15 de outubro de 2011

Cursos para UFESBA serão discutidos ainda este mês


O secretário Gustavo Lisboa está empolgado com a implantação da Ufesba

Um amplo debate com a sociedade regional está agendado para o período de 25 a 28 de outubro com a finalidade de debater os cursos que deverão ser oferecidos pela Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba). a informação foi prestada pelo secretário da Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa, que esteve em Brasília para acertar a realização do encontro.

Segundo Gustavo Lisboa, por determinação do Ministério da Educação, a Ufesba será tutelada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e, de acordo com informações prestadas pelo Chefe de Gabinete da Reitoria da Ufaba, Fernando Rego, todos os esforços serão envidados para acelerar a elaboração de uma proposta para a Ufesba.

Reuniões com essa finalidade já foram realizadas nas cidades de Porto Seguro e Teixeira de Freitas, que abrigarão campi da Ufesba. Na opinião do professor Gustavo Lisboa, a nova universidade representa o maior avanço na área intelectual do Sul da Bahia, região que vem se desenvolvendo e que terá a oportunidade de formatar cursos capazes de formar os profissionais responsáveis pela inovação necessária do Sul e Extremo Sul.


fonte:http://www.ciadanoticia.com.br/v1/


Mais de 200 pássaros apreendidos em Santo Estevão

Mais de 200 pássaros apreendidos em Santo Estevão

Da Redação

Cerca de 220 pássaros silvestres foram apreendidos na manhã deste sábado (15) durante a operação Pássaro Livre, realizada pelas polícias Civil e Militar no município baiano de Santo Estevão, de acordo com informações da ambientalista Telma Lobão, que participou da ação. Entre as espécies apreendidas estavam azulão, canário da terra, caboclinho, papa capin, pássaros preto, entre outras, encontradas em uma feira livre da cidade e na casa de um dos acusados de tráfico de animais, onde foram apreendidos 133 pássaros e 19 arapucas.

Conforme informações do delegado titular de Santo Estevão Antônio Carlos de Sena, durante a operação foram presos Adenisio Souza da Paz, 26 anos, e Édson Alves dos Santos, 42 anos. Os acusados foram encaminhados a delegacia para registra a ocorrência, e liberados para aguardar julgamento em liberdade.

Após a ação os pássaros foram libertados em uma fazenda de preservação do município.

Seminário propõe discussão sobre prevenção e redução de desastres



Conselho Regional de Psicologia é parceiro da UFBA


A Escola Politécnica e a Faculdade de Arquitetura da UFBA abrigam no período de 17 a 23 de outubro o Seminário de Inovações Científicas para Prevenção e Redução dos Desastres. O evento é uma atividade da Semana Nacional de Popularização da Ciência e Tecnologia desenvolvida pelo CNPq em todo o país através do Ministério de Ciência e Tecnologia, implantado e patrocinado através do edital No 17/2011 pela Fapesb e pelo Conselho Federal de Psicologia. Este projeto está sendo realizado pela UFBA, através do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (MEAU) e do Grupo de Riscos Ambientais e Urbanos (GRAU), com a parceria do Conselho Regional de Psicologia (CRP03). O GRAU é um grupo de pesquisas interdisciplinar registrado no CNPq. Tem como objetivo a criação e difusão de conhecimentos e produtos para redução dos riscos, prevenção e redução dos desastres. É composto por professores e estudantes de diversas universidades com diferentes formações. Foi gerado do MEAU com apoio do CNPq.

Gratuito, o seminário consta de uma série de palestras seguidas de debate, com o propósito de apresentar resultados de pesquisas, estudos, reflexões e experiências nas áreas de prevenção, preparação e respostas às situações de emergência e de desastres de origem natural. As palestras e discussões acontecem nos auditórios Magno Valente (Escola Politécnica) e Mastaba (FAUFBA) e o encerramento está previsto para o auditório do CRP03, localizado na Rua Aristides Novis, 27 – Federação. Mais informações: www.crp03.org.br; www.grau.ufba.br; inovadesastres@gmail.com; e (71) 3247-6716 (Luana), das 14 às 18h.

