18 de março de 2010

Fundação O Boticário de Proteção à Natureza

EDITAIS SEMESTRAIS

O Apoio a Projetos da Fundação O Boticário, por meio dos editais semestrais, tem por objetivo patrocinar projetos que contribuam efetivamente para a conservação da natureza no Brasil, por meio do apoio a ações nas seguintes linhas temáticas:

Conservação de espécies e comunidades silvestres em ecossistemas naturais;
Políticas voltadas à conservação de ecossistemas naturais;
Regeneração de ecossistemas naturais;
Prevenção ou controle de espécies invasoras;
Criação ou manejo de unidades de conservação; e,
Pesquisa sobre vulnerabilidade, impacto e adaptação de espécies e ecossistemas às mudanças climáticas.

Projetos cujos objetivos estão voltados ao controle de efluentes, reciclagem de lixo, ou ambientes criados pela atividade humana como represas não são foco de apoio da Fundação O Boticário. Da mesma forma, atividades de educação ambiental somente serão patrocinadas quando contextualizadas dentro de um problema ambiental específico, de modo que fique caracterizado o seu emprego como ferramenta para atingir um resultado de conservação específico e não como fim em si. Em adição, projetos de educação somente serão considerados caso venham acompanhados de metodologia pedagógica definida.

São consideradas propostas prioritárias aquelas que:

Tragam resultados concretos imediatos para a conservação;
Representem esforços de médio e longo prazo da equipe proponente visando atingir impacto duradouro para a conservação dos hábitats e espécies alvos da proposta;
Gerem informações básicas imprescindíveis para a tomada de medidas conservacionistas, mas que estejam claramente ligadas a ações futuras para utilização do conhecimento obtido;
Elucidem aspectos relevantes ou promovam a conservação de hábitats ou espécies chave para o funcionamento de ecossistemas (como manguezais e matas de galeria entre outros);
Elucidem aspectos relevantes ou promovam a conservação de hábitats ou espécies ameaçadas; e,
Promovam a ampliação do conhecimento e conservação de ambientes naturalmente isolados ou relictuais como ilhas, campos de altitude, entre outros.

“PASSANDO O RÔDO NAS PRAIAS” VAI AGORA PARA AREMBEPE


Depois de passar o rôdo nas praias de Lauro de Freitas e Salvador, chegou à vez de Camaçari sediar a 3ª caminhada de limpeza que será realizada na praia de Arembepe. Veja aqui como participar.

Com mais de trezentos voluntários e um volume de resíduos coletados da ordem de 800 quilos o projeto “Passando o Rôdo nas Praias” tem tido sucesso por onde passa. Com o objetivo de popularizar a necessidade de se manter as praias limpas e de dar um correto destino aos resíduos gerados na zona costeira, o “Bocão Cidadão” em parceria com a Organização Joguelimpo realizou nas praias de Vilas do Atlântico e Buraquinho, em Lauro de Freitas e nas praias da Sereia, Farol de Itapuã e Pedra do Sal, em Salvador, duas caminhadas de limpeza das praias. Para finalizar o projeto e dar um adeus ao verão 2010, a próxima Caminhada de Limpeza será realizada na Praia de Arembepe, no município de Camaçari, nesse sábado, dia 20.03.2010 com a concentração a partir das 08:30, em frente a Colônia de Pesca na Praça das Amendoeiras. Essa etapa contará com o apoio do Projeto Tamar – Base Arembepe que realizará ao final da caminhada uma soltura de filhotes de tartarugas e abrirá o centro de visitantes gratuitamente para os voluntários da caminhada.

Para participar e fazer sua inscrição basta enviar um e-mail para joguelimpo_jl@yahoo.com.br colocando no assunto: Vou Passar o Rôdo em Arembepe e informe seu nome e data de nascimento.

Lembre-se de usar protetor solar e um calçado confortável para a atividade.

Esse projeto conta com o patrocínio da Petrobras, Prefeitura de Lauro de Freitas, Prefeitura de Camaçari e Câmara Municipal de Salvador.

Informamos que o deslocamento (ida e volta) das pessoas que participarão da atividade será de inteira responsabilidade de cada um.

Atenciosamente,
André Papi
Biólogo / Coord. Geral
Org. Sócio-Ambientalista Joguelimpo
Instrutor do Projeto Orla - MMA/SPU
Mestrando em Geologia Costeira, Marinha e Sedimentar - UFBA
Tel:(71) 8865.5239 / 3374.7945

RESEX MARINHA VERSUS PÓLO NAVAL NA BAÍA DO IGUAPE Catherine Prost – Universidade Federal da Bahia

Pessoal,

Muito interessante esse trecho de um artigo da Catharine.
Quem desejar ler o artigo todo acesse:


http://www.uff.br/vsinga/trabalhos/Trabalhos%20Completos/Catherine%20Prost.pdf



Potenciais impactos negativos
-
A conflituosidade entre 2 modelos de desenvolvimento O pólo naval é apresentado portanto como uma excelente oportunidade para relançar a economia no Recôncavo sul, além de ter repercussões positivas sobre a siderurgia na Bahia.
Todavia, se a população não pesqueira do município de Maragojipe tende a aprovar o projeto, não se pode dizer o mesmo das populações pesqueiras da resex, nem de várias organizações sociais e ambientalistas e parte da comunidade universitária como atestam os questionamentos feitos em audiências públicas e seminários organizados na UFBA.
O anúncio de empregos que tanto atrai parte da população é questionável à luz de eventos passados na região. De fato, empreendimentos como a barragem e central hidrelétrica Pedra do Cavalo ou a indústria petrolífera em municípios como Madre de Deus ou São Francisco doConde mostram o quanto a população local é marginalizada no mercado de trabalho. Empesquisa realizada por mim em Madre de Deus, se levantou a precariedade da situação daspopulações pesqueiras do município. Com efeito, a pesca e a mariscagem registraram uma diminuição sensível das capturas desde o início das atividades por razões diversas elencadas aseguir: poluição por vazamentos de óleo e derivados, obstrução de canal na maré baixa porcausa da instalação de dutos, redes rasgadas nas estruturas de perfuração, dentre outrosfatores. Em razão disso, os pescadores e marisqueiras enfrentam muitas dificuldades desobreviver apenas da pesca. Muitos procuram se empregar na indústria de petróleo – emcargos pouco qualificados - mas declararam também a precariedade da estabilidade dotrabalho além da necessidade de pagar para adquirir as qualificações necessárias. Os royaltiesque as prefeituras recebem da Petrobras não se traduzem em benefícios econômicos e sociaispara esse segmento da população.
Além disso, do ponto de vista social, o anunciado desenvolvimento sustentável propalado pelo governo estadual corre fortemente o risco de se traduzir na realidade por efeitos danosos do
ponto de vista social e cultural para as populações. De fato, em excursão organizada pelo INGÁ em agosto de 2009, no âmbito do projeto Iguape Sustentável, encontros realizados com representantes de várias comunidades ribeirinhas contempladas no projeto foram instrutivos.

