12 de junho de 2014

MMA lança oito cursos a distância sobre cidadania e sustentabilidade socioambiental

MMA lança oito cursos a distância sobre cidadania e sustentabilidade socioambiental

Publicado em junho 11, 2014 por Redação
Tags: educaçãoMMA

Martim Garcia/MMA  Aulas serão pela internet
Cursos sobre cidadania e sustentabilidade socioambiental serão realizados pela plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
TINNA OLIVEIRA
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai promover, neste ano, oito cursos a distância sobre cidadania e sustentabilidade socioambiental. A previsão é formar 10 mil pessoas até dezembro deste ano. Os cursos serão realizados por meio da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O objetivo é ampliar o acesso de diversos públicos interessados nos processos de formação e capacitação desenvolvidos pelo MMA.
O diretor de Educação Ambiental, Nilo Diniz, explica que o MMA e suas entidades vinculadas procuram, na atualidade, articular e potencializar a capacidade institucional de formação e capacitação, ampliando a base social da política ambiental no país. “Este é o propósito desses cursos, que, por meio de uma nova plataforma virtual e de metodologias específicas, se somam a outras formações presenciais em andamento, bem como a processos participativos, como os conselhos e as conferências nacionais de meio ambiente, tanto a versão adulto, quanto a versão infanto-juvenil”, enfatiza.
Em julho, serão realizados dois cursos. O primeiro aborda questões que visam qualificar e reduzir o consumo infantil. O curso Criança e Consumo Sustentável” tem como público-alvo as mães e os pais. Serão 20 horas de curso para duas mil vagas. O curso Estilo de Vida Sustentável”tem como objetivo trabalhar uma nova perspectiva de qualidade de vida com base em padrões sustentáveis. São duas mil vagas para qualquer pessoa interessada no tema. O curso tem carga de 20 horas.
TEMAS PRIORITÁRIOS
De agosto a dezembro, será realizado o curso Formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar, com duas mil vagas. O objetivo é colaborar com a formação de lideranças do campo e técnicos de instituições que atuam com educação ambiental e agricultura familiar. O curso visa auxiliar no desenvolvimento de processos formativos e de mobilização nos territórios em favor da regularização ambiental, da adoção de práticas agroecológicas e sustentáveis e do enfrentamento de questões e conflitos socioambientais.
A iniciativa é destinada aos agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), lideranças de movimentos, sindicatos, associações, técnicos de organizações não governamentais (ONG), pastorais, prefeituras, órgãos públicos, empresas, professores, jovens, ambientalistas, animadores culturais. O curso compreende 120 horas de aula.
Apoio à implantação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) nos Territórios” é o tema da quarta capacitação, que busca refletir sobre questões relacionadas à temática socioambiental no campo. Podem participar gestores públicos estaduais e municipais e representantes de instituições que atuam com educação ambiental e agricultura familiar. Será ministrado de setembro a novembro, com 60 horas de duração e 300 vagas disponíveis.
AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTO
O curso que aborda as estratégias de implantação do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), destinado aos gestores de órgãos governamentais, acontecerá de agosto a setembro. Serão disponibilizadas duas mil vagas e o curso durará 20 horas. Igualdade de Gênero e Sustentabilidade” é o tema da sexta capacitação, aberta a todos os interessados. Ocorrerá de setembro a outubro, com mil vagas e 20 horas de duração.
Também será realizado um curso de formação de conteúdistas em educação a distância. A proposta é realizar a formação técnica sobre estratégias e metodologias de desenvolvimento de conteúdos na linguagem à distância. O curso é destinado aos servidores do MMA e das unidades vinculadas, além de representantes de instituições que atuam com ensino a distância. Será ministrado de outubro a novembro, com 20 horas de duração e 500 vagas disponíveis.
O último curso tem o intuito de apresentar as etapas necessárias para elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos para os gestores públicos municipais. Será realizado em novembro, com 200 vagas e 20 horas de duração.
Confira a lista dos cursos até dezembro:
1. Criança e Consumo Sustentável: julho, 20 horas, 2 mil vagas.
2. Estilo de Vida Sustentáveis: julho, 20 horas, 2 mil vagas.
3. Formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar: agosto a dezembro, 120 horas, 2 mil vagas.
4. Apoio à implantação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar nos Territórios: setembro a novembro, 60 horas, 300 vagas.
5. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P): agosto a setembro, 20 horas, 2 mil vagas.
6. Igualdade de Gênero e Sustentabilidade: setembro a outubro, 20 horas, mil vagas.
7. Formação de conteudistas em EaD: outubro a novembro, 20 horas, 500 vagas.
8. Planos Municipais de Resíduos Sólidos: novembro, 20 horas, 200 vagas
Fonte: MMA
EcoDebate, 11/06/2014

11 de junho de 2014

Inscrições abertas para o mestrado profissional em Ecologia Aplicada À Gestão Ambiental. Aceda a http://www.ecologia.ufba.br/editais e faça a sua inscrição.

