21 de agosto de 2010

1º Congresso Nordestino de Biologia e 9ª Semana do Biólogo

10 a 15 de outubro
Paulo Afonso - BA


Tema: Biodiversidade ameaçada: Os limites do desenvolvimento biológico e a exploração da natureza;

Local: UNEB _ Campus VIII;

Programação: 20 mini-cursos, 10 palestras, 2 mesas-redondas, exposições, concurso de fotografias, apresentação de trabalhos, 2 visitas Técnicas, 3 trilhas ecológicas e 5 oficinas;

Inscrições:

Contato: cnbio.sembio@gmail.com

1.º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

Ministro da Saúde abre congresso em Salvador


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, estará em Salvador na próxima terça-feira (24 de agosto) para proferir, a partir das 17h, a conferência de abertura do 1.º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, no Centro de Convenções da Bahia. O evento, que se estende até o dia 26, contará com a participação de cerca de 1.500 profissionais e estudantes com o objetivo de debater os caminhos e descaminhos das políticas de saúde no Brasil e a contribuição da Saúde Coletiva, enquanto campo científico e âmbito de práticas. O congresso é uma promoção conjunta da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (IS), que comemora seus 15 anos de criação, e conta com apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde. Mais informações em http://www.politicaemsaude2010.com.br/.

Instituto de Biologia recebe minicurso itinerante

Instituto de Biologia recebe minicurso itinerante


Sob a coordenação dos professores Eduardo Mendes da Silva e Júlia Carina Niemeyer, a Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia realiza no Instituto de Biologia da UFBA o minicurso itinerante Princípios de Ecotoxicologia e Análise de Risco Ecológico. A atividade está prevista para o período de 13 a 16 de setembro, abordando temas como ecotoxicologia aquática e terrestre e análise de risco ecológico. O minicurso pretende apresentar os conceitos e princípios gerais da ecotoxicologia, discutindo a aplicação desses conhecimentos na análise de risco ecológico e os principais métodos atualmente empregados na avaliação de locais contaminados. Ao longo das aulas se discutirá também a relação entre a Ecotoxicologia e a Ecologia no cenário atual. São oferecidas 20 vagas e as inscrições são feitas pelo telefone (71) 3245-3126 ou através do e-mail juliacarina@yahoo.com.br.

FUNDAÇÃO O BOTICÁRIO

* Como inscrever
* Quem pode submeter
* Propostas inscritas
* Projetos Aprovados
* Como elaborar relatórios

O Apoio a Projetos da Fundação O Boticário tem por objetivo patrocinar projetos que contribuam efetivamente para a conservação da natureza no Brasil, por meio do apoio nas seguintes linhas temáticas:

* > Ações e pesquisa para a conservação de espécies e comunidades silvestres em ecossistemas naturais;
* > Ações para implementação de políticas voltadas à conservação de ecossistemas naturais;
* > Ações para a restauração de ecossistemas naturais;
* > Ações para prevenção ou controle de espécies invasoras;
* > Estudos para criação ou manejo de unidades de conservação; e,
* > Pesquisa sobre vulnerabilidade, impacto e adaptação de espécies e ecossistemas às mudanças climáticas.

Projetos cujos objetivos estão voltados ao controle de efluentes, reciclagem de lixo, ou ambientes criados pela atividade humana como represas não são foco de apoio da Fundação O Boticário. Da mesma forma, atividades de educação ambiental somente serão patrocinadas quando contextualizadas dentro de um problema ambiental específico, de modo que fique caracterizado o seu emprego como ferramenta para atingir um resultado de conservação específico e não como fim em si. Em adição, projetos de educação somente serão considerados caso venham acompanhados de metodologia pedagógica definida.

