15 de junho de 2013

IV Workshop IG
I Workshop Internacional de Bioinformática

Clique aqui para mais informações.
Farmácia Escola da UFBA participa do programa de DESCARTE CONSCIENTE DE MEDICAMENTOS

O descarte incorreto de medicamentos causa sérios danos ao meio ambiente. A fim de minimizar este problema, a ANVISA estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, e vem promovendo diversas iniciativas a fim de implantar esta política (leia mais)

Uma das ações previstas na PNRS, que tem o patrocínio de empresas do setor farmacêutico (indústrias e varejo) e o apoio de órgãos do Governo, Instituições de Ensino e Associações é o programa de descarte consciente dos medicamentos.

A Farmácia Escola da UFBA (Farmácia Popular do Brasil) participa deste projeto, contando com um PRESERVÔMETRO, que é uma estação coletora que foi desenvolvida com alta tecnologia e segurança visando a atender às exigências sanitárias e facilitar o descarte adequado de seus medicamentos.

O Programa está em fase de piloto e já vem recebendo descarte. Em Salvador são 30 farmácias e drogarias que contam com o PRESERVÔMETRO. Mais informações sobre o programa descarte consciente podem ser obtidas acessando www.descarteconsciente.com.br.

III SEMINÁRIO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXENSÃO

É com prazer que convidamos os membros da comunidade da FACED/UFBA e demais
interessados para participar do nosso III SEMINÁRIO INTEGRADO DE ENSINO,
PESQUISA E EXENSÃO a se realizar de 22 a 25 de julho de 2013.
 
Mais informações em  www.siepe2013.faced.ufba.br
 
Nesse endereço, cada um de vocês poderá  fazer sua inscrição como
participante com ou sem apresentação de trabalhos.
 
Dois são os tipos de trabalhos que podem ser apresentados:
 
(1) Comunicação Oral
(2) Comunicação Visual
 
Todas as instruções constam em nosso site acima. Atenção para datas!!
 
Atenciosamente,
 
Grupo Gestor do III SIEPE/2013
Data de Início: 
segunda-feira, 22 Julho, 2013
Grupo Passiflora

 As pesquisas com passifloras foram iniciadas na UESC em 2004, quando foi criado um Banco Ativo de Germoplasma, o BAG-Passifloras, com financiamento da FAPESB e da UESC.

Palestra: Indicação Geográfica para Cacau Brasileiro


O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizará a palestra: Indicação Geográfica para Cacau Brasileiro: potencialidades e desafios, proferida pela Profa. Dra. Lúcia Fernandes (INPI). O evento ocorrerá no dia 21 de junho, às 09 horas, na Sala de Multimeios da Biblioteca Central. Podem participar discentes e docentes da Instituição, comunidade externa envolvido com IG e demais interessados no tema.

ACESSE: WWW.UESC.BR
 

IV Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas


O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizará o IV Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, proferida pela Profa. Dra. Lúcia Fernandes (INPI). O evento ocorrerá no dia 20 de junho, às 09 horas, na Sala de Multimeios da Biblioteca Central. Podem participar discentes e docentes da Instituição, comunidade externa envolvido com IG e demais interessados no tema.
ACESSE: WWW.UESC.BR

Brechó Eco Solidário
APRESENTAÇÂO
O Brechó Eco Solidário é um mercado de trocas de bens usados através da moeda social “grão” realizado anualmente em conjunto com um mercado de produtos oriundos da economia solidária e diversas atividades de caráter cultural e formativo, dentro de uma parceria de várias universidades. Se hoje o evento é uma atividade multi-institucional, ele nasceu na Unifacs em 2006 dentro do Programa Interno de Consumo Consciente (PICC), que visa mobilizar a comunidade acadêmica para reduzir o impacto ambiental das atividades operacionais da Unifacs. O evento visa ampliar a sensibilidade do público, particularmente dos estudantes, sobre o impacto do consumo exagerado nas condições ambientais do planeta, num exercício prático e divertido. As edições do I e II Brechó aconteceram internamente na Instituição. A III e IV edições ocorreram no Parque da Cidade, local aonde se realizará o evento de 2010, em outubro, já com a participação internacional, particularmente de universidades francesas.
 

