30 de janeiro de 2010

UESB -Gestão da Cadeia Produtiva do Café

EDITAL Nº 001/2010


O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BHIA - UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual n.º 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estarão abertas às inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização Lato Sensu em Gestão da Cadeia Produtiva do Café com Ênfase em Sustentabilidade, do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia – DFZ, no Campus de Vitória da Conquista, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital.


1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. DO PERÍODO E DO LOCAL

1.1.1. As inscrições estarão abertas no período de 12 de janeiro a 05 de fevereiro de 2010 e deverão ser efetivadas na Secretaria Setorial de Cursos (1º andar do Módulo Acadêmico-Técnico),no horário das 13:00 às 18:00 horas.

1.1.2. A inscrição deverá ser efetivada pessoalmente, quer seja pelo candidato ou seu representante legal (procuração reconhecida em cartório). Não serão aceitas outras vias de inscrições (por telefone, e-mail, fax, correios, etc).

1.2. DO NÚMERO DE VAGAS 20 (vinte) vagas.

1.3. DOS REQUISITOS
O Curso é destinado a profissionais graduados nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Engenharia de Alimentos, já atuantes ou que pretendam atuar no mercado de trabalho e/ou cadeia produtiva do café.

1.4. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO

No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação (original e cópia):
a) Ficha de inscrição (Anexo I);
b) Diploma/Certificado ou Declaração de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia
Agronômica, Engenharia Florestal e Engenharia de Alimentos;
c) Histórico Escolar da graduação;
d) Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor com comprovante da última votação;
e) Curriculum Vitae gerado na Plataforma Lattes (atualizado em 2010) (Para maiores informações sobre o Currículo Lattes ver o site: http://lattes.cnpq.br/) e devidamente comprovado.
f) 01 (uma) foto 3 x 4;
g) Carta de intenções explicitando os motivos que o levaram a escolher o curso e pretensões futuras (Anexo II).

UESC - Curso em Criotécnica

Apresentação

O Curso em Criotécnicas: Métodos modernos de visualização de células e antígenos - Criotécnicas: criofixação, crioultramicrotomia, crio-substituição e imunocitoquímica, visa capacitar pesquisadores e técnicos das diversas Universidades e Institutos de Pesquisa nas mais modernas técnicas de microscopia eletrônica.

Este é um evento promovido pelo Centro de Microscopia Eletrônica (CME) e Departamento de Ciências Biológicas (DCB) da Universidade Estadual de Santa Cruz sob a Coordenação dos Professores Wanderley de Souza, Marlene Benchimol e Kildare Miranda.

A experiência em Microscopia eletrônica será levada em consideração durante a análise do pedido de inscrição.

A programação contempla técnicas de microscopia eletrônica aplicada às Ciências Biológicas, com ênfase em criotécnicas. O Curso será teórico-prático (7 vagas) e teórico (21 vagas).





Observação: Tendo em vista que as vagas são limitadas, faz-se necessária uma Pré-inscrição, a qual pode ser efetuada, no período de 27 de janeiro a 25 de fevereiro de 2010, através do Formulário disponível no link abaixoAs solicitações serão analisadas pelo Comitê Científico do CME, o qual autorizará a inscrição e o pagamento da Taxa. Quando a inscrição for aceita o CME encaminhará os dados para a efetivação do pagamento.

Clique aqui e baixe a ficha de Pré-Inscrição.

Após preenchimento da Pré-inscrição, o formulário deve ser enviado ao email: cme@uesc.br

29 de janeiro de 2010

UEFS - NOTÍCIAS

Concurso Público Docente - efetivação imediata - inscrição até 4 de fevereiro

Concurso para professor – efetivação imediata - inscrição até 19 de fevereiro

Seminário aborda a inclusão da população no lucro do pré-sal

Núcleo PALLE abre inscrições para os Cursos de Língua Estrangeira

Uefs realiza I Feira de Adoção de Animais

Nucleo PALLE abre inscrições para o Curso de Inglês Instrumental

Seminário Mentes e Mãos Construindo o Projeto Político - PPP

20º Congresso Pernambucano de Odontologia (20º COPEO)

Congresso Internacional de Educação da Costa do Descobrimento

UNEB -LABORATÓRIO DE ABELHAS SEM FERRÃO

Campus III (Juazeiro) da UNEB implanta laboratório de colméias de abelhas sem ferrão (meliponário) - Equipamento já conta com quatro espécies do inseto - Ação atende ao curso de Engenharia Agronômica e produtores locais - Leia REPORTAGEM

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, está implantando na unidade um laboratório de colméias de abelhas sem ferrão (meliponário).

De acordo com o diretor do departamento, José Humberto de Souza, o equipamento vai proporcionar alternativas didáticas e pedagógicas às disciplinas de Zoologia, Zootecnia, Genética, Entomologia e Apicultura, do curso de Engenharia Agronômica.

