29 de janeiro de 2011

MMA lança roteiro para criação de unidades de conservação municipais*

Considerando a importância da gestão ambiental local na conservação da
biodiversidade e no desenvolvimento sustentável, a Secretaria de
Biodiversidade e Florestas do MMA, por meio do Departamento de Áreas
Protegidas (DAP), elaborou o/ "Roteiro para Criação de Unidades de
Conservação Municipais"/ .

Com linguagem acessível, o roteiro foi concebido para facilitar o
entendimento sobre o tema para os gestores ambientais municipais e
demais interessados, com informações sobre as etapas para a criação de
uma unidade de conservação, como, por exemplo: abertura do processo,
avaliação da demanda de criação, realização de estudos técnicos,
definição de categoria de manejo, procedimentos anterior e posterior à
consulta pública e procedimentos jurídicos. Há também dicas sobre a
melhor maneira de resolver obstáculos comuns ao processo, além de
detalhes de como proceder à elaboração do mapa e memorial descritivo da
unidade ou o passo a passo para elaboração do ato de criação de uma
unidade de conservação.

Ciente do papel dos gestores locais na gestão ambiental, o DAP busca por
meio dessa publicação incentivar a criação de unidades de conservação
municipais, lembrando que sua criação e implementação podem contribuir
para evitar ou mitigar a ocorrência de acidentes naturais ocasionados
por enchentes e desabamentos; permitir o incremento de atividades
relacionadas ao turismo ecológico; proporcionar geração de emprego e
renda; e possibilitar a manutenção da qualidade do ar, do solo e dos
recursos hídricos.

O roteiro já pode ser obtido nos seguintes endereço:
http://www.mma. gov.br/sitio/ index.php? ido=publicacao. publicacoesPorSe cretaria& idEstrutura= 146
ou
http://www.mma. gov.br/estrutura s/240/_publicaca o/240_publicacao 21012011045520. pdf

Atenciosamente,
Equipe do CNUC

--
____________ _________ _________ _________ _________ ___
Cadastro Nacional de Unidades de Conservação - CNUC
Departamento de Áreas Protegidas - DAP
Secretaria de Biodiversidade e Florestas - SBF
Ministério do Meio Ambiente - MMA
Telefone: (61)2028-2064 - Fax: (61)2028-2063
E-mail:cadastro@mma. gov.br
Site:http://www.mma. gov.br/cadastro_ uc

27 de janeiro de 2011

Simpósio "Problemas Ambientais do Estado da Bahia e as Contribuições da Pesquisa Ecológica

Repassando...
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O Projeto “Integrando Níveis de Organização em Modelos Ecológicos Preditivos: Aportes da Epistemologia, Modelagem e Investigação Empírica”, aprovado no Programa de Apoio a Núcleos de Excelência PRONEX/FAPESB/CNPq, e coordenado pelo Prof. Charbel El-Hani (IB-UFBA) promove, no dia 7 de Fevereiro de 2011, o Simpósio "Problemas Ambientais do Estado da Bahia e as Contribuições da Pesquisa Ecológica". O Simpósio reunirá pesquisadores e técnicos ambientais para debater os seguintes temas:

Restauração Ecológica e Reintrodução de Fauna
Plano Estadual de Combate à Desertificação
Problemas Ambientais da Baía de Todos os Santos
Conservação de Populações de Espécies Ameaçadas

O evento ocorrerá no Auditório do PAF III, Campus de Ondina, UFBA, no dia 7 de Fevereiro de 2011 nos turnos matutino e vespertino. A abertura do evento ocorrerá às 8 horas da manhã.

O simpósio é gratuito, mas necessita de inscrição, que deve ser feita através do email iv.simposio.pronex@gmail.com, informando o nome do simpósio em que está se inscrevendo

--
Marcelo "Tuk" Leite
CAHis Luiza Mahin - Gestão Atitude & Resistência - Enquanto Houver LUTA, Haverá HISTÓRIA! 2010-2011
DCE-UFBA - Gestão Primavera nos Dentes 2010 - 2011
(71)8749-8356

Curso de Extensão: Tratamento de efluentes Industriais

Será realizado por meio da rede TECLIM (UFBA) Curso de Extensão (gratuito), carga horária de 16 horas, sobre o tema: Tratamento de Efluentes Industriais, entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2011, das 8h00 às 12h00.

