2 de janeiro de 2014

BRASIL PROPÕE À CHINA LANÇAR O CBERS-4 EM DEZEMBRO DE 2014

BRASIL PROPÕE À CHINA LANÇAR O CBERS-4 EM DEZEMBRO DE 2014

O Brasil propõe à China esta semana, que o Cbers-4, quinto satélite do programa de sensoriamento remoto que os dois países desenvolvem em conjunto desde 1988, seja lançado em dezembro de 2014, da base de Taiyuan, na China.

A proposta foi elaborada em reunião na quinta-feira (19) no Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), entre o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, do diretor geral do Inpe, Leonel Perondi, do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, por vídeo conferência, e técnicos ligados ao programa Cbers-4.

A AEB e o Inpe concordam que o prazo é bastante exíguo, que o risco é desafiador, mas entendem que as equipes técnicas das duas instituições estão capacitadas a concluir o cronograma nesse prazo.

Contribui para este esforço o fato de que a maior parte dos equipamentos do Cbers-4 já se encontrar na China, onde, neste caso, ocorrerá a fase de montagem, integração e testes do satélite. O cronograma prevê que técnicos brasileiros viajem à China no início do próximo ano para participar da instalação e teste de sistemas elétricos, uma das primeiras etapas a serem concluídas.

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Doutorado Sanduíche - Calendário 2014 para bolsas de Doutorado Sanduíche

Doutorado Sanduíche

Calendário 2014 para bolsas de Doutorado Sanduíche
(As inscrições encerram-se às 23h59min da data informada)
Atenção: O candidato deve observar o início da vigência da bolsa. Em caso de submissão prévia, a proposta será analisada somente no calendário correspondente ao início da vigência. Na impossibilidade de viajar até o dia 14 do último mês estipulado no calendário, sugerimos ao candidato submeter proposta para o próximo Cronograma ou Chamada. 
Calendário
Etapas
Cronograma 1
Cronograma 2
Cronograma 3
Inscrição
 De 02 de outubro de 2013
 a 20 de dezembro de 2013
 Até 22 de abril de 2014
 Até 22 de agosto de 2014
Julgamento
 Fevereiro/2014
 Junho/2014 
 Outubro/2014
Previsão de Resultados
 Até 15 de abril de 2014
 Até 15 de agosto de 2014
 Até 15 de dezembro de 2014
Início da vigência
 jun/jul/ago/set de 2014
 out/nov/dez de 2014 e    janeiro de 2015
 fev/mar/abr/mai/jun de 2015

Antes de solicitar uma bolsa, os candidatos interessados em uma vaga para a realização de doutorado sanduíche devem fazer contato com a instituição de seu interesse no exterior para obter uma carta de aceite condicional. 
Verifique antes se o seu projeto enquadra-se às Áreas Prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras e assinale a opção correpondente no formulário. As áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Artes (Clássica) não são áreas elegíveis. 
Caso ainda não tenha definida a instituição para qual deseja solicitar a bolsa, o candidato poderá entrar em contato com os parceiros do Programa Ciência sem Fronteiras no exterior e se informar de todas as oportunidades disponíveis. Veja aqui os parceiros em cada país. 
  •  Doutorado Sanduíche no Exterior  (Quer ter mais chances na aprovação? Encaminhe a carta de aceite condicional e de recomendação juntamente com o pdf de seu projeto) 
    Obs.: Nesta modalidade quem solicita a bolsa é o aluno de doutorado. 
* Consulte também as Chamadas Específicas.
Atenção!
  • As propostas devem ser transmitidas exclusivamente via Internet, por meio do formulário de inscrição disponível no Portal do CsF, até às 23h59 da data limite, horário de Brasília.
     
  • Todos os documentos complementares exigidos para cada modalidade de bolsa deverão ser digitalizados e reunidos em arquivo único  em formato pdf (máximo de 500 KB). Esse documento deverá ser anexado ao formulário de inscrição em campo específico.
  • Central de Atendimento: 0800 616161

CsF abre inscrições para mestrado profissional nos Estados Unidos

CsF abre inscrições para mestrado profissional nos Estados Unidos

O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) disponibilizou, nesta segunda-feira (2), a chamada pública de concessão de bolsas de mestrado profissional em instituições de ensino superior nos Estados Unidos. Os interessados têm até 31 de janeiro de 2014 para se candidatar.
Poderão ser selecionados até mil estudantes. Eles devem ter concluído a graduação, entre 1999 e julho de 2014, em áreas contempladas pelo CsF. O candidato deve ter nacionalidade brasileira e apresentar um dos testes de proficiência de língua inglesa válido e o Graduate Record Examination (GRE), conforme previsto no edital.

Os escolhidos receberão bolsa mensal de US$ 1.150, por até dois anos, auxílios de instalação e seguro-saúde, além de passagem aérea de ida e volta.
A nova modalidade do Ciência sem Fronteiras foi tema do programa semanal Café com a Presidenta, nesta segunda. Na opinião da presidenta da República, Dilma Rousseff, as bolsas são as ideias para quem concluiu o curso superior e busca aperfeiçoar o conhecimento para aplicá-lo na empresa ou indústria.
“Precisamos desse tipo de profissional para que a ciência desenvolvida nas universidades e nos centros de pesquisa seja transformada e rapidamente aplicada, melhorando os nossos produtos e serviços, gerando mais tecnologia, mais riqueza para o nosso país", disse a presidenta.
Os cursos de mestrado profissional se diferenciam por ser uma qualificação mais específica e voltada ao mercado de trabalho, ao contrário do mestrado acadêmico. As bolsas oferecidas inicialmente serão para importantes universidades dos Estados Unidos, como Harvard, Columbia, Stanford e Yale.
Mais informações em www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Texto: Ascom do MCTI, com informações do CsF

Centro de Monitoramento de Desastres Naturais realiza concurso para carreiras de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e gestão, planejamento e infraestrutura em ciência e tecnologia