“Através da meliponicultura - termo utilizado para a criação racional de abelhas indígenas (nativas) -, estudantes, professores, criadores pesquisadores da área poderão conhecer na prática a produção de mel, própolis e pólen”, pontuou o diretor.

De acordo com José Humberto, nas aulas práticas serão ensinadas técnicas de criação, manejo, manutenção, construção e transferência dos ninhos e extração de produtos das colméias.

"Enfim, vamos transmitir para o discente e interessados todo o conhecimento básico sobre a criação dessas abelhas", destaca o diretor.

Espécies na Bahia
José Humberto explicou que esse projeto teve início no segundo semestre de 2009, e foi idealizado pelo discente Márcio Oliveira, que está concluindo o curso, como resultado de estágio curricular.

De acordo com Márcio, atualmente são conhecidas cerca de 400 espécies de abelhas sem ferrão, sendo que 70% delas estão concentradas nas Américas.

No Brasil, em cada região existem espécies próprias e adaptadas para cada tipo de vegetação. “O Nordeste oferece condições ecológicas perfeitas para a criação de meliponídeos (abelhas do gênero melípona)”, exemplificou o estudante.

“O fator mais limitante para a criação dessas abelhas no Nordeste é o controle térmico em seus ninhos, condição essencial para o bom desenvolvimento das crias”, frisou José Humberto.

Na Bahia, existem atualmente cerca de 14 espécies de abelhas sem ferrão: abelha limão, arapuá, bunda de vaca, cupira, iraí, jandaíra, jataí, mandaçaia, mandaçaia da caatinga, moça branca, munduri, taraíra, tubi, uruçú amarela e urucu verdadeiro.

O laboratório do campus já conta com as espécies munduri, mandaçaia, cupira e moça branca.

“As abelhas nativas são parte integrante dos nossos ecossistemas, contribuindo para a preservação da maioria das espécies vegetais, além de serem polinizadoras eficientes. Criar essas abelhas, além de ser uma atividade rentável, significa também contribuir para a preservação desses insetos”, defendeu Márcio.

Curso de capacitação
Nos dias 14 e 16 de janeiro, o DTCS realizou o primeiro Curso de Capacitação em Meliponicultura.

Coordenado por Márcio e ministrado pelo engenheiro agrônomo Rogério Alves, o curso tinha como objetivo ampliar o conceito acerca dos meliponídeos, ocorrentes no Semiárido.

“O curso buscou ampliar o conhecimento, especialmente, sobre o manejo desses insetos, visando técnicas que viabilizem a criação dessas abelhas, para um melhor aproveitamento de seus produtos”, explicou Márcio.

De acordo com o diretor do departamento, a primeira turma do curso contou com 32 participantes, entre criadores do inseto, técnicos e estudantes.

“Diante da grande procura, já estamos programando a realização de uma segunda turma ainda este ano”, adiantou José Humberto.


[Texto: Ascom/UNEB. Imagem: Divulgação] cs/ma

27 de janeiro de 2010

Projeto de Lei de Educação Ambiental é apresentado a secretários

Foi entregue aos secretários estaduais do Meio Ambiente (Juliano Matos) e Educação (Osvaldo Barreto) o projeto de lei de Educação Ambiental, ontem (dia 25), na sede da Secretaria do Meio Ambiente, no CAB. A minuta de lei é resultado de um processo de consulta pública pelos 26 territórios de identidade, iniciado em novembro de 2008, e finalizado em maio de 2009, com a participação de mais de cinco mil pessoas.

De acordo com o secretário Juliano Matos, este momento é fruto de todo o esforço da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), responsável pela sistematização de todas as contribuições obtidas nos seminários de consulta pública. “Estamos oferecendo ao Governo da Bahia uma oportunidade de diretrizes que pode vir a se tornar uma lei e dar novos rumos à educação ambiental do estado”, declarou Matos.

Transversalização da educação - Para o Secretário Osvaldo Barreto, a conclusão desse processo é um passo importante, pois cria do ponto de vista estadual, obrigações para que os gestores considerem em suas respectivas áreas a questão da educação ambiental. “Eu acredito que só através da educação se pode transformar efetivamente a questão ambiental em uma bandeira de toda a sociedade”, opinou.

Diferencial - Para Larissa Cayres, advogada responsável pela organização final do conteúdo, a diferença desse projeto de lei está na forma que ele trata a questão do desenvolvimento sustentável. Ela diz que se trata de um projeto de educação ambiental mais que o meio ambiente não é o foco principal.