Na Unifacs, o evento faz parte do Programa Engajamento Cidadão, desenvolvido pela AEC – Adjuntoria de Extensão Comunitária, que tem por objetivo incentivar o compromisso social e ambiental da comunidade acadêmica.

Objetivos do evento:
- Criar uma experiência de extensão da vida útil dos produtos de forma a evitar o desperdício e incentivar o reuso.
- Implantar uma nova prática de aquisição de bens, de forma cooperativa e sem prejuízos ao meio ambiente.
- Estimular a parceria com diversas Instituições de Ensino Superior para a realização de atividades de extensão;
-  Possibilitar ao público a experiência de uso da moeda social “grão” que circula apenas durante o Brechó, para troca de bens e aquisição de produtos disponibilizados pelos empreendimentos cooperativos que participam do evento.


COMO PARTICIPAR DO BRECHÓ ECO SOLIDÁRIO DE 2010? O estudante da UNIFACS poderá participar como voluntário na próxima edição do Brechó Eco Solidário, como uma Atividade Complementar de Extensão Comunitária (ACEC) e ao final receberá um certificado, emitido pela AEC – Adjuntoria de Extensão Comunitária, com carga horária máxima de 60 horas.
Caso haja interesse entre em contato conosco: 3330-4646 ou 4650 ou aec@unifacs.br.

Veja notícias do Brechó Eco Solidário na Mídia.
A Tarde
Notícia da 3ª edição do Brechó ECO Solidário no Parque da cidade.
www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=898796

Blog
Blog de divulgação do Brechó Eco Solidário
- cirandas.net/brecho-eco-solidario-2009
- blog.permacultura-bahia.org.br/2009/03/30/brecho-eco-solidario-2009/
- dartufba.blogspot.com/2009/04/participe-do-brecho-solidario.html
- pontodebifurcacao.blogspot.com/2009/03/universidades-organizam-brecho-social.html
- www.greenblog.org.br/?m=200905&paged=2
- www.pogledaj.name/video-pretraga/trocas+solidarias
- conectapodcast.wordpress.com/
- greenpeacessa.blogspot.com/2009/05/por-julio-cesar-estivemos-presente.html


Bahia Notícias
Divulgação do Brechó Eco Solidário


Faculdades
Divulgação da 4ª edição do Brechó Eco Solidário

Assista ao vídeo institucional do Brechó
As inscrições para o Salão Interativo (trabalhos artístico-culturais) serão abertas

logo após o encerramento das inscrições de trabalhos científicos. Aguarde.


As inscrições de trabalhos científicos foram prorrogadas até o dia 25 de junho de 2013 até 24h, sendo facultadas a professores, pesquisadores, alunos e funcionários das Universidades e Centros de Pesquisa sediados no Brasil, além de profissionais egressos da UCSal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, exclusivamente, através deste site.

A temática da XVI SEMOC (Cidadania e Juventude), embora seja um referencial desejável, não é fator condicionante para a área do conhecimento dos trabalhos inscritos, em conformidade com a natureza multidisciplinar que caracteriza a concepção do evento.

Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail semoc@ucsal.br ou pelos telefones (71) 3203-8973 e 3203-8970.

Restauração de ambientes degradados é tema de Café Científico

Evento gratuito traz pesquisador de destaque

A ecologia da restauração será debatida no Café Científico que recebe a conferência “Ecologia da Restauração, a restauração da ecologia?” com a participação do professor da Universidade Estadual de Londrina, Efraim Rodrigues, doutor pela Universidade de Harvard.  O evento gratuito começa às 18h da próxima segunda-feira (17/06), na Sala de Arte da UFBA, no Canela e é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da UFBA, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Fisolofia das Ciências e com a LDM – Livraria Multicampi.

