14 de setembro de 2010

Operação de combate a incêndios no Cerrado

A operação de combate aos incêndios florestais no Cerrado baiano continua na Região Oeste e os resultados começam a aparecer, a exemplo do município de Formosa do Rio Preto, que chegou a apresentar 257 pontos de calor e, após o início da operação este número foi reduzido a 158, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Nesta sexta-feira (10), o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, esteve novamente na região, onde se encontrou com os prefeitos de Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto. "Viemos apoiar o pessoal que está trabalhando no combate, como os bombeiros, prefeituras, brigadistas, funcionários da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Instituto do Meio Ambiente e Ingá. Além disso, fizemos uma reunião com prefeitos para articular ações conjuntas, parcerias emergenciais e outras de caráter permanente que daqui para frente precisam ser adotadas, no que diz respeito a políticas para os incêndios florestais e desmatamento ilegal”, destacou.

O Tenente Coronel, Carlos Miguel de Almeida Filho, que comanda a operação, informa que um reforço de 40 homens do Corpo de Bombeiros e mais 30 soldados do exército estão se instalando nas cidades que registram maior número de focos de calor, a exemplo de Barreiras, Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto. “Fazemos um monitoramento dos focos através de satélite e sobrevoamos a região apontada para confirmarmos a informação, o combate tem sido permanente, tem diminuído, mas a situação ainda é crítica”, explicou.

O Coronel Miguel diz ainda que os complicadores desta situação são o vento, a falta de chuvas, a baixa umidade e, sobretudo, o acesso. “Em alguns locais o carro não passa e nós temos que andar bastante para nos aproximarmos do incêndio, mas acredito que com este reforço de homens o trabalho será mais eficiente”, ressalta.

O Instituto do Meio Ambiente está com duas equipes permanentes de fiscalização participativa na região. De acordo com a técnica Fabíola Cotrim, além de dar apoio às ações de combate, as equipes estão orientando as comunidades sobre novas formas de cultivo do solo, informando sobre a legislação ambiental e o fortalecimento de grupos organizados, com o objetivo de minimizar os focos de incêndios.

Entre os dias 8 e 9 de setembro, o levantamento dos pontos de calor registrados pelo Corpo de Bombeiros foram os seguintes: 158 em Formosa do Rio Preto, 107 em São Desidério, 77 em Santa Rita de Cássia, 54 em Jaborandi, 26 em Riachão das Neves, 19 em Barreiras, 18 em Correntina, 11 em Pilão Arcado, dentre outros, dados que demonstram uma diminuição dos pontos de calor.

Fonte: Ascom/Sema

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DA BAHIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GESTOR DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA ENCANTADA E RIO ALMADA

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia - SEMA convoca os órgãos públicos dos três níveis da federação, a sociedade civil local e os empreendedores locais com atuação na ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA ENCANTADA E RIO ALMADA e seu entorno, criada nos termos do Decreto Estadual nº 2.217 de 14 de JuNHO de 1993, ampliada pelo decreto n° 8.650 de 22 de setembro de 2003, para participarem do processo de eleição dos membros do seu Conselho Gestor, para o biênio 2010/2012, com base no disposto neste Edital, (constante na integra no site www.sema.ba.gov.br), seus Anexos e na Instrução Normativa nº 001 de 07 de janeiro de 2010, do Secretário do Meio Ambiente, com observância das normas estabelecidas na Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000, e da Lei Estadual nº. 10.431, de 20 de dezembro de 2006, e respectivas regulamentações.

EUGÊNIO SPENGLER
Secretário

Editais para seleção de chefes de Centros Nacionais de

Colegas e colaboradores,

O ICMBio abriu ontem as inscrições em processo seletivo para chefe três de seus

Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação: Mamíferos Aquáticos,

Cerrado & Caatinga e Biodiversidade Amazônica.

Os editais na íntegra estão na página da internet

http://www.icmbio. gov.br/menu/editais em uma tabela azul com o título

"Licitações". A inscrição dos interessados deverá ser realizada até 19

de setembro de 2010 via e-mail, com envio de currículo, preferencialmente no formato Lattes.

Boa sorte a todos!

Grupo italiano apresenta projeto de energia eólica para Morro do Chapéu

Mostrar detalhes do projeto Cristal, a ser implantado no município de Morro do Chapéu, com previsão para operação em 2013. Com essa intenção, diretores do grupo italiano Enel – um dos ganhadores do segundo leilão de energia eólica realizado dia 26 de agosto passado, com 16 projetos selecionados, totalizando a geração de 587,4 MW – reuniram-se, nesta sexta, na Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), onde receberam a garantia de apoio logístico necessário para o êxito dos empreendimentos.

A Enel é líder no setor de energia renovável, o quarto maior em geração de energia eólica e está presente em 28 países, com capacidade instalada de 95 GW e geração renovável de 34 GW. O grupo trabalha na geração de energia hidroelétrica, eólica, geotérmica, solar fotovoltaica, biomassa, térmica e nuclear.

Na Bahia, a Enel foi vencedora de três parques eólicos. Cristal, com 30 MW, Primavera, com 30MW, e o São Judas, também com 30MW, totalizando 90MW, todos localizados no município de Morro do Chapéu.

Além disso, tem estudos comprovados na Bahia para uma capacidade de geração de mais de 1000MW destinada a futuros leilões.

Regulamentação – O secretário de Infraestrutura, Wilson Brito, ressaltou o grande potencial da Bahia no setor de energia renovável, incluindo energia solar. Ele informou que já está na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o processo para regulamentação da energia eólica e, em breve, terá a primeira experiência com os equipamentos no Estádio Roberto Santos (Pituaçu).

Segundo o superintendente de Energia e Comunicações, Silvano Ragno, a Seinfra, de acordo com os protocolos de intenções já assinados, viabilizará o apoio logístico e também para as interligações com a rede do sistema elétrico nacional.

A coordenadora de Energias Renováveis, Barbara Carvalho, destacou a implantação de mais de 30 mil sistemas fotovoltaicos individuais, instalados por intermédio do programa Luz para Todos, para atendimento às residências isoladas e distantes da rede elétrica.