“As considerações com as questões social, econômica aparece muito forte. Nos outros estados, a questão do meio ambiente é que puxa todo processo de educação, aqui nos estamos ressaltando a importância de pensar na sociedade, nas comunidades, nas populações de pensar setor produtivo, de geração de emprego e renda e também a questão ambiental que e a preservação e conservação dos recursos naturais”, definiu Cayres.

CIEA - Na oportunidade, a coordenadora da Ciea e representante da sociedade civil, Lilite Cintra, falou do processo longo da construção da minuta de lei e do esforço dos envolvidos em transformar as contribuições no documento. “A expectativa é que o projeto se torne lei ainda neste governo”, expressou Lilite, ao explicar que o projeto de lei foi elaborado pela Ciea, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Educação Ambiental.

Fonte: Ascom/ Sema

Zoo é referência no Norte-Nordeste

As 230 espécies de ararajubas, canários, cardeais e azulões entre outros que vivem no Zoológico de Salvador, a partir de hoje (26), passam a viver de maneira livre e integrada com a natureza. Trata-se de mais uma etapa da reestruturação do parque, um projeto inédito no nordeste, que visa proporcionar as aves um local mais próximo do seu habitat natural.

O local é composto por um cenário enriquecido com cachoeiras e córregos, onde toda a água utilizada é filtrada e reutilizada, além de uma vegetação nativa dos biomas Mata Atlântica, Caatinga e Manguezal que ganha harmonia e se completa com o som dos pássaros.

O aposentado Edvaldo Nicory, 70 anos, declara ser um amante dos animais e freqüentador assíduo do parque de longas datas. Na ocasião, acompanhado da esposa, Dona Arlinda Nicory, ele contemplou as aves, e expressou a satisfação de presenciar a nova morada dos animais. “Isso aqui é extremamente importante para que pessoas de todas as classes sociais possam desfrutar desse espaço gratuito de lazer”, defendeu.

Já dona Arlinda Nicoly, ressaltou a importância de se investir no Zoológico para que as espécies sejam preservadas e para que as próximas gerações possam conhecer e desfrutar. “Para mim o parque é uma área nobre e verde dentro da cidade, precisamos preservar”, disse Arlinda.

A administradora Ludmila Estrela, afirma que sempre vai ao parque levar as filhas para visitar os macacos, preferência das pequenas Laura e Natália, 2 e 4 anos. Hoje em passeio pelo parque elas conheceram a nova morada das aves. “Para as crianças é importante, pois além delas ver e conhecer os pássaros tem um momento com diversos elementos da natureza de forma integrada”, disse Ludmilla.

Interação e lazer gratuito – Durante a inauguração, o secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos, destacou que o zoo é uma prioridade, a fim de torná-lo uma referência de lazer, pesquisa e conservação. “A ideia é fazer do Zoo um parque para vida animal, onde as visitantes possam interagir com as espécies sem perder o foco do cuidado com os animais”, ressaltou Matos, ao enfatizar que o Zoológico de Salvador é uma das poucas opções de lazer gratuita e que permite o contato com os animais.

Em continuidade a reestruturação do parque, o coordenador do Zoológico de Salvador, Gerson Norberto, informou que será entregue ao público o novo setor dos primatas em abril deste ano, além das reformas do museu, do berçário e um novo projeto de plataforma para avistagem de baleias. “O Zoo já é considerado uma referência no Norte-Nordeste, com iniciativas inéditas e pioneiras”, salientou Norberto.

Felinos de casa nova

Outra grande novidade que já pode ser apreciada no Zoo de Salvador é a casa dos 12 felinos que o parque abriga atualmente. Os leões, as onças pintadas e pretas e as sussuaranas vivem hoje numa área com 42% a mais de espaço. As jaulas e as grades foram substituídas por vidro laminado, dando uma linguagem visual moderna, a fim de respeitar os aspectos fisiológicos e comportamentais dos animais.

O secretário Juliano Matos defendeu que as reformas no Zoo vão dar dignidade às espécies, tornando o local um centro de lazer mais atraente. “É possível estudar o comportamento dos felinos, oferecendo um ambiente de qualidade, que permita aquisição de dados técnicos sobre as espécies, a serem aplicados em pesquisas e educação sobre a fauna silvestre”, informou.

O parque passa por reformulação institucional, que não se limita apenas a obras e construções, buscando aplicar novos conceitos e propostas tornando-o uma referência no país.

Fonte: Ascom / Sema

JOGUELIMPO NESSE VERÃO!!

Venha jogar limpo conosco, desta vez, passando o rôdo nas praias!!

A Organização Sócio-Ambientalista JOGUELIMPO se junta ao Se liga Bocão da Tv Itapoan para mais uma vez jogar limpo com as nossas praias nesse verão.