Cemaden abre 75 vagas para seu primeiro concurso público efetivo 
 
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou nesta segunda-feira (30) editais de concurso público do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), com 20 vagas de analista em ciência e tecnologia, 40 de tecnologista e 15 de pesquisador, para trabalhar em São José dos Campos (SP), Cachoeira Paulista (SP) ou outra cidade brasileira onde o centro vinculado à Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do MCTI desenvolva atividades. Para todos os cargos, o concurso compreende prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, e análise de títulos e currículo. O processo seletivo será realizado somente no interior paulista. Os vencimentos básicos variam de R$ 4.206,33 a R$ 4.773,04, mas os salários podem chegar a até R$ 10.716,04, com acréscimo de retribuição por titulação, gratificação de desempenho de atividade de ciência e tecnologia e, em certos casos, adicional noturno.
Pesquisador
O Edital 1 trata do cargo de pesquisador, que exige doutorado em áreas como agronomia, biologia, ciências atmosféricas, engenharias e geociências. As 15 vagas se dividem pelas especialidades de geodinâmica e geologia (três), hidrologia (três), meteorologia (duas), desastres naturais (três), agrometeorologia (uma), fogo, vegetação e desastres (uma) e modelagem de desastres naturais (duas).
A remuneração para o cargo tem vencimento básico de R$ 4.773,04, retribuição por titulação de R$ 4.161,00 e gratificação de desempenho de até R$ 1.782,00, podendo totalizar R$ 10.716,04. Os candidatos devem se inscrever de 3 de fevereiro a 14 de março. A prova escrita está prevista para 13 de abril.
Tecnologista
As 40 vagas de tecnologista se distribuem por oito cargos, entre jornadas de trabalho de 40 horas semanais, a exemplo da posição de pesquisador, e turnos de seis horas por dia e 36 por semana, em escala operacional de revezamento, já que o Cemaden funciona em tempo integral. De acordo com o Edital 2, os candidatos precisam de título de mestre ou três anos de experiência, após a graduação, em atividade de pesquisa e desenvolvimento na área específica.
São oito vagas para a especialidade de geodinâmica ou geologia de desastres naturais, oito para extremos hidrológicos, oito para extremos meteorológicos, oito para desastres naturais, cinco para tecnologia da informação (TI) e três para engenharia, cada uma em determinada área de atuação – desenvolvimento de projetos de sistemas de aquisição de dados ambientais, infraestrutura predial e TI, supercomputação e infraestrutura.
O salário é composto por vencimento básico de R$ 4.206,33, gratificação de desempenho de até R$ 1.635,00, adicional noturno e retribuição por titulação (aperfeiçoamento, especialização, mestrado ou doutorado). Tecnologistas com doutorado podem receber R$ 9.490,33. As inscrições ficam abertas de 3 de fevereiro a 11 de março. A data provável para a prova escrita é 6 de abril.
Analista
De acordo com o Edital 3, a seleção para analista em ciência e tecnologia envolve provas objetivas e discursivas, previstas para 27 de abril, e avaliação de títulos. As especialidades para as 20 vagas disponíveis são comunicação social em desastres naturais (uma), gestão e articulação interinstitucional (cinco), gestão administrativa (quatro), recursos humanos (quatro), gestão orçamentária e financeira (quatro) e administração e serviços de infraestrutura (duas).
O vencimento básico é de R$ 4.206,33, mas gratificação de desempenho e retribuição por titulação podem elevar o salário da categoria para R$ 9.490,33. O período de inscrições começa em 10 de fevereiro e termina em 17 de março.
 

MCTI lançou edital de R$ 15 milhões


O MCTI lançou edital de R$ 15 milhões para apoiar projetos na área. O objetivo é aumentar a capacidade brasileira de previsão de tempo e clima, em especial a de eventos extremos. 
São 9 editais para profissional das seguintes áreas: Engenharia, geologia, geografia, meteorologia, hidrologia, geotecnia, ciências ambientais, engenharia ambiental, ecologia, e áreas afins. Inglês básico (leitura e escrita).
Os interessados deverão encaminhar currículo até o dia 16 de janeiro de 2014 para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala 191, CEP: 70.067-900, Brasília/DF, indicando o número do edital e o perfil ao qual se candidata.  
Em todos os editais pede como experiência Profissional: Mínimo de 6 (seis) meses de experiência em atividades de avaliação de áreas de risco de desastres naturais ou pelo menos 24 (vinte e quatro) meses de experiência em trabalhos de campo na área ambiental, após conclusão de curso de graduação.
A duração do contrato é de 6 meses.

