4 de julho de 2013

Exploração de petróleo

Exploração de petróleo

A nova corrida pelo petróleo no Ártico está começando. Shell, BP, Exxon, Gazprom e outras companhias petrolíferas querem assumir os riscos de um vazamento de petróleo catastrófico no Ártico por apenas três anos de suprimento do combustível.

Desktop_sta-what-do-villains-get
As mesmas empresas de energia suja que causaram o derretimento do Ártico querem lucrar com o desaparecimento do gelo na região. Essa nova ”fronteira de exploração” tem um potencial de produção de 90 bilhões de barris de petróleo. É uma montanha de dinheiro para as empresas, mas supre apenas três anos de consumo para o mundo. Documentos governamentais previamente confidenciais dizem que lidar com derramamentos de petróleo em águas geladas é "quase impossível" e erros inevitáveis arruinariam os frágeis ecossistemas do Ártico. Para perfurar poços de petróleo no Ártico, as companhias petrolíferas têm de tirar icebergs do caminho de suas plataformas, além de usarem tubos gigantes com água morna para derreter o gelo flutuante. Acontecer mais um vazamento de petróleo catastrófico é apenas uma questão de tempo. Nós vimos o dano causado pela Exxon Valdez na região e o desastre da Deepwater Horizon, no Golfo do México. Não podemos deixar que isso se repita no Ártico.

CURSO OBSERVADOR DE MAMIFEROS

Tubarãozinho que nasceu no tanque do Tamar


O tubarãozinho que nasceu no tanque do Tamar no início de junho já tem duas irmãs! Nasceram no sábado 29/06 mais duas tubarões-lixa fêmeas e ainda podem vir mais! Os pesquisadores estão de olho ;-) As bonitinhas já estão se alimentando bem e nadando com o irmãozinho em um tanque separado para acompanhamento pelos veterinários  

http://tamar.org.br/noticia1.php?cod=432

IBJ - Nova sede em Caravelas

Nova sede em Caravelas

A partir desta semana, a equipe do Instituto Baleia Jubarte de Caravelas passa a trabalhar em um novo endereço. De acordo com o coordenador Lucian Interaminense, a mudança é um avanço: “saímos de um espaço alugado para uma sede própria e a distribuição das salas promoverá maior integração entre as equipes de diferentes setores”, afirma. “Temos a ideia de fazer uma biblioteca em um dos cômodos”, conta Interaminense”. O novo endereço é: Rua Barão do Rio Branco, 125, Centro.

Projeto de Gestão Ambiental e Territorial seleciona técnico para consultoria

EDITAL - PROJETO PNUD / BRA 09 / G32,
DE 3 DE JULHO DE 2013
Projeto de Gestão Ambiental e Territorial Indígena - GATI
Processo de seleção simplificado para consultoria na modalidade
P R O D U TO :
EDITAL 2013/002 (GATI) - 01 (uma) vaga para técnico especializadode nível superior; Objetivo: Apoiar a Unidade de Gestão do Projeto(UGP) na criação de sua estratégia de comunicação. Período pararecebimento de carta de solicitação de participação e de Currículo:
Até dia 18 de julho de 2013. O edital, na íntegra, está disponível na
FUNAI/DPDS/CGGAM, SBS, Q2, Lote 14, Ed. Cleto Meireles, 4º
andar, Brasília-DF, Ou na internet no seguinte endereço:
h t t p : / / w w w. f u n a i . g o v. b r / L i c i t a / 2 0 1 3 / s e l e c a o / c o n t e u d o . h t m l
EDITAL 2013/003 (GATI) - 01 (uma) vaga para técnico especializadode nível superior; Objetivo: Coordenar as dimensões políticas, didáticas e pedagógicas do Curso Básico de formação continuada em gestão ambiental e territorial de terras indígenas e avaliando as etapas integrantes do Curso e seu resultado global por meio de relatórios técnicos/avaliativos. Período para recebimento de carta de solicitaçãode participação e de Currículo: Até dia 18 de julho de 2013. O edital,na íntegra, está disponível na FUNAI/DPDS/CGGAM, SBS, Q2, Lote14, Ed. Cleto Meireles, 4º andar, Brasília-DF, Ou na internet no
seguinte endereço:
h t t p : / / w w w. f u n a i . g o v. b r / L i c i t a / 2 0 1 3 / s e l e c a o / c o n t e u d o . h t m l
EDITAL 2013/004 (GATI) - 01 (uma) vaga para técnico especializadode nível superior; Objetivo: Apoiar a Direção Nacional do Projeto na viabilização do suporte logístico necessário para a execução do Curso Básico de formação continuada em gestão ambiental e territorial deterras indígenas. Período para recebimento de carta de solicitação departicipação e de Currículo: Até dia 18 de julho de 2013. O edital, na íntegra, está disponível na FUNAI/DPDS/CGGAM, SBS, Q2, Lote14, Ed. Cleto Meireles, 4º andar, Brasília-DF, Ou na internet noseguinte endereço:
h t t p : / / w w w. f u n a i . g o v. b r / L i c i t a / 2 0 1 3 / s e l e c a o / c o n t e u d o . h t m l 

MARIA AUGUSTA BOULITREAU ASSIRATI
Diretora Nacional do Projeto - BRA09/G32

3 de julho de 2013

Jaracuçu-tapete - Bothrops pirajai

alt
Foto: Marco A. de Freitas



É uma espécie noturna, terrícola, de compleição robusta e que apresenta comprimento total em torno de 1 m.

