27 de março de 2015

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM TAXONOMIA - PROTAX

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM TAXONOMIA - PROTAX

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País no âmbito Programa de Capacitação em Taxonomia - Protax. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

  • Modelo estruturado Projeto de Pesquisa PROTAX :link
  • Publicacao do DOU Lancamento da Chamada :link

Inscrições:
  • 23/03/2015 a 08/05/2015

UCSAL / 2015 - Semeia - Semana do Meio Ambiente

Semeia - Semana do Meio Ambiente
 




 
Minicurso na área de Ecologia!!!
Ementa: Minicurso indicado para alunos de graduação que tenham interesse em desenvolver pesquisa. Durante o minicurso serão abordados os seguintes tópicos: como construir perguntas e hipóteses testáveis; noções básicas de desenho amostral; pseudo-replicação; organização e transformação de dados para análises estatísticas; problemas com os dados (distribuição, outliers) e interpretação de gráficos.
*Necessário que os alunos tragam notebook.

 
Minicurso na área de Ecologia Social e Educação!!! Não fique de fora!
Ementa: Os caminhos trilhados para conservar a biodiversidade são repletos de regressos e frustrações. Na tentativa de ir a fundo à raiz dos problemas ambientais, tocamos sempre em questões quiméricas como o crescente padrão mundial de consumo, o sistema predatório de produção, as formas de organização social e as relações de poder e domínio. Enquanto a academia produz métodos paliativos de manejo e conserv...
Ver mais

 

ATÉ HOJE !!!!

Se você estuda medicina veterinária, ciências biológicas, engenharia ambiental e áreas afins e gostaria de estagiar numa instituição compromissada com a conservação do meio ambiente, os mamíferos aquáticos e seus habitats, essa é a oportunidade!

Inscrições até dia 27.

São vagas para Aracaju (SE) e Coqueiros (BA).

Confira o descritivo de cada vaga para estágio no link a seguir:
http://mamiferosaquaticos.org.br/?p=2120
Curtir · Come

Pesquisadores baianos estão entre os brasileiros mais citados no Google Scholar

Pesquisadores baianos estão entre os brasileiros mais citados no Google Scholar

024. Foto 26.03.2015
O Webometrics Ranking of World Universities publicou uma lista com o nome de cientistas em instituições Brasileiras mais citados pelo Google Scholar (GS), em diversas áreas do conhecimento. O GS é um grande banco livre de dados bibliográficos, em que os pesquisadores podem criar seus perfis e divulgar seus trabalhos, artigos e demais publicações. Por meio desta ferramenta, é possível identificar quantas vezes os artigos incluídos foram citados.
No ranking deste ano, entre os 3000 brasileiros mais citados no Google Scholar, constam 31 pesquisadores de instituições baianas, sendo 24 da Universidade Federal da Bahia (UFBA), 4 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), 2 da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e 1 da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Dentre eles, está o diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Eduardo Almeida, e diversos pesquisadores apoiados pela Fundação.
Confira abaixo os nomes dos 31 pesquisadores baianos citados na lista e suas posições no ranking.
47 – Mauricio L Barreto – Universidade Federal da Bahia
116 – Naomar Almeida Filho – Universidade Federal da Bahia
346 – Jailson Bittencourt de Andrade – Universidade Federal da Bahia
419 – Maria Gloria Teixeira – Universidade Federal da Bahia
447 – Estela Aquino – Universidade Federal da Bahia
575 – Luciano Paganucci de Queiroz – Universidade Estadual de Feira de Santana
631 – André Lemos – Universidade Federal da Bahia
658 – Carlos Brites – Universidade Federal da Bahia
877 – Ligia Maria Vieira da Silva – Universidade Federal da Bahia
908 – Germano P Guedes – Universidade Estadual de Feira de Santana
1008 – Vilma Sousa Santana – Universidade Federal da Bahia
1127 – Charbel El Hani – Universidade Federal da Bahia
1233 – Jacques Hubert Charles Delabie – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira; Universidade Estadual de Santa Cruz
1256 – Wilson Gomes – Universidade Federal da Bahia
1398 – Cássio Van Den Berg – Universidade Estadual de Feira de Santana
1580 – Mauro Ramalho – Universidade Federal da Bahia
1589 – B G Oliveira – Universidade Federal do Oeste da Bahia
1650 – Blandina Felipe Viana – Universidade Federal da Bahia
1679 – Christina Von Flach Garcia Chavez – Universidade Federal da Bahia
1741 – Juceni P David v Universidade Federal da Bahia
1860 – Pedro Afonso Pereira – Universidade Federal da Bahia
1893 – Eduardo Almeida – Universidade Federal da Bahia
1894 – Zelinda M A N Leao – Universidade Federal da Bahia
2110 – Nelson de Luca Pretto – Universidade Federal da Bahia
2206 – Aristeu Vieira da Silva – Universidade Estadual de Feira de Santana
2481 – Jean Nunes dos Santos – Universidade Federal da Bahia
2597 – Maria Guadalupe Medina – Universidade Federal da Bahia
2633 – Saulo Carneiro – Universidade Federal da Bahia
2800 – Aroldo Misi – Universidade Federal da Bahia
2877 – Rosana Aquino – Universidade Federal da Bahia
2985 – H Plana – Universidade Estadual de Santa Cruz
Clique aqui para conferir o ranking completo.

