18 de maio de 2012

Museu de História Natural da Bahia e laboratórios do Instituto de Biologia da UFBA expõem durante a Semana Nacional dos Museus



Grupos escolares podem agendar visitas por e-mail

No período da Semana Nacional de Museus, o Museu de História Natural da Bahia (MHNBA) e laboratórios associados do Instituto de Biologia da UFBA (IBIO) promovem a exposição Do Gabinete de História Natural ao Museu de História Natural: a Memória Histórico-Científica da Bahia. O acervo está disponível para visitação no hall do Instituto (Campus de Ondina), no período de 14 a 20 de maio, das 9 às 12 e das 14 às 17h. A exposição visa ao resgate da memória histórico-científica da Bahia, com representação do primeiro Gabinete de História Natural da Bahia, fundado em 1835, no Hospital da Palma, cujo acervo foi praticamente destruído em um incêndio em 1905. A professora do IBIO/UFBA e coordenadora do Museu de Zoologia da UFBA (MZUFBA), Favízia Oliveira, ressalta a importância da divulgação do trabalho realizado pelo atual corpo de pesquisadores deste instituto para o conhecimento e conservação da fauna e da flora da Bahia e do Brasil. “Os professores prepararam uma mostra interessante e lúdica sobre as pesquisas desenvolvidas nos laboratórios e em campo”, diz. “O objetivo é despertar no público a consciência sobre a importância da biodiversidade para a sustentabilidade do planeta”, completa. O evento é gratuito e está aberto a toda a sociedade. Para grupos escolares é necessário marcar horário de visita por meio do telefone 3283-6551 e do e-mail favizia.freitas@ufba.br.

fonte: http://www.ufba.br/





17 de maio de 2012

Museu Geológico da Bahia - MGB

O Museu Geológico da Bahia - MGB, vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, tem o prazer de convidá-los para a 10ª Semana de Museus, que acontecerá entre os dias 14 a 20 de maio. Uma programação especial foi preparada para que você conheça o nosso patrimônio geológico e cultural .




Durante esta semana o horário de visitação do MGB foi ampliado, funcionado também pela manhã das 9 às 12 horas de segunda a sexta, além da segunda das 13 as 18 horas, cumprindo ainda seu horário normal aos sábados e domingos das 13 às 17 horas.



Durante todo o mês de maio apresentamos a Exposição Filatélica Geologia do Brasil, onde o visitante poderá ver as rochas, minerais e fósseis que compõem os selos distribuídos pelas mais de 10 salas temáticas do MGB. Contamos com o apoio da Agência Filatélica dos Correios de Salvador e do Filatelista Luiz Passos.



Humanos Direitos: Objetividades e Subjetividades pela Experiência Estética é uma exposição de vários artistas, que mostram a experiência estética humana quando transcende a própria intimidade. Flávio Marzadro é curador e artista desta Mostra, que se encontra no Salão de Rochas Ornamentais neste mês de maio.



O Programa Exposição Itinerante (PEI/MGB) estará no Centro Social Urbano da Base Comunitária de Segurança do Nordeste da Amaralina, expondo A Geologia nas Nossas Vidas.



A mostra de 100 Anos de Memória Geológica e Paleontológica da Bahia e o trabalho sobre Geoturismo em Salvador do MGB serão expostos no I Salão Baiano de Turismo no Centro de Convenções da Bahia entre os dias 17 a 19 de maio.



Além disso, temos também ações educativas com as escolas, visitas guiadas e o Cinema do Museu com a programação de filmes culturais da SALADEARTE.



Aguardamos a sua visita.







MUSEU GEOLÓGICO DA BAHIA



Avenida Sete de Setembro 2.195, Corredor da Vitória.



CEP 40080-002 Salvador, BA, Brasil



Telefone: (71) 3336-3498 / 6689 (fax)



e-mail: mgb@sicm.ba.gov.br



CFMV fixa regras para a eutanásia em animais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA


VETERINÁRIA

RESOLUÇÃO No- 1.000, DE 11 DE MAIO DE 2012

Dispõe sobre procedimentos e métodos de

eutanásia em animais e dá outras providências.
 
ACESSE: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=124&data=17/05/2012

DIARIO OFICIAL DA UNIAO

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE


DECRETOS DE 16 DE MAIO DE 2012

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição

que lhe confere o art. 84, inciso XXV, da Constituição, resolve

EXONERAR, a pedido,

CURT TRENNEPOHL do cargo de Presidente do Instituto Brasileiro

do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, a

partir de 12 de abril de 2012.