Habita floresta ombrófila densa, em altitudes de até 600 m. Sua área de ocorrência abrange a zona cacaueira do sudeste da Bahia, onde grande parte das lavouras é cultivada sob o sombreamento da mata nativa. Os cacauais funcionam como corredores para a espécie. Ocorre em densidades baixas.

Nas áreas mais ao norte de sua distribuição, os solos são marginais para o cultivo do cacau e a lavoura divide espaço com outras plantações. O limite norte conhecido da distribuição é a serra da Jibóia, coberta ainda em boa parte por florestas, mas limitada ao norte e ao oeste por caatingas (ARGÔLO, 2008).

 FONTE: WWW.ICMBIO.GOV.BR

POSPETRO - SELEÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Geoquímica:
Petróleo e Meio Ambiente - POSPETRO
PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM 2013.2
Alunos REGULARES Inscrição: 29/jul a 02/ago/13
Seleção: 12 a 21/ago/13
Alunos ESPECIAIS
Inscrição: 02 a 06/set/13
EDITAL COMPLETO EM BREVE

http://www.pospetro.geo.ufba.br/

Apremavi seleciona profissionais para atuar em projetos


Apremavi seleciona profissionais para atuar em projetos

26/06/2013     -   Fonte: APREMAVI

Durante o período de 25 de junho a 15 de julho de 2013, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) prevê a contratação de profissionais com ensino superior em Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Florestal ou Engenharia Ambiental e 01 profissional com ensino nível médio em técnico florestal ou técnico ambiental. A formação para os dois cargos podem ser as mencionadas acima e/ou áreas afins.

As vagas são destinadas para profissionais com interesse em atuar na área ambiental e trabalhos relacionados a educação ambiental (palestras, intercâmbios, seminários, cursos de capacitação), planejamento e mapeamento de propriedades rurais, recuperação de áreas degradadas, manejo sustentável de ambientes naturais e conservação de florestas, atividades voltadas ao planejamento de unidades de conservação, entre outras atividades.

É necessário que o candidato tenha comprometimento com as causas ambientais, facilidade de comunicação e disposição para trabalhar com diferentes públicos envolvidos nos projetos, além dos outros pré-requisitos apresentados nos termos de referência disponíveis abaixo.

Interessados em participar do processo de seleção, devem enviar o currículo para info@apremavi.org.br. Após o envio dos currículos os pré-selecionados serão contatados para a realização de entrevista.

Arquivos anexos

Termo de Referência - Técnico Ambiental Oeste (46kb)
Termo de Referência - Técnico Nível Médio (45kb)
Termo de Referência - Técnico Ambiental Alto Vale do Itajaí (46kb)



Copyright © CarbonoBrasil - Os direitos são reservados, porém é livre a reprodução para instituições
sem fins lucrativos, desde que o autor e a fonte sejam citados com o link para o original.

FAO lança site para ampliar acesso a dados sobre condições das florestas


FAO lança site para ampliar acesso a dados sobre condições das florestas

Autor: Leda Letra   -   Fonte: Rádio ONU

Nova plataforma online permite cientistas e especialistas em mudança climática a calcular quantidade de carbono florestal e biomassa; GlobAllomeTree foi desenvolvido em parceria com universidade italiana e instituto francês



A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, acaba de lançar uma plataforma online para cientistas e especialistas em mudança climática.

No site GlobAllomeTree, é possível calcular dados sobre estratégias bioenergéticas, incluindo volume, biomassa e estoques de carbono de florestas.

Políticas Florestais

A plataforma foi desenvolvida em parceria com o Centro de Pesquisa Francês Cirad e a Universidade Tuscia da Itália. A proposta é ajudar na tomada de decisões importantes que aliviem a mudança do clima.

Segundo a FAO, esta é “a primeira vez em que países têm acesso a uma base de dados extensa para avaliar os recursos florestais no mundo”. O site permite aos especialistas ter uma visão clara sobre a capacidade das florestas de armazenar carbono.

Madeira
Com isso, os países podem obter dados mais precisos sobre suas florestas e mudar ou implementar políticas nacionais florestais.

A ferramenta online permite ao usuário acessar o volume do tronco, a biomassa da árvore e os estoques de carbono a partir do diâmetro do tronco, altura e gravidade específica da madeira, em tipos diferentes de árvores e zonas ecológicas.

Por enquanto, o site cobre centenas de espécies de árvores na Europa, América do Norte e África. Em uma segunda etapa, serão adicionadas informações sobre florestas na Ásia e Américas Central e do Sul.

Copyright © CarbonoBrasil - Os direitos são reservados, porém é livre a reprodução para instituições
sem fins lucrativos, desde que o autor e a fonte sejam citados com o link para o original.

Edital para captar recurso.