Um secretário da prefeitura de Maragojipe informou a equipe do Iguape Sustentável de um efeito da perspectiva do pólo que já se faz sentir no município: a especulação imobiliária e fundiária. Já não se encontra casas ou apartamentos para alugar na sede municipal, o que acarreta dificuldades para os funcionários da prefeitura que são de outros municípios. Da mesma forma, uma liderança comunitária, integrante do Movimento da Pesca, assinalou o avanço da especulação fundiária no entorno da baía por motivos de projetos de resorts ou ainda de passagem de infra-estrutura para o pólo. Assim, a comunidade de Salaminas ganhou através de um projeto elaborado pelo referido Movimento junto à Bahia Pesca equipamentos para produção, estocagem e beneficiamento da pescaria assim como para consolidação da organização social (ex: freezers, geladeira, televisor, leitor de DVD, etc.). Contudo, ela não pode usar essas ferramentas por falta de energia elétrica. O projeto de extensão da rede está impedido por estudo do IBAMA que alega a impossibilidade de cortar dois pés de árvores de manguezal para a instalação de postes. O argumento soa falacioso se comparado com as áreas de manguezal que vão ser desmatadas para a extensão do canteiro de São Roque. A liderança comunitária citada acima afirmou que as grandes empresas interessadas no pólo estão atravancando o processo e comprando terras de fazendeiros para futuros empreendimentos.
Outros efeitos sociais são também previsíveis como o aumento das migrações, o que deve aguçar a questão da moradia – incluindo a habitação como o saneamento básico -, a deficiência em serviços básicos (educação e saúde), o tráfico de drogas já presente no município, a delinquência e a prostituição.
Se percebe desde já que as carências de moradia, especialmente de saneamento, deverãocontribuir para o aumento de despejo de esgoto in natura no manguezal. Ora este é, utilizando
as palavras dos próprios extrativistas, o “supermercado vivo” dos mesmos. Em estudo anterior
sobre os impactos de atividades humanas na região da baía (MONTEIRO, PROST, 2009),
relatou-se a degradação do meio ambiente, notadamente por desmatamento de vertentes
provocado pela atividade pecuária e pela extensão urbana da sede de Maragojipe. Com a chegada de novos habitantes, estima-se uma consequente urbanização espontânea uma vez que a Petrobras construiu em São Roque uma vila residencial para abrigar 200 funcionários e uma vila de alojamentos para hospedar 1.000 trabalhadores das empresas contratadas para a ampliação do canteiro6. Com isso, é de se esperar uma ampliação e agravamento da mudança de processos morfogenéticos a processos pedogenéticos, expressados por erosão das vertentes e assoreamento da baía e cursos d’água. Na área prevista do pólo, áreas de manguezal vão ser retiradas, infringindo a lei ambiental em um total descompasso com o argumento alegado para
justificar a extensão de uma linha elétrica como citado acima. Também serão desmatadas áreas cobertas por Mata Atlântica e restinga. A lei ambiental aparece como tendo dois pesos e duas medidas em função do agente social envolvido. Ambientalmente, embora os investidores declaram que a atividade não polui, a existência do canteiro em São Roque já evidencia a concentração de ferro na água. Em 2007, uma concentração de nutrientes associada à presença de ferro provocou o fenômeno de maré vermelha, que encadeou uma alta mortandade de peixes. Segundo o prof. Everaldo Queiroz, biólogo da UFBA e estudioso da Baía de Todos os Santos, novos fenômenos como esse podem ocorrer, inclusive com espécies letais a humanos.
O relatório organizado por ele sobre o projeto do pólo7 conclui que, entre os impactos ambientais esperados, contam ainda os efeitos que as construções projetadas que vão atingir as áreas de rochas sedimentares que armazenam águas subterrâneas. Entre outros efeitos, o projeto vai provocar “sérios impactos em águas jurisdicionais tombadas por decreto presidencial na condição de santuário para os mamíferos aquáticos”8. Vê-se dessa forma a multiplicidade de impactos ambientais negativos desse projeto “sustentável”.
Assim sendo, afeta-se diretamente as condições de trabalho das populações pesqueiras em área de manguezal, berçário e viveiro de inúmeras espécies aquáticas e terrestres, além de prejudicar as condições socioeconômicas de vida das localidades do entorno da baía. São assim ameaçadas as práticas dessas populações, práticas que integram uma cultura própria, desprezada pela sociedade moderna em busca de crescimento econômico.
Ressalta-se ainda um ponto avançado como incluído no projeto que é a participação das populações. Nada mais inverídico do que essa afirmação. Como foi informado anteriormente, a resex constituem áreas protegidas voltadas para a conservação, ou seja, a proteção do meio ambiente mas também das populações que vivem nele e dele graças a saberes ambientais adquiridos empiricamente. Esse tipo de UC comporta, por lei, um conselho deliberativo, o que significa que qualquer intervenção dentro do seu perímetro deve passar por aprovação prévia.
O que se observa até hoje é que nada foi discutido em assembléia da resex, em um total desrespeito da lei federal9. Se não tem participação até hoje, período em que as obras do pólo estão começando, que dirá no futuro?
Esta situação em curso nos remete a deduzir na desterritorialização das populações locais, em particular as extrativistas, uma vez que elas perdem controle sobre o seu espaço tradicional de apropriação material e simbólica, sobre seu território delimitado a partir de 2000 em reserva extrativista. A lógica do capital, exógena, se impõe ao lugar sem levar em consideração a soma dos efeitos negativos para as populações pesqueiras e de pescadores-lavradores. Pior: esses efeitos são negados; ao contrário: na luta dos discursos que antecede a concretização do empreendimento, são alegados benefícios para o município de Maragojipe e outros vizinhos.

Utiliza-se o discurso do desenvolvimento sustentável para retirar das populações o poder sobre seu território. Estas chegam portanto a ser ameaçadas de desterritorialização apesar – ou por causa – de sua imobilidade geográfica. Frente a elas, figuram atores econômicos que funcionam em rede e usufruam de uma mobilidade muito maior. O sinal disso é a reflexão sobre uma transferência do projeto – ou parte dele – para o Estado do Rio de Janeiro por parte do consórcio Setal/OAS caso o projeto encontre dificuldades na aprovação do licenciamento ambiental10. O que as empresas requerem é a acessibilidade ao local do projeto, o que é garantido pelo Estado, no afã de atrair investimentos privados. Ao inverso, os pescadores não gozam da mesma capacidade de se locomoverem para exercer suas práticas. Isso é particularmente o caso na baía do Iguape onde a grande maioria das embarcações é constituída de canoas a remo, limitando o raio de alcance das pescarias. A situação futura na baía do Iguape no caso do projeto de pólo naval vingar retrata portanto – e infelizmente – a desterritorialização in situ analisada por Haesbaert (2004) uma vez que as populações locais, não estando conectadas com os grandes fluxos globais, arriscam perder o controle sobre “suas bases territoriais de reprodução e referência” (HAESBAERT, 2004, p. 255) e que o capitalismo globalizado é acompanhado de um processo crescente de exclusão socioespacial.
Contudo, as populações pesqueiras procuram resistir a essa lógica externa ao lugar, com a ajuda de redes de horizontalidades. O Movimento da Pesca, citado anteriormente, é por exemplo assessorado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores. Cita-se também a formação de uma comissão pró-Iguape formada de várias ONGs ambientalistas e professores de pesquisa da UFBA11. Os pescadores tiveram igualmente o apoio do Ministério Público Federal e o do Ministério Público do Estado que deliberaram em dezembro de 2008, em audiência pública realizada em Maragojipe, que a ausência de estudos qualificados levarão a medidas judiciais contra a implantação do pólo em São Roque do Paraguaçu.
Trata-se contudo de uma relação de forças difícil para os pescadores uma vez que os interesses do setor privado convergem e recebem o apoio das autoridades políticas em nome do “desenvolvimento”.

Considerações finais
O pretendido desenvolvimento sustentável é, mais uma vez, utilizado como argumento para
omitir numerosos impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais negativos para as
populações tradicionais que o empreendimento do pólo naval deve acarretar. Essas populações devem assim sofrer uma desterritorialização sensível pela perda de poder efetivo sobre seu território, no entanto reconhecido por lei federal através da criação da resex, no ano de 2000.
O principal problema dos pescadores é de habitar uma área considerada estratégica por sua localização geográfica e condições naturais, assim como por já abarcar um canteiro naval, facilitando assim o aumento de seu valor para os setores modernos através de mais investimentos de infra-estrutura. Mas o lugar não é apenas o local onde o Mundo, com sualógica global se manifesta; ele é também o espaço banal onde se formam as resistências a essa mesma lógica. Essa resistência se revela extremamente importante. De fato, ela não se refere apenas à defesa dos grupos tradicionais em escala local. Ela é essencial para um combate em escala nacional caso o projeto do pólo naval vingue da mesma forma que a luta dos indígenas da Terra Raposa Serra do Sol foi para a política indigenista brasileira. Com efeito, se o pólo for implantado, significará que as unidades de conservação não têm mais garantido o direito à proteção ambiental (no caso das UCs de uso sustentável, frisa-se a proteção socioambiental) na totalidade de seus respectivos territórios. Ora essa garantia constitui um amparo legal essencial – embora não suficiente – para a sustentabilidade da territorialização das populações nelas inseridas. Aprovar o projeto do pólo implicaria abrir uma brecha perigosa para o questionamento dos territórios das áreas protegidas.

Resistir aparece, portanto, como imprescindível para garantir os direitos adquiridos e conquistados por populações historicamente excluídas, para garantir a justiça ambiental das populações tradicionais que tanto contribuem a uma real sustentabilidade social, cultural e ambiental.

Chocolate Nestlé mata orangotangos na Indonésia


O que os orangotangos da Indonésia têm a ver com o chocolate que você come? Tudo! Enquanto uma das maiores empresas do setor, a Nestlé, continuar comprando óleo de dendê fruto de devastação de floresta nativa no país, o seu inofensivo chocolate continuará a matar estes animais indonésios. Pela Europa, protestos do Greenpeace pedem à empresa que pare de comprar o óleo de dendê extraído da região.

Florestas tropicais e de turfa, nativas da Indonésia, vão ao chão para ceder lugar à plantação de dendezeiras, de onde é extraído o óleo usado na produção do chocolate. Empresas como a Sinar Mas são responsáveis por esta devastação, que atinge em cheio o habitat do orangotango, além de agravar o aquecimento global.

Em recente relatório (em inglês), o Greenpeace denuncia esta prática e faz um apelo à Nestlé para que pare de comprar o óleo da Sinar Mas, ou qualquer outra que patrocine este crime. A campanha acontece na Alemanha, Holanda e Inglaterra, onde ativistas vestidos de orangotango protestam em frente à fábrica da Nestlé.

Saiba mais sobre o assunto em nosso site, assine a ciberação e Compartilhe

O vídeo da campanha internacional foi retirado do ar pelo setor jurídico da Nestlé. Assista à versão brasileira, antes que ela sofra qualquer censura:

Postado por juliana.tinoco em: GreenpeaceTags: , , , ,

“Mais desenvolvimento”, menos floresta

Estamos passando por um momento de grande s transformações em nossos biomas.
Infelizmente o atual governo só quer desenvolvimento sem pensar em desenvolvimento susutentável.

exs na Bahia:

- Estaleiro do Paraguaçu : mudou poligonal da RESEX, uma U.C. Federal, para instalar este empreendimento.
- Ampliação do Aeroporto: 80% da APA Abaeté vai embora.
- Mudanças na APA Litoral Norte para liberar construções hoteleiras

Estes são o que alguns colegas sabem. Imaginem o pode estar acontecendo por "debaixo do tapete".

Cerrado começa a sair da sombra


Mapa do Cerrado: em vermelho, as áreas desmatadas (Fonte: MMA)

O Ministério do Meio Ambiente anunciou, nesta terça-feira, seu plano para a proteção do Cerrado. De patinho feio, o segundo maior bioma do país começa a ganhar espaço nos corredores oficiais. Mas ainda há muito que fazer.