São consideradas propostas prioritárias aquelas que:

* > Tragam resultados concretos imediatos para a conservação;
* > Representem esforços de médio e longo prazo da equipe proponente visando atingir impacto duradouro para a conservação dos hábitats e espécies alvos da proposta;
* > Gerem informações básicas imprescindíveis para a tomada de medidas conservacionistas, mas que estejam claramente ligadas a ações futuras para utilização do conhecimento obtido;
* > Elucidem aspectos relevantes ou promovam a conservação de hábitats ou espécies chave para o funcionamento de ecossistemas (como manguezais e matas de galeria entre outros);
* > Elucidem aspectos relevantes ou promovam a conservação de hábitats ou espécies ameaçadas; e,
* > Promovam a ampliação do conhecimento e conservação de ambientes naturalmente isolados ou relictuais como ilhas, campos de altitude, entre outros.

Novo mestrado profissional da UFBA forma ecologistas

Apresentação do curso acontece dia 9 de setembro


A aproximação entre academia e os técnicos ambientais da Bahia é o foco do recém-criado curso de Mestrado Profissional (MP) em Ecologia aplicada à gestão ambiental, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da UFBA. A abertura da primeira turma representa uma das atividades de comemoração dos 10 anos de existência desse Programa. O curso, que terá sua primeira seleção em 2011, é o segundo dessa modalidade no país para a área de Ecologia e Meio Ambiente, e é o único associado a um programa que oferece também cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em ecologia. O novo curso também inova em sua proposta pedagógica. As tradicionais aulas expositivas ou de discussão de textos são normalmente centradas na atuação dos professores e, assim, são capazes de desenvolver um conjunto limitado de habilidades.

As disciplinas do novo curso, ao contrário, utilizarão a metodologia de aprendizagem baseada em problemas (ABP). Essa abordagem simula uma situação real de trabalho em grupo com o objetivo de gerar solução a um problema específico. Assim, contribui não só para o aprofundamento teórico e metodológico no campo, mas também para o treinamento no resgate e uso de informações científicas relevantes, na coordenação e divisão de tarefas entre os componentes do grupo, e na interação dos estudantes com a academia e com outros profissionais da área técnica. A ABP vem sendo utilizada com sucesso como principal estratégia de formação em vários cursos de graduação e pós-graduação do mundo.

O curso da UFBA terá duração de dois anos, com aulas concentradas no período noturno. O primeiro semestre incluirá ciclos de resolução de problemas que articularão os conhecimentos básicos para a compreensão da ecologia (bases sobre conhecimento científico e de análise de dados ecológicos; ecologia de populações, comunidades, ecossistemas e paisagens). O segundo semestre incluirá ciclos voltados para a resolução de problemas que demandam a integração desses conhecimentos básicos (como restauração ecológica, biomonitoramento, sustentabilidade, conservação e ambiente e saúde). O terceiro e quarto semestres incluirão as atividades de planejamento e execução do trabalho de final de curso que, diferentemente do Mestrado Acadêmico, pode assumir diferentes formatos que o aproximem das reais demandas de resolução de problemas dos profissionais que são estudantes do curso.

As inscrições para o Mestrado Profissional ocorrerão no final de 2010, o exame de seleção no início de 2011 e as atividades do curso terão início em agosto de 2011. Informações sobre os processos de inscrição e seleção podem ser obtidas na secretaria do Programa (71 3283-6519) no horário comercial, e informações sobre o curso podem ser obtidas na homepage do programa (www.ecologia.ufba.br). A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitormento fará uma apresentação, aberta ao público, da proposta do curso de Mestrado Profissional no dia 9 de setembro, no Salão Nobre do Instituto de Biologia da UFBA, no campus de Ondina. Nessa oportunidade, gestores e técnicos vinculados a instituições ambientais do estado poderão tirar suas dúvidas sobre o cursO

