24 de maio de 2013

Curso sobre qualidade da água em reservatórios recebe inscrições

chamada
Até 11 de junho estarão abertas as inscrições para o curso Modelagem da Qualidade da Água em Reservatório, que oferece 30 vagas gratuitas. Das 60 horas de capacitação, 44 serão na modalidade a distância e 16 horas serão presenciais em Foz do Iguaçu (PR). Os custos de participação ficarão por conta dos alunos ou das instituições às quais fazem parte.
 
Voltado para agentes gestores e usuários de água, o curso faz parte do projeto Água – Conhecimento para Gestão, que é uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e a Itaipu Binacional.
 
O curso Modelagem da Qualidade da Água em Reservatório tem como objetivo oferecer aos participantes uma maior compreensão e um maior entendimento das ferramentas matemáticas para simulação de qualidade da água para auxiliar na tomada de decisões no processo de gestão integrada de recursos hídricos.
 
O Projeto
 
O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a ANA, a FPTI e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. São 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação, que atingirão 300 mil pessoas até julho de 2014.
 
Segurança de barragens
 
A ANA, como entidade responsável por outorgar (autorizar) o direito de uso dos recursos hídricos em corpos de água de domínio da União, inclusive para a finalidade de acumulação de água (exceto para fins de aproveitamento hidrelétrico), é responsável por fiscalizar a segurança das barragens existentes em cursos d’água sob sua jurisdição (os interestaduais e os transfronteiriços).
 
Além disso, cabe à Agência manter o cadastro atualizado dessas barragens, com identificação dos empreendedores, para fins de incorporação ao Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB), instituído pela Política Nacional de Segurança de Barragens. Saiba mais sobre o tema em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/servicos/cadastros/cnbarragens.aspx.
Texto:Ascom/ANA
Ibama resgata jacarés em cativeiro clandestino na Bahia    


 










Cinco Jacarés da espécie Caiman latirostris (papo amarelo) foram resgatados pela equipe de fiscalização do Ibama em Eunápolis durante operação para coibir depósitos irregulares de fauna silvestre e o uso de passeriformes de origem irregular no Sispass (Sistema de Gestão de Criadores de Passeriformes Silvestres). As ações contam com apoio da Companhia Independente de Proteção Ambiental de Porto Seguro - Cippa . Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Porto Seguro, onde se encontram em reabilitação. 

No criatório clandestino os jacarés eram mantidos cativos em um cubículo, expostos a maus tratos e sem nenhuma assistência veterinária. Vários criadores foram fiscalizados com movimentações suspeitas no Sispass, resultando na apreensão de 46 canários da terra com irregularidades.

Além dos passeriformes foram apreendidos pelos agentes do Ibama outros 194 animais de diversas espécies incluindo pacas, cotias, araras, papagaios e macacos o que resultou na aplicação de R$ 64.500,00 em multas.

Durante a operação, ainda foram coibidas as atividades de caça, com apreensão de carcaças de animais silvestres mortos, peles, espingardas e munição, sendo os caçadores responsáveis autuados e multados.

Carlos Garcia
Ascom Ibama/BA
Foto: Reginaldo Melo - Ibama/Eunápolis/BA

Seguidores