21 de maio de 2010

Câmara de Compensação Ambiental discute investimentos para as Unidades de Conservação
Câmara de Compensação Ambiental
Clique para ampliar a foto

21.05.2010 - A Câmara de Compensação Ambiental (CCA) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - mecanismo financeiro que tem a finalidade de contrabalançar impactos sofrido pelo meio ambiente – teve a sua primeira reunião ordinária na tarde desta sexta-feira (21).

Iniciada pelo presidente da Câmara e secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a reunião teve como objetivo discutir e aprovar o regimento interno, além de apresentar a relação dos empreendimentos de impactos ambientais sujeitos a Compensação Ambiental e das demandas prioritárias para as Unidades de Conservação estaduais.

Dentre as demandas principais apresentadas, segundo Eugênio Spengler, os integrantes da Câmara entendem que é preciso investir os recursos em Unidades de Conservação de todos os biomas da Bahia. “A princípio serão feitos estudos para a criação de Unidades de Conservação em Ilhéus, na região do Cerrado e, pelo menos, uma na região da Caatinga”, informou.

Além disso, a Câmara também trabalha com foco nas Áreas de Proteção Ambiental Joanes-Ipitanga, Litoral Norte, Mangue Seco, Baía de Todos os Santos e Lagoa Encantada.

A Compensação Ambiental é prevista por Lei. Os empreendimentos e atividades que apresentarem passivos ambientais obrigam-se a sanar as irregularidades existentes, conforme as exigências técnicas necessárias à recuperação dos passivos identificados pelo órgão competente e, no caso de impossibilidade técnica, ficam sujeitos à execução de medidas compensatórias. A Compensação Ambiental é aplicada nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, com fundamento no Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

Fonte: Ascom/Sema
I Mesa Redonda de Biologia, dia 25
Dom, 16 de Maio de 2010 10:50
| Imprimir |
O curso de Biologia da UFRB convida a comunidade acadêmica para a I Mesa Redonda de Biologia, com o Tema: 'Ciência: Para que(m) Serve? O Papel do Estudante nesse Oceano de Possibilidades', tendo como facilitador o professor José Raimundo (UFRB), e alguns representantes da Entidade Nacional de Estudantes de Biologia (ENEBio). O evento será no dia 25 de maio, às 14hs, no Anfiteatro da PRPPG, no Campus Cruz das Almas.


Programação Científica da Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
Sex, 21 de Maio de 2010 10:43
| Imprimir |
A programação científica da Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia estará disponível, no site www.ufrb.edu.br/sbpc, a partir de julho de 2010. Serão realizadas conferências, mesas-redondas e minicursos, entre os dias 15 e 17 de setembro de 2010. Os temas abordados nas atividades serão definidos por uma Comissão de Programação Científica, integrada por diretores da SBPC, representantes da UFRB e por pesquisadores de outras instituições da região.

Embrapa organiza Semana dos Alimentos Orgânicos em Cruz das Almas
Sex, 21 de Maio de 2010 08:12
| Imprimir |
Com o objetivo de inserir a comunidade urbana de Cruz das Almas (BA) na campanha nacional de esclarecimento sobre produtos orgânicos, a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical organiza, de 23 a 30 de maio, a Semana dos Alimentos Orgânicos.

O evento é promovido desde 2005 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com as comissões estaduais da produção orgânica. É a primeira vez que a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical participa ativamente.

Várias atividades estão programadas, como exposição de produtos orgânicos no hipermercado local, distribuição de materiais informativos sobre a campanha e atividades na sede da Embrapa para estudantes do nível fundamental.

O evento

Segundo a pesquisadora Ana Lúcia Borges, o evento pretende ampliar a percepção do consumidor sobre as características dos produtos orgânicos e conscientizá-lo sobre a importância do consumo responsável para um desenvolvimento sustentável. "Será realizada uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o seu consumo", explica.

Uma equipe de técnicos da Embrapa e (Mapa) estará disponível para esclarecer questões relativas à produção orgânica, que são as maiores dúvidas dos consumidores.

Horta

Na Embrapa, nos dias 26 e 27 de maio, 400 alunos do ensino fundamental de escolas municipais de Cruz das Almas vão assistir a projeções de vídeo e palestra sobre os princípios agroecológicos que fundamentam a produção orgânica, ministrada por Carlos Antonio Barreto dos Santos, doutorando da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Os alunos também vão ter uma aula prática no campo para aprender a fazer o preparo de uma horta orgânica, como também o cultivo de hortaliças em pequenos espaços. "As crianças vão levar para casa as mudas que elas mesmas plantaram", declara Ana Lúcia Borges.

Coordenada pelas pesquisadoras Ana Lúcia Borges e Marilene Fancelli, pela assistente Iara Lordelo e pela relações públicas Marcela Nascimento, a VI Semana dos Alimentos Orgânicos contou, em Cruz das Almas, com o apoio da Fundação Mokiti Okada, do Hipermercado São Paulo e da Secretaria de Educação do município.
Mais informações sobre produtos orgânicos no endereço http://www.prefiraorganicos.com.br/


I COBESA - Inscrição com desconto até 21 de maio

Vai até 21 de maio o prazo para inscrição com desconto para o I Cobesa - Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, que será realizado em Salvador de 11 a 16 de julho. O tema central do evento é "Universalização do saneamento, urbanização e meio ambiente: desafios tecnológicos e de gestão". Mais informações: http://www.acquacon.com.br/cobesa/index.php
UFRB reabre editais de concurso docente - 6 vagas
Qua, 19 de Maio de 2010 16:10
| Imprimir |

De 18/05 a 24/05, encontram-se reabertas as inscrições para matérias/áreas de conhecimento em que não houve candidatos inscritos nos editais 01/2010 e 03/2010, com titulação logo abaixo da exigida anteriormente.

Conforme Editais de Retificação, publicados no DOU de 26 de abril de 2010, segue abaixo as matérias/áreas de conhecimento que serão reabertas.

EDITAL 01/2010

Centro de Formação de Professores (CFP) - Amargosa 2 vagas.

Libras - exigência: Especialização Latu Senso em Letras ou em Educação e Certificação de Proficiência para o Uso e Ensino de Libras Obtido por Exame do MEC (Prolibras), com Pesquisa e Experiência Docente em Libras.

Língua Portuguesa: Mestrado em Letras ou Linguística, com Experiência de Ensino e Pesquisa em Língua Portuguesa, com Ênfase em Fonética, Morfologia e Sintaxe da Língua.

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) - Cruz das Almas 1 vaga.

Engenharia Mecânica / Mecânica dos Sólidos e Projetos Mecânicos: Graduação em Engenharia Mecânica.

EDITAL 03/2010

Centro de Formação de Professores (CFP) - Amargosa 1 vaga.

Ensino de Libras: Licenciatura em Letras ou Pedagogia - Especialização Latu Senso em Letras ou em Educação e Certificação de Proficiência para o Uso e Ensino de Libras obtido por Exame do MEC (Prolibras), com Pesquisa e Experiência Docente em Libras.

Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) - Cruz das Almas 1 vaga.

Produção de Organismos Aquáticos com ênfase em Engenharia para Aquicultura: Graduação em Engenharia de Pesca ou Engenharia Agronômica ou Engenharia de Aquicultura -Mestrado em áreas afins à ênfase do concurso.

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) - Cruz das Almas 1 vaga.

Ensino à Distância: Graduação em Ciências Exatas - Mestrado em Informática na Educação ou área afins.

