O BNDES receberá propostas de patrocínio a eventos culturais em quatro segmentos artísticos: cinema, música, literatura e dança.
São considerados eventos culturais os projetos com duração e local pré-estabelecidos, que contribuam para a difusão e fomento da cultura brasileira, tais como mostras, festivais, feiras, espetáculos, entre outros, conforme descrição no quadro a seguir:
Segmentos
Cinema Festivais e mostras de cinema com ênfase na exibição de produções de longa-metragem e na apresentação da filmografia de diferentes realizadores, prioritariamente brasileiros.
Música Festivais, feiras e espetáculos com ênfase em música instrumental, clássica ou erudita, que reúnam artistas e grupos diversos, prioritariamente brasileiros.
Literatura Festivais, festas e feiras literárias com ênfase na divulgação da obra e da produção de diferentes autores, prioritariamente brasileiros.
Dança Festivais, mostras e espetáculos que reúnam diferentes companhias e artistas, prioritariamente brasileiros.

Período de inscrição

A apresentação de projetos terá um período definido e será divulgada sempre nesta seção.

Inscrições para eventos cuja data de início seja de 01.03.2014 a 31.08.2014 (março a agosto de 2014)

Inscrição de 13.11.2013 a 18.12.2013
Seleção de 18.12.2013 a 01.02.2014
Divulgação do resultado fevereiro de 2014

Seleção

As propostas recebidas serão avaliadas pelo BNDES, com base nos seguintes critérios:
  • concepção criativa do projeto;
  • proposta de conteúdo – expressa na programação do evento, nos artistas, curadores, produtores e demais envolvidos no projeto;
  • potencial de comunicação do projeto;
  • proponente do patrocínio;
  • potencial de difusão e fomento à cultura brasileira.
Como critérios adicionais serão também consideradas: a distribuição regional das ações, a distribuição ao longo do calendário anual, a distribuição por segmento cultural e a disponibilidade de recursos do BNDES.
IMPORTANTE
As propostas selecionadas serão divulgadas no Portal do BNDES, sem ordem de classificação.
A inscrição do projeto significa aceitação das diretrizes e critérios de avaliação informados anteriormente, não cabendo qualquer tipo de recurso da decisão final do BNDES.
O BNDES se reserva o direito de rever a decisão de patrocinar o evento em caso de alteração do escopo ou do período de realização das propostas.

Projetos selecionados

Os proponentes responsáveis pelas propostas selecionadas serão contactados por e-mail e solicitados a enviar o restante dos documentos necessários para a análise técnica e jurídica do projeto.

A análise da ação de patrocínio compreenderá:
  • negociação das contrapartidas e do valor do patrocínio;
  • definição do cronograma de pagamento e das respectivas entregas para cada parcela;
  • análise jurídica da documentação do proponente;
  • confirmação de todas as informações relativas ao projeto.
Após o cumprimento de todas essas etapas, a ação será encaminhada para aprovação da alçada competente no BNDES e os contratos encaminhados para assinatura.
O contrato de patrocínio deverá ser assinado impreterivelmente até a data de início do evento, sob pena de cancelamento do patrocínio.