Texto de Lorena Bertino / Ascom-Fapesb

MMA lança publicações com dados e previsões para a Mata Atlântica

MMA lança publicações com dados e previsões para a Mata Atlântica

IICD
Bráulio Dias: maior engajamento
Esforço de conservação da biodiversidade deve ser transversal, sendo não apenas uma obrigação do governo federal

TEXTO DE Luciene de Assis - Editor: Marco Moreira

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, nesta quinta-feira (26/03), em Brasília, o “Anuário Mata Atlântica 2014” e “Contribuições do Setor Empresarial Brasileiro para o Cumprimento das Metas de Aichi 2011-2020”. As publicações foram elaboradas em parceria com a organização não governamental Reserva da Biosfera Mata Atlântica (RBMA) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDES). Contaram com patrocínio da Vale e apoio de diversas outras instituições, como a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).
Para o secretário substituto de Biodiversidade e Florestas do MMA, Sérgio Collaço, o esforço de conservação da biodiversidade deve ser transversal, sendo não apenas uma obrigação do governo federal, mas também de estados, municípios e sociedade civil. “Trata-se de firmar uma parceria no sentido de implantarmos as metas nacionais desenvolvidas a partir das metas de Aichi, com todos assumindo a agenda da biodiversidade de forma sólida”, insistiu.
UNIÃO
O secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica, Bráulio Dias, que participou do lançamento dos dois livros, elogiou as publicações e enfatizou a necessidade de haver um engajamento maior de todos os setores da sociedade, empresários e governo em relação à conservação da biodiversidade. “Os países e o setor privado precisam mudar suas práticas, tornando-as mais sustentáveis”, disse ele, lembrando que 20 países já formalizaram ações voltadas para biodiversidade e negócios, a partir das metas de Aichi.
Criado em 1999, o Anuário da Mata Atlântica integra um programa permanente da ONG Reserva da Biosfera e tem o objetivo de consolidar, atualizar e disponibilizar informações sistemáticas e periódicas sobre o bioma da Mata Atlântica. O anuário permite fazer análises comparativas sobre os avanços e desafios na conservação, conhecimento científico e tradicional e sobre o desenvolvimento sustentável nesse bioma, servindo de base para projetos e políticas públicas.
Participaram do evento o presidente da RBMA e gestor do Anuário, Clayton Ferreira Lino; o representante da CEBDES, André Ramalho; o secretário-executivo do PainelBio, Luiz Merico; e a representante da GIZ, Maria Olatz, entre outros.
SAIBA MAIS
No processo de elaboração do novo Plano Estratégico de Biodiversidade 2011–2020, o Secretariado da Convenção propôs que se estabelecesse um novo conjunto de metas, na forma de objetivos de longo prazo, que foram materializados em 20 proposições, todas voltadas à redução da perda da biodiversidade em âmbito mundial.
Denominadas de Metas de Aichi para a Biodiversidade, elas estão organizadas em cinco grandes objetivos estratégicos: tratar das causas fundamentais de perda de biodiversidade, fazendo com que as preocupações com a biodiversidade permeiem governo e sociedade; reduzir as pressões diretas sobre a biodiversidade e promover o uso sustentável; melhorar a situação da biodiversidade, protegendo ecossistemas, espécies e diversidade genética; aumentar os benefícios de biodiversidade e serviços ecossistêmicos para todos; e aumentar a implantação, por meio de planejamento participativo, da gestão de conhecimento e capacitação. O Brasil teve um papel decisivo na definição e aprovação das Metas de Aichi e, agora, pretende exercer, com responsabilidade e eficiência, um papel de liderança na sua implantação.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) - (61) 2028-1173