ISPN divulga edital para o Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos com ênfase em Agroecologia

O ISPN, com apoio do FUNBIO, lança chamada às organizações de base comunitária e de assessoria técnica situadas no Cerrado e na Caatinga, que desejam se instrumentalizar para elaboração de projetos e captação de recursos para ações de Agroecologia. O curso será gratuito e os módulos presenciais acontecerão em Brasília nas seguintes datas: Módulo 1 – de 27 a 29 de agosto; Módulo 2 – de 8 a 10 de outubro; e Módulo 3 – 26 e 27 de novembro de 2013.

O curso faz parte do Projeto CAPTA cujos objetivos são a promoção da conservação do Cerrado e da Caatinga e a melhoria da qualidade de vida de seus povos e comunidades tradicionais, por meio da valorização da floresta em pé e do uso sustentável da biodiversidade. Para tanto, o projeto realizará em 2013 e 2014 diversos cursos sobre elaboração de projetos e captação de recursos, com enfoques nos temas: I) desenvolvimento institucional; II) beneficiamento e comercialização de produtos da sociobiodiversidade; e III) agroecologia.

Espera-se que ao final do curso, os participantes saiam instrumentalizados para elaboração de projetos e captação de recursos. Pretende-se com isso potencializar a capacidade de atuação destas organizações, permitindo que ampliem seu acesso a recursos e, consequentemente, propiciando ganho de escala para suas ações de conservação e promoção do uso sustentável da biodiversidade.

Esta edição do curso, cujo enfoque será dado à Agroecologia, será ministrada por Fabiana Mongeli Peneireiro, engenheira agrônoma graduada pela ESALQ/ USP (1994), com mestrado em Ciências Florestais, doutoranda em Educação e Ecologia Humana, na UnB, membro da ONG Mutirão Agroflorestal e com atuação como consultora nas áreas de agroecologia, agrofloresta e educação ambiental, por todo o Brasil. A agrônoma possui ampla experiência em formações, elaboração e avaliação de projetos, tendo desenvolvido desde 1995 atividades em diferentes biomas e junto a diferentes públicos: agricultores, técnicos extensionistas, educadores, jovens, entre outros.

Para participar da seleção os(as) candidatos(as) devem enviar as fichas de inscrição, conforme as orientações provistas no Edital do curso. As inscrições poderão ser enviadas por correio até 11 de julho de 2013 (data de postagem) e por e-mail até 15 de julho de 2013.

O que: Curso e elaboração de projetos e captação de recursos com ênfase em Agroecologia.

Quando: de 27 de agosto a 27 de novembro de 2013 (em três módulos).

Local: Brasília/ DF.

Inscrições: Conforme orientações previstas no edital do curso, disponível no site: http://www.ispn.org.br/categoria/editais-e-documentos/editais/

Informações: (61) 3327-8085 e pelo e-mail: cursoscapta@ispn.org.br

Sobre o ISPN
O ISPN é um centro de pesquisa e documentação independente, sem fins lucrativos, sediado em Brasília, e tem como objetivo central contribuir para a viabilização do desenvolvimento sustentável com maior equidade social e equilíbrio ambiental. Assim, o Instituto atua no campo ecossocial, com foco nos povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares e suas organizações. Sua missão é contribuir para viabilizar o desenvolvimento sustentável com maior equidade social e equilíbrio ambiental, por meio da democratização do acesso a recursos financeiros, conhecimentos e informações de forma adaptada à realidade e às necessidades desse público, e da busca pelo fortalecimento da relação entre pesquisadores e comunidades.

Fonte: ISPN.

Fórum da ONU discute papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento


Fórum da ONU discute papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento


Embaixador Néstor Odorio, presidente do ECOSOC, fala na abertura do segmento de alto nível do Conselho. Foto: ONU/Anne-Laure Lechat

Embaixador Néstor Odorio, presidente do ECOSOC, fala na abertura do segmento de alto nível do Conselho. Foto: ONU/Anne-Laure Lechat

Inovações em ciência e tecnologia serão fundamentais para enfrentar os desafios globais de reduzir a pobreza e assegurar o desenvolvimento sustentável, ressaltaram funcionários de alto escalão das Nações Unidas, iniciando a sessão anual[1] do Conselho Econômico e Social (ECOSOC[2]). O evento que começou esta semana ocorre em Genebra até o próximo dia 26 de julho.

“Ciência, tecnologia, inovação e cultura podem afetar significativamente cada uma das três dimensões do desenvolvimento sustentável – econômico, social e ambiental”, disse[3] o presidente do ECOSOC, o embaixador Néstor Osorio, na abertura do segmento de alto nível da sessão do principal fórum da ONU deste ano para a discussão de questões econômicas e sociais globais.

“No campo do desenvolvimento, apesar de nosso progresso, ainda existem mais de 1 bilhão de pessoas vivendo em extrema pobreza. E hoje muitos, se não a maioria, vão para a cama com fome”, disse Osorio.

“Isso levanta a questão: como pode a inteligência, a criatividade e a energia do mundo ser estimulada e aproveitada para enfrentar os grandes desafios do desenvolvimento de hoje?”, acrescentou.