fonte: www.in.gov.br

EDITAL Nº 1/2014
O Projeto 914BRZ2018 - MCTI/UNESCO seleciona consultor na modalidade por Produto com o seguinte perfil:
1 - Perfil: SEPED- Código 1/01/2014
2 - Nº de vagas: 1 (uma).
3 - Qualificação Educacional: Engenharia, geologia, geografia, meteorologia, hidrologia, geotecnia, ciências ambientais, engenharia ambiental, ecologia, e áreas afins. Inglês básico (leitura e escrita).
4- Experiência Profissional: Mínimo de 6 (seis) meses de experiência em atividades de avaliação de áreas de risco de desastres naturais ou pelo menos 24 (vinte e quatro) meses de experiência em trabalhos de campo na área ambiental, após conclusão de curso de graduação.
5 - Atividades: 1. Levantar informações acerca do estado-daarte de metodologias para avaliação da adequação, quanto ao monitoramento pluviométrico, de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados no Estado de Santa Catarina. 2. Analisar as oportunidades e potenciais de localidades para o monitoramento pluviométrico de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados no Estado de Santa Catarina. 3. Realizar cerca de 200 (duzentos) visitas técnicas a áreas de risco para a elaboração dos produtos.
6 - Produtos: Produto 1 - Documento técnico com a caracterização detalhada dos municípios do Estado de Santa Catarina, contendo a indicação das principais áreas com ameaças de desastres naturais relacionados à movimentação de massa, enxurrada e inundação; e a descrição das ações mitigatórias iniciadas e em andamento pelas diferentes esferas de governo. Produto 2 - Documento técnico com a identificação da demanda dos municípios do Estado de Santa Catarina por instrumentos de monitoramento pluviométrico e identificação baseada em análise in loco de áreas de risco para fins de monitoramento pluviométrico e emissão de alertas de risco de desastres naturais, bem como a identificação de parceiros locais com demanda comum. Produto 3 - Documento técnico com a proposta de um plano de implementação de instrumentação com pluviômetros automáticos que complemente a base instalada do CEMADEN diante das demandas estabelecidas para o Estado de Santa Catarina, com análise detalhada da adequação de cada local identificado para mitigação de desastres naturais, assim como definição de recursos humanos e financeiros necessários para implementá-los em um período de tempo a ser estabelecido.
7 - Local de Trabalho: Os locais sede do CEMADEN são os municípios de São José dos Campos/SP e Cachoeira Paulista/SP. O consultor deve também ter disponibilidade para viagens no território brasileiro, em particular para o Estado de Santa Catarina, no período em que durar o contrato, de modo a subsidiar a elaboração dos produtos requeridos. Quando não em viagens de campo, o consultor deverá ter disponibilidade para desenvolver suas atividades em um dos locais sede do CEMADEN.
8 - Duração do Contrato: 06 (seis) meses.
9 - Critérios para Avaliação dos Currículos - Análise do Currículo (100 Pontos):
Formação Acadêmica - 20 pontos
Experiência Profissional - 25 pontos
Conhecimento e experiência em atividades de avaliação de áreas de risco ou trabalhos de campo na área ambiental - 30 pontos
Entrevista - 25 pontos
Os interessados deverão encaminhar currículo até o dia 16 de janeiro de 2014 para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala 191, CEP: 70.067-900, Brasília/DF, indicando o número do edital e o perfil ao qual se candidata. Serão desconsiderados os currículos remetidos após a data limite indicada neste Edital. Este edital também publicado nos sites da UNESCO, em http://www.brasilia.unesco.org/vagasprojetos e do MCTI, em http://www.mcti.gov.br.
Em atenção às disposições do Decreto n.º 5.151, de 22 de julho de 2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito de acordos de cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas.
KAYO JULIO CESAR PEREIRA
Coordenador Nacional do Projeto 914BRZ2018
EDITAL Nº 2/2014
O Projeto 914BRZ2018 - MCTI/UNESCO seleciona consultor na modalidade por Produto com o seguinte perfil:
1 - Perfil: SEPED- Código 1/02/2014
2 - Nº de vagas: 1 (uma).
3 - Qualificação Educacional: Engenharia, geologia, geografia, meteorologia, hidrologia, geotecnia, ciências ambientais, engenharia ambiental, ecologia, e áreas afins. Inglês básico (leitura e escrita).
4- Experiência Profissional: Mínimo de 6 (seis) meses de experiência em atividades de avaliação de áreas de risco de desastres naturais ou pelo menos 24 (vinte e quatro) meses de experiência em trabalhos de campo na área ambiental, após conclusão de curso de graduação.
5 - Atividades: 1. Levantar informações acerca do estado-daarte de metodologias para avaliação da adequação, quanto ao monitoramento pluviométrico, de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados nos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul. 2. Analisar as oportunidades e potenciais de localidades para o monitoramento pluviométrico de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados nos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul. 3. Realizar cerca de 200 (duzentos) visitas técnicas a áreas de risco para a elaboração dos produtos.
6 - Produtos: Produto 1 - Documento técnico com a caracterização detalhada dos municípios dos Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, contendo a indicação das principais áreas com ameaças de desastres naturais relacionados à movimentação de massa, enxurrada e inundação; e a descrição das ações mitigatórias iniciadas e em andamento pelas diferentes esferas de governo. Produto 2 -Documento técnico com a identificação da demanda dos municípios dos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul por instrumentos de monitoramento pluviométrico e identificação baseada em análise in loco de áreas de risco para fins de monitoramento pluviométrico e emissão de alertas de risco de desastres naturais, bem como a identificação de parceiros locais com demanda comum. Produto 3 - Documento técnico com a proposta de um plano de implementação de instrumentação com pluviômetros automáticos que complemente a base instalada do CEMADEN diante das demandas estabelecidas para os Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, com análise detalhada da adequação de cada local identificado para mitigação de desastres naturais, assim como definição de recursos humanos e financeiros necessários para implementá-los em um período de tempo a ser estabelecido.
7 - Local de Trabalho: Os locais sede do CEMADEN são os municípios de São José dos Campos/SP e Cachoeira Paulista/SP. O consultor deve também ter disponibilidade para viagens no território brasileiro, em particular para os Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, no período em que durar o contrato, de modo a subsidiar a elaboração dos produtos requeridos. Quando não em viagens de campo, o consultor deverá ter disponibilidade para desenvolver suas atividades em um dos locais sede do CEMADEN.
8 - Duração do Contrato: 06 (seis) meses.
9 - Critérios para Avaliação dos Currículos - Análise do Currículo (100 Pontos):
Formação Acadêmica - 20 pontos
Experiência Profissional - 25 pontos
Conhecimento e experiência em atividades de avaliação de áreas de risco ou trabalhos de campo na área ambiental - 30 pontos
Entrevista - 25 pontos
Os interessados deverão encaminhar currículo até o dia 16 de janeiro de 2014 para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala 191, CEP: 70.067-900, Brasília/DF, indicando o número do edital e o perfil ao qual se candidata. Serão desconsiderados os currículos remetidos após a data limite indicada neste Edital. Este edital também publicado nos sites da UNESCO, em http://www.brasilia.unesco.org/vagasprojetos e do MCTI, em http://www.mcti.gov.br.
Em atenção às disposições do Decreto n.º 5.151, de 22 de julho de 2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito de acordos de cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas.
KAYO JULIO CESAR PEREIRA
Coordenador Nacional do Projeto 914BRZ2018
EDITAL Nº 3/2014
O Projeto 914BRZ2018 - MCTI/UNESCO seleciona consultor na modalidade por Produto com o seguinte perfil:
1 - Perfil: SEPED- Código 1/03/2014
2 - Nº de vagas: 1 (uma).
3 - Qualificação Educacional: Engenharia, geologia, geografia, meteorologia, hidrologia, geotecnia, ciências ambientais, engenharia ambiental, ecologia, e áreas afins. Inglês básico (leitura e escrita).
4- Experiência Profissional: Mínimo de 6 (seis) meses de experiência em atividades de avaliação de áreas de risco de desastres naturais ou pelo menos 24 (vinte e quatro) meses de experiência em trabalhos de campo na área ambiental, após conclusão de curso de graduação.
5 - Atividades: 1. Levantar informações acerca do estado-daarte de metodologias para avaliação da adequação, quanto ao monitoramento pluviométrico, de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados na Região Centro-Oeste. 2. Analisar as oportunidades e potenciais de localidades para o monitoramento pluviométrico de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados na Região Centro-Oeste. 3. Realizar cerca de 200 (duzentos) visitas técnicas a áreas de risco para a elaboração dos produtos.
6 - Produtos: Produto 1 - Documento técnico com a caracterização detalhada dos municípios da Região Centro-Oeste, contendo a indicação das principais áreas com ameaças de desastres naturais relacionados à movimentação de massa, enxurrada e inundação; e a descrição das ações mitigatórias iniciadas e em andamento pelas diferentes esferas de governo. Produto 2 - Documento técnico com a identificação da demanda dos municípios da Região Centro-Oeste por instrumentos de monitoramento pluviométrico e identificação baseada em análise in loco de áreas de risco para fins de monitoramento pluviométrico e emissão de alertas de risco de desastres naturais, bem como a identificação de parceiros locais com demanda comum. Produto 3 - Documento técnico com a proposta de um plano de implementação de instrumentação com pluviômetros automáticos que complemente a base instalada do CEMADEN diante das demandas estabelecidas para a Região Centro-Oeste, com análise detalhada da adequação de cada local identificado para mitigação de desastres naturais, assim como definição de recursos humanos e financeiros necessários para implementá-los em um período de tempo a ser estabelecido.
7 - Local de Trabalho: Os locais sede do CEMADEN são os municípios de São José dos Campos/SP e Cachoeira Paulista/SP. O consultor deve também ter disponibilidade para viagens no território brasileiro, em particular para a Região Centro-Oeste, no período em que durar o contrato, de modo a subsidiar a elaboração dos produtos requeridos. Quando não em viagens de campo, o consultor deverá ter disponibilidade para desenvolver suas atividades em um dos locais sede do CEMADEN.
8 - Duração do Contrato: 06 (seis) meses.
9 - Critérios para Avaliação dos Currículos - Análise do Currículo (100 Pontos):
Formação Acadêmica - 20 pontos
Experiência Profissional - 25 pontos
Conhecimento e experiência em atividades de avaliação de áreas de risco ou trabalhos de campo na área ambiental - 30 pontos
Entrevista - 25 pontos
Os interessados deverão encaminhar currículo até o dia 16 de janeiro de 2014 para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala 191, CEP: 70.067-900, Brasília/DF, indicando o número do edital e o perfil ao qual se candidata. Serão desconsiderados os currículos remetidos após a data limite indicada neste Edital. Este edital também publicado nos sites da UNESCO, em http://www.brasilia.unesco.org/vagasprojetos e do MCTI, em http://www.mcti.gov.br.
Em atenção às disposições do Decreto n.º 5.151, de 22 de julho de 2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito de acordos de cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas.
KAYO JULIO CESAR PEREIRA
Coordenador Nacional do Projeto 914BRZ2018
EDITAL Nº 4/2014
O Projeto 914BRZ2018 - MCTI/UNESCO seleciona consultor na modalidade por Produto com o seguinte perfil:
1 - Perfil: SEPED- Código 1/04/2014
2 - Nº de vagas: 1 (uma).
3 - Qualificação Educacional: Engenharia, geologia, geografia, meteorologia, hidrologia, geotecnia, ciências ambientais, engenharia ambiental, ecologia, e áreas afins. Inglês básico (leitura e escrita).
4- Experiência Profissional: Mínimo de 6 (seis) meses de experiência em atividades de avaliação de áreas de risco de desastres naturais ou pelo menos 24 (vinte e quatro) meses de experiência em trabalhos de campo na área ambiental, após conclusão de curso de graduação.