Maiores informações no site dos concursos
Chamada Pública MEC/MDIC/MCT Imprimir

Objetivo:

Incentivar a pesquisa, o desenvolvimento de processos e produtos inovadores no País por meio da associação entre instituições científicas e tecnológicas(ICTs) e empresas. Além disso, dinamizar a obtenção de direitos de propriedade industrial e intelectual pelas ICTs e pelas empresas nacionais, mediante concessão de incentivos fiscais a projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.

Como funciona?

Poderão apresentar propostas de projetos somente as instituições caracterizadas como ICTs, conforme descrito no Artigo 2º da Lei nº 10.973, de 02 de dezembro de 2004 (Lei da Inovação Tecnológica). As propostas poderão ser apresentadas de maneira individual ou coletiva. As propostas coletivas poderão prever a participação de duas ou mais ICTs ou de ICTs com uma ou mais pessoas jurídicas financiadoras. Não existe limite financeiro para os projetos, assim como não existem restrições quanto aos itens a serem financiados (custeio e capital). Informações adicionais podem ser obtidas na Coordenação Geral de Programas Estratégicos (CGPE), telefone 61-2022-6310 begin_of_the_skype_highlighting 61-2022-6310 end_of_the_skype_highlighting, e pelos endereços luciano.neto@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e carlos.estevam@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Inscrições

Abertas o ano inteiro
Publicação na WEB Nome do documento Formatos disponíveis
15/08/2008 ICT-Perguntas e Respostas DOC
62kb
PDF
27kb
SXW
48kb
13/03/2008 Decreto nº 6.260, de 20 de novembro de 2007 N/D PDF
41kb
N/D
13/03/2008 Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004 N/D PDF
115kb
N/D
21/11/2007 Lei nº 11.487 DOC
30kb
PDF
33kb
SXW
16kb
21/11/2007 Chamada Pública MEC/MDIC/MCT DOC
64kb
PDF
27kb
SXW

Confira o que já foi publicado sobre o assunto:

Novos projetos à Chamada Pública MEC/MCT/MDIC serão avaliados em agosto
Comitê avalia propostas da Chamada Pública MEC/MCT/MDIC
Empresas ganham incentivos para investir em pesquisa

Programa Dra. Ruth Cardoso seleciona projeto sobre feminismo Imprimir
Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes
Sexta, 21 de Maio de 2010 14:38

Foi divulgado hoje, 21, no Diário Oficial da União, o resultado da segunda edição do Programa Dra. Ruth Cardoso, que apóia a participação de professores e pesquisadores brasileiros das áreas de ciências humanas e sociais nas atividades da Universidade de Columbia, na cidade de Nova York, EUA.

O projeto selecionado – a “Subjetividade, Política e Ética: práticas de si nos feminismos americano e brasileiro” –, de autoria da professora Luzia Margareth Rago, docente do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), dá continuidade a um trabalho que a professora desenvolve sobre o tema “feminismo e subjetividade no Brasil”, desdobrando-se para pensar os efeitos do feminismo norte-americano sobre o brasileiro.

“A pergunta maior, orientada pelos conceitos de Michel Foucault, refere-se aos novos modos de constituição da subjetividade que as feministas construíram ao longo dos últimos 40 anos de lutas, debates, reflexões, questionamentos e transgressões, no Brasil”, descreve Margareth. Ainda segundo a professora, o foco da pesquisa não é apenas as lutas feministas travadas no mundo público, as lutas por direitos civis, mas as transformações subjetivas que as feministas propuseram e têm realizado. “Acho que o feminismo trouxe muito mais do que se pensa, especialmente no Brasil, onde as mulheres se reinventaram de uma maneira maravilhosa. Decidi, então, fazer a história dessa movimentação, com suas novidades e radicalidades”, conclui a selecionada.

MargarethRago
Prof. Margareth Rago tem projeto selecionado no programa Dra. Ruth Cardoso (Foto: Arquivo Pessoal)

Características
O edital prevê a concessão de uma bolsa no valor de US$ 5 mil mensais, por até nove meses, além de um auxílio instalação de US$ 2 mil. O pesquisador também terá direito a um seguro saúde, passagem aérea de ida e volta e moradia no campus da Universidade de Columbia, na cidade de Nova York, EUA em apartamento de um dormitório ou equivalente com acesso às instalações e serviços da universidade.

“Acredito que o programa abre um espaço possível de interação e troca intelectual com pesquisadores, professores e alunos que poderão ajudar a ‘estranhar’ meu próprio olhar e a refletir de outras maneiras sobre meu próprio trabalho, mas também sobre os temas que serão objeto dos três cursos que vou oferecer: um sobre as imagens da sexualidade e estereótipos raciais na historiografia brasileira, outro sobre a história do anarquismo e do pós-anarquismo no Brasil, e um seminário sobre as narrativas autobiográficas das feministas brasileiras contemporâneas”, revela Margareth.

Durante a permanência na Universidade de Columbia, a professora também pretende explorar as histórias da presença do filósofo francês Michel Foucault nos Estados Unidos.

Programa
O Programa Dra. Ruth Cardoso é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Universidade de Columbia (UC) e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright).

Um dos objetivos do programa é destacar, no meio universitário e de pesquisa dos Estados Unidos, o desempenho de cientistas brasileiros que atuam em instituições do país nas áreas citadas. Desta maneira, promover um alto nível de aproximação, diálogo e aprofundamento no conhecimento mútuo das respectivas culturas e sociedades.

O Programa busca honrar a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, antropóloga e docente da Universidade de São Paulo, que foi bolsista da Comissão Fulbright na Universidade de Columbia em 1988. Além de possuir uma atuação destacada na cena acadêmica brasileira, foi casada por 55 anos com o ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso. Ruth Cardoso faleceu em junho de 2008.

Primeiro edital
A primeira edição do programa, realizada em 2009, aprovou o projeto de Lia Zanotta Machado, professora titular de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB). A candidata atua principalmente, nas áreas de gênero, violência, estudos feministas, direitos à saúde e antropologia das políticas públicas de gênero e de saúde e apresentou o projeto apresentado, Brazilian Feminist Social Movements and Feminist Studies, que recebeu nota máxima no parecer de todos os avaliadores. Confira a matéria.

Fundação Cesgranrio realiza concursos da Prefeitura


20/05/2010 17:58

A Fundação Cesgranrio será a responsável pelos concursos públicos da Prefeitura do Salvador. O contrato assinado com a Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag) tem validade até 31 de dezembro de 2012. A prestação dos serviços especializados engloba o planejamento, organização, realização das provas e processamento dos resultados. A meta da Prefeitura é realizar concursos de forma gradual, ao longo desse período, a fim de suprir as necessidades do quadro, como explica o secretário de Planejamento, Tecnologia e Gestão, Reinaldo Saback.

O primeiro processo seletivo a ser realizado pela Fundação Cesgranrio será para a área de educação (a Prefeitura já constituiu, inclusive, a comissão que coordenará o concurso público). Serão abertas vagas para professores, coordenadores pedagógicos e merendeiras (agentes de suporte operacional e administrativo). A previsão é lançar o edital no segundo semestre deste ano.


Terreiro Odum Adotá é tema de sessão


Evento fará reflexão sobre a história do candomblé

Os 50 anos de Luta e Resistência da Mulher para Preservação do Axé – Odum Adotá serão comemorados com uma sessão especial na Câmara Municipal, no próximo dia 26, às 19h. Para a sessão proposta pelo vereador Carballal (PT) foram convidados o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Ferreira e o assessor Especial da Petrobrás, Rosemberg Pinto.

