21 de janeiro de 2010

UESC - CURSO DE EXTENSÃO – Curso Básico de GPS de Navegação

A Reitora em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições para o CURSO DE EXTENSÃO – Curso Básico de GPS de Navegação, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da UESC - DCAA.

1. DAS INSCRIÇÕES:
PERÍODO De 07 a 11 de fevereiro de 2010.
HORÁRIO Das 08:00 às 21:00 horas.
LOCAL Protocolo Geral da UESC, térreo Pavilhão Adonias Filho
CLIENTELA Estudantes de Agronomia, Geografia, Biologia e demais profissionais que lidam com Geotecnologias
PRÉ-REQUISITO Não há.
VAGAS Mínimo de 10 (dez) – Máximo de 15 (quinze).
TAXAS Não há.

2. DO CURSO:
PERÍODO/HORÁRIO
Dias 23 e 24 de fevereiro de 2010.
HORÁRIO
Das 08:00 às 17:00 horas.
CARGA HORÁRIA
16 horas
LOCAL
Sala 3216 - Pavilhão Jorge Amado

3. DOS CERTIFICADOS – Serão fornecidos aos alunos que obtenham o mínimo de 75% de freqüência no Curso.

3. MINISTRANTE: Prof. Dr. Niel Nascimento Teixeira

Campus Prof. Soane de Nazaré de Andrade, 18 de dezembro de 2009

ADÉLIA MARIA CARVALHO DE MELO PINHEIRO
REITORA EM EXERCÍCIO

UESC -ALUNO ESPECIAL

EDITAL UESC NO 003
ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR, ZOOLOGIA, BIOLOGIA E BIOTECNOLOGIA DE MICROORGANISMOS, ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, CIÊNCIA ANIMAL E PROFÍSICA.
O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no uso das suas atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições para a seleção de alunos especiais para disciplinas dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu acima citados.
A modalidade de ingresso como aluno especial permite ao profissional, portador de diploma de curso superior, cursar até três disciplinas de pós-graduação (visando aprofundar conhecimentos específicos), observada a existência de vaga e o cumprimento das exigências constantes neste edital e nos regimentos específicos dos citados programa.
As inscrições estão circunscritas às seguintes normas:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento de vagas para alunos especiais, conforme relação de disciplinas e vagas apresentadas pelos cursos nos respectivos sítios na Internet (Genética e Biologia Molecular-http://www.uesc.br/genetica/, Biologia e Biotecnologia de Microrganismos-http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/microbiologia/index.php, Zoologia-http://www.uesc.br/zoologia/, Ecologia e Conservação da Biodiversidade-http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgecb/, Ciência Animal- http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/animal/ e PROFÍSICA - http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/profisica/), a serem oferecidas no 1º e 2º semestres de 2010.
1.2. Podem candidatar-se os profissionais que sejam portadores de diploma de curso de graduação plena nas áreas afins dos respectivos programas.
1.3. Os concluintes dos cursos de graduação podem-se inscrever desde que a data de colação de grau seja anterior ao período de matrícula nas disciplinas escolhidas.
1.4. Cada candidato poderá requerer inscrição em até três disciplinas, independentemente do curso a que a disciplina pertence.
1.5. As inscrições poderão ser feitas diretamente pelos interessados ou por procuração, e somente será efetivada quando a documentação for recebida completa e de uma só vez, conforme disposto no quadro abaixo:

2. DAS INSCRIÇÕES

Período
De 02 a 23 de fevereiro de 2010, para disciplinas oferecidas no primeiro semestre;
De 29 de junho a 12 de julho de 2010, para disciplinas oferecidas no segundo semestre.
Horário
De 07h30 às 16h00
Local
Protocolo Geral da UESC - Pavilhão Adonias Filho – andar térreo
Documentação
Ficha de inscrição contendo nome(s) da(s) disciplina(s) e justificativas do candidato para cursá-las, cujo formulário está disponível nas páginas dos programas que estão oferecendo as disciplinas.
Fotocópia do diploma de curso de graduação plena e reconhecido ou certificado de conclusão ou de concluinte de curso de graduação plena e reconhecido.
Fotocópia do histórico escolar.
Curriculum vitae, no formato Lattes disponível no sítio do CNPq na Internet.
Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF.
Fotocópia do Título de Eleitor.