5 - Atividades: 1. Levantar informações acerca do estado-daarte de metodologias para avaliação da adequação, quanto ao monitoramento pluviométrico, de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados nos Estados do Pará, To cantins e Amapá. 2. Analisar as oportunidades e potenciais de localidades para o monitoramento pluviométrico de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados nos Estados do Pará, Tocantins e Amapá. 3. Realizar cerca de 200 (duzentos) visitas técnicas a áreas de risco para a elaboração dos produtos.
6 - Produtos: Produto 1 - Documento técnico com a caracterização detalhada dos municípios dos Estados do Pará, Tocantins e Amapá, contendo a indicação das principais áreas com ameaças de desastres naturais relacionados à movimentação de massa, enxurrada e inundação; e a descrição das ações mitigatórias iniciadas e em andamento pelas diferentes esferas de governo.
Produto 2 - Documento técnico com a identificação da demanda dos municípios dos Estados do Pará, Tocantins e Amapá por instrumentos de monitoramento pluviométrico e identificação baseada em análise in loco de áreas de risco para fins de monitoramento pluviométrico e emissão de alertas de risco de desastres naturais, bem como a identificação de parceiros locais com demanda comum. Produto 3 - Documento técnico com a proposta de um plano de implementação de instrumentação com pluviômetros automáticos que complemente a base instalada do CEMADEN diante das demandas estabelecidas para os Estados do Pará, Tocantins e Amapá, com análise detalhada da adequação de cada local identificado para mitigação de desastres naturais, assim como definição de recursos humanos e financeiros necessários para implementá-los em um período de tempo a ser estabelecido.
7 - Local de Trabalho: Os locais sede do CEMADEN são os municípios de São José dos Campos/SP e Cachoeira Paulista/SP. O consultor deve também ter disponibilidade para viagens no território brasileiro, em particular para os Estados do Pará, Tocantins e Amapá, no período em que durar o contrato, de modo a subsidiar a elaboração dos produtos requeridos. Quando não em viagens de campo, o consultor deverá ter disponibilidade para desenvolver suas atividades em um dos locais sede do CEMADEN.
8 - Duração do Contrato: 06 (seis) meses.
9 - Critérios para Avaliação dos Currículos - Análise do Currículo (100 Pontos):
Formação Acadêmica - 20 pontos
Experiência Profissional - 25 pontos
Conhecimento e experiência em atividades de avaliação de áreas de risco ou trabalhos de campo na área ambiental - 30 pontos
Entrevista - 25 pontos
Os interessados deverão encaminhar currículo até o dia 16 de janeiro de 2014 para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala 191, CEP: 70.067-900, Brasília/DF, indicando o número do edital e o perfil ao qual se candidata. Serão desconsiderados os currículos remetidos após a data limite indicada neste Edital. Este edital também publicado nos sites da UNESCO, em http://www.brasilia.unesco.org/vagasprojetos e do MCTI, em http://www.mcti.gov.br.
Em atenção às disposições do Decreto n.º 5.151, de 22 de julho de 2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito de acordos de cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas.
KAYO JULIO CESAR PEREIRA
Coordenador Nacional do Projeto 914BRZ2018
EDITAL Nº 5/2014
O Projeto 914BRZ2018 - MCTI/UNESCO seleciona consultor na modalidade por Produto com o seguinte perfil:
1 - Perfil: SEPED- Código 1/05/2014
2 - Nº de vagas: 1 (uma).
3 - Qualificação Educacional: Engenharia, geologia, geografia, meteorologia, hidrologia, geotecnia, ciências ambientais, engenharia ambiental, ecologia, e áreas afins. Inglês básico (leitura e escrita).
4- Experiência Profissional: Mínimo de 6 (seis) meses de experiência em atividades de avaliação de áreas de risco de desastres naturais ou pelo menos 24 (vinte e quatro) meses de experiência em trabalhos de campo na área ambiental, após conclusão de curso de graduação.
5 - Atividades: 1. Levantar informações acerca do estado-daarte de metodologias para avaliação da adequação, quanto ao monitoramento pluviométrico, de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados nos Estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. 2. Analisar as oportunidades e potenciais de localidades para o monitoramento pluviométrico de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados nos Estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. 3. Realizar cerca de 200 (duzentos) visitas técnicas a áreas de risco para a elaboração dos produtos.
6 - Produtos: Produto 1 - Documento técnico com a caracterização detalhada dos municípios dos Estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia, contendo a indicação das principais áreas com ameaças de desastres naturais relacionados à movimentação de massa, enxurrada e inundação; e a descrição das ações mitigatórias iniciadas e em andamento pelas diferentes esferas de governo. Produto 2 - Documento técnico com a identificação da demanda dos municípios dos Estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia por instrumentos de monitoramento pluviométrico e identificação baseada em análise in loco de áreas de risco para fins de monitoramento pluviométrico e emissão de alertas de risco de desastres naturais, bem como a identificação de parceiros locais com demanda comum. Produto 3 - Documento técnico com a proposta de um plano de implementação de instrumentação com pluviômetros automáticos que complemente a base instalada do CEMADEN diante das demandas estabelecidas para os Estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia, com análise detalhada da adequação de cada local identificado para mitigação de desastres naturais, assim como definição de recursos humanos e financeiros necessários para implementá-los em um período de tempo a ser estabelecido.
7 - Local de Trabalho: Os locais sede do CEMADEN são os municípios de São José dos Campos/SP e Cachoeira Paulista/SP. O consultor deve também ter disponibilidade para viagens no território brasileiro, em particular para os Estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia, no período em que durar o contrato, de modo a subsidiar a elaboração dos produtos requeridos. Quando não em viagens de campo, o consultor deverá ter disponibilidade para desenvolver suas atividades em um dos locais sede do CEMADEN.
8 - Duração do Contrato: 06 (seis) meses.
9 - Critérios para Avaliação dos Currículos - Análise do Currículo (100 Pontos):
Formação Acadêmica - 20 pontos
Experiência Profissional - 25 pontos
Conhecimento e experiência em atividades de avaliação de áreas de risco ou trabalhos de campo na área ambiental - 30 pontos
Entrevista - 25 pontos
Os interessados deverão encaminhar currículo até o dia 16 de janeiro de 2014 para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala 191, CEP: 70.067-900, Brasília/DF, indicando o número do edital e o perfil ao qual se candidata. Serão desconsiderados os currículos remetidos após a data limite indicada neste Edital. Este edital também publicado nos sites da UNESCO, em http://www.brasilia.unesco.org/vagasprojetos e do MCTI, em http://www.mcti.gov.br.
Em atenção às disposições do Decreto n.º 5.151, de 22 de julho de 2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito de acordos de cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas.
KAYO JULIO CESAR PEREIRA
Coordenador Nacional do Projeto 914BRZ2018
EDITAL Nº 6/2014
O Projeto 914BRZ2018 - MCTI/UNESCO seleciona consultor na modalidade por Produto com o seguinte perfil:
1 - Perfil: SEPED- Código 1/06/2014
2 - Nº de vagas: 1 (uma).