Brasília, 16 de maio de 2012; 191o da Independência e 124o

da República.

DILMA ROUSSEFF

Izabella Mônica Vieira Teixeira




A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição

que lhe confere o art. 84, inciso XXV, da Constituição, resolve

NOMEAR

VOLNEY ZANARDI JÚNIOR, para exercer o cargo de Presidente

do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais

Renováveis - IBAMA, ficando exonerado do que atualmente ocupa.

Brasília, 16 de maio de 2012; 191o da Independência e 124o

da República.

DILMA ROUSSEFF

Izabella Mônica Vieira Teixeira

Abertas inscrições do programa Professores no Parque

Abertas inscrições do programa Professores no Parque


Estão abertas as inscrições para o Programa Professores no Parque desenvolvido no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Bahia. Os interessados em participar da seleção poderão efetuar as incrições até o dia 10 de junho, na sede da unidade de conservação (Rua Praia do Kitongo, s/n), nas secretarias de Educação dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado (BA), na Associação de Estudos Costeiros e Marinhos (Ecomar) em Caravelas e na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus de Teixeira de Freitas, Colegiado de Biologia.



O Programa integra as atividades de educação ambiental da unidade de conservação desde 2004 e tem como objetivo contribuir na formação socioambiental de professores da rede pública de ensino dos municípios baianos do entorno do Parque. A iniciativa também busca aumentar a integração com a comunidade, sensibilizar e estimular professores e estudantes para o desenvolvimento de intervenções e reflexões das questões socioambientais do território.



A edição 2012 do Programa Professores no Parque conta com o apoio das prefeituras municipais de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado e com a parceria da Ecomar por meio do projeto “Encantamar: Educando seu Olhar para construir seu Lugar” que tem o patrocínio do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça.



Cerca de 300 educadores já participaram do Programa e tiveram a oportunidade de conhecer o Arquipélago de Abrolhos em um contexto diferenciado, sendo subsidiados com informações e vivencias práticas sobre a importância da sociobiodiversidade da região do Banco dos Abrolhos e, ainda, desenvolvendo projetos de intervenção socioeducativas em seus municípios.



SERVIÇO:



Clique aqui para acessar o Edital de Seleção.
http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2891-abertas-inscricoes-do-programa-professores-no-parque.html


Comunicação ICMBio

(61) 3341-9280



Plano de Outorga Florestal aberto a consulta



O Serviço Florestal Brasileiro abriu, para consulta pública, o Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF) 2013, documento elaborado anualmente com o objetivo de planejar a produção florestal sustentável por intermédio da concessão de florestas públicas.O documento descreve as áreas que poderão ser submetidas à concessão meio pelo qual empreendedores podem ter acesso a florestas públicas para praticar manejo florestal sustentável e explorar produtos e serviços - entre janeiro e dezembro do próximo ano.



Além das áreas em Florestas Nacionais (flonas), o plano destaca duas áreas de florestas públicas não destinadas de domínio da União com interesse do SFB para a concessão nos estados do Acre e Amazonas. O PAOF traz, ao todo, 14 áreas - entre flonas e áreas não destinadas - que somam cerca de 3,2 milhões de hectares com aptidão para o manejo.



ACESSO A TODOS



As sugestões serão recebidas até 15 de junho e podem ser encaminhadas por órgãos federais, estaduais e municipais, ou qualquer pessoa da sociedade civil, e serão avaliadas para a elaboração do documento final, que será publicado até 31 de julho.



O PAOF é um documento instituído pela Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei no 11.284/2006), e sua elaboração envolve consulta ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para a definição das Florestas Nacionais, ao Conselho de Defesa Nacional, uma vez que envolve áreas em região de fronteira, à Secretaria do Patrimônio da União e à Comissão de Gestão de Florestas Públicas.



As contribuições devem ser enviadas para o e-mail planejamento@florestal.gov.br. Para acessar a versão preliminar do Plano, clique aqui.





