4 de dezembro de 2009

I SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO - Tecnologia a Serviço do Cidadão

Período: 9/12/2009 a 10/12/2009
Local: auditorio do Bahia Othon Palace Hotel
Endereço: Av. Oceânica 2294 Ondina

APRESENTAÇÃO

Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas, desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade,com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem. O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível.
Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da
energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial.
Ciente da importância deste tema no processo da busca de soluções alternativas, o CREA-BA através do Núcleo Estadual do Programa Pensar o Brasil, juntamente com
o Colégio de Entidades Profissionais decidiu formatar este evento, onde serão discutidos temas como: Fontes energéticas - a alternativa nuclear; mudanças climáticas e suas implicações, as questões urbanas e rurais, infraestrutura e formação e exercício profissional.

OBJETIVO GERAL

O Seminário se destina a debater temas específicos dos eixos do Projeto Pensar o Brasil, de iniciativa de Sistema CONFEA/CREAs, cujo finalidade é contribuir para a construção de uma proposta de Modelo de Desenvolvimento Nacional Sustentável para o Brasil com justiça social e distribuição de renda.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Debater propostas e alternativas pertinentes ao desenvolvimento sustentável;
· Suscitar o diálogo amplo entre os setores, instâncias de governo, segmentos e comunidades diretamente interessadas na questão da sustentabilidade;
· Buscar uma definição dos critérios que devem orientar os planos e projetos pertinentes às intervenções urbanas e rurais;
· Inserir a sociedade civil organizada e os profissionais da área tecnológica no debate e na implementação de políticas que visem a preservação do meio ambiente, a utilização dos recursos naturais, usando a tecnologia como ferramenta a serviço do cidadão.
· Discutir o atual modelo de ensino com vistas a contribuir no processo de formação dos profissionais da área tecnológica com uma nova visão, focada na preservação e sustentabilidade do planeta;
· Avaliar as práticas profissionais visando adequá-las às necessidades da sociedade, fundamentadas no respeito aos aspectos éticos, sócio-ambientais e legais.
· Elaboração de diretrizes e ações decorrentes dos estudos e debates, para a construção de propostas de políticas públicas para os temas selecionados.
· Refletir sobre o desenvolvimento e aplicação tecnológica de modo a possibilitar, internamente, maior inclusão social e, externamente, a inserção autônoma da Nação brasileira no mundo globalizado.

PÚBLICO ALVO
Poder público, órgãos públicos, profissionais do Sistema CONFEA/ CREA, comunidade acadêmica e estudantes, organizações não governamentais, entidades profissionais, sociedade em geral e demais interessados.

PARCERIAS E APOIOS
1. Associação Baiana dos Geólogos - ABG
2. Associação Baiana dos Engenheiros de Minas – ABEM
3. Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado da Bahia - APEFEBA
4. Associação dos Engenheiros Agrônomos da Bahia - AEABA
5. Associação Brasileira dos Engenheiros Civis - ABENC
6. Escola Politécnica da UFBA
7. Faculdade de Arquitetura - FAUFBA
8. Instituto dos Arquitetos do Brasil – Deptº. da Bahia – IAB/BA
9. Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias – IBAPE/BA
10. Fórum A Cidade Também É Nossa
11. Movimento Vozes da Cidade
12. Câmara de Vereadores de Salvador – CVS
13. Sindicato dos Engenheiros da Bahia – SENGE
14. Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas da Bahia – SINARQ/BA
15. Clube de Engenharia da Bahia - CEB

PROGRAMAÇÃO

DATA: 09 de dezembro de 2009

19h - ABERTURA

DATA: 10 de dezembro de 2009.
08h30min – Painel I
1. Mudanças Climáticas e suas implicações
· 1.1 – Impactos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável

· 1.2 - Processo de desmatamento e a desertificação

09h30min - Debate
10h15min – Coffee Break

10h30min – Painel II
2. Infraestrutura e Desenvolvimento
· 2.1 – Desenvolvimento Urbano e Segurança

· 2.2 – Saneamento ambiental e soluções sustentáveis

11h50min - Debate
12h30min – Intervalo de Almoço

14h30min – Painel III
3. Questões Urbanas e Rurais
· 3.1 - Cadeia Produtiva Agrícola – da produção ao usuário

· 3.2 – Regularização fundiária e habitação

16h15min – Coffee Break
16h30min - Painel IV

4. Formação e Exercício Profissional e os Impactos no
Desenvolvimento
· 4.1 – Educação Tecnológica e Desenvolvimento Social

17h10min – Sistematização dos trabalhos e elaboração de Relatório
17h30min - Apresentação do Relatório Final das Proposições

Inscrição:
As inscrições podem ser feitas presencialmente na Supervisão de Treinamento, via e-mail: inscricao@creaba.org.br ou pelo telefone 71 3453 8937/8936. Aqueles que optarem por se inscrever via e-mail deverão enviar mensagem com o título: I SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO - Tecnologia a Serviço do Cidadão e o corpo do e-mail com os seguintes dados: nome completo, formação profissional, e-mail e telefone para contato.

