27 de junho de 2014

UESB -Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), nível mestrado acadêmico.

EDITAL Nº. 099/2014
O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual n. 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos especiais para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), nível mestrado acadêmico, com área de concentração em “Ensino de Ciências e Matemática”, no Campus Universitário de Jequié, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital, observando as Resoluções 81/2011 e 113/2013 do CONSEPE.

1. DAS INSCRIÇÕES
1.1. DO PERÍODO E DO LOCAL
As inscrições para alunos especiais ocorrerão nos dias 01 a 03 de julho de 2014 e acontecerão exclusivamente pelo e-mail: ecfp@uesb.edu.br até as 24:00 horas da referida data.
1.2. PÚBLICO-ALVO
Podem candidatar-se portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso superior nas áreas de Biologia, Física, Matemática, Química e Pedagogia.
1.3. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO
No ato da inscrição, os candidatos deverão anexar ao e-mail os seguintes documentos em PDF:
a) cópia do currículo Lattes (Plataforma Lattes – CNPq);
b) cópia do histórico de graduação.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ACESSE: 
http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DOSecEdu.html

26 de junho de 2014

Dilma anuncia mais 100 mil bolsas para o Ciência sem Fronteiras

Dilma anuncia mais 100 mil bolsas para o Ciência sem Fronteiras

Dilma anuncia mais 100 mil bolsas para o Ciência sem Fronteiras
Foto: EBC
O Programa Ciência sem Fronteiras deve oferecer, em sua nova etapa ,mais 100 mil bolsas em instituições de ensino estrangeiras, de 2015 a 2018, de acordo com o anunciado pela presidente Dilma Rousseff na última quarta-feira (25). Lançado em 2011, o programa tinha por meta a concessão de 101 mil bolsas - 75 mil bancadas pelo setor público e 26 mil por empresas privadas. Até o momento, foram efetivadas mais de 83 mil bolsas e de acordo com a presidente, a meta será cumprida com as chamadas que serão lançadas em setembro deste ano. O objetivo do programa é promover a mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores e incentivar a visita de jovens pesquisadores qualificados e professores seniores ao Brasil. O Ciência sem Fronteiras oferece bolsas prioritariamente nas áreas de ciências exatas, matemática, química e biologia, engenharias, áreas tecnológicas e da saúde.
 
FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/

Professor perde 20% da aula tentando controlar a bagunça.

Professor perde 20% da aula tentando controlar a bagunça

Controlar a bagunça e pedir silêncio aos alunos consomem 20% das horas dos professores brasileiros em sala de aula. O desperdício de tempo dos docentes no País é o maior em uma lista de 32 nações. A média internacional de perdas por indisciplina é de 13%. Isso é o que mostra a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) divulgada nesta quarta-feira, 25, pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os dados do Brasil foram coletados em 2013 em 1.070 escolas, com quase 14,3 mil professores e cerca de 1,1 mil diretores. Para resolver tarefas administrativas, os docentes brasileiros ainda gastam 12% das horas em sala. Isso significa que sobra apenas 68% do tempo dos professores para atividades de ensino e aprendizagem. Segundo o estudo, um em cada quatro professores do Brasil gasta ao menos 40% das horas em sala com tarefas que não são de ensino. A pesquisadora da Fundação Carlos Chagas Gabriela Moriconi, que participou do estudo, afirma que o apoio ao docente, em geral, é escasso. "As equipes escolares são pequenas. Faltam profissionais com quem o professor possa contar quando o problema de comportamento é grave. Isso acontece, por exemplo, no Canadá e na Inglaterra". O levantamento também revelou que o professor brasileiro trabalha mais tempo do que os colegas estrangeiros. Em média, gasta 25 horas semanais em classe, 6 a mais do que a média internacional. "No exterior, é comum que os professores trabalhem em tempo integral, em uma única escola", diz Gabriela. "O professor brasileiro tem pouco tempo para planejar as aulas", criticou.

FONTE: BAHIA NOTICIAS

Seguidores