13 de maio de 2015

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA INOVAÇÃO EM FITOMEDICAMENTOS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA INOVAÇÃO EM FITOMEDICAMENTOS


Curso tem por objetivo qualificar profissionais graduados em Farmácia, Química e outras áreas afins para atuar como gestores em qualquer segmento da cadeia produtiva de medicamentos de origem vegetal, a partir de uma visão dinâmica da inovação comprometida com o retorno social e ambiental, tornando-os aptos a desenvolver propostas de intervenção que viabilizem o desenvolvimento a partir da biodiversidade e a utilização do conceito analítico do Complexo Industrial da Saúde no Brasil.
Período de inscrição: 30/03/2015 a 05/06/2015
Maiores informações, clique aqui

Museus para uma sociedade sustentável: Semana de Museus 2015


Museus para uma sociedade sustentável: Semana de Museus 2015

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. O tema norteador dos eventos é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).
Neste ano, a sua 13ª edição ocorrerá entre os dias 18 e 24 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema Museus para uma sociedade sustentável. Saiba mais sobre o tema.
Foi encerrado o período para realização de inscrições e alterações nos eventos da 13ª edição da Semana de Museus. Um total de 1.387 instituições estão participando com 4.570 atividades inscritas. Confira a programa completa no guia online (em formato .pdf).
Formando parcerias – ampliando ações
O Ibram vem avançando na promoção de sua imagem institucional e também na dos museus e processos museológicos. Uma de suas estratégias é o alinhamento com produtos e serviços de empresas públicas e privadas sem o repasse de recursos financeiros. Para tanto, apresentamos algumas possibilidades de parceriaspara ampliação e desenvolvimento das ações dos museus no âmbito da 13ª Semana Nacional de Museus.
Material de divulgação disponível para downloadCartaz no formato pdf.
Cartaz no formato jpg.
Spot para veiculação em rádio no formato mp3. Veiculação de forma facultativa, gratuita e aleatória na programação.
Vídeo (30′)
Publicações sobre o tema
MUSEUS E A DIMENSÃO ECONÔMICA: DA CADEIA PRODUTIVA À GESTÃO SUSTENTÁVEL
Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Museus e a dimensão econômica: da cadeia produtiva à gestão sustentável. – Brasília, DF: Ibram, 2014. (Coleção Museu, Economia e Sustentabilidade, 2) – disponível em:http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/Museus_DimensaoEconomica_Ibram2014.pdf.
ECONOMIA DE MUSEUS
NASCIMENTO JUNIOR, José do (Org.). Economia de Museus. Brasília: MinC/Ibram, 2010. (Coleção Museu, Memória e Cidadania)
MARKETING AND PUBLIC RELATIONS FOR MUSEUMS, GALLERIES, CULTURAL AND HERITAGE ATTRACTIONS FRENCH
Ylva; RUNYARD, Sue. Marketing and Public Relations for museums, galleries, cultural and heritage attractions. USA-New York: Taylor & Francis Group; Routledge, 2011.
MUSEUM VOLUNTEERS: GOOD PRACTICE IN THE MANAGEMENT OF VOLUNTEERS GOODLAND
Sinclair; MCIVOR, Stephanie. Museum Volunteers: Good Practice in the Management of Volunteers. Inglaterra, Oxon: Taylor & Francis Group; Routledge, 1998.
MANUAL DE GESTIÓN DE MUSEOS LORD
Barry; LORD, Gail D. Manual de Gestión de Museos. Barcelona: Editorial Planeta; Ariel – Arte y Patrimonio, 2010.
ARTE, MUSEOS Y NUEVAS TECNOLOGÍAS GANT
María Luisa B.. Arte, Museos y Nuevas Tecnologías. Astúrias, Esapanha: Ediciones Trea, 2001.
CronogramaPeríodo de inscrição: 5 de dezembro de 2014 a 8 de março de 2015 – encerrado
Realização da 13ª Semana de Museus: 18 a 24 de maio de 2015.
TEXTO DO SITE MUSEUS.GOV.BR
Contato(61) 3521-4214
semana@museus.gov.br

DESTAQUE DA SEMANA

  • Banner_Vertical_13SM

12 de maio de 2015

MP afirma que educação na Bahia está "completamente irregular"

MP afirma que educação na Bahia está "completamente irregular"

Texto de Paula Pitta, do A TARDE On Line
 Qual é o principal problema da escola pública do seu bairro?

