EDITAL UESC Nº 033
ABERTURA DE INSCRIÇÕES
SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA A TURMA 2011 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - DOUTORADO
O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna público que as inscrições para seleção de candidatos ao curso de DOUTORADO do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB) encontram-se abertas. As regras de inscrição seguem o disposto nas Resoluções CONSU 08/2007, CONSEPE 028/2011, nas informações descritas na página do PPGECB na Internet http://www.uesc.br/ppg/ecologia/ e nas seguintes normas:
1. DAS VAGAS E REQUISITOS DOS CANDIDATOS
1.1. A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento de até 12 vagas para o doutorado, sendo duas delas exclusivas para candidatos que se enquadrem nos termos do convênio 01/2011 entre a UESC e o Instituto Baleia Jubarte.
1.2. Cada docente do PPGECB apto a orientar neste processo seletivo (lista divulgada na página do PPGECB na internet: http://www.uesc.br/ppg/ecologia/) terá direito a, no máximo, duas vagas.
1.3. Podem candidatar-se ao doutorado os profissionais portadores de diploma ou ata de defesa do mestrado acadêmico ou documento comprobatório oficial da instituição de que a defesa já terá ocorrido até a data da matrícula.
2. DAS INSCRIÇÕES:
2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local:
Período 18 de abril a 10 de junho de 2011.
Horário Das 08h00 às 17h00
Local PROTOCOLO GERAL da UESC - Térreo do Pavilhão Adonias Filho
Rodovia Ilhéus-Itabuna km 16 – Salobrinho – Ilhéus/BA
CEP: 45662-900
Documentos DOUTORADO
Formulário de inscrição preenchido, impresso da página: http://www.uesc.br/ppg/ecologia/
Uma fotografia 3 x 4 recente
Fotocópia autenticada do diploma de nível superior (duração plena e reconhecido*).
Fotocópias autenticadas do histórico escolar do curso de graduação plena e do mestrado.
Diploma de conclusão de curso de mestrado, certificado ou atestado de conclusão emitido pelos órgãos competentes das instituições de ensino, de que foi ou será concluinte até julho de 2011.
Curriculum vitae no formato Lattes completo (http://lattes.cnpq.br/), atualizado e cadastrado no banco de dados do CNPq em uma via, devidamente comprovado, encadernado com os documentos na ordem em que aparecem no CV lattes. Esse modelo de currículo é válido para todos os candidatos, inclusive os estrangeiros.
Fotocópia da carteira de identidade, do título de eleitor e do CPF, ou do passaporte para candidatos estrangeiros.
Declaração do candidato de estar ciente das exigências de dedicação às atividades do programa e dos termos deste edital (exemplo na página do PPGECB: http://www.uesc.br/ppg/ecologia/)
Cópia do pré-projeto de pesquisa a ser desenvolvido, em formulário próprio (disponível na página do PPGECB: http://www.uesc.br/ppg/ecologia/), em 02 (duas) vias: uma impressa e uma em PDF (a ser enviado para o e-mail: pgecologia@uesc.br) com ciência e anuência do orientador pretendido, expressa através da assinatura no pré-projeto.
(*) exceto para candidatos estrangeiros.
2.2. As inscrições poderão ser feitas diretamente no Protocolo Geral da UESC pelo candidato ou seu procurador, ou pelo serviço dos correios, via SEDEX ou equivalente, no endereço citado no item 2.1. As inscrições pelo SEDEX ou equivalente somente serão efetivadas quando a documentação exigida for recebida de uma só vez, com data máxima de postagem até 10/06/2011.
2.3. A Comissão de Seleção do PPGECB analisará a documentação apresentada na inscrição e decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado na página do PPGECB, na Internet, pelo menos 10 dias antes do início da prova escrita.
a) Somente serão deferidos os pedidos de inscrição com documentação completa e que atendam as exigências deste edital.
b) O não atendimento a qualquer dos requisitos constantes neste edital e na regulamentação da UESC que o disciplina, inviabilizará a continuidade da participação do candidato no processo de seleção.
c) O candidato que se julgar insatisfeito com o resultado poderá encaminhar recurso à Comissão, no prazo máximo de dois dias contados a partir da divulgação estipulada no item 2.3.
