A Embrapa Monitoramento por Satélite lança esta semana um sistema interativo, na internet, com informações sobre as áreas de estudo do projeto Saltus, rede de pesquisa da Embrapa que estuda a dinâmica de gases de efeito estufa em florestas naturais e plantadas.

O sistema vai permitir analisar características e informações da vegetação e as demais bases geoespaciais disponíveis no projeto. O lançamento ocorre durante a reunião do comitê gestor da rede de pesquisa coordenada pela Embrapa Florestas, que segue até o dia 5, em Sinop (MT).

O projeto GeoSaltus, componente da rede de pesquisa, atua no desenvolvimento de metodologias para estimativa de estoque de carbono florestal por meio de sensoriamento remoto. O estudo ocorre em áreas dos biomas Cerrado, Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa e vai gerar uma base de dados sobre gases de efeito estufa. “A proposta é gerar protocolos de mapeamento de carbono com custo inferior aos tradicionais, disponibilizando informações úteis para tomadas de decisão governamentais e políticas públicas de desenvolvimento sustentável”, explica o pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Édson Bolfe.

Segundo ele, o uso de imagens de satélite e sistemas de informação geográfica na estimativa do carbono florestal é uma importante estratégia em função do tempo que é requerido, significativamente menor. Outra vantagem é a possibilidade de extrapolar características obtidas em inventários locais para grandes extensões.

O sistema WebGIS e mais informações estão disponíveis no website do projeto:
www.cnpm.embrapa.br/projetos/geosaltus.
Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite
http://www.geodireito.com/?p=7131