4 de fevereiro de 2010

UFBA -Instituto de Biologia realiza curso sobre escorpiões e escorpionismo

2010 é o Ano Internacional da Bioversidade e o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos (NOAP), do Instituto de Biologia da UFBA, inicia seu ciclo de comemorações, que será realizado este ano em todo o planeta. Os escorpiões foram os escolhidos para a abertura das comemorações, pelo fato da Bahia ser o estado brasileiro com maior número de picadas e óbitos por animais peçonhentos, conforme as estatísticas referentes a 2008. Na cidade de Salvador, o Nordeste de Amaralina tem a maior prevalência de acidentes já registrada até agora no mundo. O curso aborda aspectos sobre a sistemática, taxonomia, história natural, ecologia, comportamento e veneno dos escorpiões; além disso, são discutidos assuntos relacionados ao envenenamento, produção de soro e controle desses animais no ambiente urbano, assim como medidas de educação em saúde. O objetivo é fazer parcerias com instituições que trabalhem com este assunto, passar uma experiência de 23 anos e trocar informações com quem está diretamente comprometido em diminuir esse problema, como o Centro de Controle de Zoonoses de Salvador, órgão responsável pelo Programa de Controle de Escorpiõs na cidade. Este projeto é financiado pela Fapesb e tem a coordenação da Profa. Rejâne Lira. Mais informações estão disponíveis no endereço www.noap.ufba.br.

3 de fevereiro de 2010

Download V - Aprofunde seu conhecimento.

Desde a sua fundação em 1968, o IPEF se preocupa em divulgar os trabalhos produzidos pelo convênio. Assim, em 1970 surgiu o n.1 da então Revista IPEF (ISSN 0100-4557), que até o número 48/49 continuou com esta função. A partir da década de 80 a revista começou a receber trabalhos científicos de outras instituições ligadas ao setor florestal, deixando de ser uma revista institucional e tornando-se uma revista aberta à sociedade florestal.

Sua importância no cenário nacional e até internacional pode ser demonstrada com a indexação de todos os seus artigos nos Abstracts da CABI Internacional, que posteriormente formaram o Tree-Cd, abrangendo os principais abstracts florestais: Forestry Abstracts (desde 1939), Forest Products Abstracts (a partir de 1978) e Agroforestry Abstracts (a partir de 1988).

A partir do n.50, em 1996, a revista sofreu profundas alterações, inclusive com a mudança do nome para Scientia Forestalis (ISSN 1413-9324). Também esta nova fase tem todos os seus artigos indexados no Tree-Cd, e a revista recebeu a classificação A para os periódicos selecionados pela CAPES – Coordenadoria de Assistência à Pesquisa e Ensino Superior.

Além da Scientia Forestalis, o IPEF mantém também outros veículos de comunicação: a Série Técnica (ISSN 0100-8137), com a finalidade de divulgar eventos promovidos pelo IPEF; a Circular Técnica (ISSN 0100-3453), para disseminar as informações de conhecimentos técnicos e científicos referentes ao setor florestal e o IPEF Notícias, divulga os resultados de pesquisas e projetos em andamento no IPEF, eventos na área florestal e notícias de interesse florestal aos profissionais da área.

Edições Disponíveis

As edições estão disponíveis na íntegra pela Internet no formato PDF (Portable Document Format). O formato PDF permite a distribuição de uma cópia fiel do documento original. Para ler, o Plug In Adobe Acrobat Reader deve estar instalado em seu navegador.

Nº 17, Agosto, 2003 (Arquivo PDF - 2.361kb)
Óleo Essencial de Eucalipto
Andrea M. Silveira Vitti
José Otávio Brito

Nº 16, 1996 (Arquivo PDF - 169kb)
Práticas de Ecologia Florestal
Fábio Poggiani, Renata Evangelista de Oliveira, Girlei Costa da Cunha

Nº 15, 1995 (Arquivo PDF - 64kb)
Recomendações de Adubação para Eucalyptus, Pinus e Espécies Típicas da Mata Atlântica
José Leonardo de Moraes Gonçalves

Nº 14, Maio, 1992 (Arquivo PDF - 35kb)
Educação Ambiental, Participação e Organizações Ambientalistas
Marcos Sorrentino

Nº 13, Maio, 1991 (Arquivo PDF - 2.187kb)
Gerenciamento da Produção Florestal
Luiz Carlos E. Rodrigues

Nº 12, Fevereiro, 1991 (Arquivo PDF - 1.406kb)
Tópicos de Economia Florestal
Luiz Carlos E. Rodrigues