Quatro meses após o secretário de educação do estado, Adeum Sauer, assumir compromisso com o Ministério Público Estadual de acabar com os “contratos” de Prestação de Serviço Temporário (PST) nas escolas baianas, ainda há professores em sala de aula atuando sob esse regime, o que é considerado uma "aberração jurídica" pelo MP. A secretaria de educação informa que a situação já começou a ser regularizada mas admite que, antes do início da substituição, em junho, havia cerca de 470 docentes contratados por PST em Salvador e em torno de 350 no interior baiano.

De acordo com a promotora de justiça do Ministério Público baiano, Rita Tourinho, a situação é inaceitável. “A educação na Bahia está completamente irregular. O Ministério Público tem tido tolerância com o Reda, mas o que não se admite de forma alguma é a contratação por meio do PST. E estagiários só podem ser utilizados em casos excepcionalíssimos”, reclama. De acordo com dados fornecidos por José Carlos Sodré, superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Educação do Estado, há cerca de 2.500 estagiários ensinando nas escolas da Bahia e 6.730 professores contratados pelo Reda. O estado conta com 38 mil professores nas salas de aula.

A promotora Rita Tourinho observa que já solicitou ao estado a solução do problema por três vezes e afirma ter provas testemunhais. “O PST é uma figura que não existe, já que não prevê um contrato de trabalho. A pessoa simplesmente trabalha e no final do mês recebe o salário no banco. Isso é ilegal”, reforçou. A professora de história Luciana Costa, que trabalha há quatro anos em colégios estaduais na modalidade PST, diz que, após o acordo da secretaria com o MP, houve redução no número de professores ligados ao PST, mas que esta forma de contrato continua acontecendo. O diretor da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas (ABES), Pedro Lucas Andrade, também confirma a contratação de profissionais temporários para suprir a falta de professores.

Sodré admite a existência de PST's nas escolas estaduais. “Estamos exatamente fazendo essa substituição, seguindo a ordem do Ministério Público. Mas enfrentamos dificuldades para substituir todos os contratados de PST, já que houve pessoas aprovadas pelo Reda e por concurso público que desistiram da posição e alguns professores não puderam assumir o cargo”, disse, alegando não saber precisar atualmente quantos professores permanecem nesse regime de trabalho. 

Sodré explica que, em junho, foram chamados 623 professores aprovados em seleção do tipo Reda e mais outros 49 que foram selecionados em concurso público aplicado em 2006. Destes, 90 docentes convocados pelo Reda e 29 concursados desistiram da vaga. O superintendente informa que o edital para convocação de outros 29 concursados que irão substituir os desistentes já está pronto, aguardando apenas a assinatura do secretário. Ele garante que a chamada dos 90 aprovados pelo Reda deve sair até o fim de semana. Já a contratação de estagiários, comenta, atenderia o problema de forma imediata, enquanto um profissional aprovado pelo Reda não seria convocado. “Os estagiários só são designados para substituição temporária. Se tiver a falta real de professor, vamos buscar na rede se tem algum professor para substituir o ausente ou se há concursados para convocar”, diz.  

O procurador-geral de Justiça do MP baiano, Lidivaldo Britto, diz que Sodré ficou de esclarecer a situação e responder aos ofícios encaminhados pelo MP há três meses, solicitando dados sobre a educação na Bahia. Sodré, no entanto, afirmou não ter recebido os ofícios e por isso não os respondeu. A promotora Rita Tourinho afirma que se a secretaria do estado continuar “omissa” às solicitações do MP e mantiver a contratação por PST, o secretário pode responder na justiça por improbidade administrativa. Lidivaldo Britto quer, no prazo de uma semana, resolver a situação, caso contrário “não restaria outra alternativa a não ser adotar providências mais drásticas”. 

De acordo com José Carlos Sodré, faltam cerca de 225 professores nas escolas de Salvador. “Não é um caos, tem um problema localizado em algumas escolas. É uma questão pontual de professores que foram convocados e não puderam assumir ou docentes que entraram em licença-médica”, justifica. No entanto, o diretor da ABES, Pedro Lucas Andrade, diz que há escolas sem professores desde o início do ano, como é o caso do Colégio Odorico Tavares, que tem turma que ainda não teve aula de Redação, por exemplo. O estudante diz que a situação é mais crítica nas disciplinas de Física, Química, História e Matemática. A informação é confirmada por Rui Oliveira, presidente da APLB (sindicato dos professores). Ele acrescenta que há dificuldade em encontrar docentes para essas disciplinas.  