  • Tratamento de Efluentes Industriais
  • Emissão de parecer técnico sobre a adequação de ETDIs

Quem tiver interesse, gentileza entrar em contato com a secretária do TECLIM, Adiaci Santos, através do e-mail: steclim@ufba.br até o dia 28/01/2011

26 de janeiro de 2011

Baía de Todos-os-Santos deixará de receber efluentes industriais


Os efluentes industriais gerados por empresas do Polo Industrial de Camaçari, antes despejados na Baía de Todos-os-Santos, passam a ter um novo destino com a assinatura do Memorando de Entendimento para a construção de novo emissário de efluentes.

O acordo entre o Governo do Estado, a Cetrel e empresas do Polo, Dow Química, Petrobras e Proquigel foi firmado nesta segunda-feira (24), na sede Governadoria, no Centro Administrativo, em Salvador.Quando estiver pronto, em 1 ano e meio, o novo equipamento vai transportar três mil metros cúbicos de efluentes para a estação de tratamento da Cetrel (Central de Tratamento de Efluentes Liquidos), em Camaçari.

Efluente Zero

De acordo com o presidente da Cetrel, Ney Silva, os efluentes industriais serão previamente tratados e conduzidos para disposição oceânica. A ação faz parte do projeto ‘Efluente Zero’e serão investidos cerca de R$ 200 milhões na obra, que tem como principal objetivo a preservação da maior baía da costa brasileira.

Ele acredita que a iniciativa vá contribuir com o desenvolvimento sustentável das atividades industriais na região. A Cetrel será responsável pela prestação de serviços de coleta, transporte por dutovia, tratamento e disposição final dos dejetos gerados pelas empresas.

Com suspensão do lançamento de efluentes na Baía de Todos-os-Santos, os moradores e comunidades próximas à baía também serão beneficiados.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o governo estadual está preocupado com a preservação da Baía de Todos-os-Santos, que faz parte de Área de Proteção Ambiental (APA) e abrange 13 municípios, incluindo Salvador.

“A conservação da Baía de Todos-os-Santos contribui com a melhoria da qualidade ambiental. Com isso, também beneficia o lazer nas praias e as atividades pesqueiras. De forma equilibrada, vamos garantir o uso da baía para o desenvolvimento das atividades econômicas”, disse.

Copa Verde

Com a construção do emissário de efluentes, a Bahia cumpre mais uma das exigências da Fifa para a Copa 2014, que é a preservação ambiental. O secretário extraordinário para Assuntos da Copa, Ney Campello, afirma que além do Efluente Zero, o governo está investindo em outros projetos de sustentabilidade ambiental, como o de monitoramento do ar por meio de estações de tratamento.

Fonte: Agecom

OPORTUNIDADE

Colegas, recebi o seguinte e-mail e estou repassando.

Precisa-se de professor para a disciplina Anatomia Humana para os cursos de
Fisioterapia e Nutrição da FTC Feira de Santana-BA. A exigência é título de
mestre, independente da área.

Enviar currículo para Ana Lúcia Nascimento (alnascimento. fsa@ftc.br), que é
coordenadora do curso de Fisioterapia.

Agenda de Oficinas


Oficina de Poda: Rejuvenescendo o sistema

A oficina de abordagem prática e teórica envolvendo questões sobre a importância da realização do manejo adequado, utilizando-se a poda como estratégia de rejuvenescimento do sistema. Aborda também os diferentes tipos de poda, a melhor época e as ferramentas necessárias.

Facilitador
• Alajaque de Jesus Souza - Policultor e Bioconstrutor

Principais temas abordados
• Aprendendo a lidar com ferramentas adequadas
• Importância e benefícios da poda e suas técnicas
• Planejamento e disposição do material originado

Data: 19 de março de 2011
Local: Espaço Mangará



Oficina de Compostagem


“Solo vivo é a base de toda a vida em nosso planeta. Dele dependem: a água, o clima local, as plantas e sua saúde, os animais, a alimentação e a saúde humana. Portanto a saúde do solo é fundamental para todos” (Primavesi, 2002).