A sessão, promovida pela Associação Cultural e Religiosa São Salvador - Ilê Axé Oxumarê, pretende uma reflexão sobre a história do candomblé e do terreiro Oxumarê, que confunde-se com o histórico de lutas e articulações políticas do povo negro. A Orquestra Afro Sinfônica, do maestro Ubiratan Marques, fará uma apresentação no local.


Olívia Santana em seminário no MP-BA


Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena serão os temas abordados

Nos dias 27 e 28 de maio, acontece no auditório do Ministério Público do Estado da Bahia o seminário “Efetivando o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena”. O evento terá início às 9h e contará com palestra da vereadora Olívia Santana (PCdoB).

O Fundo Internacional para a Diversidade Cultural criado pela Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, já entrou em sua fase piloto de funcionamento, com a divulgação de um formulário de pedidos de financiamento para programas e projetos.

Poderão ser financiados programa e projetos relativos à implementação de políticas culturais e ao fortalecimento de infraestruturas institucionais correspondentes; ao fortalecimento das capacidades culturais; ao fortalecimento das indústrias culturais existentes; à criação de novas indústrias culturais; e à proteção de expressões culturais comprovadamente em risco de extinção, conforme o artigo 8 da Convenção.

As solicitações poderão ser apresentadas por governos dos países em desenvolvimento membros da Convenção, ONGs nacionais da área da cultura, grupos vulneráveis ou outros grupos sociais minoritários. Os pedidos serão avaliados por um painel de seis especialistas nomeados pelo Comitê Intergovernamental da Convenção, formados por 24 países, dentre os quais o Brasil.

O Fundo da Diversidade Cultural dispõe atualmente de US$ 2.391.489 (dois milhões, trezentos e um mil, quatrocentos e oitenta e nove dólares). A Convenção integra, atualmente, 109 países, dos quais a maioria é de países em desenvolvimento.

No Brasil, os pedidos devem ser enviados até o dia 15 de junho deste ano, para a Divisão de Assuntos Multilaterais Culturais (DAMC) - veja o endereço abaixo.

De acordo com decisão do Comitê Intergovernamental da Convenção, a prioridade de utilização dos recursos do Fundo é financiar projetos apresentados por países em desenvolvimento. Por este motivo, o Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula, avalia que projetos brasileiros não terão prioridade, já que o Brasil é visto como um dos países em desenvolvimento em melhor situação econômica, e existem poucos recursos. O Secretário explica que, para financiar programas e projetos de promoção e proteção da diversidade cultural brasileira, o Ministério da Cultura está propondo a criação de um Fundo Setorial da Diversidade e Acesso, que faz parte da reforma da Lei de Incentivo - Procultura, atualmente em processo de tramitação no Congresso Nacional.

Os formulários só poderão ser preenchidos em francês ou em inglês. O endereço para envio dos pedidos é:

DAMC - Ministério das Relações Exteriores
Palácio Itamaraty - Esplanada dos Ministérios - Bloco H
Brasília - DF - Brasil
CEP 70.170-900

Mais informações e/ou esclarecimentos podem ser obtidos com o ponto focal da Convenção no Brasil, Giselle Dupin - Coordenadora de Fomento à Identidade e Diversidade, pelo endereço eletrônico: giselle.dupin@cultura.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , ou pelo telefone: (61) 2024 2368.

Clique aqui para acessar o formulário de pedidos de financiamento (em francês e inglês).
Clique aqui para acessar o texto completo do Procultura.

Fonte: Ministério da Cultura
Carteira Fauna Brasil disponibiliza banco de projetos
Instituições que trabalham com pesquisa e conservação de fauna poderão se cadastrar no Banco de Projetos da Carteira Fauna Brasil, lançado hoje pelo Funbio para identificar projetos já estruturados, mas que ainda não tiveram apoio financeiro, mapear e apoiar projetos em execução, ou ainda ações em andamento que necessitem de novos aportes, em todo o país.

Foto por: Daniela LerdaInstituições que trabalham com pesquisa e conservação de fauna poderão se cadastrar no Banco de Projetos da Carteira Fauna Brasil, lançado hoje pelo Funbio para identificar projetos já estruturados, mas que ainda não tiveram apoio financeiro, mapear e apoiar projetos em execução, ou ainda ações em andamento que necessitem de novos aportes, em todo o país.

Rio de Janeiro, 8 de abril de 2010 – A partir agora instituições brasileiras que trabalhem com pesquisa e conservação de fauna poderão cadastrar suas iniciativas no Banco de Projetos da Carteira Fauna Brasil. Além de identificar as ações estruturadas, mas que ainda não tiveram apoio financeiro, mapear e apoiar projetos em execução, ou ainda ações em andamento que necessitem de novos aportes, o Banco de Projetos servirá como ponto de partida para a obtenção de financiamento, sempre que a Carteira Fauna contar com recursos em seu portfólio.

Os projetos inscritos terão seus cadastros submetidos à aprovação, conforme as regras estabelecidas no documento Chamada para o Banco de Projetos da Carteira Fauna Brasil. Alguns critérios para aceitação do cadastro são: os projetos devem ter vínculo direto com a conservação da fauna e dos recursos pesqueiros brasileiros; devem se enquadrar em uma das linhas temáticas apoiadas pela Carteira; o valor solicitado deve estar entre R$ 50 mil e R$ 250 mil.

Segundo Natalia Paz, gerente da Carteira Fauna Brasil no Funbio, a Chamada traz, ainda, detalhes sobre os parâmetros obrigatórios na elaboração dos projetos, os requisitos relativos à instituição proponente, bem como os critérios de admissão, análise, julgamento e prazo de execução dos projetos. “Mais do que selecionar projetos para receberem apoio, acreditamos que o Banco pode ser uma ferramenta importante para mapear a demanda de financiamento por projetos de conservação de fauna no país e com estas informações em mãos poderemos buscar novos doadores para a Carteira Fauna Brasil”, explica.

Os projetos inscritos serão submetidos à análise da Comissão Técnica de Fauna, formada por representantes do Funbio, Ibama, ICMBio e Ministério Público Federal. A Comissão aprovará ou não a entrada da iniciativa no Banco de Projetos, onde ficarão disponíveis para o público externo por meio da Vitrine de Projetos. “Assim, os possíveis doadores poderão conhecer melhor cada projeto e decidir se querem apoiá-los por meio da Carteira Fauna Brasil. Esperamos selecionar pelo menos dois projetos para apoio até o final de 2010”, completa a coordenadora.

O Banco de Projetos da Carteira Fauna Brasil está acessível na Internet no link www.bancoprojeto.funbio.org.br ou no próprio site do programa: www.faunabrasil.org.br.

Recomenda-se a leitura da Chamada para o Banco de Projetos da Carteira Fauna Brasil antes do acesso ao Banco de Projetos.

Sobre a Carteira Fauna Brasil


Resultado da parceria entre o Funbio, o Ibama, o ICMBio e o Ministério Público Federal, a Carteira de Conservação da Fauna e dos Recursos Pesqueiros Brasileiros – Carteira Fauna Brasil foi lançada em 2006, por meio de um acordo de cooperação entre os parceiros. Até o final de 2009, mais de R$ 1 milhão foi aportado pela Carteira em projetos de conservação de fauna.

Trata-se de um mecanismo financeiro destinado a receber recursos de doações livres ou de sanções penais, multas administrativas ambientais, e investi-los diretamente em projetos de proteção da fauna e dos recursos pesqueiros brasileiros.

Um de seus principais objetivos é garantir que recursos provenientes de sanções penais aplicadas contra crimes ambientais sejam destinados à proteção da fauna e à mitigação dos danos provocados, com resultados efetivos para a conservação da biodiversidade.