Somando os orçamentos federais e estaduais, quase R$ 265 milhões devem aportar na região até 2012. Já neste mês, o Fundo Global para o Meio Ambiente também dá sua contribuição: US$ 13 milhões serão aplicados na ampliação do monitoramento e na criação de áreas protegidas. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pelo menos 30 unidades de conservação serão propostas.

Apesar das cifras, o próprio MMA admite que a verba não é suficiente. Na verdade, fica R$ 70 milhões aquém do que seria o ideal. Afinal, as pedras no caminho não são poucas. Nem pequenas. Quase metade da vegetação original do Cerrado já se foi com a expansão de soja, gado, carvoejamento, cana-de-açúcar, mineração e urbanização.

Mais detalhes sobre as propostas do MMA em reportagem do site O Eco.

Postado por Bernardo Camara em: GreenpeaceTags: , ,

Ingá promove exposição fotográfica sobre água

Quinta, 18/3/2010

*Da Redação
redacao@portalibahia.com.br

O Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) promove a exposição fotográfica coletiva ‘Água e Gente’, entre os dias 19 e 24 de março, no Salvador Shopping. A mostra apresentará 16 imagens dos fotógrafos André Carvalho, Yordan Bosco, Manoel Filho e Tito Casal, que retratam a relação do homem com os rios, em diferentes bacias hidrográficas do Estado da Bahia.

Como parte das celebrações do Dia Mundial da Água (comemorado em 22 de março), as imagens mostra foram capturadas durante atividades do INGÁ desde 2007, por fotógrafos da assessoria de comunicação e profissionais contratados para ações e projetos específicos.

Entre os locais fotografados, estão as regiões do Rio São Francisco, Paraguaçu, Litoral Norte, Chapada Diamantina, Oeste, Sul e Extremo-Sul. Na mostra, podem ser vistos recortes de diversos rios e cachoeiras da Bahia e as belezas naturais do entorno, além de comunidades de terreiros, de pescadores, de indígenas, entre outros povos, que utilizam as águas como meio de sobrevivência.

Dia Mundial da Água - Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1993, inspirado nos princípios da Agenda 21, que dentre múltiplos objetivos assegura a manutenção da oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta.

Roteiro - O Ingá apresentará, durante todo o mês de março, uma série de atividades para celebrar o Dia da Água. Para Salvador, estão agendados caminhada, peças teatrais e seminários:

Desafios e Perspectivas da Gestão das Águas (22 e 21 de março)
Tecnologias de Irrigação e Medidores de Vazão (16 e 17 de março)
Encontro Universitário pelas Águas (26 e 27 de março)

O Ingá realiza também seminários nas Unidades Regionais de Senhor do Bonfim, Juazeiro, Feira de Santana, Itabuna, Eunápolis, Jequié, Barreiras, Santa Maria da Vitória, Seabra, Irecê e Guanambi.


Divulgada lista de projetos selecionados pelo Ingá
Ingá e Cnen assinam acordo de preservação

.

iBahia.com - O Portal da Rede Bahia
© 2005 Rede Bahia de Comunicação. Todos os direitos reservados.

Oportunidade - projetos

O Centro de Apoio Sócio-Ambiental (CASA), em parceria com a Fundação Interamericana (IAF), está com edital aberto. Os temas prioritários são capacitação, fortalecimento de redes de colaboração regional, participação comunitária nos processos de tomada de decisão e atividades socioambientais localmente relevantes (como programas de reciclagem, educação ambiental e manejo florestal sustentável).
Os projetos devem ser enviados até o dia 24 de abril de 2010 com valor de no máximo R$ 10.000,00 (dez mil reais). Informações em www.casa.org.br.

17 de março de 2010

Palestra no IBIO questiona existência da ecotoxicologia tropical

“Existe mesmo uma Ecotoxicologia Tropical?” A indagação é tema que o Prof. Eduardo M. da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da UFBA vai abordar nesta sexta-feira (19 de março), no Salão Nobre do Instituto de Biologia (Campus de Ondina), às 13h. A palestra é parte do Seminário Novos e Velhos Saberes, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em conjunto com o Departamento de Botânica. Para responder à pergunta, o palestrante pretende discutir aspectos como eutrofização, metilação do mercúrio e avaliação de risco ecológico. A Ecotoxicologia tem como objeto estudos integrado dos efeitos eco e toxicológicos de estressores químicos sobre a populações, comunidades e ecossistemas, caracterizando-se como disciplina da Ecologia, integrada com a Toxicologia.

Jornada comemora dia internacional da Síndrome de Down

Acontece entre esta quinta-feira (18) e sábado (20 de março) a Jornada Comemorativa ao Dia Internacional da Síndrome de Down 2010, promovida pelo Programa Genética e Sociedade da UFBA (Instituto de Biologia), em parceria com o Centro de Educação Especial da Bahia, APAE Salvador e a Associação Ser Down. Este ano a jornada comemora o reconhecimento social de talentos, fazendo acontecer oportunidades de realizações para a pessoa com a Síndrome de Down. A Síndrome de Down é uma condição genética devida à presença de cromossomo 21 adicional nas células de uma pessoa. Em 2006 foi proposto pelo geneticista Stylianos E. Antonorakis, da Universidade de Genebra (Suíça) o dia 21 de março como o Dia Internacional da Síndrome de Down, relacionando o dia 21 e março (mês 3) com os três cromossomos do par 21 que as pessoas com S. Down possuem. A data foi aceita pela Organização Internacional Down Syndrome e desde então tem sido lembrada em todo o mundo. Todas as atividades da programação elaborada serão realizadas na sede do CEEBA - Rua Raimundo Pereira Magalhães s/n.º (próximo ao Zoológico - Ondina)

O Caminho das Águas em Salvador - bacias hidrográficas, bairros e fontes

Será lançado, em 22/03 (segunda-feira), a publicação "O Caminho das Águas em Salvador - bacias hidrográficas, bairros e fontes", organizada pelos professores Elisabete Santos, João Antonio Gomes de Pinho, Luis Roberto Santos Moraes e Tânia Fischer. Neste evento serão apresentados à sociedade os resultados da pesquisa sobre a problemática ambiental e qualidade das águas em Salvador, trabalho que poderá contribuir com a fundamentação do processo de implementação de políticas sustentáveis e democráticas relacionadas ao tema na Bahia.

A publicação é fruto do Projeto de Pesquisa Qualaidade Ambiental das Águas e da Vida Urbana em Salvador, aprovado pelo Edital MCT/CNPq / CT-Hidro / CT-Agro e realizado entre os anos de 2006 e 2009, pelo Grupo ÁGUAS do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social – CIAGS da EA-UFBA, com a participação de pesquisadores do Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica, do Departamento de Botânica do Instituto de Biologia e da Fundação OndaAzul.

A pesquisa contou ainda com o apoio do Governo do Estado da Bahia – por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - CONDER; da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S. A. - EMBASA; da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia - SEMA; do Instituto de Gestão das Águas e Clima – INGÁ; do Instituto do Meio Ambiente do Estado da Bahia - IMA; da Prefeitura Municipal do Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente - SEDHAM; da Superintendência do Meio Ambiente - SMA; além da participação do IBGE. Foram colaboradores também a Fundação Mário Leal Ferreira - FMLF; do Sistema Integrado de Atendimento Regional - SIGA; da Superintendência de Controle e Ordenamento de Uso do Solo do Município - SUCOM; da Prefeitura Municipal de Salvador; além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Autor: Ascom-CIAGS
por Rodrigo Maurício última modificação 12/03/2010

COELBA - Curso.


IX Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente

A Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente - Abrampa tem o prazer de convidá-lo a participar do IX Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente, o mais importante fórum de discussões do Ministério Público Brasileiro de Meio Ambiente e do direito ambiental do País, com a participação das instituições internacionais, e, como sempre, dedicado ao debate da própria atuação ministerial, o papel da justiça, o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental.

Ao passo que o país experimenta sensível desenvolvimento econômico, há a necessidade de as instituições dialogarem com profissionalismo sobre as repercussões ambientais desse desenvolvimento e o adequado manejo dos importantes instrumentos legais que lhe são confiados por sua atribuição constitucional.

Deste modo a ABRAMPA volve os olhos para o próprio Ministério Público ambiental, a fim de que esteja preparado e qualificado para o atendimento dos anseios da sociedade brasileira na defesa do meio ambiente, assunto que a todos pertine, na busca do desenvolvimento sustentável e do diálogo entre todos os atores.

Nesse contexto, seis anos depois, o congresso anual da Abrampa volta a ser realizado na capital baiana, nas dependências do Othon Salvador, nos dias 28 a 30 de abril de 2010, contando com o apoio institucional de diversos órgãos, como o Governo do Estado da Bahia, o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça, o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais, a Procuradoria Geral da República, os Ministérios Públicos dos Estados da Bahia, Acre, Distrito Federal e Territórios, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, a Associação Nacional dos Procuradores da República, a Escola Superior do Ministério Público da União, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – Conamp, a Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal, o Instituto “O Direito por um Planeta Verde”, a Universidade de Brasília, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e a Rede Latino-Americana de Ministério Público Ambiental.

O evento, cujo tema “DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PROTEÇÃO JURÍDICA DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMÔNIO CULTURAL – JUSTIÇA E MINISTÉRIO PÚBLICO” objetiva promover a interlocução entre os membros dos diversos Ministérios Públicos brasileiros e a sociedade, de forma a potencializar a atuação ministerial na defesa do meio ambiente sustentável, discutir o papel da justiça e a função do Ministério Público, além de capacitar os participantes, a partir de experiências exitosas.