3. DA SELEÇÃO

3.1. A seleção será realizada sob a coordenação dos cursos aos quais as disciplinas pertencem, com base na análise do Curriculum vitae (peso 4), histórico escolar (peso 3) e justificativa escrita do interesse do candidato (peso 3), considerando o número de vagas disponíveis em cada disciplina.
3.2. A cada candidato será atribuída uma nota correspondente à média ponderada dos pontos obtidos em cada parâmetro considerado, sendo exigida uma média mínima de sete para aprovação.
3.3. Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas, respeitando-se o número máximo de vagas disponível por disciplina.
3.4. Na hipótese de empate, será classificado o candidato que obtiver a maior nota no Curriculum vitae; prevalecendo o empate, será classificado o candidato que apresentar a maior nota no histórico escolar.
3.5. A inscrição em duas ou três disciplinas não implica, necessariamente, na aprovação do candidato em todas elas, visto que a classificação será feita independentemente para cada uma das disciplinas.

4. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO

4.1. O resultado do processo de seleção para disciplinas oferecidas no primeiro semestre será divulgado até o dia 03 de março de 2010, e para disciplinas oferecidas no segundo semestre será divulgado até o dia 20 de julho de 2010, e estarão disponíveis em:
http://www.uesc.br/publicações/portarias
4.2. A documentação dos candidatos não-selecionados, entregue no ato da inscrição, estará disponível para devolução na secretaria do respectivo curso, até 30 dias após a data da matrícula; findo esse período, os documentos serão incinerados.

5. DA MATRÍCULA

Data
Dias 11 e 12 de março de 2010, para disciplinas oferecidas no primeiro semestre de 2010;
Dias 26 e 27 de julho de 2010, para disciplinas oferecidas no segundo semestre de 2010;
Horário
De 08h00 às 12h00 e de 13h30 às 15h30
Local
Secretaria de Pós-Graduação (SEPOG) Torre Administrativa - 1o andar

5. DO RECURSO
Após a divulgação dos resultados do processo seletivo, caso o candidato se julgue insatisfeito, poderá interpor recurso no prazo máximo de dois dias úteis.

Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, 8 de janeiro de 2010.

ANTONIO JOAQUIM BASTOS DA SILVA
REITOR

UEFS - CONCURSO PÚBLICO

Concurso público - cadastro de reserva para professor - inscrição até 4 de fevereiro


Concurso para professor – contratação imediata - inscrição até 19 de fevereiro

Maiores informações no site:http://www.uefs.br/portal

UFRB - CURSO: RESTAURAÇÃO FLORESTAL NO SUL DA BAHIA

O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições para o CURSO DE “RESTAURAÇÃO FLORESTAL NO SUL DA BAHIA”, ação integrante do PROJETO DE EXTENSÃO: “PROJETO NOSSAS ÁRVORES”, do Departamento de Ciências Biológicas da UESC.


1. DAS INSCRIÇÕES:

PERÍODO

De 25 de janeiro a 19 de fevereiro de 2010.

HORÁRIO

Das 08:00 às 21:00 horas.

LOCAL

Protocolo Geral da UESC - Térreo do Pavilhão Adonias Filho

CLIENTELA

Profissionais, técnicos, estudantes e público em geral.

VAGAS

30 (trinta) – por ordem de inscrição

TAXA

R$ 20,00 (vinte reais), recolhidos à Conta Corrente UESC n.º 991.220-7, Agência 3832-6, Banco do Brasil, com a identificação, obrigatória, do depositante e da atividade.


2. DA REALIZAÇÃO:

DATA/ HORÁRIO

Dias 24, 25 e 26 de fevereiro de 2010, das 08:00 às 18:00 horas.

LOCAL

UESC e Parque Estadual da Serra do Condurú – Serra Grande, BA.