Observação:
Caso não seja atingido o número mínimo de participantes para a realização do evento, o CREA-BA reserva-se no direito de cancelá-lo com antecedência.


VAGAS LIMITADAS!! INSCRIÇÕES GRATUITAS


Informações e inscrições:
Supervisão de Eventos do Crea-BA.
End: Professor Aloísio de Carvalho Filho, 402,
Engenho Velho de Brotas – Salvador – BA.
Tel.: (71) 3453-8937 / 8989. / Fax: (71) 3453-8938.
E-mail: inscricao@creaba.org.br
www.creaba.org.br

Realização: Crea-BA

2 de dezembro de 2009

UEFS -CURSO DE ESPECIALIAZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE

O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana faz saber que as inscrições para a seleção do CURSO DE ESPECIALIAZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE, estarão abertas aos profissionais de Nível Superior – Curso de Duração Plena, no Período de 1o a 22 de dezembro de 2009.
edital-eea.pdf — PDF document, 83Kb

UEFS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
e Ambiental (Nível Mestrado), estarão abertas no período de 30/11/2009 a 08/01/2010
destinadas aos portadores de diploma/certificado de conclusão de Curso Superior, Nível de Bacharelado.
edital-ppgecea-2010.pdf

Palestra “O Setor Florestal como Vetor de Desenvolvimento para a Bahia”

A palestra “O Setor Florestal como Vetor de Desenvolvimento para a Bahia”, com o Engenheiro Florestal Marcelo Carvalho de Miranda, será realizada dia 04 de dezembro de 2009, às 14h, como parte das atividades do “PROGRAMA CYTED”.

O palestrante é representante Titular dos Engenheiros Florestais no Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia (CREA- BA), possui graduação em Engenheira Florestal, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Rio de Janeiro; Pós-graduação Latu Sensu em Administração, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, e em ″Manejo Florestal de Florestas Nativas e Plantadas″, pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras, Minas Gerais. Atualmente é Presidente da Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado da Bahia–APEFEBA. Membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CEPRAM. Diretor de Florestas e Meio Ambiente da Empresa Flora Nativa Projetos LTDA.

Local: Auditório da Pós-Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus Cruz das Almas.

1 de dezembro de 2009

UNEB - PÓS-GRADUAÇÃO GRATUITA


PÓS-GRADUAÇÃO GRATUITA
Programa de Pós-Graduação em Horticultura Irrigada (PPGHI), do Campus III da UNEB, abre seleção de Aluno Regular 2010 do curso de Mestrado - Curso, com duração de 24 meses, oferece 18 vagas em 5 linhas de pesquisa - Inscrições: até 26/janeiro, em Juazeiro.

Formar profissionais capazes de fazer a integração dos setores público e privado, visando dar suporte a uma produção agrícola e ambientalmente ajustada.

Esse é um dos objetivos do Programa de Pós-Graduação em Horticultura Irrigada (PPGHI), do Campus III da UNEB, em Juazeiro, que está com inscrições abertas para seleção aluno regular 2010, do curso de mestrado.

As inscrições, com taxa de R$50, podem ser realizadas até o dia 26 de janeiro de 2010, na secretaria acadêmica do programa, das 8h às 12h.

Há ainda a opção de inscrição através do preenchimento e envio do formulário de inscrição e documentos para endereço especificado no edital do processo seletivo.

O curso, que tem duração de 24 meses, disponibiliza 18 vagas para as seguintes linhas de pesquisa: Fisiologia da produção, Fisiologia pós-colheita, Proteção de plantas (entomologia e fitopatologia), Fitotecnia de plantas hortícolas irrigadas (olericultura, fruticultura, microbiologia e manejo de água) e Melhoramento de plantas hortícolas.

“A formação na pós-graduação stricto sensu exige participação obrigatória em atividades acadêmicas promovidas pelo programa, como seminários, defesas de dissertações e demais eventos científicos”, destaca Carlos Alberto Aragão, vice-coordenador do programa.

O processo seletivo será realizado no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do campus, nos dias 23 e 24 de fevereiro. O resultado final sairá no dia 3 de março. O curso tem início previsto para o dia 8 do mesmo mês.