2.4. Os candidatos estrangeiros deverão ter domínio da língua portuguesa e inglês instrumental, a serem avaliados durante o processo seletivo.
2.5. O candidato aprovado no processo seletivo para o curso de doutorado deverá apresentar para efetuar a matrícula pelo menos um artigo publicado ou comprovadamente aceito, em revista classificada no Qualis Capes como B3 ou superior (http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces).
3. DA SELEÇÃO:
O processo de seleção constará das seguintes etapas:
Etapa 1
Dia 11/07/2011 Prova escrita de conhecimentos em Ecologia e Evolução.
Local Local a ser informado juntamente com a homologação das inscrições
Horário Das 8h30 as 12h30
Observação Esta etapa será eliminatória, tendo seu resultado e convocação para a argüição do pré-projeto divulgado no dia 12/07/2011 às 11h00.
Recurso: poderá ser interposto até as 15h00 do dia 12/07/2011 na secretaria do PPGECB, em duas vias. Resultado final até 17h00 do dia 12/07/2011.
Etapa 2
Dia 13/07/2011 Análise de Curriculum vitae (lattes) e Histórico Escolar
Observação Será realizada apenas pelos membros da comissão de seleção, com base na documentação apresentada. A PRESENÇA DO CANDIDATO É DISPENSADA. Esta etapa será classificatória, seguindo a análise dos itens constantes no anexo I deste edital.
Etapa 3
Dias 13 a 15/07/2011 Argüição do projeto de pesquisa
Local Coordenação do PPGECB.
Horário A partir das 14h00 do dia 13/07
Observação Esta etapa será classificatória.
Observações:
· Os alunos egressos do programa de pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade dessa instituição, bem como de cursos da área da Capes de Ecologia e Meio Ambiente avaliados com nota 5 ou superior pela Capes, estão dispensados da prova escrita de conhecimentos em Ecologia e Evolução (Etapa 1). Uma vez deferida a inscrição de candidatos com esse perfil, eles estarão automaticamente classificados para as próximas etapas (2 e 3) do processo seletivo.
· O não comparecimento do candidato, impreterivelmente no dia 11 de julho de 2011, às 8h30, no local a ser informado juntamente com a homologação das inscrições, ou em qualquer outra etapa em horário a ser afixado pela Comissão de Seleção, inviabilizará a continuidade de participação do candidato no processo de seleção e, conseqüentemente, resultará na sua desclassificação.
· Os candidatos que não alcançarem nota 7,0 (sete inteiros) nas provas de conhecimentos específicos serão desclassificados do processo seletivo e não serão convocados para as etapas 2 e 3.
· Os recursos deverão ser entregues, por escrito, na secretaria do PPGECB em duas vias.
· O Programa da prova de conhecimentos constará de temas com base nos seguintes assuntos:
1. Níveis de abordagem em Ecologia
2. Estrutura de populações
3. Crescimento e dinâmica populacional
4. Interações populacionais
5. Estrutura de comunidades
6. Ecossistemas: estrutura, funcionamento e dinâmica
7. Biogeografia
8. Genética de populações
9. Modos de especiação
10. Evolução da diversidade biológica
4. DA AVALIAÇÃO:
Para cada candidato será atribuída uma nota correspondente à média aritmética dos pontos obtidos em cada parâmetro considerado nas etapas 2 e 3, conforme a seguinte tabela:
Etapa NOTA
Prova escrita de conhecimentos em Ecologia e Evolução De zero a dez (eliminatória e não-classificatória)
Curriculum vitae no formato Lattes, Histórico Escolar (graduação e mestrado) De zero a dez (classificatória)
Argüição do pré-projeto De zero a dez (classificatória)
Os candidatos serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas, respeitando-se o número máximo de vagas neste edital. Na hipótese de empate, será classificado o candidato que obtiver maior nota na avaliação do Curriculum vitae (etapa 2). A nota final será formada pela média aritmética das etapas 2 e 3. A média mínima para aprovação no processo seletivo é 7,0 (sete). Será divulgada uma lista de excedentes, caso ocorra, na secretaria do curso e na página do PPGECB na internet.