ASCOM/SFB



Brasil ajusta metas de biodiversidade







Martim Garcia Até amanhã, Brasil apresentará documento que contribuirá para consolidar as metas até 2020. Para Izabella Teixeira, governo e sociedade devem trabalhar juntos, como forma de qualificar politicamente as propostas 16/05/2012



Lucas Tolentino



A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abriu, nesta quarta-feira (16/05), o primeiro dia de discussões da iniciativa Diálogos sobre Biodiversidade: Construindo a Estratégia Brasileira para 2020. Realizado no Hotel St. Peter, em Brasília, o encontro terminará amanhã com a apresentação do documento final que contribuirá para a consolidação das Metas Nacionais de Biodiversidade para 2020, como parte da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontecerá de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.



O trabalho depende de uma cooperação entre os órgãos do governo federal e integrantes da sociedade civil. "Temos um desafio até 2020", declarou a ministra. "Será necessário fazer um diálogo com todos os segmentos para construir uma visão única e definir como podemos inovar e qualificar politicamente as propostas que queremos implantar".



CONVERSA AMPLA

As atividades da Rio +20 também viabilizarão as metas. Durante a Semana do Meio Ambiente, que antecede o evento, ocorrerão discussões no âmbito da biodiversidade. "Haverá uma conversa ampla, com outros autores e membros da comunidade científica que também são responsáveis pelo processo", acrescentou Izabella Teixeira.



A abertura do evento reuniu, ainda, o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, Roberto Cavalcanti, e o chefe da Divisão de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, Paulino Franco de Carvalho Neto. "Os bons diálogos só têm acontecido por conta do grande interesse dos setores e do engajamento nas metas", afirmou Cavalcanti.



A iniciativa tem o objetivo de propor ações capazes de alcançar as 20 metas para 2020 da Convenção de Aichi, estabelecidas durante a Conferência das Partes (COP) 10, ocorrida em 2010, em Nagoia, no Japão. Para discutir as alternativas, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou o Diálogos sobre Biodiversidade. Ao longo do ano passado, foram ouvidos indígenas e representantes da sociedade civil, de comunidades tradicionais e de setores acadêmicos, governamentais e privados. Também foi realizada um consulta pública, por meio da internet, entre 29 de dezembro e 31 de janeiro.



ASCOM

Área de conservação em Abrolhos vai ser adiada


Região no Nordeste tem o maior banco de corais da América do Sul e reservas de petróleo



CLAUDIO ANGELO

DE BRASÍLIA

O Brasil vai chegar à Rio+20 sem ter o que apresentar no único tema da conferência que parece avançar: a proteção aos oceanos. A proposta de criar unidades de conservação marinhas em Abrolhos, entre Bahia e Espírito Santo, foi adiada após pressão do governo capixaba.



O Estado está preocupado com restrições a atividades como prospecção de petróleo e gás e pesca.



O governador Renato Casagrande (PSB) pediu à ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) que faça mais quatro audiências públicas para debater o tema, além do ciclo de quatro que começou ontem em Porto Seguro (BA).



A 33 dias da cúpula do Rio, não será possível encerrar as consultas a tempo de Dilma assinar a proteção das áreas.



Maior banco de corais do Atlântico Sul, Abrolhos hoje tem um parque nacional de 88 mil hectares. A região é também local de reprodução de baleias-jubarte -e abriga reservas de petróleo.



O governo decidiu ampliar a proteção à região depois que a Petrobras declarou que não se interessava pelos blocos de óleo de Abrolhos.



A proposta é decuplicar a área do parque, que passaria a ter 880 mil hectares, e criar mais três unidades de conservação: uma área de proteção ambiental quase do tamanho de Santa Catarina, um refúgio de vida silvestre de 723 mil hectares para proteger as baleias e uma reserva extrativista no norte do Espírito Santo, de 43 mil hectares.



Segundo Ana Paula Prates, diretora de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, a criação das unidades aumentaria de 1,57% para 4% a proteção de áreas marinhas no Brasil -o país assinou um compromisso internacional de ter 10% de seu mar protegido até 2020.



"Até a Rio+20 não dá tempo de fazer um ciclo novo de consultas", disse o biólogo Guilherme Dutra, da ONG Conservação Internacional.



Segundo ele, o adiamento pode acalmar a tensão entre pescadores, governos e cientistas -que acham que a proposta foi feita sem base técnica e é insuficiente. "Mas tem um lado ruim, que é perder o momento da Rio +20."



"O importante é que sejam criadas", diz o secretário de Biodiversidade e Florestas, Roberto Cavalcanti.

