30 de janeiro de 2015

UESC / Ciência Animal - Mestrado e Doutorado

Ciência Animal - Mestrado e Doutorado
Seleção de Alunos Especiais - Inscrições até 11/02

Seleção de Professor Visitante

Seleção de Professor Visitante


A Área de Ensino de Biologia do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) está selecionando docente na condição de professor visitante adjunto (com doutorado) e para regime de trabalho com dedicação exclusiva (DE) para atuar na referida Área.
Os interessados devem enviar por sedex:
-Currículo Lattes;
- Diploma de doutorado (cópia autenticada);
- CPF (cópia autenticada);
- RG (cópia autenticada).
A documentação deve ser enviada até o dia 24/02/2015 (data de postagem), para o Departamento de Ciências Biológicas – UESC, A/C: Coordenador da Área de Ensino de Biologia. O comprovante de postagem deverá, impreterivelmente, ser digitalizado e enviado para o e-mail (cbiolog@uesc.br) até dia 24/02/2015, A/C: Coordenador da Área de Ensino de Biologia.
Perfil do Candidato para a vaga de professor visitante:
- Graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas;
- Pós-Graduação em: Educação ou Ensino de Ciências;
- Possuir produção científica nos últimos cinco anos em periódicos indexados;
- Atuação em pesquisa e produção científica na(s) área(s) de: ensino e aprendizagem das ciências e/ou formação de professores de ciências e biologia.
Critérios relevantes para seleção do currículo pela Área de Ensino de Biologia:
1 – Experiência em coordenação e/ou participação em Projetos de Pesquisa;
2 – Experiência em orientação na graduação e/ou na pós-graduação;
3 – Experiência de docência na graduação e/ou na pós-graduação;
4 – Atuação em atividades de extensão.
O currículo selecionado será submetido aos trâmites previstos pela Instituição para a solicitação de abertura de uma vaga para professor visitante na referida área. Posteriormente, quando oportuno, será solicitado ao interessado, cujo currículo foi selecionado, que apresente os comprovantes das informações fornecidas. A não comprovação das informações contidas no currículo implicará na desclassificação do mesmo.

ACESSE: UESC.GOV

ICMBio aprova plano de ação para conservação de espécies ameaçadas do manguezal

 
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
 
PORTARIA Nº 9, DE 29 DE JANEIRO DE 2015
 
Aprova o Plano de Ação Nacional para Conservação das Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossiste-
ma Manguezal - PAN Manguezal, estabelecendo seu objetivo geral, objetivos específicos, ações, prazo de execução, abran-
gência, formas de implementação e supervisão (Processo no 02070.002930/2011-61)
 
 
ACESSE: IN.GOV.BR

26 de janeiro de 2015

5º. Congresso Brasileiro de Biologia Marinha

5º. Congresso Brasileiro de Biologia Marinha

TEXTO DO SITE DO CONGRESSO

A Associação Brasileira de Biologia Marinha tem a satisfação de anunciar a realização da quinta edição de seu principal evento, convidando todos os interessados a participar do Congresso. O CBBM é promovido pela ABBM bianualmente e será realizado pela segunda vez na região Nordeste. Além de contemplar uma programação científica ampla e de elevada qualidade, o CBBM é também o maior fórum de reunião dos associados da ABBM e abriga as assembleias ordinárias regulares da Associação.
Ao longo de sua breve história, o CBBM conquistou um estilo marcante, que é reconhecido por seus congressistas: elevado padrão de qualidade da programação, pontualidade das atividades programadas, atenção às demandas dos congressistas, concessões de premiações e homenagens, apresentação de painéis institucionais, incentivo à realização de reuniões paralelas etc. Estas características serão mantidas no 5º. CBBM e espera-se avançar em outros campos para tornar o evento ainda mais dinâmico.
Seguindo o exemplo da própria ABBM, o Congresso Brasileiro de Biologia Marinha não deve ser vinculado a nenhuma categoria profissional: todos e quaisquer profissionais e estudantes são muito bem-vindos no evento. A menção explícita à Biologia Marinha decorre da avaliação de que se trata da designação mais ampla e representativa do universo de trabalhos e ações que se esperam ver contemplados no evento.
A programação científica do 5º. CBBM encontra-se em elaboração e as diversas atividades do evento serão selecionadas e anunciadas neste sítio ao longo dos próximos meses. Contudo, diversas outras informações sobre o evento já estão disponíveis e devem ser consideradas pelos interessados no 5º. CBBM. Recomenda-se que visitas regulares sejam feitas a este sítio para que os interessados se atualizem quanto às novidades. Inscrições com preços promocionais poderão ser feitas até dezembro de 2014.
A Comissão Organizadora do 5º. CBBM espera oferecer um excelente congresso aos associados da ABBM e à comunidade interessada, apresentando no evento alguns dos avanços mais importantes em Biologia Marinha em todas as suas dimensões: pesquisa, divulgação científica, ensino, política científica, atividades econômicas e extensão.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE:
http://www.abbm.net.br/cbbm2015/

SBI promove Encontro Brasileiro de Ictiologia

SBI promove Encontro Brasileiro de Ictiologia

A Sociedade Brasileira de Ictiologia promove, de 1º a 6 de fevereiro de 2015, o XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia. O evento será realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife/PE. Esta é a segunda vez que o evento passa pelo Nordeste. Informações sobre inscrição podem ser conferidas neste link: http://sbi.bio.br/ebi2015.aspx.

Delegacia da Bahia será sede do CRBio-08

Delegacia da Bahia será sede do CRBio-08

Aprovada no dia 6 de junho, a criação do novo Conselho Regional de Biologia da 8ª região – CRBio-08 passa a abrigar três estados do CRBio-05: Bahia, Sergipe e Alagoas. O novo Conselho será instalado em Salvador, na atual Delegacia da Bahia, e tem como objetivo melhorar a atuação e a visibilidade desses estados. A nova sede irá aproveitar toda a estrutura da atual Delegacia para prestar, com eficiência, as demandas do CRBio-08.
Criada em 2001, a Delegacia da Bahia nasceu com o intuito de atender melhor aos biólogos registrados na Jurisdição, tendo em vista que a Bahia, juntamente com Pernambuco, é um dos estados com o maior número de registrados do Nordeste. Tratou-se de um passo importante do Conselho, visto que até o momento, a representação do estado estava restrita ao espaço físico do Instituto de Biologia, da Universidade Federal da Bahia, sob a responsabilidade da Conselheira Bióloga Profª. Lecticia Scardino Scott Faria (3848/05-D), com contribuição da Bióloga Profª Hermínia Maria de Bastos Freitas, como representante do CRBio-05 na Bahia.
A efetivação da Delegacia se concretizou durante a gestão da então Vice-Presidente do CRBio-05, a Conselheira Profª. Dra. Iracema Andrade Nascimento (0020/05-D) – elegendo o nome do Biólogo César Roberto Góes Carqueija (27013/05-D) (atual vice-presidente) como Delegado Regional. A efetivação só foi possível graças à mudança de local, já que o espaço no Instituto de Biologia da UFBA havia se tornado incompatível com o crescimento do número de registros no estado. Dessa forma, a Delegacia passou a funcionar no bairro da Barra, ampliando sua estrutura de equipamentos e de pessoal.
Como avanço desta nova situação, foi implantado o setor de fiscalização da Delegacia e a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica eletrônica, sendo esta última uma ação que gerou mais agilidade nesses processos, até então efetuados de forma manual. Neste período, a Delegacia teve como delegados, sucessivamente, o Biólogo César Carqueija, Robeilton Andrade Lima (27349/05-D) e Altanir Marinho.
Em 2011, o já Conselheiro Vice-Presidente César Carqueija sensibilizou os membros da Diretoria e do Plenário para a necessidade de aquisição de um novo espaço físico para funcionamento da Delegacia da Bahia, considerando o crescimento vertiginoso do número de registrados residentes no estado e, principalmente, pela perspectiva que se ensaiava da criação de uma nova Regional no Nordeste, tendo Salvador como município sede. Assim, foi adquirido um novo imóvel para funcionamento da Delegacia da Bahia, situado no bairro do Comércio, centro financeiro e comercial de Salvador, que foi reformado considerando a perspectiva futura da criação de uma nova Regional.
Com ótima infraestrutura e corpo funcional ampliado e preparado, a Delegacia se tornou um exemplo de eficácia dentro do próprio CRBio-05, prestando um serviço de excelência aos registrados. Desta forma, a atual Delegacia da Bahia encontra-se preparada em estrutura física e administrativa para se tornar a nova sede do recém criado Conselho Regional de Biologia – 8ª Região (CRBio-08).

Seguidores