O congresso será dividido em dois grandes blocos: no período da manhã serão realizadas oficinas de capacitação voltadas exclusivamente para os membros do Ministério Público, mediante a apresentação de teoria e casos práticos, com votação de enunciados, em temas de interesse institucional. No período da tarde se desenvolverão apresentações de palestras, abertas para todo o público inscrito, com pessoas especialistas, seja no campo teórico, seja em experiências, sobre diversos temas de interesse ambiental, relacionados ao desenvolvimento econômico, sustentabilidade, instrumentos jurídicos de proteção ao meio ambiente e patrimônio cultural.
Está previsto um público de 700 congressistas, entre membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, parlamentares, autoridades, integrantes do Poder Executivo, juristas, advogados, empresários, profissionais do setor, professores, estudantes, especialistas e estudiosos das questões jurídicas, legislativas, políticas e administrativas relacionadas à causa ambiental.

Confira a programação e faça já sua inscrição.

Participe!

Diretoria da Abrampa

INGÁ promove seminário sobre normas e procedimentos a serem seguidos pelos servidores no ano eleitoral


O procurador chefe do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), Jorge Manoel Rocha, e a procuradora do Estado, Cláudia Moura, ministram palestra nesta quinta-feira (18), às 9h30, no Auditório Paulo Jackson, da sede do órgão, sobre as normas e procedimentos que devem ser seguidos por todos os servidores e colaboradores no ano eleitoral.

Todos os servidores e colaboradores, incluindo terceirizados e estagiários, estão trabalhando enquanto agentes públicos a serviço do Estado e devem observar normas de conduta no dia a dia durante todo o ano, inclusive no atual período pré-eleitoral. A presença de todos é imprescindível.

Fonte: Ascom/INGÁ

15 de março de 2010

Bahia disputa central nuclear que vai gerar 7 mil vagas de emprego

Para garantir o crescimento econômico acima de 4,1% pelos próximos 20 anos, o Brasil vai precisar incluir em sua capacidade de geração de energia atual – próxima dos 100 mil megawatts – três mil megawatts por ano. Energia elétrica suficiente para abastecer uma Salvador e meia. Neste contexto, o Plano Nacional de Energia 2030 aponta a necessidade de ampliação da matriz (fonte de produção) nuclear, entre outras. A Região Nordeste deverá ter uma central nuclear com duas usinas – a primeira entra em atividade em 2019 e a segunda em 2022.

O governador Jaques Wagner já declarou que vê com bons olhos a possibilidade de a Bahia receber um investimento a partir de R$ 10 bilhões, mas que pode chegar a R$ 14 bilhões, a depender da potência do reator escolhido. “A coisa está incipiente, mas vou me empenhar politicamente para trazer, sim”.

A Eletronuclear, estatal que pesquisa locais e vai operar as usinas, acredita na geração de 5,5 mil empregos durante os oito anos de construções, além de 1,5 mil durante a operação. Para garantir o espaço para a mão-de-obra local, as usinas serão acompanhadas por uma escola técnica.

Nas próximas duas décadas, a demanda por energia elétrica vai aumentar 43,26%. O número de domicílios ligados à rede vai passar dos atuais 57,5 milhões para 82 milhões, segundo o Plano Nacional de Energia 2030. Até lá, acredita-se que todos os brasileiros terão acesso à luz elétrica. Com as restrições ambientais para a construção de novas hidrelétricas, responsáveis por 80% do atual fornecimento, as incertezas em relação ao futuro do petróleo, o uso do urânio tem ganhado adeptos.

A  TARDE ONLINE

I Simpósio em Gestão Ambiental

O I Simpósio em Gestão Ambiental: Ferramentas e Legislações da UFBA ocorrerá nos dias 25 e 26 deste mês de março, no auditório do PAF I, Campus Ondina. O evento terá carga horária de 20 horas e abordará temas como Delineamento Experimental em Estudos Florísticos e Faunísticos, Levantamentos de Flora e Fauna, Resgate e Reintrodução de Flora e Fauna, Legislações, Direito Ambiental, EIA/RIMA, Plano de Manejo, Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e Gestão Ambiental. Considerando a extrema importância de formar alunos com uma visão mais alinhada com a atuação no mercado de trabalho, este simpósio objetiva discutir aspectos práticos e teóricos destes temas voltados para gestão ambiental. As inscrições já estão abertas e são feitas no Instituto de Biologia, no horário das 9 às 12 e das 13 às 16h. A realização é formandos 2010.1 do curso de Ciências Biológicas.

Quer morar na areia da praia?

PARA REFLEXÃO!!!!!!!!!!


Melhor que morar de frente para o mar, só mesmo viver num apartamento fincado estrategicamente na areia da praia.

2010 03 04 - Guaruja Folheto2

Que tal desfrutar toda manhã da mesma vista que se tem do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, um dos mais almejados cartões-postais do mundo?

2010 03 04 - Rio de Janeiro Banner2

Você tem ainda a opção de comprar um imóvel na praia de Boa Viagem, em Recife, com piscina particular e protegida de tubarões.

2010 03 04 - Recife Banner2

Não, nada disso é possível. As imagens fazem parte de uma campanha fantasiosa desenvolvida pela agência Lew’Lara\TBWA, a pedido do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, a fim de despertar no brasileiro a reflexão sobre o impacto do que consome.

Agora a parte bizarra: muitos brasileiros comprariam esses apartamentos.

Os cartazes apelam para a exclusividade com o objetivo de vender imóveis de luxo construídos em locais inviáveis segundo a legislação ambiental. Apesar de caricata, a propaganda foi apresentada ao público como algo real – e colou.

Em parceira com o programa Fantástico, os idealizadores simularam a existência de empreendimentos imobiliários de luxo em diferentes lugares. Ergueram stand de vendas, distribuíram folhetos, fizeram site e anúncios com faixas de promoção em avião. Queriam conhecer a opinião das pessoas e esperavam o mínimo de visão crítica. Não aconteceu.

Mesmo com as características surreais (e ecologicamente incorretas) dos apartamentos, grande parte dos consumidores demonstrou interesse em comprá-los.

A aprovação dos empreendimentos foi altíssima. No litoral de São Paulo, 59% das pessoas gostaram da idéia de construir o prédio nas areias de Pitangueiras, 31% foram contra e apenas 9% não deram opinião sobre o empreendimento (outros resultados, clique aqui).

“O interesse de muitos brasileiros em comprar uma unidade em um dos empreendimentos reflete o fato de vivermos em uma sociedade em que as pessoas não sabem o que está por trás do seu próprio consumo”, explica Helio Mattar, diretor presidente do Instituo Akatu.

Mais que isso: no ato de compra, elas jogam no lixo seus valores e questões éticas.

E você, compraria um apartamento desses?

(Aline Ribeiro)

EDUFBA - Lançamentos

Evento na área de zootecnia tem participação de curso da UFBA

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), por intermédio do Curso de Zootecnia, juntamente com a Sociedade Brasileira de Zootecnia (www.sbz.org.br), organizará a 47.ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, de 27 a 30 de julho deste ano, em Salvador. Este evento tem importância para a comunidade científica que trabalha com áreas relacionadas à Zootecnia e Produção Animal, sendo esperado um público de 2.500 participantes. A programação do evento contempla 11 áreas de simpósios e trabalhos nos temas de Ruminantes, Pequenos Ruminantes, Monogástricos, Forragicultura, Aquicultura, Animais de Companhia, Tecnologia de Rações, Equinos, Melhoramento Genético, Agronegócio e Empreendedorismo Científico e Reprodução Animal. Dentre os palestrantes, há pesquisadores conhecidos nacional e internacionalmente, trazendo informações novas, possibilitando discussões centradas e ampliação do horizonte das idéias conhecidas. Todas as informações para participação do evento podem ser obtidas no site www.reuniaosbz.com.br, lembrando que a data limite para envio de trabalhos é 31 de março de 2010.

Edital, que recebe inscrições até 22 de março, prevê contratação de 27 agentes

O Ministério da Cultura, através de parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade de Brasília, está contratando agentes na área de cultura e saúde, com o objetivo de auxiliar nos processos de implementação e acompanhamento de projetos. Ao todo serão selecionados 27 candidatos, sendo uma vaga para cada unidade federativa do Brasil.

O edital, que segue aberto até o dia 22 de março, será composto por três etapas: análise de currículo, análise de carta de apresentação e entrevista. Para este processo seletivo estão sendo exigidos conhecimento na área de cultura e saúde, experiência em processos de mobilização social e na realização de eventos, entre outros. A remuneração será de R$ 865,00 para o período de 30 horas semanais, e o período de contratação varia entre 6 e 9 meses.

Confira aqui o edital “Agentes de Cultura e Saúde”. Para mais informações, envie e-mail para culturaesaude@cultura.gov.br.

Dia do consumidor: você é o que você compra

Hoje é o dia de quem tem nas mãos muito do futuro do planeta. No dia do consumidor, é bom relembrar que escolher o que consumimos interfere diretamente em muitas questões que vão desde a nossa saúde até a saúde do planeta. Cabe ao consumidor fazer uma reflexão do que leva para casa, adquirindo produtos que não colaborem com a destruição da natureza. Ao mesmo tempo, cabe às empresas e ao governo munirem o cidadão com informações que colaborem nessa decisão.

O trabalho do Greenpeace com o consumidor vem de longa data. Todas as campanhas levadas pela organização cruzam com o consumo e suas implicações. O direito à escolha de alimentos livres de transgênicos, de peixes que não correm risco de extinção e de carne que não venha de áreas desmatadas são alguns exemplos. No ano passado, o Greenpeace expôs no relatório “A Farra do boi na Amazônia” o consumo cego de produtos que colaboravam com o trabalho escravo e a destruição da floresta. Foi por meio do rastreamento de toda uma cadeia de produção ao longo de três anos que começaram as conversas com empresas que não queriam ver suas marcas atreladas ao desmatamento. A pressão dos consumidores foi fundamental nessa vitória: com hábitos de alimentação e consumo saudáveis, você pode pressionar o mercado a agir de forma responsável em relação ao meio ambiente. Pense nisso.