3 - Qualificação Educacional: Engenharia, geologia, geografia, meteorologia, hidrologia, geotecnia, ciências ambientais, engenharia ambiental, ecologia, e áreas afins. Inglês básico (leitura e escrita).
4- Experiência Profissional: Mínimo de 6 (seis) meses de experiência em atividades de avaliação de áreas de risco de desastres naturais ou pelo menos 24 (vinte e quatro) meses de experiência em trabalhos de campo na área ambiental, após conclusão de curso de graduação.
5 - Atividades: 1. Levantar informações acerca do estado-daarte de metodologias para avaliação da adequação, quanto ao monitoramento pluviométrico, de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados na Região Nordeste. 2. Analisar as oportunidades e potenciais de localidades para o monitoramento pluviométrico de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados na Região Nordeste. 3. Realizar cerca de 200 (duzentos) visitas técnicas a áreas de risco para a elaboração dos produtos.
6 - Produtos: Produto 1 - Documento técnico com a caracterização detalhada dos municípios da Região Nordeste, contendo a indicação das principais áreas com ameaças de desastres naturais relacionados à movimentação de massa, enxurrada e inundação; e a descrição das ações mitigatórias iniciadas e em andamento pelas diferentes esferas de governo. Produto 2 - Documento técnico com a identificação da demanda dos municípios da Região Nordeste por instrumentos de monitoramento pluviométrico e identificação baseada em análise in loco de áreas de risco para fins de monitoramento pluviométrico e emissão de alertas de risco de desastres naturais, bem como a identificação de parceiros locais com demanda comum. Produto 3 - Documento técnico com a proposta de um plano de implementação de instrumentação com pluviômetros automáticos que complemente a base instalada do CEMADEN diante das demandas estabelecidas para a Região Nordeste, com análise detalhada da adequação de cada local identificado para mitigação de desastres naturais, assim como definição de recursos humanos e financeiros necessários para implementá-los em um período de tempo a ser estabelecido.
7 - Local de Trabalho: Os locais sede do CEMADEN são os municípios de São José dos Campos/SP e Cachoeira Paulista/SP. O consultor deve também ter disponibilidade para viagens no território brasileiro, em particular para a Região Nordeste, no período em que durar o contrato, de modo a subsidiar a elaboração dos produtos requeridos. Quando não em viagens de campo, o consultor deverá ter disponibilidade para desenvolver suas atividades em um dos locais sede do CEMADEN.
8 - Duração do Contrato: 06 (seis) meses.
9 - Critérios para Avaliação dos Currículos - Análise do Currículo (100 Pontos):
Formação Acadêmica - 20 pontos
Experiência Profissional - 25 pontos
Conhecimento e experiência em atividades de avaliação de áreas de risco ou trabalhos de campo na área ambiental - 30 pontos
Entrevista - 25 pontos
Os interessados deverão encaminhar currículo até o dia 16 de janeiro de 2014 para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala 191, CEP: 70.067-900, Brasília/DF, indicando o número do edital e o perfil ao qual se candidata. Serão desconsiderados os currículos remetidos após a data limite indicada neste Edital. Este edital também publicado nos sites da UNESCO, em http://www.brasilia.unesco.org/vagasprojetos e do MCTI, em http://www.mcti.gov.br.
Em atenção às disposições do Decreto n.º 5.151, de 22 de julho de 2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito de acordos de cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas.
KAYO JULIO CESAR PEREIRA
Coordenador Nacional do Projeto 914BRZ2018
EDITAL Nº 7/2014
O Projeto 914BRZ2018 - MCTI/UNESCO seleciona consultor na modalidade por Produto com o seguinte perfil:
1 - Perfil: SEPED- Código 1/07/2014
2 - Nº de vagas: 1 (uma).
3 - Qualificação Educacional: Engenharia, geologia, geografia, meteorologia, hidrologia, geotecnia, ciências ambientais, engenharia ambiental, ecologia, e áreas afins. Inglês básico (leitura e escrita).
4- Experiência Profissional: Mínimo de 6 (seis) meses de experiência em atividades de avaliação de áreas de risco de desastres naturais ou pelo menos 24 (vinte e quatro) meses de experiência em trabalhos de campo na área ambiental, após conclusão de curso de graduação.
5 - Atividades: 1. Levantar informações acerca do estado-daarte de metodologias para avaliação da adequação, quanto ao monitoramento pluviométrico, de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados no Estado de São Paulo. 2. Analisar as oportunidades e potenciais de localidades para o monitoramento pluviométrico de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados no Estado de São Paulo. 3. Realizar cerca de 200 (duzentos) visitas técnicas a áreas de risco para a elaboração dos produtos.
6 - Produtos: Produto 1 - Documento técnico com a caracterização detalhada dos municípios do Estado de São Paulo, contendo a indicação das principais áreas com ameaças de desastres naturais relacionados à movimentação de massa, enxurrada e inundação; e a descrição das ações mitigatórias iniciadas e em andamento pelas diferentes esferas de governo. Produto 2 - Documento técnico com a identificação da demanda dos municípios do Estado de São Paulo por instrumentos de monitoramento pluviométrico e identificação baseada em análise in loco de áreas de risco para fins de monitoramento pluviométrico e emissão de alertas de risco de desastres naturais, bem como a identificação de parceiros locais com demanda comum. Produto 3 - Documento técnico com a proposta de um plano de implementação de instrumentação com pluviômetros automáticos que complemente a base instalada do CEMADEN diante das demandas estabelecidas para o Estado de São Paulo, com análise detalhada da adequação de cada local identificado para mitigação de desastres naturais, assim como definição de recursos humanos e financeiros necessários para implementá-los em um período de tempo a ser estabelecido.
7 - Local de Trabalho: Os locais sede do CEMADEN são os municípios de São José dos Campos/SP e Cachoeira Paulista/SP. O consultor deve também ter disponibilidade para viagens no território brasileiro, em particular para o Estado de São Paulo, no período em que durar o contrato, de modo a subsidiar a elaboração dos produtos requeridos. Quando não em viagens de campo, o consultor deverá ter disponibilidade para desenvolver suas atividades em um dos locais sede do CEMADEN.
8 - Duração do Contrato: 06 (seis) meses.
9 - Critérios para Avaliação dos Currículos - Análise do Currículo (100 Pontos):
Formação Acadêmica - 20 pontos
Experiência Profissional - 25 pontos
Conhecimento e experiência em atividades de avaliação de áreas de risco ou trabalhos de campo na área ambiental - 30 pontos
Entrevista - 25 pontos
Os interessados deverão encaminhar currículo até o dia 16 de janeiro de 2014 para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala 191, CEP: 70.067-900, Brasília/DF, indicando o número do edital e o perfil ao qual se candidata. Serão desconsiderados os currículos remetidos após a data limite indicada neste Edital. Este edital também publicado nos sites da UNESCO, em http://www.brasilia.unesco.org/vagasprojetos e do MCTI, em http://www.mcti.gov.br.
Em atenção às disposições do Decreto n.º 5.151, de 22 de julho de 2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito de acordos de cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas.
KAYO JULIO CESAR PEREIRA
Coordenador Nacional do Projeto 914BRZ2018
EDITAL Nº 8/2014
O Projeto 914BRZ2018 - MCTI/UNESCO seleciona consultor na modalidade por Produto com o seguinte perfil:
1 - Perfil: SEPED- Código 1/08/2014
2 - Nº de vagas: 1 (uma).
