13 de maio de 2010

EDITAL UESC Nº. 051
ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA A TURMA DE 2010/2012, 2º SEMESTRE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL – MESTRADO (PPGPV).

O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso das suas atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal - Mestrado, turma 2010/2012, 2º semestre, circunscritas às seguintes normas:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento, de até 10 (dez) vagas do curso acima citado. Os candidatos deverão se enquadrar em uma das quatro linhas de pesquisa do curso: Cultivos em Ambiente Tropical Úmido, Melhoramento de Plantas e Biotecnologia, Proteção de Plantas e Solos e Nutrição de Plantas e Ambiente Tropical Úmido.

Podem candidatar-se profissionais portadores de diploma ou concluintes (no 1º semestre de 2010) de curso de graduação plena em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e outras áreas de conhecimento consideradas afins à temática central do programa.
Das 10 vagas, uma será institucional, aberta a docentes e demais funcionários do quadro efetivo da UESC, conforme Resolução CONSU 08/2007.

2. DAS INSCRIÇÕES:


Período De 26 de abril a 11 de junho de 2010
Horário Das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 18h00
Local Protocolo Geral da UESC, térreo do Pavilhão Adonias Filho.

2.1. Documentos exigidos: (organizados e encadernados)
Formulário de inscrição preenchido e assinado.
Fotocópia do diploma de graduação plena, ou certidão ou certificado de conclusão ou de concluinte (1º semestre de 2010) de curso de graduação plena (autenticada).
Fotocópia do histórico escolar (autenticada).
Curriculum vitae completo e comprovado, impresso diretamente da Plataforma Lattes no site do CNPq (http://lattes.cnpq.br/pl/).
Fotocópia da Carteira de Identidade, do Título de Eleitor e do CPF.
Proposta da pesquisa cientifica do candidato, compatível com as linhas de pesquisa do curso e com as especialidades dos docentes indicados para orientador neste processo seletivo (Anexo I).
Declaração e termo de compromisso do candidato de dedicar-se em condições exclusivas ao curso.
Documento comprobatório de proficiência em língua portuguesa (apenas para candidatos estrangeiros de língua não portuguesa).

Além dos documentos acima, deverão ser entregues também:
Duas fotografias 3 X 4 recentes;
Duas cartas de apresentação do candidato por profissionais da área, em especial ex-orientadores e ex ou atuais chefes imediatos. As cartas deverão ser enviadas ou entregues em envelope lacrado junto com a documentação.

2.2. As inscrições poderão ser feitas diretamente pelo candidato, por procuração ou pelo serviço dos correios, via SEDEX, desde que atendam às exigências de documentação. Inscrições feitas via SEDEX somente serão efetivadas quando a documentação exigida for recebida completa e de uma só vez (data máxima para postagem dia 11 de junho de 2010), e encaminhadas para o endereço: PROTOCOLO GERAL – Universidade Estadual de Santa Cruz, Mestrado em Produção Vegetal, Rodovia Ilhéus-Itabuna, km16, Ilhéus, BA, CEP: 45662-900.

2.3. A não entrega de qualquer documento e o não atendimento ao prazo de entrega dos mesmos inviabilizará a continuidade da participação do candidato no processo de seleção.

2.4. As inscrições serão homologadas até 18/06/2010 e divulgadas na home page (http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgpv/) da UESC, sendo de inteira responsabilidade do candidato a obtenção desta informação.

2.5. Informações adicionais, bibliografia sugerida, modelos, formulários de inscrição, etc., podem ser encontrados na home page http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgpv/ (Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal – Mestrado).

3. DA SELEÇÃO: O processo de seleção constará das seguintes etapas:

Dia 07.07.2010, das 8h30 às 12h30, na UESC, sala 114 do Pavilhão do Juizado Modelo. Prova Discursiva (30% da nota) constando duas questões, sendo uma geral, sobre o tema central do programa e outra específica da linha de pesquisa escolhida.
Dias 08 e 09.07.2010 Análise do Curriculum vitae, conforme Anexo II.
Até o dia 14.07.2010 Divulgação do Resultado Final.

3.1. O não comparecimento do candidato no dia e horário de realização da prova escrita no dia 07 de julho de 2010 às 8h30, inviabilizará a continuidade de sua participação no processo de seleção. Em caso de dúvidas sobre local de realização da prova entrar em contato com a secretaria do curso.

4. DA AVALIAÇÃO:
Para cada candidato será atribuída uma nota correspondente à média dos pontos obtidos em cada item considerado, conforme abaixo:



ETAPA NOTA PESO
Currículo zero a dez 70%
Prova escrita zero a dez 30%
4.1. A média mínima para aprovação no processo seletivo é de 7,0 (sete).

4.2. Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas respeitando-se o número máximo de vagas e as prioridades estabelecidas. Os casos de empate serão decididos pela nota obtida na análise de prova escrita e currículo, nesta ordem.

4.3. Em caso de recurso, o candidato terá até 48 horas após a data de divulgação do resultado final para dar entrada no Protocolo da UESC.

4.4. Os candidatos não selecionados terão prazo até o dia 30 de agosto de 2010 para a retirada dos documentos apresentados na inscrição. Os documentos estarão disponíveis no Colegiado do Curso. Após esse prazo, os documentos serão incinerados.

5. DA MATRÍCULA:


Período Seguirá o calendário acadêmico da UESC aprovado pelo CONSEPE -
Dia 19 a 23 de julho de 2010.
Horário Das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h30.
Local Secretaria de Pós-Graduação – SEPOG – Torre Administrativa – 10 andar
Documentos Ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada.
Cópia autenticada do diploma de graduação ou de certidão de conclusão do curso. Para esta última hipótese o documento deverá ser substituído pelo diploma, no prazo de 12 meses, contados a partir da primeira matrícula, como condição imprescindível para a obtenção do título de Mestre.

