9 de outubro de 2014

Processo Seletivo Simplificado referente à publicação do Edital nº 004/2014 de 29/09/2014

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO REFERENTE À PUBLICAÇÃO DO EDITAL

Nº 004/2014 DE 29/09/2014
Projeto Para Conservação e Uso Sustentável Efetivos deEcossistemas Manguezais no Brasil

PROJETO PNUD BRA/07/G32


ENCAMINHAR O CURRICULUM, COM BASE NO MODELO CONSTANTE DESTE EDITAL,POR CARTA REGISTRADA, ATÉ O DIA 10 DE OUTUBRO DE 2014 PARA O ENDEREÇO ABAIXO.

O COMPROVANTE DA PASTAGEM E O CURRICULUM-VITAE PODERÃO SER ENVIADOS AO ENDEREÇO ELETRÔNICO: manguezaisdobrasil@icmbio.gov.brOBS:APÓSA SELEÇÃO  CURRICULAR DOS CANDIDATOS O ICMBIO ENTRARÁ EM CONTATOPARA MARCAR ENTREVISTA E SOLICITAR PROPOSTA FINANCEIRA PARA AVALIAÇÃO

ACESSE: http://www.icmbio.gov.br/portal/servicos/licitacoes/editais.html

OU

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/editais/edital_004.2014.pdf

OU

Projeto para Conservação e Uso Sustentável Efetivos de Ecossistemas Manguezais no Brasil
PROJETO PNUD BRA/07/G32
Baixar Edital

7 de outubro de 2014

Inscrições abertas para o Prêmio Jovem Cientista

Inscrições abertas para o Prêmio Jovem Cientista


Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.
Criada em 1981, a iniciativa tem como finalidade incentivar a pesquisa no Brasil e destacar jovens talentos das ciências. A cada edição aborda um tema de prioridade nacional, relevante para o incremento do cenário científico e tecnológico do país como, por exemplo, “Energia e Meio Ambiente”; “Cidades Sustentáveis”; “Inovação Tecnológica nos Esportes” e “Água: desafios da sociedade”.
Esse ano, o prêmio chega a sua 28ª edição, buscando identificar soluções e inovações para os desafios da segurança alimentar e nutricional. Estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, além de mestres e doutores interessados em participar, devem fazer suas inscrições no site da iniciativa até 19 de dezembro. 
A premiação contempla cinco categorias: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico e, ao todo, doze prêmios serão distribuídos entre elas.
Algumas das áreas de conhecimento relacionadas ao tema desse ano são ciência de alimentos; tecnologia de alimentos; medicina; enfermagem; saúde pública; nutrição; farmácia; microbiologia; toxicologia de alimentos; tecnologia de alimentos dietéticos e nutricionais; biotecnologia; engenharia de alimentos; engenharia agrícola; agronomia; química; bioquímica, ecologia, sociologia rural e ambiental, agricultura familiar; genética vegetal e agroindústria.
Ao longo das edições, mais de 19 mil trabalhos já foram inscritos para concorrer à premiação. Com o tema do ano passado, “Água: desafios da sociedade”, o prêmio atingiu número recorde de inscrições, com 3.226 trabalhos inscritos.
Para saber mais sobre as linhas de pesquisa e os prêmios em cada categoria acesse o site da iniciativa.
 
A Gerdau,  a Fundação Roberto Marinho e a BG Brasil são associadas GIFE.

http://www.gife.org.br/edital-inscricoes-abertas-para-o-premio-jovem-cientista-15706.asp

Arq.Futuro debate a gestão de parques; assista

Arq.Futuro debate a gestão de parques; assista

Parque do Ibirapuera, em São Paulo
Parque do Ibirapuera, em São Paulo (Fábio Arantes/Secom/VEJA) 
 
O Arq.Futuro, segmento da Bei Editora que organiza debates sobre temas relacionados a arquitetura e urbanismo, promove nesta terça-feira um ciclo de discussões sobre modelos de gestão e investimento em parques, em parceria com o Instituto Semeia, organização não-governamental que trabalha com unidades de conservação ambiental. O evento acontece a partir das 8 horas no auditório da Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e pode ser acompanhado ao vivo também pela internet, no site de VEJA.

AO VIVO: assista ao ciclo 'Parques do Brasil', do Arq.Futuro

Segundo Laura Greenhalgh, curadora da programação, a intenção do evento é tratar da importância do espaço público de qualidade e da administração de parques. “Estamos habituados àquele modelo de gestão atrelado ao poder público, que já está atribulado de outras tarefas e que precisa investir em outras áreas, como saúde e educação, sobrando pouca verba para aplicar na manutenção de parques”, explica ela.