3 - Qualificação Educacional: Engenharia, geologia, geografia, meteorologia, hidrologia, geotecnia, ciências ambientais, engenharia ambiental, ecologia, e áreas afins. Inglês básico (leitura e escrita).
4- Experiência Profissional: Mínimo de 6 (seis) meses de experiência em atividades de avaliação de áreas de risco de desastres naturais ou pelo menos 24 (vinte e quatro) meses de experiência em trabalhos de campo na área ambiental, após conclusão de curso de graduação.
5 - Atividades: 1. Levantar informações acerca do estado-daarte de metodologias para avaliação da adequação, quanto ao monitoramento pluviométrico, de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. 2. Analisar as oportunidades e potenciais de localidades para o monitoramento pluviométrico de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. 3. Realizar cerca de 200 (duzentos) visitas técnicas a áreas de risco para a elaboração dos produtos.
6 - Produtos: Produto 1 - Documento técnico com a caracterização detalhada dos municípios dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, contendo a indicação das principais áreas com ameaças de desastres naturais relacionados à movimentação de massa, enxurrada e inundação; e a descrição das ações mitigatórias iniciadas e em andamento pelas diferentes esferas de governo. Produto 2 -Documento técnico com a identificação da demanda dos municípios dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo por instrumentos de monitoramento pluviométrico e identificação baseada em análise in loco de áreas de risco para fins de monitoramento pluviométrico e emissão de alertas de risco de desastres naturais, bem como a identificação de parceiros locais com demanda comum. Produto 3 - Documento técnico com a proposta de um plano de implementação de instrumentação com pluviômetros automáticos que complemente a base instalada do CEMADEN diante das demandas estabelecidas para os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, com análise detalhada da adequação de cada local identificado para mitigação de desastres naturais, assim como definição de recursos humanos e financeiros necessários para implementá-los em um período de tempo a ser estabelecido.
7 - Local de Trabalho: Os locais sede do CEMADEN são os municípios de São José dos Campos/SP e Cachoeira Paulista/SP. O consultor deve também ter disponibilidade para viagens no território brasileiro, em particular para os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, no período em que durar o contrato, de modo a subsidiar a elaboração dos produtos requeridos. Quando não em viagens de campo, o consultor deverá ter disponibilidade para desenvolver suas atividades em um dos locais sede do CEMADEN.
8 - Duração do Contrato: 06 (seis) meses.
9 - Critérios para Avaliação dos Currículos - Análise do Currículo (100 Pontos):
Formação Acadêmica - 20 pontos
Experiência Profissional - 25 pontos
Conhecimento e experiência em atividades de avaliação de áreas de risco ou trabalhos de campo na área ambiental - 30 pontos
Entrevista - 25 pontos
Os interessados deverão encaminhar currículo até o dia 16 de janeiro de 2014 para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala 191, CEP: 70.067-900, Brasília/DF, indicando o número do edital e o perfil ao qual se candidata. Serão desconsiderados os currículos remetidos após a data limite indicada neste Edital. Este edital também publicado nos sites da UNESCO, em http://www.brasilia.unesco.org/vagasprojetos e do MCTI, em http://www.mcti.gov.br.
Em atenção às disposições do Decreto n.º 5.151, de 22 de julho de 2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito de acordos de cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas.
KAYO JULIO CESAR PEREIRA
Coordenador Nacional do Projeto 914BRZ2018
EDITAL Nº 9/2014
O Projeto 914BRZ2018 - MCTI/UNESCO seleciona consultor na modalidade por Produto com o seguinte perfil:
1 - Perfil: SEPED- Código 1/09/2014
2 - Nº de vagas: 1 (uma).
3 - Qualificação Educacional: Engenharia, geologia, geografia, meteorologia, hidrologia, geotecnia, ciências ambientais, engenharia ambiental, ecologia, e áreas afins. Inglês básico (leitura e escrita).
4- Experiência Profissional: Mínimo de 6 (seis) meses de experiência em atividades de avaliação de áreas de risco de desastres naturais ou pelo menos 24 (vinte e quatro) meses de experiência em trabalhos de campo na área ambiental, após conclusão de curso de graduação.
5 - Atividades: 1. Levantar informações acerca do estado-daarte de metodologias para avaliação da adequação, quanto ao monitoramento pluviométrico, de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados no Estado do Rio de Janeiro. 2. Analisar as oportunidades e potenciais de localidades para o monitoramento pluviométrico de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações com vistas ao monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais em municípios situados no Estado do Rio de Janeiro. 3. Realizar cerca de 200 (duzentos) visitas técnicas a áreas de risco para a elaboração dos produtos.
6 - Produtos: Produto 1 - Documento técnico com a caracterização detalhada dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, contendo a indicação das principais áreas com ameaças de desastres naturais relacionados à movimentação de massa, enxurrada e inundação; e a descrição das ações mitigatórias iniciadas e em andamento pelas diferentes esferas de governo. Produto 2 - Documento técnico com a identificação da demanda dos municípios do Estado do Rio de Janeiro por instrumentos de monitoramento pluviométrico e identificação baseada em análise in loco de áreas de risco para fins de monitoramento pluviométrico e emissão de alertas de risco de desastres naturais, bem como a identificação de parceiros locais com demanda comum. Produto 3 - Documento técnico com a proposta de um plano de implementação de instrumentação com pluviômetros automáticos que complemente a base instalada do CEMADEN diante das demandas estabelecidas para o Estado do Rio de Janeiro, com análise detalhada da adequação de cada local identificado para mitigação de desastres naturais, assim como definição de recursos humanos e financeiros necessários para implementá-los em um período de tempo a ser estabelecido.
7 - Local de Trabalho: Os locais sede do CEMADEN são os municípios de São José dos Campos/SP e Cachoeira Paulista/SP. O consultor deve também ter disponibilidade para viagens no território brasileiro, em particular para o Estado do Rio de Janeiro, no período em que durar o contrato, de modo a subsidiar a elaboração dos produtos requeridos. Quando não em viagens de campo, o consultor deverá ter disponibilidade para desenvolver suas atividades em um dos locais sede do CEMADEN.
8 - Duração do Contrato: 06 (seis) meses.
9 - Critérios para Avaliação dos Currículos - Análise do Currículo (100 Pontos):
Formação Acadêmica - 20 pontos
Experiência Profissional - 25 pontos
Conhecimento e experiência em atividades de avaliação de áreas de risco ou trabalhos de campo na área ambiental - 30 pontos
Entrevista - 25 pontos
Os interessados deverão encaminhar currículo até o dia 16 de janeiro de 2014 para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala 191, CEP: 70.067-900, Brasília/DF, indicando o número do edital e o perfil ao qual se candidata. Serão desconsiderados os currículos remetidos após a data limite indicada neste Edital. Este edital também publicado nos sites da UNESCO, em http://www.brasilia.unesco.org/vagasprojetos e do MCTI, em http://www.mcti.gov.br.
Em atenção às disposições do Decreto n.º 5.151, de 22 de julho de 2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito de acordos de cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas.
KAYO JULIO CESAR PEREIRA
Coordenador Nacional do Projeto 914BRZ2018