Fonte:http://www.greenblog.org.br/?p=5282


Apelo ambiental marca encerramento do Espicha Verão

Pessoal,

O lixo do Carnaval repercutiu bem e incomodou autoridades e só assim começaram a tomar algumas atitudes.

E que este momento sirva de reflexão para todos quanto a produção dos resíduos.

Vejam a reportagem abaixo.

O Espicha Verão deste sábado (13/03) fez uma campanha pela preservação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à destinação dos resíduos gerados pelo consumo nas praias, como latinhas, garrafas, copos plásticos e todo tipo de material reciclável encontrado na areia e no mar.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve no Porto da Barra, com uma equipe composta de profissionais da fiscalização preventiva, estudos avançados em meio ambiente e comunicação, recebendo denúncias, compartilhando boas práticas, dialogando com ambientalistas e promovendo a conscientização ambiental através de ações afirmativas de comunicação.

A equipe contou com um trailer, uma lancha e uma estrutura de apoio para dar suporte aos catadores da Cooperativa de Reciclagem do Subúrbio Ferroviário, presentes no local a convite do IMA. Em todo o evento, os catadores recolheram cerca de 350kg de resíduos recicláveis.

Catadores recolheram cerca de 350kg de resíduo

O Espicha Verão é um evento da Bahiatursa (Empresa de Turismo do Estado da Bahia), e tem como destaque o projeto Praia 24 Horas, realizado na Praia do Porto da Barra.

Para denunciar qualquer dano ou impacto ambiental, ligue para o Disque Meio Ambiente, através do número: 08000 71 1400.

Fonte: Ascom/IMA

ECOLOGIA E MANEJO DE RESERVATÓRIOS

Data/horário: 15 e 16 de abril /2010 - 08:00 às 12:00 e 14:00 às 16:00 h

Local Sala Rio Joanes, UCE – EMBASA - Avenida Juracy Magalhães, s/n Parque Lucaia - Rio Vermelho.Salvador/BA.

Instrutor: ÂNGELO ANTONIO AGOSTINHO
Biólogo e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar. Pesquisador e Professor Titular em Ecologia na Universidade Estadual de Maringá e Ecologia e Manejo de Recursos Pesqueiros em Reservatórios no Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Águas Continentais. Atuação em ecologia de peixes e de reservatório nos últimos 30 anos, com mais de 200 artigos científicos e capítulos de livros publicados.

Objetivo:
Ao final do curso, os participantes serão capazes de entender as principais alterações na ictiofauna, decorrentes de represamentos, distinguir os fatores que determinam sua natureza e intensidade, bem como estarão aptos a avaliar as ações ambientais e medidas de manejo para sua atenuação.

Programa:

  • Introdução à ecologia e manejo da ictiofauna em reservatórios;
  • A ictiofauna neotropical: história natural, estratégias de vida, reprodução, alimentação, uso do espaço;
  • Impactos de represamentos: montante, jusante e corpo de reservatórios;
  • Padrões de distribuição espacial e temporal de peixes em reservatórios;
  • Avaliação das medidas de manejo de pesca, vigente em reservatórios brasileiros;
  • Mecanismos de Transposição de peixes em barragens
  • Estocagem/Repovoamento como medida de manejo
  • Controle da Pesca
  • Mortandade de peixes em turbinas e vertedouros
  • Perspectivas para o manejo e conservação de recursos ictiofaunísticos em águas continentais

Público alvo: Profissionais de nível superior que atuam na área da ecologia e ciências ambientais, com foco em reservatórios.

Taxa de Inscrição: (Incluindo Material Didático e Certificado)
Sócio Não Sócio
R$ 312,00 R$ 390,00

VAGAS LIMITADAS
Inscrições:
Tel/Fax.: (71) 3341.1380 (Maria Guiomar) E-mail: abes-ba@abes-dn.org.br

Poda de árvores é intensificada pela Sucop

Segunda, 15/3/2010

*Da Redação, com informações de assessoria
redacao@portalibahia.com.br

Técnicos da Superintendência de Conservação e Obras Públicas de Salvador (Sucop) integram as equipes da Operação Chuva 2010 da Prefeitura Municipal do Salvador. Junto com profissionais da Defesa Civil (Codesal), vêm desenvolvendo ações preventivas, intensificando a poda de árvores, antes da chegada do período de chuvas na cidade.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Sucop, Wellison Quadros, o trabalho inicial é de identificação das árvores que necessitam de alguma intervenção. O diagnóstico leva em conta fatores como espécie, local da árvore e direção dos ventos.

Caso ofereça qualquer risco, com galhos dificultando a visão dos semáforos, presos a fios de eletricidade ou com probabilidade de queda, os técnicos fazem a intervenção, após parecer de um engenheiro-agrônomo do órgão.

Caso a população detecte qualquer perigo, uma vistoria pode ser solicitada através da Defesa Civil (telefone 199), que funciona 24 horas, ou diretamente com a Sucop, no telefone 71 3172-4310, em horário comercial. O trabalho de poda é feito durante 24 horas em locais públicos e durante o dia em área particular para a população de baixa renda.


iBahia.com - O Portal da Rede Bahia
© 2005 Rede Bahia de Comunicação. Todos os direitos reservados.

O 1° Fórum Mundial de Liderança Climática, Brasil 2020, será em Mata de São João

Mata de São João será o centro de discussões de questões ambientais entre os dias 27 e 30 de maio. O aquecimento global atingiu seu ponto de crise e sem os devidos cuidados, o aumento da temperatura global irá causar a elevação dos oceanos, ameaçando todas as cidades costeiras, desabrigando centenas de milhões de pessoas e destruindo milhares de espécies. Temos cerca de dez anos, no máximo, para agir antes que as forças naturais se manifestem de forma que a capacidade humana não possa mais controlar os eventos naturais. Especialistas internacionais e nacionais estarão reunidos para discutir temas como: mudanças climáticas e global commons; economia climática e prosperidade climática; finanças climáticas; comunidades ecológicas e redes de cidade; inovações e tecnologias verdes; mídia e educação. A iniciativa faz parte da Campanha Global de Liderança Climática Brasil 2020, desenvolvida pela State of the World Fórum – Brasil, que pretende, até o ano de 2020, consolidar a economia climática global e reduzir a emissão de gás carbônico até 80%. Hoje, o prefeito do município, João Gualberto, se reuniu com empresários da região e a vice-presidente da State of the Wordl, Emília Queiroga, para definir estratégias e ações para a realização do evento que vai envolver também as diversas comunidades da região. No município, os assuntos que serão mais trabalhados em eventos paralelos ao Fórum, que serão desenvolvidos nas comunidades, serão: reciclagem de lixo e aproveitamento de água e de energia. Na ocasião também serão lançados alguns parques ecológicos no município. Mata de São João começa a trabalhar para tornar-se um destino turístico modelo em prosperidade climática..."fiquei muito feliz com a proposta desse evento que será carbono zero, compensando todo CO2 do evento com plantio de mudas na região", comenta o vereador Alexandre Rossi

Fonte:http://www.brasil2020.com.br/noticia_26.php

Espécies ameaçadas: ajude a determinar posição do Brasil na CITES

Entre os dias 13 a 25 de março vai ocorrer, na cidade de Doha (Catar) a 15ª reunião da Cites - Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres, que determina restrições ao comércio internacional de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. Na pauta, estarão cerca de 40 propostas de países membros, propondo a inclusão ou exclusão nesta lista.

Você sabe qual a posição do governo brasileiro na conferência da CITES? Na verdade, ela estará sujeita a diversos tipos de pressões, tanto interna como externa ao país. Quem se expressa oficialmente em nome do Brasil, nas conferências e convenções da ONU (como é o caso da CITES, da Convenção do Clima e da Convenção sobre Diversidade Biológica) é o MRE - Ministério das Relações Exteriores. E o MRE sofre, por exemplo, influências de ministérios distintos como o MMA - Ministério do Meio Ambiente, da Agricultura ou da Pesca e Aquicultura.

Se você quiser influenciar no processo em favor da proteção das espécies ameaçadas, leve sua opinião ao MRE. Peça a todos os interessados no assunto que escrevam à Divisão do Meio Ambiente - DEMA do MRE, pelo e-mail dema@.... br , que é quem coordena nossa delegação na CITES, requerendo o APOIO INTEGRAL DO BRASIL às propostas de inclusões das espécies ameaçadas - como as 8 (oito) espécies de tubarão, por exemplo - nas restrições de comércio internacional da CITES. Precisamos mostrar aos nossos diplomatas que a cidadania está de olho na posição deles, que deve refletir os interesses do Brasil, e não os de setores isolados da sociedade.

Conheça no artigo abaixo mais informações sobre a próxima reunião da CITES. Ao final dele há um link para visualizar o quadro com todas as propostas a serem debatidas nesta conferência.

Entenda a importância da próxima reunião da CITES

para as espécies ameaçadas

A cada dois ou três anos, acontece a conferência da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (Cites) para revisar as normas que regulam o comércio internacional de vida silvestre. A 15ª reunião da Cites vai ocorrer entre os dias 13 a 25 de março, reunindo em Doha, capital do Catar, os representantes dos 175 países que ratificaram a Convenção. Em seus 35 anos de vigência, o pacto permitiu proteger algumas espécies que estavam à beira da extinção, e nesta nova reunião há propostas para estender ou aperfeiçoar o amparo a cerca de 40 espécies.