“Essa é uma preocupação mundial e temos novidades na área”, diz Laura. Uma das mesas de debates, por exemplo, vai trazer Lydia Ragoonanan, gestora da organização Rethinking Parks, na Grã-Bretanha, responsável por cuidar de parques ingleses que não são mantidos pela coroa britânica. Esses lugares são administrados com a ajuda e doações em dinheiro das comunidades de seus entornos.

Outras mesas vão trazer empresários, políticos e ativistas discutindo o investimento privado em parques, como acontece com o Parque Nacional do Iguaçu, em gestão de concessão. “Achamos importante que esses locais também possam oferecer um retorno econômico para as empresas que se dispõem a mantê-los e a torna-los lugares bons e seguros”, diz Laura.

O evento vai debater ainda a gestão de parques como o Ibirapuera, o mais conhecido da cidade de São Paulo, e a criação de um parque no Elevado Costa e Silva, o Minhocão, no centro da capital paulista, que já é fechado para a circulação de carros após às 21h30 durante a semana e o dia inteiro aos domingos.

O ciclo do Arq.Futuro sobre parques também acontece, de forma expandida, em 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, no Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas. Confira a programação completa do ciclo de debates de São Paulo:

9h / 9h30
Abertura
Ana Luisa da Riva, diretora do Instituto Semeia
Tomas Alvim, cofundador do Arq.Futuro
9h30 / 10h30
Palestra inaugural: Espaço Público | Uso Público
Fred Kent, diretor da ONG Project for Public Spaces
10h30 / 10h45
Intervalo
10h45 / 12h30
Painel 1: Modelos de gestão em parques: desafios e oportunidades
Roberto Vizentin, presidente do instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio)
Fernando de Mello Franco, secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo
Lydia Ragoonanan, gestora da organização britânica Rethinking Parks
Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá
Carlos Augusto Junqueira de Siqueira, advogado do escritório Souza, Cescon, Barrieu & Flech
Mediador: Mario Monzoni, professor da FGV
12h30 / 14h
Almoço
14h / 15h
Painel 2: Por que investir em parques?
Rute Andrade, pesquisadora da Fundação Museu do Homem Americano
Cecília Fernandes de Vilhena, gerente do Instituto Estadual de Florestas (MG)
Pedro da Cunha Menezes, vice-presidente da International Union for Conservation of Nature, foi diretor-executivo do Parque Nacional da Tijuca
Mediadora: Ana Luisa da Riva, diretora do Instituto Semeia
15h / 15h30
Painel 3: Compensação ambiental: os compromissos com o desenvolvimento urbano
Ricardo Birmann, presidente da Urbanizadora Paranoazinho S/A
Nilton Reis, presidente Instituto Brasília Ambiental
Mediador: Tomas Alvim, cofundador do Arq.Futuro
15h30 / 15h45
Intervalo
15h45 / 16h45
Conversa entre Patrice Etlin, sócio-fundador do fundo de investimentos Advent, e Pedro Passos, presidente do conselho do Semeia e sócio da Natura, sobre os desafios para o setor privado investir em parques
Mediadora: Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica
16h45 / 17h
Intervalo
17h / 18h
Painel 4: Esse parque é seu: demanda e retorno social
Heraldo Guiaro, diretor do Parque Ibirapuera
Athos Comolatti, presidente da Associação Parque do Minhocão
Stela Goldenstein, geógrafa e diretora da ONG Águas Claras do Rio Pinheiros
Leandro de Oliveira Caetano, diretor da Divisão Técnica de Unidades de Conservação na Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo
Mediador: Mauro Calliari, administrador de empresas e conselheiro da ONG Oficina Municipal
18h / 18h15
Encerramento

FONTE: REVISTA VEJA

SFB lança II Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal


SFB lança II Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal


SFB lança II Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal
SFB lança II Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal
 
A segunda edição terá três categorias e distribuirá mais de R$ 50 mil em prêmios entre os vencedores. Os trabalhos podem ser inscritos até o dia 17/10