Editais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES REGULARES (2014.2): Inscrições Abertas (EXCLUSIVAMENTE MESTRADO PROFISSIONAL)
As inscrições para a seleção de candidatos ao Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental estarão abertas a partir de 2 de junho, de acordo com o edital, expedido pelo órgão central de Pesquisa e Pós-Graduação e processar-se-ão na Secretaria do Programa, de acordo com o calendário anual aprovado pela Câmara de Ensino de Pós Graduação e Pesquisa.  As inscrições se encerram no dia 25 de julho de 2014, às 18h00.

MESTRADO PROFISSIONAL

O Edital de Seleção para o Mestrado Profissional relativo à seleção de candidatos o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, publicado em maio p.p, define que as inscrições para o exame de seleção serão realizadas entre os dias 02 de junho e 25 de julho de 2014, na Secretaria do Programa no Núcleo Acadêmico do Instituto de Biologia, sito à rua Barão de Jeremoabo s/n, Campus Universitário de Ondina (Salvador, Bahia). Para esta seleção serão disponiblizadas 22 vagas, e as aulas acontecerão na Vila da Praia-do-Forte, município de Mata de São João, em semanas alternadas, às quintas-feira, a partir das 14h00, e em horário integral, às sextas-feira e aos sábados.

Qual o cronograma de inscrições ?

Inscrições
Data prevista:....................................02 de junho a 25 de julho de 2014
Local:..................................................Instituto de Biologia da Ufba

DATA DA SELEÇÃO


Período:.................................................. 29 de julho a 1º de agosto de 2014


Local:...................................................... Instituto de Biologia da Ufba


Prova de Inglês:..............................29 de julho, 9h00, Instituto de Biologia, (sala a ser definida), com três horas de duração*


* Dicionário inglês-português permitido

ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE CANDIDATO(A)S PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA E BIOTECNOLOGIA DE MICRORGANISMOS – MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO

EDITAL UESC Nº 108 – Data: 09/06/2014 – 

ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE CANDIDATO(A)S PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA E BIOTECNOLOGIA DE MICRORGANISMOS – MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO. O Reitor em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para seleção de candidato(a)s ao Programa de Pós-graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (PPGBBM) (mestrado e doutorado acadêmico), para preenchimento de três (3) vagas para o mestrado e nove (9) vagas para doutorado, para as vagas exclusivas dos professores abaixo relacionados. As regras de inscrição seguem o disposto nas Resoluções CONSU 08/2007 e nas seguintes normas: 

1. DAS VAGAS E REQUISITOS DO(A)S CANDIDATO(A)S 1.1. Das vagas específicas de cada professor: a) Profa. Dra. Ana Paula Trovatti Uetanabaro: 02 (duas) vagas para doutorado acadêmico no PPGBBM, para desenvolver o trabalho de tese na área de concentração 2 (Biotecnologia de Microrganismos). b) Cristina Pungartnik: 02 (duas) vagas para mestrado acadêmico e 01 (uma) vaga para doutorado acadêmico no PPGBBM, para desenvolver o trabalho de dissertação/tese na área de concentração 2 (Biotecnologia de Microrganismos). c) Rachel Passos Rezende: 01 (uma) vaga para mestrado acadêmico e 02 (duas) vagas para doutorado acadêmico no PPGBBM, para desenvolver o trabalho de dissertação/tese nas áreas de concentração 1 e 2 (Diversidade Microbiana e Biotecnologia de Microrganismos). d) Profa. Dra. Carla Cristina Romano: 02 (duas) vagas para doutorado acadêmico no PPGBBM, para desenvolver o trabalho de tese na área de concentração 2 (Biotecnologia de Microrganismos). e) Prof. Dr Eduardo Gross: 02 (duas) vagas para doutorado acadêmico no PPGBBM, para desenvolver o trabalho de dissertação/tese para desenvolver o trabalho de tese na área de concentração 2 (Biotecnologia de Microrganismos). f) e) Uma vaga institucional para o doutorado destinada a demanda interna, conforme estabelecido pela RESOLUÇÃO CONSU 08/2007, Art 92. Só poderão candidatar-se à vaga Institucional os docentes e demais funcionários do quadro efetivo da UESC; Os candidatos às vagas institucionais submeter-se-ão a todas as etapas do processo seletivo, porém serão classificados em lista específica; Caso a vaga disponibilizada para demanda interna da UESC não seja preenchida, não poderá ser aproveitada por candidatos aprovados. 1.2. Podem candidatar-se ao Mestrado os profissionais portadores de diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso, e ao Doutorado os profissionais portadores de diploma de mestrado ou certificado de conclusão de curso Os certificados devem ser emitidos pelos órgãos competentes das instituições de ensino. 1.3. Os diplomas ou certificados deverão ser de cursos pertencentes à área de ciências biológicas ou agrárias ou a áreas de conhecimento consideradas afins a essas áreas. 1.4 As vagas são específicas e exclusivas para cada professor e não haverá lista de reserva, não haverá lista de excedentes, não haverá lista de espera ou cadastro reserva. 