A Comissão Técnica de Fauna, composta por representantes das instituições parceiras, tem como funções principais indicar as diretrizes técnicas para atendimento aos objetivos da Carteira, as prioridades para uso dos recursos aportados, bem como avaliar e recomendar os projetos a serem apoiados e acompanhar a execução do Programa.

Linhas temáticas apoiadas pela Carteira Fauna Brasil:
  • Conservação de espécies ameaçadas de extinção ou migratórias.
  • Uso sustentável de espécies nativas.
  • Manejo de espécies invasoras.
  • Desenvolvimento da capacidade técnica para conservação e uso sustentável da fauna e dos recursos pesqueiros.
FONTE:

18 de maio de 2010

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza de 19 a 21 de maio a 2ª Conferência da Indústria Brasileira para o Meio Ambiente (Cibma). A iniciativa vai reunir empresários, representantes de federações, sindicatos patronais e associações setoriais, em torno de um amplo debate sobre gestão ambiental e construção de políticas públicas ambientais favoráveis ao desenvolvimento sustentável no país.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) prepara um documento com os temas ambientais para entregar, no final de maio, aos candidatos à Presidência da República. Biodiversidade e florestas, gestão ambiental, mudanças climáticas, responsabilidade ambiental compartilhada e recursos hídricos sãos os temas em discussão nas conferências regionais organizadas pela CNI.

A primeira delas ocorreu nesta quarta-feira (7/4) na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre, com a participação de 40 empresários de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Na próxima semana os empresários vão se reunir para realizar debates regionais sobre a questão ambiental em Salvador, Belo Horizonte, Goiânia e Belém. A ideia é tratar desses cinco temas a partir das perspectivas social, econômica e ambiental, para compor o documento final e levar a proposta do setor industrial aos candidatos.

Em maio, todos se reúnem na 2ª Conferência da Indústria Brasileira para o Meio Ambiente (CIBMA), que será realizada no período de 19 a 21 de abril no Hotel Stella Maris, em Salvador.

A definição de regras para o pagamento por serviços ambientais e as perspectivas de novos negócios em programas específicos, adotando o incentivo em vez da punição no uso da biodiversidade de forma sustentável, é uma das propostas do documento final de Porto Alegre. Pretende-se, com isso, criar instrumentos e pagar por serviços ambientais definindo critérios claros para avaliar os limites e responsabilidades de cada um, bem como a fonte dos recursos a serem empregados para esta finalidade (a exemplo do ICMS ecológico e da Lei Rouanet).

Outra proposta apresentada na reunião regional é a criação de mecanismos de unificação dos diversos cadastros e relatórios nos âmbitos federal, estaduais e municipais. O objetivo é oferecer instrumentos e capacitar os órgãos de licenciamento para dar maior agilidade ao processo de concessão das licenças ambientais.

Na reforma do Código Florestal os empresários solicitam que se leve em conta as peculiaridades regionais. Cada estado deverá definir o critério técnico para estabelecer, por exemplo, o tamanho e as restrições de suas áreas protegidas, assim como as autorizações para intervenção nesses espaços. A preservação dos recursos naturais em equilíbrio com o desenvolvimento sustentável está na lista de prioridades dos empresários.

A busca de regras regionais também pautou a discussão do tema biodiversidades e florestas. A FIERGS sugere, por exemplo, que seja assegurado o manejo sustentável dos povoamentos com espécies locais e que todo plantio florestal com quaisquer espécies de fora das áreas de proteção possa ser utilizado economicamente, sem restrições.

FONTE:http://www.cni.org.br/portal/data/pages/FF80808127A1657D0127DF293AF87FD8.htm

17 de maio de 2010

EVENTOS EM OUTROS ESTADOS



fonte: http://www.congressodireitoambiental.com.br/

EVENTOS EM OUTROS ESTADOS

3º CONGRESSO REGIONAL DO MEIO AMBIENTE.

Segue abaixo o link para inscrição e programação, maiores informações no site: www.portalideas.org.br

Fone: (15) 3542-3609 begin_of_the_skype_highlighting (15) 3542-3609 end_of_the_skype_highlighting / 3543-1515.

MICHELE DE SOUZA

COMISSÃO ORGANIZADORA

congresso3.jpg

Amplie seus conhecimentos....

Publicações do WWF-Brasil

Consulta Pública e Unidade de Conservação

Consulta Pública e Unidade de Conservação

O objetivo desta publicação é explicitar os principais aspectos implicados nas consultas públicas sobre a criação de unidades de conservação, trazendo reflexões, sugestões e exemplos positivos que inspiram o fazer melhor.

05 Abril 2010 | 1 comments | Leia mais

Plano de Gestão do Mosaico de Unidades de Conservação do Apuí

Plano de Gestão do Mosaico de Unidades de Conservação do Apuí

O Plano de Gestão do Mosaico de Unidades de Conservação do Apuí tem como objetivo facilitar o acesso ao diagnóstico socioeconômico e ambiental e ao planejamento participativo das unidades de conservação do mosaico.

05 Abril 2010 | 7 comments | Leia mais

Livro de entrevistas: Olhares sobre o Desenvolvimento Territorial -  as diversas verdades sobre a Amazônia

Olhares sobre o Desenvolvimento Territorial: As diversas verdades sobre a Amazônia - livro de entrevistas

Este livro de entrevistas tem como objetivo mostrar diferentes olhares sobre o desenvolvimento territorial da Amazônia por meio da experiência de pessoas envolvidas com a realidade e os dilemas existentes na região.

07 Janeiro 2010 | 5 comments | Leia mais

O livro Desenvolvimento Territorial: Diretrizes para a Região da  BR-163 volume 2, consiste na segunda compilação  de uma série de artigos  acadêmicos produzidos no âmbito do Projeto Diálogos por pesquisadores  membros das instituições que compõem o consórcio.

Desenvolvimento Territorial: Diretrizes para a Região da BR-163 - volume 2

O livro Desenvolvimento Territorial: Diretrizes para a Região da BR-163 - volume 2, consiste na segunda compilação de uma série de artigos acadêmicos produzidos no âmbito do Projeto Diálogos por pesquisadores membros das instituições que compõem o consórcio.

07 Janeiro 2010 | 1 comments | Leia mais

capa livro Desenvolvimento Territorial: Diretrizes para Região da  BR-163, volume 1

Desenvolvimento Territorial: Diretrizes para a Região da BR-163 - volume 1

O livro Desenvolvimento Territorial: Diretrizes para a Região da BR-163 - volume 1 consiste em uma série de artigos acadêmicos produzidos no âmbito do Projeto Diálogos por pesquisadores membros das instituições que compõem o consórcio.

07 Janeiro 2010 | 0 comments | Leia mais

Quarto número do Almanaque Esec-AE reúne informações sobre  experiências de alunos, pesquisadores e educadores em educação ambiental  para o Cerrado.

Almanaque Esec-AE 2009

Quarto número do Almanaque Esec-AE, uma revista de educação ambiental reunindo as experiências de alunos, educadores e pesquisadores no trabalho de conservação do Cerrado e das águas na Estação Ambiental das Águas Emendadas.

17 Dezembro 2009 | 0 comments | Leia mais

Bertioga, São Paulo, Brasil

Diagnóstico Socioambiental e Cultural do Polígono Bertioga

O relatório apresenta os estudos realizados pelo Instituto Ekos Brasil, contratado pelo WWF-Brasil, para levantar as características socioeconômicas, ambientais e culturais de uma área 10.393 hectares em Bertioga e São Sebastião/SP. O objetivo foi gerar subsídios para a proposição de uma nova unidade de conservação.