A necessidade de inovação é clara, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, aos participantes. “Todo o sucesso do desenvolvimento tem atraído em grande escala a absorção do conhecimento, tecnologia e ideias e tem os adaptado às condições locais. Uma estratégia de desenvolvimento bem-sucedida deve construir capacidades de inovação que enfrentam os desafios locais e fomentam o crescimento.”

Vuk Jeremić, presidente da Assembleia Geral da ONU, disse que uma Assembleia Geral revitalizada e um ECOSOC reformado podem levar a ONU a colocar o mundo num caminho mais justo, próspero e ambientalmente saudável.

"Os jovens merecem atenção especial e apoio”, disse Ban. “Sua paixão, criatividade, energia e inovação vão ajudar a trazer novas soluções para velhos problemas.”
Notas:
  1. sessão anual: http://www.un.org/en/ecosoc/substantive2013/index.shtml
  2. ECOSOC: http://www.un.org/en/ecosoc/
  3. disse: http://www.un.org/apps/news/story.asp?NewsID=45309&Cr=development&Cr1=#.UdHfxztwrzZ
Link permanente: http://www.onu.org.br/forum-da-onu-discute-papel-da-ciencia-tecnologia-e-inovacao-para-o-desenvolvimento/

CONAMA 457/2013 - depósito e a guarda provisórios de animais silvestres


 Nota Oficial do CONAMA Sobre a Resolução 457/2013

Confira a Nota Oficial do DCONAMA sobre a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA No. 457, de 25 de junho de 2013, que “dispõe sobre o depósito e a guarda provisórios de animais silvestres apreendidos ou resgatados pelos órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente, como também oriundos de entrega espontânea, quando houver justificada impossibilidade das destinações previstas no §1º do art. 25, da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e dá outras providências.”

Confira no site do Conama: Manifestação do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil

FONTE: http://www.mma.gov.br/informma/item/9462-nota-oficial-do-dconama-sobre-a-resolu%C3%A7%C3%A3o-457-2013



2 de julho de 2013

Ibama inicia consulta pública para a implantação do novo SNTPP

Ibama inicia consulta pública para a implantação do novo SNTPP Imprimir
Desde o dia 01/07/2013 até 31/07/2013 o Ibama abre consulta pública para a proposta conceitual do Sistema Nacional de Transporte de Produtos Perigosos (SNTPP), que tem como objetivo organizar e sistematizar o controle ambiental do transporte marítimo e do transporte interestadual fluvial e terrestre de produtos perigosos.

Os documentos relativos ao SNTPP encontram-se disponíveis no endereço eletrônico: http://www.ibama.gov.br/servicos/consulta-publica e os interessados podem enviar suas sugestões pelo e-mail: sistematransporte.sede@ibama.gov.br.

Para a área ambiental, o aprimoramento deste sistema significa ampliar as informações sobre a cadeia complexa de produtos perigosos que circulam no país e subsidiar o gerenciamento de riscos para melhoria da prevenção e resposta aos acidentes ambientais.

Ascom/Ibama
Foto: Cgema/Ibama

 

Nascimento de filhote de tubarão surpreende

Nascimento de filhote de tubarão surpreende

Brasília (28/06/2013) – O nascimento de um tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum) no tanque do Centro de Visitantes do Projeto Tamar, na Praia do Forte, surpreendeu os pesquisadores. Com 26 cm de comprimento, o filhote já estava nadando quando foi identificado, no começo do mês.
. Veja o vídeo com o filhote de tubarão-lixa
Segundo a médica veterinária, Thaís Pires, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas (Tamar), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), animais selvagens dificilmente se reproduzem em cativeiro. O nascimento de filhotes pode indicar que os exemplares estão se sentindo bem, mesmo fora de seu ambiente natural. O novo tubarão está em observação e já se alimenta de pedaços de lulas.
Capturados incidentalmente por pescadores há dez anos, os tubarões ajudam no trabalho de sensibilização e educação ambiental realizado com os visitantes e as comunidades que colaboram com o Tamar. A espécie corre risco de extinção e no Centro de Visitantes tem a função de chamar atenção para a importância de proteger as praias, mares e oceanos. As pessoas podem conferir de perto que os animais são amigos das tartarugas marinhas e com elas compartilham o habitat e as ameaças à sobrevivência.
A captura incidental é considerada, atualmente, a principal ameaça às populações de tartarugas marinhas e outros animais também sofrem as consequências. No Brasil, assim como no resto do mundo, a pesca do arrasto do camarão e com espinhéis em alto mar são dois dos principais tipos que interagem com as tartarugas.
Tubarão-lixa