O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Enel, Paolo Romanacci, e a assessora especial, Marina Pimentel, manifestaram o interesse da empresa em futuros investimentos na Bahia.

O superintendente da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado, Paulo Guimarães, ressaltou a importância da instalação de fábricas de fornecedores de turbinas eólicas na Bahia, onde o Governo do Estado concede atrativos fiscais e dispõe de universidades, escolas técnicas e centro tecnológico para capacitação de mão de obra especializada.

Fonte: Agecom

13 de setembro de 2010

Novos métodos para o ensino da Botânica

por Carlos Almeida Santos

Após longo período de pesquisas sobre o ensino da Botânica em sala de aula, professores do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) da Uesb, campus de Jequié, descobriram que existe um número muito grande de alunos, principalmente do Ensino Médio, que tem aversão à temática. Os pesquisadores perceberam também que um dos principais motivos é o método utilizado em sala de aula, onde existe muita teoria e pouca prática.

Para auxiliar os professores do Ensino Médio, bem como incentivá-los ao uso de atividades práticas, inclusive entrando em contato com a natureza, o DCB criou o projeto de extensão “Ensinando a Aprender Botânica no Ensino Básico”. Coordenado pela professora Guadalupe Edilma Lincona de Macedo, o projeto visa por em prática novas estratégias metodológicas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, reorganizando conteúdos e elegendo um conjunto de temas que são relevantes para o aluno.

Como novidade para os professores que lidam no dia-a-dia com a disciplina, a primeira atividade do projeto é oferecer aos municípios de Jequié, Itiruçu, Maracás, Itagi, Jaguaquara e Ipiaú, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2010, o “Curso de Novas Práticas e Metodologias para o Ensino de Botânica”. O objetivo é promover mudanças na maneira de ensinar e aprender melhor a Botânica em sala de aula. As principais abordagens são sobre os temas Anatomia Vegetal, Fisiologia Vegetal, Sistema Vegetal e Meio Ambiente, e Conservação.

A programação do curso nas cidades já está definida e os interessados podem efetuar as inscrições na página da Uesb. Dias 20 e 21 de setembro, na cidade de Itiruçu; 9 e 10 de setembro, em Maracás; 17 e 18 de setembro, em Jaguaquara; 8 e 9 de outubro, é a vez de Itagi; e 5 e 6 de novembro, serão contemplados os estudantes de Ipiaú. Após preencher a ficha de inscrição, o participante deve enviar uma cópia para o e-mai: ensinarbotanica@gmail.com.

Mais informações, pelo telefone (73) 3528-9659, no Herbario do campus da Uesb em Jequié, com a bióloga Maria da Glória. Confira o site aqui.

Assessoria de Comunicação

I Workshop de plantas medicinais

por Flávia Mota

Quem não conhece alguma receita de chá ou muda que é eficaz no tratamento de diversos males e que foi passada de geração para geração? O uso de plantas e ervas para fins terapêuticos tem acompanhado diferentes sociedades ao longo da sua existência. Com o objetivo de divulgar o estado da arte do ensino, pesquisa e extensão a respeito das plantas medicinais, será realizado entre os dias 27 e 29 de setembro, no Auditório Wally Salomão, campus de Jequié, o I Workshop de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares do Sudoeste da Bahia (IWMACBA).

O evento conta com representantes das principais instituições de ensino e pesquisa do Estado, que farão parte de palestras, mesas- redondas, minicursos e oficinas. A programação tem o propósito de estimular a troca de saberes entre professores e alunos, bem como sensibilizar gestores e empresários da necessidade de cooperação em atividades desse ramo e as inúmeras possibilidades de aplicação que possui.

O Workshop é promovido pelo grupo de pesquisa Plantgen. Para saber mais sobre o evento, acesse o site ou entre em contato com a comissão organizadora através do e-mail mearcoba@gmail.com ou do telefone (73) 3528-9632.

Assessoria de Comunicação

IV BioSemana da Uesb

por Ilana Teixeira

Divulgação de pesquisas e a promoção de intercâmbio entre profissionais e alunos de diferentes instituições. Isso é o que vai acontecer durante a IV BioSemana da Uesb, que será realizada de 15 a 17 deste mês, no campus de Vitória da Conquista.

O evento irá abordar diversos assuntos em diferentes áreas de interesse acadêmico e profissional nas subáreas da Biologia, em mesas redondas, palestras e minicursos. Temas como “Dinossauro: Brasil é o berço dos ‘répteis terríveis’” e “A pesquisa e o Ensino de Biologia” serão discutidos durante a Semana. As atividades irão acontecer no Teatro Glauber Rocha e no Auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP).

Está é uma iniciativa integrada de professores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas dos campi de Itapetinga e Vitória da Conquista, que, nesta edição, contarão com a presença de professores e alunos do campus de Jequié e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) de Conquista, além de outras instituições de ensino superior da Bahia, de outros estados e também do exterior. Para saber todos os detalhes da IV BioSemana, acesse o site do evento.




Assessoria de Comunicação

UEFS -EDITAIS – PÓS-GRADUAÇÃO:

- Zoologia (Mestrado)

Inscrição: 1º de setembro a 12 de novembro

mestrado_zoologia_2010.pdf



Acesse também:

- Todos dos programas

- Pós-Graduações Uefs - saiba mais

FONTE: http://www.uefs.br/portal/noticias/2008/editais-pos-graduacao-1

Seminário de Pós-Graduação em Ciências Biológicas

Seminário de Pós-Graduação em Ciências Biológicas

As experiências vivenciadas, o padrão de qualidade, as fontes de financiamento e o impacto na vida profissional dos egressos serão temas abordados no Seminário de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, previsto para 18 e 19 de novembro na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). As inscrições, gratuitas, já estão abertas.

O Seminário, iniciativa da Coordenação de Pós Graduação do Departamento de Ciências Biológicas da Uefs, tem o objetivo de promover o diálogo entre os cinco cursos de pós-graduação da área de Biologia. “Vamos discutir a contribuição desses cursos para o desenvolvimento científico e tecnológico da Região Nordeste”, revela a professora doutora Iara Crepaldi, diretora do Departamento de Biologia (DCBio).