“A importância das Coleções como registro histórico da Biodiversidade”

Convite
O Programa de Pós-Graduação em Zoologia tem a
honra de convidar para a palestra:

“A importância das Coleções como registro
histórico da Biodiversidade”


Palestrante: Dra. Luisa Sarmento Soares
Museu de Biologia Mello Leitão - ES 
Dia 30/03/2015 às 9:00 Auditório I,Mód. 1 UEFS

Workshop Internacional Potencial Biotecnológico de Espécies Vegetais e de Microorganismos

Workshop Internacional Potencial Biotecnológico de Espécies Vegetais e de Microorganismos
Data: De Segunda-feira 13 Abril 2015
Até Quarta-feira 15 Abril 2015
Local: Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação - PPGCI, campus Cruz das Almas
Contato: http://www3.ufrb.edu.br/workshopinternacional/


Brasil - avanços em pesquisas hidroceanográficas científicas.

Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira é entregue ao Brasil

Cerimônia em Cingapura marcou a incorporação à Marinha do Brasil. A compra do navio resulta de acordo entre o MCTI, o Ministério da Defesa, a Petrobras e a Vale.
 
 
Texto da Ascom do MCTI
 
 

O Brasil deu um passo importante nesta semana em direção a avanços em pesquisas hidroceanográficas científicas para caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas do Atlântico Sul.

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira foi entregue à Marinha do Brasil no dia 24/03/2015, em cerimônia de batismo realizada no cais de Keppel Marine, em Cingapura. O evento foi presidido pelo chefe do Estado-Maior da Armada, almirante-de-esquadra Wilson Barbosa Guerra, e contou com a participação de autoridades civis e militares.

Adquirida em 2013 por aproximadamente R$ 162 milhões, a embarcação é fruto do acordo de cooperação firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Defesa (MD) e as empresas Petrobras e Vale.

Segundo o coordenador para Mar e Antártica do MCTI, Andrei Polejack, o navio é uma das cinco melhores plataformas de pesquisa hidroceanográfica do mundo. A França, o Japão, a China e a Rússia são alguns dos países que possuem embarcações semelhantes. No Hemisfério Sul, apenas a Austrália tem uma equivalente.

"O Vital de Oliveira está equipado com o que há de mais avançado em termos de tecnologia, permitindo o acesso à parte geológica e biológica para experimentações e retirada de amostras", diz Polejack, ao acrescentar que embarcação permitirá ao País realizar pesquisas em águas brasileiras e internacionais.
Um dos equipamentos já disponíveis é o veículo de operação remota (ROV, na sigla em inglês), que pode atuar a uma profundidade de 4 mil metros. Cinco laboratórios, sendo dois molhados e três secos, também integram a embarcação.

A obtenção do Vital de Oliveira terá reflexo direto na ampliação da geração de conhecimento sobre o ambiente marinho na região do Atlântico Sul, no desenvolvimento de tecnologias e inovação em produtos e serviços, na redução da vulnerabilidade e dos riscos decorrentes de eventos extremos e das mudanças climáticas sobre a zona costeira e na formação de recursos humanos ligados à pesquisa científica marinha.

Testes e viagem 

Construído pelo estaleiro Guangzhou Hantong Shipbuilding and Shipping Co. Ltd., na cidade de Xinhui, na Republica Popular da China, a embarcação passou pela fase de testes, adequações técnicas e instalação de equipamentos em Cingapura. A embarcação deve iniciar a viagem rumo ao Brasil em maio, após passar por novos testes na Indonésia. A previsão é chegar ao País em julho deste ano.

O nome do navio foi estabelecido em homenagem ao capitão-de-fragata Manoel Antonio Vital de Oliveira, morto na Guerra do Paraguai em 2 de fevereiro de 1867, no bombardeio a Curupaiti, a bordo do Monitor Encouraçado Silvado, do qual era comandante.

Fonte: MCTI, com informações do Ministério da Defesa

Uso de primatas em ensino e pesquisa

Consulta pública avalia guia de uso de primatas em ensino e pesquisa

Até 25 de maio, o Concea recebe sugestões da sociedade para aprimorar capítulo de documento que busca orientar criação e utilização de animais.
 
Texto da Ascom do MCTI
  
O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea/MCTI) abriu nesta semana uma consulta pública para receber sugestões e aprimorar o capítulo do Guia Brasileiro de Produção e Utilização de Animais para Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica sobre primatas não humanos mantidos em cativeiro, por meio de edital no Diário Oficial da União, assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. As propostas devem ser enviadas até 25 de maio.
 