Uma das iniciativas que será discutida em Doha propõe fixar normas para condicionar o comércio de oito espécies de tubarões que são explorados para utilização de suas barbatanas. "A sopa de barbatana de tubarão constitui um manjar nas mesas de muitos países, em particular da Ásia", disse David Morgan, chefe da unidade de apoio científico da Cites. Palau, uma ilha no Oceano Pacífico, e Estados Unidos defendem a adoção de medidas de proteção para as espécies de tubarões-cachona, martelo-gigante, martelo, corre-costa, touro e o conhecido tubarão-oceânico. Palau e Suécia, esta última em nome da União Europeia, defendem a inclusão nas listas da Cites do tubarão denominado anequim, muito procurado por suas barbatanas, mas também pela qualidade de sua carne.

Pelo mesmo motivo aumentou ao extremo a superexploraçã o do tubarão-espinhoso, muito apreciado na Europa pelos estabelecimentos de fast food, que servem os pratos de pescado frito e batata frita. Palau e Suécia também pedem a incorporação do tubarão-espinhoso no Apêndice II da Cites, que controla o comércio das variedades sob sua proteção, mediante um sistema de autorização e estabelece um programa de gestão da pesca sustentável para cada espécie.

A superexploraçã o dos recursos pesqueiros é discutida na Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a partir de enfoques principalmente técnicos voltados aos equilíbrios alimentar e ambiental. Também se ocupa do tema a Organização Mundial do Comércio (OMC), embora privilegiando o aspectos das distorções causadas pelas subvenções que os países industrializados, em particular da União Europeia e o Japão, concedem às suas frotas, acusadas de superexploraçã o nos mares do mundo todo.

A FAO comprovou que, em 2006, a captura mundial, que exclui a aquicultura, aumentou para 92 milhões de toneladas de pescado. Desse total, 81,9 milhões de toneladas provinham do mar. O valor desse produto chegou a US$ 91,2 bilhões. A mesma fonte estima que 52% das espécies de peixes marinhos ou de grupos de espécies estão sob uma exploração plena, enquanto 19% são superexplorados e 9% estão esgotadas ou se recuperando do esgotamento.

Quanto ao atum vermelho do Atlântico, as autoridades de Mônaco propuseram que em Doha se discuta a proibição completa de seu comércio internacional. A proposta pode ser apoiada pela União Europeia e os Estados Unidos, mas enfrentará forte oposição do Japão, que consome 80% da pesca global deste peixe, cuja carne é muito apreciada para o sashimi ou sushi. A disponibilidade do atum vermelho diminuiu drasticamente nos últimos 40 anos. Desapareceu das águas da Noruega e do Brasil por causa da pesca ilimitada, e chegou quase à inexistência no Golfo do México. Nas águas do Atlântico oriental e no Mediterrâneo, a redução da população do atum vermelho, entre 1957 e 2007, foi de 74,2%. Mas a maioria da perda, 60,9%, se concentrou nos últimos anos desse período.

John Sellar, encarregado do controle da aplicação da Cites, afirmou que a reunião de Doha também vai examinar o caso dos rinocerontes, expostos novamente à extinção, após terem sido recuperados dessa ameaça com uma campanha contra o comércio ilegal, desenvolvida entre 1980 e começo dos anos 90. O novo perigo para a espécie vem da Ásia, especialmente do Vietnã, onde nos últimos três anos ganhou força a superstição de que os chifres ralados do rinoceronte detêm o progresso do câncer nos doentes.

"O caso dos ursos polares também será discutido na Cites, porque se supõe que a mudança climática os privará das amplas áreas de gelo do Ártico", afirmou o especialista. A Cites já protege os ursos polares (Ursus maritimus) e regula o comércio internacional de seus produtos. Porém, os Estados Unidos agora propõem uma proibição terminante a todo comércio de produtos derivados dessa espécie, pois está sob risco de extinção. Sellar ressaltou que o comércio de produtos derivados de ursos do Ártico alcança uma magnitude muito reduzida e que a essa atividade dedicam-se principalmente populações originárias das regiões mais setentrionais do Canadá, que mantêm uma relação de equilibrada subsistência com o animal.

A Tanzânia e a Zâmbia prepararam propostas para solicitar à CITES a passagem das suas populações de elefantes do Anexo I para o Anexo II da lista das espécies ameaçadas de desaparecimento, no âmbito da qual um comércio limitado de algumas espécies é autorizado no quadro dos regulamentos da CITES. O Anexo I é um catálogo das espécies designadas como ameaçadas de extinção, cujo comércio está proibido, ao passo que no Anexo II, um comércio limitado é autorizado em circunstâncias particulares.

Um relatório da Organização Não Governamental Animal Rights Africa (ARA) divulgado no dia 16 de fevereiro, acusa a Tanzânia e a Zâmbia de demonstrar pouco empenho na proteção dos elefantes, comprometendo a sobreviência desta espécie no continente. Estes países irão solicitar a autorização para dispor dos seus estoques de marfim durante a 15ª Convenção da CITES. A ARA receia que, se as novas propostas da Tanzânia e da Zâmbia forem aceitas, venha a se agravar o massacre dos paquidermes. "As vendas de marfim vão encorajar a caça furtiva e qualquer autorização de comércio, mesmo com vendas intermitentes, vai contribuir para dissimular o tráfico e a má governança tanto nos países compradores como nos vendedores", alerta o relatório.

Os países que apoiam a Tanzânia e a Zâmbia são os do bloco comercial da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), dos quais a Namíbia e a África do Sul que já apoiam as propostas de vender o marfim ao Japão e à China. Seis países africanos, designadamente o "Gana, o Quênia, a Libéria, o Mali, a Serra Leoa e a República do Congo", propuseram um novo acordo a fim de que não haja propostas de comércio de marfim durante 20 anos de nenhum país africano.

Veja as propostas a serem apreciadas na 15ª reunião da Cites:
http://www.cites. org/eng/cop/ 15/prop/index. shtml

Esta mensagem recebi do Paulo A. Pizzi - Presidente
MATER NATURA - Instituto de Estudos Ambientais

14 de março de 2010

INGÁ - EVENTOS

22/03/2010 Seminário Desafios e perspectivas da gestão das águas

25/03/2010 4ª Caminhada em Defesa da Água

25/03/2010 15ª Reunião Ordinária do CONERH

25/03/2010 Feira do Iguape

26/03/2010 Workshop da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)

26/03/2010 Show Beneficente das Águas

Seminário Desafios e perspectivas da gestão das águas

Apresentar e debater os múltiplos aspectos da gestão das águas, discutir a integração das políticas de saúde coletiva e de recursos hídricos e suas relações com a qualidade de vida das populações, além dos desafios que se apresentam para o desenvolvimento sustentável face às mudanças no cenário ambiental mundial. Estes são os objetivos do Seminário Desafios e perspectivas da gestão das águas, promovido pelo INGÁ e destinado a representantes de Universidades, Faculdades, Fundações, Centros de Pesquisa, ONGs, gestores públicos, acadêmicos, movimentos sociais, entidades socioambientais e organizações civis de recursos hídricos.

Local: Bahia Othon Palace Hotel

Seminário Empregos Verdes

Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos gestores estaduais e representantes da sociedade civil sobre a economia verde e divulgar a estratégia estadual de fomento aos empregos verdes, o Governo do Estado da Bahia promove, através da SETRE e SEPLAN o Seminário Emopregos Verde. Esta é uma adesão à construção da Agenda Global de Trabalho Decente, proposta pela OIT.

O evento destina-se a representantes de Secretarias e Órgãos estaduais e sociedade civil organizada, e ocorrerá no Auditório Paulo Jackson, sede do INGÁ em Salvador.

PROGRAMAÇÃO MANHÃ

Mesa Redonda 1

Palestra 1 – Trabalho Decente

Palestrante: Laís Abramo - Diretora do Escritório da OIT no Brasil

Palestra 2 - Empregos Verdes

Palestrante: Paulo Sérgio Muçouçah - Coordenador de Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes da OIT Brasil.



PROGRAMAÇÃO TARDE

Mesa Redonda 2 - Estratégia de Desenvolvimento Sustentável da Bahia – Empregos Verdes

Bloco 1

-Fomento a diversificação da matriz energética

Palestrante: André Joazeiro - Chefe de gabinete – Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia

- Proteção e recuperação do meio ambiente

Palestrante: Júlio Rocha - Diretor Geral do INGÁ-BA

- Economia Solidária


Palestrante: Helbeth Lisboa de Oliva - Superintendente de Economia Solidária -SETRE

Bloco 2

- Saneamento e Construção Civil

Palestrante: João Lopes - Superintendente de Saneamento – SEDUR

- Pesquisa e desenvolvimento

Palestrante: Elias Ramos de Souza - Diretor de Inovação - FAPESB

- Agricultura

Palestrante: Ailton Florêncio - Superintendente de Agricultura Familiar - SEAGRI

Seminário Tecnologias de Irrigação e Medidores de Vazão

Seminário Tecnologias de Irrigação e Medidores de Vazão - 16 e 17 de março, 8h30 até 18h, Othon Palace;
FONTE http://www.inga.ba.gov.br/modules/extcal/event.php?event=164

Seminário A Gestão das Águas no Estado da Bahia

A cidade de Feira de Santana dará continuidade ao ciclo de Seminários das Águas, realizado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), em celebração ao Dia Mundial da Água (22 de março ) . Os seminários abordam os temas Política Nacional de Recursos Hídricos; Nova Lei das Águas; Instrumentos da Política das Águas; Educação Ambiental e Comitês de Bacias Hidrográficas. Em Feira de Santana, na terça-feira (16), o Seminário "A Gestão das Águas no Estado da Bahia" será realizado no Anfiteatro (Módulo II) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a partir das 8h.