Na última terça-feira, 21, alunos do Colégio Estadual Bolivar Santana, localizado na Avenida Paralela, protestaram em frente à SEC, no Centro Administrativo da Bahia, contra a falta de professores de Física. Na ocasião, o ouvidor da SEC, Francisco Neto, declarou para o A TARDE On Line que a última seleção do Reda não teria aprovado docentes para a disciplina mas, de acordo com resultado divulgado no site da Consultec, responsável pela seleção, 182 professores foram aprovados no processo para os dez pólos da cidade, sendo que apenas 80 foram chamados. Na região de Pau da Lima, que abrange as escolas localizadas na avenida Paralela, foram classificados 47 docentes, sendo 16 convocados. No dia da manifestação, Francisco Neto disse que, na ausência de professores selecionados pelo Reda, o estado iria selecionar estagiários para dar aula, em uma postura que vai de encontro às recomendações do MP.

CRBIO8 - Profissionais biólogos dos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe registrados no CRBio05 deverão substituir Cédula de Identidade Profissional e entregar Carteira Profissional de Biólogo para anotação de transferência pelo CRBio08.

Profissionais biólogos dos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe registrados no CRBio05 deverão substituir Cédula de Identidade Profissional e entregar Carteira Profissional de Biólogo para anotação de transferência pelo CRBio08

Profissionais biólogos dos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe registrados no CRBio05 deverão substituir Cédula de Identidade Profissional e entregar Carteira Profissional de Biólogo para anotação de transferência pelo CRBio08.

Em função do desmembramento dos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe do CRBio 5ª região, para criação do CRBio 8ª região, os profissionais destes estados terão sua cédula de identidade profissional substituída e o registro de transferência anotado em sua carteira profissional. O prazo para realização destes procedimentos será de 180 dias, contados a partir do dia 24 de abril de 2015. O número de registro será alterado apenas no número da Regional de 05 para 08. Acesse aqui
Para efetivação destes procedimentos, o profissional deverá se dirigir a sede do CRBio 08, situada a Rua Frederico de Castro Rabelo, N° 114 – Edf. Carlos Kiappe, 6º andar – Comércio –  CEP. 40.015 – 000, portando os seguintes documentos:  i) requerimento de substituição de cédula de identidade e anotação na carteira profissional devidamente assinado; ii) 2 (duas) fotos 3×4 iguais e atuais;  iii) Cédula de Identidade Profissional e iv) carteira profissional. A entrega dos documentos poderá também ser realizada via correios, obrigatoriamente com AR. para a sede do CRBio . 8ª região em Salvador/BA. O CRBio08 não se responsabiliza por extravio de documentos enviado por carta simples ou qualquer outra modalidade de envio.
Após a emissão de nova cédula e devida anotação da transferência em Carteira Profissional, o CRBio08 enviará email para o interessado vir retirar seus documentos na sede do CRBio08, para aqueles com endereço de residência em Salvador, ou enviará pelos correios com AR, para aqueles residentes nas demais capitais da jurisdição e interior dos três estados. Mantenha seus dados cadastrais atualizados no CRBio08 24 horas.
Não haverá custos de confecção da cédula de identidade para os profissionais que enviarem os documentos no prazo de 180 dias. Findado o prazo, será cobrada pelo CRBio08 a emissão de 2ª via de Cédula de Identidade Profissional.
Os profissionais que tiveram a Cédula de Identidade Profissional e/ou Carteira Profissional de Biólogo roubada, furtada ou extraviada devem entregar ou encaminhar o boletim de ocorrência policial registrando o fato. Nesta situação, não haverá ônus na confecção de outros documentos.
Vale ressaltar que expirados os 180 dias de prazo, os biólogos da Bahia, Alagoas e Sergipe que não realizarem este procedimento estarão em atuação ilegal, estando sujeitos a fiscalização e as penalidades previstas em Lei Federal e legislação específica.