2. DAS INSCRIÇÕES e DOCUMENTOS: 2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local: Período De 13 de Junho a 03 de julho de 2014 Horário Das 08h00 às 17h00 Local PROTOCOLO GERAL da UESC - Térreo do Pavilhão Adonias Filho, Rodovia Jorge Amado, km 16 – Salobrinho – Ilhéus/BACEP: 45662-900 Documentos comuns a todos professores FICHA DE INSCRIÇÃO PREENCHIDA (Anexo I deste Edital) Copia simples do documento de identidade, CPF, título de eleitor, Lattes comprovado (para os itens em analise do BAREMA, anexo II), histórico escolar relativos à conclusão de curso de maior nível do candidato, diploma de graduação ou Mestrado relativos à conclusão de curso de maior nível do candidato (graduação ou do Mestrado ou o certificado ou a declaração válida do curso). 2.2. Uma vez aprovado no processo seletivo relativo a este edital, o(a) candidato(a) que apresentar, na inscrição, o certificado, ou a declaração, relativos à conclusão de curso, deverá apresentar cópia autenticada do diploma no prazo máximo de 12 meses, contados a partir da data da primeira matrícula, sob pena de ser desligado do curso. 2.3. As inscrições poderão ser feitas diretamente no Protocolo Geral da UESC pelo(a) candidato(a) ou seu procurador, ou pelo serviço dos correios, via SEDEX. Endereço : PROTOCOLO GERAL da UESC - Térreo do Pavilhão Adonias Filho (Ref.: PPGBBM)Rodovia Ilhéus-Itabuna km 16 – Salobrinho – Ilhéus/BA CEP: 45662-900 2.4. As inscrições pelo SEDEX somente serão efetivadas quando a documentação exigida for recebida de uma só vez, com data máxima de postagem até 03/07/2014. 2.5. A Comissão de Seleção do PPGBBM analisará a documentação apresentada na inscrição e decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado na página do PPGBBM, na Internet a partir do dia 04/07/2014. a) Somente serão deferidos os pedidos de inscrição com documentação completa, a somente um professor especificamente, e somente uma vaga, e que atendam as exigências deste edital. b) O não atendimento a qualquer dos requisitos constantes neste edital e na regulamentação da UESC que o disciplina, inviabilizará a continuidade da participação do candidato no processo de seleção. c) O candidato que se julgar insatisfeito com o resultado poderá encaminhar recurso à Comissão, por via eletrônica (ppgbbm@gmail.com), no prazo máximo de 24 horas, contados a partir da divulgação do resultado no site do Programa de Pós-graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (www.uesc.br). d) Os prazos contidos neste edital encontram-se com lapso temporal reduzido devido a urgência da convocação do(a) novo(a) candidato(a), quando aprovado, face a necessidade de preenchimento de vaga específica para o professor e projeto contidos neste edital. 

3. DA SELEÇÃO: O processo de seleção constará das seguintes etapas: Etapa 1: 07/07/2014 Análise de justificativa para cursar o Mestrado ou Doutorado que deverá ser elaborada de acordo com o formulário próprio (Anexo III deste edital), contendo no máximo 2000 caracteres (sem espaços) ou 320 palavras. Análise de Curriculum vitae e Histórico Escolar Observação Será realizada pela comissão de seleção, com base na documentação apresentada. A PRESENÇA DO(A) CANDIDATO(A) É DISPENSADA. Etapa 2: Para candidatos a Doutorado Dia 10/07/2014 (manhã) Prova escrita de conhecimentos e interpretação de texto na Língua Inglesa. Nesta etapa será disponibilizado para os candidato(a) um artigo científico em língua inglesa, acompanhado de questões a ser respondidas em português pelo(a) candidato(a). Local Local a ser informado juntamente com a homologação das inscrições. Esses locais serão na Universidade E stadual de Santa Cruz em Ilhéus. Horário Das 8h00 as 12h00. Observação Esta etapa será eliminatória (nota mínima igual a 7,0) e classificatória. O resultado será divulgado no site do programa a partir do dia 11/07/2014 Para Candidatos ao mestrado Dia 10/07/2014 (manhã) Prova de interpretação de texto na Língua Inglesa. Nesta etapa será disponibilizado para os candidato(a) um artigo científico em língua inglesa, acompanhado de questões a ser respondidas em português pelo(a) candidato(a). Local Local a ser informado juntamente com a homologação das inscrições. Esses locais serão na Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus. Horário Das 8h00 as 12h00. Observação Esta etapa será eliminatória (nota mínima igual a 7,0) e classificatória. O resultado será divulgado no site do programa a partir do dia 10/07/2014 Etapa 3 Dia 11/07/2014 Para candidatos ao Mestrado aprovados na prova de inglês: prova de conhecimentos em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos. Local Local a ser informado juntamente com a homologação das inscrições. Horário Das 09h00 as 12h00 Observação Esta etapa será classificatória e eliminatória. Observações: O não comparecimento do(a) candidato(a), impreterivelmente nos dias e horário de provas que requerem a presença do candidato, no local a ser informado juntamente com a homologação das inscrições ou no local escolhido para realização da prova, ou em qualquer outra etapa em horário a ser afixado pela Comissão de Seleção, inviabilizará a continuidade de participação do candidato no processo de seleção e, conseqüentemente, desclassificá-lo-á. Os recursos deverão ser entregues encaminhados por email (ppgbbm@gmail.com) no prazo de 24 horas a contar da data da divulgação do resultado. 