Obs.: Os candidatos aprovados serão convocados de acordo com a disponibilidade de vaga e ordem de classificação. Caso o aprovado não compareça para matricular-se, será convocado o seguinte na ordem de classificação, por orientador.

6. DO INÍCIO DAS AULAS:

As aulas terão inicio em data definida no Calendário Acadêmico da UESC 2010, no Pavilhão do Juizado Modelo, 1º andar, sala 114.


7. LÍNGUA INGLESA

Os alunos aprovados no processo seletivo e matriculados no PPGPV deverão submeter-se ao teste de interpretação de texto em inglês técnico-científico, em data a ser definida pelo Colegiado do Programa. Caso o aluno não seja aprovado no teste, ele poderá submeter-se a um novo exame até o final do 1º semestre de 2011. Não obtendo aprovação nessa segunda oportunidade, o aluno será automaticamente desligado do programa.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS: os casos omissos serão definidos pelo Colegiado do PPGPV.




Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, em 12 de abril de 2010.




ANTONIO JOAQUIM BASTOS DA SILVA
REITOR







ANEXO I
ORIENTADORES / LINHAS DE PESQUISA

1. Arlete José da Silveira. Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP/Jaboticabal/ 2000)- Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP/Jaboticabal/ 2002). Área: Controle Biológico (2001/2002). Vínculo atual: Prof. Titular II (DE) do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, UESC /Ilhéus /BA. Linha de Pesquisa: Proteção de Plantas. Especialidades: controle biológico de fitonematóides por fungos nematófagos; nematologia; fitopatologia de cultivos tropicais. E-mail: arletesilveira@uesc.br

2. Edna Dora Martins Newman Luz. Doutorado em Patologia de Plantas pela University of Florida (UF/Gainesville/EUA/1989). Vínculo atual: Pesquisadora, Seção de Fitopatologia, Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC)/CEPLAC/BA. Linha de Pesquisa: Proteção de Plantas. Especialidade: Micologia. E-mail: ednadora@cepec.gov.br

3. Eduardo Gross. Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2002). Vínculo atual: Prof. Adjunto B (DE) do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, UESC /Ilhéus /BA. Linhas de pesquisa: Solos e nutrição de plantas em ambiente tropical úmido; micorrizas, fixação biológica de nitrogênio, nodulação de leguminosas e micorrizas arbusculares. e-mail: egross@uesc.br

4. Eusinia Louzada Pereira. Doutorado em Ciências /Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2006). Vínculo atual: Professor Visitante do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, UESC/Ilhéus/BA. Linha de pesquisa: Cultivos em Ambiente Tropical Úmido. E-mail: eusinialp@yahoo.com.br

5. José Luiz Bezerra. Doutorado em Patologia de Plantas pela University of Florida (UF/Gainesville/EUA/1976). Vínculo atual: Professor visitante Titular do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, UESC /Ilhéus /BA. Linha de Pesquisa: Proteção de Plantas. Especialidade: Micopatologia. E-mail: jlbezerra@cepec.gov.br

6. Margarete Magalhães de Souza. Doutorado em Produção Vegetal, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF/2002). Vínculo atual: Prof. Titular A (DE) do Departamento de Ciências Biológicas, UESC /Ilhéus /BA. Linha de Pesquisa: Melhoramento de Plantas e Biotecnologia. Especialidades: Citogenética aplicada ao estudo de evolução cromossômica de espécies da Mata Atlântica; melhoramento de plantas. E-mail: souzamagg@yahoo.com.br

7. Maria Aparecida Leão Bittencourt. Doutorado em Ciências (Entomologia) pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP/1999) – Pós-doutorado em Entomologia (ESALQ/USP/2004). Vínculo atual: Prof. PLENO do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, UESC /Ilhéus /BA. Linha de Pesquisa: Proteção de Plantas. Especialidades: Manejo Integrado de Pragas; Controle biológico de insetos; moscas-das-frutas. E-mail: malbitte@uesc.br

8. Norma Eliane Pereira. Doutorado em Produção Vegetal (Melhoramento de Plantas) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) (1998). Vínculo atual: Prof. Adjunto B (DE) do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA), UESC /Ilhéus /BA. Linha(s) de pesquisa: Melhoramento de Plantas e Biotecnologia; diversidade genética e melhoramento de espécies ornamentais e hortaliças; resistência a insetos; Recursos Genéticos Vegetais. E-mail: norma@uesc.br
ANEXO II
BAREMA DE JULGAMENTO DO CURRÍCULO
CANDIDATO: ______________________________________________________
Linha de pesquisa: _______________________________________________________________


Grupo (peso) Descrição de atividades, certificadas pelo órgão competente da Instituição de origem. Limite Pontos obtidos Nota*
Histórico (3) 1. Histórico escolar (coeficiente de rendimento ou média das notas de todas as disciplinas). -
Atividades em pesquisa (4) 2. Bolsista de iniciação científica ou de apoio técnico (6 pontos por ano - carga horária de pelo menos 20h/semana); estágio em pesquisa, remunerado ou não; iniciação científica voluntária, com total de 60 a 360 horas (1 ponto a cada 60 horas ou 6 pontos por ano - carga horária de pelo menos 20h/semana). livre
3. Artigo científico ou capítulo de livro na área ou área correlata, publicados nos últimos cinco anos (10 por unidade). livre
4. Resumos, resumos expandidos ou artigos apresentados ou publicados nos últimos cinco anos em eventos científicos na área de ciências agrárias ou biológicas (2 pontos por unidade). 20
Outras atividades diversas (3) 5. Atividades de extensão realizadas nos últimos cinco anos na área de Ciências Agrárias ou Biológicas como mini-cursos, eventos, oficinas, etc. (1 ponto a cada soma de 30 horas de atividades como ouvinte ou organizador, e 1 ponto a cada soma de 10 horas de atividades como ministrante). 20
6. Monitoria na graduação, tutoria presencial ou no ensino à distância, estágio profissional não-curricular e similares (2 pontos por semestre com carga horária de pelo menos 20h/semana). 12
7. Docente de ensino superior (1 ponto a cada 10h/aula) 18
8. Curso de Pós-graduação Lato sensu na área ou em área correlata (6 pontos por curso). 12
9. Exercício profissional em outras atividades ou estágio profissional na área de Ciências Agrárias (2 pontos por ano). 10
10. Atividade docente no ensino médio (4 pontos por ano). 8
Totais - -
*Os pontos obtidos serão transformados pela comissão de seleção em nota de 0 a 10, atribuindo-se nota máxima ao candidato com maior pontuação (em cada bloco de atividades) e aos demais candidatos as notas serão atribuídas comparativamente a esse padrão.

AVALIADORES ASSINATURA OU RUBRICA DATA
1-
___/___/______
2-
EDITAL UESC Nº 071
ABERTURA DE INSCRIÇÕES
CURSO: COLHEITA DE SEMENTES E PRODUÇÃO DE MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS DO SUL DA BAHIA

O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no uso de suas atribuições, torna público a abertura das inscrições para o Curso de “Colheita de Sementes e Produção de Mudas de Árvores Nativas do Sul da Bahia”, ação integrante do PROJETO DE EXTENSÃO: “PROJETO NOSSAS ÁRVORES”, do Departamento de Ciências Biológicas da UESC.

1. DAS INSCRIÇÕES:

PERÍODO De 24 de maio a 02 de junho de 2010.
HORÁRIO Das 08:00 às 21:00 horas.
LOCAL Protocolo Geral da UESC - Térreo do Pavilhão Adonias Filho
CLIENTELA Profissionais, técnicos, estudantes e público em geral.
VAGAS 40 (quarenta) – por ordem de inscrição
TAXA R$ 20,00 (vinte reais), recolhidos à Conta Corrente UESC n.º 991.220-7, Agência 3832-6, Banco do Brasil, com a identificação, obrigatória, do depositante e da atividade.

2. DA REALIZAÇÃO:

DATA/ HORÁRIO Dias 09, 10, 14 e 16 de junho de 2010, das 08:00 às 18:00 horas.
LOCAL EMARC – Uruçuca, BA.
C/ H 40 horas/aula.

3. DOS CERTIFICADOS: Receberá Certificado o participante que cumprir, no mínimo, 75% da Carga Horária estabelecida.

Informações: narvore@uesc.br

ampus Prof. Soane Nazaré de Andrade, em 6 de maio de 2010.
ANTÔNIO JOAQUIM BASTOS DA SILVA
REITOR

EVENTOS NA BAHIA

ENCONTRO REGIONAL DE BIOLOGIA


Informações: Este Vento vem a revolucionar a idéia que muitos têm sobre o sertão produtivo.
conheceram nossas qualidades e como os biólogos aqui trabalham.

Cidade: Caetité - Estado: Bahia - Ver mapa

Duração: 4 dias até 27/05/2010

Horario de início: 08:00

Tipo: Encontro

Instituição: Universidade do Estado da bahia- UNEB

Sugestão de hospedagem: Hotéis e Pousadas

Square Hotel
Praça da Catedral, 349-Centro
Caetité/BA- CEP:46400-000
Tel: (77) 3454-2266 begin_of_the_skype_highlighting (77) 3454-2266 end_of_the_skype_highlighting

Caetité Palace Hotel
Praça Tancredo Neves, 10- Centro
Caetité/Ba
Tel: (77) 3454-2244 begin_of_the_skype_highlighting (77) 3454-2244 end_of_the_skype_highlighting / 3454-2229
E-mail: caetitepalace[@]hotmail.com

Pousada Mulungu
Praça Tancredo Neves,60- Centro
Tel: (77) 3454-1272 begin_of_the_skype_highlighting (77) 3454-1272 end_of_the_skype_highlighting
E-mail:andersonricadao[@]hotmail.com

Hotel Nossa Senhora Aparecida
Praça Tancredo Neves,264- Centro
Tel: (77) 3454-1251 begin_of_the_skype_highlighting (77) 3454-1251 end_of_the_skype_highlighting
E-mail: camilacte_cmarques[@]hotmail.com

Pousada e Restaurante Bahia
Praça Tancredo Neves,248- Centro
Caetité/Ba
Tel: (77) 3454- 1709

Restaurantes

Restaurante Bura
Praça do Mercado, 1- Caetité
Tel: (77) 3454-2375 begin_of_the_skype_highlighting (77) 3454-2375 end_of_the_skype_highlighting

À Moda da Casa Rstaurante
Rua Novo Horizonte, 140- Próximo ao Bar do Faustão
Tel: (77) 9973-4836 begin_of_the_skype_highlighting (77) 9973-4836 end_of_the_skype_highlighting

Empório Delívery
Praça Tancredo Neves,172- Térreo- Centro
Tel: (77) 3454-2181 begin_of_the_skype_highlighting (77) 3454-2181 end_of_the_skype_highlighting

Chispan Alimentos- Padaria Self Service
Avenida Santana,449- Centro
Tel: (77) 9978-0194/ 3454-1175

Preços: R$ 25,00

Contato: erbio2010[@]gmail.com

Site: http://www.erbio2010.com.br


III SEMANA DO MEIO AMBIENTE


Informações: A SEMEIA firma-se como um evento de grande responsabilidade ambiental no cenário baiano, ganhando credibilidade frente sua atuação em questões relacionadas às atividades em prol do Meio Ambiente.

Cidade: Salvador - Estado: Bahia - Ver mapa

Duração: 0 dias

Tipo: Semana

Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

Preços: A partir de R$ 30,00

Contato: duvidas.semeia[@]gmail.com

Site: http://www.semeia.bio.br


Salvador sedia Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil A capital baiana vai sediar entre os dias 7 e 11 de junho o XXXIV Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, que acontecerá no hotel Pestana. Durante cinco dias, veterinários, biólogos, estudantes, representantes do Ibama, Ministério Público e demais instituições afins irão discutir e trocar experiências acerca das mais de 70 instituições de todo o Brasil, através de palestras, cursos, painéis e mesas redondas.