Confira a programação:

8h – Recepção dos convidados

8h30 – Abertura

9h15 – Palestra: Governança Pública das Águas – Julio Rocha (diretor Geral do INGÁ)

9h45 – Palestra: Nova Lei das Águas (Lei n° 11.612/09) – Mônica Portella Lima (coordenadora de Fiscalização do INGÁ)


10h15 – Coffee Break


10h35 – Palestra: Comitês de Bacias Hidrográficas e a Gestão Participativa das Águas – Josué Calmon (analista Socioambiental da Coordenação de Gestão Participativa do INGÁ)


11h05 – Palestra: Monitoramento Hidrológico no Estado da Bahia – Eduardo Athayde (técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do INGÁ)


11h35 – Debate / Perguntas do público


12h30 – Encerramento e entrega dos certificados

Operação Ilha Sem Fogo fiscaliza incêndios florestais, em Itaparica e Vera Cruz

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado da Bahia (IMA), com o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER) e da 5ª Companhia de Polícia Militar de Vera Cruz, estão monitorando diariamente a Ilha de Itaparica, com o objetivo de prevenir novos incêndios florestais na região.


A ação segue os mesmos moldes da Operação Chapada Sem Fogo, que conseguiu excelentes resultados na Chapada Diamantina, em 2009. Nesse modelo, a equipe trabalha a fiscalização preventiva, disseminando a conscientização ambiental nas comunidades, e a corretiva, em que os técnicos monitoram toda a região com apoio da polícia, averiguando a incidência de fogo e investigando sua origem.


A Operação Ilha Sem Fogo foi deflagrada depois de constatada a incidência de inúmeros focos de incêndio florestal, pulverizados em Vera Cruz, no início do mês, que foram debelados completamente por uma ação conjunta dos grupamentos de bombeiros provenientes de Salvador, Lençóis, Feira de Santana e Jequié


À primeira vista, os incêndios tiveram origens e motivos diferenciados, e foram impulsionados pelas altas temperaturas e pela ausência de chuva, que marcaram a região, entre o final de fevereiro e o início de março. Na ocasião, cerca de 167 hectares foram atingidos, chegando a afetar remanescentes de mata atlântica das localidades de Penha, Baiacu, Tairu e Lagoa Grande.


No procedimento investigatório, é realizada a notificação dos proprietários dos imóveis afetados e, no caso de comprovação da participação no incêndio, os responsáveis são autuados e multados.

Para denunciar, anonimamente, qualquer dano contra a natureza, basta ligar para o Disque Meio Ambiente, através do número: 08000 71 1400.


Fonte: Ascom/IMA

CERB Noti­cias

Cerb implanta modelo de política ambiental

As questões ambientais vêm se constituindo pauta obrigatória na implantação dos empreendimentos no Estado da Bahia por força da legislação vigente. Pensando nisso, a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) definiu sua política ambiental que contempla todas as atividades da empresa. Essa busca da melhoria contínua das ações voltadas para o meio ambiente será implementada e mantida em todos os níveis da organização através da Assessoria de Meio Ambiente (Asmam) e da Comissão Técnica de Garantia Ambiental (CTGA).

Os objetivos e metas ambientais da Cerb são estabelecidos nos processos de melhoria contínua de desempenho ambiental e nos aspectos e impactos ambientais significativos, levando em consideração a legislação e regulamentos vigentes. O modelo de política ambiental da Cerb está pautado no aprimoramento contínuo e prevenção da poluição; redução de afluentes e resíduos de produtos industriais; redução dos aspectos e impactos ambientais adversos; eliminação do passivo ambiental; atendimento e aperfeiçoamento da legislação ambiental e regulamentos; cumprimento dos objetivos e metas e a implantação do sistema de gestão ambiental ( SGA).

De acordo com o chefe da Asmam, engenheiro Marcos Antônio da Silva, a Cerb implantará ainda este ano o Sistema de Gestão Ambiental, iniciando pelos aspectos nas suas instalações da sede em Salvador e do Núcleo Regional de Feira de Santana e gradativamente será implementado nas outras unidades da empresa.

Para Marcos Silva, esse modelo implantado pela Cerb visa contribuir para tornar mais eficaz a execução da política ambiental do Estado da Bahia. Ele acrescenta ainda que o modelo de política ambiental deverá ser implementado em todas as atividades da organização, incluindo fiscalização, projetos, execução, operação, manutenção e operação de barragens; sistemas de abastecimento de água, tratamento e distribuição de água potável a partir dos mananciais superficiais e subterrâneos, perfuração de poços, sistemas de esgotamento sanitário e instalação de equipamentos de bombeio movidos a energia renovável.

Para a gerente da Unidade de Ações Estratégicas (UNAE), Ana Cristina Lessa, a empresa vai exercer permanente diálogo envolvendo corpo funcional, fornecedores, clientes, prefeituras, órgãos de controle ambiental e a sociedade através do programa de educação ambiental e de outras atividades, para que cada pessoa possa desenvolver ações de preservação e de uso racional dos recursos ambientais.
Fonte: Ascom/CERB

UNEB - EDUCAÇÃO EM FOCO

UNEB participa do 1º Congresso Internacional de Educação da Costa do Descobrimento (Ciecodes) - Evento reúne pesquisadores de Cuba, Guiné Bissau, Chile, Moçambique e Portugal para discutir políticas públicas para educação - De 14 a 17/abril, em Porto Seguro

UESC - IX Encontro de Medicina Veterinária do Sul da Bahia

O Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA) realizará de 12 a 16 de abril de 2010, das 8 às 18 horas, no Auditório Paulo Souto, o IX Encontro de Medicina Veterinária do Sul da Bahia. O evento é destinado a alunos de graduação e profissionais de Medicina Veterinária e áreas afins (Agronomia e Zootecnia), com disponibilidade de 400 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição.

As inscrições poderão ser feita no período de 11 de março a 12 de abril. Os interessados deverão enviar para o e-mail do evento emevet@hotmail.com as seguintes informações: nome completo, situação (aluno ou profissional), Instituição de origem, número do CPF, número do RG, endereço completo, telefone. Também deverão enviar o comprovante de depósito para o e-mail ou via fax (73 – 3680-5259) UESC Rural.

A taxa de inscrição será de R$ 25,00 para estudantes e egressos, e de R$ 60,00 para profissionais de Medicina Veterinária e áreas afins (Agronomia e Zootecnia). O pagamento deverá ser efetuado, até o dia 12/04/2010, em depósito na conta corrente UESC nº. 991.220-7, Banco Brasil, Agência 3832-6, com identificação obrigatória do depositante. O comprovante do depósito deverá ser apresentado no momento do registro e entrega de material no primeiro dia do evento, das 8 às 12 horas.

Somente os participantes devidamente credenciados receberão o material do evento e o certificado de participação com carga horária de 30 horas/aula.

UESC -II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Inscrições Esgotadas

Promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), será realizada, de 15 a 17 de março, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, a III Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o tema “Desenvolvimento Sustentável da Bahia”, o evento vai debater também o cenário nacional e estadual das políticas de CT&I, a proposição de políticas públicas da área para a Bahia e o papel da Fapesb na consolidação do sistema nacional de CT&I.

O evento será aberto às 17h30min, pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Ramos. Os trabalhos em grupos serão em forma de painéis subdivididos em eixos temáticos: inovação, inserção brasileira na nova geopolítica, educação e ciência básica, sistema nacional de CT&I, financiamento e infraestrutura, ciência e tecnologia para o desenvolvimento social e pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas, dentre outros assuntos.

A III Conferência é etapa preparatória para a I Conferência Regional, que acontecerá em Maceió (AL), em 15 e 16 de abril, e a IV Conferência Nacional, marcada para 26 e 28 de maio, em Brasília (DF). Os conferencistas devem também aprofundar as discussões sobre o Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste, como forma de alavancar o desenvolvimento sustentável da região e combater as perdas de recursos dos Fundos Setoriais. Essas perdas são decorrentes da falta de capacitação de alguns Estados para elaborar projetos consistentes para captar financiamentos dos editais nacionais do setor de C&T.

Aprovado pelos 153 deputados que compõem a bancada nordestina na Câmara Federal, o Plano prevê a criação do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Nordeste (FDCTN) e do Conselho de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Nordeste (CDCTN), que decidirá sobre a aplicação dos recursos, respeitando as especificidades e demandas de cada Estado. Em 8 de fevereiro passado, o Plano dominou as discussões do Fórum Regional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e do Conselho Nacional de Fundações estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), realizado em Salvador.

Acústica na Construção Civil

Eventos paralelos
III Workshop de Acústica Arquitetônica
II Seminário Brasileiro sobre Poluição Sonora

Local do Evento
Bahia Othon Palace Hotel
Salvador - Bahia

Data
18 a 21 de Maio de 2010

Público Alvo
Comunidade Acadêmica, Profissionais, Empresários, Empreendedores, Consultores e Representantes do terceiro setor.