4. DA AVALIAÇÃO: Para cada candidato(a) será atribuída uma nota correspondente à média ponderada dos pontos obtidos em cada parâmetro considerado em cada uma das etapas, conforme os seguintes pesos: Para cada candidato será atribuída uma nota correspondente à média aritmética dos pontos obtidos em cada parâmetro considerado na avaliação, conforme a seguinte tabela: Etapa NOTA PESO M / D *Prova escrita de conhecimentos em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos De zero a dez 4 / - (eliminatória e classificatória) Prova de línguas De zero a dez 2 / 2 (eliminatória e classificatória) Currículo Lattes (últimos cinco anos) comprovado e Histórico Escolar De zero a dez 3 / 4 (classificatória) *apenas para candidatos ao Mestrado; O (A) candidato(A) com maior pontuação obtida nos itens de avaliação será selecionado(a), para ocupar uma vaga prevista neste Edital; Na hipótese de empate, será classificado o(a) candidato(a) que obtiver maior nota em conhecimentos e interpretação de Texto em Inglês (Item III) seguido da nota de currículo (etapa I). A média mínima para aprovação no processo seletivo é 7,0 (sete). Será divulgada uma lista de excedentes, caso ocorra, na secretaria do curso; O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir do dia 14/07/2014; O processo é seletivo e classificatório para cada professor individualmente e especificamente não havendo remanejamento de vagas; Os recursos deverão ser encaminhados por email (ppgbbm@gmail.com) no prazo de 24 horas a contar da data da divulgação do resultado; Este edital é de seleção para provimento de vagas específicas do curso de mestrado e doutorado no PPGBBM dos professores que ofertaram vagas e não está condicionado a oferta de bolsas; O conteúdo da prova de conhecimentos para o Mestrado constará de temas com base nas linhas de pesquisa do PPGBBM e nos seguintes assuntos: 1. Morfologia e ultraestrutura de microrganismos (bacterias, fungos e vírus) 2. Nutrição e crescimento de microrganismos (bacterias, fungos e vírus) 3. Controle de microrganismos (desinfetantes e antibióticos) 4. Genética de microrganismos - conjugação, transformação e transdução 5. Interações patógeno-hospedeiro 6. Biotecnologia de microrganismos 7. Metabolismo microbiano 

5. DA MATRÍCULA E DO INÍCIO DAS AULAS: 5.1. A matrícula inicial será realizada de acordo com o calendário da pós-graduação. a) O(A) candidato(a) selecionado(a) deverá efetuar matrícula no início de cada semestre, para garantia da continuidade dos seus estudos, segundo o calendário acadêmico da UESC, divulgado no sítio da UESC na Internet (http://www.uesc.br). (Os anexos estão disponíveis no sítio da Universidade: http://www.uesc.br).
 
FONTE: DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO

UESB - inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização Lato Sensu em Educação e Diversidade Étnico-cultural