Ação pioneira - Todos os painéis publicados no evento farão parte do Programa de Divulgação Científica, proposto e criado pelo Zoológico de Salvador. Trata-se de uma exposição itinerante pelas principais universidades, faculdades, escolas e shoppings centers da cidade.

Caso o autor deseje inserir a sua publicação no Programa de Divulgação Científica, deverá informar formalmente via e-mail através do Fale Conosco no site do congresso (www.congressoszb2010.ba.gov.br) ou no ato de sua inscrição no evento. O painel para essa exposição itinerante deverá ser impresso em lona, garantindo maior resistência às repetidas montagens e desmontagens.

"Com essa iniciativa esperamos aproximar a sociedade civil do universo de produtos técnicos e científicos produzidos dentro de um zoológico", afirma Gerson Norberto, diretor do Zoológico de Salvador e presidente do XXXIV Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil (SZB).

Segundo Gerson Norberto, o congresso visa consolidar o parque no cenário das grandes instituições conservacionistras que atuam no Brasil. Ele diz que na atual gestão o esforço tem sido grande para levar o Zoo ao patamar de instituições engajadas com a preservação e o manejo de espécies silvestres.

Caminho percorrido - A partir de junho de 2007, foi iniciada uma série de reformas no Zoo de Salvador. Atualmente o parque conta com um novo setor de felinos, aves e primatas, possui 96% dos animais formado por espécies brasileiras, e reproduz mais de 60% dessas espécies. Além disso, o setor de educação ambiental atende mais de 500 escolas por ano. “Somos hoje um zoo ativo na educação ambiental, na pesquisa cientifica e no manejo das espécies silvestres da fauna brasileira”, declarou Norberto.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever através do site www.congressoszb2010.ba.gov.br ou no próprio local do evento, sujeito a disponibilidade de vagas. Confira também no site os valores das inscrições e a programação completa do congresso.

EVENTOS EM OUTROS ESTADOS

Colegas,

Por estes dias percebi a ocorrencia de varios seminarios e congressos em outros estados e na Bahia nada.
Então, estou divulgando os eventos que ocorrerão em outros estados. Quem sabe alguém tenha interesse de participar?

IV Congresso Brasileiro de Oceanografia

Cidade: Rio Grande - Estado: Rio Grande do Sul - Ver mapa

Duração: 4 dias até 21/05/2010

Tipo: Congresso

Instituição: ssociação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO

Contato:

Site: http://www.cbo2010.com/entrada.html


5ª Encontro Brasileiro de Observação de Aves -Avistar

Cidade: São Paulo - Estado: São Paulo - Ver mapa

Duração: 4 dias até 16/05/2010

Tipo: Encontro

Preços: Regular R$110,00 Estudante R$70,00

Contato: (5511) 9106 4089

Site: http://www.avistarbrasil.com.br/


Workshop Manejo e Conservação da Biodiversidade

Cidade: Dourados - Estado: Mato Grosso do Sul - Ver mapa

Duração: 4 dias até 22/05/2010

Tipo: Workshop

Instituição: Universidade Federal da Grande Dourados

Preços: 1kg de alimento não perecível

Contato: biodiversidade2010[@]bol.com.br


SENAMA - I Seminário Nacional de Meio Ambiente e Extensão Universitária

Cidade: Marechal Candido Rondon - Estado: Paraná - Ver mapa

Duração: 2 dias até 21/05/2010

Tipo: Seminário

Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Contato: E-mail: extensao[@]unioeste.br

Site: http://www.unioeste.br/eventos/senama/


I Simpósio da Biodiversidade - SIMBIO

Cidade: Rio Paranaíba - Estado: Minas Gerais - Ver mapa

Duração: 2 dias até 22/05/2010

Tipo: Simpósio

Contato:

Site: http://www.simbio.biociencia.org/

fonte: http://biologias.com/


Curso - Uma Coleta Seletiva Eficiente


Informações: curso "Uma Coleta Seletiva Eficiente"

22 DE MAIO, Sábado, 08:00 hs.

Local: CENTRO UNIVERSITARIO SÃO CAMILO - Campus Ipiranga i
Av. Nazaré, 1.501 -Ipiranga - São Paulo - SP
Prezados,

É com satisfação que convidamos todos os interessados a participarem do curso "Uma Coleta Seletiva Eficiente"

Com o objetivo de capacitar a implantação e de fortalecer o embasamento teórico prático para ações nas Escolas, Comunidades, Empresas, Condominios e Municipios.

Ao final do curso, os participantes receberam um CD contendo as informações do curso, assim como o certificado de participação.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 17 de Maio

Inscrições http://www.saocamilo-sp.br/novo/eventos-noticias/atividade-capacitacao-projeto3rs.php

Maiores Informações: 3465-2780 / 3rs[@]saocamilo-sp.br

Equipe do Projeto 3R
Centro Universitário São Camilo

Cidade: sÃO pAULO - Estado: São Paulo - Ver mapa

Duração: 0 dias

Tipo: Curso

Contato: 3465-2780 / 3rs[@]saocamilo-sp.br

Site: http://www.saocamilo-sp.br/novo/eventos-noticias/atividade-capacitacao-projeto3rs.php


Unidades de Conservação da Natureza Uma Abordagem Jurídico-ecológica

28 a 29 de maio de 2010

Apresentação

O curso proposto busca oferecer uma visão integradora sobre o cenário mundial e brasileiro das áreas protegidas. Situar as unidades de conservação da natureza em relação aos demais espaços territoriais especialmente protegidos e relacionar a proteção dos recursos naturais à legislação, à biologia da conservação e às políticas nacionais sobre meio ambiente, biodiversidade e áreas protegidas.