Nº 11, Junho, 1990 (Arquivo PDF - 44kb)
Fundamentos de Preservação de Madeiras
Ivaldo P. Jankowsky

Nº 10, Junho, 1990 (Arquivo PDF - 33kb)
Fundamentos de Secagem de Madeiras
Ivaldo P. Jankowsky

Nº 9, Maio, 1990 (Arquivo PDF - 234kb)
Princípios de Produção e Utilização de Carvão Vegetal de Madeira
Prof. José Otavio Brito

Nº 8, Janeiro, 1990 (Arquivo PDF - 22kb)
Plantações de Essências Nativas: Florestas de Proteção e Reflorestamentos Mistos
Paulo Yoshio Kageyama

Nº 7, Janeiro, 1990 (Arquivo PDF - 55kb)
Escolha de Espécies Arbóreas para Formação de Maciços Florestais
Prof. Mário Ferreira

Nº 6, Dezembro, 1989 (Arquivo PDF - 27kb)
Engenheiro Florestal: Que Profissional estamos Formando ?
Fernando Seixas

Nº 5, Novembro, 1989 (Arquivo PDF - 6.642kb)
Mensuração e Gerenciamento de Pequenas Florestas
Hilton Thadeu Z. do Couto
João Luís Ferreira Batista
Luiz Carlos E. Rodrigues

Nº 4, Setembro, 1989 (Arquivo PDF - 59kb)
Reflorestamento e Manejo de Florestas Plantadas
João Walter Simões

Nº 3, Setembro, 1989 (Arquivo PDF - 119kb)
Estrutura, Funcionamento e Classificação das Florestas: Implicações Ecológicas das Florestas Plantadas
Fábio Poggiani

Nº 2, Setembro, 1989 (Arquivo PDF - 25kb)
A Situação Florestal Brasileira e o Papel da Silvicultura Intensiva
Prof. Mário Ferreira


Fonte:http://www.ipef.br/publicacoes/

UESC -RESTAURAÇÃO FLORESTAL NO SUL DA BAHIA

CURSO: O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições para o CURSO DE “RESTAURAÇÃO FLORESTAL NO SUL DA BAHIA”, ação integrante do PROJETO DE EXTENSÃO: “PROJETO NOSSAS ÁRVORES”, do Departamento de Ciências Biológicas da UESC.

1. DAS INSCRIÇÕES:

PERÍODO De 25 de janeiro a 19 de fevereiro de 2010.
HORÁRIO Das 08:00 às 21:00 horas.
LOCAL Protocolo Geral da UESC - Térreo do Pavilhão Adonias Filho
CLIENTELA Profissionais, técnicos, estudantes e público em geral.
VAGAS 30 (trinta) – por ordem de inscrição
TAXA R$ 20,00 (vinte reais), recolhidos à Conta Corrente UESC n.º 991.220-7, Agência 3832-6, Banco do Brasil, com a identificação, obrigatória, do depositante e da atividade.

2. DA REALIZAÇÃO:

DATA/ HORÁRIO Dias 24, 25 e 26 de fevereiro de 2010, das 08:00 às 18:00 horas.
LOCAL UESC e Parque Estadual da Serra do Condurú – Serra Grande, BA.
C/ H 30 horas/aula.

3. DOS CERTIFICADOS: Receberá Certificado o participante que cumprir, no mínimo, 75% da Carga Horária estabelecida.

2 de fevereiro de 2010

OPORTUNIDADE - Associação de Ex-alunos da UNEB seleciona diversos profissionais - BA

A Associação de Ex-Alunos (Unex) da UNEB seleciona, até o dia 10 de fevereiro, profissionais e estudantes para atuar na entidade e em empresas parceiras.
As vagas são voltadas para secretariado executivo e docentes das áreas de História, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Química, Física e Biologia, além de técnicos em serviços gerais. Os profissionais podem ser da própria universidade ou do mercado.
Os candidatos devem encaminhar seus currículos para o endereço unex@listas.uneb.br. O salário e a carga horária serão negociados diretamente com a entidade e empresas parcerias.
Já os estudantes estão sendo convocados para estágio. A oportunidade é voltada para graduandos da UNEB, a partir do quarto semestre, dos cursos de Administração e Pedagogia do Campus I, em Salvador. Estão sendo oferecidas três bolsas, com valor de R$ 265, mais auxílio-transporte.
Os discentes vão atuar em funções administrativas, dando apoio aos cursos e eventos promovidos pela entidade.
“Nosso objetivo é proporcionar aos graduandos a oportunidade de estar em contato com o mundo do trabalho, colocando em prática os conteúdos acadêmicos aprendidos em sala de aula”, explica Patrícia Figueiredo, vice-presidente da Unex.
Os estudantes devem se dirigir à sede da associação, portando originais e cópias do documento de identidade e do histórico escolar atualizado, comprovante de residência e cópia da carteira de trabalho (páginas de vínculo empregatício) do candidato e dos pais.
“A escolha desses documentos é uma forma de garantir que o estudante selecionado seja, de fato, de baixa renda, um dos critérios utilizados por nós na seleção”, finaliza Patrícia.
Informações: Unex/Campus I - Tel.: (71) 3117-2408.