EDITAL Nº. 092/2014

O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual nº. 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização Lato Sensu em Educação e Diversidade Étnico-cultural, oferecido pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas–DFCH, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital, observando as Resoluções 05/1999 e 024/2014.
I. DAS INSCRIÇÕES
I.1. DO PERÍODO E DO LOCAL
I.1.1.As inscrições estarão abertas no período de 16 de junho a 18 de julho de 2014.
I.1.2. As inscrições poderão ser efetivadas, conforme abaixo:
a)para as vagas do Campus de Vitória da Conquista:
- na Sala de Pós-Graduação, primeiro andar, Módulo Acadêmico, de segunda a sexta-feira, no horário das 14h00 às 18h00 horas;
- através dos Correios, desde que sejam postadas até o último dia de inscrição (18/07/2014), comprovada pelo carimbo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, constante na correspondência registrada e enviada para o endereço abaixo:
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Departamento de Filosofia e Ciências Humanas-DFCH
Coordenação do Curso de Especialização em Educação e Diversidade étnico-cultural 
Estrada do Bem Querer, Km 04, Caixa Postal 95
CEP 45083-900 - Vitória da Conquista – BA
b)para as vagas do Campus de Itapetinga:
- na Assessoria Acadêmica, Campus Juvino Oliveira, se segunda a sexta-feira, no horário das 09h00 às 17h00;
- através dos Correios, desde que sejam postadas até o último dia de inscrição (18/07/2014), comprovada pelo carimbo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, constante na correspondência registrada e enviada para o endereço abaixo:
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagens-DCHEL
Coordenação do Curso de Especialização em Educação e Diversidade étnico-cultural
Praça Primavera, Bairro Primavera, nº 40, Itapetinga/BA
CEP: 45700-000
I.2. DO NÚMERO DE VAGAS
Serão oferecidas 60 (sessenta) vagas, assim distribuídas: 30 vagas para o Campus de Vitória da Conquista e 30 vagas para o Campus de Itapetinga.
I.3. DOS REQUISITOS
O Curso será destinado aos graduados em cursos de graduação plena, desde que atendam às exigências constantes neste Edital. Poderão concorrer os alunos matriculados no último semestre do curso desde que atendam as exigências constantes neste Edital e apresentem documentação comprobatória de conclusão até o último dia de matrícula.
I.4. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO
I.4.1. No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar obrigatoriamente os documentos listados abaixo:
a) Formulário de inscrição devidamente preenchido, conforme modelo constante no Anexo I deste Edital e disponível no site www.uesb.br;
b) Cópias da Carteira de Identidade (RG) e do CPF;
c) Cópia do diploma do curso de graduação e/ou documento que comprove estar o candidato matriculado em último semestre de graduação e contenha a provável data de conclusão;
d) Cópia do Histórico do curso de graduação;
e) Curriculum Vitae impresso diretamente da Plataforma Lattes (CNPq);
f) Anteprojeto de pesquisa contendo entre 8 a 10 páginas.
I.4.2. Para efeito de inscrição, o Certificado de Conclusão de Curso, expedido por Instituição de Ensino Superior devidamente reconhecida ou autorizada pelos órgãos competentes, poderá substituir o Diploma de Graduação.
I.4.3. Os alunos em fase de conclusão de curso poderão apresentar uma declaração, assinada pelo Coordenador do Curso, de que é provável concluinte no semestre correspondente ao período letivo 2014.1, devendo, impreterivelmente, no ato de matrícula, apresentar o respectivo Diploma ou Certificado de conclusão do curso.
II. DAS TAXAS ACADÊMICAS
Não haverá cobrança de taxas acadêmicas, pois o curso é gratuito.
III. DA COORDENAÇÃO DO CURSO
Coordenação: Prof. Dr. Benedito G. Eugênio (DFCH)
Vice-coordenação: Prof. Ms. José Valdir Jesus de Santana (DCHEL)
IV. DO INÍCIO DO CURSO
O Curso terá início no dia 28 de agosto de 2014, com término previsto para Agosto de 2015. As aulas serão mensais e nos seguintes turnos: quintas-feiras: vespertino e noturno; sextas-feiras e sábados: matutino e vespertino.
V. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
V.1. O processo seletivo será constituído das seguintes fases:
a) Análise da documentação;
b) Análise do Curriculum Vitae, de acordo com o barema pré-estabelecido (Anexo II deste Edital) e do Projeto de Pesquisa;
c) Entrevista.
V.2. A relação das inscrições homologadas será publicada até o dia o dia 28 de julho de 2014.
V.3. A análise do Anteprojeto de pesquisa e do Curriculum Vitae dos candidatos será realizada entre os dias 29 de julho de 04 de agosto de 2014.
V.4. A publicação das notas do Curriculum Vitae e do anteprojeto de pesquisa será realizada até o dia 11 de agosto de 2014.  
V.5. A entrevista será realizada entre os dias 12 a 14 de agosto de 2014, em local a ser informado posteriormente. A relação dos horários das entrevistas será afixada no mural do DFCH e DCHEL, bem como divulgada no site www.uesb.br.
V.6. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 18 de agosto de 2014. 
V.7. A classificação dos candidatos no processo seletivo se dará por ordem decrescente, levando-se em conta a média aritmética das notas atribuídas ao currículo, ao anteprojeto de pesquisa e à entrevista. Em caso de empate, a maior nota no anteprojeto de pesquisa definirá a classificação.
V.8. Os candidatos que obtiverem maior pontuação terão direito à matrícula, respeitando-se o número de vagas oferecidas. Far-se-ão, entre os candidatos aprovados, quantas chamadas forem necessárias até o completo preenchimento das vagas.
VI. DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO
A relação oficial dos candidatos classificados será publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE) e divulgada na internet, no site www.uesb.br.
VII. DA MATRÍCULA
VII.1. Os candidatos selecionados deverão matricular-se pessoalmente entre os dias 20 a 22 de agosto de 2014, no horário das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00: para os candidatos às vagas do Campus de Vitória da Conquista, na Secretaria de Pós-Graduação; para as vagas do Campus de Itapetinga, na Secretaria Setorial de Cursos.
VII.2. No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
a) Requerimento de matrícula preenchido (fornecido pela Secretaria Geral de Cursos);
b) original e cópia do Título de Eleitor, com a prova de quitação eleitoral;
c) original e cópia do Certificado de Reservista (quando for o caso);
d) original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
e) 02 fotos 3X4 recente;
f) original e cópia de CFP e RG;
g) original e cópia do diploma de graduação;
h) original e cópia do histórico do curso de graduação.
VII.3. O candidato que não apresentar a documentação exigida para a matrícula no período estabelecido perderá o direito à vaga e ingresso no Curso.
VII.4. As vagas decorrentes de matrículas não efetivadas serão automaticamente preenchidas pelos candidatos aprovados suplentes, respeitando-se a ordem de classificação.
VIII. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
VIII.1. O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece as exigências do presente Edital e de que aceita as condições da Seleção, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.
VIII.2. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da Seleção ou, se identificadas posteriormente, impedirão a sua matrícula, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.
VIII.3. À Coordenação reserva-se o direito de decidir sobre o cancelamento da oferta do Curso sob sua responsabilidade, caso o número de candidatos selecionados seja inferior a 90% (noventa por cento) do total de vagas ofertadas pelo respectivo Curso.
VIII.4. Os Anexos I e II encontram-se disponíveis no site da UESB (www.uesb.br) e se tornam parte integrante do presente Edital.
VIII.5. Ultrapassados 06 (seis) meses da data do resultado da seleção, sem que nesse prazo o candidato não aprovado requeira devolução dos documentos apresentados, os mesmos serão descartados. Cabe ao interessado, se assim o desejar, requerer, dentro desse prazo, junto à Coordenação da Especialização, a devolução dos documentos.
Vitória da Conquista, 09 de junho de 2014.
PAULO ROBERTO PINTO DOS SANTOS - REITOR