Prêmio Mandacaru II - Projetos e Práticas Inovadoras em Acesso à Água e Convivência com o Semiárido até o dia 05 de fevereiro de 2014.

Considerando diversas manifestações recebidas e tendo em conta as especificidades das instituições participantes foram prorrogadas as Inscrições para o Prêmio Mandacaru II - Projetos e Práticas Inovadoras em Acesso à Água e Convivência com o Semiárido até o dia 05 de fevereiro de 2014.
As inscrições estão abertas no período de 15 de novembro de 2013 a 05 de fevereiro de 2014. O Prêmio busca identificar e apoiar projetos e práticas que tenham como base as tecnologias sociais de acesso água e outras de convivência com o semiárido.
O tema para esta segunda edição do prêmio é: “Água, Participação e Soberania Alimentar”, considerados os principais pilares para a busca da convivência harmônica e solidária com o Semiárido. É composto por quatro categorias direcionadas a diferentes públicos beneficiários:
 - Categoria I: Experimentação no Campo – direcionada a associações e entidades de agricultores e agricultoras familiares. Prêmios: quatro primeiros colocados (R$60 mil cada);
 - Categoria II: Práticas Inovadoras - direcionada a organizações não governamentais. Prêmios: quatro primeiros colocados (R$100 mil cada);
 - Categoria III: Pesquisa Aplicada - direcionada a instituições de pesquisa. Prêmios: dois primeiros colocados (R$150 mil cada);
- Categoria IV: Gestão Inovadora - direcionada a órgãos e entidades governamentais federais, estaduais e municipais. Prêmios: dois primeiros colocados (R$30 mil cada).
A premiação alcança o valor total é de R$ 1 milhão.
O Prêmio é parte integrante do Programa Cisternas BRA-007-B. É realizado pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas no período de 15 de novembro de 2013 a 05 de fevereiro de 2014 das seguintes formas:
  • por remessa postal: via SEDEX, mediante registro ou equivalente; dirigida à Comissão Organizadora do Prêmio Mandacaru – SHIS, QI 05, Conjunto 17, casa 20, Lago Sul - Brasília/DF – CEP. 71.615.170; ou
  • por e-mail, com encaminhamento de documentos em meio digital para o endereço: premiomandacaru@iabs.org.br.
Maiores informações estão disponíveis no folder e no hot site do Prêmio. Solicita-se auxílio para divulgá-lo para instituições que desenvolvam trabalhos nesta área e possam ter interesse no assunto. Neste sentido, solicita-se o apoio para divulgação em suas redes de contato, na qual pode haver interessados em participar do Prêmio Mandacaru II. Caso possa nos apoiar, segue em anexo materiais para divulgação: cartaz, folder e release.
Mais informações estão disponíveis no hot site:
http://www.iabs.org.br/projetos/premiomandacaru
Desde já agradecemos pela atenção.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora do Prêmio Mandacaru/IABS.