TEXTO DO SITE CRBIO8.GOV.BR

11 de maio de 2015

I Conferência sobre Ecologia, Manejo e Restauração de rios: Práticas e Experiências 2015

I Conferência sobre Ecologia, Manejo e Restauração de rios: Práticas e Experiências 2015

Período: 
07/27/2015 (Todo dia) - 07/28/2015 (Todo dia)
Local: 
Universidade Federal da Bahia

EDITAL - PÓS-GRAD. EM GENÉTICA E BIODIVERSIDADE

PROGRAMA DE PÓS-GRAD. EM GENÉTICA E BIODIVERSIDADE

EDITAL INTERNO 02/2015
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biodiversidade da Universidade Federal da Bahia torna público o presente Edital de chamada para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biodiversidade, com ingresso no semestre letivo de 2015.2, em quatro linhas de pesquisa, a saber: (1) Genética Evolutiva e Sistemática Molecular, (2) Genética de Populações e Conservação, (3) Biologia Molecular e Bioquímica e (4) Genética Humana.

INSCRIÇÃO
No Núcleo Acadêmico do Instituto de Biologia da UFBA, no período de 15 de maio a 15 de junho de 2015, no horário de 09:00 às 13:00h.


ACESSE:  https://twiki.ufba.br/twiki/pub/PpggBio/WebHome/EDITAL_2015_2_PPG_GenBio_final.pdf
ou

https://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/PpggBio/WebHome

EDITAL - Pós-Graduação em Diversidade Animal

Seleção Doutorado    

Baixe o Edital clicando
na figura acima

O Programa de Pós-Graduação em Diversidade Animal (PPGDA) da UFBA convoca os candidatos interessados a se inscreverem no Processo de Seleção de alunos para o Curso de Doutorado em Diversidade Animal, para o segundo semestre letivo do ano de 2015.

O Programa de Pós-Graduação em Diversidade Animal (PPGDA) tem como objetivo geral formar profissionais com sólida base em Zoologia, a fim de atuarem em pesquisa, docência e gestão ambiental, tanto em relação aos temas inerentes à diversidade animal, quanto às áreas de interface das Ciências Biológicas, estabelecendo no candidato o senso profissional da pesquisa e uma iniciação ao cotidiano do pesquisador na área das Ciências Biológicas. Para tanto, o PPGDA investe na instrumentalização dos alunos para o uso de ferramentas metodológicas e treinamento dos mesmos para que sejam eficientes na formulação e discussão de questões atuais, visando a resolução de problemas relevantes em Zoologia e demais áreas envolvidas nas linhas de pesquisa do programa. Assim, o PPGDA visa formar pesquisadores/educadores com visão crítica integrada acerca dos conhecimentos de Sistemática, Biogeografia, Evolução, Morfologia, Fisiologia e Comportamento, e que consigam produzir conhecimento zoológico nas interfaces entre tais áreas, possuindo uma visão integrada e abrangente da Biologia, com ênfase em Diversidade Animal. Este profissional deverá ser capaz de propor novas questões de pesquisa, formar novos alunos e, consequentemente, incrementar a massa crítica de pesquisadores brasileiros, em especial na região Nordeste, que ingressam na pesquisa de ponta no mundo.

Datas importantes:
Período para inscrições: 22/04/2015 - 19/06/2015
Período da seleção: 6/07/2015 - 10/07/2015

EDITAL - Pós‐Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)

O Programa de Pós‐Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), nível mestrado acadêmico, está com inscrições abertas para o seu processo seletivo 2015.

No processo seletivo deste ano serão oferecidas 21 vagas. O período de inscrições é de 27 de abril a 29 de maio de 2015. As inscrições podem ser realizadas pessoalmente na secretaria do PPGCA, ou através de envio da documentação por via postal (SEDEX), encaminhando a documentação conforme instruções do Edital.

As etapas avaliativas do processo seletivo ocorrerão no período de 15 a 18 de junho, com início das aulas programado para 10 de agosto de 2015.

EDITAL - PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL NOS TRÓPICOS

Promover a formação de mestres e doutores para atuarem na docência, na pesquisa
e na gestão em saúde e produção animal e em suas interfaces
com a saúde humana e o meio ambiente.

PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO E DOUTORADO (2015.2)

Edital 2015.2 (clique aqui)
Período de inscrições 25/05/2015 a 12/06/2015
Período de seleção 13 a 17/07/2015
Data prevista para divulgação dos resultados 20/07/2015
Horário 08:00 as 12:00

Seguidores