Essa é uma espécie ovovivípara, o que significa que produz ovos que se desenvolvem e eclodem dentro do corpo da fêmea. Logo após nascerem, os filhotes já estão prontos para enfrentar os desafios para sua sobrevivência sem auxilio da mãe (assim como as tartarugas marinhas). Podem nascer de 21 a 50 indivíduos, com uma média de 34, aproximadamente.
No Tamar nasceu apenas um, por enquanto, explica a médica veterinária. "Encontramos cascas no fundo do tanque e ainda podem ter ovos a eclodir. Alguns ovos podem ser inférteis. Vamos observar e dar notícias sobre o desenvolvimento do filhote", conta a médica veterinária.
As fêmeas de tubarão-lixa podem acasalar várias vezes com diferentes parceiros. Havia cinco machos quando a fêmea do tanque no Centro de Visitantes foi fecundada. O acasalamento pode acontecer a cada dois anos. Os tubarões mais jovens têm uma coloração diferenciada dos adultos, com pintinhas escuras pelo corpo. Ao nascer, os filhotes precisam enfrentar os perigos sem os cuidados da mãe. A coloração diferente permite que se camuflem, ficando quase invisíveis. Quando atingem uma média de 60 cm vão perdendo as pintinhas e ficando com uma coloração marrom-amarelado escuro. Os machos chegam à fase adulta entre 2,14 e 2,15 metros, e as fêmeas entre 2,23 e 2,31 metros.
O tubarão-lixa ocorre em toda costa brasileira e é amplamente distribuído no Oceano Atlântico tropical e subtropical. Vive no fundo de areia, próximo a rochas e corais em águas mornas, desde a superfície até uma profundidade de 60 metros. Possui hábitos noturnos e permanece imóvel por horas durante o dia. Alimenta- se de moluscos, crustáceos e peixes, que captura por sucção.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

MMA ICMBio aprova Plano de Ação Nacional para Conservação da Herpetofauna Nordestina

Plano protege répteis e anfíbios da Mata Atlântica

Fernando Pinto fernando.pinto@icmbio.gov.br
Brasília (02/07/2013) – O Diário Oficial da União (DOU) desta terça (2) traz a portaria 200, assinada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, que aprova o Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação da Herpetofauna Ameaçada da Mata Atlântica Nordestina. Herpetofauna inclui répteis e anfíbios.
O plano estabelece ações de conservação para seis espécies ameaçadas de extinção, sendo três répteis – a serpente jaracuçu-tapete (Bothrops pirajai), o lagartinho-de-abaeté (Cnemidophorus abaetensis) e o lagartinho-de-linhares (Cnemidophorus nativo) – e três anfíbios – a rãzinha (Adelophyne maranguapensis), a perereca-verde (Agalychnis granulosa, antes denominada Hylomantis granulosa) e a rãzinha (Adelophryne baturitensis).
As ações serão desenvolvidas até dezembro de 2017 em regiões de Mata Atlântica onde ficam os habitats dessas espécies, que se distribuem pelos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. O monitoramento será feito anualmente por meio de oficinas.
O PAN da Herpetofauna Ameaçada da Mata Atlântica Nordestina, que foi preparado no ano passado, após oficinas com a participação de vários especialistas, é coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), do ICMBio. Para a excecução das ações, o Instituto conta com a colaboração de mais de 20 instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
O PAN tem o objetivo geral de aumentar o conhecimento sobre essas espécies e minimizar o efeito das ações antrópicas (realizadas pelo homem), de forma a contribuir para a conservação dos anfíbios e répteis contempladas no plano.
Entre os objetivos específicos, estão ampliar o conhecimento sobre a história natural, biogeografia e sistemática das espécies, a  mudança na percepção das populações humanas sobre a importância biológica de répteis e anfíbios, reduzir os impactos negativos causados pelo manejo inadequado dos recursos naturais, além de ampliar as parcerias entre os órgãos públicos, setor produtivo e sociedade civil organizada.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

CONTRA A CAÇA


 A caça é considerada uma das principais ameaças à nossa fauna. Esse comportamento cruel já colocou diversas espécies em extinção e, atualmente, ameaça muitas outras. As aves que conseguem sobreviver e chegar aqui no Parque estão sempre em condições deploráveis. A caça é, ainda, uma grande ameaça para nossos animais silvestres. Diga que você também é contra isso e compartilhe esta mensagem!

FEIRA DO EMPREENDEDOR

MESTRADO PROFISSIONAL - UNEB

Mestrado profissional em educação inscreve para aluno especial até 5 de julho

Núcleo de Jornalismo Assessoria de Comunicação

O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec), do Campus I da UNEB, em Salvador, está com inscrições abertas – até a próxima sexta-feira (5) – para a seleção de aluno especial 2013.2 do curso de mestrado profissional.

A pós-graduação stricto sensu é oferecida gratuitamente. O público-alvo é formado por bacharéis, licenciados e tecnólogos de qualquer área do conhecimento.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, efetuar o pagamento e apresentar os documentos exigidos em edital na secretaria do programa, localizada no Departamento de Educação (DEDC), das 9h às 16h. Há ainda a opção de enviar a documentação pelos Correios (via Sedex). A taxa de inscrição tem valor de R$ 60.

Estão sendo oferecidas vagas para oito disciplinas: processos tecnológicos, redes sociais e educação; gestão da educação, processos e medidas; gestão do currículo; educação na contemporaneidade; estudos avançados em epistemologia, estética e subjetividade; educação e gestão de sociedades sustentáveis; geotecnologias e designer aplicadas à educação; políticas públicas e gestão escolar. Os candidatos podem se inscrever em até duas disciplinas.