08 Dezembro 2009 | Leia mais

Catálogo de produtos da associação Amor-Peixe

Catálogo Amor-Peixe

O catálogo tem por objetivo divulgar os produtos de artesanato produzidos a partir de couro de peixe pela associação de mulheres Amor-Peixe, de Corumbá (MS), projeto apoiado pelo WWF-Brasil. Com dedicação e criatividade, as artesãs transformam o que antes ia para o lixo em belos objetos, como bolsas, sandálias, carteiras, cintos, agendas e colares.

04 Novembro 2009 | 3 comments | Leia mais

Capa da publicação "Mata Atlântica, herança em perigo"

Mata Atlântica, herança em perigo

Para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e preservar a rica biodiversidade da Mata Atlântica é essencial conservar as matas e promover o manejo sustentável de maneira compatível com o desenvolvimento local.

18 Outubro 2009 | 0 comments | Leia mais

Boletim Mercado Florestal Certificado

Boletim Mercado Florestal Certificado

A publicação mostra a cotação de produtos com a certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal) nos mercados nacional e internacional. A certificação FSC atesta que o processo produtivo se dá em conformidade com rigorosos critérios socioambientais.

16 Outubro 2009 | 0 comments | Leia mais

*Da Redação
redacao@portalibahia.com.br

Acontece em Salvador entre quarta e sexta-feira (19 e 21) a 2ª Conferência da Indústria Brasileira para o Meio Ambiente (Cibma). A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente da Braskem, Bernardo Gradin, participam da abertura.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente da Braskem, Bernardo Gradin, participam da abertura do evento, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), empresários, representantes das federações, sindicatos e associações setoriais industriais consolidarão as propostas do setor produtivo para as políticas ambientais e de recursos hídricos. As sugestões vão compor um documento que será entregue aos candidatos à Presidência da República.

Indústria define agenda ambiental para o Brasil

Os participantes da Conferência serão divididos em cinco grupos de trabalho, que debaterão propostas para biodiversidade e florestas, gestão ambiental, mudanças climáticas, responsabilidade ambiental compartilhada e recursos hídricos.

Os preparativos para a 2ª Cibma incluíram também eventos com especialistas internacionais. No dia 4 de maio, o economista franco-polonês Ignacy Sachs, fundador do Centro de Pesquisas do Brasil Contemporâneo na Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais, em Paris, esteve em São Paulo para falar sobre as oportunidades para a indústria na economia de baixo carbono. Sachs, um dos formuladores do conceito de desenvolvimento sustentável, defende o desenvolvimento de soluções específicas para cada bioma, o que foi proposto nos encontros regionais preparatórios da 2ª Cibma.

Mais informações: http://www.cni.org.br/portal/data/pages/FF80808127A1657D0127D1219EDA407C.htm

16 de maio de 2010

14/05/2010 16:59:00

Redatora: Aline D'Eça (MTb-BA 2594)

MPs querem regulamentação de
licenciamento ambiental em Salvador

Por considerar que o licenciamento ambiental em Salvador não atende à legislação, sendo feito “com base em critérios subjetivos, elevada discricionariedade e sem a devida participação popular”, os Ministérios Públicos do Estado de Bahia (MP-BA) e Federal na Bahia (MPF-BA) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ingressaram na Justiça Federal com uma ação civil pública contra o Município de Salvador, Superintendência de Meio Ambiente de Salvador (SMA) e Instituto do Meio Ambiente da Bahia (IMA) requerendo, em caráter liminar, que o Município de Salvador seja obrigado a não mais realizar procedimento de licenciamento ambiental e a não conceder licenças ambientais até a implementação de estrutura mínima necessária para o exercício desta competência. Enquanto isso, o IMA deverá exercer o licenciamento de atividades e empreendimentos de impacto local “enquanto o Município de Salvador não estiver estruturado, qualificado e habilitado a exercer a competência licenciatória ambiental”.

“Nesta ação, jamais foi pedida a suspensão ou anulação das licenças já concedidas. Inclusive, preocupado em não prejudicar nenhum tipo de empreendimento, o Ministério Público, junto com os demais autores, requereu que o IMA exerça as atividades de licenciamento na capital em caso de suspensão do poder de licenciar do Município, até a sua adequação legislativa”, informa o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Ceama), promotor de Justiça Marcelo Guedes, que assina o documento juntamente com as promotoras de Justiça Hortênsia Gomes Pinho, Ana Luzia Santana e Cristina Seixas Graças; as procuradoras da República Caroline Queiroz e Bartira Góes; e o procurador federal Augusto Mascarenhas. Eles pedem que o Município de Salvador regulamente através de lei o procedimento licenciatório.

Os MPs e o Ibama salientam que a forma como hoje é realizado o processo de licenciamento ambiental em Salvador está causando danos e riscos ambientais à cidade e uma situação vulnerável para o empreendedor. “É inadmissível a atual situação do Município, que não constituiu por lei o seu Sistema Municipal de Meio Ambiente de acordo com as regras aplicáveis ao Sistema Nacional de Meio Ambiente”, protesta o promotor Marcelo Guedes, explicando que, como vem funcionando, “o sistema cria uma instabilidade jurídica aos próprios empreendedores, uma vez que o procedimento próprio de licenciamento não está expresso em lei”.

Dentre as diversas irregularidades apontadas na ação civil pública, os membros do MP e do Ibama afirmam que, a despeito de seus três milhões de habitantes e da quantidade de novos empreendimentos em seu território, o Município de Salvador não possui Código Municipal de Meio Ambiente nem lei municipal ou resolução do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Coman) sobre licenciamento ambiental; toda a gestão ambiental é centralizada pela Superintendência de Meio Ambiente (SMA), sendo cerceada a participação social e o funcionamento adequado do Coman; não existe efetivamente a fiscalização das infrações ambientais nem sequer das condicionantes das licenças ambientais; bem como o Fundo Municipal de Meio Ambiente não tem existência real. Além disso, denunciam os autores da ação, em todos os procedimentos licenciatórios que apreciou desde 2005 – mais de 945 procedimentos –, a SMA nunca exigiu Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), e apenas 15 destes procedimentos foram submetidos à apreciação do Comam. O mais grave, de acordo com os MPs e o Ibama, é que todas as licenças exaradas pela SMA foram licenças simplificadas, sendo sempre suprimidas as três fases do licenciamento, quais sejam, a licença de localização, a licença de implantação e a licença de operação.

“A preocupação do Ministério Público é que as licenças ambientais sejam adequadas a cada caso específico, pois o que observamos é que as licenças concedidas são feitas pelo modo simplificado, o que muitas vezes não coaduna com o grau de intervenção em determinada área”, informa Marcelo Guedes. Segundo ele, há situações, por exemplo, em que são necessários estudos ambientais mais complexos com o diagnóstico para remanejamento da fauna. É devido à falta desses estudos e ao consequente impacto causado ao meio ambiente que os animais estão se deslocando para as residências, estabelecimentos comerciais e, até mesmo, de forma extremamente perigosa, para as imediações do Aeroporto Internacional de Salvador, explica o promotor. Segundo os membros do MP, a melhor solução para a questão é que o licenciamento ambiental de Salvador seja disciplinado no Código Municipal de Meio Ambiente ou em lei específica sobre o tema, como prevê o próprio Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), e depois regulamentado através de resolução do Comam. Neste sentido, o Ministério Público tentou, sem sucesso, firmar um Termo de Ajustamento de Conduta com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente do Município de Salvador (Sedham), que não enviou reposta à proposta do MP.