Já estão abertas as inscrições para o II Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal. O prêmio é uma iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e tem por objetivo estimular o desenvolvimento acadêmico do tema e gerar conhecimento sobre os desafios e as perspectivas do setor, além de disseminar iniciativas inovadoras de produção sustentável.
A primeira edição do prêmio, realizada no ano passado, contou com mais de 40 inscrições de graduandos e profissionais com atuação relacionada ao tema. Os trabalhos inscritos foram integrados ao portfólio de estudos do órgão e estão contribuindo para o aprimoramento das atividades do SFB.
De acordo com André Andrade, gerente executivo de Planejamento Florestal, a novidade da edição deste ano é a inclusão de uma nova categoria, a de Estudos de Caso da Indústria Florestal. “Essa nova categoria tem um viés ainda mais aplicado, com ela queremos estimular a participação do setor empresarial e valorizar experiências concretas de inovação no processo produtivo”, explicou.
Além da categoria de Estudos de Caso, o II Prêmio conta com duas outras categorias: Graduando e Profissional. Nas três categorias, poderão concorrer trabalhos individuais ou em grupo de candidatos de qualquer nacionalidade, idade ou formação acadêmica. As inscrições vão até 17 de outubro de 2014.
II Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal é realizado em parceira com a Escola de Administração Fazendária (ESAF) e tem o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Para consultar o regulamento e saber mais sobre o II Prêmio, clique aqui.

Contato para a imprensa
Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
comunicacao@florestal.gov.br
Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal


III Simpósio Nacional de Inventário Florestal

III Simpósio Nacional de Inventário Florestal


O Serviço Florestal Brasileiro convida pesquisadores, acadêmicos, representantes do setor público
e privado e demais interessados no tema para participarem do III Simpósio Nacional de Inventário Florestal.
Envie seus trabalhos e participe desse evento que irá compartilhar experiências da implementação de inventários florestais
no Brasil e em outros países.
Nosso Simpósio acontecerá de 10 à 12 de novembro de 2014 em Manaus - AM.
Confira o site do evento: http://eventos.florestal.gov.br/simposioif/

SFB divulga Relatório de Gestão de Florestas Públicas


SFB divulga Relatório de Gestão de Florestas Públicas
SFB divulga Relatório de Gestão de Florestas Públicas
O relatório apresenta dados sobre o mapeamento das florestas públicas, o andamento das concessões florestais federais e sobre os recursos aplicados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal

Está disponível aqui o Relatório de Gestão de Florestas Públicas – 2013. O documento relata as principais ações que vem sendo desenvolvidas pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, que tem como missão promover o uso econômico e sustentável das florestas.
No documento são apresentados os avanços nos processos de concessões florestais federais, dados do Cadastro Nacional de Florestas Públicas (CNFP) e informações sobre a aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), no decorrer do ano passado.
De acordo informações do CNFP apresentadas no Relatório, o Brasil possui mais de 310 milhões de hectares de florestas públicas, o que corresponde a cerca de 37% do território nacional. As áreas estão sob gestão da união, dos estados e dos municípios e apresentam diversos tipos de usos, indo desde a conservação da biodiversidade até o manejo sustentável de espécies madeireiras e não-madeireiras.
O Relatório de Gestão 2013 também apresenta os avanços nos processos de concessões das florestas públicas federais, com destaque para a publicação de três editais de concessões para as Florestas Nacionais de Crepori, Amana e Altamira, todas no Pará; para a assinatura do contrato de concessão na Flona de Jacundá (RO) e para a ampliação da produção nas Flonas de Jamari (RO) e Saracá-Taquera (PA).
Parte das arrecadações obtidas através das concessões é destinada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal. No decorrer do ano de 2013, o Fundo viabilizou, através de parcerias e recursos próprios, a aplicação de cerca de R$ 3,5 milhões em 65 projetos de fortalecimento do manejo florestal comunitário e da gestão de negócios madeireiros nos biomas da Amazônia, Caatinga e Cerrado.
Segundo o diretor-geral substituto do SFB, Marcus Vinicius Alves, mais do que atender a um comando legal, o Relatório de Gestão das Florestas Públicas faz parte de uma estratégia de comunicação do SFB, que tem dentre seus valores a transparência e a participação social e cooperação. “Esse relatório é mais um canal do Serviço Florestal para divulgar dados relevantes aos tomadores de decisão e prestar contas a sociedade sobre como estão sendo geridas as florestas públicas brasileiras”, afirmou.

Contato para a imprensa
Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7293
comunicacao@florestal.gov.br
Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal

ICMBIO RECEBE ONGS QUE ATUAM NA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE


Presidente do ICMBio e representantes das instituições se reuniram no dia 02/10/2014
ICMBIO RECEBE ONGS QUE ATUAM NA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Foto: Leonardo Milano
Lorene Lima
lorene.cunha@icmbio.gov.br

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, se reuniu nesta quinta-feira (03) com representantes de seis Organizações Não Governamentais (ONGs), em Brasília. As instituições integram a "Coalizão Pró-UC", grupo formado para promover ações que protejam a biodiversidade brasileira.

