS - MAIO 2014

Adaptation Futures 2014

A Terceira Conferência Internacional de Adaptação às Mudanças Climáticas acontecerá entre os dias 12 e 16 de maio de 2014, em Fortaleza/CE.
Local: Centro de Eventos do Ceará (mapa)
Inscrições: As inscrições poderão ser feitas por aqui! Confira abaixo os valores.
  • Full registration - USD $400
  • Full Student registration - USD $150
  • One-day registration (with no dinner) - USD $100
  • Full registration (with no dinner) - USD $350
Programação científica: Confira-a por aqui.
Envio de trabalhos científicos: As submissões de resumos poderão ser feitas por aqui até dia 12 de dezembro de 2013!
Maiores informações: site ou jose.marengo@inpe.br

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

13th International Public Communication of Science and Technology Conference

A 13ª Conferência Internacional em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia acontecerá entre os dias 05 e 08 de maio de 2014, em Salvador/BA.
Local: Pestana Bahia Hotel (mapa)
Inscrições: As inscrições poderão ser feitas por aqui! Confira abaixo os valores do evento.
Programação científica: Ainda não divulgada!
Envio de trabalhos científicos: A data limite para envio de trabalhos já expirou!
Maiores informações: site

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

12/05/2014 - Segunda-feira
23/05/2014 - Sexta-feira
31/05/2014 - Sábado
Expedição Serra do Cipó | Santana do Riacho, Minas Gerais - Brasil

OMS lança no Brasil biblioteca virtual em biovigilância




Durante o III Encontro Global de Biovigilância da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Brasília, foi lançado  o Projeto NOTIFY, também conhecido como Notify Library. O evento foi organizado pela Anvisa.

O Projeto NOTIFY é um banco de dados que reúne casos emblemáticos de eventos adversos na área de sangue, tecidos, células e órgãos. “A base de dados tem casos documentados e disponíveis para pesquisa que são úteis ao trabalho da vigilância sanitária e para àqueles que atuam no setor”, explicou Luc Nöel, assessor especial do Programa de Segurança do Paciente da OMS na área de vigilância e monitoramento do uso de produtos de origem humana.

De acordo com Nöel, a escolha do Brasil para a realização do evento levou em conta a experiência do país e a estrutura organizacional da Anvisa. “O Brasil tem muito a mostrar sobre biovigilância e a escolha pelo país tem o objetivo de provocar um impacto positivo nas Américas”.

Deidree Fehily, coordenadora do Centro Nacional de Transplante da Itália, entidade colaboradora da OMS, destacou ser “obrigação dos países com maior nível de desenvolvimento apoiar os demais e que a troca de experiências em meio a heterogeneidade de informações colabora para a construção do conhecimento”.

A biblioteca virtual pode ser utilizada por qualquer pessoa no endereço
www.notifylibrary.org o acesso é livre. Já a publicação dos relatos sobre os casos adversos é feita após seleção feita por um comitê editorial e ficam disponíveis para consulta. A biblioteca não publica casos sob investigação, somente os casos concluídos. Cerca de 90 países já utilizaram o banco de dados da Notify Library e outros 80 publicaram relatos.

No próximo ano, o espanhol José Nuñez assumirá a coordenação da assessoria especial do Programa de Segurança do Paciente da OMS.

Leis para enfrentar mudanças climáticas já foram aprovadas em 15 estados

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Leis que definem instrumentos para enfrentar as mudanças climáticas já foram aprovadas em 15 estados brasileiros, mostra a pesquisa O Desafio da Harmonização das Políticas Públicas de Mudanças Climáticas, divulgada  no dia 17/12/2013. As normas antecipam muitos pontos que estão apenas em discussão no plano federal, explica a pesquisadora do Núcleo de Economia Socioambiental da Universidade de São Paulo (USP),  Juliana Speranza. “Há avanços, tem uma massa crítica de como se pensa a política, até os instrumentos, marcos regulatórios que são criados, anteriores ao que o governo federal agora vem discutir”, enfatiza.

O levantamento foi lançado pelo Fórum Clima, que reúne o Fórum Amazônia Sustentável, o Instituto Ethos e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Entre os destaques da pesquisa estão os estados do Amazonas, Acre e de Mato Grosso, que implementaram sistemas de remuneração para evitar o desmatamento. O Amazonas tem em sua política de mudanças climáticas mecanismos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (Redd+) e de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Em 2013, o estado de Mato Grosso criou o marco regulatório para o Redd+, enquanto o Acre tem, desde 2010, legislação que prevê o PSA.

“Nos estados da Amazônia, sempre houve uma preocupação com a questão do desmatamento, você tem a sociedade civil ali muito presente e é natural que tenham emergido iniciativas de políticas estaduais”, explica.

A pesquisadora lembrou que um programa nacional de PSA, que remunere proprietários de terra por conservar recursos naturais, está sendo discutido no Senado.