Dentro dessa perspectiva a oficina trata de temas relacionados a algumas técnicas de compostagem e de biofertilizantes explorando as estratégias de fertilidade de solos com intuito de criar condições favoráveis a propagação da vida em diversas escalas.

Facilitador: Pedro Henrique Cardoso, Biólogo e técnico do IPB

Principais temas abordados
- A vida no solo
- Fisiologia do processo de compostagem
- Técnicas de compostagem em diversas escalas

Prática
- Montagem da pilha de compostagem

Data: 23 de julho de 2011
Local: Espaço Mangará



Oficina Sistema Agroflorestal


“Quanto mais se aproxima da natureza menos se trabalha” (Marsha Hanzi).


"Adotar e amar um pedaço da Mãe Terra é muito mais do que simplesmente criar sistemas para manter vivo o nosso corpo físico, é o resgate profundo da relação do homem com a Natureza, da substituição do tempo de relógio, nossa escravidão, por ritmos!" (Marsha Hanzi, 2003 – O sítio abundante).

Facilitadora: Catarina S. Camargo – Engenheira Florestal, técnica do IPB

Principais temas abordados
- Sucessão natural e processos ecológicos
- Preenchimento horizontal e vertical
- Principais espécies utilizadas
- Implantação de agrofloresta
- Manejo: capina seletiva; raleamento; cobertura do solo

Local: Espaço Mangará
Data: 30 de abril de 2011



Oficina de Minhocultura

As minhocas são agentes naturais de compostagem, reciclando resíduos orgânicos sem adição de nenhum componente sintético, com excelentes resultados para a fertilização do solo melhorando todos os seus aspectos físicos, químicos e biológicos.

Facilitadores
Cari - Minhocultura
Pedro Henrique Cardoso - Biólogo e técnico do IPB

Principais temas abordados
- Biologia da Minhoca
- Características das Principais Espécies
- Técnicas de criação da ambientes urbanos e rurais

Prática
- Montagem e Manejo do Minhocário

Data: 11 de junho de 2011
Local: Casa de Cari, Av: Pinto de Aguiar, Patamares


FONTE: http://permaculturabahia.blogspot.com/2010/12/agenda-de-oficinas.html



Curso Permacultura na Chapada da Diamantina - PDC Rio de Contas!




Inscrições
Para se inscrever clique AQUI!
O Carrossel Itinerante é um ciclo de palestras que acontece uma vez por mês no auditório do Ciranda Café Cultura & Artes, Rua Fonte do Boi, nº131, 1º andar. O evento é gratuito e livre para todas as idades.

Tema: Permacultura - planejamento para a sustentabilidade
Data: 08 de fevereiro de 2011

Na década de 70 o conceito de permacultura surgiu como uma opção para os problemas enfrentados pela chamada “agricultura convencional”. De lá para cá evoluiu em suas estratégias e, por meio do seu princípio, Cuidar da Terra, desenvolve estratégias e técnicas adequadas ao local, urbano ou rural, cujo elemento fundamental para o sucesso destas iniciativas é o planejamento.

Palestrante: Gilberto Campos, Engenheiro Civil e Presidente do IPB.


Tema: A contribuição da Sistematização de Experiências para o desenvolvimento do campo Agroecológico.
Data: 05 de abril de 2011

Durante mais de uma década o IPB desenvolveu o projeto Policultura no Semiárido em três municípios baianos. Ganhador de vários prêmios, certificado como tecnologia social e apontado pela ONU como uma prática vitoriosa no combate à fome e à pobreza no Brasil, o projeto gerou inúmeros processos de aprendizagem. Mediante esforço de reconstrução da experiência por meio da sistematização e da análise crítica, foi possível identificar significativas lições, que serão compartilhadas durante o carrossel.

