5 de janeiro de 2015

ReBEC completa 4 anos e lança plataformas em código aberto


ReBEC completa 4 anos e lança plataformas em código aberto
Portal Fiocruz

O Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), plataforma virtual que concentra informação de estudos envolvendo recrutamento de seres humanos para testes de novos fármacos e procedimentos clínicos, completou em dezembro quatro anos de funcionamento contínuo. Para comemorar, está lançando duas plataformas em código aberto que poderão ser usadas e adaptadas por registros, indústrias e demais interessados do mundo todo.

Segundo os coordenadores, a nova plataforma iniciou os testes no início de dezembro, mas entra no ar definitivamente em março (foto: Portal Fiocruz)

O anúncio da liberação dos códigos já havia sido feito em novembro, no evento anual do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde, mas somente a partir de 31 de dezembro estão sendo disponibilizados oficialmente os links, datas e condições de uso e testagem. Segundo os coordenadores do ReBEC, Josué Laguardia e Luiza Silva, as plataformas partiram da expertise, acumulada desde 2010 pelo ReBEC, em atendimento ao público, curadoria de dados e tecnologia.
"Uma das plataformas é um sistema para controle de fluxo de registros de ensaios clínicos, que nós batizamos de Piccolo e já testamos durante seis meses. Checamos o interesse de pesquisadores, de programadores e de técnicos da indústria farmacêutica por essa experiência, em eventos dentro e fora do país. Já a nova plataforma oficial de registro, o ReBEC 2.0, deve contribuir bastante para a celeridade da aprovação dos registros, que é uma antiga reivindicação dos pesquisadores", disse Laguardia.
A arquitetura e a interface do ReBEC 2.0 mantêm os requisitos exigidos pela rede ICTRP/OMS, da qual o ReBEC é membro, e traz novas funcionalidades desenvolvidas com base nas principais demandas dos registrantes, observadas pela equipe ao longo de quatro anos. Segundo os coordenadores, a nova plataforma iniciou os testes no início de dezembro, mas entra no ar definitivamente em março, já que o melhor momento para aperfeiçoar o sistema é durante os meses nos quais a maioria da comunidade registrante está de férias. Embora de dezembro a março haja uma queda sensível na quantidade de registros novos na base, até o final de fevereiro será necessário um novo cronograma de revisão para prevenir instabilidades na migração entre as versões.
Parceria pela transparência
O ReBEC 2.0 vem sendo desenvolvido em Python - a mesma linguagem usada pelo Google e pela Nasa – em colaboração com equipes multidisciplinares de técnicos e pesquisadores do Icict, do Instituto Communitas (back-end e documentação) e das empresas Tostes Treinamentos (treinamento, auditoria e gestão de TI) e Focar Estúdio (front-end e usabilidade). Para colocar o projeto de pé sem recursos orçamentários fixos, a coordenação negociou a participação das empresas como parceiras, assumindo parte dos custos e riscos de levar o projeto até o final. Para Luiza Silva, as empresas que investiram no projeto, todas pequenas e 100% brasileiras, têm tradição de pesquisa em software livre na área da saúde, e tiveram como recompensa o diferencial de construir e compartilhar expertise pelo desenvolvimento multidisciplinar de um projeto único em um mercado altamente restrito e especializado, dentro e fora do país. "Nosso compromisso é com a transparência, tanto no processo como nos resultados. Qualquer pessoa ou instituição poderá fazer uso desse patrimônio que a Fiocruz vai abrir, que está totalmente documentado e é gratuito. É uma contribuição inédita do Brasil à comunidade internacional de informação."
A iniciativa brasileira vem sendo acompanhada por parceiros prestigiados na área, como o Ibict e a Universidade do Minho, pois é o único registro de excelência que combina autopublicação de repositório com curadoria de informação, em acesso aberto desde o código.
Vanguarda no país e no mundo
Quando surgiu, em 2010, o ReBEC foi a primeira iniciativa do gênero no país e o único no mundo com código 100% aberto. Gerenciado pelo Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde, em menos de um ano tornou-se um dos nove registros primários de excelência da rede global International Clinical Trials Registry Platforms Network, da Organização Mundial da Saúde. Por isso, o registro no ReBEC é aceito por publicações internacionais prestigiadas, como Nature e Lancet. A equipe da plataforma também se tornou, em 2014, responsável pela gestão dos registros da Fiocruz no Clinical Trials.
Publicados em inglês e português, os registros dão transparência à informação da pesquisa clínica realizada no país por indústrias farmacêuticas, pesquisadores brasileiros e estrangeiros; também ampliam o potencial de reuso da informação científica e tecnológica em saúde tanto pela comunidade internacional e regional quanto por pesquisadores lusófonos.
Hoje, o ReBEC contabiliza mais de 2,5 mil estudos aprovados ou em revisão e ultrapassou 600 mil acessos, procedentes do Brasil e de outros países. Os maiores usuários têm forte investimento na pesquisa, como Estados Unidos, Índia, Inglaterra, China, Alemanha e Holanda. As informações para uso dos códigos estão disponíveis a partir de 31 de dezembro, na seção de Notícias da plataforma: ensaiosclinicos.gov.br