Atenção
* A submissão de trabalhos está aberta independente de pagamento de inscrição.
* O prazo para a submissão de atividades foi prorrogado para o dia 22/02


Contato: sobrac2010@dagaz.com.br

UFBA - "Os desafios atuais da engenharia na Bahia",

Solenidades comemoram os 113 anos da Escola Politécnica

A direção da Escola Politécnica da UFBA realiza na segunda-feira (15 de março) a abertura dos eventos comemorativos dos 113 anos da Unidade. A partir das 10h, acontece cerimônia de colocação de placa em homenagem ao ex-aluno Carlos Marighela, reabertura da biblioteca e solenidade de posse dos membros eleitos da Comissão Interna de Prevenção de acidentes (CIPA). À tarde será realizado o seminário "Os desafios atuais da engenharia na Bahia", que vai discutir temas como o impacto da construção da Via Expressa Baía de Todos os Santos, o complexo portuário baiano, expansão do aeroporto de Salvador e a possibilidade de instalação de uma usina nuclear na Bahia, dentre outros. Participam desses debates, dentre outros, o diretor-presidente da Conder, Milton Villas-Boas; o tenente-coronel aviador Ary Soares Mesquita, comandante da Base Aérea de Salvador; e Roberto Benjamin, secretário extraordinário da Indústria Naval e Portuária de Salvador.

UFBA - Escola Politécnica abriga evento sobre empreendedorismo Escola Politécnica abriga evento sobre empreendedorismo

Com o tema "Empreendedorismo inovador", o evento Seja Empreendedor é pioneiro na UFBA e vislumbra discutir e estimular práticas empreendedoras e inovação entre os estudantes, pesquisadores, professores e empresários para o competitivo e exigente contexto atual. O Seja Empreendedor (www.sejaempreendedor.ufba.br) acontecerá nos dias 16,17 e 18 de março, no Auditório Arlindo Fraga da Escola Politécnica da UFBA. Desenvolvido em conjunto com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inovapoli), o Núcleo de Empresas Juniores (NEJ) e o Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica (Pet Elétrica), o Seja Empreendedor visa a promover a difusão de uma cultura de inovação e empreendedorismo na comunidade acadêmica, assim como a sensibilização para inovação como estratégia competitiva crucial para o país. O evento consta de estandes, palestras e minicursos. Mais informações estão disponíveis no site www.sejaempreendedor.ufba.br.

UFBA - Responsabilidade social no Pólo é tema de dissertação no MPA

O Mestrado Profissional em Administração da UFBA (MPA/NPGA/EAUFBA) realiza na segunda-feira (15 de março) a sessão de defesa pública de dissertação da mestranda Eurides Simões Soares. O trabalho, intitulado "Contexto e práticas de responsabilidade social em empresa do Pólo Industrial de Camaçari - um estudo de caso", será avaliado pela banca formada pelos professores Paula Schommer, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC ‒ orientadora), Carla Gómez (UFPE) e Célio Andrade (NPGA/EAUFBA). A sessão acontece às 15h, na Escola de Administração da UFBA (Vale do Canela).

UFBA -Evento transforma Salvador na capital nacional da acústica

A UFBA e a Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac) promovem este ano, de 18 a 21 de maio, em Salvador, o XXIII Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica, cujo tema é “Acústica na construção civil”. Somando-se ao evento acontecerá, também, o III Workshop de Acústica Arquitetônica e o II Seminário Brasileiro sobre Poluição Sonora. Tais eventos celebram os 25 anos de atividades da Sobrac, recém-completados. Com isso, Salvador será sede, pela primeira vez, de um encontro da Sobrac fora do eixo Sul-Sudeste. O encontro já conta com três palestrantes internacionais confirmados e destacados nomes do cenário nacional que atuarão, também, como revisores. Para informações adicionais, deve-se acessar o website do evento (www.sobrac2010.ufba.br), que será atualizado regularmente, ou contatar a Secretaria, pelo e-mail sobrac2010@dagaz.com.br.

UEFS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

MESTRADO ACADÊMICO
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de
Santana faz saber que as inscrições Matrícula para Aluno Especial estarão abertas aos
portadores de nível superior da áreas de saúde e afins, que já desenvolvam ou que pretendam
desenvolver atividades de ensino e/ou pesquisa em Saúde Coletiva, no período 22 a 24 de
março de 2010.
1. INFORMAÇÕES GERAIS
Período de Inscrição: 22 a 24 de março de 2010
Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Módulo VI – Campus Universitário
Horário: 08:30 às 11:30 – 14:30 às 17:30

MAIORES INFORMAÇÕES
http://www.uefs.br/portal/mural/ppgsc-informativo-aluno-especial-2010.pdf

UEFS - Congresso Internacional de Educação da Costa do Descobrimento

Porto Seguro recebe Congresso Internacional de Educação.

Será realizado em Porto Seguro, no período de 14 a 17 do mês de abril deste ano, o CIECODES – Congresso Internacional de Educação da Costa do Descobrimento. O congresso será realizado pelos formandos de mestrado do Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP/PB; e contará com palestrantes internacionais como o Prof. Dr. Antônio Teodoro da ULHT, de Lisboa e Prof. Nicos Bolama, da Guiné Bissau entre outros renomados doutores.
O conteúdo científico do congresso abordará Políticas Públicas e Práticas Educativas e será apresentado no Centro de Convenções do Hotel Náutico Praia & Convention Center, com palestras e grupos de trabalho durante o todo o período diurno nos dias do evento, e ainda contará com festas culturais que também integram o evento.
Porto Seguro foi escolhida como cidade-sede do congresso em função da sua ligação com os países da língua lusa, por ser berço do descobrimento do Brasil e por seus atrativos turísticos, da infraestrutura de aeroporto e da rede hoteleira. A expectativa dos organizadores é de mais de 1000 inscritos vindos de diversos pontos do país e do exterior. As inscrições são abertas ao público em geral, maiores informações acesse o Site http://www.ciecodes.com.br/.

UEFS - A Vale abre inscrições nesta terça-feira (2) para 300 vagas de estágio. Podem se candidatar estudantes do ensino técnico e superior, dos estado

Em homenagem ao mês da mulher, o Museu Casa do Sertão promove a exposição Bonecas Terapêuticas e Ecológicas, da artesã Marilene Brito. São peças criadas a partir de armação com arame flexível, sacos plásticos (utilizados no revestimento), linhas coloridas para costura e bordados, tecido em malha ou algodão. As roupas coloridas homenageiam a mulher do campo.

Bonecas terapêuticas 1 A exposição será inaugurada segunda-feira (8), às 15 horas. Os trabalhos estarão abertos à visitação até 30 de abril na Exposição Temporária Dival Pitombo, espaço localizado no Museu Casa do Sertão. São 41 bonecas de tamanhos e formas variadas.

O aproveitamento de materiais nocivos a natureza põe Marilene em lugar de destaque na luta pela preservação ambiental, conforme destaca a diretora do Museu Casa do Sertão, Cristiana Ramos. Em 2007, a artesã foi premiada no 7º Mercado Cultural, realizado em Salvador, com as Bonecas Terapêuticas e Ecológicas.

Sobre a artesã

Marilene Brito nasceu em 9 de maio de 1958 em Feira de Santana, na Fazenda Engenho Velho, distrito de João Durval Carneiro, antigo Ipuaçu. Foi alfabetizada aos 12 anos de idade e se formou no curso de Magistério. Ainda criança dedicou-se ao artesanato, ofício que aprendeu com o pai.Bonecas terapêuticas 2

Desde o tempo em que pouco se falava na utilização de resíduos – material reciclável – ela já aproveitava as mais diversas sobras de materiais, como goma de mandioca, grãos de milho e de feijão, papel, retalhos, embalagens plásticas, entre outros.

A falta de recursos e o desejo de brincar deram a Marilene a inspiração para confeccionar as primeiras bonecas durante a infância. Em 2006, ao receber o convite do Museu casa do Sertão para participar da exposição “Bonecas do Sertão”, resgatou o tempo passado e com muita criatividade encantou aos visitantes.

Bonecas terapêuticas 3 Bonecas terapêuticas 4

No mesmo ano, dispondo de técnica mais aprimorada, expôs as bonecas artesanais durante o 7º Mercado Cultural Mundial, realizado no salão da reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O sucesso da mostra foi refletida na venda de todos as peças nesse evento.

FSA, 04/03/10

Ascom/Uefs

Vale abre 300 vagas de estágio

A Vale abre inscrições nesta terça-feira (2) para 300 vagas de estágio. Podem se candidatar estudantes do ensino técnico e superior, dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo, Pará e Maranhão. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vale.com até 16 de março.

Confira lista de programas de estágio e trainee


Os selecionados iniciarão o estágio em julho de 2010 e receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 400 a R$ 900 (os valores variam dependendo do curso, técnico ou superior, e da carga horária), assistência médica e seguro de vida.


Nas unidades onde a empresa não oferece transporte e restaurante, os estagiários receberão vale-transporte e vale-refeição. A carga horária do estágio varia entre 4 e 6 horas, dependendo da função.


Para os estudantes de ensino superior serão oferecidas vagas em mais de 15 cursos em diferentes áreas, como engenharia, administração, informática, comunicação, psicologia, economia, ciências contábeis, sistema de informação, ciências da computação, comércio exterior, entre outras. A lista completa e a divisão de cursos, por estado, estão disponíveis no site.


Estudantes de formação técnica terão a oportunidade de se inscrever também em mais de 15 cursos, entre eles eletrônica, mecânica, eletroeletrônica, mineração, elétrica, química, informática, administração, ferrovia, porto, segurança do trabalho, entre outras.


Os estudantes de ensino superior devem estar a dois anos da conclusão do curso, ter conhecimentos de inglês e de informática. Para os candidatos de nível técnico, a exigência é que estejam a um ano de concluir o curso ou sejam recém-formados e ainda não tenham cumprido a carga horária de estágio obrigatório.


O estagiário recebe acompanhamento periódico e participa de atividades que estimulam o desenvolvimento de futuros talentos.

Seguidores