Informações: PPGHI/Campus III - Tel.: (74) 3611-7363 (ramal 259).


Café Científico discute 50 anos da síndrome de Down

A professora Lília Maria de Azevedo Moreira, do Instituto de Biologia da UFBA, é convidada deste mês no Café Científico, abordando o tema “50 anos da descoberta da trissomia 21 como causa da síndrome de Down: o que pode ainda ser pesquisado?” O encontro é no dia 14 de dezembro, às 18h30, na LDM - Livraria Multicampi (Rua Direita da Piedade), às 18h30, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e pela LDM. O Café Científico é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável. O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição. O telefone da livraria é (71)2101-8000. Informações podem ser conseguidas também no telefone (71) 3283-6568. Mais informações sobre o café científico de Salvador podem ser encontradas em Erro! A referência de hiperlink não é válida.. O início do estudo científico da Síndrome de Down (SD) data do século XIX, com os trabalhos de Esquirol (1838), Segun (1846), Langdon Down (1866) e Fraser e Michel (1876). O farmacêutico e médico inglês John Langdon Down teve o mérito de publicar no seu artigo as características principais da síndrome e também, seguindo as tendências científicas da época, propor uma classificação étnica da deficiência intelectual, de acordo com uma retrogressão racial. Daí a denominação "mongolóide", que caiu em desuso depois da década de 70, sendo suprimida dos periódicos científicos e substituída pela designação Síndrome de Down. Em 1956 foi conhecido o número correto de cromossomos humanos e em 1959, exatamente há 50 anos, publicado o trabalho seminal do pesquisador francês Jerome Lejeune, estabelecendo a causa da Síndrome de Down pelo excesso de material genético do cromossomo 21. O grande legado do Prof. Lejeune foi ter identificado a origem cromossômica da síndrome de Down o que levou ao esclarecimento de diversos aspectos biomédicos relacionados a esta síndrome e a outros numerosos distúrbios hereditários. O desenvolvimento metodológico nesta área de pesquisa permitiu a realização do diagnóstico pré-natal, atualmente de uso rotineiro, embora limitado por aspectos éticos e econômicos, assim como a delimitação de região genética no cromossomo 21, presumidamente crucial para a manifestação de sinais e sintomas da síndrome como cardiopatia congênita, deficiência intelectual e o envelhecimento precoce. A comparação do seqüênciamento do genoma de ratos com o humano, com o reconhecimento de regiões sintênicas entre o 21 humano e os cromossomos 16,17 e 10 dos animais, levou ao estudo das manifestações SD em modelos animais, que não obstante a sua grande contribuição, apresenta limites na aplicação dos conhecimentos obtidos. Estudos refinados associando metodologias da citogenética com a genômica têm confirmado a participação de genes como o APP (proteína beta amilóide) na manifestação dos sintomas de envelhecimento precoce que ocorre em torno de 43% das pessoas com a síndrome na faixa dos 50 anos. Moreira, Gusmão e El-Hani (2000) observam que "não obstante a SD ser uma condição claramente genética, uma explicação gene - cêntrica não dá conta de todos os seus aspectos". Há ainda muitas questões científicas na genética da SD ainda não resolvidas, mas o avanço destes estudos tem sido acompanhado de mudanças atitudinais e medidas eficientes de tratamento médico, atualmente proporcionando à pessoa com a síndrome de Down uma vida melhor e mais longa.

“MÉTODOS EM PRIMATOLOGIA DE CAMPO: Primatas em paisagens fragmentadas”

Corredor Central da Biodiversidade

Curso Teórico Prático Intensivo
DATA: 30 de janeiro – 08 de fevereiro 2010

LOCAL: RPPN Nova Angêlica/REBIO-UNA, Una-BA


MINISTRANTES:
Leonardo Gomes Neves (IESB, Ilhéus - BA)
Fabiano Rodrigues de Melo (UFG/Campus Autônomo Jataí, GO - CECO)
Maurício Talebi Gomes (UNIFESP/Campus Diadema, SP - Associação Pró-Muriqui)
Romari A. Martinez (Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus - BA)


PÚBLICO ALVO
Preferência será dada a estudantes de pós-graduação com envolvimento e interesse em Primatologia. Poderão concorrer graduados em Biologia, Medicina Veterinária e correlatas querendo prosseguir estudos com Primatas. Alunos dos últimos semestres de graduação com trabalho ou interesse em Primatas também serão considerados.


VAGAS
15 vagas com tudo incluído (material do curso, alojamento e alimentação, traslados
Ilhéus/Una/Ilhéus). Transporte até Ilhéus não incluso.