Palestrante: Cinara Del'arco Sanches, Engenheira Agrônoma, Coordenadora do Projeto Policultura no Semiárido
Tema: Conhecendo as Águas Subterrâneas
Data: 03 de maio de 2011

Águas subterrâneas - todos usam, mas não a conhecem
A maior parte da água subterrânea, dentro de algumas centenas de metros abaixo da superfície, está em movimento. Diferente do fluxo dos rios que são medidos em km/h, a água subterrânea se move tão lentamente que as velocidades são expressas em centímetros por dia ou metros por ano. A razão para esse contraste é facilmente explicado. Enquanto que as correntes fluem através de canais abertos, a água subterrânea se move através de pequenas passagens, freqüentemente ao longo de caminhos tortuosos. Por isso, o fluxo da água subterrânea depende, em grande parte, da natureza da rocha ou do sedimento, através do qual ela se move, ela flui para a superfície de rios ou lagos, ou para os oceanos.

Palestrante: Zoltan Romero - Geólogo, Especialista em Recursos Hídricos e Mestrando em Qualidade de Águas Subterrâneas

UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA EDITAL No - 1, DE 25 DE JANEIRO DE 2011

SELEÇÃO DE CONSULTOR NA MODALIDADE PRODUTO

PROJETO 914BRZ4013

Publicação de 01 perfil(is) para contratação de profissional(is) na(s)
área(s) Graduação em qualquer área, cuja(s) vaga(s) está(ão) dis-
ponível (is) na página da UNESCO, www.brasilia.unesco.org/vagas-
projetos

Os interessados deverão enviar o CV do dia 26/01/2011 até
o dia 1º/02/2011 no prodoc914brz4013.sai@cultura.gov.b.

Em atenção às disposições do decreto nº 5.151, de
22/07/2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores
ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Fe-
deral ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas
subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de cooperação
técnica internacional.

SILVANA LUMACHI MEIRELES
Coordenadora do Projeto 914BRZ4013

fonte: www.in.gov.br

25 de janeiro de 2011

Doutoranda em Botânica conquista o prêmio Bicho do Mato


A estudante Aline Goes Coelho, doutoranda em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi contemplada com o Prêmio Bicho do Mato 2010 concedido pela empresa Plantações Michelin da Bahia Ltda. A premiação é fruto do projeto de doutorado “A comunidade de plantas utilizada por beija-flores no sub-bosque de um fragmento de Mata Atlântica no Sudeste da Bahia, Brasil”, desenvolvido em reserva ecológica no município de Igrapiúna, no Sul do Estado.

A estudante pretende fazer tal identificação a partir de observações diretas. Conforme explicou, é realizada a análise de carga polínica transportada por beija-flores. O projeto, iniciado em 2009, tem previsão de término para 2012. Em 2011 a estudante vai desenvolver parte da tese de doutorado na Espanha.

Aline Coelho é orientada pelos professores doutores Caio Graco Machado, que atua no Laboratório de Ornitologia da Uefs, e Francisco de Assis Ribeiro dos Santos, que trabalha no Laboratório de Micromorfologia Vegetal.

UEFS Editora fará seleção para publicação de livros


A UEFS Editora publicou edital de seleção para publicação de originais de livros técnicos-científicos e culturais. Podem se inscrever docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual de Feira de Santana com vínculo efetivo.

A inscrição deve ser realizada no período de 2 de fevereiro a 18 de março na Secretaria da UEFS Editora, localizada no prédio da Reitoria, ala A, térreo ou por correio. Os interessados devem acessar o edital da seleção. O documento está disponível na seção Editais do portal da Uefs e na secretaria da Editora.

ONG JOGUE LIMPO - VERÃO 2011.

Chegou o verão e mais uma vez estaremos mobilizando as pessoas no intuito de darmos um bom exemplo a nossa cidade!!! É nesse sentido que convidamos você a estar mais uma vez conosco na Caminhada de Limpeza do Projeto Passando o Rôdo nas Praias, que irá acontecer no dia 29.01.11 (sábado) na Praia de Itapuã.

A concentração para a saída será na praia da sereia as 8:30, para a distribuição do "Kit Limpeza".

Se você quiser ser monitor voluntário nessa caminhada, responda a esse e-mail e compareça ao local na hora marcada. Se ainda tiver, leve sua camiseta de monitor (não importa o ano) e participe conosco.

