6 de setembro de 2010
UESC
De 25 a 27 de outubro
Mestrado em Ciência Animal
Seleção de Candidatos
Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Seleção de Candidatos
Uefs desenvolve projeto de revitalização das praias de Saubara
A Universidade Estadual de Feira de Santana está desenvolvendo um projeto de extensão no município de Saubara, localizado no Recôncavo Baiano, com o objetivo de melhorar as condições socioambientais do local.
O projeto beneficia os 14 quilômetros de praia que mais sofrem com a ação predatória de turistas e com a atividade pesqueira e marisqueira dos moradores locais. Em destaque, estão as praias de Cabuçu, Pedras Altas, Bom Jesus dos Pobres e Monte Cristo, as mais procuradas em épocas de veraneio.
O projeto, iniciado em março deste ano, já vem trazendo alguns resultados. Entre eles, a criação da Cooperativa de Badameiros de Saubara (COOBASA) através da intervenção do sistema de coleta do lixo com uma ação direta junto aos catadores de lixo e técnicos da Prefeitura. A perspectiva é transformar parte do lixo coletado em renda para as famílias envolvidas e reduzir a quantidade de resíduos sólidos despejados no meio ambiente.
Além disso, está sendo realizado um trabalho de educação ambiental no município - através de realização de reuniões, oficinas e seminários em escolas e envolvendo também agentes de saúde e lideranças comunitárias – e já foram instalados coletores seletivos nas praias para reduzir a quantidade de material poluente sugado pelas águas.
O projeto representa um investimento de 180 mil reais através do financiamento da FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Todo o trabalho é realizado através de uma equipe articulada por seis professores da Uefs, dois estudantes de pós-graduação, três estudantes de graduação e quatro estudantes do ensino médio.
Segundo o coordenador do projeto, o professor Ildes Ferreira, a degradação ambiental nas praias de Saubara representa uma ameaça a toda a comunidade. “É necessário que a comunidade que usufrui das belezas do local se articule com a organização local para que se faça o sentido inverso dessa degradação”, salienta.
Saubara possui 12 mil habitantes que vivem da pesca, da mariscagem e do turismo, mas em épocas de veraneio sua população chega a 40 mil pessoas, grande parte de Feira de Santana, segundo técnicos da Prefeitura Municipal.
Vívian Servo Leite
Seminário de Pós-Graduação em Ciências Biológicas
As experiências vivenciadas, o padrão de qualidade, as fontes de financiamento e o impacto na vida profissional dos egressos serão temas abordados no Seminário de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, previsto para 18 e 19 de novembro na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). As inscrições, gratuitas, já estão abertas.
O Seminário, iniciativa da Coordenação de Pós Graduação do Departamento de Ciências Biológicas da Uefs, tem o objetivo de promover o diálogo entre os cinco cursos de pós-graduação da área de Biologia. “Vamos discutir a contribuição desses cursos para o desenvolvimento científico e tecnológico da Região Nordeste”, revela a professora doutora Iara Crepaldi, diretora do Departamento de Biologia (DCBio).
O público alvo é composto por docentes e discentes de cursos de Pós-Graduação em Ciências Biológicas de instituições de ensino superior. O prazo para envio de resumos é o mesmo da inscrição: 19 de setembro.
Contato com a organização evento pode ser mantido através dos telefones (75) 3224-8019 begin_of_the_skype_highlighting (75) 3224-8019 end_of_the_skype_highlighting e 3224-8243. Confira outras informações no portal do DCBio (www.uefs.br/dcbio).
PROGRAMAÇÃO
18/11/2010
8:30 – 9:30
Conferência de abertura: Histórico e importância do ensino de pós-graduação no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana
Profª Eneida de Moraes M. Cerqueira (UEFS)
9:30 – 9:45
Intervalo
9:45 – 12:00
Exposição oral de trabalhos de alunos de pós-graduação selecionados pela comissão científica do evento
12:00 – 14:00
Intervalo
14:00 – 16:00
Mesa redonda: Estado da Arte do Ensino de Pós-Graduação no DCBio/UEFS
Mediador: Prof. Francisco de Assis R. dos Santos (UEFS)
Palestrantes: Prof. Aristóteles G. Neto (PPGBiotec)
Profª Flora Acuña Juncá (PPGZoo)
Prof. José Raniere F. de Santana (PPGRGV)
Prof. Antônio de O. Costa Neto (EBC)
Prof. Luís Fernando P. Gusmão (PPGBot)
16:00 – 16:15
Intervalo
16:15 – 18:00
Exposição oral de trabalhos de alunos de pós-graduação selecionados pela comissão científica.
19/11/2010
8:30 – 9:30
Palestra: A importância da pesquisa e da captação de recursos para a pós-graduação
Profª Ana Maria Giulietti Harley (UEFS)
9:30 – 9:45
Intervalo
9:45 – 11:45
Mesa redonda: A realidade profissional de egressos de PPG do DCBio/UEFS
11:45 – 14:00
Intervalo
14:00 – 15:00
Visitação aos painéis
15:00 – 17:00
Mesa redonda: Sustentabilidade dos Programas de Pós-Graduação
Mediador: Prof.. Luciano P. de Queiroz (UEFS)
Conferências
I. Avaliação de Programa de Pós-Graduação: Do credenciamento à manutenção do status de qualidade. (Prof. Márcio de Castro Silva Filho—CAPES)
II. A realidade dos Programas de Pós-Graduação no eixo sul-sudeste do Brasil (Profª Daisy Maria F. Salvadori – UNESP)
III. A sustentabilidade dos Programas de Pós-Graduação sob perspectiva de um coordenador (Prof. Francisco Carlos R. Barros Júnior – UFBA)
17:00 – 18:00
Conferência de encerramento: Contribuição dos Programas de Pós-graduação para o desenvolvimento científico-tecnológico do Estado da Bahia.
Profª Marluce Maria A. Assis (Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação - UEFS)
INSCRIÇÕES
Informações sobre inscrição e envio de resumo podem ser obtidas em www.uefs.br/dcbio
REALIZAÇÃO
Departamento de Ciências Biológicas
Coordenação de Pós-Graduação
APOIO
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Pró-Reitoria de Administração
Programas de Pós Graduação em: Biotecnologia, Botânica, Recursos Genéticos Vegetais e Zoologia
5 de setembro de 2010
Seminário sobre ecossistema – Saubara
Seminário O Homem, seus Avanços e a Forte Influência no Ecossistema O evento pretende discutir os possíveis impactos ambientais, sociais e culturais gerados pela instalação do Estaleiro Enseada do Paraguaçú entre as cidades de Saubara, Salinas e Maragogipe. A intenção é desenvolver um trabalho de conscientização ambiental da população e levar para as salas de aula as discussões provenientes do seminário. Dia 10 de setembro, das 8h às 17h, em Saubara – Bahia Informações: www.asseba.com.br Realização: Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), Centro Educacional Marco Antonio do Carmo e Instituto de Água e Climas (INGÁ). http://www.uneb.br/calendario/2010/09/10/ascom-recomenda-seminario-o-homem-seus-avancos-e-a-forte-influencia-no-ecossistema-saubara.html
Doutorado em educação – Aluno regular: término das inscrições
[Image] Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) abre inscrições para seleção na categoria de aluno regular (2011) para o curso de doutorado. Local: no Prédio da Pós-Graduação do Campus I, em Salvador. Inscrição (on-line): até 10 de setembro. O candidato deve apresentar comprovante de pagamento e documentos exigidos em edital na secretaria do PPGEduC, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Investimento: R$ 150. Informações: (71) 3117-2479 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3117-2479 end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting (71) 3117-2479 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3117-2479 end_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting e www.ppgeduc.uneb.br. Edital
Calendário
Realização: PPGEduC http://www.uneb.br/calendario/2010/09/10/mestradodoutorado-educacao-aluno-regular-termino-das-inscricoes.html
14ª Jornada Científica – Salvador
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da UNEB já deu início aos preparativos para a 14ª Jornada Científica da universidade. O evento, que deve reunir 400 participantes, entre bolsistas e orientadores, pesquisadores e ouvintes, vai apresentar os resultados das pesquisas e trabalhos realizados pelos estudantes dos programas de iniciação científica (IC) da instituição desenvolvidos no período entre agosto de 2009 e julho deste ano. Durante a jornada científica será avaliado o fortalecimento da iniciação científica na UNEB, a exemplo da ampliação da oferta do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/Ações Afirmativas). O programa foi contemplado no mês de agosto com mais oito bolsas de IC pelo CNPq, totalizando 24, as quais são destinadas aos estudantes cotistas da universidade. Cada bolsa tem valor de R$ 360 mensais e validade de 12 meses. Dias 27 e 28 de setembro, no Campus I, em Salvador. Informações: (71) 3117-2350 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3117-2350 end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting (71) 3117-2350 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3117-2350 end_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting. Realização: PPG. http://www.uneb.br/calendario/2010/09/27/14%c2%aa-jornada-cientifica-salvador.html
Especialistas discutem desordens genéticas em Salvador
Acontecem em Salvador, de 7 a 10 de setembro, o VI Congresso Brasileiro de Triagem Neonatal e o XXII Congresso Brasileiro de Genética Médica. Segundo os organizadores, "trata-se da oportunidade de reunir em um só lugar as discussões sobre prevenção, diagnóstico e atenção a saúde dos indivíduos e famílias que apresentam desordens genéticas, bem como temas específicos dos programas de triagem neonatal". O congresso, que contará com palestras e apresentações de trabalhos de pesquisadores da UFBA, está com inscrições abertas e programação disponível no endereço eletrônico http://www.cbtn-cbgm2010.ufba.br/.
UFRB sedia encontro regional da SBPC
Entre os dias 14 e 17 de setembro a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia sedia a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A SBPC reúne estudantes, professores e pesquisadores das instituições de ensino superior, médio e fundamental, institutos de pesquisa e o público em geral para promover a difusão e estimular o debate a respeito das atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas em âmbito nacional, especificamente no Recôncavo. Paralelamente ao evento da SBPC, acontecem outras atividades, como a SBPC Mirim (para alunos do ensino fundamental e médio), a SBPC da 3.ª Idade, o IV Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia, o IV Seminário Estudantil de Pesquisa da UFRB, o IV Seminário da Pós-Graduação da UFRB e a IV Jornada Científica da Embrapa. Além disso, estão programadas atividades culturais, simpósios, praças e exposições.
As inscrições custam R$10,00 e podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.sbpcnet.org.br/reconcavo/home/ até o dia 3 de setembro, ou no primeiro dia do evento, no local. No sítio http://www.ufrb.edu.br/sbpc/ constam informações sobre hospedagens, transportes, restaurantes e outros serviços.
Umbuzeiro é tema de livro de professor da UFBA
Acaba de ser publicado o livro “Umbuzeiro: uma alternativa para o semiárido”, de autoria do Prof. Orlando Sílvio Caires Neves, docente de Biotecnologia Vegetal no Instituto Multidisciplinar em Saúde da UFBA (IMS), localizado no Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista. Segundo o autor, o umbuzeiro não é apenas uma simples frutífera da região Nordeste; ele é, antes de tudo, um destacado representante das potencialidades dessa região. Está inserido na cultura do sertanejo, para quem é uma planta sagrada, como bem afirma Euclides da Cunha em seu livro Os Sertões. A publicação visa à divulgação e difusão das informações produzidas cientificamente sobre o umbuzeiro, publicadas em diversos artigos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, anais de congressos, artigos da Internet e dados não publicados.
Salvador será palco de encontro regional de bioquímicos
Será em Salvador a realização da 10.ª Reunião Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), cuja programação dar-se-á concomitantemente ao 1.º Simpósio Latino-Americano de Neuroquímica, no período de 30 de outubro a 1 de novembro deste ano. As inscrições encontram-se abertas no portal da SBBq (http://www.sbbq.org.br), onde também está divulgado programa preliminar dos eventos, para os quais resumos de trabalhos serão aceitos até o próxima quarta-feira (dia 8 de setembro). A comissão organizadora local, sob a coordenação da Profa. Maria de Fátima Dias Costa, conta com representantes de diversas unidades da UFBA e de outras instituições do Estado da Bahia.
Vagas em projeto de capacitação de produtores rurais - BA
É desejável que o candidato atenda os pré requisitos abaixo:
Habilitação: Formação acadêmica na área;
Domínio do conteúdo específico;
Capacidade de instrutoria transformando conteúdos teóricos em práticas, levando em consideração os saberes e fazeres do público alvo;
Experiência como Facilitador/Instrutor de aprendizagens em comunidade rurais;
Flexibilidade para atuar com diversos públicos;
Domínio de técnicas grupais;
Boa comunicação;
Capacidade de adaptação a situações inesperadas em relação ao trabalho.
Capacidade de orientar o público-alvo para a formação de coletivos atuantes.
Envie seu curriculo para
Soane Matos:
soane@integro.org.br
EVENTOS EM OUTRAS REGIÕES
15 a 19 de janeiro de 2011
Monte Belo - MG
Tema: "A CONSERVAÇÃO DAS INTERAÇÕES ECOLÓGICAS";
Local: RPPN Fazenda Lagoa;
Programação: Curso teóricos-práticos, palestras;
Inscrições:
Obs: O preço de Participante 4 X 105,00
Os valores incluem:* CINCO DIAS DE CURSO COMPLETO!;
* Hospedagem em alojamento da RPPN;
* Alimentação (três refeições por dia);
* Certificado com validade institucional.
Organização:
Rafael Laurindo
Responsável geral, ISMECN.
Roberto Leonan M. NovaesOrganização científica, UFRJ.
Maria Cristina Weyland VieiraApoio técnico, ISMECN.
Informações:
ecosulmg@gmail.com
(35) 9812-8677 begin_of_the_skype_highlighting (35) 9812-8677 end_of_the_skype_highlighting - Rafael
(21) 8563-6740 - Roberto
Patrocínios e Apoio:
Zootech/ INEPEC / Instituto Pró-Morcegos.
IV Curso de Fertilização in vitro e Manipulação de Embriões
09:00 - 10:00 Técnicas de Laboratório em Reprodução Assistida (RA)
10:00 - 10:40 Fertilização in vitro (FIV)
10:40 - 11:00 Coffee Break
11:00 - 12:00 Organização de um laboratório de FIV
12:00 - 13:00 Criopreservação de gametas e embriões
13:00 - 14:00 Almoço
Tarde - Conteúdo prático
14:00 - 15:00 Prática:Preparação dos meios de cultura /Confecção de placas
15:00 - 16:15 Prática: Técnicas de manipulação de embriões – Fertilização in vitro (FIV) convencional
16:15 - 16:30 Coffee Break
16:30 - 17:30 Prática: Transferência de embriões (preenchimento de cateter)
17:30 - 18:00 Encerramento e entrega de certificados
International School on Marine Ecology and Ecotoxicology
IX SEMANA DA BIOLOGIA
De 26 de julho até 26 de agosto R$ 20,00 R$ 40,00
De 27 de agosto até o início do evento R$ 25,00 R$ 50,00
XXII Semana Nacional de Oceanografia
Data Limite | Até 1º de Agosto | Até 1º de Setembro | Até 9 de Setembro |
---|---|---|---|
Graduação | R$ 40,00 | R$ 50,00 | R$ 60,00 |
Graduado | R$ 60,00 | R$ 70,00 | R$ 80,00 |
Minicursos | R$ 20,00 |
---|---|
Oficinas | R$ 15,00 |
XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia
Avenida Rodrigo Otávio, 555 – Japiim
Tel: 55 92 3216-3513 begin_of_the_skype_highlighting 55 92 3216-3513 end_of_the_skype_highlighting
ATÉ 30 DE JULHO DE 2010 (ou primeiras 150 inscrições) | Valor em R$ |
Todas as categorias | 100,00 |
DE 1 DE AGOSTO A 30 DE SETEMBRO DE 2010 | Valor em R$ |
Sócio da SBI - Estudante de Pós-Graduação | 120,00 |
Não-sócio da SBI - Estudante de Pós-Graduação | 170,00 |
Sócio da SBI – Profissional | 250,00 |
Não-sócio da SBI – Profissional | 300,00 |
DE 1 DE OUTUBRO DE 2010 A 25 DE JANEIRO DE 2011 | Valor em R$ |
Sócio - Estudante de Pós-Graduação | 170,00 |
Não-Sócio da SBI - Estudante de Pós-Graduação | 220,00 |
Sócio da SBI – Profissional | 300,00 |
Não- Sócio da SBI – Profissional | 350,00 |
Tipo da Inscrição – DURANTE O EVENTO | Valor em R$ |
Todas as categorias | 400,00 |
|
|
Mini-cursos – R$ 50,00 |
XXX Encontro Regional de Botânicos (ES/MG/BA)
Programação: Conferências, mesas-redondas, mini-cursos, apresentação de trabalhos;
Inscrições:
| Até 30/08 | Após 30/08 |
Profissional sócio | R$ 50,00 | R$60,00 |
Profissional não-sócio | R$70,00 | R$80,00 |
Estudante sócio | R$20,00 | R$30,00 |
Estudante não-sócio | R$30,00 | R$40,00 |
Estudante de pós-graduação sócio | R$30,00 | R$40,00 |
Estudante de pós-graduação não-sócio | R$40,00 | R$50,00 |
Mini-curso para sócio | R$20,00 | R$25,00 |
Mini-curso para não-sócio | R$25,00 | R$30,00 |
Organização: Sociedade Botânica do Brasil e Universidade Federal do Espírito Santo.
I Curso de Verão em Genética
III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha
XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul e 8º Congresso da Sociedade Latinoamericana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos
ESTUDANTE SÓCIO DA SOLAMAC ESTUDANTE NÃO-SÓCIO DA SOLAMAC
Até 31/07/2010 R$90,00/US$45,00 R$ 115,00/US$60,00
Mini-cursos R$ 40,00/US$20,00 R$ 40,00/US$20,00
PROFISSIONAL SÓCIO DA SOLAMAC PROFISSIONAL NÃO-SÓCIO DA SOLAMAC
R$ 250,00/US$130,00 R$ 310,00/US$165,00
R$ 60,00/US$30,00 R$ 60,00/US$30,00
Submissão de trabalhos: até 31 de julho de 2010;
Organização: SOLAMAC
II Congresso Latinoamericano de Etnobiologia
Inscrições:
Categoria | Até 30/04/10 | Até 15/07/10 | Até o evento |
Profissional Sócio da SBEE e/ou SOLAE | R$ 150,00 | R$ 200,00 | R$ 250,00 |
Profissional não-Sócio | R$ 200,00 | R$ 250,00 | R$ 300,00 |
Estudante de Graduação Sócio da SBEE e/ou SOLAE * | R$ 50,00 | R$ 75,00 | R$ 100,00 |
Estudante de Graduação não-Sócio * | R$ 90,00 | R$ 120,00 | R$ 150,00 |
Estudante de Pós-Graduação Sócio da SBEE e/ou SOLAE | R$ 100,00 | R$ 150,00 | R$ 200,00 |
Estudante de Pós-Graduação não-Sócio | R$ 150,00 | R$ 200,00 | R$ 250,00 |
Representante de Comunidades Tradicionais* | R$ 25,00 | R$ 25,00 | R$ 25,00 |
MINI-CURSOS
Dias 09, 10, 11 e 12 - 08h30 às 10h00 Vagas: 30 (por mini-curso) | Até 30/04/10 | Até 15/07/10 | Até o evento |
Valores | R$ 30,00 | R$ 50,00 | R$ 75,00 |
Promoção: SBEE, SOLAE.
Realização: UFRPE, Universidade Católica de Pernambuco.
Novas embalagens de molho de tomate são um retrocesso ambiental
Geral Tags: consumo, lixo
As novas embalagens de molhos e extratos de tomate são um retrocesso ambiental. A indústria está substituindo as tradicionais latas de ferro por sacos de plástico laminado. As embalagens tradicionais eram de lata (ou folha de Flandres). As latas são fáceis de reciclar. E se decompõem totalmente se forem parar em algum terreno baldio ou lixão.
Já as novas embalagens criam um problema para o descarte. Elas são feitas com um material composto, que mistura camadas de plástico e metal. Hoje não há tecnologia economicamente viável para separar esses componentes e reciclá-los. Algumas entidades começam a tentar coletar esses sacos para fazer com eles outros produtos, como bolsas. Mas não dão conta de todo o volume produzido. Além disso, esse material não é biodegradável, como a lata. Se for parar na natureza, fica lá por milhares ou milhões de anos.
A substituição provavelmente tem razões econômicas. Os produtos embalados nos saquinhos custam quase a metade do preço do que as latas no supermercado. Também permite lançar saquinhos com quantidades menores de molho de tomate, o que evita desperdícios. Mas o custo ambiental pode ser mais alto do que a economia no caixa do supermercado.
Não é primeira vez que a indústria de embalagens passa por um retrocesso do tipo. Há poucos anos, os fabricantes de óleo de cozinha também trocaram as embalagens de lata por garrafas plásticas (tipo PET). As latas eram biodegradáveis. As garrafas PET não. Naquele caso, o grande diferencial foi a atratividade do produto. O consumidor preferia comprar o óleo na embalagem transparente.
A economia ou atratividade do produto para o consumidor vai resultar em um custo mais alto de descontaminação de ambientes naturais e na sobrecarga dos depósitos de lixo. Mas não dá para esperar que alguma empresa desafie sozinha a tendência do mercado e insista na embalagem ecologicamente correta. Em alguns casos, só a regulamentação governamental pode resolver isso.
(Alexandre Mansur)
Dissertação analisa sistemas de células fotovoltaicas
Trabalho trata da preparação de filmes de estanho
O Programa de Pós-Graduação em Física da UFBA realiza na próxima quarta-feira (dia 8 d setembro) a sessão pública de defesa da dissertação do mestrando Adilson Carlos Hermes, intitulada “Preparo de filmes finos de óxido de estanho II (SNO2) através do método Pechini para sistemas de células fotovoltaicas”. Orientado pelo Prof. Denis Gilbert Francis David (UFBA), tendo o Prof. Cesário Francisco das Virgens (UNEB) na co-orientação, o trabalho será analisado pela banca formada pelos professores Antonio Ferreira da Silva (IF-UFBA) e Marcos Malta dos Santos (IQ-UFBA), além do orientador. A defesa está prevista para as 15h, na Sala 502 do Instituto de Física da UFBA (Campus de Ondina).