O Ministério Público pede que a ação seja julgada procedente para que o Município de Salvador seja obrigado a, dentre outras ações, implementar estrutura necessária para o exercício do licenciamento ambiental municipal; proceder à fiscalização das condicionantes das licenças ambientais e das infrações administrativas ambientais; exigir EIA/RIMA para os empreendimentos de significativo impacto ambiental; estabelecer compensações ambientais nos licenciamentos ambientais de significativo impacto; e que sejam encaminhados ao Comam, para reavaliação em caráter excepcional, todas as licenças concedidas pelo Município a partir do ano de 2005. Os autores da ação requerem, ainda, que o Município de Salvador seja condenado a ressarcir o dano moral coletivo ambiental provocado pela sua atuação ilegal em valor a ser revertido para o Fundo Municipal de Recursos para o Meio Ambiente, que será direcionado a investimentos em projetos ambientais.

ASCOM/MP – Telefones: (71) 3103-6505/ 6502/ 6567

Estudo sobre portos brasileiros traz diagnóstico e aponta perspectivas


Série abordará ainda temas como setor elétrico, aéreo, ferrovias, biocombustíveis, petróleo e gás
O Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (Ipea) apresenta, na próxima segunda-feira, 17, às 10 horas, o Comunicado do Ipea n° 48: Portos brasileiros: diagnóstico, políticas e perspectivas. Parte da série Eixos do Desenvolvimento Nacional, o estudo aborda as principais questões econômicas e institucionais que têm envolvido os portos brasileiros nos últimos anos.

O texto trata de um setor considerado fundamental para a economia do Brasil e o comércio internacional, já que os portos são responsáveis pela maior parte da relação comercial brasileira com o resto do mundo. Entre os assuntos explorados no estudo estão planos e programas desenvolvidos com o intuito de alavancar o setor de portos, além da apresentação de projeções e cenários para os próximos anos.

A apresentação do Comunicado do Ipea n° 48 será feita às 10h, no auditório do Ipea em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES, subsolo), pelo diretor de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura, Marcio Wohlers; pelo coordenador de Infraestrutura Econômica, Carlos Campos; e pelo coordenador de Desenvolvimento Urbano do Ipea, Bolívar Pêgo. A entrevista coletiva será transmitida pelos sites www.ipea.gov.br e www.agencia.ipea.gov.br. Jornalistas interessados em mandar perguntas pelo e-mail coletiva@ipea.gov.br devem se cadastrar antecipadamente, enviando nome, telefone de contato e veículo de comunicação para o mesmo endereço.

Série
O Comunicado faz parte de um conjunto amplo de estudos sobre o que tem sido chamado, dentro da instituição, de Eixos do Desenvolvimento Nacional: inserção internacional soberana; macroeconomia para o pleno emprego; fortalecimento do estado, das instituições e da democracia; infraestrutura e logística de base; estrutura produtivo-tecnológica avançada e regionalmente articulada; proteção social e geração de oportunidades; e sustentabilidade ambiental.

A série nasceu de um grande projeto denominado Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro, que busca servir como plataforma de sistematização e reflexão sobre os desafios e as oportunidades do desenvolvimento nacional, de forma a fornecer ao Brasil o conhecimento crítico necessário à tomada de posição frente aos desafios da contemporaneidade mundial.

Os documentos sobre os eixos do desenvolvimento trazem um diagnóstico de cada campo temático, com uma análise das transformações dos setores específicos e de suas consequências para o País; a identificação das interfaces das políticas públicas com as questões diagnosticadas; e a apresentação das perspectivas que o setor deve enfrentar nos próximos anos, indicando diretrizes para (re)organizar a orientação e a ação governamental federal.

Comunicados
Ao todo, a coleção terá dez livros, cujos capítulos deram origem aos comunicados da série. Estiveram envolvidas no esforço de produção dos textos cerca 230 pessoas, 113 do próprio Ipea e as demais pertencentes a mais de 50 diferentes instituições, entre universidades, centros de pesquisa, órgãos de governo e outras.

O livro no qual o comunicado se insere trata de infraestrutura econômica, cuja função é dar apoio às atividades do setor produtivo. A melhoria da infraestrutura econômica tem impacto direto sobre as empresas e indústrias e pode ampliar a capacidade produtiva por meio de custos, tecnologias e capacidade de distribuição.

Dentro da série, ainda serão divulgados comunicados sobre ferrovias, setor elétrico, transporte aéreo, rodovias, biocombustíveis, telecomunicações, petróleo e gás e experiências latino-americanas. Cada capítulo dará origem a um Comunicado do Ipea, que tem por objetivo antecipar estudos e pesquisas mais amplos conduzidos no Instituto, como é o caso da obra completa, que terá dez volumes e cerca de 9 mil páginas. O livro sobre infraestrutura econômica terá cerca de 700 páginas.


Próximos comunicados da série Eixos do Desenvolvimento Nacional: 17/5 - Portos brasileiros: diagnóstico, políticas e perspectivas (Brasília-DF)

19/5 - Transporte ferroviário de cargas no Brasil: gargalos e perspectivas para o desenvolvimento econômico e regional (Brasília-DF)

20/5 - Setor elétrico: desafios e oportunidades (São Paulo-SP)

24/5 - Rodovias brasileiras: gargalos, investimentos, concessões e preocupações com o futuro (Brasília-DF)

26/5 - Biocombustíveis no Brasil: etanol e biodiesel (Brasília-DF)

27/5 - Desafios e oportunidades do setor de telecomunicações no Brasil (São Paulo-SP)

31/5 - Panorama e perspectivas para o transporte aéreo no Brasil e no mundo (Brasília-DF)

1/6 - Perspectivas de desenvolvimento do setor de petróleo e gás no Brasil (Rio de Janeiro-RJ)

2/6 - Experiências latino-americanas em infraestrutura econômica (Brasília-DF)

Foto: Rodrigo Leal / Appa

Scientific American publica artigo sobre pesquisa com mandioca

O jornal ''Scientific American'' publicou neste mês de maio artigo de autoria de Nagib Nassar, professor da Universidade de Brasília, e Rodomiro Ortriz, diretor de Centro Internacional - CIMMYT, México

No artigo os autores recapitularam o programa de pesquisa conduzido na Universidade de Brasília durante os últimos 35 anos, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq/MCT e da Fundação Capes.

Foram cinco etapas que começaram pela coleta e implantação da coleção viva de espécies silvestres da mandioca, que foram sistematicamente avaliadas para caráter econômico e hibridação com o cultivo.

Em seguida, veio a transferência dos caráteres pela hibridação interespecífica que deu origem ao primeiro híbrido de mandioca rica em proteína e de boa qualidade de ácido amínicos essenciais.O aspecto mais fascinante da hibridação interespecífica relatado pelo artigo e comentado pelo Scientific American, foi o papel dos referidos híbridos no combate à doença virulenta do mosaico africano, que invadiu o oeste da África na década 1970.

Os híbridos desenvolvidos pela Universidade de Brasília e manipulados pelo Centro internacional IITA geraram uma família de cultivares resistentes ao Mosaico, sendo adotados pelos agricultores em todo o oeste da África, cobrindo uma área de mais de 4 milhões de hectares e salvando, assim, de extinção, a cultura na região.

A terceira etapa ocorreu na década 1990 e teve como objetivo o manejo do sistema reprodutivo da cultura pela produção de sementes com embriões vegetativos. Este tipo de sementes pode substituir estacas em propagação da cultura quando for necessário. Propagar a cultura por estacas torna a mandioca vulnerável ao acúmulo de bactéria e vírus, até o momento em que fica sobrecarregada pelos germes e produz muito pouco de raízes.