Acostumado a mostrar em seus programas de rádio e televisão a realidade do dia a dia vivida pela população em bairros populares da capital baiana, o polêmico apresentador José Eduardo conhecido como Bocão, vai passar o rôdo nas praias dos municípios de Lauro de Freitas, Salvador e Camaçari em parceria com a Organização Sócio Ambientalista Joguelimpo.

Essa será a primeira etapa do Projeto Bocão Cidadão que tem como objetivo levar para as comunidades baianas boas práticas de convivência nas áreas comuns da cidade e melhor qualidade de vida para os indivíduos. “Passando o Rôdo nas Praias” buscará sensibilizar a população para a necessidade de cuidarmos melhor da destinação do lixo gerado nas praias e nas cidades, ressaltando a importância de que metais, plásticos, vidros e papéis podem ser separados e encaminhados para a reciclagem.

A 1ª Caminhada de Limpeza da Praia já tem data, será no dia 30 de janeiro de 2010 no município de Lauro de Freitas. A concentração será a partir das 8:30, ao lado da Barraca Buraco da Velha em Vilas do Atlântico e seguirá até a Praia de Buraquinho.

Para participar e fazer a sua inscrição envie um e-mail para joguelimpo_jl@yahoo.com.br coloque no assunto “Quero Passar o Rôdo na Praia” e informe seu nome e data de nascimento. Os primeiros 200 inscritos receberão o “Kit Limpeza de Praia” (camisa, boné, squeeze, luva e saco ecológico).

“Passando o Rôdo nas Praias” consiste na mobilização da população através da mídia com o intuito de inscrever voluntários para participar das caminhadas de limpeza das praias. O projeto contará também com a participação de artistas, jogadores, músicos e figuras de destaque da imprensa local.

Para animar os caminhantes o grupo percussivo do Naiêco Capoeira acompanhará as caminhadas com músicas tradicionais e ambientais como mais uma maneira de educar os cidadãos. Os resíduos coletados serão triados e pesados pela Cooperativa Amigos do Planeta, a parte não reciclável será direcionado ao aterro sanitário.

Ao final das caminhadas será realizado um grande abraço na praia e o grupo de voluntários se posicionará para uma foto oficial, em seguida os participantes serão conduzidos para uma grande tenda onde será oferecido um lanche com frutas e água mineral.

O patrocínio é da Petrobras, com o apoio da Itapoan FM, TV Record, Rádio Sociedade, Se Liga Bocão, Câmara Municipal de Salvador, Prefeitura de Lauro de Freitas e a parceria da Org. Joguelimpo.

Venha participar conosco, seja um voluntário!!!



Organização Sócio-Ambientalista Joguelimpo

Tel: 3374-7945 / 8865-5239

www.joguelimpo.org.br

26 de janeiro de 2010

Caetité/BA -População continua bebendo água radioativa

Ativistas do Greenpeace se manifestaram hoje contra o descaso público frente ao consumo de água contaminada por radiação no município de Caetité/BA. A cidade abriga uma mina de extração de urânio (minério radiotivo) da estatal Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), e a contaminação de suas águas foi identificada pela primeira vez em 2005, tendo sido confirmadas pelo Greenpeace em 2008.

Agora o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) reafirma a contaminação e a falta de controle e gestão dessa água por parte da INB. O consumo de água radioativa pode levar ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, além de outras doenças, porém os poços continuam abertos à população de Caetité.

Leia mais detalhes sobre a ação do Greenpeace e o problema na região aqui.

Baixe os relatórios do Greenpeace que explicam os impactos da energia nuclear:
Cortina de Fumaça - As emissões de gases do efeito estufa e outros impactos da energia nuclear
Elefante Branco: O Verdadeiro Custo da Energia Nuclear
Ciclo do Perigo - Impactos da Produção de Combustível Nuclear no Brasil

Aves do Zoo ganham novo ambiente

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente entregou ao público dia 26/01/2010, às 9 horas da manhã, o novo setor das aves que vivem no Zoológico de Salvador, em Ondina. O ‘aviário’ é mais uma etapa da reestruturação realizada no parque, que prevê um local mais amplo e moderno para abrigar os animais.

Trata-se de um projeto inédito no nordeste, que inclui o sistema walking through, permitindo ao visitante andar no ambiente, interagindo com as 210 aves de 42 espécies brasileiras, inclusive ameaçadas de extinção como as ararajubas, canários, cardeais e azulões. O local será enriquecido com cachoeiras e córregos numa área de 900 metros quadrados, com vegetação nativa dos biomas Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.

De acordo com o coordenador do Zoo, Gerson Norberto , o projeto de reestruturação do local pretende oferecer conforto ao público e aos animais, tornando o recinto o mais próximo possível do habitat natural. “Toda a água será filtrada e reutilizada, um fator importante, pois além da economia desse bem tão precioso, garante a beleza estética, e a preservação da saúde dos animais”, informou Gerson.

Seguidores