Em comunicado disponível em seu site, o Concea define o guia como um documento construído por especialistas brasileiros de diversas áreas. O texto compila "informações necessárias para garantir boas condições de produção, manutenção ou utilização dos animais" e tem como focos principais o bem-estar das espécies e a qualidade de pesquisas ou procedimentos didáticos.

O guia se constitui de capítulos independentes, que contemplam diversos grupos taxonômicos ou condições de vida. Aprovado por etapas, o documento prevê tópicos a respeito de anfíbios e serpentes, aves, cães e gatos, equídeos, lagomorfos – como coelhos e lebres – e roedores, peixes cativos, pequenos e grandes ruminantes, répteis, suínos e animais silvestres mantidos em cativeiro.

A primeira consulta pública ocorreu em setembro de 2014 e envolveu dois capítulos, uma versão inicial sobre primatas não humanos e um tópico ligado a estudos clínicos conduzidos a campo. Preparados por especialistas e referendados pelos conselheiros, os textos recebem sugestões da sociedade – analisadas pelo Concea – e passam por revisão editorial antes da publicação.

Segundo o conselho, o guia precisa estabelecer critérios mínimos a serem observados por instituições e profissionais para o uso eticamente aceitável de animais, seja em atividades de ensino ou de pesquisa científica. O documento deve subsidiar regulamentos técnicos a serem seguidos em todo o País.

Primatas

O capítulo sobre primatas não humanos mantidos em cativeiro deve incorporar novas considerações da sociedade antes da 28ª Reunião Ordinária do Concea, de 27 a 29 de maio, quando o conselho planeja apreciar o conteúdo. Nos próximos meses, outras partes do guia devem entrar em consulta pública.

Sugestões de mudanças no texto do capítulo, disponível na página do Concea, devem ser detalhadas e justificadas por meio do preenchimento de formulário e, então, remetidas ao endereço eletrônico consultapubl.concea@mcti.gov.br.

Criado em 2008, o Concea é uma instância colegiada multidisciplinar de caráter normativo, consultivo, deliberativo e recursal. Dentre as suas competências destacam-se, além do credenciamento das instituições que desenvolvam atividades no setor, a formulação de normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica, bem como o estabelecimento de procedimentos para instalação e funcionamento de centros de criação, de biotérios e de laboratórios de experimentação animal.

Fonte: MCTI

EDITAL 2015/001 FUNAI

EDITAL 2015/001 FUNAI
01 (uma) vaga para técnico especializado de nível superior em área correlata à consultoria ou nível superior com experiência profissional comprovada na área de geoprocessamento;

Objetivo: Efetuar a aplicação de ferramentas de geoprocessamento às Áreas de Referência (AR), para a implementação do Projeto “Gestão Ambiental e Territorial Indígena” -

GATI. EDITAL 2015/002 (GATI) - 01 (uma) vaga para técnico especializado de nível superior em área correlata a consultoria (biologia ou afins) ou nível superior com experiência profissional comprovada na área de biodiversidade;

Objetivo: Realizar levantamento da biodiversidade nas Áreas de Referência (AR) e identificação de potencial para articulação com programas de conservação de espécies ameaçadas, para implementação do Projeto “Gestão Ambiental e Territorial Indígena” - GATI.

Período para recebimento de carta de solicitação de participação e de Currículo: Até dia 15de abril de 2015.

Os editais, na íntegra, estão disponíveis na FUNAI/DPDS/CGGAM, SBS, Q2, Lote 14, Ed. Cleto Meireles, 4º andar, Brasília-DF, e na internet no seguinte endereço: http://www.funai.gov.br/index.php/licitacoes-e-contratos/selecao-pessoal/em-andamento

ATENÇÃO!!!
Ter residência ou disponibilidade para residir as suas expensas, no período do contrato, em Brasília-DF onde serão desenvolvidos os trabalhos objeto da contratação.


EDITAL
ANEXOS I e II


EDITAL
ANEXOS I e II



26 de março de 2015

ICMBIO - consultor

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - PNUD
 
EDITAL No1/2015
 
Candidatos para prestarem consultorias, com disponibilidade de tempo integral, inclusive viagens. Os interessados deverão enviar Curriculum Vitae, indicando no envelope o NÚMERO DO EDITAL E O CÓDIGO DO CARGO pretendido até o dia 06/04/2015, para o seguinte endereço:
 
PROJETO PNUD BRA/08/023 - PROJETOS ESPECIAIS INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA
BIODIVERSIDADE - ICMBIO CAIXA POSTAL Nº 7993 70673-970 - BRASÍLIA - DF
 
O perfil profissional desejado estará disponível para consulta no Site: www.icmbio.gov.br Link: serviços/Editais diversos
OBS: Ressalta-se que: Nos termos do Artigo 7º, do Decreto 5.151 de 22/07/04 "É Vedada a contratação, a qualquer título, de Servidores Ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como de empregados de suas subsidiárias e controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional".
 