Segundo Tânia Hetkowski, coordenadora do programa, o Gestec busca a capacitação e o aperfeiçoamento de profissionais na área da gestão educacional e processos tecnológicos, bem como o desenvolvimento da pesquisa aplicada e a inovação tecnológica no campo da educação.

“Cursar um tópico especial no mestrado, proporciona ao aluno a aproximação com o programa, com seus professores, grupos de pesquisa e, principalmente, a oportunidade de produzir conhecimento e agregar referenciais teóricos para tornar o seu projeto de pesquisa aderente à proposta e às áreas de concentração do mestrado, abrindo caminhos para o seu ingresso futuro como aluno regular”, explica a coordenadora.
A seleção consiste em análise do formulário de inscrição e curricular. O resultado será divulgado no dia 26 de julho. A matrícula acontece entre os dias 5 e 9 de agosto, na secretaria do programa.

Informações: Gestec/Campus I – tel. (71) 3117–5311.
Imagem (home): Divulgação, com arte de Anderson Freire/Ascom
 
http://www.uneb.br/2013/06/28/mestrado-profissional-em-educacao-inscreve-para-aluno-especial-ate-5-de-julho/

EVENTOS - UESC

III Curso de Inverno em Genética e Biologia Molecular De 08 a 12 de Julho


I Workshop em Simulações de Reações Nucleares e Aplicações
De 15 a 19 de Julho

V Seminário de Pesquisas em Envelhecimento,
III Simpósio sobre a Doença de Alzheimer e
I Congresso Sulbaiano de Aposentados
De 24 a 26 de Julho

I Jornada Baiana de Pedagogia
De 12 a 14 de Agosto

III Semana do Economista e III Encontro de Egressos em Economia Desenvolvimento Regional e Economia Solidária
De 19 a 21 de agosto - Convocação


V Encontro de Educação, Marxismo e Emancipação Humana: Luta de Classes, Diversidade e Universalidade na Formação Humana
De 30 de outubro a 01 de novembro

SEMINARIO

Imagem inline 1

1 de julho de 2013

MATRICULA ESPECIAL - UESB

EDITAL Nº. 137/2013
O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual n.o 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos especiais para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), nível mestrado acadêmico, com área de concentração em “Ensino de Ciências e Matemática”, no Campus Universitário de Jequié, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital, observando as Resoluções 81/2011 e 035/2010 do CONSEPE.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1. DO PERÍODO E DO LOCAL
As inscrições para alunos especiais ocorrerão nos dias 03 a 05 de julho de 2013 e acontecerão exclusivamente pelo e-mail: ecfp@uesb.edu.br até as 24 horas da referida data.
1.2. PÚBLICO-ALVO
Podem candidatar-se profissionais com diploma ou certificado de conclusão de curso superior nas áreas de Biologia, Física, Matemática, Química e Pedagogia.
1.3. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO
No ato da inscrição, os candidatos deverão anexar ao e-mail os seguintes documentos em PDF:
a) cópia do currículo Lattes (Plataforma Lattes – CNPq);
b) cópia do histórico de graduação.
1.4. DO NÚMERO DE VAGAS
1.4.1. Cada candidato poderá se inscrever apenas em uma disciplina, entre aquelas constantes da tabela abaixo:
Disciplina

Carga horária

Vagas
Análise de Dados Qualitativos


30h

Até 06 vagas
Pesquisa e Formação
de Professores de Ciências e Matemática

60h

Até 06 vagas
Desenvolvimento profissional de professores de Ciências e
Matemática

30h

Até 06 vagas
Estratégias para o ensino de Botânica

30h

Até 06 vagas
Tendências da Pesquisa em Educação Matemática

30h

Até 06 vagas

1.4.2. A disciplina Tendências da Pesquisa em Educação Matemática será ministrada no Campus de Vitória da Conquista.
1.4.3. Os horários das aulas serão divulgados oportunamente.
1.4.4. O candidato deverá indicar no e-mail a disciplina que pretende cursar.
2. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O processo de seleção será realizado pelos professores de cada disciplina em etapa única e constará de análise do Histórico de Graduação e do Curriculum Lattes.
3. DO RESULTADO FINAL
O resultado da seleção será divulgado dia 16/07/2013, por meio do site da UESB e publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia.
4. DA MATRÍCULA
4.1. O candidato selecionado deverá matricular-se pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida), nos dias 22 e 23/07/2013, na Secretaria Setorial de Cursos - Módulo Administrativo – UESB/Jequié-BA, devendo apresentar dos seguintes documentos:
a) Requerimento de matrícula preenchido (fornecido pela Secretaria Setorial de Cursos);
b) Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
c) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação (original e cópia);
d) Histórico de Graduação (original e cópia);
e) Carteira de Identidade, C.P.F., Carteira de reservista (original e cópia);
f) Título de Eleitor e Comprovante de votação nas últimas eleições (original e cópia);
g) 02 (duas) fotos 3x4.
4.2. O candidato que não apresentar a documentação exigida para a matrícula, no período estabelecido, perderá o direito à vaga e ingresso no curso.
5. DO INÍCIO DAS AULAS
As aulas terão início no dia 05 de agosto de 2013.
6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. O discente especial poderá cursar no máximo uma disciplina por semestre, totalizando 02 (duas) disciplinas no total, observando o Regimento do PPG-ECFP (Resolução CONSEPE 035/2010).
6.2. São considerados alunos especiais aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas do Programa, e que, portanto, não estão vinculados diretamente ao PPG-ECFP; ou que estejam vinculados a outros programas de pós-graduação que conduzam ao grau de mestre.
6.3. A aceitação do aluno especial fica a critério do Colegiado de Curso, em anuência com o docente responsável pela disciplina.
6.4. Os alunos especiais farão jus a um certificado de aprovação em disciplinas, expedido pela Secretaria de Curso, com anuência da PPG/UESB.
6.5. Os critérios de avaliação do aproveitamento e apuração da assiduidade em disciplinas cumpridas pelo aluno especial são os mesmos adotados para os alunos regulares do Programa.
6.6. A participação em regime especial não desobriga o aluno de submeter-se ao processo de seleção para o efetivo ingresso no Programa.
6.7. O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece as exigências do presente Edital e de que aceita as condições da Seleção, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.
6.8. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da Seleção ou, se identificadas posteriormente, impedirão a sua matrícula, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.
6.9. Quaisquer informações poderão ser obtidas no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico) Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), do Departamento de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Jequié, através do telefone (73) 3528-9600 – Ramal: 9647, e-mail: ecfp@uesb.edu.br, sites: www.uesb.br e www.uesb.br/ppgecfp/index.php.
Vitória da Conquista, 27 de junho de 2013.
JOSÉ LUIZ RECH - REITOR EM EXERCÍCIO