Dia 15/07/2011 Divulgação do resultado final da seleção
5. DA MATRÍCULA E DO INÍCIO DAS AULAS:
5.1. A matrícula inicial será realizada de acordo com os seguintes procedimentos:
Período Seguirá o calendário acadêmico da UESC aprovado pelo CONSEPE
Horário Das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h30.
Local Secretaria de Pós-Graduação (SEPOG) - Torre Administrativa – 1º andar
Documentos Ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada, cópia da publicação ou comprovante de aceite de artigo científico (item 2.5 deste edital)
a) O candidato selecionado deverá efetuar matrícula no início de cada semestre, para garantia da continuidade dos seus estudos, segundo o calendário acadêmico da UESC, divulgado no sítio da UESC na Internet (http://www.uesc.br).
b) O candidato aprovado e selecionado no processo seletivo que não efetuar a matrícula no primeiro semestre do curso, de acordo com o estipulado no item 5.1 deste edital, automaticamente perderá seu direito a vaga.
5.2. As aulas serão iniciadas em data definida no Calendário Acadêmico da UESC 2011, na Sala de Aula do PPGECB.
5.3. Uma vez aprovado, o candidato que apresentar, na inscrição, o certificado, ou a declaração, relativos à conclusão de curso de mestrado, deverá apresentar cópia autenticada do diploma no prazo máximo de 12 meses, contados a partir da data da primeira matrícula, sob pena de ser desligado do curso.
5.4. Os candidatos diplomados no exterior terão 12 meses, contados a partir da data da primeira matrícula, para entregar cópia autenticada do diploma de graduação e do mestrado, além do comprovante da tramitação dos mesmos junto ao órgão de reconhecimento de instituição de ensino superior no Brasil, sob pena de ser desligado do curso.
Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, 14 de abril de 2011.
ANTONIO JOAQUIM BASTOS DA SIVA
REITOR
ANEXO
ITENS A SER CONSIDERADOS NA ANÁLISE DE CURRÍCULO
Item
1. Bolsa de Iniciação Científica e outras bolsas
2. Monitoria
3. Curso de Pós-Graduação (Especialização ou mestrado) na área ou em outra área
4. Atividade docente de 3º grau
5. Atividade docente de 2º grau e outras atividades profissionais
6. Participação em projetos de pesquisa excetuando-se aqueles objeto de Iniciação Científica ou Especialização ou Monografia de conclusão de curso e extensão
7. Estágio não curricular
8. Artigo científico ou capítulo de livro na área ou área correlata
9. Apresentação de resumos em congressos na área ou área correlata
10. Cargo administrativo e de representação acadêmicos
11. Cursos na área
12. Cursos ou palestras ministradas
13. Outros a critério da comissão de seleção
ATENÇÃO:
O currículo deverá ser entregue encadernado na ordem apresentada no Curriculum vitae no formato Lattes, com páginas e itens comprobatórios numerados em seqüência.
Os documentos comprobatórios devem ser incluídos após o CV lattes impresso, obedecendo a mesma ordem seqüencial dos itens citados no currículo lattes.
ANEXO II
· BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:
Begon, M., Harper, J.L., Towsend, C.R. 2007. Ecologia: De Indivíduos a Ecossistemas.Artmed Editora. 4ª edição. 740p.
Odum, E. P. and Barret, G.W. 2005. Fundamentos de Ecologia. 5ª Edição, Thomson Editora. 612p..
Ricklefs R. E., 2003. A Economia da Natureza. Quinta edição. Guanabara Koogan. 503p
Ridley, M. 2006 Evolução. Terceira edição. Artmed
Pianka, Eric R. 1994 Evolutionary Ecology (Fifth Edition)
Frankham, R., Ballou, J.D., Briscoe, D.A. Fundamentos de Genética da Conservação. 2008. Sociedade Brasileira de Genética.