GUSTAVO COSTA RODRIGUES
Diretor Nacional
 
FONTE: IN.GOV.BR

Fundo do Meio Ambiente realiza pesquisa para futuros projetos

Fundo do Meio Ambiente realiza pesquisa para futuros projetos

Divulgação/MMA

Novas linhas de fomento devem ser incorporadas no biênio 2015-2016

texto de Letícia Verdi - Editor: Marco Moreira

O Fundo Nacional do Meio Ambiente está com uma pesquisa online, disponível na página web do Ministério do Meio Ambiente (MMA), para ouvir a população sobre novos temas, eficácia das formas de financiamento e execução dos projetos financiados. Criado há 25 anos, o Fundo é um dos mais antigos mecanismos de apoio à Política Nacional do Meio Ambiente do Brasil.

Com a pesquisa de opinião sobre apoio a projetos, o MMA pretende receber sugestões acerca de novas linhas de fomento a serem incorporadas no biênio 2015-2016. Na pesquisa, pretende-se identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas instituições públicas e privadas nas fases de apresentação dos projetos e de sua execução.

As respostas obtidas auxiliarão no aperfeiçoamento dos mecanismos de seleção de propostas e nas estratégias de capacitação a serem adotadas pelos que desejam demandar recursos do FNMA.

O FNMA opera hoje por meio de duas modalidades de apoio financeiro: o apoio a pequenos projetos, que atendem demandas locais com valor de repasse de até R$ 300 mil; e o apoio aos projetos estruturantes, de escala regional, com repasses acima de R$ 300 mil.

Acesse aqui a pesquisa e dê a sua colaboração.

FONTE: http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=795

FUNBIO - contratação de consultoria

Funbio reinicia processo de contratação de Consultoria PJ para desenvolver uma Avaliação Ecológica Rápida – AER.

O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), maior iniciativa de proteção de florestas tropicais do mundo, tem como objetivo a expansão e fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) na Amazônia, a partir da proteção de 60 milhões de hectares na Amazônia – 12% da região, assegurando recursos financeiros para a gestão destas áreas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável regional.

Criado em 2002, é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e financiado com recursos do Global Environment Facility (GEF)/Banco Mundial, do governo da Alemanha/KfW, do Fundo Amazônia/ BNDES, WWF-Brasil e setor empresarial (Natura e O Boticário), além de contrapartida do Governo Federal e governos estaduais, que totalizarão 395 milhões de dólares.

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) é a instituição responsável pelo gerenciamento dos recursos financeiros, pelas atividades de aquisições e contratações para as unidades de conservação (UCs) e pela gestão de ativos do Fundo de Áreas Protegidas (FAP), um fundo fiduciário que irá garantir a continuidade das ações em longo prazo.

As empresas/instituições interessadas deverão manifestar-se até o dia 02 de abril de 2015, demonstrando que são qualificadas para desempenhar os serviços descritos no Termo de Referência (TdR), apresentando comprovação de capacidade técnica adquirida a partir da realização de trabalhos que se enquadrem no perfil descrito para a realização da avaliação em questão.

Os documentos deverão ser enviados por e-mail para jose.mauro@funbio.org.br, identificados como “Manifestação de interesse Consultoria PJ_ RESEX Chico Mendes_ AER_e indicando o NOME da sua Instituição”.

Somente serão selecionados para participação no processo, as empresas e instituições que cumprirem com os requisitos solicitados.

O processo será conduzido em acordo ao Manual para Contratações e Aquisições do Funbio, disponível no site do Funbio. Os recursos para pagamento dos serviços advêm do contrato assinado entre o KFW e o Funbio para a implementação do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) fase II.

Para ter acesso ao Termo de Referência (TdR), clique aqui.

O Funbio entrará em contato, solicitando as propostas, somente com as empresas cujas manifestações de interesse em realizar o serviço forem selecionadas

25 de março de 2015

67ª reunião anual da SBPC





“Luz, Ciência e Ação”. É este o tema central definido para a 67ª. Reunião Anual que acontecerá entre os dias 12 e 18 de julho de 2015 no campus da Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos, SP. O tema escolhido é alusivo ao Ano Internacional da Luz, que em 2015 será celebrado em diversos países, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.