Na ocasião, foi apresentado um documento propondo a criação de novas Unidades de Conservação (UCs) e ações prioritárias que consolidem o Sistema Nacional de UCs (SNUC), além de incrementar o orçamento anual e a regularização fundiária dessas áreas protegidas.

Formada pelas principais ONGs ambientalistas brasileiras, a Coalizão Pró-Ucs pretende promover um diálogo com o governo federal para colocar as propostas relacionadas à conservação da biodiversidade em prática. "A partir dessa reunião, a gente espera criar um relacionamento da coalizão com o ICMBio, assim como outros institutos e Órgãos Governamentais, construindo estratégias, que juntas, fortaleçam o SNUC", afirmou a representante do WWF-Brasil, Mariana Ferreira.

"Na esfera pública, governo e sociedade se encontram com um objetivo comum e é isso que nós estamos vendo aqui hoje. Nós iremos nos apropriar de todo o conteúdo estabelecido no documento e, com certeza, faremos o que estiver ao nosso alcance", comentou o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin.

Além do presidente do ICMBio, participaram da reunião o diretor de criação e manejo de UCs, Sérgio Brant (Diman/ICMBio), o diretor de Ações Socioambietais e Consolidação Territorial em UCs (Disat/ICMBio), João Arnaldo Novaes, e os representantes das ONGs WWF Brasil, SOS Mata Atlântica,
Fundação Boticário, Rede Nacional Pró-UC , Instituto Semeia e da Conservação Internacional - Brasil.

Ibama inicia cadastramento dos empreendimentos utilizadores de recursos da fauna

Ibama inicia cadastramento dos empreendimentos utilizadores de recursos da fauna 
FONTE: IN.GOV.BR


Ibama inicia recadastramento de criadores de fauna silvestre Imprimir
Brasília (06/10/2014) – A partir de hoje, 06 de outubro de 2014, o Ibama inicia o recadastramento dos empreendimentos utilizadores de fauna silvestre no Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre – SisFauna. 
 
Jardins zoológicos, centros de triagem e reabilitação, mantenedores e criadores científicos de fauna silvestre para fins de pesquisa ou conservação, criadores comerciais e estabelecimentos comerciais de fauna silvestre, partes, produtos e subprodutos da fauna, bem como abatedouros, curtumes e frigoríficos utilizadores de fauna silvestre deverão se recadastrar. Estarão isentos do recadastramento os criadores amadores de passeriformes que possuem regulamentação e sistema de cadastramento próprio (SISPASS).
O recadastramento é dividido em três etapas. Na primeira, o usuário deverá atualizar os dados pessoais, o endereço, o nome do responsável técnico pelo empreendimento e as espécies autorizadas. Na segunda etapa, após homologação destas informações pelo Ibama, será disponibilizado um formulário para declaração do plantel atual. Por fim, será permitida ao usuário a realização de alterações no plantel declarado durante a segunda etapa.
 
A Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo) informa que, após a inserção dos dados e a apresentação no Ibama dos documentos exigidos, a homologação da qualificação do empreendimento deverá ser feita em até 15 dias. Somente após este procedimento, será possível preencher as informações relativas ao quantitativo de espécimes. Ainda segundo a diretoria, após encerrado o prazo de declaração de plantel, os empreendimentos conseguirão gerenciar, via sistema, os nascimentos, óbitos, vendas, fugas, permutas ou outras transações previstas.
 
O recadastramento é de caráter obrigatório e faz parte das medidas previstas para descentralização da gestão de fauna para os estados brasileiros, segundo o previsto na Lei Complementar nº 140/2011. Assim, a não observância dos prazos previstos implicará bloqueio de acesso ao Sisfauna, irregularidade no Cadastro Técnico Federal (CTF) e a suspensão da autorização para uso e manejo.
 
Além disso, o Ibama alerta que os empreendimentos autorizados poderão sofrer fiscalização a qualquer tempo e a omissão de informações ou a inserção de dados fraudulentos no sistema implicará a aplicação de sanções administrativas bem como a responsabilização criminal prevista no Código Penal Brasileiro.
A partir de 1º de dezembro, as operações de evolução de plantel poderão ser efetuadas diretamente pelos empreendedores, possibilitando agilidade e lisura nos processos de solicitação de transporte, venda, registro de nascimento, óbitos ou transferências de animais silvestres, além de permitir um monitoramento mais ágil das transações por parte dos órgãos ambientais competentes.
 