Para amigos e parentes que queiram ser voluntário, estes devem enviar um e-mail para joguelimpo_jl@yahoo.com.br, com nome e data de nascimento para garantir o seu "Kit Limpeza" até a hora da saída.

As inscrições também poderão ser feitas na hora, porém não garantimos o recebimento do "Kit Limpeza".

Vá com um calçado e roupa confortável e não esqueça o protetor solar.

Te esperamos lá!!!

Maiores informações no nosso site www.joguelimpo.org.br

Organização Sócio-Ambientalista Joguelimpo

Tel: 3374-7945 / 8865-5239

www.joguelimpo.org.br

EVENTOS EM OUTROS ESTADOS

Curso Teórico e Prático de Técnicas de Levantamento de Fauna

Carga Horária - 24 horas/aula

Data das aulas: 22,23 e 24 de Abril de 2011

Objetivo: Ao final do curso o aluno estará apto a realizar as principais técnicas de levantamento e análise de biodiversidade faunística.

Específicos:

Executar as técnicas de captura e identificação de anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Executar técnicas de quantificação de fauna.

Elaborar relatórios de dados de levantamentos faunísticos .

Complementar a carga horária prática dos cursos de graduação.

Metodologia:

Aulas teóricas e práticas a campo com execução das principais metodologias de estudo de campo aplicáveis a levantamentos de biodiversidade faunística.

Programa:

Monitoramentos e Manejo Faunísticos; - Legislação Ambiental; - Importância e aplicabilidade;- Noções de Etologia; - Utilização de Armadilhas Fotográficas em Levantamentos Faunísticos;-vestígios indiretos e diretos ;-Técnicas de play-back;-Manejo e contenção de aves;-condicionamento alimentar;- Focagem noturna e diurna;- confecção de moldes de pegadas e rastros (com gesso e cera de vela) ;-biologia, comportamento, manejo e sistemática de Chiroptera da mata atlântica.

Público-alvo
Estudantes e profissionais de biologia, veterinária, zootecnia e áreas afins.

Professores:

MARCOS FELIPE DA ROCHA PINTO. Médico Veterinário, Especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens, Consultor Ambiental em Manejo de Fauna (Associação Mico-leão-dourado).

ADARENE GUIMARÃES DA SILVA MOTTA. Bióloga, Especialista em Chiroptera (Morcegos) e Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens , FIOCRUZ/RJ

Equipe de apoio:

GUILHERME DOS SANTOS COSTA. Biólogo, Consultor Ambiental da Empresa ECP.

LEONARDO JOSÉ LOBO BRANTES. 5° período do curso de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Coordenação e Organização geral:

Carina Araújo da Rocha. Médica Veterinária, Consultora Ambiental e Especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens.


PARA MAIORES INFORMAÇÕES: www.consultefauna.com OU biel1araujodr@gmail.com

Curso de Entomologia Forense



19 de março
Rio de Janeiro - RJ


Local: Golden Park Hotel - Rua do Russel, 374 - Glória;

Horário: 9h às 19h;

Público Alvo: Estudantes e Profissionais das áreas de Farmácia e Bioquímica; Ciências Biológicas, Biomedicina, Biotecnologia e demais interessados;

Investimento:
Profissionais R$ 200,00
Estudantes (Graduação e Pós Graduação) R$ 100,00

Mais informações:
Tel (11)23071674

Curso de Biologia Marinha e Oceanografia

1º módulo: 18 a 20 de fevereiro;
Local: Angra dos Reis, RJ – Ilha Grande – Abraão, Lagoa Azul e arredores;

Carga horária: 25 horas;

Investimento: R$ 260,00
* Inclui:
- Traslado de ida e volta para o Abraão;
- 2 diárias de hospedagem em camping (barraca não incluída);
- 1 saída de barco durante todo o dia 19/02;
- Aulas;
- Trilha e vivência de Educação Ambiental no dia 20/02;
- Certificado;
- CD-Rom com material didático;
- Brinde Mimos Marinhos.