A 67ª. Reunião Anual da SBPC será aberta no dia 12 de julho, domingo e se estenderá até o sábado, dia 18, quando será realizado pela segunda vez o Dia da Família na Ciência.

Confira mais informações em www.sbpcnet.org.br/saocarlos/home.

Fundo Socioambiental CASA

Fundo Socioambiental CASA lança novo edital


O Fundo Socioambiental CASA lança o primeiro Edital — Fortalecimento de comunidades na busca pela sustentabilidade — no valor de R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), fruto da parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA.  Este Edital visa promover o fortalecimento das organizações e movimentos de base (núcleos urbanos e rurais) do Brasil por meio do apoio a projetos comunitários de até R$ 30.000,00 cada, pelo período de 01 ano, em todo o território brasileiro. 
Essa parceria surgiu do interesse comum de ambas instituições de assegurar aos pequenos grupos de base por todo o território nacional o acesso a recursos financeiros para executar seus próprios projetos de melhoria de sua condição de vida junto à proteção e/ou recuperação dos lugares onde vivem.

TEXTO DO SITE http://www.rets.org.br/?q=node/2722

Desafio Ambiental Reed Elsevier

Meio Ambiente: Abertas as inscrições para a edição 2015 do Desafio Ambiental Reed Elsevier


Estão abertas as inscrições para a versão 2015 do Desafio Ambiental Reed Elsevier, uma iniciativa que identifica e reconhece ações que atuem pelo acesso sustentável à água em lugares onde ela está em risco, ou que proponham melhorias sanitárias. O prêmio para o melhor projeto é de 50 mil dólares, em torno de 140 mil reais, e para o segundo lugar 25 mil dólares, 70 mil reais.
Serão apoiados projetos, conforme checado pela ABCR, que sejam replicáveis e escaláveis; sejam aplicados de forma prática; abordem acesso não-discriminatório; envolva e impacte uma ampla gama de atores; e tenha o engajamento da comunidade local.
O edital é aberto a organizações da sociedade civil brasileiras e projetos devem ser escritos em inglês e enviados até a meia noite do dia 14 de abril, no horário de Londres (recomendamos enviar até o último dia de março, em razão do fuso horário). Mais informações aqui.

TEXTO DO SITE DA ABCR

Concurso Volkswagen na Comunidade 2015


Concurso Volkswagen na Comunidade abre inscrições para receber projetos de organizações


Estão abertas as inscrições para a oitava edição do concurso Volkswagen na Comunidade, uma iniciativa da Fundação Volkswagen que premiará, com 40 mil reais e um curso de gestão de projetos sociais, nove organizações da sociedade civil.

Serão apoiados projetos de organizações apadrinhadas por funcionários da empresa, e cuja atuação esteja no entorno das unidades da Volkswagen Brasil. Neste ano, instituições que quiserem apresentar sua proposta para serem apadrinhadas, poderão fazê-lo enviando um e-mail para a Fundação, conforme a ABCR observou na página da iniciativa.

O prazo para inscrição de projetos, online, é o dia 10 de abril, e mais informações podem ser encontradas aqui.

TEXTO DO SITE DA ABCR

Programa Itaú Ecomudança 2015

Publicada versão 2015 do edital do Programa Itaú Ecomudança


Estão abertas as inscrições para a edição 2015 do edital do Programa Itaú Ecomudança, que apoia projetos relacionados à eficiência energética, energia renovável, florestas, manejo de resíduos, mobilidade e agricultura sustentável. O Programa faz tanto doações como financiamento (a juros zeros) a organizações da sociedade civil, e o valor total máximo é de 100 mil reais por projeto.
O Programa Itaú Ecomudança, conforme verificado pela ABCR, é financiando com recursos (30%) da taxa de administração dos Fundos Ecomudança, do próprio Banco Itaú.
As inscrições estão abertas até dia 20 de abril e deverão ser enviadas por e-mail. Para mais informações e acesso ao edital completo, clique aqui.