EDITAL Nº. 138/2013
O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual nº 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos especiais no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), nível mestrado acadêmico, com área de concentração em Educação, no Campus Universitário de Vitória da Conquista, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital, observando as Resoluções 81/2011 e 30/2012 do CONSEPE.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1. DO PERÍODO E DO LOCAL
As inscrições para alunos especiais ocorrerão nos dias 03 e 04 de julho de 2013, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, no horário das 14:00 às 17:00 horas, podendo as informações serem obtidas, por meio do telefone (77) 3424-8703 ou pelo e-mail: ppged@uesb.edu.br.
1.2. PÚBLICO-ALVO
Podem candidatar-se profissionais com diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação, em qualquer área.
1.3. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO
No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar:
a) Cópia do currículo Lattes (Plataforma Lattes – CNPq);
b) Cópia do histórico de graduação;
c) Diploma de nível superior ou atestado de conclusão do Curso;
d) Carta de exposição de motivos (1 a 3 páginas);
e) Ficha de inscrição (disponível na Secretaria do Programa);
f) Carta do Orientador, para alunos de outros Programas.
1.4. DO NÚMERO DE VAGAS
1.4.1. Cada candidato poderá se inscrever, no máximo, em 02 (duas) disciplinas, dentre aquelas constantes da tabela abaixo:
DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

VAGAS

Seminário Temático (com ênfase em Método em Immanuel Kant e Pierre Bourdieu)

30

5

Seminário temático (com ênfase em Relações Etnicorraciais e Educação)

30

5

Seminário Temático (com ênfase em Saberes Experienciais)

30

5

Tópicos de História da Educação Brasileira

30

5


1.4.2. Das vagas existentes, 04 (quatro) são destinadas aos discentes de outros Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, sendo uma vaga por disciplina. O candidato deve especificar, no ato de inscrição, que deseja concorrer como aluno de outro Programa. Caso não haja candidatos com esse perfil, as vagas serão destinadas aos demais candidatos.
2. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O processo de seleção será realizado, pelos professores de cada disciplina, em etapa única e constará da análise do Histórico de Graduação, do Curriculum Lattes e da Carta de Exposição de motivos.
3. DO RESULTADO FINAL
O resultado da seleção será divulgado até o dia 10/07/2013, por meio do Diário Oficial do Estado, site da UESB e afixado no mural do Programa.
4. DA MATRÍCULA
4.1. O candidato selecionado deverá matricular-se, pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida), no dia 12 de julho de 2013, na Secretaria Geral de Cursos – Módulo Acadêmico – UESB, Campus Universitário de Vitória da Conquista-BA, devendo apresentar os seguintes documentos:
a) Requerimento de matrícula preenchido (fornecido pela Secretaria Setorial de Cursos);
b) Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
c) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação (original e cópia);
d) Histórico de Graduação (original e cópia);
e) Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Reservista (original e cópia);
f) Título de Eleitor e comprovante de votação nas últimas eleições (original e cópia);
g) 02 (duas) fotos 3x4.
4.2. O candidato que não apresentar a documentação exigida para a matrícula, no período estabelecido, perderá o direito à vaga e ingresso no curso.
5. DO INÍCIO DAS AULAS
As aulas terão início no dia 15 de julho de 2013.
6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. O discente especial poderá cursar no máximo 04 (quatro) disciplinas optativas do fluxo curricular do Programa, sendo duas por semestre.
6.2. São considerados alunos especiais aqueles matriculados apenas em disciplinas optativas do Programa, e que, portanto, não estão vinculados  ao PPGED como alunos regulares.
6.3. A aceitação do aluno especial fica a critério do docente responsável pela disciplina.
6.4. Os alunos especiais farão jus a um certificado de aprovação em disciplinas, expedido pela Secretaria de Curso, com anuência do PPGED.
6.5. Os critérios de avaliação do aproveitamento e apuração da assiduidade em disciplinas cumpridas pelo aluno especial são os mesmos adotados para os alunos regulares do Programa, conforme apreciação pelo professor responsável pela disciplina.
6.6. A participação em regime especial não desobriga o aluno de submeter-se ao processo avaliativo da disciplina.
6.7. O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece as exigências do presente Edital, das Resoluções CONSEPE 81/2011 e 30/2012 e de que aceita as condições da Seleção, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.
6.8. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da Seleção ou, se identificadas posteriormente serão anulados todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.
Vitória da Conquista, 27 de junho de 2013.
JOSÉ LUIZ RECH - REITOR EM EXERCÍCIO
 