A ecologia da restauração é o campo científico que trata, na prática, da recuperação ambiental, tornando possíveis as condições originais da flora, fauna, solo e clima.  Segundo o professor Efraim Rodrigues, “a preservação é imprescindível porque uma recuperação de ecossistema leva no mínimo 15 anos para ser feita, sendo necessário um estudo das áreas para se saber quais espécies existiam no local”.  Efraim Rodrigues é um pesquisador de destaque na área e está apto a discutir questões ambientais usando ferramentas de comunicação com o grande público, a exemplo de blog Ambiente por Inteiro.  O professor realiza projetos em diversas escolas do Brasil, pensando na restauração ecológica através da coleta da água da chuva e da transformação de lixo em adubo.

Café Científico
A atividade é coordenada pelo professor Charbel Niño El-Hani e possui três ramos - Café Científico UFBA, Café Científico Salvador e Café Científico Acta.  

O Café Científico UFBA é trimestral e traz pesquisadores renomados em sua área para falar com o público universitário e a sociedade sobre temas relevantes na atualidade que demandam uma compreensão e um conhecimento científico.  O Café Científico Salvador possui uma periodicidade mensal e acontece sempre no Auditório da Biblioteca Central dos Barris, trazendo pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do estado da Bahia para falar para o público em geral, principal foco do evento, ainda que possua também participação do público acadêmico.  

Finalmente, o Café Científico Acta consiste numa série especial de cafés que ocorre durante a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA) da UFBA com pesquisadores da própria universidade, focando no público acadêmico.


Com informações da PROEXT/UFBA

IV Encontro de Pesquisa e Inovação em Tuberculose abre inscrições

Salão nobre da Reitoria abrigará atividade


Estão abertas as inscrições para o IV Encontro de Pesquisa e Inovação em Tuberculose na Bahia. O evento, promovido pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e o Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde (INCT-Citecs) reunirá, no período de 24 a 26 de julho, especialistas brasileiros e estrangeiros que discutirão o papel dos determinantes sociais como influenciadores da tuberculose, avanços na prevenção e diagnóstico. 
O IV Encontro será sediado no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia e tem como principal objetivo, oportunizar trocas de saberes e experiências que favoreçam um processo de formação e atuação a respeito da Tuberculose, bem como reforçar e apoiar as pesquisas e o intercâmbio do conhecimento e a relação entre o Programa de Controle da Tuberculose e seus diversos atores no âmbito nacional, estadual e municipal.
Serão cobradas taxas de inscrições para estudantes (20,00) e profissionais (40,00) da área de saúde. Os estudantes de graduação ou pós- graduação precisam estar inseridos em algum programa de pesquisa em tuberculose, no Brasil ou exterior. Para os profissionais de saúde é necessário que desenvolvam ações de prevenção ou diagnóstico desta doença. Para mais informações acessar o site do evento.
O desmatamento da Mata Atlântica causa a extinção de várias espécies. Pesquisa recente mostra que 127 espécies de pássaros correm risco de desaparecer. http://bit.ly/119Fzm8

Lista Vermelha da Bahia

Lista Vermelha da Bahia

Avaliação do Estado de Conservação da Fauna e Flora do Estado da Bahia 



Por que uma lista vermelha da Bahia ?

image
O Estado da Bahia é conhecido por sua biodiversidade, que se deve aos diversos biomas presentes, como a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado e ainda os Campos Rupestres e os ambientes marinhos. Por isso enfrenta um duplo desafio: a responsabilidade pela conservação desse patrimônio e, ao mesmo tempo, a oportunidade de encará-lo como uma peça essencial para o seu desenvolvimento.
Outro fator relevante é que a situação de ameaça das espécies pode ser diferente em nível nacional e estadual. Desta forma, uma espécie pode não estar ameaçada no Brasil, mas estar ameaçada na Bahia. Além disto, a diminuição da escala tem como consequência um maior detalhamento das informações sobre a espécie, principalmente em relação às ameaças.
 