UFBA - Pesquisadores analisam relações entre ciência e religião.

O professor Charbel Niño El-Hani (Instituto de Biologia, UFBA) e a professora Claudia Sepulveda (Depto. de Educação, UEFS) acabam de publicar artigo no periódico internacional Cultural Studies of Science Education onde analisam as relações entre ciência e religião na formação de licenciandos de biologia que são, também, protestantes. A análise foi feita de uma perspectiva construtivista social, complementada com análise do discurso baseada na teoria da linguagem de Mikhail Bakhtin. O estudo, que tem implicações importantes para a formação de professores de Biologia, resultou de pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). No mesmo número de periódico, há vários outros artigos interessantes sobre o tema da ciência e da religião no contexto da educação científica. Ele pode ser acessado via Periódicos CAPES: http://www.springerlink.com/content/w57016v47448/?p=a8cff1f9ed5c4e83b8775028931c170d&pi=0

1 de fevereiro de 2010

Fapesb lança edital que visa apoiar publicações científicas e tecnológicas

O Edital 002/2010, inserido nas ações de fomento da FAPESB desenvolvidas no Núcleo de Apoio Regular, objetiva incentivar a publicação científica e tecnológica, em especial aquela de natureza inédita, visando difundir conhecimentos, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado da Bahia, através do financiamento à edição de livros e publicações diversas (monográficas ou coletâneas), desde que não seriadas.

Para a submissão de propostas, o pesquisador-autor deverá obter, junto a editoras universitárias sediadas na Bahia e vinculadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), parecer de recomendação de publicação. É recomendado que as editoras universitárias observem os critérios adotados pela CAPES para a avaliação de livros.

No caso de periódicos, a recomendação de uma editora universitária baiana vinculada à ABEU é valorizada, mas não obrigatória.

A EDUFBA é uma das sócio-fundadoras da ABEU. Para a submissão de originais para avaliação da editora, o material deve ser enviado até o dia 14/05/2010, obedecendo aos procedimentos de publicação. Autores contemplados no ano de 2009, não poderão concorrer no edital 002/2010.

Acesse as normas para publicação e de entrega de originais em:

http://www.edufba.ufba.br/como-publicar/

Para mais informações sobre o edital:

http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/publicacoes/edital-001-2010

EDUFBA - Baía de Todos os Santos é abordada em publicação

O livro Baía de Todos os Santos: aspectos oceanográficos é fruto do empenho de uma equipe multidisciplinar, que incluiu pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, ao reunir o conhecimento científico gerado sobre a Oceanografia da Baía de Todos os Santos (BTS), a segunda maior baía da costa brasileira.

Os capítulos que compõem este livro remetem o leitor inicialmente à evolução geológica da BTS, passando, em seguida pela descrição dos processos físicos e condicionantes meteorológicas, até a ocupação da biota, descrito na obra em termos de ambientes bentônico e pelágico. A última parte do livro apresenta uma síntese dos trabalhos mais robustos sobre a contaminação da baía em termos de metais traço e hidrocarbonetos.

Este livro é um instrumento importante de agregação de dados, que fornecerá subsídios para o entendimento da Oceanografia da Baía de Todos os Santos, propiciando o embasamento científico para a interpretação de sua situação atual, para o planejamento de futuros projetos de pesquisa e de ações gerenciais que venham a garantir a recuperação e a preservação de sua riqueza natural, com seus recifes de corais, estuários, manguezais, bem como a promoção da qualidade de vida das populações do Recôncavo Baiano.

A obra, organizada por Vanessa Hatje e Jailson B. de Andrade, já pode ser adquirida nas livrarias da EDUFBA pelo preço de R$ 95,00.

Seguidores