Seminário em Caetité socializa pesquisas sobre região sertaneja



Vicente Andrade
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus VI da UNEB, em Caetité, promove, a partir da próxima segunda-feira (17) até o dia 19 de outubro, na unidade, o seminário Os Sertões da Bahia.

A iniciativa, que é organizada pelo Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL) do DCH, objetiva reunir estudantes, professores e pesquisadores da área para debater acerca das novas interpretações sobre a região sertaneja.

“Queremos socializar as pesquisas da UNEB sobre os sertões da Bahia, fazendo uma interlocução com o que é produzido em outras instituições de ensino superior”, explica o professor Paulo Duque, coordenador do grupo de pesquisa.

Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site do seminário, até o dia 17. A taxa é de R$ 15.

A programação do evento prevê a realização de mesas-redondas, apresentações de trabalhos, e a exibição do documentário A Tragédia do Tamanduá, filme que retrata chacina de 22 pessoas de uma mesma família, motivada por disputas de terra e exercício de poder no município Belo Campo (BA).

O seminário Os Sertões da Bahia tem apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Informações: DCH/Campus VI – tel. (77) 3454-2021.

Pobreza extrema na BA: diretor do Ipea apresenta pesquisa nesta segunda (17)


Jairo Santana
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


O seminário A dimensão e a medida da pobreza extrema no Brasil: o caso da Bahia, promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da UNEB, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) — vinculado à Presidência da República —, acontece nesta segunda-feira (17), às 9h, no teatro da universidade, no Campus I, em Salvador.

Estudantes, professores, pesquisadores e público interessado podem solicitar inscrição (gratuita), até o dia do seminário, por meio do envio das informações nome, curso, ocupação, telefone e instituição a que está vinculado para o e-mail contatoppg@uneb.br.

A ação conta com a participação do diretor de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea, Jorge Abrahão de Castro, que vai apresentar uma pesquisa sobre os pontos vulneráveis do estado, destacando onde as políticas públicas podem atuar para reduzir a miséria na Bahia.

Segundo Adauto Silva, assessor da PPG, há uma escassez de dados sobre o tema e “esse levantamento traz informações mais precisas das realidades locais e vem cobrir algumas lacunas sobre a pobreza no estado. O trabalho vai servir como manancial de conhecimentos para os pesquisadores da UNEB”.

O estudo, baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra um estudo comparativo entre cidades da Bahia, a exemplo de Itapetinga, que apresenta uma concentração de pobres de 5,7% e Sítio do Mato, que tem um índice de 51,2%.

Os dados também demonstram que a renda familiar per capita dos baianos subiu de R$ 300, em 2001, para R$ 400, em 2009. O trabalho vai pautar as ações do programa federal Brasil sem Miséria.

Para fins do estudo, considera-se em situação de pobreza extrema o indivíduo que vive com menos de R$ 70 por mês, conforme diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU).

Jorge Abrahão de Castro

Jorge Abrahão de Castro é graduado em estatística pela Universidade de Brasília (UnB) e tem doutorado em ciência econômica pela Universidade de Campinas (Unicamp). É pesquisador associado da UnB e do Ipea.

O estatístico tem larga experiência na área de economia, atuando principalmente nas áreas de políticas sociais, educação, financiamento da educação, financiamento e gasto social e gastos públicos.

O diretor esteve em Salvador nos dias 4 e 5 de outubro, acompanhado de gestores do Ipea, para participar da Conferência do Desenvolvimento (Code), edição Bahia, evento realizado pelo Ipea em parceria com o governo do estado.

A programação contou com debates sobre os desafios que envolvem o desenvolvimento do Brasil e do Nordeste.

Informações: PPG – tel. (71) 3117-2322 e site www.ppg.uneb.br.

Brechó Solidário 2011: UFBA no maior evento de trocas de Salvador



Evento de conscientização sobre efeitos do consumo

Tudo pronto para o Brechó Eco Solidário 2011, dia 29, no Parque da Cidade. Organizado pela UFBA e várias instituições de ensino e da sociedade civil de Salvador, o Brechó é um grande mercado de trocas de bens usados através da moeda social “grão”. Trata-se de importante evento de conscientização sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e incentiva os participantes a pensar em outras formas de consumir, mais saudáveis, com menos desperdício e priorizando produtos das cooperativas de economia solidária, diz uma das coordenadoras, a professora de Administração da UFBA Suzana Moura. O Brechó Eco Solidário é realizado anualmente em conjunto com um mercado de produtos de cooperativas e diversas atividades culturais (música e dança), de caráter formativo (atividades de educação ambiental) e de saúde integral (aulas de ioga, biodança, qiqong, massagens, reiki, etc).

Dentre os participantes deste ano está prevista palestra de Patrick Viveret, filósofo e autor do livro “Reconsiderar a Riqueza” e Henryane de Chaponay, ativista internacional que participou da elaboração da proposta de criação do Fórum Social Mundial, assim como da Rede Diálogos em Humanidade. Genéviève Ancel, coordenadora do Dialogues en Humanité de Lyon e articuladora do Dialogues em nível internacional também deve participar. Por motivos de saúde, a presidente do Dialogues em Humanité, Danielle Miterrand, não poderá viajar ao Brasil.

No Brechó – dia 29 de outubro, no Parque da Cidade, das 10h às 17h – o público poderá trocar seus bens por “grãos” nos postos do local e participar de todas as atividades disponíveis.

As universidades foram pioneiras na sua realização a partir de 2006, mas a cada ano novas parcerias se somam com instituições do setor público, empresas e ONGs. Em 2011, o evento continua a ser construído de maneira autogestionária e coordenado pela Associação Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania. A expectativa é reunir cerca de 300 pessoas, voluntárias de diversas instituições, sobretudo professores e estudantes das universidades parceiras (UFBA, Unifacs, Universo, UNEB, dentre outras), além de empreendedores da Economia Solidária, artistas, terapeutas holísticos e pessoas engajadas em “praticas do futuro emergente”.

Desde 2010, o Brechó Eco Solidário é a expressão brasileira do “Dialogues en Humanité”, realizado anualmente a patir de 2002 em Lyon, França. O evento francês tem se descentralizado com novas parcerias e eventos afins em várias cidades do mundo a exemplos de Berlim/Alemanha, Bangalore/India, Riad/Marrocos, dentre outras. O Dialogues possibilita ao público a discussão e vivência de inovações na sociedade face aos desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais da humanidade.

Mais informações http://ecobairro.wordpress.com/2011/10/12/520/

Mestrado em biodiversidade vegetal oferece 30 vagas para aluno especial


Henrique Soares
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal (PPGBVeg) da UNEB vai abrir período de inscrições, de 17 a 21 de outubro, para seleção de aluno especial 2011.2 do mestrado.

De caráter interdepartamental, a pós-graduação, que tem sede no Campus VIII da universidade, em Paulo Afonso, tem atividades também nos campi II (Alagoinhas) e VII (Senhor do Bonfim) da instituição.

Ao se inscrever, os candidatos devem apresentar ficha de inscrição, comprovante de pagamento, termo de compromisso e documentos especificados em edital na secretaria do programa, localizada no Departamento de Educação (DEDC) do Campus VIII, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30.

Há ainda a opção de enviar os documentos autenticados pelos Correios (via Sedex). O valor da taxa de inscrição é de R$ 50 (o curso é gratuito).

O programa, voltado para profissionais de ciências biológicas, engenharia agronômica, farmácia e áreas afins, disponibiliza 30 vagas, distribuídas nas disciplinas: sistemática e filogenia de angiospermas, sistemática da tribo ceramieae, identificação de angiospermas tropicais com base em caracteres morfológicos, aspectos da biologia de briófitas, citotaxonomia e evolução cromossômica vegetal, e biotecnologia e melhoramento vegetal.

A seleção, que consta de análise do currículo e da justificativa do candidato, está prevista para acontecer no dia 27 de outubro. Os aprovados serão conhecidos no dia seguinte (28) e devem se matricular em data a ser divulgada junto com o resultado final.

A coordenadora do PPGBVeg, Adilva Conceição, lembra que cursar o programa na categoria aluno especial é importante para aqueles que desejam entrar para o mestrado: “O aluno pode adiantar as disciplinas e obter mais bagagem acadêmica para enfrentar a seleção para aluno regular”, explica.

Diego Daltro, que foi aluno especial do programa em 2010, acredita que é essencial ter a experiência daquela categoria.

“Depois de cursar as disciplinas, me sinto mais preparado para uma seleção de mestrado”, aponta Diego, que cursou as disciplinas nomenclatura botânica e identificação de angiospermas tropicais.

Informações: PPGBVeg/Campus VIII – tel. (75) 3281-7364.

14 de outubro de 2011

DIARIO OFICIAL DO ESTADO

Secretaria de Educação


Roberto Rivelino de Castro


Reinaldo de Jesus Santos

Química
Marcos Natal Gonçalves


Vanessa Lima Souza Vilar


Barbara Carine Pinheiro da Anunciação


Marta Jurema Mendes Batista


Ricardo Leal Cunha
SETOR SÃO CRISTOVÃO - PÓLO 9
MUNICÍPIO
DISCIPLINAS
CANDIDATOS
CLASSIF.
Salvador
Educação Física
Cássio Jose Laranjeira da Silva
Leonardo dos Santos Brandão

Arte
Eduardo Jose dos Anjos Pitta


Ligia Gomes Caldeiras

Inglês
Roberta Pereira Peixoto


Monica Cristine Alves Pena


Laiz Munire Sales Costa


Valdir Bispo Junior

Matemática
Ariana de Freitas Brito


Rodrigo Augusto Santos Silva


Valeria Souza Lima Vilaronga

Geografia
Leandro Galdino Monteiro Silva


Paula Angélica Reis Santos


Adeilton Oliveira Bispo


Robson Oliveira Lins
1º (*)

História
Maria Carolina Silva Martins da Silva


Tiago Santos Groba


George Gomes da Costa


Tatiana Farias de Jesus


Jose Américo Lima da Silva


Flavia Lago de Jesus Pereira


Luciana Soares Ramos

Filosofia
Soraia Borges Dopfer


Cainan Freitas de Jesus


Edilma Cristina Mota Costa

Sociologia
Leiany Liria Queiroz Cunha

Biologia
Cyntia Santiago Anjos Duarte


Quesia Carvalho Trindade


Sueli Lopes de Mattos

Física
Tarcio Henrique Ribeiro dos Santos


George Matos da Silva


Jorge Lucio Rodrigues das Dores


Jeova Lacerda Calhau


Ana Carolina Vasconcelos Cardoso

Química
Andrea de Jesus Santana


Frede Jorge Santiago Pita


Caroline Lisboa da Rocha Bittencourt


Elineide Clímaco Duarte Araujo
SETOR SUBURBIO - PÓLO 10
MUNICÍPIO
DISCIPLINAS
CANDIDATOS
CLASSIF.
Salvador
Educação Física
Clarice Silva Ribeiro


Thais Wanderley Gatis


João Milton da Silva Santos Junior

Arte
Naidi Lopes Bacelar de Oliveira


Geraldo Francisco dos Santos

Inglês
Leda da Conceição Oliveira Barreto


Magda Luiza Reis da Fonseca


Claudio Teles Santana


Carolina Lopes Vasconcelos

Matemática
Raimundo Raul de Brito Santos


Ualace Santana de Melo


Adriana Costa da Silva


Lucas Ramos dos Reis


Rafael Santos Cruz


Evantenor Barbosa Barbuda

Geografia
Dominique Ferreira do Amaral


Danusa da Purificaçao Rodrigues


Erivaldo Vieira Adorno


Lailson Lazaro do Valle Vigas


Aline Amaral da Silva Neves

História
Edemir Brasil Ferreira


Elisa de Moura Ribeiro


Aécio Lessa Macedo


Erico Abreu Nascimento


Fernando Araujo dos Santos


Luis Henrique Silva Sant´Ana

Filosofia
Regiane Lima Nascimento Pereira


Delor Gerbase Gramacho


Hilton Leal da Cruz


Luciana Silva de Almeida


Jose Marcio Soares Nunes
1º (*)

Sociologia
Israel de Jesus Rocha


Tiago Rodrigues Santos


Paulo Cesar de Brito


Jose Carlos da Exaltaçao Torres


Nadia Souza Dias

Biologia
Williams do Nascimento Fahel


Jose Manoel Farias Costa


Leila Patrício da Conceição Santos


Silvanir Pereira Souza


Rosemeire Machado da Silva

Física
Marcos Nascimento dos Santos


Rogério Santos da Silva


Bruno Andrade Sepúlveda


Eliomar Guerra Lima


Antonio Mauricio Rocha Meneses

Química
Fredson Santos Guimarães


Hugo Viotto Abreu


Isa dos Santos Barbosa


Uenderson Araujo Barbosa


Vanessa Dias Cordeiro


Anderson Bispo da Silva
REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR
PÓLO 1
MUNICÍPIOS
DISCIPLINAS
CANDIDATOS
CLASSIF.
Simões Filho
Educação Física
Eric Pereira Barbosa
Lauro de Freitas
Arte
Nadja Leal Cardoso de Melo


Marli Maria Bahia de Sousa


Valdomiro Jesus Miranda

Língua Portuguesa
Muriel Kilma Araujo Bastos Rocha

Inglês
Marta Hackspiel de Andrade Brito

Matemática
Paulo Henrique Ferreira Sampaio


Jorge Edson Soares Borges


Iraildes Santos Andrade


Munira Alves Ribeiro

Geografia
Julio Cesar Rocha Fontes Filho


Fabiula Moura de Souza Bomfim


Ana Cely Conceição Lima

História
Ricardo Eugenio Piauhy de Araujo


Tarcisio Jesus dos Santos


Maihara Raianne Marques Vitoria

Filosofia
Lilia Alves Aragão


Valmira Daltro de Santana Souza

Sociologia
Carlos Mauricio Castro


Jaqueline Conceição da Silva

Biologia
Oriana Leite Biao


Emile de Jesus de Lima


Andre Luis Sampaio Valadares


Eliane Maria Guimarães Andrade Ribeiro do Nascimento

Fisica
Marcio Jose Oliveira Ramos


Paulo do Nascimento Ferreira Junior

Química
Felipe Nascimento Novaes de Abreu Rodrigues


Aline Santos de Almeida


Paulo Henrique Lago Araujo
REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR
PÓLO 2
MUNICÍPIO
DISCIPLINAS
CANDIDATOS
CLASSIF.
Camaçari
Educação Física
Leandro de Assis Duarte
Dias D Àvila
Arte
Diana Brito Paiva

Língua Portuguesa
Elisangela Oliveira de Santana


Ludimila Cerqueira Gomes dos Santos


Antonio de Jesus Santos


Adielson Ramos de Cristo


Elisa Rodrigues Silva


Roseane Lima Nascimento
1º (*)

Inglês
Ana Claudia de Souza da Cunha


Diego Oliveira Pereira


Tainah Costa Melo de Brito Almeida


Fernanda de Oliveira Silva


Wilson Ferreira Alves
1º (*)

Matemática
Celso Henrique Motta Ribeiro


Ubaldo dos Santos Pereira


Marcio dos Anjos São Pedro

Geografia
Julio Cesar Barbosa


Elisangela Santos da Cruz


Jessica Santos da Silva

História
Iane Dias Cunha


Wagner Aragão Teles dos Santos


Marcos Antonio Pereira Orsa


Danielle Souza Santos


Rodrigo dos Reis Oliveira
José Alves da Silva
1º (*)

Filosofia
Luciano Xavier Nunes Rasteli


Sizenando de Araujo Goes Filho

Sociologia
Lidiane Freitas Costa


Bruno Evangelista da Silva

Biologia
Marcondes Porto Santos


Dayane Andrade Souza Serra


Samuel da Silva Santos


Patrícia Maria Ribeiro Cordeiro dos Santos


Luciana Santos Morais

Física
Cleber de Souza Silva

Química
Saulo de Tarso Figueiredo Grecco


Viviana Oliveira Mateus


Leonardo Brito da Silva


Catarina Candido de Oliveira
REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR
PÓLO 3
MUNICÍPIO
DISCIPLINAS
CANDIDATOS
CLASSIF.
Candeias
Educação Física
Heider Silva Souza
Paula Patrícia Lima Brito

Arte
Juliane do Rosário Melo
Madre de Deus
Língua Portuguesa
Priscila Santos Dantas


Rejane Lima de Queiroz

Inglês
Gilmar de Jesus Oliveira

Matemática
Laudijane Souza Puridade

Geografia
Araori Silva Coelho


Adila Barreto Oliveira


Neiva Carla de Souza Matos

História
Leila Assis de Jesus de Andrade


Rebeca Carla de Souza Vivas


Ângela Pereira Gregorio

Filosofia
Emanuel Moreno Pinho

Sociologia
Hamilton Ferreira de Assis

Biologia
Marco Antonio Façanha Marques


Catia Shirlane Araujo do Nascimento

Física
Paulo dos Santos Souto Junior




REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR
PÓLO 4
MUNICÍPIO
DISCIPLINAS
CANDIDATOS
CLASSIF.
Itaparica
Educação Física
Leane Emilia Franz Passos Conceição
Vera Cruz
Arte
Alessandro Queiroz Santos

Língua Portuguesa
Sidney Silva Lima

Inglês
Luiz Mario de Brito Pina

Geografia
Elton Costa de Lima

Biologia
Thaiane Conceição Cunha de Santana
(*) Item 4.1 do Edital SAEB/02/2010, Lei Federal nº 7.853 de 24.10.1989, e no Decreto Federal nº 3.298 de 20.12.1999 e suas alterações.
PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 13 de outubro de 2011.
JAQUES WAGNER
Governador
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
EDITAL Nº 106/2011
O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual n.º 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estarão abertas às inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética, Biodiversidade e Conservação (PPGGBC), Nível de Mestrado Acadêmico, com áreas de Concentração em “Genética e Biodiversidade” e “Caracterização e Análise Ambiental”, no Campus Universitário de Jequié, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital, observando as Resoluções 05/2007 e 19/2009, alterada pela Resolução nº 80/2009, do CONSEPE.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1. do período E DO LOCAL
1.1.1. As inscrições deverão ser efetivadas na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Universitário de Jequié, no período de 24 de outubro a 24 de novembro de 2011, no horário de 8:00 às 11:30 horas e das 14:00 às 17:30 horas.
1.1.2. As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou através dos Correios, desde que a documentação seja postada via Sedex, até o dia 20 de novembro de 2011 para o endereço abaixo, sendo que as inscrições postadas após aquela data serão devolvidas.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação
Av. José Moreira Sobrinho, s/n
Bairro Jequiezinho
Jequié-BA - CEP 45206-190
1.1.3. Não serão aceitas inscrições de candidatos por telefone ou e-mail e que não atendam aos requisitos estabelecidos por este Edital.
1.2. DO NÚMERO DE VAGAS
Até 27 (vinte e sete) vagas.
1.3. PÚBLICO ALVO
Poderão candidatar-se os profissionais portadores de diploma, ou de certidão de conclusão, ou alunos que sejam concluintes até a data de matrícula de cursos de graduação presenciais e reconhecidos pelo MEC, os quais devem ser emitidos pelos órgãos competentes das instituições de ensino.
1.4. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO
1.4.1. A documentação a ser entregue no ato da inscrição deverá ser organizada em envelope na seguinte ordem:
a) Cópia autenticada da carteira de identidade e CPF (ou carteira de habilitação);
b) Cópia autenticada do título eleitoral e comprovante de quitação com a justiça eleitoral;
c) Cópia autenticada do certificado de reservista (para candidatos do sexo masculino);
d) Cópia autenticada da folha de identificação do passaporte, quando estrangeiro;
e) Uma fotografia 3 x 4 recente, original e colorida;
f) Cópia autenticada do diploma de graduação, certificado de colação de grau ou declaração de provável concluinte de curso de graduação até a data da matrícula;
g) Cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação, de preferência, constando a média de rendimento acadêmico (somatório de todas as notas de disciplinas, de todos os semestres, dividido pelo número total de disciplinas);
h) Ficha de inscrição, conforme formulário disponível na página do Programa (Anexo I);
i) Carta de candidatura, conforme formulário disponível na página do Programa (Anexo II);
j) Curriculum vitae atualizado e personalizado (a partir de 2006), impresso diretamente da plataforma Lattes do CNPq, com fotocópias comprobatórias (uma via encadernada na ordem que aparecem no Barema – Anexo III).
1.4.2. Os candidatos que estiverem cursando o último semestre do Curso de Graduação poderão inscrever-se, mediante a apresentação de Declaração fornecida pelo órgão competente, na qual conste ser provável concluinte, sendo que os aprovados deverão comprovar, obrigatoriamente, para fins de matrícula, a conclusão do Curso.
1.5. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRICÕES
O resultado da homologação das inscrições será divulgado na página do Programa até o dia 30 de novembro de 2011.
2. DO INÍCIO DO CURSO
O Curso terá início no dia 12 de março de 2012.
3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O processo de seleção será realizado por uma comissão de seleção, composta nos termos do Regimento do PPGGBC, e constará de 04 (quatro) etapas: avaliação de conhecimento, proficiência em língua inglesa, análise curricular e entrevista, sendo a primeira de caráter eliminatório e as demais classificatórias.
3.1. AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO
3.1.1. A Prova Escrita será realizada no dia 07 de dezembro de 2011, com início às 08:00 horas no Campus da UESB em Jequié, sob a supervisão de membros da comissão de seleção ou de representantes da comissão devidamente credenciados.
3.1.2. A prova escrita constará 20 (vinte) questões dissertativas com base nos temas descritos no Anexo IV, das quais o candidato deverá responder 08 (oito) questões a sua escolha.
3.1.3. O tempo para a execução da prova será de 04 (quatro) horas, encerrando-se às 12:00 horas.
3.1.4. O candidato que chegar atrasado para a prova escrita, só poderá fazer a prova se nenhum outro candidato tiver deixado a sala e não será beneficiado com acréscimo de tempo.
3.1.5. Não será permitido qualquer tipo de consulta durante a prova e o candidato que o fizer será automaticamente desclassificado.
3.1.6. As provas serão corrigidas por professores do Programa, os quais não terão acesso ao nome do candidato autor da prova.
3.1.7. A pontuação mínima para a aprovação na prova de avaliação de conhecimento será estabelecida pela comissão de seleção, podendo ser classificados para as demais etapas da seleção até no máximo os 54 (cinquenta e quatro) melhores candidatos.
3.1.8. O resultado da prova escrita será divulgado até dia 09 de dezembro de 2011.
3.2. PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA
3.2.1. A Prova escrita será realizada no dia 09 de dezembro de 2011, com início às 14:00 horas no Campus da UESB em Jequié, sob a supervisão de membros da comissão de seleção ou de representantes da comissão devidamente credenciados.
3.2.2. Serão oferecidos 04 (quatro) textos relacionados com as áreas de concentração do Programa, para que o candidato escolha 01 (um) para análise e interpretação, a partir de questões que permitam ao candidato demonstrar que compreendeu e analisou criticamente o texto.
3.2.3. Será permitida a utilização de dicionário bilíngüe (português/inglês) durante a prova.
3.2.4. As perguntas e respostas serão em língua portuguesa.
3.2.5. A prova terá duração de 03 (três) horas, terminando impreterivelmente às 17:00 horas.
3.2.6. A prova será corrigida por membros da comissão de seleção, os quais não terão acesso ao nome do candidato autor da prova.
3.2.7. O candidato que obtiver nota inferior a 7 (sete) poderá passar para as etapas seguintes, mas ficará obrigado a prestar novo exame de proficiência no período de 12 (doze) meses a fim de obter nota satisfatória igual ou superior a 7 (sete).
3.2.8. O não comparecimento do candidato para a prova de proficiência em língua inglesa no período indicado no item 3.2.1. e em horário determinado pela Comissão de Seleção implicará na sua desclassificação no processo de seleção.
3.3. ANÁLISE CURRICULAR
3.3.1. A avaliação do Curriculum vitae será realizada pelos membros da comissão de seleção entre os dias 10 e 11 de dezembro de 2011.
3.3.2. A comissão de seleção deverá atribuir nota nesta etapa levando em consideração a distribuição dos pontos de acordo com o barema de julgamento do currículo (Anexo III), de forma que o candidato com maior pontuação receberá nota máxima (dez).
3.4. ENTREVISTA
3.4.1. As entrevistas serão realizadas no período de 10 e 11 de dezembro de 2011 no Campus da UESB em Jequié, apenas com os candidatos aprovados na prova de avaliação de conhecimento e que realizaram a prova de proficiência em língua inglesa. Estas datas poderão ser alteradas pela banca examinadora, caso a dinâmica dos trabalhos se desenvolva em tempo menor ou maior do que o previsto neste item.
3.4.2. A entrevista será realizada por 03 (três) membros da comissão de seleção em horário informado pela comissão de seleção;
3.4.3. O não comparecimento do candidato para a entrevista implicará na sua desclassificação no processo.
3.5. RESULTADO FINAL
3.5.1. Para cada candidato será atribuída uma nota pela comissão de seleção, correspondente à média ponderada dos pontos obtidos em cada uma das etapas, conforme os seguintes pesos:
Etapa
Faixa de nota
Peso
AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO
zero a dez
4

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA
zero a dez
1

ANÁLISE CURRICULAR
zero a dez
3

ENTREVISTA
zero a dez
2

3.5.2. A classificação dos candidatos no processo seletivo será dada por ordem decrescente da média ponderada obtida no item 3.5.1.
3.5.3. Terão direito a matrícula apenas os candidatos aprovados, respeitando-se os números máximos de vagas estabelecidas pelo colegiado e disponibilidade de orientador.
3.5.4. Na hipótese de empate, será classificado o candidato que obtiver maior nota na prova de avaliação de conhecimento; persistindo o empate, será classificado o candidato que obtiver maior nota na análise curricular.
3.5.5. Na hipótese de candidatos classificados em número superior ao de vagas por orientador, o Colegiado poderá remanejar candidatos para a segunda ou terceira opção de orientação. Caso o aluno seja classificado e não consiga vaga na primeira, segunda ou terceira opção de orientação poderá ser designado para outro docente do Programa que tenha vaga, consultadas, previamente, ambas as partes.
4. DA publicação do resultado
4.1. Os resultados completos, com os pontos obtidos em cada etapa e notas de cada candidato, conforme descrito nos itens 3.5.l., 3.5.2. e 3.5.3. serão apresentados pela comissão de seleção ao Colegiado do PPGGBC em reunião específica para apreciação e homologação.
4.2. Os resultados completos homologados pelo Colegiado serão informados aos candidatos em lista afixada na coordenação do PPGGBC e divulgada na página do Programa.
4.3. A lista com os candidatos aprovados no processo seletivo, em ordem da nota final, será encaminhada pela Coordenação do PPGGBC à Reitoria para homologação e publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). Os resultados finais somente terão validade legal após homologação e publicação pela Reitoria.
5. da MATRÍCULA
5.1. O candidato selecionado deverá matricular-se pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida) junto à Secretaria do PPGGBC, no Campus de Jequié, no período de 27 de fevereiro a 02 de março de 2012, devendo os aprovados apresentar os seguintes documentos:
a) Requerimento de matrícula preenchido (Secretaria do PPGGBC);
b) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação, com Histórico Escolar (original e cópia);
c) Carteira de Identidade e CPF (original e cópia);
d) Título de Eleitor, com comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral (TSE) (cópia autenticada);
e) Certificado de Reservista para indivíduos do sexo masculino (original e cópia);
f) Uma (01) foto 3x4.
5.2. O candidato que não apresentar a documentação exigida para a matrícula no período estabelecido perderá o direito à vaga e ingresso no Programa.
6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. O ato de inscrição pressupõe que o candidato conhece as exigências do presente Edital e que aceita as condições da Seleção, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.
6.2. A inexatidão das declarações, a irregularidade de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da Seleção ou, se identificadas posteriormente, impedirão a sua matrícula, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.
6.3. O candidato que se julgar insatisfeito com o resultado poderá encaminhar recurso ao colegiado do PPGGBC, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis contados a partir da divulgação dos resultados.
*Os anexos deste Edital encontram-se disponíveis no site www.uesb.br
Vitória da Conquista, 13 de outubro de 2011.
PAULO ROBERTO PINTO SANTOS-REITOR DA UESB

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