Paralela a esta linha, foi o progresso na produção de híbridos tolerante à seca, a partir da manipulação de uma das espécies arbórea nativa de estados do Ceará e de Pernambuco.

A quarta etapa aconteceu no início da primeira década de 2000, e constava da exploração dos cultivares indígenas e das espécies silvestres como fonte de vitaminas e micro nutrientes normalmente carentes na mandioca comum. Nessa época, junto com essa pesquisa houve a linha de aproveitamento de enxertia das espécies silvestres e seus híbridos interespecíficos com a mandioca para ativar formação de raízes comestíveis. Como resultado, o aumento no tamanho das raízes foi de até 7 vezes a do seu normal.

A técnica foi levada pela equipe da universidade de Brasília aos pequenos agricultores e assentados do Distrito Federal, sendo-lhes distribuídas estacas e mudas dos cultivares, além de híbridos melhorados. Atualmente, o programa enfoca o desenvolvimento de técnica para produzir queimera do enxerto e porta enxerto. Isto pode perpetuar aumento de raízes alcançado pela enxertia.

A versão português do Scientific American publica, no mês que vem, o artigo na íntegra, com 9 páginas e 3 desenhos demonstrativos. As versões do artigo, em 18 línguas, entre os quais árabe, chinês, francês, alemão, grego, hebreu, italiano, japonês, coreano, romano, russo, espanhol, checo e holandês serão publicados no mês de junho em cada um desses países.

A íntegra do trabalho só está acessível no site da "Scientific American" para assinantes da revista, mas uma prévia do artigo pode ser lida em http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=breeding-cassava

Dados mais detalhados sobre a linha de pesquisas mencionadas podem também ser encontrados no jornal eletrônico de livre acesso www.geneconserve.pro.br.

ou http://www.geneconserve.pro.br/reportagens.html

Assessoria de Comunicação do CNPq

EVENTOS EM OUTROS ESTADOS

Cursos Provet - 2010
Curso de Diagnóstico por Imagem em Animais Silvestres e Exóticos
Coordenação: M.V. MSc. Marcelo S. Gomes (Zoo SBC).
Objetivo: Fornecer embasamento para que o Médico Veterinário utilize corretamente diferentes métodos de diagnóstico por imagem em Animais Silvestres e Exóticos (répteis, aves e pequenos mamíferos).
Carga Horária: 64 horas (quatro módulos de 16 horas).
Número de vagas por módulo: 30.
Valor por módulo: R$ 330,00.
Associados ABRAVAS: R$ 270,00.
Formato: O curso consiste de quatro módulos temáticos complementares que podem ser cursados separadamente.
Junho de 2010 Módulo I - Diagnóstico por imagem em répteis.
Setembro de 2010 Módulo II - Diagnóstico por imagem em aves.
Novembro 2010 Módulo III - Diagnóstico por imagem em ferrets e primatas.
Dezembro 2010 Módulo IV - Diagnóstico por imagem em roedores e lagomorfos (coelho).
Programação
Módulo I - Diagnóstico por imagem em répteis.

de 21 a 24 de Junho de 2010.

Segunda-feira - 21/06
19:00 - 20:45 - Aspectos morfofisiológicos aplicados ao diagnóstico por imagem em répteis.
21:15 - 23:00 - Técnicas de contenção física aplicadas ao diagnóstico por imagem em répteis.

Terça-feira - 22/06
19:00 - 20:45 - Diagnóstico por imagem em Chelonia (tartarugas e jabotis).
21:15 - 23:00 - Diagnóstico por imagem em Chelonia(tartarugas e jabotis).
Quarta-feira - 23/09
19:00 - 20:45 - Diagnóstico por imagem em Squamata (lagartos e serpentes).
21:15 - 23:00 - Diagnóstico por imagem em Squamata (lagartos e serpentes).
Quinta-feira - 24/06
19:00 - 20:45 - Discussão de casos clínicos.
21:15 - 23:00 - Discussão de casos clínicos.
Inscrições para o Módulo I
tenha sua ficha de inscrição aqui!
Contato: Fabiana Camargo
55 11 3579-1431 begin_of_the_skype_highlighting 55 11 3579-1431 end_of_the_skype_highlighting
55 11 7865-1175 begin_of_the_skype_highlighting 55 11 7865-1175 end_of_the_skype_highlighting
82*22891
e-mail: comunicacao@ provet.com. br


I Simpósio Abravas de Medicina e Conservação de Animais Selvagens
*Vilha Velha/ES*

A Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens – ABRAVAS em parceria com o Instituto Marcos Daniel e a UVV promovem em Vila Velha – ES simpósio de âmbito regional para tratar de temas relacionados à medicina veterinária e à conservação de animais selvagens.
O manejo de animais selvagens tem ganhado espaço na medida em que o ambiente natural vem sendo progressivamente substituído pelo ambiente necessário ao homem e à produção de alimentos. O desenvolvimento econômico do Brasil vem gerando situações nas quais a atuação do médico veterinário de animais selvagens é necessária. Por outro lado, o trabalho com animais selvagens demanda equipes multidisciplinares integrando biólogos e zootecnistas. Sendo assim, a motivação e a capacitação de profissionais médicos veterinários é de suma importância para suprir a demanda por estes serviços que contribuem para a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil.
Participe das palestras com conferencistas de renome nacional e da visita técnica ao projeto CEREIAS. Aproveite esta oportunidade de atualização e de educação continuada. Esperamos que você se sinta motivado e amplie a sua visão e o interesse pela conservação da fauna, e se envolva nesta causa. Capacitando tecnologicamente e motivando pessoas, esperamos contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável regional e nacional.

Saiba mais em: http://institutomar cosdaniel. org.br/simposio/


MAIO/2010
De 17 a 21 de maio de 2010 acontece o IV Congresso Brasileiro de Oceanografia – Rio Grande – Rio Grande do Sul. www.cbo2010.com
De 25 a 27 de maio de 2010 acontece em Salvador-BA, na UFBA, o 6° ENECULT. http://www.enecult.ufba.br/
No período de 26 a 29 de maio de 2010, será realizado, em Olinda, a Conferência da Terra – Fórum Internacional do Meio Ambiente. www.conferenciadaterra.com
XVIII Congresso Brasileiro de Apicultura - De 19 a 22 em Cuiabá - MT
IV Congresso Brasileiro de Oceanografia - De 17 a 24 em Rio Grande - RS
ERBIO - Encontro Regional de Biologia- De 23 a 27 em Caetité - BA

JUNHO/2010
II Seminário Internacional de Educação e Pesquisa em Ecologia - Siepe

Informações: Trabalhando para superar o sucesso da primeira edição a Comissão Organizadora do evento espera "repetir e aperfeiçoar aquilo que deu certo", além de "buscar novos elementos e formatos adaptados à demanda do público que nos prestigia". Palestras, mesas redondas, sessões de pôsteres, apresentações de vídeos, atividades de campo e minicursos são alguns dos atrativos já garantidos. Além disso, todo participante do Siepe tem direito a um kit completo, nos moldes do que é oferecido em qualquer grande evento do gênero, com destaque para a distribuição do Livro de Anais contendo todos os trabalhos aceitos no evento. De acordo com a Comissão Organizadora, "embora a impressão de anais, em princípio, tenha evidentes impactos econômicos e ambientais, pode-se adotar medidas que levem a sua viabilidade". As inscrições no Siepe são feitas via internet, ao custo de R$50,00 (estudantes) e R$70,00 (profissionais). A inscrição em minicurso custa R$20,00. A forma de pagamento também foi aperfeiçoada; basta efetuar o pagamento do boleto bancário gerado no ato da inscrição. Maiores informações e inscrições podem ser encontradas no site do evento: http://www.ucpel.tche.br/ecologia/siepe.