O público alvo é composto por docentes e discentes de cursos de Pós-Graduação em Ciências Biológicas de instituições de ensino superior. O prazo para envio de resumos é o mesmo da inscrição: 19 de setembro.

Contato com a organização evento pode ser mantido através dos telefones (75) 3224-8019 e 3224-8243. Confira outras informações no portal do DCBio (www.uefs.br/dcbio).

PROGRAMAÇÃO

18/11/2010

8:30 – 9:30

Conferência de abertura: Histórico e importância do ensino de pós-graduação no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana

Profª Eneida de Moraes M. Cerqueira (UEFS)

9:30 – 9:45

Intervalo

9:45 – 12:00

Exposição oral de trabalhos de alunos de pós-graduação selecionados pela comissão científica do evento

12:00 – 14:00

Intervalo

14:00 – 16:00

Mesa redonda: Estado da Arte do Ensino de Pós-Graduação no DCBio/UEFS

Mediador: Prof. Francisco de Assis R. dos Santos (UEFS)

Palestrantes: Prof. Aristóteles G. Neto (PPGBiotec)

Profª Flora Acuña Juncá (PPGZoo)

Prof. José Raniere F. de Santana (PPGRGV)

Prof. Antônio de O. Costa Neto (EBC)

Prof. Luís Fernando P. Gusmão (PPGBot)

16:00 – 16:15

Intervalo

16:15 – 18:00

Exposição oral de trabalhos de alunos de pós-graduação selecionados pela comissão científica.

19/11/2010

8:30 – 9:30

Palestra: A importância da pesquisa e da captação de recursos para a pós-graduação

Profª Ana Maria Giulietti Harley (UEFS)

9:30 – 9:45

Intervalo

9:45 – 11:45

Mesa redonda: A realidade profissional de egressos de PPG do DCBio/UEFS

11:45 – 14:00

Intervalo

14:00 – 15:00

Visitação aos painéis

15:00 – 17:00

Mesa redonda: Sustentabilidade dos Programas de Pós-Graduação

Mediador: Prof.. Luciano P. de Queiroz (UEFS)

Conferências

I. Avaliação de Programa de Pós-Graduação: Do credenciamento à manutenção do status de qualidade. (Prof. Márcio de Castro Silva Filho—CAPES)

II. A realidade dos Programas de Pós-Graduação no eixo sul-sudeste do Brasil (Profª Daisy Maria F. Salvadori – UNESP)

III. A sustentabilidade dos Programas de Pós-Graduação sob perspectiva de um coordenador (Prof. Francisco Carlos R. Barros Júnior – UFBA)

17:00 – 18:00

Conferência de encerramento: Contribuição dos Programas de Pós-graduação para o desenvolvimento científico-tecnológico do Estado da Bahia.

Profª Marluce Maria A. Assis (Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação - UEFS)



INSCRIÇÕES

Informações sobre inscrição e envio de resumo podem ser obtidas em www.uefs.br/dcbio

REALIZAÇÃO

Departamento de Ciências Biológicas

Coordenação de Pós-Graduação


APOIO

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Pró-Reitoria de Administração

Programas de Pós Graduação em: Biotecnologia, Botânica, Recursos Genéticos Vegetais e Zoologia

Mestrado em Ciência Animal

EDITAL UESC Nº 138
ABERTURA DE INSCRIÇÕES
SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA A TURMA DE 2010.2-2012 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL – MESTRADO (PPGCA).

A Reitora em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso das suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para seleção de candidatos para o Programa de Pós-graduação em Ciência Animal - Mestrado, para ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2010, circunscritas às seguintes normas:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

• A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento de duas (02) vagas do curso acima citado, distribuídas na área de conhecimento do Programa: Produção e Comportamento Animal (02 vagas) e nas linhas de pesquisa descritas conforme Anexo I. Podem se candidatar profissionais portadores de diploma, ou de certidão de conclusão de curso, de duração plena, em áreas do conhecimento consideradas afins à temática central do programa.

2. DAS INSCRIÇÕES:
Período De 13 a 15 de setembro de 2010
Horário Das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 18h00.
Local Protocolo Geral da UESC, térreo do Pavilhão Adonias Filho.
Documentação
(uma via) 1. formulário de inscrição preenchido, disponível em http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/animal/index.php?item=conteudo_documentos.php
2. duas fotografias 3 X 4 recentes;
3. fotocópia do diploma de graduação plena, ou certidão ou certificado de conclusão de curso de graduação plena (autenticada);
4. fotocópia do histórico escolar do curso de graduação (autenticada);
5. fotocópia da Carteira de Identidade, do Título de Eleitor e do CPF;
6. declaração e termo de compromisso do candidato de dedicar-se em condições exclusivas ao curso;
7. para candidatos estrangeiros, será exigido o passaporte; e para aqueles de língua não portuguesa, documento comprobatório de proficiência em língua portuguesa;
8. Curriculum vitae completo no modelo da Plataforma Lattes comprovado, impresso diretamente na página do CNPq (http://lattes.cnpq.br).
IMPORTANTE 1. Os documentos e o currículo deverão ser encadernados e a organização dos documentos exigidos deverá seguir a ordem supracitada e serão avaliados de acordo com os itens apresentados no Anexo II. Os comprovantes do Curriculum vitae deverão ser organizados de acordo com a sua ordem de aparecimento.
2. O candidato será desclassificado caso a documentação não seja entregue de uma única vez, encadernada (espiral) e na ordem descrita acima.

2.1 As inscrições poderão ser feitas diretamente pelo candidato ou por procuração. Toda documentação necessária deve ser entregue no momento da inscrição e encaminhadas ao PROTOCOLO GERAL – Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Universidade Estadual de Santa Cruz, Rodovia Ilhéus-Itabuna, km16, CP 110, Ilhéus-BA, CEP: 45662-900.
2.2 O não atendimento de qualquer dos requisitos acima desclassificará o candidato.
2.3 Informações adicionais, modelos, formulários de inscrição, poderão ser encontrados na página: http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/animal (Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal – Mestrado).