30 de dezembro de 2013

Diploma brasileiro de pós-graduação na área de pesquisa deve valer no Mercosul


111.foto13122013
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debateu, no dia 10/12/2013, em audiência pública, a proposta que trata da revalidação dos diplomas de pós-graduação obtidos em países do Mercosul (PL 1981/11). O texto do deputado Waldenor Pereira (PT/BA), vai propor um substitutivo ao projeto. O novo texto, segundo ele, deve prever um mecanismo que dê agilidade aos processos de reconhecimento dos cursos no País.

De acordo com o relator, a falta de regras gerais cria problemas para os estudantes, que enfrentam demora no reconhecimento dos cursos. Pereira já havia apresentado um relatório contrário ao PL 1981/11 em junho deste ano, mas admitiu rever o documento e apresentar um substitutivo ao projeto.

O deputado Gonzaga Patriota (PSB/PE), autor do PL, explicou que os diplomas brasileiros são normalmente reconhecidos automaticamente em outros países do Mercosul. Segundo ele, a revalidação automática é necessária para qualificação dos professores do País. A proposta já foi aprovada pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul).

No entanto, o deputado Pereira rebateu e afirmou que a revalidação automática dos diplomas poderia prejudicar a qualidade de ensino dos mestres e doutores no Brasil. “Hoje, já somos uma referência internacional em cursos de pós-graduação e não podemos voltar atrás”, opinou.

O coordenador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Martonio Mont’alverne, também é contra a revalidação automática. “Apesar de alguns problemas, isso não é motivo para revalidarmos diplomas fáceis, obtidos onde as pessoas não desenvolvem trabalhos, não publicam e não têm orientação condizente com os parâmetros brasileiros”.

O deputado Izalci (PSDB/DF) sugeriu uma solução para o problema, por meio de assinatura de convênios entre universidades brasileiras e estrangeiras. “Os alunos saberiam, assim, que cursos têm seus diplomas revalidados antes de fazer a matrícula fora do Brasil”.

Waldenor Pereira, que é professor universitário, concordou com a medida: “o Brasil já tem diversos acordos desse tipo para a graduação. As universidades estrangeiras obedecem, nesses casos, a regras pré-determinadas de grade curricular e qualidade das disciplinas. Claro que isso poderia ser estendido para os cursos de pós-graduação”.

Vagas no Brasil
Um dos questionamentos dos participantes foi em relação à falta de vagas para professores em cursos de pós-graduação., afirmou Mont’alverne durante o debate na Câmara que não há falta de vagas no País. “Só na área de direito, temos 89 programas de pós-graduação no Brasil e há uma perspectiva de aumento dos programas de mestrado e doutorado já em 2014”, frisou.
O coordenador apresentou uma série de programas de mestrado e doutorado de países vizinhos com curta duração e poucas exigências aos alunos. Alguns cursos de mestrado e doutorado, conforme ele, são oferecidos em módulos durante as férias e as turmas reúnem até 100 alunos. “São cursos de qualidade duvidosa e incompatíveis com o que é exigido dos estudantes nas instituições brasileiras. E eles representam a maioria das demandas de revalidação no Brasil”, alertou.

Fonte: Agência gestão CT&I com informações da Agência Câmara

Foto: Parlamentares debatem sobre a revalidação de diplomas de professores. Crédito: Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

Abertas inscrições para Edital PPSUS da Fapesb

112.foto16122013
Estão abertas até o dia 25/02/2014 as inscrições para o Edital 030/2013 – Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS/BA da Fapesb, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB. O objetivo deste edital é dar apoio financeiro a projetos que visem promover o desenvolvimento científico, tecnológico e/ou de inovação da área de saúde, em temas prioritários para o Estado da Bahia.
Estão sendo disponibilizados para este edital recursos financeiros no valor de R$ 2.238.500 (dois milhões, duzentos e trinta e oito mil e quinhentos e reais). Os projetos de pesquisa submetidos poderão ter valor mínimo de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) e máximo de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). Poderão apresentar propostas pesquisadores com titulação de doutor, que possuam vínculo empregatício com instituição de ensino superior e/ou centro de pesquisa científica e/ou tecnológica situada no Estado da Bahia.

O preenchimento do formulário online para apresentação de propostas pode ser feito até o dia 25/02/2014.
Clique aqui para ver o Edital.

Fonte: Ascom/Fapesb

Inscrições abertas para mobilidade acadêmica Brasil– Europa

Projetos também aceitam o fluxo Europa-Brasil

A Universidade do Porto, responsável pela coordenação de dois novos consórcios, aprovados no âmbito do Programa Erasmus Mundus - Ação 2 para o Brasil,  abriu inscrições para mobilidade acadêmica Brasil–Europa e Europa–Brasil.  O projeto IBRASIL e o projeto BEMUNDUS são consórcios formados por instituições europeias e brasileiras que oferecem a possibilidade para mobilidade de estudantes europeus e brasileiros fazerem uma mobilidade nas universidades que integram os consórcios (brasileiros na Europa e europeus no Brasil). 

As áreas elegíveis são Engenharia e Tecnologia (todos os ciclos de estudos à exceção de Mestrado) e Educação e Formação de Professores (apenas disponível para graduação). A oportunidade de mobilidade é extensível a docentes e funcionários. Os critérios de elegibilidade, prazo de candidatura, duração da bolsa, assim como os documentos obrigatórios e o formulário de candidatura estão disponíveis nos sites de cada um dos projetos: IBrasil - http://ibrasilmundus.eu/apply?lang=pt  e Bemundus -  http://www.bemundus.eu/apply?lang=pt  

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal que varia conforme o tipo de mobilidade: 1000 Euros (graduação), 1500 Euros (doutorado), 1800 Euros (pós-doutorado) e 2500 Euros (docentes e funcionários das Universidades).  As candidaturas para doutorado pleno se encerram em 31 de dezembro de 2013. Os apoios concedidos pelos projetos prevêem ainda passagem de ida/volta, o pagamento direto das taxas de matrícula à instituição de destino (quando aplicável) e a aquisição de um seguro de saúde e acidentes pessoais válido durante todo o período da mobilidade. 

FONTE: UFBA
Mais informações pelos e-mails: bemundus.brasil@reit.up.pt e  ibrasil@reit.up.pt.

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