As metas de redução de emissões de gases são realidade em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Paraíba. Na avaliação de Juliana, ações como essas acabam ajudando o país a diminuir os níveis de poluição. “Se os estados começam a ter uma agenda doméstica, que está gerenciando essas emissões e assumem um compromisso de que lá na frente, em uma data X, tem que reduzir tantos por cento [as emissões], isso ajuda na conta que a gente tem para o Brasil como um todo”, acrescentou.

Além dos efeitos concretos, as políticas estaduais trazem, segundo a pesquisadora, determinados temas para a pauta nacional e também funcionam como experiência prática das medidas. “Os estados têm um universo de instrumentos de políticas públicas que já ocorrem em seu território e agora, em nível federal, você acaba bebendo um pouco na fonte desses estados”.

A especialista chama a atenção, no entanto, para a necessidade de coordenação das ações para obter melhores resultados. “Existe a necessidade de que, em nível nacional, você coordene um pouco as iniciativas, senão cada estado vai fazer da sua forma e você vai ter problemas de harmonização de metodologia, de parâmetros”, destacou Juliana sobre a necessidade de padrões de medidas e normas. A pesquisadora destaca que a falta de uma regulação unificada pode complicar, por exemplo, a situação de empresas que atuam em mais de um estado.
 
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

CURSOS EXTRAS 2014


























































































































































































































































































































Escas - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade
Sensoriamento Remoto e SIG aplicado à Biologia da Conservação
Curso de Viveiros e Mudas de 24 a 26 de janeiro de 2014 na sede do IPÊ, em Nazaré Paulista – SP.
Aprenda como utilizar técnicas para preparar e interpretar imagens de satélite, e como utilizar SIG para integrar e analisar dados espacializados.
Saiba mais e inscreva-se aqui
Copyright © 2013 IPE Instituto de Pesquisas Ecologicas, All rights reserved.
Você está recebendo esse e-mail pois se cadastrou pelo site www.ipe.org.br

Nosso endereço é:
IPE Instituto de Pesquisas Ecologicas Rod. Dom Pedro I km47 Nazaré Paulista, SP 12960-000 Brazil



 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

I Curso de Verão em Imunologia – UFBA

O I Curso de Verão em Imunologia da Universidade Federal da Bahia acontecerá entre os dias 20 e 31 de janeiro de 2014, em Salvador/BA.

Local: Instituto de Ciências da Saúde (mapa)
Inscrições: As inscrições poderão ser feitas por aqui até dia 01 de dezembro de 2013. O curso terá uma taxa de matrícula no valor de R$40,00 para os alunos selecionados.
Programação científica: Confira-a por aqui.
Envio de trabalhos científicos: Todos os interessados podem submeter apenas UM (01) resumo de seu trabalho para apresentação oral. De todos os participantes do curso, serão selecionados somente TRÊS trabalhos para apresentação no último dia da semana de palestras do curso. As submissões poderão ser feitas no momento da inscrição.

Maiores informações: site ou icursoveraoppgim@gmail.com
Bom Curso!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Biology of bacterial non-coding RNAs

Biology of bacterial non-coding RNAs 4–9 March 2014 | Bernal, Argentina Interested in attending? Visit the website: http://events.embo.org/14-ncrna/ Or Visit our Facebook page: https://www.facebook.com/events/225871700902944/


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


III Curso de Verão em Bioprospecção

Curso-Verão-Bioprospecção

III Curso de Verão em Bioprospecção

Prospectando recursos naturais para a valorização e conservação do meio
Data:
Seg., 13 de Jan. de 2014 até Sex., 24 de Jan. de 2014
Local:
Dourados - MS
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Curso de Verão em Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestre

Curso-02

Curso de Verão em Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestre

Data:
Ter., 14 de Jan. de 2014 até Seg., 20 de Jan. de 2014
Local:
Nazaré Paulista - SP
Valor:
R$ 1.655,00 - R$ 1.740,00
Carga horária: 56 horas
Inscrições: As inscrições podem ser realizadas através do website oficial do curso
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


III Curso de Verão em Biologia Celular e do Desenvolvimento

III-Curso-de-Verão

III Curso de Verão em Biologia Celular e do Desenvolvimento

Data:
Seg., 13 de Jan. de 2014 até Sex., 24 de Jan. de 2014
Local:
São Paulo - SP
Valor:
Indefinido
Inscrições: As inscrições podem ser realizadas através do website oficial do curso
Contato: Interessados em obter mais informações devem entrar em contato com a organização do curso através do e-mail: bcd.icbusp@gmail.com Ou telefone: (11) 3091-7792

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Curso – Manejo em Cativeiro de Primatas, Répteis, Felídeos, Roedores e Lagomorfos

Curso-Manejo-em-Cativeiros

Curso – Manejo em Cativeiro de Primatas, Répteis, Felídeos, Roedores e Lagomorfos

Data:
Sáb., 11 de Jan. de 2014 até Dom., 12 de Jan. de 2014
Local:
Porto Alegre - RS
Valor:
R$ 400,00

Inscrições: As inscrições podem ser realizadas através do website oficial do curso
Contato: Interessados em obter mais informações devem entrar em contato com a organização do curso através do e-mail: instaqua@uol.com.br Ou telefone: (21) 2558-3428

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Seguidores