C/ H

30 horas/aula.

3. DOS CERTIFICADOS: Receberá Certificado o participante que cumprir, no mínimo, 75% da Carga Horária estabelecida.


Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, em 13 de janeiro de 2010.

ANTÔNIO JOAQUIM BASTOS DA SILVA

REITOR

UFRB - MESTRADO

Inscrições para seleção do Curso de Mestrado Solos e Qualidade dos Ecossistemas encerram dia 22


Em março de 2010 a UFRB iniciará mais um curso de mestrado: Solos e Qualidade dos Ecossistemas. O curso de mestrado terá duas áreas de concentração: Ciência do Solo (linhas de pesquisa Solos e Nutrição de Plantas e Planejamento e Uso Racional da Terra) e Qualidade dos Ecossistemas (linhas de pesquisa Manejo e Qualidade de Agroecossistemas e Manejo de Resíduos e Remediação de Áreas Impactadas). O edital de inscrição e seleção pode ser encontrado no sítio do curso.

UNEB - SELEÇÃO DE PROFESSORES

UNEB abre Concurso Público para Professor Auxiliar (Cadastro Reserva) - Certame deve convocar, inicialmente, mais de 100 classificados para 22 departamentos da Universidade, em diversas áreas do conhecimento - Inscrições: até 29/janeiro, pela internet

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) está com inscrições abertas, até o dia 29 de janeiro, para concurso público para formação de cadastro reserva de professor auxiliar.

O certame deve convocar inicialmente os 100 primeiros candidatos classificados, para 22 departamentos da universidade.

Para participar da seleção, os interessados devem se inscrever através do site www.concursodocente.uneb.br, e pagar taxa de R$120.

A confirmação da inscrição deve ser efetuada na sede da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus I da UNEB, no bairro do Cabula, em Salvador, com a entrega da cópia do requerimento de inscrição e comprovante de pagamento, além dos documentos exigidos em edital.

Há a opção de os candidatos enviarem a documentação via Correios (Sedex) para o endereço também especificado no edital.

De acordo com a Prograd, os primeiros convocados vão lecionar nos novos cursos que foram recentemente reformulados pela universidade.

Podem concorrer ao edtial profissionais graduados que tenham, no mínimo, título de especialização. Cada candidato fará, no período de inscrição, opção por uma área de conhecimento, disciplina, departamento e campus.

Os candidatos serão submetidos a prova escrita, aula pública, memorial e prova de títulos, entre os meses de fevereiro e março de 2010.

O concurso tem prazo de validade de dois anos, prorrogável por igual período, a partir da data da publicação dos resultados.

Informações: Prograd/Campus I - Tel.: (71) 3117-2223.



[Texto e imagem: Ascom/UNEB] ap/ma

Estágio Instituto Baleia Jubarte.

INSCRIÇÕES ABERTAS

O INSTITUTO BALEIA JUBARTE possui um programa de estágio para estudantes universitários que estejam cursando biologia, oceanografia, veterinária ou áreas afins. Através desse programa, os estudantes têm a oportunidade de acompanhar as atividades desenvolvidas pela instituição, relacionadas à pesquisa e à conservação da Baleia Jubarte e do Boto Cinza no Banco dos Abrolhos (Base de Caravelas) e no Litoral Norte da Bahia (Base de Praia do Forte)

O estágio tem duração de 4 a 6 meses. Em virtude das novas leis de estágio, poderemos aceitar apenas estudantes em período de ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO, vinculado ao programa pedagógico do curso.

Devido a necessidade de treinamento e da demanda de trabalho concentrada no período de reprodução das Baleias Jubarte, solicitamos que os candidatos tenham disponibilidade de permanecer no estágio durante todo o período.