Público-alvo

Professores e Acadêmicos dos cursos de graduação de Ciências Biológicas, Engenharias, Direito , bem como profissinais de áreas afins, técnicos e dirigentes de órgãos vinculados a secretarias municipais e estaduais de meio ambiente

Identificação

  • Período: 28 a 29 de maio de 2010
  • Horário: Sexta-feira das 18h às 22h15min
    Sabados das 8h15min às 12h30min e das 13h30 às 17h30min
  • Carga horária: 12h
  • Local: Campus II
  • Certificado: Para a certificação, mínimo de 75% de frequência.

Ministrante

Rogério Both

Bacharel em Biologia, mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e especialista em Direito Ambiental. Atua como professor convidado no curso de especialização em Direito Ambiental Nacional e Internacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Realização

  • Coordenação:Gunther Gehlen
  • Promoção:Instituto de Ciências da Saúde/Curso de Ciências Biológicas
  • Organização: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - Proacom
fONTE http://www.feevale.br/extensao/curso-unidades-de-conservacao-da-natureza-uma-abordagem-juridico-ecologica


No período de 26 a 29 de maio de 2010, será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a Conferência da Terra – Fórum Internacional do Meio Ambiente.

O Encontro tem como objetivo de apresentar à sociedade informações sobre os problemas, avanços e conquistas na área ambiental, especialmente no tocante às principais medidas adotadas para conservação do meio ambiente, controle e redução dos impactos socioambientais provocados pelas intervenções humanas.

O evento terá cursos, mesas-redondas…

Para maiores informações acesse www.conferenciadaterra.com/



(Seminário Internacional)
Crise global e desigualdades: dilemas e desafios
Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania
Universidade Católica do Salvador
24 a 26 de novembro de 2010

O Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador (UCSal) realizará, de 24 a 26 de novembro de 2010, em Salvador/Ba, o III Seminário Políticas Sociais e Cidadania [Seminário Internacional], e convida a comunidade científica e especialistas em políticas sociais a participarem deste evento.

O evento dá continuidade a uma iniciativa criada em 2007 pelo Mestrado de Políticas Sociais e Cidadania da UCSal, voltada para a constituição de um espaço regular de intercâmbio e disseminação da produção acadêmica com vistas à discussão de aspectos críticos relativos à agenda social brasileira e às políticas públicas voltadas para a cidadania.

Nucleado este ano na temática Crise global e desigualdades: dilemas e desafios, o evento avança numa perspectiva internacional e comparativa, contemplando mudanças do Estado social brasileiro na interface com outros países, especialmente da América Latina. Busca discutir a implementação, gestão e avaliação de políticas sociais, e analisar a sua eficácia sobre os direitos da cidadania. Como nas edições anteriores, o evento contará com convidados de reconhecido mérito e notória contribuição crítica na temática, da comunidade nacional e internacional.

O III Seminário tem como público-alvo pesquisadores dos programas de pós-graduação da área de políticas sociais e da cidadania, tanto do corpo docente quanto discente; e agentes públicos e sociais responsáveis pela implementação de políticas sociais nas esferas governamentais e em organizações não-governamentais, particularmente aquelas relacionadas à assistência social, saúde, educação, desenvolvimento social, atenção à infância, adolescência e velhice, geração de emprego e renda, acesso à justiça e demais ações voltadas para a afirmação da cidadania.

Profa. Dra. Ângela Borges
angelamc@ucsal.br
Coordenadora do Mestrado Políticas Sociais e Cidadania

'I Simpósio De Anatomia Humana'

FTC Itabuna

Eventos da unidade acadêmica de Itabuna
Data: Quinta-feira, 13 De Maio De 2010
Duração: 2 Dias


Considerando a importância de repassar e discutir conhecimentos relacionados aos conceitos anatômicos e sua aplicação para a saúde humana, os estudantes do 8º semestre de Fisioterapia da FTC Itabuna promovem, nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), o I Simpósio de Anatomia Humana: Uma Abordagem Multidisciplinar".

Segundo a estudante Maria Elizabeth Soares, que integra a comissão organizadora do Simpósio, o objetivo é contribuir na formação e atualização profissional, destacando a relevância da Anatomia Humana na fisiopatologia, etiologia, diagnóstico e tratamento das afecções do organismo humano.

"Para os profissionais de saúde, é imprescindível sempre estar atualizando conhecimentos fundamentais da estrutura do corpo humano e seus princípios básicos, que são constituídos como regentes das atividades fisiológicas inerentes ao ser humano", frisa Elizabeth. As inscrições para o Simpósio de Anatomia podem ser feitas no saguão da sede da FTC Itabuna.

Programação

13/04 - Quinta-Feira


Minicurso 1 - Tema: Anatomia
Minicurso 2 - Tema: Neuroanatomia

Palestras:
História da Anatomia Humana
Ética no Estudo da Anatomia Humana
Anatomia Comparada
Metodologia de Ensino da Anatomia Humana


30/04 - Sexta-Feira

Palestras:
Anatomia Aplicada aos Primeiros Socorros
Anatomia Aplicada ao Movimento
A Farmacologia Diante dos Desafios da Anatomia Humana
A Patologia Diante da Anatomia Humana
Anatomia Humana e seu Desenvolvimento
Anatomia Tegumentar
Anatomia Aplicada às Lesões Ortopédicas
Anatomia Aplicada no Pré e Pós-Cirúrgico
Anatomia na Visão da Semiologia
Anatomia Através da Imagem

I Workshop de Engenharia de Produção de Petróleo em Águas Profundas (Subsea)-

Data: 29/05/2010 Local: Auditório Zélia Gattai Horário: 08h Realização: Coordenação dos Cursos de Engenharia da UNIJORGE [Image] Investimento: Profissionais R$ 100,00; Associados CREA-BA/MUTUA R$ 80,00; Estudantes R$ 60,00; Estudantes da UNIJORGE R$ 50,00.