Doutorado e mestrado em educação e contemporaneidade abrem 62 vagas

Mariana Gáspari
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

O Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB abre inscrições neste mês para seleção de aluno regular 2011 dos cursos de mestrado e doutorado.
De 9 a 27 acontecem as inscrições para 42 vagas disponíveis para o curso de mestrado. Do dia 27 até o dia 10 de setembro serão realizadas inscrições para 20 vagas do doutorado.
Os interessados devem apresentar ficha de inscrição, comprovante de pagamento da taxa de R$ 100 (mestrado) ou R$ 150 (doutorado) e demais documentos exigidos no edital na secretaria do programa, localizada no Campus I, em Salvador, das 8h às12h e das 14h às 17h.
Há ainda a opção de enviar os documentos autenticados pelos Correios (via Sedex). A partir do próximo dia 9, o site do PPGEduC vai disponibilizar ficha de inscrição eletrônica.
A seleção para os cursos consiste em prova temática e de língua estrangeira, análise de currículo lattes, anteprojeto e memorial, além de entrevista.
Os cursos contemplam as linhas de pesquisa Processos civilizatórios: educação, memória e pluralidade cultural, Educação, tecnologias intelectuais, currículo e formação do educador e Educação, gestão e desenvolvimento local sustentável.
A relação de aprovados nas seleções será divulgada a partir do dia 18 de novembro no site do PPGEduC.
“O curso foca na produção do conhecimento, na realidade do ensino brasileiro e no universo educacional que o país está inserido”, acrescenta Antônio Dias, vice-coordenador do PPGEduC.
Informações: PPGEduC/Campus I – Tel: (71) 3117-2394.

Imagem (home): Divulgação
http://www.uneb.br/2010/08/04/doutorado-e-mestrado-em-educacao-e-contemporaneidade-abrem-62-vagas/

ODEBRECHT

ODEBRECHT
Núcleo de Conhecimento da Odebrecht, em Salvador, será sede do Sustenta 2010
De 24 a 27 de agosto, acontece no Núcleo de Conhecimento, no edifício-sede da Odebrecht em Salvador, o Sustenta 2010 - Seminário de Sustentabilidade no Ambiente Urbano.
O evento visa apresentar e debater temas relacionados ao desenvolvimento sustentável nas cidades, considerando o cenário atual de crescimento econômico. A iniciativa é resultado da parceria entre instituições públicas e privadas, meio acadêmico e comunidade soteropolitana, tendo como facilitadora a administração da sede da Organização Odebrecht, em Salvador.
Atualmente 35 entidades, entre empresas, ONGs, universidades e órgãos públicos, participam da organização do seminário.
Nos quatro dias de duração, está prevista a realização de 59 eventos como mini-cursos, palestras, exposição de cases e workshops, ministrados por especialistas nas seguintes áreas: Cidades Sustentáveis, Prédios Verdes, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Energia e Qualidade Ambiental.
Estarão presentes várias empresas da Organização Odebrecht como as empresas de Engenharia e Construção, Braskem, Foz do Brasil, Cetrel e Cetrel-Lumina, Odebrecht Realizações, além da Fundação Odebrecht.
Informações para apoio e inscrições: www.sustenta2010.com.br

QUINTAS AMBIENTAIS -2010.



Impactos Socioambientais Decorrentes do Processo de Urbanização da Região Metropolitana de Salvador: Perspectivas para a Copa 2014

Universidade Federal da Bahia - UFBA disponibiliza 18 vagas para Professor

A Universidade Federal da Bahia - UFBA, torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público para cargos da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar de Saúde, Campus Anísio Teixeira, na cidade de Vitória da Conquista.

Serão disponibilizadas 18 vagas, com carga horária de 20 a 40h semanais ou Dedicação Exclusiva. A remuneração inicial, para o cargo de Professor Auxiliar, regime de trabalho 20 horas, é de R$ 1.518,63, com regime de trabalho 40 horas, é de R$ 2.124,20.

A remuneração inicial, para o cargo de Professor Assistente, regime de trabalho 20 horas, é de R$ 1.838,09 com regime de trabalho 40 horas, é de R$ 2.766,96 e com regime de trabalho Dedicação Exclusiva - DE, é de R$ 4.442,60.

* As inscrições deverão ser realizadas no período de 15 de julho de 2010 a 13 de agosto de 2010, para as classes de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto. O candidato deverá acessar a ficha de inscrição no endereço eletrônico www.concursos.ufba.br e enviar pelos Correios, via SEDEX, ou entregar pessoalmente na Unidade de Ensino com o Requerimento de Inscrição assinado, o comprovante de pagamento da taxa de inscrição (GRU), além da cópia autenticada dos documentos do candidato, até o último dia de inscrições. A documentação deverá ser endereçada às Unidades de Ensino, especificando o Departamento de opção constante no Edital de abertura deste Concurso.