FONTE: DIARIO OFICIAL DO ESTADO
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB

EDITAL FAPESB – 0016/2014
SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA PREMIAÇÃO
- CONCURSO IDEIAS INOVADORAS 2014 -
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesb, Fundação de direito público, vinculada a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia – SECTI no âmbito do Programa Empreende Bahia, em parceria com a Vilage Marcas e Patentes, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia - SEBRAE torna público e convida os interessados a apresentarem propostas para o Concurso Ideias Inovadoras 2014, na forma e condições estabelecidas neste Edital e no Regulamento disponibilizado no portal da Fapesb (www.fapesb.ba.gov.br). 
Este edital se submete, no que couber, aos dispositivos da Lei Federal nº. 10.973, de 02/12/2004, Lei Estadual nº. 11.174, de 09/12/2008, Lei Federal nº 8.666, de 21/06/1993, Lei Estadual nº 9.433, de 01/03/2005, Decreto Estadual nº 9.266, de 14/12/2004, e demais dispositivos legais e regulamentares vigentes.
Poderão participar do Concurso Ideias Inovadoras, as propostas que apresentem potencial de introdução no mercado, de algo que não existia anteriormente ou contendo alguma característica nova e diferente do padrão em vigor.  A exigência mínima necessária é que a proposta submetida contenha um(a) ideia/produto/serviço/processo/método ou sistema que seja novo ou substancialmente melhorado em relação aos demais existentes no mercado.
1. OBJETIVOS DO CONCURSO
O Concurso _déias Inovadoras 2014 tem como objetivos principais:
1.1. Disseminar a cultura do empreendedorismo no Estado;
1.2. Incentivar o desenvolvimento de _déias inovadoras;
1.3. Promover a participação da comunidade estudantil e acadêmica, pesquisadores, graduados e inventores em ações de empreendedorismo e inovação;
1.4. Reconhecer, premiar e divulgar as ideias inovadoras.
2. Os prêmios serão concedidos às propostas de acordo com a ordem de classificação e categoria, sendo:
2.1. CATEGORIA 1 – Estudantes de Ensino Médio ou Ensino Profissional Técnico de Nível Médio:
1º Lugar: Prêmio no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e consultoria da Vilage Marcas e Patentes;
2º Lugar: Prêmio no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais);
3º Lugar: Prêmio no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
2.2. CATEGORIA 2 – Graduandos:
1º Lugar: Prêmio no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e consultoria da Vilage Marcas e Patentes;
2º Lugar: Prêmio no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais);
3º Lugar: Prêmio no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
2.3. CATEGORIA 3 – Pós Graduandos Lato Sensu e Stricto Sensu:
1º Lugar: Prêmio no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e consultoria da Vilage Marcas e Patentes;
2º Lugar: Prêmio no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais);
3º Lugar: Prêmio no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
2.4. CATEGORIA 4 – Pesquisadores:
1º Lugar: Prêmio no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e consultoria da Vilage Marcas e Patentes;
2º Lugar: Prêmio no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais);
3º Lugar: Prêmio no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
2.5. CATEGORIA 5 – Graduados Independentes:
1º Lugar: Prêmio no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e consultoria da Vilage Marcas e Patentes;
2º Lugar: Prêmio no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais);
3º Lugar: Prêmio no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
2.6. CATEGORIA 6 – Inventores Independentes:
1º Lugar: Prêmio no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e consultoria da Vilage Marcas e Patentes;
2º Lugar: Prêmio no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais);
3º Lugar: Prêmio no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
2.7. CATEGORIA 7 – Inventores da Economia Criativa:
1º Lugar: Prêmio no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e consultoria da Vilage Marcas e Patentes;
2º Lugar: Prêmio no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais);
3º Lugar: Prêmio no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
3. CALENDÁRIO DO CONCURSO