Inscrições através do email energenconsultoria@terra.com.br

Aberta chamada para publicações nas revistas da UNIJORGE


Confira aqui o edital para submissão de textos e produtos audiovisuais para as revistas eletrônicas dos cursos de direito (Seara Jurídica), psicologia (Intersubjetividades) e comunicação (Órbita).

Acessem os respectivos endereços e conheçam mais detalhes destas publicações:

Órbita (http://revistas.unijorge.edu.br/orbita)

Intersubjetividades (http://revistas.unijorge.edu.br/intersubjetividades)

Seara Jurídica (http://revistas.unijorge.edu.br/searajuridica)

Workshop internacional de bioenergia ainda inscreve trabalhos

A UFBA é uma das universidades baianas que dão apoio à realização, no dia 11 de junho, em Salvador, do Workshop Internacional sobre Bioenergia e Meio Ambiente. O evento é parte do Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, que acontece no período de 8 a 11 de junho. As informações relativas ao congresso estão em http://www.recursosgeneticos.com.br/; já as que concernem ao workshop ficam especificamente no endereço eletrônico http://www.recursosgeneticos.com.br/bioenergia/index.html, onde interessados ainda podem ser fazer a submissão de trabalhos.



Pesquisadores analisam relações entre ciência e religião

O professor Charbel Niño El-Hani (Instituto de Biologia, UFBA) e a professora Claudia Sepulveda (Depto. de Educação, UEFS) acabam de publicar artigo no periódico internacional Cultural Studies of Science Education onde analisam as relações entre ciência e religião na formação de licenciandos de biologia que são, também, protestantes. A análise foi feita de uma perspectiva construtivista social, complementada com análise do discurso baseada na teoria da linguagem de Mikhail Bakhtin. O estudo, que tem implicações importantes para a formação de professores de Biologia, resultou de pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). No mesmo número de periódico, há vários outros artigos interessantes sobre o tema da ciência e da religião no contexto da educação científica. Ele pode ser acessado via Periódicos CAPES: http://www.springerlink.com/content/w57016v47448/?p=a8cff1f9ed5c4e83b8775028931c170dπ=0




UFBA apoia realização da IV Semana da África em Salvador

De 19 a 25 de maio acontece em Salvador a IV Semana da África, promovida por estudantes africanos em Salvador, em parceria com estudantes afrobrasileiros. Este ano, o evento traz à discussão o tema “África: independências e futuros possíveis”. As discussões serão voltadas para o processo das independências dos países africanos, que, fragmentados por séculos de colonialismo e escravidão, exigiram, através de suas lideranças, o fim da exploração externa. A IV Semana da África debate processos de independência nos países africanos e propostas que consideram a importância das políticas afirmativas nos cursos de graduação e pós-graduação e a implementação do ensino da história, culturas africanas e afro-brasileiras nas escolas e universidades do Brasil e da África. A idéia é abrir diálogos entre brasileiros e africanos, fortalecer laços de solidariedade, estimular a pesquisa científica e promover a formação de mais referências históricas sobre o continente africano e a diáspora.

O evento, realizado em Salvador desde 2006 e aberto ao público, tem apoio do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA (CEAO) e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). Dentro da programação está previsto a realização de um ciclo de oficinas em escolas públicas, relacionadas aos eixos temáticos que articulam informações sobre as relações entre África e Brasil; sessões de comunicações coordenadas; mesas-redondas; grupos de trabalho e atividades culturais. A abertura do evento acontecerá na Reitoria da Universidade Federal da Bahia tendo como conferencista Odete Costa Semedo, de Guiné-Bissau. A IV Semana da África será finalizada com debates no Instituto Anísio Teixeira e na Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA, nos dias 24 e 25, respectivamente. Mais informações no site www.semanadaafrica.blogspot.com.

Palestra apresenta informações sobre crustáceos copépodes

No âmbito dos Seminários Novos e Velhos Saberes, o Departamento de Botânica e o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da UFBA realizam nesta sexta-feira (14 de maio) palestra do Prof. Rodrigo Johnsson, do Intituto de Biologia, sobre o tema “Copépodes associados a invertebrados no Brasil: conhecimento atual e perspectivas futuras”. O encontro está marcado para as 13h, no Salão Nobre do Instituto de Biologia (Campus de Ondina). Os copépodes ao conhecidos por sua ampla ocorrência nos mais diversos habitats, resultando em grande diversidade. Todavia, algumas ordens como os Siphonostomatoida, capazes de parasitar ou se associar a todos os demais metazoários, são ainda muito pouco estudados, apresentando lacunas que abrangem desde informações basais como levantamento da biodiversidade de espécies, até estudos comportamentais, ecológicos e evolutivos. A palestra, assim, visa a apresentar o grupo, expor o conhecimento atual acerca da ordem e traçar metas para pesquisas futuras.

Amplie seus conhecimentos....