INSCRIÇÕES
Envíe uma carta de intenção e seu link ao CV Lattes até o dia 15 de dezembro para:
MAIS INFORMAÇÃO
http://cursoprimatas.blogspot.com/
cebus@yahoo.com
lgneves@yahoo.com
talebi@promuriqui.org.br
frmelo@carangola.br
cursoprimatas@gmail.com

I Simpósio Engenharia Ambiental Área1

Colegas,
Abaixo segue uma programação de um simpósio muito interessante.



O I Simpósio Engenharia Ambiental é uma iniciativa organizada pelos estudantes do curso de graduação em Engenharia Ambiental da Faculdade Área1 (equipes de instrutores do NUSA - Núcleo de Sustentabilidade Ambiental) com o apoio de docentes e funcionários do curso. Os alunos têm a satisfação de convidá-los a participarem do I Simpósio ÁREA1 Engenharia Ambiental que será realizado nos dias 09 a 12 de dezembro de 2009, em Salvador/ BA, com o tema “Desenvolvimento Sustentável”.

Objetivo

Satisfazer as necessidades no atual cenário mundial, com relação à produção e o consumo, visando uma harmonização entre ambiente e as demais espécies que habitam o planeta. Neste simpósio, atravessar barreiras, refletir, inovar, educar e agir são critérios fundamentais na busca de soluções, para resolução de problemas relacionados com a sociedade e o meio ambiente, tendo como principal aliado o Desenvolvimento Sustentável.

Público Alvo

  • Estudantes (Ensino médio, graduação e técnico);
  • Pós-graduandos/ pós-graduados
  • Professores/ Pesquisadores;
  • Profissionais atuantes ou interessados nas áreas ambientais, e de engenharia.

Visita Técnica -

Serão realizadas visitas técnicas – O Programa de Educação Ambiental de visitação a trilha num ponto de ressurgência de Mata Atlântica, localizado na Avenida Paralela, Salvador/BA de propriedades das empresas Odebrecht e Coelba, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2009 às 8h00min. O PEA é desenvolvido pela Odebrecht e Coelba que visa tratar de forma lúdica, prática e contextualizada as questões ambientais.

OBS. A inscrição para visita à Ecotrilha – Programa de Educação Ambiental (PEA) deverá ser feita no dia 09 de dezembro de 2009.

FICHA DE INSCRIÇÃO

As inscrições só serão realizadas no Núcleo de Atendimento ao Aluno-NAA, Faculdade ÁREA1, no 3º subsolo.

PROGRAMAÇÃO:

09/12/2009 (quarta-feira)

15h às 18h30min – Entrega de material

Local: Odebrecht S.A

18h30min – Apresentação de Capoeira Regional

Local: Odebrecht S.A

19h00min – Cerimônia de Abertura

Dr. Ítalo Ghignone. – Diretor Geral da Faculdade Área1

Dr. Paulo Guimarães – PEA Odebrecht

Prof. ° Roberto Márcio – Coordenador do curso de Engenharia Ambiental

Local: Odebrecht S.A

19h30min – 20h15min – Projetos científicos/ acadêmicos

PEA – Programa de Educação Ambiental

Ana Paula Menezes Sena – Odebrecht

Projeto NUSA

Larissa Vilas Boas e Rubiana Cabral – graduandos do curso de Engenharia Ambiental

Projeto Veracel

Profa. Cláudia Ferreira da Cruz – ÁREA1

Local: Odebrecht S.A

20h15min – 21h15min – Perspectiva do Desenvolvimento Sustentável no âmbito da Secretária Estadual de Meio Ambiente.

Dr. Eduardo Mattedi – Superintendente da Secretária Estadual do Meio Ambiente.

Local: Odebrecht S.A

10/12/2009 (quinta-feira)

14h00min – 18h00min – Mini-cursos

18h00min – 18h30min – Exposições de Trabalhos Acadêmicos ÁREA1

Local: Faculdade ÁREA1 – Térreo.

19h00min – 20h30min – Contaminantes Emergentes Ambientais.

Dra. Magda Beretta (UFBA/ DEA)

Local: Odebrecht S.A

20h30min – 20h45min – Coffee- Break

20h45min – 21h45min – Mesa – Redonda

Dr. Emanuel Mendonça (ABES)

Dr. Kan Lin (IFBA)

Sélio Costa Pinto – Superintendente do IBAMA Regional da Bahia.

Mediadora: Profª Tatiana Bichara - Ecologia

Local: Odebrecht S.A

11/12/2009 (sexta-feira)

08h às 11h00min – Visita Ecotrilha - Parte Odebrecht - PEA

Local: Odebrecht S.A – Reserva de Mata Atlântica

14h00min – 18h00min – Mini-cursos

18h00min – 18h30min – Exposições de Trabalhos Acadêmicos ÁREA1

Local: Faculdade ÁREA1 – Térreo.

18h00min – 18h30min – Danças Circulares

Profª Serene Barreto

Projeto Viva a Dança.

Local: Faculdade ÁREA1 – 4° andar

19h00min – 20h15min – Importância do Manejo Faunístico na Implantação dos Empreendimentos.

MSc. Henrique Browne Ribeiro – Mestre em Ecologia e Biomonitoramento.

Local: Odebrecht S.A

20h15min – 20h30min – Coffee- Break

20h30min – 21h45min – Polímero Verde.

Dr. Mário Pino (BRASKEM)

Local: Odebrecht S.A – Aud. Odebrecht

12/12/2009 (sábado)

08h – 12h00min - Mini-cursos

14h – 18h00min – Mini-cursos

Programação dos Mini-Cursos

Data/ Horário

Mini–cursos (20 vagas por curso)

10/12/09 (quinta-feira)

14h00min – 18h00min

Manejo Oceanográfico de Resíduos Sólidos

Dr. Cláudio Sampaio – Doutorado em Zoologia.

Manejo de Fauna Silvestre.

MSc. Henrique Browne Ribeiro– Mestre em Ecologia e Biomonitoramento.

Poluição Atmosférica

Prof. Roberto Márcio – Coord. do curso de Engenharia Ambiental – ÁREA1; MSc. Química Analítica Ambiental

Técnicas de descontaminação de Resíduos Tóxicos

Prof. Jucelino Junior – MSc. Em Engenharia Química

Análise Ambiental Forense

Dr. Alexsandro Fiscina de Santana (Departamento da Polícia Técnica – DPT)

11/12/09 (sexta-feira)

14h00min – 18h00min

Manejo Oceanográfico de Resíduos Sólidos

Dr. Cláudio Sampaio – Doutorado em Zoologia.

Manejo de Fauna Silvestre.

MSc. Henrique Browne Ribeiro– Mestre em Ecologia e Biomonitoramento.

Poluição Atmosférica

Prof. Roberto Márcio – Coord. do curso de Engenharia Ambiental – ÁREA1; MSc. Química Analítica Ambiental

Técnicas de descontaminação de Resíduos Tóxicos

Prof. Jucelino Junior – MSc. Em Engenharia Química

Análise Ambiental Forense

Dr. Alexssandro Fiscina de Santana (Departamento da Polícia Técnica – DPT)

12/12/09 (sábado)

08h00min – 12h00min

14h00min – 18h00min

Arquitetura Bioclimática e Eficiência Energética.

Profª. Carla Simões (Área1/ SENAI)

Importância Econômica das Macroalgas

Dra. Adriana Lucio – Doutorado em Biologia Vegetal.

Resíduos Sólidos

Dr. Kan Lin (IFBA)

Aplicação de catalisadores

MSc. Jucelino Junior – Mestre em Engenharia Química

Sistema de Informação geográfico aplicado ao meio ambiente.

MSc. Joseval Santos

Saneamento Ambiental

Prof° Cícero Bastos - Engenheiro Civil

Taxa de Inscrição:

Taxa de inscrição

Valor (R$)



Estudantes de graduação ou Ensino Médio ou Técnico –Simpósio sem mini-cursos.

20,00



Estudantes de graduação ou Ensino Médio ou Técnico –Simpósio com um (1) mini-curso.

30,00



Estudantes de graduação ou Ensino Médio ou Técnico –Simpósio com dois (2) mini-cursos.

40,00



Estudantes de Pós–Graduação – Simpósio sem mini-cursos.

40,00



Estudantes de Pós–Graduação – Simpósio com um (1) mini-curso.

50,00



Estudantes de Pós–Graduação – Simpósio com dois (2) mini-cursos.

60,00



Profissionais na área ambiental e demais áreas – Simpósio sem mini-cursos.

50,00



Profissionais na área ambiental e demais áreas – Simpósio com um (1) mini-curso.

60,00



Profissionais na área ambiental e demais áreas – Simpósio com dois (2) mini-cursos.

70,00

IMPORTANTE!

Não será permitido o acesso para o evento trajando bermuda, short, mini-saia, camiseta e sandálias havaianas.

Para visita à Ecotrilha usar sapato fechado, calça e camisa com manga.

Seguidores