3. DA SELEÇÃO: O processo de seleção constará das seguintes etapas:
Dia 17/09/2010 Homologação das inscrições. Divulgação na página da UESC: http://www.uesc.br e no mural de avisos do Hospital Veterinário da UESC.
Dia 20/09/2010 Das 09h00 às 12h00: Prova escrita de Conhecimentos Específicos na Área de Produção Animal. Prova eliminatória, nota mínima 7,0 (sete);

Das 14h00 às 17h00: Prova de Língua Inglesa – Interpretação de texto da área. Será permitido o uso de dicionário. Nota mínima 7,0 (sete). Em caso da não obtenção da nota mínima, o candidato poderá fazer outra prova em 15/02/2011 – às 9h00.
Dia 22/09/2010 Das 09h00 às 12h00: Entrevista com a Comissão de Seleção.
A seleção será realizada na sala de aula do PPG em Ciência Animal, no Pavilhão de Aulas do Hospital Veterinário da UESC.

 Caso a média 7,0 (sete) prova escrita de conhecimento específico não seja alcançada, o candidato será automaticamente eliminado;

 Os candidatos que não obtiverem média igual ou superior a sete na prova de Língua Inglesa, terão nova oportunidade em 15/02/2011. Caso a média 7,0 (sete) na segunda prova não seja alcançada, o candidato será automaticamente eliminado;

 Os candidatos não selecionados terão prazo até o dia 13 de outubro de 2010 para retirar dos documentos apresentados na inscrição. Após esse prazo, os documentos serão incinerados.

 O resultado final será divulgado no dia 23/09/2010, na página da UESC: http://www.uesc.br e no mural de avisos do curso na UESC.

 O candidato fará todas as etapas do processo seletivo, porém caso não alcance a média da prova específica, será eliminado e as demais notas não serão divulgadas, cabendo ao candidato recurso na data estipulada no item 5. Interposição de Recurso.

4. DA AVALIAÇÃO:

Para cada candidato será atribuída uma nota correspondente à média ponderada dos pontos obtidos em cada parâmetro considerado, conforme os seguintes pesos:
Item Nota Peso
Prova de conhecimentos específicos De zero a dez 4
Prova de língua inglesa De zero a dez 3
Curriculum vitae De zero a dez 2
Entrevista De zero a dez 1

Os candidatos serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas, respeitando-se o número máximo de vagas estabelecidas. Na hipótese de empate, será classificado o candidato que obtiver maior nota na prova escrita, seguido do Curriculum vitae. A média mínima para aprovação no processo seletivo é de 7,0 (sete).

5. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO:

A interposição de recurso deverá ser feita no dia 24/09/2010, das 8h00 às 11h30 e das 13h30 às 16h00. Para tanto, o candidato deverá preencher o formulário contido no Anexo III, justificando a sua solicitação e entregá-lo à Secretária do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. O recurso formulado fora do padrão e prazo será desconsiderado.

6. DA MATRÍCULA:
Período 29 e 30 de setembro de 2010
Horário Das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 15h30min.
Local Secretaria de Pós-Graduação – SEPOG – Torre Administrativa – 10 andar
Documentos - Cópia autenticada do diploma de graduação ou certidão de conclusão do curso. Para esta última hipótese, o documento deverá ser substituído pelo diploma, no prazo de 12 (doze) meses, contados a partir da matrícula, como condição imprescindível para a continuidade no Programa.
- Ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada.

Obs.: Os alunos aprovados serão convocados de acordo com a disponibilidade de vaga e ordem de classificação por professor orientador. Caso o convocado não compareça para matricular-se, será convocado o seguinte na ordem de classificação, por orientador, conforme lista de excedentes.

7. DO INÍCIO DAS AULAS: Outubro de 2010.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS: os casos omissos serão definidos pelo Colegiado do PPGCA.

Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, 31 de agosto de 2010.




ADÉLIA MARIA CARVALHO DE MELO PINHEIRO
REITORA EM EXERCÍCIO

















ANEXO I

QUADRO DE VAGAS DISPONÍVEIS, SEGUNDO RELAÇÃO DE ORIENTADORES E SUAS RESPECTIVAS ÁREAS DE CONHECIMENTO

Será oferecida a modalidade de inscrição por demanda induzida. Os candidatos que optarem por um dos temas, listados a seguir, estarão concorrendo por somente uma vaga por orientador. Em qualquer dos casos, os interessados deverão entrar em contato com os orientadores para maiores detalhes.

Código proposta Área de Conhecimento Linha de Pesquisa Orientador Nº de vagas
I-01 P Nutrição de Animais Silvestres Sérgio Luiz G. Nogueira Filho
slgnogue@uesc.br 01
I-02 P Produção de Ruminantes José Augusto G. Azevêdo
augustog@uesc.br
01
ÁREAS DE CONHECIMENTO

P – Produção e Comportamento Animal (02 vagas)


ANEXO II
ITENS A SEREM CONSIDERADOS NA ANÁLISE DE CURRÍCULO

Item
1. Histórico escolar
2. Bolsa de Iniciação Científica e outras bolsas
3. Monitoria
4. Curso de pós-graduação (especialização ou mestrado) na área ou em outra área
5. Atividade docente de ensino superior
6. Atividade docente de 2º grau e outras atividades profissionais
7. Estágio não curricular
8. Artigo científico, livro ou capítulo de livro na área ou área correlata
9. Apresentação de resumos ou artigos em congressos na área ou área correlata
10. Participação em cursos na área ou área correlata
11. Cursos ou palestras ministradas
12. Participação em eventos científicos

FONTE:

UESC

I Workshop de Ciência Animal da Bahia
Período: De 20 a 22 de outubro
Local: Auditório Paulo Souto
Horário: Confira a programação

III SEMEIA - Seminário em Estudos de Impactos Ambientais
Período: De 25 a 27 de outubro
Local: Auditório Paulo Souto
Horário: Confira.