FONTE: FOLHA DE SAO PAULO

MPF investiga contínua degradação ambiental em areais de Ilhéus (BA)



— registrado em: areais, Meio Ambiente, recursos minerais

Em reunião realizada na última quinta-feira, MPF em ilhéus, Ibama e Procuradoria Federal discutiram a situação dos areais da cidade, cuja degradação ambiental é visível ao longo dos meses, por meio de fotos de satélite das áreas exploradas.





Exploração dos areais está causando grande desmatamento





Na última quinta-feira, 10 de maio, o Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus realizou uma reunião para discutir a situação de degradação ambiental nos areais da cidade, que fica a 446 km da capital baiana. A atividade foi realizada pelo procurador da República Eduardo El Hage, na Procuradoria da República no Polo Ilhéus Itabuna, e contou com a participação de representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Procuradoria Federal.



A evolução na degradação ambiental dos areais em Ilhéus é alvo de inquérito conduzido pelo MPF desde 2010. Segundo El Hage, através de imagens obtidas por satélite – por meio da ferramenta Google Earth, foi possível notar o grande desmatamento que está sendo causado pela exploração dos areais no município. Visitas aos areais também permitiram confirmar a situação, que está sendo analisada pelo MPF.



“Foram requisitadas perícias ao IBAMA e INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) para verificar se as licenças ambientais concedidas pelo Município estão sendo cumpridas, principalmente no tocante ao plano de recuperação de áreas degradadas” - explicou o procurador.



A extração de recursos minerais é permitida por lei, desde que seja realizada com autorização do órgão competente, seguindo uma série de critérios, como a recuperação da área explorada. Segundo a Lei 9605/98, é crime ambiental “deixar de recuperar a área pesquisada ou explorada, nos termos da autorização, permissão, licença, concessão ou determinação do órgão competente” (art. 55).



Participaram da reunião realizada em 10 de maio, o chefe do Escritório Regional do Ibama em Ilhéus, Sandoval Mendes, o analista ambiental do Ibama Francisco Carneiro Neto, o chefe da Procuradoria Seccional Federal em Ilhéus, Denzel Hudson de Oliveira e o procurador federal Josué Neto.



Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal na Bahia

Tel.: (71) 3617-2474/ 2295/2299/ 2200

E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br

www.twitter.com/mpf_ba



16 de maio de 2012

Exposição itinerante visitará cidades do litoral com dois caminhões, em sua nova fase

Exposição itinerante visitará cidades do litoral com dois caminhões, em sua nova fase


maio 16, 2012 on 11:39 am
In Projeto Itinerante, Viva a Mata


A Fundação SOS Mata Atlântica lança, dia 18 de maio, a nova fase do projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”. Ao todo, a exposição percorrerá 14 cidades do litoral brasileiro, com o objetivo de mostrar ao público a importância da zona costeira e dos ecossistemas marinhos. A mostra itinerante tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus.



Nesta nova fase, o tamanho da exposição aumentou, passando de um para dois caminhões adaptados, que viajarão juntos. Um deles será palco para a realização de atividades de educação ambiental, enquanto o outro, transformado numa sala de aula itinerante, concentrará atividades como treinamentos e cinema. Entre os dois caminhões, haverá também uma tenda, de 150 m2, com uma exposição.



A cenografia do projeto também mudou. Agora, os caminhões terão um cenário interativo, com mesa multi-touch, iPADs e outros equipamentos audiovisuais para exibição de vídeos e desenhos com temática socioambiental. Além disto, um dos caminhões contará com um espaço com cadeiras, projetor e sistema de sonorização, para se aproximar do ambiente de uma sala de aula.



Nesta jornada, serão revisitados municípios litorâneos que receberam o projeto nos ciclos anteriores, além de novos locais. As cidades são: São Paulo (SP), de 18 a 20 de maio; Rio de Janeiro (RJ), de 1 a 24 de junho (durante a Rio+20); Fortaleza (CE), de 2 a 15 de julho; Natal (RN), de 23 de julho a 5 de agosto; João Pessoa (PB), de 13 a 26 de agosto; Recife (PE), de 3 a 23 de setembro; Maceió (AL), de 1 a 14 de outubro; Aracaju (SE), de 22 de outubro a 4 de novembro; Porto Seguro (BA), de 12 a 25 de novembro; Salvador (BA), de 1º a 20 de dezembro; Búzios (RJ), de 7 a 27 de janeiro; Vitória (ES), de 4 a 17 de fevereiro; Florianópolis (SC), de 25 de fevereiro a 10 de março e Ubatuba (SP), de 18 a 31 de março.