Cidade: Pelotas - Estado: Rio Grande do Sul - Ver mapa

Duração: 4 dias até 05/06/2010
Instituição: UCPel
Preços: R$ 50,00 ( estudante ) ; R$ 70 ( profissional )
Contato: siepe2010[@]email.com ; Fone: (53) 2128-8289 begin_of_the_skype_highlighting (53) 2128-8289 end_of_the_skype_highlighting
XIII Simpósio de Biologia Marinha – UNISANTA

Informações: Pensando em fomentar o conhecimento científico de estudantes e profissionais da área, a Universidade Santa Cecília realizará o XIII Simpósio de Biologia Marinha – UNISANTA no período de 28 de junho a 02 de julho de 2010.

O Simpósio terá em sua programação 30 minicursos, 10 palestras, 1 mesa redonda, apresentação de trabalhos científicos na forma de painéis e oral, oficinas, além de atividades opcionais e concurso de fotos.

Os objetivos desse encontro são: promover o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação e criar oportunidades de discussões sobre temas relevantes à Biologia Marinha.

Divulgue, participe!
http://www.unisanta.br/simposiobiomar

Cidade: Santos - Estado: São Paulo - Ver mapa

Duração: 4 dias até 02/07/2010
Tipo: Simpósio
Instituição: Universidade
Contato: simposiobiomar[@]unisanta.br

II Curso de Campo em Ornitologia

II-Curso-de-Campo-em-Ornitologia_30-06-2010.jpg

Informações: MUTUAL - Empresa Júnior de Biologia organiza II Curso de Ornitologia de Campo com o intuito de oferecer à sociedade brasileira, sobretudo aos estudantes de Ciências Biológicas e áreas afins, a oportunidade de iniciar atividades de contato com a natureza, contribuindo para o conhecimento da biodiversidade do Estado e divulgar as necessidades de conhecimento e conservação dos ecossistemas no Maranhão.

Ministrantes

Dr. Antônio Augusto Ferreira Rodrigues
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (1988), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1993) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2001)

Dra. Adriani Hass
Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal do Maranhão (1992), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002)

Apoio:
Banco do Brasil
Pro-reitoria de Extensão da UFMA
Universidade Federal do Maranhão

Cidade: São Luís - Estado: Maranhão - Ver mapa

Duração: 9 dias até 09/07/2010

Horario de início: 8:00

Tipo: Curso
Instituição: Mutual - Empresa Júnior de Biologia/UFMA
Sugestão de hospedagem: Hospedagem inclusa na inscrição, serão necessárias barracas para as aulas práticas em campo
Preços: 500 Reais
Contato: contato[@]ejmutual.com
01/06/10 - Terça-feira
28/06/10 - Segunda-feira
30/06/10 - Quarta-feira
II Curso de Campo em Ornitologia - São Luís - Maranhão

7 a 11 de junho
São Luís - MA


Local: Universidade Federal do Maranhão (UFMA);

Programação: mesas-redondas, oficinas, mini-cursos, apresentação de trabalhos, atividades culturais;

Inscrições: No site do evento;

Valores: Estudantes (R$20,00 - até 25/05 e R$25,00 - até 06/07)/ Profissionais e pós-graduandos (R$30,00 - até 25/05 e R$40,00 - até 06/07);

Prazo para envio de trabalhos: até 28/05;

Organização: GEOTEC - Empresa Júnior de Geografia (UFMA).
JULHO/2010
De 28 de junho a 02 de julho de 2010 acontece, na Universidade Santa Cecília em Santos-SP, o 13° Simpósio de Biologia Marinha. http://sites.unisanta.br/simposiobiomar/2010/
O Educasul em 2010 será realizado entre os dias 21 e 23 de julho de 2010 em Florianópolis-SC. : http://www.educasul.com.br/
05/07/10 - Segunda-feira
II SABMar - Simpósio de biologia Marinha - Tramandaí - Rio Grande do Sul
06/07/10 - Terça-feira
IV Simpósio de Anfíbios (SIMANF) - Teresópolis - Rio de Janeiro
10/07/10 - Sabádo
4º Simpósio Gaúcho de Animais Selvagens - Santa Maria - Rio Grande do Sul
12/07/10 - Segunda-feira
17/07/10 - Sabádo
I Curso de Ecologia e Conservação - Monte Belo - Minas Gerais
18/07/10 - Domingo
25/07/10 - Domingo
62ª reunião anual da SPBC - Natal - Rio Grande do Norte
XV Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular No Bourbon Convention Ibirapuera, São Paulo de 24 a 27 de julho de 2010.
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS) De 26 a 29 JULHO de 2010
A 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 25 a 30 de julho de 2010, na UFRN, em Natal (RN). www.sbpcnet.org.br/natal/sobre/
AGOSTO/2010
7/08/10 - Sabádo
16/08/10 - Segunda-feira
XIV Semana da Bio - Botucatu - São Paulo
20/08/10 - Sexta-feira
22/08/10 - Domingo
23/08/10 - Segunda-feira
De 22 a 28 de agosto de 2010 será realizado em Campos do Jordão-SP o 25° Congresso internacional de Ornitologia. www.acquaviva.com.br/sisconev/index.asp?Codigo=26
SETEMBRO/2010
05/09/10 - Domingo
14/09/10 - Terça-feira
15/09/10 - Quarta-feira
19/09/10 - Domingo
XI Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia - Bombinas - Santa Catarina
20/09/10 - Segunda-feira
21/09/10 - Terça-feira
VI Simpósio de Meio Ambiente - Viçosa - Minas Gerais
26/09/10 - Domingo
XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia - Natal - Rio Grande do Norte
OUTUBRO/2010
01/10/10 - Sexta-feira
03/10/10 - Domingo
12/10/10 - Terça-feira
25/10/10 - Segunda-feira
XXXIII Semana de Biologia da UFJF - Juiz de Fora - Minas Gerais
O 50º Congresso Brasileiro de Química será realizado na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, entre os dias 10 a 14 de outubro de 2010. http://www.abq.org.br/cbq/
De 07 a 10 de novembro de 2010- VI Congresso Brasileiro Sobre Crustáceos, em Ilhéus – Bahia. http://www.ufrb.edu.br/vicbc/

XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul e 8º Congresso da Sociedade Latinoamericana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos


24 a 27 de outubro
Florianópolis - SC


Local: Centro de Convenções de Florianópolis - CentroSul;

Programação: mini-cursos, workshops, apresentação de trabalhos, mesas-redondas e palestras;

Inscrições:

ESTUDANTE SÓCIO DA SOLAMAC ESTUDANTE NÃO-SÓCIO DA SOLAMAC

Até 31/07/2010 R$90,00/US$45,00 R$ 115,00/US$60,00
Mini-cursos R$ 40,00/US$20,00 R$ 40,00/US$20,00
PROFISSIONAL SÓCIO DA SOLAMAC PROFISSIONAL NÃO-SÓCIO DA SOLAMAC
R$ 250,00/US$130,00 R$ 310,00/US$165,00
R$ 60,00/US$30,00 R$ 60,00/US$30,00

Submissão de trabalhos: até 31 de julho de 2010;
Organização: SOLAMAC
NOVEMBRO/2010
07/11/10 - Domingo
08/11/10 - Segunda-feira
SIMPÓSIOS

Seguidores