CONHEÇA ESTA AÇÃO NO SITE: http://www.listavermelhabahia.org.br/
 
 
 
 
O Processo de Avaliação do Estado de Conservação da Fauna e Flora do Estado da Bahia está em andamento.
Você sabia? O padrão de pintas das onças é único para cada indivíduo. As pintas funcionam como as nossas impressões digitais e servem para identificar cada animal.
a.
 
 
 
 
 
Sabe como a PEC da Caatinga (504/10) está relacionada ao mascote da Copa 2014? A resposta é que os únicos biomas onde o tatu bola pode ser encontrado não são reconhecidos como Patrimônio Nacional. Assine a petição e nos ajude a mudar essa realidade!
http://www.avaaz.org/po/petition/Caatinga_e_Cerrado_Patrimonio_Nacional_Ja_Votacao_e_Aprovacao_da_PEC_50410/?cvSzueb
O Projeto Baleia Jubarte (PBJ) atendeu nesta terça ao primeiro encalhe de baleia jubarte da temporada 2013.

Trata-se de um macho adulto, com mais de 13 metros de comprimento que encalhou em avançado estado de decomposição em Barra Velha – Nova Viçosa – BA, dentro da área da Reserva Extrativista do Cassurubá. A jubarte encalhou no sábado (08/06) mas a notícia de seu encalhe só chegou ao PBJ na segunda. O local é de difícil acesso só sendo possível chegar de barco, segundo o médico Veterinário Milton Marcondes, Diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, “Contamos com o apoio da RESEX do Cassurubá que nos cedeu uma lancha para transportar nossa equipe até o local. Mesmo assim foi preciso chegar perto da praia e saltar na água e carregar os equipamentos até a baleia”.

Foi possível examinar poucos órgãos e embora não se possa ainda estabelecer a causa da morte, a presença de hemorragia intensa próximo a região dorsal e a presença de alguns hematomas levantam a suspeita que este animal possa ter sido atropelado por um navio. “Nossa equipe vai voltar ao local amanhã para continuar o trabalho e tentar examinar as vértebras e outros ossos em busca de sinais de fratura” informou a médica veterinária Adriana Colosio. Além da dificuldade de acesso outro fator que dificulta o trabalho é que pela posição da baleia (deitada com a barriga voltada para cima) os ossos que se quer examinar encontram-se na parte de baixo sob toneladas de carne e gordura.

http://www.baleiajubarte.org.br/noticia.php?id=260

14 de junho de 2013

Escola de mergulho recolhe lixo no mar neste domingo do Cristo ao Porto da Barra
Foto: Divulgação 
 
A escola de mergulho Galeão Sacramento promove neste domingo (16) um mutirão de limpeza na região marítima da Barra. Chamada de Projeto Fundo Limpo, a iniciativa contará com o apoio de 22 mergulhadores de scuba, 20 mergulhadores em técnica de apnéia e 2 cientistas. Uma equipe de voluntários também fará parte da limpeza, recolhendo o lixo na praia e fazendo atividades de sensibilização aos banhistas. O trecho entre o Cristo e o Porto da Barra serão contemplados. Na última ação da escola, que aconteceu no dia 06 de fevereiro deste ano, foram recolhidos cerca de 485 kg de lixo na mesma localização.
CONSELHO DE GESTÃO DO PATRIMÔNIO GENÉTICO

ORIENTAÇÃO TÉCNICA No- 8, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2012

Esclarece sobre a aplicabilidade do Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura sobre as espécies listadas em seu Anexo I.