Projeto itinerante no Viva a Mata 2012

O lançamento da nova fase da exposição itinerante acontecerá no Viva a Mata 2012, maior evento brasileiro em prol da Mata Atlântica, que a Fundação SOS Mata Atlântica promoverá, de 18 a 20 de maio, das 9h às 18h, na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). O objetivo do evento é sensibilizar e conscientizar a sociedade e promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação desta floresta, com exposição de projetos e iniciativas, palestras, debates, apresentações teatrais e musicais, oficinas de origami e plantio de mudas, jogos e diversas outras atividades.



Durante o Viva a Mata, os caminhões estarão expostos para visitação e abrigarão a “Sala Exposição Itinerante”, um palco para atividades voltadas a públicos de todas as idades. Na sexta-feira (18/5), às 13h30, haverá uma oficina com dicas de como implantar a observação de aves em reservas particulares, com a ornitóloga Maria Antonietta Castro Pivatto. No mesmo dia, às 15h, acontecerá a roda de conversa “Produção de mudas, desafios e oportunidades”.



No sábado (19/5), o público poderá participar de outras duas rodas de conversa. A primeira será “Plantando Cidadania 10 anos”, às 10h30; às 15h, o tema será “15 anos do Programa de Voluntariado da SOS Mata Atlântica”, que trará histórias e os principais acontecimentos relacionados aos voluntários da ONG. Ainda no mesmo dia, às 16h30, acontecerá o debate “Educação Ambiental Rumo à Rio +20”.



Durante o domingo (20/5), às 13h30, acontecerá uma roda de conversa sobre produtos sustentáveis e, às 15h, a palestra “Gestão de Organizações do Terceiro Setor”.



Educação ambiental pelo Brasil

A nova fase do projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, com a temática zona costeira e ecossistemas marinhos, inaugura o quarto ciclo anual da exposição. Somados os três ciclos anteriores, o projeto, que tem o objetivo de levar educação e conscientização ambiental para todos os lugares onde ocorre o Bioma, já visitou mais de 90 cidades brasileiras que se localizam dentro dos limites da Mata Atlântica, com a participação de mais de 400 mil pessoas nas diversas atividades realizadas.



Até agora, o caminhão já percorreu mais de 30 mil quilômetros no território Nacional, cujas emissões vêm sendo compensadas pela equipe de restauração florestal do programa Florestas do Futuro, da SOS Mata Atlântica. Sempre que possível, o projeto é abastecido com biodiesel e as rotas de cada ciclo são pensadas para emitir a menor quantidade de poluentes.

fonte: http://www.sosma.org.br/blog/?m=201205



Mini-Simpósio II - A academia ao serviço da resolução de problemas ambientais (Livre de inscrição)

Convite


Dias: 17 e 18 de maio de 2012

Local: Instituto de Biologia da UFBA.

Campus de Ondina

Para maiores informações: novosevelhossaberes@gmail.com




 



14 de maio de 2012

Inscrições para processo seletivo da Sesab começam nesta segunda (15)

Infelizmente é REDA!!!!!!!!


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------



A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) abre nesta segunda-feira (15), as inscrições para o processo seletivo simplificado. São 112 vagas para Médicos de diversas especialidades e 8 vagas para Biólogos, com salários que chegam a R$ 2.504,37.


As inscrições estarão abertas até o dia 21 de maio e serão feitas exclusivamente através do site da Sesab (http://www.saude.ba.gov.br/).


Os profissionais atuarão no atendimento à população em unidades assistenciais da Secretaria em municípios das áreas das 1ª, 2ª 6ª, 13ª e 20ª diretorias regionais de Saúde, com sede em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié e Vitória da Conquista, respectivamente.



CONFIRA O EDITAL
http://www.saude.ba.gov.br/pdf/edital_reda_03_2012.pdf



13 de maio de 2012

II REDESENHO - Concurso de Redação e Desenho sobre Educação Ambiental


Quando:
20/03 - 20/05 
Onde:
Campus Amargosa - Amargosa
Categoria:
Eventos
Inscrições II REDESENHO - Concurso de Redação e Desenho sobre Educação Ambiental

Descrição

O II REDESENHO - Concurso de Redação e Desenho sobre Educação Ambiental recebe inscrições até o dia 20 de maio. A iniciativa apoia-se na aproximação do Dia Meio Ambiente (05 de junho) para potencializar as reflexões e ações em torno das questões socioambientais atuais.

Podem participar os estudantes regularmente matriculados nas escolas públicas e privadas do Estado da Bahia ou de projetos educativos diversos. As inscrições são feitas no Núcleo de Apoio Acadêmico do Centro de Formação de Professores – CFP da UFRB, Campus Amargosa, das 8h às 21h, de segunda a sexta ou, através do e-mail inscricaoredesenho@gmail.com.

A comissão organizadora é composta pelo Grupo de Pesquisa Educação Ambiental Crítica - GPEAC/UFRB, o Programa Despertar, a Secretaria de Educação de Amargosa, a EBDA, o CETEP, o Instituto Gambá e o Centro Sapucaia.

Para mais informações e acesso às fichas de inscrição, acesse: www.ufrb.edu.br/ambientecritico.



Local

Local:
Campus Amargosa

Doutorado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos

A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC - tem um novo curso de pós-graduação, em nível de doutorado: Biologia e Biotecnologia de Microrganismos, recomendado pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (MEC). Trata-se do quarto doutorado exclusivo da UESC, o que garante o status de Universidade à instituição, uma vez que, pelas novas normas do MEC, uma instituição de ensino e pesquisa só passa a ter o nível de universidade se possuir entre os seus programas de pós-graduação, pelo menos, quatro mestrados e dois doutorados exclusivos da instituição. O curso passa a integrar o Programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos, coordenado pela professora Doutora Cristina Pungartnik, e que já conta com um curso de mestrado na mesma área de conhecimento.

          A proposta atual de implantação do Doutorado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos inclui documentos de apoio e comprometimento de vários órgãos científicos, representados pelo Diretor Geral da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa no Estado da Bahia, pelo Coordenador de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia. Ressalta-se que a instituição proponente, através de seu curso de Mestrado, também faz parte de programas interinstitucionais, incluindo projetos Casadinho e PROCAD com UFRGS e USP, respectivamente. O programa já conta com a aprovação do projeto de construção do Centro de Inovação em Biologia e Biotecnologia Microbiana (CIBBIM) contará com um espaço de 1275m2. Reveja a notícia

PUBLIQUE SEU ARTIGO.

EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação

 

Normas para Publicação

Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail da EID&A (revista.eidea@gmail.com), respeitando a data final estipulada no calendário de publicações a seguir:
Número Prazo para submissão Publicação
1 01.07.2011 nov.2011
2 01.03.2012 mai.2012
3 01.08.2012 nov.2012
4 01.02.2013 mai.2013

Os trabalhos devem ser digitados em editor de textos e gravados em Word, seguindo as seguintes orientações:
Layout da página:
  • Tipo da fonte: Times New Romam
  • Tamanho da fonte: 12 (corpo do texto) e 10 (citações longas e rodapé).
  • Orientação da folha: retrato
  • Alinhamento:  justificado
  • Espaçamento:  1,5 cm
  • Recuo especial na primeira linha: 1,25cm
  • Margens:
    • Superior: 3,0 cm
    • Inferior: 2,0 cm
    • Esquerda: 3,0 cm
    • Direita: 2,0 cm
Partes do texto:
  • Título: na primeira linha
  • Subtítulo (se houver): na segunda linha
  • Nome do autor: na terceira linha
  • Filiação institucional (vínculo e nome da instituição): na quarta linha
  • Resumo: duas linhas abaixo (de 150 a 250 palavras)
  • Palavras-chave: uma linha abaixo (4 palavras-chave)
  • Abstract: duas linhas abaixo (de 150 a 250 palavras, exclusivamente em inglês)
  • Keywords: uma linha abaixo (4 keywords)
  • Introdução: duas linhas abaixo
  • Demais seções: espaçamento de uma linha entre cada seção
  • Considerações finais
  • Referências
  • Anexos
Extensão:
  • Para artigos: de 12 a 16 páginas, incluindo referências e anexos.
  • Para resenhas: de 6 a 10 páginas.

Como fazer citações e referências: Download do Arquivo

Veja os critérios de avaliação dos trabalhos: Download do Arquivo




UNIVERS

Seguidores