Olá colegas,
Segue abaixo, como sugestão, uma lista de textos para leituras.
As hidrelétircas do rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no Brasil
Rio MadeiraA maior parte da energia consumida no país é produzida por hidrelétricas. Mas a construção de novas usinas implica em um alto custo ambiental. Os efeitos das hidrelétricas na natureza não são novidade e continuam a ocorrer, ainda que as exigências para aprovação de projetos tenham aumentado. Este artigo discute os impactos do projeto de implantação de usinas no rio Madeira, abordando também as questões técnicas e econômicas. Arquivo de formato  PDF. Pode ser aberto com o Adobe Acrobat Reader. Baixe gratuitamente de  http://www.adobe.com/

Artigo publicado na CH 265 (novembro/2009)

riomadeira265.pdf — PDF document, 3603Kb

Manguezais: as florestas da Amazônia costeira
Os manguezais da costa amazônica formam o maior cinturão de manguezais do mundo. Trata-se de um grande berçário de várias espécies de peixes, crustáceos e aves ainda desconhecido pela maioria dos brasileiros. Este artigo aborda as peculiaridades desse ecossistema e alerta para os impactos ambientais provocados pela ocupação indevida, a pesca excessiva e o cultivo de arroz na região. Arquivo de formato PDF. Pode ser aberto com o  Adobe Acrobat Reader. Baixe gratuitamente de http://www.adobe.com/ (9,5 MB)

Artigo publicado na CH 264 (outubro/2009)

manguezais264.pdf — PDF document, 9705Kb

Cemitérios: fontes potenciais de contaminação

A falta de medidas de proteção ambiental no sepultamento de corpos humanos em covas abertas no solo fez com que a área de muitos cemitérios fosse contaminada por diversas substâncias, orgânicas e inorgânicas, e por microrganismos patogênicos. Essa contaminação ocorre quando os cemitérios são implantados em locais que apresentam condições ambientais desfavoráveis. O artigo de capa da CH de setembro discute esse problema e defende que o Brasil adote uma política eficiente de planejamento e de gestão ambiental dos cemitérios. Arquivo de formato PDF. Pode  ser aberto com o Adobe Acrobat Reader. Baixe gratuitamente de  http://www.adobe.com/ (6,2 MB)

Artigo publicado na CH 263 (setembro/2009)

cemiterios263.pdf — PDF document, 6390Kb
Doença de Alzheimer: uma nova forma de diabetes?

Artigo publicado na CH 262 (agosto/2009)

alzheimer262.pdf — PDF document, 3116Kb
Os males do fumo em destaque

Artigo publicado na CH 260 (junho/2009)

fumo260.pdf — PDF document, 1478Kb
O fim dos dinossauros - choque de asteroide, vulcanismo ou outra causa?

Artigo publicado na CH 258 (abril/2009)

dinossauros258.pdf — PDF document, 6215Kb

Opinião: Desacerto entre pesquisa e leis
As pesquisas realizadas no país pelos ecólogos fornecem subsídios aos tomadores de decisão para que atuem em favor da proteção do meio ambiente. Essa cooperação, porém, não tem ocorrido a contento, como aponta este artigo. Falhas nesse ‘diálogo’ entre pesquisadores e legisladores fazem com que normas legais criadas para proteger a vida selvagem muitas vezes não captem a complexidade envolvida na interação entre espécies e ecossistemas e se tornem inadequadas ou até ineficazes.

Seção Opinião publicada na CH 256 (janeiro/fevereiro/2009)

opiniao256.pdf — PDF document, 1229Kb

Alerta vermelho! Caburé na área!

Artigo publicado na CH 257 (março/2009)

cabure257.pdf — PDF document, 1753Kb

Evolucionismo X criacionismo

Artigo publicado na CH 256 (janeiro/fevereiro/2009)

evolucionismo256.pdf — PDF document, 3141Kb

Astronomia versus astrologia

Artigo publicado na CH 256 (janeiro/fevereiro/2009)

astrologia256.pdf — PDF document, 7352Kb

Seção publicada na CH 255 (dezembro/2008). Contém os artigos: O paraíso do gaivotão / A poderosa mordida dos tubarões-martelo / Floresta Nacional de Ipanema

primeira255.pdf — PDF document, 3184Kb

Uma pequena grande revolução: os impactos da nanobiotecnologia na saúde humana

Artigo publicado na CH 255 (dezembro/2009)

nanobiotecnologia255.pdf — PDF document, 1903Kb

Os combustíveis do exercício físico

Artigo publicado na CH 251 (agosto/2008).

exercicios251.pdf — PDF document, 2482Kb

Reflexos no Brasil de terremotos distantes

Artigo publicado na CH 249 (junho/2008).

terremotos249.pdf — PDF document, 2004Kb
Samantha Nery Grimaldi

Bióloga

A luta invisível

Sáb, 08 de Maio de 2010 04:27 Fátima Almeida
Imprimir
Não acontecem greves nem mobilizações por parte dos servidores do Legislativo nem do Judiciário, onde estão os melhores salários. As greves só acontecem no âmbito dos servidores do Executivo, onde os mais penalizados são aqueles da prestação de serviços como Educação e Saúde, pois, em órgãos de arrecadação como INSS e Receita, havendo greves, não se demoram, isso porque o governo logo negocia e cede às reivindicações dos servidores.

Muito pior é a situação daqueles que trabalham em órgãos de proteção à natureza, numa sociedade con-sumista e indiferente às perdas constantes do patrimônio natural. No primeiro concurso para o Ibama, por exemplo, foram aprovados e contratados, trinta especialistas em proteção ambiental, para nosso Estado. Atualmente só existem quatro. Essa evasão não é fato apenas no Acre, pois, no Ibama de Brasília foram contratados 60 analistas ambientais do mesmo concurso, dos quais, só resta um.

No âmbito federal a greve dos servidores de órgãos do meio ambiente, já demora há um mês e o Ministério do Planejamento responsável pelas negociações tem deixado os grevistas de molho, inclusive com seus salá-rios cortados. Há poucos dias foi recolhido o dinheiro destinado ao deslocamento e despesas da servidora Roberta Graff que coordenava um curso de agentes ambientais para 40 lideranças indígenas no Juruá sendo que ela, em respeito aos índios, permaneceu no local custeando todas as despesas. Não sabem, nem querem saber que esse curso em sua décima segunda realização já apresenta resultados tais como diminuição da retirada de madeira, das queimadas, aumento de peixe nos rios e igarapés, diminuição da caçada com cachorro, melhor atenção ao lixo, entre outras.