4 de janeiro de 2015

Fapesb lança edital para apoiar publicações científicas e tecnológicas


Normas para entrega de originais no site da EDUFBA


O Edital 024/2014, inserido nas ações de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) desenvolvidas no Núcleo de Apoio Regular, objetiva incentivar a publicação científica e tecnológica, em especial aquela de natureza inédita, visando difundir conhecimentos, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado da Bahia, através do financiamento à edição de livros e publicações diversas (monográficas ou coletâneas), desde que não seriadas.
Para a submissão de propostas, o pesquisador-autor deverá obter, junto a editoras universitárias sediadas na Bahia e vinculadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), parecer de recomendação de publicação. É recomendado que as editoras universitárias observem os critérios adotados pela CAPES para a avaliação de livros.
A Editora da UFBA  (EDUFBA) é uma das sócio-fundadoras da ABEU. Para a submissão de originais para avaliação da editora, o material deve ser enviado até o dia 12/01/2015, obedecendo aos procedimentos de publicação. Serão preferencialmente apoiadas propostas encaminhadas por professores que não tenham sido contemplados no Edital FAPESB 031/2012 – Apoio à Publicação Científica.

Acesse as normas para publicação e de entrega de originais no site da EDUFBA.  Para mais informações, confira o edital.

TEXTO DA UFBA
FONTE: https://www.ufba.br/noticias/fapesb-lan%C3%A7a-edital-para-apoiar-publica%C3%A7%C3%B5es-cient%C3%ADficas-e-tecnol%C3%B3gicas

Editora FTD abre edital na área da educação

Editora FTD abre edital na área da educação

TEXTO DO SITE DA GIFE

Mais uma oportunidade para profissionais que atuam com projetos voltados à promoção da leitura. A FTD acaba de divulgar processo de seleção pública para o projeto Pequenos Leitores. O objetivo é apoiar iniciativas de formação de membros da equipe técnica das Secretarias Municipais de Educação, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores de Educação Infantil.
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o CEDAC – Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária e dará suporte às propostas selecionadas por um período de dois anos (2015-2016).
O foco do Pequenos Leitores é voltado para o sistema público de educação. A ideia é ampliar a compreensão das escolas da rede sobre sua importante função na formação de leitores, além de contribuir para que a leitura de qualidade aconteça na rotina das crianças de 3 a 5 anos.
Além da formação aos profissionais, as escolas aprovadas no edital receberão acervos de livros criteriosamente selecionados e analisados para o uso com as crianças em sala de aula.
Podem participar escolas de municípios que estejam a um raio de distância de, no máximo, 200 km de distância do centro da cidade de São Paulo, que atuem com crianças de 3 a 5 anos e que tenham, entre seu corpo docente, menos de 160 professores. As inscrições podem ser feitas até dia 15/01/2015.
O edital completo está disponível online.
 
A Editora FTD é associada GIFE

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Ibama fixa procedimentos para destinação de animais silvestres apreendidos


INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 23,
DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014
 
O PRESIDENTE SUBSTITUTO DO INSTITUTO BRASI-
LEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS
RENOVÁVEIS - IBAMA, designado pela Portaria GM/MMA n°
173, de 23 de maio de 2011, publicada no Diário Oficial da União de
25 de maio de 2011, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso
V do art. 22 do Anexo I do Decreto nº 6.099, de 26 de abril de 2007,
que aprovou a Estrutura Regimental do IBAMA, publicado no Diário
Oficial da União de 27 de abril de 2007, e o inciso VI do art. 111 do
Regimento Interno do IBAMA, aprovado pela Portaria GM/MMA nº
341, de 31 de agosto de 2011, publicada no Diário Oficial da União
de 1º de setembro de 2011;
Considerando a necessidade de padronizar os procedimentos
relativos ao funcionamento dos Centros de Triagem de Animais Sil-
vestres - CETAS do IBAMA;
Considerando a necessidade de normatizar a destinação dos
animais silvestres apreendidos, resgatados ou entregues espontanea-
mente ao IBAMA;
Considerando o que consta no Processo IBAMA nº
02001.004475/2013-13 resolve:
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º Esta Instrução Normativa - IN define as diretrizes e
os procedimentos para a destinação de animais silvestres apreendidos,
resgatados por autoridade competente ou entregues voluntariamente
pela população, bem como para o funcionamento dos Centros de
Triagem de Animais Silvestres do IBAMA - CETAS
 
CONTINUE LENDO NO: 
 
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=115&data=02/01/2015

Seguidores