TEXTO DO SITE CAPATAÇÃO.ORG

Prêmio Itaú-Unicef 2015

Inscrições abertas para o Prêmio Itaú-Unicef 2015


Estão abertas as inscrições para a décima primeira edição do Prêmio Itaú-Unicef, que tem como tema este ano a Educação Integral: Aprendizagem que Transforma, e busca mobilizar a sociedade para a importância da participação social na oferta de educação integral. Organizações da sociedade civil e escolas públicas serão premiadas em todo o país, e o prêmio varia de 25 mil a 500 mil reais, a depender da posição dos escolhidos.
O processo de seleção dos projetos desenvolvidos pela organizações terá seis etapas, conforme verificado pela ABCR no edital do Prêmio. E as organizações que se inscreverem serão divididas regionalmente e em quatro grupos, dependendo do seu porte financeiro. Até 160 projetos serão selecionados para a semifinal, e 32 para a final. O resultado e a premiação serão promovidos em novembro deste ano.
A inscrição deve ser feita online e o prazo é dia 04 de maio. Informações completas aqui.

TEXTO DO SITE http://captacao.org/recursos/editais-abertos/1576-inscricoes-abertas-para-o-premio-itau-unicef-2015

Congresso Brasileiro de Agroecologia / Belém - PA

Envio de trabalhos acadêmios para o IX Congresso Brasileiro de Agroecologia


Divulgado por Raquel Pinheiro (quelita2007@yahoo.com.br)

ImageIX Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que tem como tema Diversidade e Soberania na Construção do Bem-Viver, está com inscrições abertas para submissão de trabalhos acad~emicos. O encontro será realizado no município de Belém - PA, no período de 28 de setembro a 01 de outubro de 2015.
Os interessados podem submeter o envio de 02 de março a 13 de abril de 2015.
Contatos e sugestões podem ser enviados para o e-mail: ctcixcba@gmail.com
Maiores Informações através do edital: http://va.mu/A8kgH

Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=8629&Itemid=62

Revista Agricultura e Zonas Úmidas: parceiros no desenvolvimento

Revista Agricultura e Zonas Úmidas: parceiros no desenvolvimento

A Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, mais conhecida como Convenção de Ramsar, é um tratado intergovernamental que estabelece marcos para ações nacionais e para a cooperação entre países com o objetivo de promover a conservação e o uso racional das áreas úmidas no mundo.

Essas ações estão fundamentadas no reconhecimento, pelos países signatários da Convenção, da importância ecológica e do valor social, econômico, cultural, científico e recreativo de tais áreas.

Monitoramento in situ da biodiversidade

Monitoramento in situ da biodiversidade

Monitoramento in situ da biodiversidade
Uma proposta para a composição de um Sistema Brasileiro de Monitoramento da Biodiversidade
2013.61p. Autores: Raul Costa Pereira, Fabio de Oliveira Roque, Pedro de Araujo Lima Constantino, José Sabino e Marcio Uehara-Prado.
Esta publicação tem a audaciosa ambição de entender o monitoramento da biodiversidade como parte integrante do protótipo de uma nova ferramenta para o ordenamento e o acesso à informação altamente qualificada sobre as unidades de conservação e a biodiversidade.

GUIAS

Guia Mata Atlântica Sul

Guia de Identificação de Tribos de Borboletas Frugívoras - Mata Atlântica SUL
Guia Mata Atlântica Norte

Guia de Identificação de Tribos de Borboletas Frugívoras - Mata Atlântica Norte
Guia Cerrado

Guia de Identificação de Tribos de Borboletas Frugívoras - Cerrado
Guia Amazônia

Guia de Identificação de Tribos de Borboletas Frugívoras - Amazônia

MP e Município de Feira de Santana firmam acordo para implantar política de resíduos sólidos


A Prefeitura de Feira de Santana firmou ontem, dia 11, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Karinny Guedes, no qual assume o compromisso de elaborar e implantar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, além de outras ações impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, com o objetivo de viabilizar a destinação e disposição final ambientalmente adequadas dos resíduos.

Conforme o acordo, assinado pelo prefeito Ronaldo de Carvalho, o Município se compromete a apresentar ao MP o Plano dentro de 18 meses e, em 180 dias, iniciar a implementação da coleta seletiva do lixo, realizando o reaproveitamento e a reciclagem dos dejetos. O Termo ainda prevê cláusulas que contemplam o cadastramento de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, campanha permanente de educação ambiental junto à população e a previsão de dotação orçamentária para 2016 de recursos financeiros destinados à execução das ações contidas no Plano. O descumprimento de qualquer dos compromissos resulta em multa diária de R$ 1 mil.

COLETA

Além da proposição do Termo, a promotora também oficiou a Prefeitura para que sejam corrigidos os problemas na coleta do lixo registrados nas últimas semanas, com adoção das medidas administrativas cabíveis. A empresa Sustentare Serviços Ambientais S.A. também foi oficiada para explicar por que razões interrompeu a coleta em alguns pontos da cidade.