EVENTOS

DATA LIMITE
Lançamento do Edital
10/06/2014

Abertura do Formulário Online
10/07/2014
Data limite para preenchimento do formulário on-line
04/09/2014, às 17:30h

Data limite para postagem das propostas e documentos solicitados(1)
05/09/2014
Divulgação dos resultados da Fase 2 (avaliação das propostas em sua versão escrita)
14/11/2014*

Fase 3 - Defesa oral das propostas aprovadas na Fase 2
24 e 25/11/2014*

Solenidade de Premiação

A partir de Março de 2015*


* Datas podem ser alteradas pela Fapesb sem aviso prévio. Quaisquer modificações serão comunicadas através de informes divulgados no Portal da Fapesb (http://www.fapesb.ba.gov.br).
4. INSCRIÇÃO ON LINE DO CONCURSO
9.1. O proponente deverá preencher o formulário online específico para o Concurso Ideias Inovadoras 2014, disponível no portal da Fapesb (aconselha-se aos interessados em submeter suas propostas a primeiramente lerem o Edital e o Regulamento do Concurso em sua íntegra e observarem as orientações básicas para preenchimento contidas ao longo do formulário de inscrição);
9.2. O preenchimento do formulário online deverá ser feito, impreterivelmente, até as 17h30min do dia 04/09/2014. Encerrado este prazo, não será possível preencher, nem concluir o formulário online;
4. DISPOSIÇÕES FINAIS
4.1. Esclarecimentos sobre este Edital e informações adicionais sobre o Programa Empreende Bahia, poderão ser obtidas pelo site http://www.fapesb.ba.gov.br, pelos telefones (71) 3116-7695 / (71) 3116-7683 / (71) 3116-7641, pelo e-mail concursoideiasinovadoras@fapesb.ba.gov.br, ou por meio de visitas à Fapesb pré-agendadas, no endereço a seguir: Rua Aristides Novis, n° 203, Colina de São Lázaro – Federação, Salvador - Bahia.
Salvador, 09 de junho de 2014.
Roberto Paulo Machado Lopes
Diretor Geral da Fapesb

FONTE: http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DOSecCti.html
 

RIMA da BARRA VELHA AGROPECUÁRIA

COMUNICADO

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, atendendo ao disposto na Resolução CEPRAM nº 2929/02, nas Resoluções CONAMA nº 001/86, 009/87 e no artigo 131 do Regulamento da Lei Estadual nº 10.431/06, aprovado pelo Decreto Estadual nº 14.024/12, comunica, pela segunda vez (o primeiro COMUNICADO de disponibilização do RIMA, ocorreu em 10 e 11 de Agosto de 2013), que o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA da BARRA VELHA AGROPECUÁRIA, encontra-se à disposição da comunidade interessada a partir de 22/05/2014, nos seguintes locais:

CÂMARA MUNICIPAL DE CORRENTINA
Presidente: Milton Rodrigues da Costa
Rua Velderina Coimbra da Costa, Nº 66 - Centro
Correntina - BA, 47.650-000

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORRENTINA
Prefeito: Ezequiel Barbosa
Rua da Chácara, nº 445 – Bairro Antônio da França Barbosa
Correntina - BA, 47.650-000.