2º módulo: 19 a 20 de março;

Local: Angra dos Reis, RJ – Ilha Grande – Araçatiba
Principais áreas de estudo: Araçatibinha e Lagoa Verde;

Carga horária: 25h;

Investimento: R$ 290,00
* Inlcui:
- Hospedagem em camping (barraca não incluída, mas pode ser alugada, com colchonete, por R$ 30,00);
- 1 café da manhã self-service;
- Barco exclusivo Angra dos Reis X Araçatiba X Angra dos Reis;
- Aulas;
- 2 almoços (culinária caseira, à base de horta orgânica);
- Certificado;
- CD-Rom com material didático;
- Brinde Mimos Marinhos.


Informações: naturaulas@gmail.com


Curso de Biologia Marinha Aplicada


20 a 22 de maio de 2011
Tibau do Sul - RN


Local: Praia da Pipa;

Carga horária: 30h;

Público-alvo: Estudantes de biologia, ecologia, gestão ambiental, veterinária, educação ambiental, geografia, turismo, oceanografia e áreas afins; mergulhadores; ambientalistas; interessados em aprender sobre o tema;

Investimento: R$ 400,00
Ex-alunos têm R$ 30,00 de desconto!
* Inclui:
  • 2 diárias de hospedagem
  • Carteira de associado para albergues da juventude (válida por 1 ano)
  • 2 cafés da manhã
  • 1 saída de barco
  • Aulas
  • Certificado
  • CD-Rom com material didático
  • Brinde Mimos Marinhos
Informações: naturaulas@gmail.com


Curso Básico de Fauna Marinha


25 a 27 de fevereiro de 2011
Arraial do Cabo - RJ


Carga horária: 28h;

Investimento: R$ 270,00 (2 x de R$ 135,00 até 18/01/2011)
Para ex-alunos: R$ 240,00;
*Itens incluídos:
- 2 diárias de hospedagem;
- 2 cafés da manhã;
- ingresso do Museu;
- Aulas;
- Certificado;
- CD-Rom com material didático;
- Brinde Mimos Marinhos.

Vagas limitadas!

Informações: naturaulas@gmail.com

Curso de especialização em Biologia Aquática e Sustentabilidade Ambiental


Público-alvo: O público alvo consiste em graduados de cursos das seguintes grandes áreas e áreas, relacionadas de acordo com o nível de afinidade com o presente curso:
- Ciências Biológicas, todas as áreas.
- Ciências Exatas e da Terra, oceanografia e geologia.
- Ciências Agrárias, todas as áreas.
- Engenharias, Ambiental, Sanitária e de Produção.
- Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Economia, Planejamento Urbano/Regional e Turismo;

Duração: 500 horas - 17 meses;

Próxima Turma: 12 de março de 201;

Campus e Turno:Campus Tijuca - Integral;

Investimento: R$ 420,00;

Realização: Universidade Veiga de Almeida (UVA) - RJ.





24 de janeiro de 2011

CONCURSO - UEFS

A Universidade Estadual de Feira de Santana, torna público que estarão abertas as inscrições do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto.

Das Inscrições:

  • As inscrições serão realizadas no período de 28 de dezembro de 2010 até às 12h00 do dia 26 de janeiro de 2011, apenas pela internet, através da homepage da UEFS (www.uefs.br), podendo o candidato postar a documentação por SEDEX ou entregá-la pessoalmente, ou através de procurador, na PROGRAD/UEFS.

Documentação postada por SEDEX: enviar toda a documentação exigida para a inscrição, via SEDEX, à PROGRAD/UEFS, Prédio da Administração Central, Avenida Transnordestina, s/nº, Novo Horizonte, CEP 44.036-900, Feira de Santana, Bahia/Brasil, no prazo máximo de 24h00 transcorridas imediatamente ao término das inscrições.

Documentação entregue pessoalmente na PROGRAD/UEFS: entregar pessoalmente ou pelo procurador toda a documentação exigida para a inscrição na PROGRAD/UEFS, Prédio da Administração Central, Avenida Transnordestina, s/nº, Novo Horizonte, Caixa Postal: 252 e 294, CEP 44.036-900, Feira de Santana, Bahia/Brasil, no horário das 8h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h30, até o último dia previsto para a inscrição - Telefones para mais informações: (75) 3224-8031.

O valor da Taxa de Inscrição para o Concurso é de R$ 100,00, a ser recolhido em qualquer agência do Banco do Brasil S/A, mediante guia obtida via internet.

Das Vagas:

  • Departamento DBIO: Biossistemática Vegetal (1), Ecologia de Ecossistemas e Paisagens (1), Genética da Conservação (1), Genética Vegetal (1), Zoologia/ Biodiversidade Molecular (1);
  • Departamento DCHF: Filosofia da Linguagem, Lógica e Filosofia Geral (1), Filosofia Geral (2), Geografia econômica (1), História da Filosofia e Filosofia Geral (1);
  • Departamento DCIS: Direito Civil (1), Laboratório Contábil (1), Sistemas de Informações Contábeis (1);
  • Departamento DEXA: Compiladores e Linguagens de Programação (1), Educação Matemática (1), Educação Matemática (1), Geoquímica Ambiental (1), Probabilidade e Estatística (2), Projeto de Software (1), Química Geral e Ensino de Química (1), Química Geral e Química Analítica (1), Química Geral e Química Orgânica (1), Teoria da Computação e Algoritmos (1);
  • Departamento DFIS: Física Experimental (1), Física Geral (1);
  • Departamento DLA: Regência Coral e Técnica Vocal (1), História Geral da Música (1), Teoria e Percepção Musical e Prática de Conjunto (1), Piano e Teclado (1), Desenho, Teoria e Conhecimento (1);
  • Departamento DSAU: Anestesiologia (1), Clínica Integrada com Enfoque em Endodontia (1), Clínica Médica (1), Controle de Qualidade de Medicamentos e Correlatos (1), Emergências Médicas (1), Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança e Adolescente II (1), Estágio em Farmácia (1), Pneumologia (1), Semiologia e Semiotécnica Aplicada à Enfermagem (1);
  • Departamento DTEC: Circuitos Elétricos e Eletrônicos (1), Operações Unitárias na Indústria de Alimentos (1), Recursos Hídricos (1), Redes de Computadores (1), Sinais e Sistemas Digitais e Analógicos (2), Sistemas Digitais (2), Tecnologia de Fermentações (1), Transportes (1).

Das Provas:

O Concurso Público para as classes de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, constará de provas de caráter classificatório e eliminatório, sendo Prova Escrita, Prova Didática e/ou Prática e Prova de Títulos.

O prazo de validade do Concurso será de, no máximo, 2 anos contados a partir da data de publicação dos resultados no DOE, respeitado o princípio de que a realização do Concurso e proclamação e homologação do seu resultado não traduz direito subjetivo ao ingresso na UEFS.


CONCURSO - UFBA

A Reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no uso de suas atribuições estatutárias, tendo em vista o disposto na Portaria Normativa Interministerial nº 22, de 30 de abril de 2007, publicada no DOU de 02 de maio de 2007, alterada pela Portaria Normativa Interministerial nº 8, de 26/08/2008, publicada no DOU de 27/08/2008, Resolve: Retificar o Anexo I, Anexo II e Anexo III do Edital 06/2010, publicado no DOU de 23 de dezembro de 2010, Seção 3, pág. 75 a 92.

O Período de inscrição das Áreas de Conhecimento que serão incluídas no edital de abertura serão realizadas 04 de janeiro de 2011 a 02 de fevereiro de 2011. O candidato deverá requerer a isenção do pagamento da inscrição no período de 04 de janeiro de 2011 a 07 de janeiro de 2011.

Deverão ser incluídos no Anexo I, as seguintes vagas:

  • Unidade: Instituto de Biologia: Departamento: Biologia Geral, Área de Conhecimento: Biologia Celular e Molecular, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Botânica, Área de Conhecimento: Ecologia, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Zoologia, Área de Conhecimento: Zoologia de Invertebrados Marinhos, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1.
  • Unidade: Instituto de Saúde Coletiva (ISC): Departamento: Saúde Coletiva I, Área de Conhecimento: Epidemiologia da Saúde Coletiva com Concentração em Epidemiologia Nutricional e Epidemiologia das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1.
  • Unidade: Faculdade de Farmácia: Departamento: do Medicamento, Área de Conhecimento: Química Farmacêutica, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: do Medicamento, Área de Conhecimento: Gestão e Planejamento de Saúde, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Do Medicamento, Área de Conhecimento: Farmacologia Integrada, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Do Medicamento, Área de Conhecimento: Assistência Farmacêutica: Farmacoeconomia, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: De Análises Clínicas e Toxicológicas e Análises Bromatológicas, Área de Conhecimento: Parasitologia Aplicada à Farmácia e Biossegurança em Laboratório, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1.
  • Unidade: Escola Politécnica: Departamento: Ciência e Tecnologia dos Materiais, Área de Conhecimento: Extração de Petróleo: Elevação, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Ciência e Tecnologia dos Materiais, Área de Conhecimento: Materiais de Construção, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Engenharia Elétrica, Área de Conhecimento: Eletrônica de Potência, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Engenharia Elétrica, Área de Conhecimento: Teoria de Controle, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Transportes, Área de Conhecimento: Topografia e Geodésia, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Construção e Estruturas, Área de Conhecimento: Sistemas Estruturais, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Engenharia Química, Área de Conhecimento: Fenômenos de Transporte, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1.
  • Unidade: Faculdade de Educação: Departamento: Departamento I, Área de Conhecimento: Psicologia da Educação, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Departamento I, Área de Conhecimento: Sociologia da Educação, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Departamento I, Área de Conhecimento: Filosofia da Educação, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Departamento II, Área de Conhecimento: Metodologia e Prática do Ensino de Química, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Departamento III, Área de Conhecimento: Teoria e Prática da Ginástica, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1. Departamento: Departamento III, Área de Conhecimento: Metodologia do Trabalho Científico em Educação Física, Esporte e Lazer, Regime de Trabalho: DE, Vagas: 1
Para mais informações quanto às alterações realizadas neste edital, acesse o portal eletrônico www.concursos.ufba.br.

Iº SEMINÁRIO ESPAÇOS COSTEIROS** - Dinâmicas e conflitos no litoral baiano *(3ª Circular), que acontecerá nos dias 02 a 05 de maio de 2011.

REPASSANDO.....


Para permitir uma maior participação, p*oderá haver um flexibilização do
prazo de envio de resumos de artigos e relatos de experiências das
comunidades das APAs* (Associações, ONGs, lideranças, membros dos
Conselhos), para *28 de janeiro de 2011*.

Qualquer dúvida, consultar

*Contato:*
*Email: costeirosi...@ufba.br; costei...@gmail.com
*
*Site do Grupo Costeiros
http://www.costeiros.ufba.br/index.html
*
Será uma boa oportunidade para apresentar os tantos conflitos com que
convivem os que moram, trabalham ou estudam as áreas litorâneas.

Atenciosamente,

Lourdinha

Maria de Lourdes Costa Souza

CONCURSO - UNEB

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), torna pública a realização do Concurso Público de provas e títulos destinado à seleção de candidatos para o cargo de Professor, na classe de Adjunto - Nível "A", em Regime de Dedicação Exclusiva (DE).

Serão oferecidas 38 vagas de Nível Superior e remuneração de até R$ 6.544,31.

  • As inscrições deverão ser realizadas no período de 19 de janeiro de 2011 a 14 de fevereiro de 2011, exclusivamente, via internet, através do endereço eletrônico www.uneb.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00 para cargos de nível Superior.

Após a inscrição, o candidato deverá acessar o portal eletrônico da UNEB e verificar se o seu nome consta na relação das inscrições deferidas, para o cargo, campus e cidade de realização da prova requerida.

O concurso constará das seguintes provas a serem realizadas nesta ordem:

a) Prova escrita de caráter eliminatório;

b) Aula pública de caráter eliminatório;

c) Apresentação de Memorial; e

d) Prova de Títulos.

  • As datas, horários e locais (Campus de Salvador ou em outros Campi do interior do Estado) de realização das provas serão divulgados no endereço eletrônico da UNEB. É de responsabilidade do candidato a obtenção, ciência e acompanhamento dessas informações.

O prazo de validade do Concurso será de dois anos, a contar a partir da data da sua homologação no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período.

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