Segundo Karinny Guedes, os problemas na coleta do lixo não têm relação direta com a suspensão das atividades do aterro sanitário, cuja gestão é realizada pela Sustentare, determinada pela Justiça. Caso a interrupção da coleta prossiga ou haja novos registros de problemas na prestação do serviço, a promotora orienta ao cidadão que procure o MP e informe sobre a irregularidade, para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

 TEXTO DO SITE DO MPE BAHIA
Cecom/MP – Telefones: (71) 3103-0446/ 0449/ 0448/ 0499/ 6502

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Território Litoral Sul irá contratar novos trabalhadores por meio de um Processo Seletivo

CDS do Território Litoral Sul abre seleção com vagas para Técnico de Nível Superior

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Território Litoral Sul irá contratar novos trabalhadores por meio de um Processo Seletivo divulgado recentemente.

As quatro vagas anunciadas são para o cargo de Técnico de Nível Superior, para a área Ambiental. Neste caso, os aprovados devem apresentar graduação em uma das seguintes áreas: Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental, e/ ou Curso Superior com Experiência na Área de Licenciamento Ambiental.

Para o desempenho de atividades como emissão de laudos e pareceres técnicos, autorizações, aprovações, e demais atos previstos na legislação ambiental pertinente, dentre outras ações, os aprovados receberão salário de R$ 3.500,00. Vale lembrar que as jornadas de trabalho são de 40 horas por semana.

Se você deseja concorrer, inscreva-se de forma gratuita, de 23 a 27 de março de 2015, na sede administrativa do CDS, que fica na Rua Almirante Tamandaré, nº 405, Centro, Itabuna - BA.

A seleção dos inscritos ocorre por meio de duas etapas, compostas por Análise de Curriculum, que compreende a verificação das informações descritas nos documentos entregues pelo candidato no ato da inscrição; e Entrevista, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

O resultado final é válido por dois anos. Para mais informações, acesse o edital disponível no site da pci concursos.

http://site.pciconcursos.com.br/arquivo/1310417.pdf

TEXTO DA  Jornalista: Ynaiê Botelho
FONTE: PCI CONCURSOS

Convite Seminário Água e Cidadania_SEMA_BA





--

24 de março de 2015

Rutgers seleciona professores brasileiros para cursos nos Estados Unidos

Rutgers seleciona professores brasileiros para cursos nos Estados Unidos

23 de março de 2015

Texto da Agência FAPESP – 
A Cátedra Fulbright em Saúde Global na Rutgers University, a Universidade Estadual de Nova Jersey, nos Estados Unidos, seleciona pesquisadores e professores brasileiros com experiência comprovada na área da saúde para realização de cursos na instituição com despesas pagas e outros benefícios.
Os candidatos deverão apresentar proposta para ministrar um curso de três horas semanais para graduação avançada ou pós-graduação em uma das áreas aprovadas como parte do plano estratégico de cinco anos das áreas de Ciências da Saúde e Biomédicas da Rutgers: câncer, infecção e inflamação, meio ambiente e saúde ocupacional e neurociências.
Os benefícios concedidos pelo programa aos selecionados incluem US$ 22 mil para passagens aéreas e custos de manutenção, seguro-saúde básico e moradia de acordo com as condições oferecidas a professores visitantes em Rutgers, no valor máximo de até US$ 1,2 mil por mês, e acesso às instalações e serviços da universidade, como escritório, internet e bibliotecas, entre outros.
Podem se candidatar brasileiros com doutorado concluído até 31 de dezembro de 2005 que não possuam nacionalidade norte-americana e que tenham desenvolvido trabalhos com ênfase nas áreas do plano estratégico.
Os candidatos devem possuir pelo menos 10 anos de experiência profissional qualificada e fluência em inglês. É preciso residir no Brasil no momento da seleção e não receber bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras para o mesmo objetivo.
Os benefícios serão concedidos no âmbito do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América, que tem o objetivo de ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e as de outros países.
No Brasil, o programa iniciou em 1957 e já beneficiou cerca de 3.500 mil brasileiros. No mundo, já foram concedidas mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.
As inscrições devem ser feitas on-line, até 31 de março. A divulgação do resultado da seleção ocorrerá em abril e as atividades na Rutgers serão iniciadas em setembro.
Mais informações e inscrições em www.fulbright.org.br/content/view/319/190.

Seguidores