Calendário das etapas de recadastramento dos empreendimentos de fauna
Etapas do recadastramento (prazo estabelecido):
 
1. Qualificação e homologação do empreendimento: de 06 de outubro a 23 de novembro.
2. Declaração de plantel atual: de 13 de outubro a 06 de dezembro.
 
3. Transações e alterações no plantel executadas exclusivamente por meio do SisFauna: a partir de 01 de dezembro.
 
Para realizar o recadastramento clique aqui. Para acessar a Instrução Normativa do Ibama 14/2014, que rege o recadastramento, clique aqui.
 
Ascom/Ibama
Foto: RVasconcellos
 

Cadernos de Saúde Pública lança especial sobre a pesquisa Nascer no Brasil

TEXTO DA FIOCRUZ.BR

A pesquisa Nascer no Brasil, coordenada pela pesquisadora da Ensp/Fiocruz Maria do Carmo Leal, revelou que o Brasil é recordista mundial em cesarianas. Apesar da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendar que somente 15% dos partos sejam realizados por procedimentos cirúrgicos, o estudo mostrou que o índice geral de partos cesárea no Brasil é de 52%, sendo que, no setor privado, este número chega a 88%.
Para apresentar o trabalho, a escola publicou um suplemento especial na revista Cadernos de Saúde Pública, volume 30, suplemento 1. Nele, é possível acessar 14 artigos originais que trazem informações de temas como a determinação da idade gestacional, a assistência pré-natal no Brasil, o processo de decisão pelo tipo de parto e a estrutura da maternidade.
Saiba mais.

Ibama cria Sistema Nacional de Emergências Ambientais – Siema

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 15, DE 6 DE OUTUBRO DE 2014

O Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, nomeado por Decreto de 16de maio, publicado no Diário Oficial da União de 17 de maio de2012, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 22 do Anexo Ido Decreto nº 6.099, de 26 de abril de 2007, que  aprovou a Estrutura Regimental do Ibama, publicado no Diário Oficial da União de 27 de abril de 2007, e o art. 111, incisos IV e VI, do Anexo I da Portaria MMA nº 341, de 31 de agosto de 2011, publicada no Diário Oficial da União do dia subsequente;

Considerando a necessidade de criação de ferramenta informatizada para comunicação de acidentes ambientais, em cumprimento aos princípios e instrumentos estabelecidos pela Lei nº 9.638,de 1981, que institui a Política Nacional do Meio Ambiente;

Considerando o art. 22 da Lei nº 9.966, de 28 de abril de2000;

Considerando o art. 49 do Decreto nº 4.136, de 20 de fevereiro de 2002;Considerando o art. 13, inciso XIII, "a", do Decreto nº 8.127,de 22 de outubro de 2013;

Considerando o que consta no Processo Administrativo Ibama nº 02001.005025/2014-29; resolve:

Art. 1º Instituir o Sistema Nacional de Emergências Ambientais - Siema, ferramenta informatizada de comunicação de acidentes ambientais, visualização de mapas interativos e geração de dados estatísticos dos acidentes ambientais registrados pelo Ibama.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE: 
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=75&data=07/10/2014
 OU

MMA.GOV.BR

Pelotão Ambiental de Repressão à Pesca Proibida é inaugurado na Ilha dos Frades


Pelotão Ambiental de Repressão à Pesca Proibida é inaugurado na Ilha dos Frades
 
Com o objetivo de garantir a segurança e erradicar os crimes ambientais no Estado da Bahia, foi inaugurado na última sexta-feira (3) o Pelotão Ambiental de Repressão à Pesca Proibida, na Ilha dos Frades. Fruto de uma parceria entre a Fundação Baía Viva e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, estarão disponíveis para reforçar a segurança no local, cinco Jet skis, cinco motos aquáticas, dois quadriciclos e uma lancha inflável, além de novas instalações físicas e logísticas para o pelotão, formado por cerca de 15 homens informau Isabela Suarez presidente da fundação . “Essa iniciativa só reforça o compromisso com a segurança, com relação aos crimes ambientais em nosso estado. A Fundação e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, na pessoa do secretário Maurício Barbosa, estão realizando um excelente trabalho e ampliando as áreas de cobertura”, afirmou o vereador Geraldo Jr. (SD), que participou da inauguração.
 
FONTE E TEXTO: BAHIA NOTICIAS 

Seguidores