RESUMO DE EDITAIS – UESC
EDITAL UESC Nº 131 – Data: 26/06/2013 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SISTEMAS AQUÁTICOS TROPICAIS. A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no uso das suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de alunos especiais para disciplinas do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Sistemas Aquáticos Tropicais. A modalidade de ingresso como aluno especial permite ao profissional, portador de diploma de curso superior, cursar disciplinas de pós-graduação (visando aprofundar conhecimentos específicos), observada a existência de vaga e o cumprimento das exigências constantes neste edital e nos regimentos específicos do programa citado. As inscrições estão circunscritas às seguintes normas: 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento de vagas para alunos especiais, para a disciplina apresentada no Anexo II, a ser oferecida no primeiro semestre de 2013, de 22 a 26 de julho de 2013. Podem candidatar-se os profissionais que sejam portadores de diploma de curso de graduação plena nas áreas afins do programa. A inscrição poderá ser feita diretamente pelos interessados ou por procuração, no endereço citado no item 2, ou pelo serviço dos Correios, via SEDEX ou equivalente, com data de chegada até o fim do período de inscrição e somente será efetivada quando a documentação for recebida completa e de uma só vez, conforme disposto no quadro abaixo. 2. DAS INSCRIÇÕES Período De 03 a 10 de julho de 2013 Horário Das 08:00 às 12:00 horas e das 13:30 às 16:00 horas Local PROTOCOLO GERAL da UESC - Térreo do Pavilhão Adonias Filho Rodovia Jorge Amado, Km 16 – Salobrinho – Ilhéus/BA CEP: 45662-900 Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais Documentação Formulário de inscrição preenchido (disponível em Anexo I).  Fotocópia do diploma de curso de graduação plena e reconhecido, ou certidão, ou certificado de conclusão ou de concluinte (no 2° semestre de 2012), de curso de graduação plena e reconhecido. Fotocópia do Histórico Escolar do curso de graduação. Curriculum vitae, no formato Lattes disponível no sítio do CNPq na Internet. Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF. Fotocópia do Título de Eleitor. 3. DA SELEÇÃO 3.1. A seleção será realizada sob a coordenação do curso, com base na análise do Curriculum vitae (peso 4), histórico escolar (peso 3) e justificativa escrita do interesse do candidato (peso 3), considerando o número de vagas disponíveis na disciplina. A entrega de documentação INCOMPLETA ou em formato diferente do requerido implicará na desclassificação automática do candidato. 3.2. A cada candidato será atribuída uma nota correspondente à média ponderada dos pontos obtidos em cada parâmetro considerado, sendo exigida uma média mínima de sete para aprovação. 3.3. Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas, respeitando-se o número máximo de vagas disponível por disciplina. 3.4. Na hipótese de empate, será classificado o candidato que obtiver a maior nota no Curriculum vitae; prevalecendo o empate, será classificado o candidato que apresentar a maior nota no histórico escolar. 4. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO 4.1. O resultado do processo de seleção para a disciplina oferecida no primeiro semestre será divulgado no dia 16 de julho de 2013 e estará disponível no site da UESC: http://www.uesc.br/publicações/portarias 4.2. A documentação dos candidatos não-selecionados, entregue no ato da inscrição, estará disponível para devolução na secretaria do respectivo curso, até 30 dias após a data de divulgação do resultado final; findo esse período, os documentos serão incinerados. 5. DOS RECURSOS Após a divulgação do resultado final do processo seletivo, caso o candidato se julgue insatisfeito, poderá interpor recurso no prazo máximo de dois dias úteis utilizando o formulário específico (Anexo IV). O recurso sobre a homologação das inscrições terá prazo de 01 dia útil após a divulgação. 6. DA MATRÍCULA 6.1 A matrícula deverá ocorrer na data, local e horário indiciado no quadro abaixo: Data Dia 22 de julho de 2013 Horário De 09h00min às 12h00min e de 13h30min às 15h30min Local Secretaria do PPGSAT – Pavilhão Max de Menezes, 1º andar, sala 1 EA 6.2 O não comparecimento para matrícula incorrerá na perda da vaga. (OS ANEXOS ESTÃO DISPONÍVEIS NO SÍTIO DA UNIVERSIDADE: http://www.uesc.br).

Seguidores