O CONSELHO DE GESTÃO DO PATRIMÔNIO GENÉTICO, no uso das competências que lhe foram conferidas pela Medida Provisória no 2.186-16, de 23 de agosto de 2001, e pelo Decreto no 3.945, de 28 de setembro de 2001, e tendo em vista o disposto no art. 13, inciso IV, de seu Regimento Interno,

Considerando o Decreto no 2.519, de 16 de março de 1998, que promulgou a Convenção da Diversidade Biológica, doravante denominada CDB, e o Decreto no 6.476, de 5 de junho de 2008, que promulgou o Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura, doravante denominado simplesmente TIRFAA;

Considerando que a CDB reconhece a natureza especial, a importância dos recursos fitogenéticos para alimentação e agricultura e para a segurança alimentar, bem como para o desenvolvimento sustentável da agricultura no contexto da luta contra a pobreza e das mudanças climáticas, e o papel fundamental do TIRFAA e da Comissão sobre Recursos Genéticos para a Alimentação e a Agricultura da FAO, a este respeito;

Considerando, também, que os países signatários do TIRFAA decidiram criar o Sistema Multilateral de Acesso e Repartição de Benefícios, que estabelece regras especiais para o acesso facilitado, bem como para o intercâmbio entre as Partes Contratantes de amostras de recursos fitogenéticos considerados de fundamental importância para a segurança alimentar humana e animal. Os cultivos atualmente incorporados ao Sistema Multilateral encontram-se listadas no Anexo desse Tratado; 
Considerando, finalmente, a necessidade de se esclarecer sobre a aplicabilidade do TIRFAA em
relação aos cultivos listados em seu Anexo I, a fim de se promover a sua harmonia com a MedidaProvisória no 2.186-16, de 23 de agosto de 2001 e assegurar às instituições brasileiras o mesmo
tratamento que as demais Partes Contratantes do TIRFAA têm em relação ao acesso facilitado aos
cultivos listados no Anexo I do TIRFAA, resolve:

Art. 1o De acordo com as obrigações estabelecidas pelo Tratado Internacional sobre Recursos
Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura-TIRFAA, o acesso e a remessa de amostras de recursos
fitogenéticos listados no Anexo I desse Tratado, quando utilizados para fins de conservação, pesquisa,
melhoramento e treinamento relacionados à alimentação e à agricultura, bem como a repartição dos
benefícios resultantes da sua utilização, serão regidos pelas condições estabelecidas nesse Tratado.
Parágrafo único. Os cultivos que fazem parte do Sistema Multilateral cujo acesso e remessa são
regidos pelo TIRFAA estão listados no Anexo, desta Orientação Técnica.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ACESSE: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=14/06/2013&jornal=1&pagina=68&totalArquivos=120

13 de junho de 2013


Nova sede do Ibama é inaugurada em Barreiras, na Bahia

 A nova sede da Gerência Executiva do Ibama em Barreiras foi inagurada na última sexta-feira. Durante o ato, o presidente Volney destacou a importância de se ter um prédio confortável para melhor desempenho profissional dos servidores e atendimento aos usuários. Ele citou ainda a importância do cumprimento da agenda nacional, do desafio de se promover o uso sustentável sob os aspectos sociais, econômicos, levando em conta a lei complementar 140, que definiu o papel de cada esfera de poder na execução da política ambiental.


O superintendente Celio Pinto agradeceu a todos os envolvidos no processo que culminou na inauguração da nova sede, especialmente ao 4º Batalhão de Engenharia do Exército, que supervisionou as obras no prédio. Diversas autoridades federais, estaduais e municipais, e da sociedade civil prestigiaram o evento.


Um vídeo institucional destacando as atribuições do Ibama na região, o trabalho de cada servidor e homenageando aqueles que passaram pela Grencia Executiva do Ibama ao longo dos últimos anos, foi  durante a cerimônia, que também teve a participação da banda da polícia militar executanfo o hino nacional.

Compuseram a mesa o presidente Volney, o secretário de meio ambiente do estado, Eugênio Splengler, representante do governador, os prefeitos de Luis Eduardo Magalhães e de Barreiras, a presidente da Associação dos Órgãos Municipais de meio Ambiente do Brasil, secção Bahia, dos representantes do exército e da Polícia Militar, e dos anfitriões, o superintendente Celio Pinto e o gerente executivo da Gerex Barreiras, Zenildo Eduardo Soares.