16º Seminário de Iniciação Científica
Período: De 03 a 05 de novembro
Local: Auditório Paulo Souto
Horário: Das 8 às 21horas

FONTE:http://www.uesc.br/eventos/index.php

Educadores Pela Sustentabilidade

A Organização das Nações Unidas (ONU) está promovendo, entre os anos de 2005 a 2014, a Década Para o Desenvolvimento Sustentável. E no período de 29 de novembro a 10 de dezembro de 2010, ocorrerá a próxima reunião sobre o clima, COP 16, que será realizada em Cancun, no México, um ano depois do fracasso de Copenhague.

Educadores espanhóis e de países de língua espanhola e portuguesa – entre os quais professores vinculados à Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em conjunto com estados ibero-americanos e a OEI (Organização dos Estados Ibero Americanos), estão unidos no movimento Educadores pela Sustentabilidade e trabalhado em favor dos objetivos da Década. Diversas publicações, textos, leituras e boletins estão disponíveis no site: www.oei.es/decada , com a intenção de fornecer elementos importantes para a educação em todos os níveis.

“A razão desta promoção é o fato de estarmos vivendo uma situação de autêntica emergência planetária marcada por toda uma série de graves problemas estreitamente relacionados: contaminação e degradação dos ecossistemas, esgotamento dos recursos, crescimento descontrolado da população mundial, desequilíbrios insustentáveis, conflitos destrutivos, perda da diversidade biológica e cultural, entre outros”, afirma a professora Viviane Briccia do Nascimento.

Segundo a professora, é necessário, por isso, assumir um compromisso para que toda a educação, tanto formal como informal, preste uma atenção sistemática à situação do mundo, com a finalidade de proporcionar uma percepção correta dos problemas e de fomentar atitudes e comportamentos favoráveis para que se alcance um desenvolvimento sustentável.

Leia o manifesto dos educadores.

Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

As inscrições para o processo seletivo do programa de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, realizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Associação Plena em Rede com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Fundação Universidade Federal de Sergipe (FUFS), estarão abertas no período de 08 de setembro a 08 de outubro de 2010. A seleção visa o preenchimento de até 47 vagas, sendo limitadas 02 vagas por orientador em sua respectiva universidade.

As inscrições devem ser feitas nas sedes das instituições associadas ao Prodema, abertas a portadores de diploma de mestrado em qualquer área de conhecimento, de curso recomendado pela CAPES/MEC. A inscrição pode ser presencial, por procuração ou por via postal (serviço expresso) com data de postagem dentro do prazo de inscrição. Conforme o Edital 01/2011, o resultado da Avaliação do Projeto de Pesquisa será divulgado entre os dias 19 e 21 de outubro de 2010.

FONTE:
http://www.uesc.br/noticias/?acao=exibir/cod_noticia=2060&con_cd_conteudo=347

IV Encontro de Economia Baiana

IV Encontro de Economia Baiana: Brasil e Bahia na nova configuração de economia mundial.

Dias: 16 e 17 de setembro(quinta e sexta-feira)

Local: Bahia Othon Palace Hotel

Áreas temáticas: Economia baiana; Economia regional; Financiamento do desenvolvimento

Informações: www.mesteco.ufba.br ou (71) 3116-1780

UCSAL

Pós-Graduação
• Seleção 2011.1 dos Mestrados e Doutorado da UCSal. Consulte os editais.

Extensão
• Confira os cursos que estão com inscrições abertas.

Pesquisa
• ECOA seleciona estudantes para estágio voluntário.

Site: http://www.ucsal.br/

Seminário Internacional
Crise global e desigualdades: dilemas e desafios
Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania
Universidade Católica do Salvador
24 a 26 de novembro de 2010


O Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador (UCSal) realizará, de 24 a 26 de novembro de 2010, em Salvador/Ba, o III Seminário Políticas Sociais e Cidadania [Seminário Internacional], e convida a comunidade científica e especialistas em políticas sociais a participarem deste evento.

O evento dá continuidade a uma iniciativa criada em 2007 pelo Mestrado de Políticas Sociais e Cidadania da UCSal, voltada para a constituição de um espaço regular de intercâmbio e disseminação da produção acadêmica com vistas à discussão de aspectos críticos relativos à agenda social brasileira e às políticas públicas voltadas para a cidadania.

Nucleado este ano na temática Crise global e desigualdades: dilemas e desafios, o evento avança numa perspectiva internacional e comparativa, contemplando mudanças do Estado social brasileiro na interface com outros países, especialmente da América Latina. Busca discutir a implementação, gestão e avaliação de políticas sociais, e analisar a sua eficácia sobre os direitos da cidadania. Como nas edições anteriores, o evento contará com convidados de reconhecido mérito e notória contribuição crítica na temática, da comunidade nacional e internacional.

O III Seminário tem como público-alvo pesquisadores dos programas de pós-graduação da área de políticas sociais e da cidadania, tanto do corpo docente quanto discente; e agentes públicos e sociais responsáveis pela implementação de políticas sociais nas esferas governamentais e em organizações não-governamentais, particularmente aquelas relacionadas à assistência social, saúde, educação, desenvolvimento social, atenção à infância, adolescência e velhice, geração de emprego e renda, acesso à justiça e demais ações voltadas para a afirmação da cidadania.

Profa. Dra. Ângela Borges
angelamc@ucsal.br
Coordenadora do Mestrado Políticas Sociais e Cidadania




II Seminário Internacional em Família Contemporânea: Natureza e Cultura

O II Seminário Internacional em Família Contemporânea: Natureza e Cultura é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador/UCSal, que mobiliza suas redes de investigação junto aos centros de pesquisa dedicados ao tema. Visa reunir pesquisadores dos âmbitos internacional e nacional para enfrentar os desafios da teorização, da compreensão e da experiência empírica com pesquisa acerca do objeto família. O foco entrelaça natureza e cultura no debate sobre a família. Trata-se de uma reunião científica que tem como meta promover o diálogo entre pesquisadores oriundos de centros de pesquisa avançados de instituições como a Universidade Católica de Milão e a Universidade de Bolonha, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal da Bahia, a Universidade de São Paulo, , a PUC-RJ, a Universidade Federal de Sergipe, a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal de Santa Catarina, o Instituto Papai e o IBDFAM que se dedicam a efetivar, em perspectiva comparada, pesquisas sobre as transformações na estrutura familiar contemporânea, sobre a constituição de seus membros, sobre os vínculos que são tecidos em seu interior, sobre as modalidades de subjetivação e sujeição que no seu seio são promovidas e/ou projetadas.

De que maneira os estudiosos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas têm se debruçado sobre esse conjunto de mudanças, sobretudo considerando as dimensões naturais e culturais da família? Fato é que a crise social promovida pela desmontagem do Welfare State e a tendência de muitos governos em delegar à família o ônus de cuidados considerados até então como compromissos dos Estados Nacionais com os seus cidadãos; o declínio das ideologias que consideravam a família como lugar de opressão e mecanismo de reprodução das desigualdades sociais; e finalmente a emergência nas últimas 3 décadas de configurações familiares inéditas que conferem apoio à tese de que a multiplicidade da organização familiar avança, tendem a considerá-la um mero invento histórico, uma manifestação exclusiva da cultura.

O II Seminário Internacional se alinha a vozes do universo científico que tendem a olhar a família com mais acuidade. Busca repensar uma definição unívoca da família. Essa decisão teórico-metodológica decorre do fato de que se destacam, nas pesquisas sociais e humanísticas, importantes conexões e interfaces a respeito da família considerando-a lócus fundamental da construção dos laços societários, como centro de produção da estruturação psíquica básica, como unidade social de pertencimento, fatores que parecem funcionar como pêndulo entre uma dimensão cultural que caracteriza a família, bem como a outra dimensão de natureza que a constitui. Portanto, uma problematização relevante da família contemporânea a partir da Saúde Coletiva e do Direito, da Educação à Comunicação, da Antropologia à História, das Ciências Políticas à Filosofia e Psicologia, solicita uma atenção que integre elementos naturais e culturais, necessariamente presentes na família.




XIII Semana de Mobilização Científica – SEMOC
Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail semoc@ucsal.br ou pelos telefones (71) 3203-8973 e 3203-8970.

Ibama realizará concurso para área meio

Após 21 anos, o Ibama realizará o primeiro concurso público para cargos da área meio. A direção do instituto entregará na quarta-feira ao Ministério do Meio Ambiente solicitação para a abertura de 38 vagas de analista administrativo (nível superior) e 324 de técnico administrativo (nível médio). O diretor de Planejamento, Administração e Logística, Edmundo Soares, informa que caberá ao MMA encaminhar a proposta ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Segundo ele, a expectativa é a de que o edital seja publicado ainda em novembro e a realização do concurso significará “um grande resgate da força de trabalho do Ibama na área de gestão”. Para o diretor, “nenhum órgão é forte sem uma área de gestão forte”. As vagas serão distribuídas entre a sede em Brasília e as superintendências do Ibama nos 27 Estados e no Distrito Federal.

Ascom Ibama

Economia solidária é tema de evento na EAUFBA

Evento mostra experiências de ecovilas

A Escola de Administração sedia, nesta segunda-feira (dia 13 de setembro), às 9h, em seu auditório, a "Roda de diálogo sobre economia solidária e sustentabilidade ecológica: as experiências das ecovilas e das redes locais". O evento terá como palestrantes Jonathan Dawson, diretor-presidente da Rede Global de Ecovilas e secretário executivo da Rede Global de Ecovilas – Europa; Prof. Genauto França Filho, coordenador da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial (ITES/UFBA); e o Prof. Eduardo Vivian da Cunha. A mediadora dos debates será a Profa. Maria Suzana Moura

Palestra enfoca novas arenas de futebol na EAUFBA

O Núcleo de Extensão em Administração (NEA) realiza na próxima segunda-feira (13 de setembro), às 19h, a palestra, aberta ao público, intitulada "Novas arenas de futebol: modelo, perspectivas e sustentabilidade". O evento, na Escola de Administração da UFBA (EAUFBA) terá como palestrante Ricardo Azevedo, diretor de marketing do Esporte Clube Vitória. Mais informações: 3283-7333/7334 ou pelo e-mail nea@ufba.br.

Ibama aplica mais de R$50 milhões em multas em Barreiras/BA

Em operações realizadas entre 1º de setembro de 2009 e 6 de setembro de 2010, a Gerência Executiva do Ibama em Barreiras aplicou R$ 50,9 milhões em multas decorrentes de 137 autuações.

A gerência, localizada no bioma Cerrado no Oeste da Bahia, faz operações rotineiras e outras previstas no Planejamento Nacional Anual de Proteção Ambiental - PNAPA. Das 137 infrações, 26 autuações foram relacionadas ao Cadastro Técnico Federal (R$ 1,1 milhão), 25 ao controle ambiental (R$11,8 milhões), 16 à fauna (R$ 101 mil), 64 à flora (R$ 37,9 milhões), e seis à pesca (R$12,9 mil).

No próximo dia 11 de setembro será comemorado o dia do Cerrado e os dados refletem o quanto o bioma vem sendo ameaçado por atividades degradantes e ocupações desordenadas. O Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado - PPCerrado diagnosticou a região do Oeste baiano como uma das mais vulneráveis do bioma sendo prioritária a realização de operações de monitoramento e fiscalização.

Ascom Barreiras/BA

CAFÉ CIENTIFICO - 13/09/2010

Local: LDM - Livraria Multicampi, na Rua Direita da Piedade, 20, Piedade

Nanotecnologia e Nanociência: O que é? Como se faz? Para que serve? Que perigos encerra?

Caio Mário Castro de Castilho (Instituto de Física/UFBA)

Neste seminário serão apresentados alguns aspectos relativos ao que atualmente se denomina de Nanotecnologia e Nanociência. Após um brevíssimo histórico a respeito de alguns marcos do desenvolvimento destas áreas de atividade, serão discutidos o significado destes termos, como se realizam investigações e como se executam atividades relativas ao tema, quais os seus potenciais benefícios, algumas das suas aplicações e algumas perspectivas, inclusive a respeito dos perigos que potencialmente estas atividades podem encerrar.

A apresentação será feita numa linguagem simples, accessível a um público leigo mas com o necessário rigor no emprego na terminologia e na formulação dos conceitos.

Bibliografia sugerida (disponível na rede):
Parcerias Estratégicas/Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – no 18, (agosto de 2004) – Brasília: CGEE 2004.
Iguape: curso de tecnologias sócio-ambientais sustentáveis acontece entre os dias 9 e 12 de setembro, em Camaçari

Técnicos do Estado e lideranças da Baía do Iguape participam de curso de Permacultura

Entre os dias 9 e 12 de setembro, acontece o curso de Introdução à Permacultura (tecnologias sócio-ambientais sustentáveis), em que técnicos do Estado e 18 lideranças da zona rural de São Félix, Maragojipe e Cachoeira (Recôncavo Sul) terão a oportunidade de aprender novas técnicas para o melhor aproveitamento e qualidade do solo, como, por exemplo, a utilização da água das chuvas. O curso será ministrado no sítio Mangará, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

De acordo com a pedagoga Silvani Honorato, da Coordenação Socioambiental do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), o curso foi desenvolvido pelo órgão especialmente para atender pescadores, marisqueiras, quilombolas, extrativistas, artesãos e demais moradores de pequenos povoados da região como uma forma de capacitá-los a usar seus recursos naturais sem agredir o meio ambiente. “Este curso foi elaborado para atender a demanda da região e tem como objetivo fortalecer a educação ambiental no campo. Os participantes vão conhecer algumas técnicas como banheiro seco, uso de resíduos sólidos, adubo orgânico, além de captar água da chuva para o uso em plantações, já que o índice pluviométrico na região é abundante”, explica.

Segundo Silvani, o mesmo curso já foi ministrado, há dois anos, para 22 assentados da região no Baixo Sul. “O curso já vem dando resultados importantes para melhoria de qualidade de algumas comunidades. No município de Maragojipe, por exemplo, foi aplicada, há exato um ano, a prática da técnica de secador de frutas para a desidratação. Os alunos adaptaram a técnica a sua realidade e fizeram um secador de peixe”.

Em Camaçari, os técnicos do Estado e lideranças da Bacia do Iguape terão ainda a oportunidade de discutir sobre Economia Solidária, com a presença de um representante da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Setre). Conforme a pedagoga, está previsto para o próximo mês de outubro, outro curso de Introdução à Permacultura, mas desta vez voltado para gestores municipais da região. “Entendemos a importância de integrar as ações de educação ambiental sustentável também com os gestores públicos para que eles se tornem colaboradores e seja possível realizar não só ações pontuais, mas sustentáveis”, ressalta Silvani.


Este artigo veio de INGÁ
http://www.inga.ba.gov.br1

O endereço desta história é:
http://www.inga.ba.gov.br/modules/news/article.php?storyid=10582

Links
http://www.inga.ba.gov.br/http://www.inga.ba.gov.br/modules/news/article.php?storyid=1058

DIÁRIO OFICIAL DA BAHIA

TERMO ADITIVO Nº 02 AO EDITAL Nº 050/2010

O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, torna pública a exclusão dos Cursos, no Polo de Jequié, do Anexo I - Quadro de Vagas - Edital nº 050/2010 –, republicado no dia 24/08/2010, referente ao Processo Seletivo para cursos de Pós-Graduação - lato sensu - na modalidade a distância:

EXCLUSÕES



Educação a Distância

Gestão Pública Municipal

Gestão Pública


GABINETE DO REITOR DA UNEB, 10 de setembro 2010.

Lourisvaldo Valentim da Silva - Reitor

fonte:http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DO_frm0.html

Cleanup Day Bahia 2010

Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos
Biota Aquática
No sábado, dia 18 de setembro de 2010, das 07:00h às 17:00h acontecerá na praia do Porto da Barra, sob a coordenação do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) o Cleanup Day Bahia 2010 com atividades voltadas à sensibilização ambiental no Dia Mundial de Limpeza de Praias.
Durante todo o evento serão realizadas coletas de lixo na areia da praia e dentro d’água, triagem e destinação dos itens coletados, abordagens de sensibilização com os banhistas e transeuntes, além de dinâmicas e brincadeiras com as crianças, tendo sempre como temática o lixo marinho e a conservação dos ambientes aquáticos em prol da melhoria da qualidade de vida.
O Cleanup Day Bahia é realizado em Salvador desde 2006 pelo Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática), na praia do Porto da Barra. Desde o primeiro ano de realização do Cleanup Day Bahia já foram retiradas mais de 10 toneladas de lixo desta praia, envolvendo mais de 250 voluntários atuando para a sua realização e atingindo um público superior a 15.000 pessoas.
Na edição de 2010 do Cleanup Day Bahia estarão atuando na organização do evento um grupo de aproximadamente 60 voluntários, além dos membros do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática). Dentre a equipe organizadora do evento constam instrutores de mergulho, biólogos, mergulhadores, turismólogos e pessoal capacitado em primeiros socorros médicos e enfermagem.
Os interessados em participar das atividades de mergulho durante a realização do Cleanup Day Bahia 2010 poderão fazer de duas formas, em mergulho livre até os 5m de profundidade e em mergulho autônomo através da Escola de Mergulho Dive Bahia. Todos os interessados em participar das atividades de mergulho deverão preencher e assinar um termo de reconhecimento de riscos.
Apoiam de diversas formas e possibilitam a realização do evento a Tecon Salvador (Grupo Wilson, Sons), a Dive Bahia, a FTC Verde, o Instituto de Direito Ambiental (IDA), o Instituto Social da Bahia (ISBA), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Pró-Mar/GDK, o Projeto Meros do Brasil, o Rotary Clube de Salvador e a Unidade Municipal do Serviço Integrado de Atendimento Regional - SIGA 6 (Prefeitura Municipal do Salvador).
Os representantes do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) responsáveis pelo evento são:
• Rodrigo Maia-Nogueira - 9606-8031
• Janete Gomes Abrão-Oliveira – 9627-5552 / 9204-4497
• Gustavo Freire de Carvalho-Souza – 9957-8164
Atenciosamente,
Rodrigo Maia-Nogueira
Diretor Geral
Colegas,
Mais uma vez, o edital de renovação do Conselho Gestor da APA Joanes-Ipitanga. O prazo previsto para inscrição vai até o dia 22.09.10. Dessa forma, solicitamos o apoio de todos no sentido de divulgar o edital junto às suas instituições e efetuarem a inscrição.
A participação de todos é fundamantal nesse processo.

APA Joanes-Ipitanga
Secretaria de Meio Ambiente da Bahia
Estrada do Coco, Km 2,5, Shoping Litoral Norte, Sala 09, Posto do SAC
42.700-000 - Lauro de Freitas - BA
Tel: 71 - 3287-2627 e 3287-2626

COELBA




EVENTOS EM OUTROS ESTADOS



Curso de Fertilização in vitro e Manipulação de Embriões
18 de setembro
Belo Horizonte - MG

Local: Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix;
Programação:

Manhã- Conteúdo teórico
09:00 - 10:00 Técnicas de Laboratório em Reprodução Assistida (RA)

10:00 - 10:40 Fertilização in vitro (FIV)

10:40 - 11:00 Coffee Break

11:00 - 12:00 Organização de um laboratório de FIV

12:00 - 13:00 Criopreservação de gametas e embriões

13:00 - 14:00 Almoço


Tarde - Conteúdo prático
14:00 - 15:00 Prática:Preparação dos meios de cultura /Confecção de placas

15:00 - 16:15 Prática: Técnicas de manipulação de embriões – Fertilização in vitro (FIV) convencional

16:15 - 16:30 Coffee Break

16:30 - 17:30 Prática: Transferência de embriões (preenchimento de cateter)

17:30 - 18:00 Encerramento e entrega de certificados


Investimento: R$ 240,00
Realização: FERTITEC



Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Postado por Eventos de Biologia às 17:38:00 0 comentários Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz



International School on Marine Ecology and Ecotoxicology
23 a 31 de outubro
Arraial do Cabo - RJ

A escola é uma iniciativa do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da conferência PRIMO (Pollutant Responses in Marine Organisms), tendo como principal objetivo estimular a curiosidade de estudantes de pós-graduação para questões relevantes e discutir as bases das ciências ambientais.


Esta é uma oportunidade única para estudantes de pós-graduação de diferentes países interarigem e discutirem os fundamentos da ciência ambiental: a arte de observar e fazer perguntas interessantes.

Não há taxas de inscrição e a organização do evento proverá transporte (Rio-Arraial-Rio), acomodações (quartos para 2-3-4 pessoas) e uma refeição diária durante o período em que se realizará a escola.


A programação completa e as instruções para inscrição podem ser conferidas no nosso site:http://bioletim.biof.ufrj.br/ismee





15 a 19 de janeiro de 2011
Monte Belo - MG

Tema: "A CONSERVAÇÃO DAS INTERAÇÕES ECOLÓGICAS";
Local: RPPN Fazenda Lagoa;

Programação: Curso teóricos-práticos, palestras;

Inscrições:

Obs: O preço de Participante 4 X 105,00
Os valores incluem:* CINCO DIAS DE CURSO COMPLETO!;
* Hospedagem em alojamento da RPPN;
* Alimentação (três refeições por dia);
* Certificado com validade institucional.

Organização:
Rafael Laurindo
Responsável geral, ISMECN.
Roberto Leonan M. NovaesOrganização científica, UFRJ.
Maria Cristina Weyland VieiraApoio técnico, ISMECN.

Informações:
ecosulmg@gmail.com
(35) 9812-8677 - Rafael
(21) 8563-6740 - Roberto






27 de setembro a 1 de outubro
Fortaleza - CE

IX SEMANA DA BIOLOGIA
Local: Universidade Estadual do Ceará (UECE);
Programação: Palestras, mesas-redonda, mini-cursos, apresentação cultural;

Inscrições:

Períodos de inscrições no evento Graduandos Professores
De 26 de julho até 26 de agosto R$ 20,00 R$ 40,00
De 27 de agosto até o início do evento R$ 25,00 R$ 50,00

*Mini-cursos: R$10,00

Organização: CA Charles Darwin de Ciências Biológicas/ PET - Ciências Biológicas UECE.
Patrocínios e Apoio:
Zootech/ INEPEC / Instituto Pró-Morcegos.




XXII Semana Nacional de Oceanografia
19 a 25 de setembro
Itanhaém - SP

Tema: Oceano Vivo: Sustentabilidade e Preservação da Biodiversidade;

Programação: Palestras, oficinas, mini-cursos, apresentações de trabalhos, jogos, eventos culturais;

Inscrições:

Data Limite Até 1º de Agosto Até 1º de Setembro Até 9 de Setembro
Graduação R$ 40,00 R$ 50,00 R$ 60,00
Graduado R$ 60,00 R$ 70,00 R$ 80,00
Minicursos R$ 20,00
Oficinas R$ 15,00

Organização: IO Júnior/ CA Panthalassa.

Oecologia Australis
Prezados amigos,

Oecologia Australis (ISSN: 1981-9366 e 1980-6442) é um periódico editado
pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (PPGE/UFRJ). Dedica-se a publicação de artigos de revisão nas
diversas áreas de Ecologia e está indexada nas bases Scopus, SEER/IBICT,
Scientific Commons, Dialnet e Latindex (sendo atualmente avaliada pelo
SCIELO).

Convidamos pesquisadores que desenvolvam atividades em Ecologia a submeterem
artigos de revisão bibliográfica em português, espanhol ou inglês para
publicação no número de submissões espontâneas que será lançado em Dezembro
de 2010. Os autores com interesse na inclusão de seus artigos de revisão
neste número deverão fazer a submissão – de acordo com as normas disponíveis
no site – até 15 de setembro de 2010.

Informações adicionais sobre Oecologia Australis como as normas para
publicação e números já publicados, estão disponíveis no site
http://www.oecologi aaustralis. org/.

Atenciosamente,

Equipe Editorial Oecologia Australis

Seguidores