23 de abril de 2014

SELEÇÃO DE ENTIDADES EXECUTORAS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PARA PESCADORES ARTESANAIS (ÁREAS MARINHAS)

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE ENTIDADES EXECUTORAS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PARA PESCADORES  ARTESANAIS (ÁREAS MARINHAS)
 
http://www.mda.gov.br/portalmda/sites/default/files/chamadas/Chamada%20P%C3%BAblica%20de%20ATER%20n.%2015-2013%20-%20Pesca%20Marinha%20-%20Republica%C3%A7%C3%A3o.pdf
 
 

PPP-ECOS lança edital para apoio a projetos no Cerrado e na Caatinga


O Instituto Sociedade, População e Natureza lança edital do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais - PPP-ECOS para apoio a projetos de organizações de base comunitária e organizações não-governamentais.

Os recursos previstos para o presente edital somam US$ 1.070.000,00 (hum milhão e setenta mil dólares), valor correspondente a R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais) a serem repassados às organizações. São duas categorias de apoio a projetos. Pequenos Projetos de até US$ 35.000,00 (R$ 82.000,00) para o apoio a organizações de base comunitária, contemplando inclusive aquelas com pouca experiência na gestão de projetos e Projetos de Consolidação de até US$ 50.000,00 (R$ 117.000,00) para beneficiar organizações que já possuem experiência ou projeto com resultados e impactos positivos comprovados e que possam ampliar a escala de sua atuação, podendo ser replicados em outras comunidades.

O prazo para envio das propostas é até dia 6 de junho de 2014.

Acesse fomrulários em: http://www.ispn.org.br/ppp-ecos-lanca-edital-2014/

Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=8258&Itemid=62

Prêmio para curtas-metragens produzidos por estudantes recebe inscrições até dia 29

Estudantes da educação básica da rede pública de ensino podem viver a experiência de criar e produzir vídeos de curta-metragem e ainda ganhar smartphones como prêmio, além de dar aos professores e até à escola a oportunidade de também receber premiação.
É o que promete o Prêmio Curta Histórias, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, em parceria com a Fundação Vale, a Fundação Telefônica, a Unesco e a Fundação Palmares. As inscrições estão abertas até 29 de abril.
O tema desta edição são as personalidades negras. Os estudantes podem participar em quatro categorias: ensino fundamental – anos iniciais; ensino fundamental – anos finais; ensino médio; educação de jovens e adultos.
Os estudantes interessados podem consultar as dicas de produção, elaboradas pela TV Escola do MEC e disponíveis na página do prêmio na internet, onde encontrarão também o regulamento e relação dos prêmios.
O objetivo do concurso é valorizar a educação para as relações étnico-raciais e incentivar novos talentos, além de promover o estímulo ao desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo.
Os vencedores serão anunciados na página do Curta Histórias na internet. A cerimônia de premiação ocorrerá na sede do Ministério da Educação, em Brasília, no dia 28 de maio.

Acesse a página do prêmio Curta Histórias

Texto da Assessoria de Comunicação Social

Inema realiza seminário e divulga estudo sobre rios de Salvador

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realiza, no dia 25 de abril (sexta-feira), às 9h, no auditório do Instituto em Mote Serrat, o seminário ‘Qualidade Ambiental dos Rios e Lagoas da cidade de Salvador’.

O evento é aberto ao público e visa promover o debate e a reflexão sobre a importância dos rios urbanos e o cuidado com a água nas atitudes cotidianas, visando mudanças de comportamento para um futuro mais sustentável.

Durante o seminário será apresentado o resultado da análise da qualidade das águas dos rios e lagoas de Salvador, realizado pela equipe da Coordenação de Monitoramento dos Recursos Ambientais e Hídricos (COMON). De acordo com o coordenador de Monitoramento do Inema, Eduardo Topázio, o estudo avaliou a qualidade das águas de todos os rios do município, desde a sua nascente até a foz.

Programação:
Qualidade Ambiental dos Rios e Lagoas da cidade de Salvador
Data: 25/04 às 9h
Local: Auditório INEMA/Monte Serrat

Assuntos abordados:
*Bacias hidrográficas de Salvador
*Nível de poluição versus urbanização
*Índice de Qualidade das Águas – IQA dos rios de Salvador
*Eutrofização das águas dos rios de Salvador
*Regime Hidrometeorológico versus Qualidade Ambiental

Fundação Gates recebe inscrições para apoio a projetos inovadores em saúde


PELD e CNPq lançam livro sobre pesquisas ecológicas de longa duração

O Presidente do CNPq, Glaucius Oliva, felicitou os organizadores Marcelo Tabarelli, Carlos Frederico Duarte da Rocha, Helena Piccoli Romanowski, Odete Rocha e Luiz Drude de Lacerda pelo lançamento do livro PELD – CNPq: Achados Lições e Perspectivas, em comemoração aos 10 anos do programa.

Durante a Cerimônia, no dia 14/04, no auditório do CNPq, Glaucius Oliva, comemorou a importância do PELD para o Brasil: “É emblemático estarmos lançando este livro aqui no CNPq. Atualmente é raro um programa durar tanto tempo e continuar sendo relevante. As coisas tendem a ser muito cíclicas”. O presidente também destacou as contribuições do programa para o bioma brasileiro: “Nós temos uma diversidade enorme no nosso País. E era fundamental que nós, por meio de vocês, especialistas, aprendêssemos sobre esse grande patrimônio, que são os nossos diferentes biomas”.

O professor da Universidade Federal de Pernambuco, Marcelo Tabarelli, apresentou o livro como instrumento para compreensão dos desafio futuros: “Esta obra é bastante ambiciosa a medida em que procuramos ir além dos principais achados, fazendo uma reflexão sobre a historia do programa e como ele vem operando. Isso a coloca como uma ferramenta fundamental para entendermos os desafios da sustentabilidade”.

PELD - Criado em 1996,  o programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração é uma iniciativa pioneira na obtenção de informações relevantes para a conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais dos ecossistemas brasileiros.
Atualmente são 31 sítios realizando pesquisas e atuando em diversos biomas e ecossistemas brasileiros integrados em rede para o desenvolvimento e o acompanhamento de pesquisas ecológicas de longa duração. Os projetos são aprovados mediante Editais específicos, por um prazo de 10 anos, renovados anualmente.

O PELD apresenta resultados relevantes relacionados ao envolvimento com as comunidades locais. E contabiliza diversas experiências bem sucedidas em projetos de educação ambiental, parcerias com prefeituras e trabalho com populações localizadas no entorno de áreas de preservação ambiental, o livro é resultado dessas ações.

Conheça e faça o Download do livro: PELD – CNPq: Achados Lições e Perspectivas
Visite a nova Home-page do Peld.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Foto: Marcelo Gondim

22 de abril de 2014

Oportunidade - Bolsa de estudo.

Oportunidade!!





Programa de Bolsas de Estudo 2014

Se você é um profissional interessado em desenvolver e trabalhar com parcerias entre o setor público e privado, voltadas à gestão de Unidades de Conservação com foco em uso público, não pode perder esta oportunidade!
 
Inscreva-se até 1º de maio no processo seletivo que oferecerá duas bolsas de estudo para o curso International Mobile Seminar on Planning and Managing Tourism in Protected Areas, da Colorado State University (CSU). Faça o download do edital aqui!

Saiba mais sobre o curso a partir da experiência dos nossos ex-bolsistas: 

João Emílio Rodrigues,
bolsista em 2012

"A troca de experiências com os participantes, staff do curso e profissionais das áreas visitadas, somado à gama de material reunido foi, sem dúvida, um grande legado. A prática de visitação às diferentes formas de proteção de áreas ambientalmente importantes trouxe uma nova percepção para o uso público nas áreas protegidas, tanto públicas como privadas".

Erika Polverari Farias,
bolsista em 2011

"O curso permite a vivência em diferentes áreas protegidas, apresenta tipos de serviços e estimula a troca de experiência e conhecimento com os demais participantes. Foi uma experiência que envolveu desde a sala de aula a inúmeros acampamentos, onde esforço físico também foi importante e saudável. O trabalho, bem participativo, é vivenciado por todos os participantes".

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