Carlos Humberto garcia
Ascom Ibama/BA
Fotos: Carlos Humberto Garcia - Ibama/BA

 



MS    Aprovadas diretrizes que regulam pesquisas envolvendo seres humanos 

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012
 

O Plenário do Conselho Nacional de Saúde em sua 240a
Reunião Ordinária, realizada nos dias 11 e 12 de dezembro de 2012,
no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela
Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e pela Lei nº 8.142, de 28
de dezembro de 1990, e
 

Considerando o respeito pela dignidade humana e pela especial
proteção devida aos participantes das pesquisas científicas envolvendo
seres humanos;
 

Considerando o desenvolvimento e o engajamento ético, que
é inerente ao desenvolvimento científico e tecnológico;
 

Considerando o progresso da ciência e da tecnologia, que
desvendou outra percepção da vida, dos modos de vida, com reflexos
não apenas na concepção e no prolongamento da vida humana, como
nos hábitos, na cultura, no comportamento do ser humano nos meios
reais e virtuais disponíveis e que se alteram e inovam em ritmo
acelerado e contínuo;
 

Considerando o progresso da ciência e da tecnologia, que
deve implicar em benefícios, atuais e potenciais para o ser humano,
para a comunidade na qual está inserido e para a sociedade, nacional
e universal, possibilitando a promoção do bem-estar e da qualidade de
vida e promovendo a defesa e preservação do meio ambiente, para as
presentes e futuras gerações;
 

Considerando as questões de ordem ética suscitadas pelo
progresso e pelo avanço da ciência e da tecnologia, enraizados em
todas as áreas do conhecimento humano;
 

Considerando que todo o progresso e seu avanço devem,
sempre, respeitar a dignidade, a liberdade e a autonomia do ser
humano;
 

Considerando os documentos que constituem os pilares do
reconhecimento e da afirmação da dignidade, da liberdade e da autonomia
do ser humano, como o Código de Nuremberg, de 1947, e a
Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948;
 

Considerando os documentos internacionais recentes, reflexo
das grandes descobertas científicas e tecnológicas dos séculos XX e
XXI, em especial a Declaração de Helsinque, adotada em 1964 e suas
versões de 1975, 1983, 1989, 1996 e 2000; o Pacto Internacional
sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, de 1966; o Pacto
Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, de 1966; a Declaração
Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos,
de 1997; a Declaração Internacional sobre os Dados Genéticos Humanos,
de 2003; e a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos
Humanos, de 2004;
 

Considerando a Constituição Federal da República Federativa
do Brasil, cujos objetivos e fundamentos da soberania, da cidadania,
da dignidade da pessoa humana, dos valores sociais do
trabalho e da livre iniciativa e do pluralismo político e os objetivos de
construir uma sociedade livre, justa e solidária, de garantir o desenvolvimento
nacional, de erradicar a pobreza e a marginalização e
reduzir as desigualdades sociais e regionais e de promover o bem de
todos, sem qualquer tipo de preconceito, ou de discriminação coadunam-
se com os documentos internacionais sobre ética, direitos humanos
e desenvolvimento;
 

Considerando a legislação brasileira correlata e pertinente; e
Considerando o disposto na Resolução nº 196/96, do Conselho
Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, que impõe revisões
periódicas a ela, conforme necessidades nas áreas tecnocientífica e
ética, resolve:
 

Aprovar as seguintes diretrizes e normas regulamentadoras
de pesquisas envolvendo seres humanos:


CONTINUE LENODO NO LINK: 
http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=59&data=13/06/2013
 
IF Baiano Campus Uruçuca terá curso em Agroecologia de nível superior



O Instituto Federal Baiano Campus Uruçuca, onde num passado bem recente funcionava a Escola Média Agropecuária Regional da CEPLAC (EMARC), prepara-se para o início de um novo ciclo, com abertura da inscrição de um curso superior de graduação “Tecnologia em Agroecologia”.