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE CORRENTINA
Presidente: Felisberto Francisco de Souza
Rua Lomanto Júnior, nº 33 – Centro
Correntina - BA, 47.650-000.

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE CORRENTIA
Secretário: Oldaci Rosa de Araújo
Rua 06, nº 110 – Bairro Sargento Romão
Correntina - BA, 47.650-000.

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS DE CORRENTINA
Secretário: Nilmar Dourado
Rua da Chácara, nº 445 – Bairro Antônio da França Barbosa
Correntina - BA, 47.650-000.

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE CORRENTINA
Responsável: Genival de Souza Lopes e Andréia da Silva Neiva
Sítio Terra Nova, Km 15 – Harmonio/Arojado, S/N
Correntina BA, 47.650-000.

INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS – INEMA
UNIDADE REGIONAL DE SANTA MARIA DA VITÓRIA
Coordenador: João Batista Soares Ferreira
Rua Mariano Borges, S/N, Setor Vila Nova, Casa do Meio Ambiente ao lado do SAAE
Santa Maria da Vitória - BA, 47.640-000.

EMPRESA BAIANA DE DESENVOLVIMENTO AGRICOLA - EBDA
Rua Professora Laura Araújo, Nº 22, Juscelino Kubitschek
Correntina - BA, 47.650-000.

COOPERATIVA EDUCACIONAL CORRENTINA – COOPEDUC
Rua da Barragem, S/N
Bairro Alameda Residencial da COELBA
Correntina – BA, 47.650-000.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CASTRO ALVES – CORRENTINA - BA
Praça Monsenhor André, N° 266 – Bairro Centro
Correntina – BA, CEP: 47650-000

SECRETARIA PAROQUIAL – PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA CORRENTINA - BA
Praça Monsenhor André S/N   - Centro – FONE- 77 34882120
Correntina -BA, CEP: 47650-000

ASSENTAMENTO PORTO BONITO – AGROVILA 01
Presidente: José Neves
Região do Rio Santo Antônio – Zona Rural
Correntina – BA, CEP: 47650-000

ASSENTAMENTO PORTO BONITO – AGROVILA 01
Presidente: José Gomes
Região do Rio Santo Antônio – Zona Rural
Correntina – BA, CEP: 47650-000

ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES E IRRIGANTES DA BAHIA – AIBA
Presidente: Júlio Cézar Busato
Av. Ahylon Macêdo, N° 11 – Boa Vista
Barreiras – BA, CEP: 47.806-180

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS – IBAMA
Gerencia Executiva em Barreiras – BA
Rua 26 de Maio, 400, Centro
Barreiras – BA, CEP 47.805-090

SITE DO INEMA – www.inema.ba.gov.br

Outrossim, comunica a abertura do prazo de 45 (quarenta e cinco) dias para solicitação de Audiência Pública por parte de Entidade Civil, Ministério Público ou por 50 (cinquenta) ou mais cidadãos, junto ao INEMA.

Salvador, 10 de junho de 2014.
Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA
Secretaria do Meio Ambiente – SEMA

FONTE: DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO

10 de junho de 2014

Professor do IBIO UFBA assina artigo na revista BioScience

Professor do IBIO UFBA assina artigo na revista BioScience


Desafios da produção agrícola em escala é o tema


Aumentar a produção agrícola sem comprometer a biodiversidade é um desafio que requer soluções urgentes.  Vários estudos estão em andamento com esse objetivo, dentre eles, uma pesquisa desenvolvida numa parceria entre as Universidades Federais da Bahia e de Goiás, no Brasil, o CIBIO/InBio na Universidade de Évora, em Portugal, e o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), nos Estados Unidos.  O professor do Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia da UFBA, Ricardo Dobrovolski que é um dos pesquisadores do grupo, assina o artigo "Globalizing Conservation Efforts to Save Species and Enhance Food Production” que foi publicado neste mês, na revista americana BioScience, abordando o tema.

O artigo é de grande importância para a sociedade atual pois fala sobre como produzir alimentos em escala global e conservar a biodiversidade.  Já que a população do planeta chegou aos 7 bilhões de habitantes e espera-se que cheguemos a 10 bilhões em 2050, é necessário aumentar a produção agrícola para alimentar a todos e, por outro lado, também é preciso minimizar os efeitos negativos deste aumento sobre a biodiversidade do planeta.

É imperativo aumentar a produção agrícola sem comprometer a biodiversidade e a pesquisa da qual Dobrovolski faz parte tem o objetivo de oferecer soluções para o problema que se transformou numa discussão “quente” e atual, em vários países.

FONTE: UFBA.BR

Seguidores