O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 95,00 para o cargo de Professor Auxiliar e R$ 100,00 para o cargo de Professor Assistente.

* Os concursos serão realizados na UFBA, em datas a serem divulgadas, através do portal eletrônico da Universidade Federal da Bahia.

O prazo de validade do concurso será de um ano contado a partir da data da publicação da homologação do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Salvador - BA abre 2.125 vagas em vários cargos de até R$ 2.437,87

A Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão - SEPLAG, torna pública a realização do Concurso Público para provimento dos cargos de Professor Municipal, Coordenador Pedagógico e Agente de Suporte Operacional e Administrativo, na Área de Qualificação de Agente de Suporte de Serviços de Copa e Cozinha, das vagas atualmente existentes e das que vierem a vagar ou forem criadas durante o prazo de validade deste concurso.

O Processo Seletivo Simplificado será realizado sob a responsabilidade da SEPLAG e Fundação CESGRANRIO.

Sobre as inscrições:

* As inscrições serão realizadas de 23 de agosto de 2010 a 16 de setembro de 2010, exclusivamente, via internet, através do endereço eletrônico da empresa organizadora www.cesgranrio.org.br e da Secretaria Municipal de Planejamento Tecnologia e Gestão - SEPLAG www.seplag.salvador.ba.gov.br.

O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 26,00 para os cargos de nível Fundamental e R$ 45,00 para os cargos de nível Superior.

Os cargos oferecidos são os seguintes:

* Nível Superior: Coordenador Pedagógico (200), Professor da Educação Infantil ao 5ª ano do Ensino Fundamental - Séries Iniciais (1.000), Professor de Artes Plásticas (25), Professor de Ciências Naturais (70), Professor de Dança (25), Professor de Disciplina Diversificada do Currículo/Ciências Sociais (25), Professor de Disciplina Diversificada do Currículo/Filosofia (25), Professor de Educação Física (120), Professor de Geografia (60), Professor de História (60), Professor de Língua Espanhola (25), Professor de Língua Inglesa (25), Professor de Língua Portuguesa (60), Professor de Matemática (60), Professor de Música (25), Professor de Teatro (20);
* Nível Fundamental: Agente de Suporte de Serviços de Copa e Cozinha (300).

A remuneração será de R$ 560,34 a R$ 2.437,87 para os cargos oferecidos pela Prefeitura de Salvador. Do total de vagas disponibilizadas, 105 serão reservadas para candidatos com necessidades especiais.

Sobre a realização das Provas:

A seleção será feita através da aplicação de provas objetivas e prova de redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de Coordenador Pedagógico e Professor e somente provas objetivas para os cargos de Agente de Suporte de Serviços de Copa e Cozinha.

* A Avaliação de Títulos para cargos de nível Superior, compreenderá a análise de cursos realizados e experiências de trabalho, com contagem de pontos. Estes deverão ser entregues, no ato da inscrição, em envelope devidamente identificado.
* As provas objetivas para todos os cargos será realizada no dia 17 de outubro de 2010, em locais e horários que serão divulgados posteriormente através do portais eletrônicos da empresa organizadora do concurso e da SEPLAG.

O Concurso Público terá prazo de validade de 2 anos, contado da data da homologação do resultado final pela Autoridade Competente, ou até a conclusão do Concurso Público.
FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz abre 381 vagas de até R$ 12.535,22

A Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, torna pública a abertura das inscrições e estabelece normas relativas à realização de Concurso Público destinado à seleção de candidatos para provimento de vagas no cargo de Pesquisador em Saúde Pública, Tecnologista em Saúde Pública e Especialista, todos para a Carreira de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública.

O Concurso Público será regido pela legislação pertinente e pelas demais disposições regulamentares, aprovado pelas instâncias administrativas da FIOCRUZ e executado pela Fundação ...continuar lendo no site...
http://www.pciconcursos.com.br/

Seguidores