O curso terá ênfase na formação de profissionais que buscam soluções para a agricultura sustentável, conservação da natureza e a demanda por alimentos sadios. O profissional egresso deverá ser capaz de trabalhar com produção orgânica de alimentos, agricultura familiar, sistemas agroflorestais, serviços ambientais, gestão de reservas florestais  e a certificação agropecuária.

 Para o Diretor de Ensino do Campus, Professor Daniel Oliveira, “o curso está contextualizado em relação às demandas para a agropecuária que as mudanças climáticas globais exigem e que foram bastante discutidas na conferência Rio + 20, que aconteceu no Brasil no ano de 2012”. Além disso, estamos inseridos numa região que tem uma paisagem agroflorestal na qual é marcante a presença de comunidades tradicionais de agricultores familiares, assentados, terras indígenas e quilombolas, destaca o Diretor.

 O curso, com duração de 03 anos, tem como forma de ingresso o Exame Nacional de Cursos – ENEM e a inscrição pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU. Os interessados devem estar atentos ao período de inscrição, que será divulgado pelo Ministério da Educação – MEC, através no site: http://sisu.mec.gov.br. As aulas começam no dia 10 de julho de 2013.

 O estudante que prestou o ENEM 2012 pode realizar sua inscrição no curso. Também serão aceitos o ingresso por transferência interna, por reopção de cursos, transferência externa de outras instituições devidamente credenciadas pelo MEC e o portador de diploma de cursos superiores de graduação em áreas afins.

Curso de Agroecologia/Ascom Uruçuca

12 de junho de 2013

Bolsistas do CNPq residentes em cidades de alto custo receberão adicional de localidade  

 CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

RESOLUÇÃO NORMATIVA No- 19, DE 10 DE JUNHO DE 2013

O Presidente do CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPq, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto aprovado pelo Decreto nº 7.899, de 04/02/2013, conforme decisão da Diretoria Executiva em sua 2ª (segunda) reunião realizada em 30/01/2013, estudo do GTO/CAPES/CNPq, em reunião de 17/04/2013, ad referendum do Comitê Executivo do Programa Ciência Sem Fronteiras - COMEX e da Diretoria Executiva, resolve:

Estabelecer a lista de cidades de alto custo, para as quais o CNPq pagará adicional de localidade às mensalidades de bolsa no exterior conforme disposto no subitem 1.1 da Tabela de Valores de
Bolsas no Exterior, estabelecida na RN 034/2012, publicada no DOU de 09/11/ 2012, Seção 1, página 5.

Esta Resolução Normativa entra em vigência a partir da data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir de 1º de junho de 2013.

http:// www. cnpq. br/ web/ guest/ view/-/ journal_ content/ 56_ INSTA NCE_0oED/10157/1075074

Meliponicultura

Meliponicultura é a atividade de criação racional de abelhas sem ferrão (Meliponíneos). Embora existam centenas de espécies no Brasil, as principais abelhas indígenas, conhecidas como sem ferrão, são a uruçu verdadeira, uruçu amarela, jataí, mandaçaia e tiuba amarela. O mel das abelhas sem ferrão é saboroso, diferenciado e reconhecido por suas importantes propriedades funcionais sobre a saúde humana. Através do trabalho de pesquisadores pioneiros, cada vez mais a meliponicultura vem sendo reconhecida como uma atividade capaz de fornecer uma significativa agregação de renda para diversas comunidades no país. Nesta seção estaremos explorando e divulgando conhecimentos atualizados neste tema, estimulando o crescimento e o sucesso da comunidade de meliponicultores brasileiros.

Para saber mais:
http://www.cpatu.embrapa.br/meliponicultura/
http://www.meliponicultura.com.br
http://www.webbee.org.br/
http://br.groups.yahoo.com/group/abena

 Guia Ilustrado das Abelhas Sem Ferrão de SP
http://www.ib.usp.br/beesp/

Abelhas Nativas do Sul do Brasil
http://www.abelhanativasul.ideaplus.com.br/modules/mydownloads/index.php

Seguidores