Estão em greve os funcionários do Ibama, do Instituto Chico Mendes e do Serviço Florestal Brasileiro. Eles reivindicam a reestruturação do plano de carreira, elaborado por um GT, Grupo de Trabalho, ano passado, quando uma greve foi encerrada com um acordo feito com o Governo para implantação do plano este ano. Para compreender isso: o salário do analista ambiental do Ibama, em final de carreira é menor do que o salário de especialista em recursos hídricos, no início de carreira, da Agência Nacional de Águas que é vinculada ao MMA da mesma forma que o Ibama.

Lula sente tanto horror pelos ambientalistas que chegou a vetar, ano passado, a regulamentação do cargo de ecologista no serviço público, sem maiores explicações. Notícias como essa nunca são veiculadas pela mídia.

No Congresso, a bancada ruralista trabalha de forma incessante para desconstruir o Código Florestal brasileiro, conceder anistia aos responsáveis por desmatamentos ilegais em áreas protegidas e de risco, reservas e áreas de preservação permanente. O Governo Lula não toma posição com relação a isso. Em Pernambuco, Rogério Guedes e Leslie Ferreira, chefes do setor jurídico e da fiscalização do Ibama, foram exonerados, nesta terça, por não concordarem com à anuência, pelo Instituto, de desmatamento em mangue, restinga e mata atlântica sem que seja exigido da empresa cumprimento do passivo ambiental que são pendências em relação às autuações, multas e compensações por danos ambientais causados por supressão anterior da vegetação nativa. Ou seja, negaram-se a conceder anistia àqueles responsáveis por crimes ambientais naquele Estado. Já foram substituídos.

Segundo Cristiano Vilardo Nunes Guimarães, em matéria disponibilizada pela internet, acontece, no MMA, um rodízio de diretores de licenciamento ambiental, exonerados e substituídos sempre que ocorre polêmica envolvendo construção de hidrelétricas. Ele disse que o presidente Lula vê o licenciamento ambiental pela perspectiva cartorial, como se o Ibama fosse um “carimbador maluco”. Acontece que o licenciamento demanda avaliação de impacto ambiental, ou seja, a variável ambiental das propostas de desenvolvimento, evitando que decisões sejam tomadas sem o dimen-sionamento das conseqüências am-bientais.
Esse procedimento é adotado, formalmente, em mais de cem países, disse Cristiano, desde as economias desenvolvidas àquelas em expansão. Do mesmo modo, são adotadas medidas de gestão ambiental, para minimizar os prejuízos ambientais, que ocorrem sempre, afinal os recursos naturais compõem o tripé da economia junto com o capital e o trabalho. Esgotam-se rapidamente os recursos naturais não renováveis e os insanos acreditam que capital e trabalhadores serão capazes de fazer mágica.

Cristiano Vilardo, explicou, em seu artigo, que a evasão de analistas ambientais do órgão, por toda parte, mencionada acima, ocorre pelo fato de que essas pessoas são comprometidas, qualificadas, com mestrado e doutorado, mas, são desvalorizadas, trabalham sob péssimas condições, muitas vezes sem mesmo um computador, salários baixos, sendo clara a incompatibilidade entre a responsabilidade envolvida no processo de licenciamento ambiental e, a desvalorização do servidor público dedicado a essa função. Segundo ele, o tempo médio de permanência do analista ambiental no órgão é de dezoito meses, o que é muito grave porque não possibilita que se desenvolva a excelência técnica, o aprimoramento e a padronização de procedimentos, nem se melhorar termos de referência. Segundo Cristiano, o Sislic, sistema de informatização do licenciamento ambiental já foi lançado, oficialmente, por dois ou três presidentes do Ibama mas nunca foi implantado.

Em nota, os grevistas do Ibama e órgãos afins dizem que a bancada ruralista quer retirar do Executivo a prerrogativa para criar unidades de conservação, só sendo possível se homologada pelo Legislativo, onde a bancada ruralista não dorme no ponto. E ainda, pretende suprimir o poder supletivo do órgão ambiental federal no serviço de fiscalização, ou seja, de cobrir eventual omissão por parte de órgãos ambientais esta-duais, comprometendo, de forma significativa o controle federal do desmatamento.
Os grevistas denunciam o fato de que o Governo Lula vem fazendo uma defesa exaltada do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, pautada em infra-estrutura, impactante, despido de avaliação ambiental integrada e estratégica. E que “o PAC não contém planejamento correlato que indique um fortalecimento da gestão ambiental capaz de garantir sustentabilidade aos seus objetivos”.

Vale a pena reproduzir aqui parte do depoimento do índio Arara, Timbu Shawandawa, registrado pelo jornalista Flaviano Schnneider que reportou esse recente curso realizado no Juruá, já citado: “a gente vê que tem muita verba investida, tanto do estrangeiro quanto do Brasil, na parte ambiental, que é utilizada mais para a destruição do que para o reflorestamento. Não estamos pensando em nós que vamos viver cem anos, estamos pensando na geração futura. Estamos desenvolvendo o plantio de buriti que dá muita alimentação para todos os tipos de seres, da formiga ao tucano”.

O cacique Aritana Yawalapiti do Alto Xingu chamou o Lula de “campeão da destruição da Amazônia”. Em nota, ele disse: “Lula, pensávamos que você era gente”.

9 de maio de 2010

Engenharia Publicada em 30/04/2010
1º Workshop de Engenharia de Produção de Petróleo em Águas Profundas (Subsea)
No dia 29 de maio, das 08h às 13h, será realizado o 1º Workshop de Engenharia de Produção de Petróleo em Águas Profundas (Subsea), no Auditório Zélia Gattai. O evento está sendo organizado pela coordenação de Engenharia. Os alunos da UNIJORGE interessados em participar, terão o custo de R$ 50,00 na inscrição. Os alunos de outras instituições terão o custo de R$ 60,00, profissionais associados no CREA-Ba/ MUTUA pagam R$ 80,00 e os profissionais da área R$ 100,00. Mais informações na coordenação do curso.

Seguidores