19 de dezembro de 2013

EVENTOS EM 2014 - MÊS DE ABRIL

VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social
Data: De Segunda-feira 28 Abril 2014 -  08:00
Até Quarta-feira 30 Abril 2014 - 22:00
Local: Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira

O prazo para inscrição de trabalhos no VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS) estão encerrados.

O evento ocorrerá no CAHL/UFRB, de 28 a 30 de abril de 2014.

O Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social reúne anualmente pesquisadores, estudantes e gestores para discutir temáticas em torno deste emergente campo de saberes e práticas interdisciplinares em gestão. A cada ano, busca-se aprofundar um tema já presente em nossa arena de debates, em consonância com a instituição que nos acolhe. Com isto, já somamos sete intensas experiências de reconhecimento mútuo, (re)construção de saberes, expansão de fronteiras e aprofundamento de temáticas que vão se consolidando dentro deste campo em construção. Aos poucos, vamos avançando na compreensão da sua natureza interdisciplinar e expandindo suas fronteiras de aprendizagem por meio do diálogo com outras (inter)disciplinas. Hoje, a compreensão da gestão social facilmente se aproxima de uma gestão significativa e situada em seus processos dialógicos, inclusivistas, democráticos e emancipadores, contrapondo-se cada vez mais a processos gerencialistas tradicionais, isolados, burocráticos, privatistas e mercantis.
Em 2014, o VIII Enapegs ocorrerá no Estado da Bahia, na cidade histórica de Cachoeira, patrimônio histórico-cultural do Brasil. Será sediado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Artes, Humanidades e Letras (Ufrb/Cahl)/Colegiado do Curso de Gestão Pública, realizado em parceria com o Observatório da Formação em Gestão Social e a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial, da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Eaufba). De 28 a 30 de abril, a cidade dos primórdios da Independência da Bahia e do Brasil, será palco de discussões sobre temas como políticas públicas, democracia, proteção social, desenvolvimento, economia solidária, territórios, empreendedorismo social, inovação social, indústrias criativas, tecnologias sociais, cidades sustentáveis, entre outros correlacionados ao campo da gestão social.
O tema central do evento é Gestão Social e Interdisciplinaridade: construindo novas pontes e expandindo fronteiras, pois busca incentivar debates em torno da essência do conceito e dos propósitos do campo que inicialmente tem contribuições mais efetivas das áreas de Administração, Serviço Social e Ciências Sociais, mas que, aos poucos, começa a receber contribuições de outras áreas. Intencionalmente, no Recôncavo da Bahia, berço de lutas políticas e sociais, culturas, africanidade, tradição e inovação, o Enapegs reforça o chamado por diferentes vozes e pensamentos para o estabelecimento de novos diálogos interdisciplinares, conexões, mobilizações e ações. Para tanto, o evento buscará refletir sobre algumas questões: Como fortalecer as pontes entre a gestão social, em sua polissemia, com a ação pública e as políticas públicas? Quais os diálogos possíveis e necessários entre os estudos de gestão social e as diferentes temáticas da agenda política, tais como mobilizações sociais, gênero, raça, sexualidade, pessoas com deficiência, juventude, patrimônio cultural, entre outras? Como fortalecer diálogos internacionais sobre a gestão social? Quais as diferentes formas de materialização e instrumentalidades da gestão social? Quais as fronteiras que podem avançar na compreensão sobre o que é e não é gestão social?
Além do tema central, este Enapegs assumirá o compromisso de buscar realizar um encontro de gestão social com gestão social, reforçando a intensidade dos diálogos e conexões, metaforizada pela ponte que cruza o Rio Paraguaçu e une as cidades de Cachoeira e São Félix; promovendo a interdisciplinaridade como sentido transformador das práticas em gestão social; discutindo a complementaridade das relações entre universidade-Estado-sociedade; e assumindo uma postura política mais propositiva para a legitimação e consolidação do campo. Com este sentido, será aberta chamada pública para constituição de Grupos de Trabalho (GTs), que definirão os eixos temáticos e formatos admissíveis para a submissão de trabalhos, tais como comunicações orais, posteres, filmes, oficinas, relatos de prática, trabalhos de conclusão de curso, resultados de pesquisa de iniciação científica.
Juntos construindo a rota Enapegs 2014!Edgilson Tavares de Araújo
Genauto Carvalho França Filho
Rosana de Freitas Boullosa
Coordenação Geral do VIII Enapegs

FONTE: UFRB.EDU.BR 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

V Workshop de Quimiometria - 9 a 11 de abril de 2014

Local:
Hotel Travel Inn Arembepe Beach
Arembepe, Camaçari, Bahia
Público alvo:
Estudantes de graduação, estudante de pós-graduação, docentes e profissionais.
Contato:
grpqq@ufba.br
Site oficial:
http://www.vwquimiometria.ufba.br/
FSA, 12/12/13

V Workshop de Quimiometria - 9 a 11 de abril de 2014

Local:
Hotel Travel Inn Arembepe Beach
Arembepe, Camaçari, Bahia
Público alvo:
Estudantes de graduação, estudante de pós-graduação, docentes e profissionais.
Contato:
grpqq@ufba.br
Site oficial:
http://www.vwquimiometria.ufba.br/
FSA, 12/12/13
----------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores