077.foto10102014
De 13 a 19 de outubro, acontecerá a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, promovida pela Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo do evento é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia. Este ano, o tema central é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.
Como em todos os anos, a Fapesb apoiará alguns eventos durante a SNCT, que acontecerão em diferentes cidades do estado. Veja abaixo quais serão os eventos apoiados e onde visitá-los.
EXPOSIÇÃO: PLANTAS ÚTEIS DO PARQUE MUNICIPAL DE MUCUGÊ
Promover a preservação ambiental, sensibilizar a comunidade sobre a importância da biodiversidade do local e promover o turismo ecológico são alguns dos objetivos do Parque Nacional de Mucugê. Um dos exemplos de sucesso obtidos pelo parque foi a redução de impacto sobre as populações de sempre viva, uma espécie de planta ornamental lá cultivada, que vinha sendo utilizada de forma indiscriminada. Na SNCT, o Parque Municipal de Mucugê receberá uma exposição sobre plantas úteis nativas, que são utilizadas pelo homem para diversos fins. O objetivo, é alertar a população sobre a possibilidade e necessidade de uso sustentável destes recursos e seu potencial para o desenvolvimento social das populações locais. Fazem parte da programação passeios guiados de trilha para observação de parte das plantas apresentadas na exposição. A exposição é coordenada pelo professor José Geraldo de Aquino Assis, do Instituto de Biologia da UFBA.
CIÊNCIA INTERATIVA – (RE)DESCOBRINDO A ARTE DE APRENDER
Entre os dias 15 e 18 de outubro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Campus Ilhéus, realizará a Feira de Ciência “Ciência Interativa”, cujo tema principal é “A Ciência como Fator de Mudança Social”. O evento é coordenado pelo professor do IFBA, Danilo Almeida Souza, e traz diversas atividades, como uma exposição de experimentos de ciências nas áreas de física, química e biologia. Nela, serão apresentados projetos inovadores para solução de problemas sociais, como, por exemplo, a produção de sabão com óleo de dendê das baianas de acarajé, o uso eficaz de energia elétrica e consumo de água, além de discussões sobre temas controversos, como porto sul, ferrovia leste-oeste e a vinda do novo aeroporto internacional para a cidade de Ilhéus. A programação inclui minicursos e oficinas como: utilização caixa de leite para conforto térmico em residências; utilização de óleo de cozinha para produção e comercialização de sabão; construção um painel solar com experimentos de baixo custo; entre outras atividades. O evento faz parte da III Semana de Ciência e Tecnologia do IFBA – Campus Ilhéus.
III SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFBA – CAMPUS ILHÉUS
A III Semana de Ciência e Tecnologia do IFBA – Campus Ilhéus tem como objetivo promover um espaço de discussão onde se possa complementar a formação básica dos estudantes, permitindo que os mesmos produzam conhecimento científico e visualizem possíveis aplicações para o conhecimento teórico. O evento é aberto ao público e voltado, principalmente, para alunos de escolas públicas de Ilhéus e Itabuna, comunidades nas proximidades do campus, como Vila Cachoeira, Banco da Vitória e Salobrinho, além de instituições e organizações não governamentais com ações consolidadas na área. O evento oferecerá palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos, e apresentará materiais científicos e tecnológicos produzidos pelo corpo discente do IFBA. O público poderá participar das oficinas de: Composição Corporal; Construções de Solo-cimento; Produção de Doces; Terapias Alternativas; Reciclagem de Papel; Alfabetização e Orientação Cartográfica; Instalações Hidráulicas; Instalações Elétricas; e Danças. E, também, dos minicursos: Os gêneros textuais e o cotidiano; Ler e compreender o idoso; Construção Civil; Compostagem; Hortas comunitárias; Energia Solar; Análise de Água do Rio Cachoeira; e Ocupação as áreas de risco de Ilhéus. O evento oferece, ainda, stands, exposições e apresentações culturais. A Feira Ciência Interativa faz parte da III Semana de Ciência e Tecnologia do IFBA, que acontece de 15 a 18 de outubro, sob a coordenação do professor Thiago Barbosa.
CIÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO SANITÁRIA: UMA QUESTÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Atenta à alta incidência de zoonoses – doenças transmitidas naturalmente dos animais ao homem e vice-versa – nas populações mais vulneráveis, a professora Maria das Graças Pinto, da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA, fará a exposição Ciência para Educação Sanitária. O objetivo é conscientizar a população sobre os problemas de saneamento que causam o aumento do número de doenças. A exposição é explicativa, educativa, e será conduzida por alunos do curso de medicina veterinária capacitados e treinados para explicar o tema. Os alunos irão apresentar as zoonoses de maior prevalência em Salvador e região metropolitana, e as de maior impacto para a saúde, suas formas de infecção, ciclos, prevenção, controle e erradicação. Serão abordadas doenças como Leptospirose, Raiva, Teníase, Cisticercose, Esquistossomose, Chagas, Leishmaniose e Toxoplasmose, seus mitos e especulações. A exposição será gratuita e aberta ao público, e acontecerá na Praça da Revolução, Periperi, em Salvador, de 13 a 19 de outubro.
SEMINÁRIO NOVOS E VELHOS SABERES VAI À ESCOLA
Desde 2002, o Instituto de Biologia da UFBA promove o Seminário Novos e Velhos Saberes, com o intuito de divulgar os resultados das pesquisas e os conhecimentos gerados dentro do Instituto. Em outubro, na SNCT, o coordenador destas atividades, professor Eduardo Mendes da Silva, levará seis seminários com pesquisadores renomados para seis diferentes escolas públicas do ensino médio, na Região Metropolitana de Salvador. O objetivo é aproximar os alunos dos cientistas, disseminando a ideia de que a profissão do cientista é acessível a todos, estando relacionada com o interesse pessoal de cada um, e não com a situação socioeconômica. Pretende-se, assim, fomentar nos alunos o interesse pela ciência e o desejo de tornarem-se cientistas. Os seminários serão registrados em vídeo e disponibilizados na internet, para que alcance não apenas os alunos das escolas escolhidas, mas um público maior. Os trabalhos nas escolas continuarão, mesmo depois da SNCT.
INCLUI IFBA! I MOSTRA DE TECNOLOGIA SOCIAL DO IFBA
A I Mostra de Tecnologia Social do IFBA será realizada durante os dias 15 e 16 de outubro de 2014, no IFBA Campus Salvador. O evento visa contribuir com a produção, socialização, sistematização e disseminação do conhecimento e das práticas no âmbito das Tecnologias Sociais no Estado da Bahia, bem como discutir a concepção de Tecnologias Sociais e sua interlocução com as políticas públicas. O público alvo são estudantes, professores, ativistas do movimento social, pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento. O evento será composto por conferências, oficinas, exposição, apresentação de trabalhos, painéis e plenárias. Um dos principais objetivos da I Mostra de Tecnologia Social é fomentar o estabelecimento de parcerias entre grupos de pesquisa do IFBA e organizações do movimento social que trabalhem com Tecnologias Sociais, constituindo uma rede de colaboração que consiga avançar no estabelecimento de plataformas cognitivas para a criação de TS. A equipe executora é formada por docentes, técnicos administrativos e estudantes do IFBA e coordenada pela professora Luzia Matos Mota.
A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA REGIÃO SUL DA BAHIA
De 14 a 17 de outubro, Ilhéus e Itabuna receberão o Caminhão com Ciência da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, com diversos experimentos e atividades de ciências e matemática. Além do acervo do caminhão, serão realizadas palestras, oficinas e exposições, com o intuito de oferecer à população acesso ao universo da ciência e divulgar conhecimentos de matemática, física, química, biologia, biomedicina, geologia e agronomia para o público das escolas de Ensinos Fundamental e Médio e para o público em geral. Serão proferidas as seguintes palestras: Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social; Formas Alternativas de Produção de Eletricidade na Região de Ilhéus e Breve Análise de Seu Impacto Ambiental; Um Olhar Sobre a História da Região Cacaueira da Bahia na Perspectiva da Ciência e Tecnologia da Produção de Energia e Transportes. Serão oferecidas as seguintes atividades: Oficina sobre Multiplano; Matemática e Origami; Fractal: a geometria da natureza; Matemática: aprenda brincando; Tratamento de água; Reciclagem de papel; Os Gases e suas propriedades; Energia; As Reações Químicas; e A cultura popular e a ciência. O evento acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro no Cais ConsCiência em Ilhéus e nos dias 16 e 17 de outubro na Praça Estádio Luis Viana Filho, no bairro de São Caetano, em Itabuna. O evento é coordenado pelo professor da UESC, Adriano Marcus Stuchi.
JORNADA ONDA ELÉTRICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL
A Onda Elétrica para o Desenvolvimento Social levará ao público noções sobre princípios de Eletrônica, Eletromagnetismo e Eletricidade e aplicações da Engenharia Elétrica no dia a dia. O evento, que acontecerá durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é uma compilação da Jornada Interativa de Engenharia Elétrica – Onda Elétrica, que acontece desde 2004 na Escola Politécnica da UFBA. A Jornada onda Elétrica será realizada no Colégio Florentina Alves dos Santos, localizado na cidade de Juazeiro-BA. O evento é voltado ao público juvenil e abrange uma feira de experimentos interativos e lúdicos que ilustram a aplicação da Engenharia Elétrica no cotidiano do cidadão e um ciclo de palestras com temas afins. O objetivo é despertar nos jovens o interesse vocacional pela Engenharia e pela pesquisa no campo tecnológico. A Jornada será promovida por estudantes do curso de Engenharia Elétrica da UFBA, sob a coordenação da professora Ana Isabela Cunha.
Professores e estudantes que queiram trabalhar voluntariamente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014, devem entrar em contato com a Coordenação do seu estado ou município. Os contatos e demais informações podem ser encontrados no site semanact.mct.gov.br/web/snct2014.
Por: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb




Conhecer, testar e experimentar diversas produções e equipamentos científicos nas áreas de games, robótica, física e ciência. Estas e outras novidades estarão disponíveis para o público baiano na 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que será realizada entre os dias 13 e 19 de outubro, no estacionamento L1 do Salvador Shopping.

Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), acontece dentro de uma tenda climatizada com cerca de 600m², onde os visitantes poderão participar do Campeonato de Robótica, Física Recreativa, Espaço Games, Show da Química e Ciência no Cotidiano. Além do Ciclo de Palestras grátis sobre Jogos Digitais na Livraria Saraiva. 

A novidade da SNCT 2014 será a presença das unidades móveis da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). O veículo do Hemoba estará nos dias 16, 17 e 18 ao lado da tenda da SNCT para os interessados que desejam doar sangue. O Ibametro apresentará campanha educativa todos os dias da SNCT, com diversas palestras entre outros temas, consumo seguro para crianças e adultos, produtos com certificação e descartes de brinquedos.

Com o objetivo de popularizar a ciência e tecnologia, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresenta também jogos de Kinect e equipamentos que utilizam princípios de química e física, como: A Bicicleta geradora de energia, Chispa ascendente, Sopro que aprisiona, Anamorfose Cilíndrica, Looping, Poço Gravitacional e Condutores e isolantes estarão disponíveis em um ambiente estruturado e com monitores capacitados a prestarem informações sobre os equipamentos.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar jovens e crianças em torno de temas e iniciativas de ciência e tecnologia. “Realizar a SNCT na Bahia cria a possibilidade de partilhar assuntos de ciência e tecnologia com a população. O nosso objetivo é o fortalecimento deste campo, por meio de atividades lúdicas e de entretenimento que estimulam o interesse pela ciência e valorizam a criatividade e inovação”, afirmou Andrea Mendonça, secretária da Secti.

A presença do Robozão da Bahia também está garantida. Durante o evento, o mascote do evento, um robô que possui 2,6 metros de altura, 1,6m de envergadura, dança, canta e interage com o público circulará pelo Salvador Shopping, convidando o público para conhecer a exposição, mostrando os experimentos e curiosidades da mostra.

SERVIÇO
O que: 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Onde: Estacionamento L1 – Salvador Shopping
Quando: 13 a 19 de outubro de 2014
Horários: Segunda a sábado, das 9h às 21h; domingo das 13h às 20h;
Evento gratuito e aberto ao público

Conheça alguns dos equipamentos que participarão da mostra

Cadeira giratória - Você já reparou que uma bailarina aumenta sua velocidade de giro quando junta os braços que antes estavam abertos? Pois é, aqui nem precisa você ficar nas pontas dos pés: basta sentar na cadeira, e iniciar seu giro de braços abertos. Depois, experimente aproximar os braços do corpo. Se ela começar a girar muito rápido, é só abrir os braços novamente.

Chispa - Você sabe o que acontece quando, em dias de tempestade, as nuvens ficam extremamente carregadas de eletricidade? Um belo relâmpago! O tamanho da faísca indica a voltagem nas nuvens que é de alguns milhões de volts! Nessa instalação, temos um transformador de néon que gera 15.000 Volts, por isso, a faísca é bem menor que um relâmpago. Por que ela sobe? Pois é; o ar percorrido pela descarga sofre duas alterações: aquece e fica ionizado. Como é mais fácil a faísca acontecer no ar ionizado, ela acompanha este que sobe por estar aquecido.

Sopro que aprisiona - Se soprarmos entre duas folhas de papel, elas se aproximam em lugar de se afastarem. Isso acontece porque o ar em movimento faz menos pressão sobre a folha do que o ar parado que se encontra à volta das duas folhas. No caso dessa instalação, o jato de ar que sopra na bola, cria uma região de baixa pressão na vizinhança da mesma; com isso, a pressão atmosfera “aprisiona” a esfera no interior do jato de ar.

Anamorfose Cilíndrica - Você já reparou que quando você se olha na costa de uma colher a sua imagem sofre uma certa deformação? Pois é; se existir uma extraterrestre parecido com você, mas um pouco deformado, é possível que a imagem dele na colher fique “consertada”. Para não precisarmos de extraterrestres deformados, construímos uma imagem perfeitamente deformada, de forma que ela pareça direita ao ser refletida neste espelho cilíndrico. A deformação na imagem depende do raio do espelho.

Looping - Existem brinquedos de parques de diversões que funcionam assim: o carrinho é levado para o alto de uma rampa, de onde é abandonado e começa a descer guiado por trilhos. Como a energia potencial que ela tinha (altura) era suficiente, ele descerá e conseguirá dar uma volta de 360 graus sem descolar dos trilhos. O mesmo acontece com as esferas nessa instalação. Só que aqui você pode experimentar largar as esferas de posições mais baixas e observar elas despencarem do alto do trilho.