OS CANDIDATOS DEVEM APRESENTAR:

  • Conhecimentos básicos na área das ciências biológicas, oceanografia ou áreas afins;
  • Fluência na língua portuguesa;
  • Conhecimentos de Inglês (capacidade de leitura e interpretação de artigos científicos);
  • Conhecimentos básicos de informática (Microsoft Word e Excel);
  • Sociabilidade e habilidade para trabalhar no mar e conviver bem com outras pessoas neste ambiente;
  • Dedicação e entusiasmo, mesmo diante de longos períodos de trabalho de campo.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Currículo vitae (não esqueça de colocar telefone e email para contato)
2 cartas de recomendação (de professores ou orientadores)
Carta de apresentação
Na carta de apresentação o candidato deve:

  • Mencionar os motivos de interesse no estágio;
  • Especificar para qual vaga está se candidatando (Cruzeiros de pesquisa, Programa de Resgate ou Educação Ambiental);
  • Deixar clara a disponibilidade para o período integral do estágio e vinculação com o programa de estágio obrigatório da faculdade.

PROCESSO SELETIVO:
A seleção será baseada na análise dos documentos solicitados e entrevista por telefone. Após a seleção, será solicitado que a Instituição de Ensino firme convênio com o Instituto Baleia Jubarte.

IMPORTANTE!!! Só serão incluídos no processo de seleção os candidatos que mantiverem vínculo com a universidade através da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório e declararem sua disponibilidade para permanência durante todo o período de estágio! No momento não estão sendo aceitos profissionais formados.

NOVIDADE - HELMUT SICK

Colegas,

Recebi um email informando que estar acertada a nova edição do livro do Dr. Helmut Sick, "Ornitologia brasileira". A nova edição será feita pela Aves e Foto Editora, comandada por Edson Endrigo.

A edição e revisão final do livro serão feitas por Luís F. Silveira (Universidade de São Paulo). Convidaremos os maiores especialistas em cada área ou grupo de aves para que cada capítulo seja revisado e atualizado em relação à última edição, datada de 1997.

Acreditam que em 2011 o livro já estará disponível para todos.

20 de janeiro de 2010

UNEB - PRODUÇÕES CIENTÍFICAS EM DESTAQUE

Campus XII (Guanambi) da UNEB prepara nova edição da Revista ComCiência - Terceiro exemplar do periódico vai abordar temas voltados para Educação, Saúde e Meio Ambiente - Envio de trabalhos científicos: até 28/fevereiro, via e-mail ou correio

O Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe), vinculado ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Guanambi, vai lançar até junho de 2010 o terceiro exemplar da Revista ComCiência, com o tema Educação, Saúde e Meio Ambiente.

O periódico anual está com inscrições de trabalhos científicos abertas até o dia 28 de fevereiro. Os trabalhos vão compor as cinco sessões da revista: editorial, artigos, relatos de pesquisas, resenhas de livros e resumos.

Os interessados podem enviar seus trabalhos para o e-mail revistacomciência@gmail.com, obedecendo as normas de submissão, documento que traz o endereço de postagem para os interessados em encaminhar suas produções via correio.

A revista é mais um instrumento da universidade com o intuito de ampliar a divulgação das produções científicas do campus”, enfatiza a professora Heldina Fagundes, editora da publicação.

Além da publicação impressa, a partir do próximo ano o periódico - que conta com 30% de suas publicações de autores da UNEB e 70% de pesquisadores de outras instituições - será oferecido também no formato eletrônico.

Informações: DEDC/Campus XII - Tel.: (77) 3451-1535.

ANA concede outorga para captação de água no açude Mirorós (BA)

1

Tóopico: ANA

Tanto a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) como a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) receberam outorga para a captação de água no açude Mirorós, localizado no rio Verde, em Gentio do Ouro (BA), o qual abastece 15 municípios baianos, entre eles Irecê. A decisão da Agência Nacional de Águas (ANA) em conceder as duas outorgas foi publicada no Diário Oficial da União de 6 de novembro.



Em 4 de maio de 2010, está prevista uma reunião de alocação negociada da água do açude Mirorós, a qual reunirá na sede da ANA, em Brasília, representantes da Codevasf, da Embasa, do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré e do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado de Mirorós (Dipim). Na oportunidade, a Agência realizará a mediação para compatibilizar os diferentes usos das águas da região e, se necessário, ocorrerá uma repactuação dos níveis de alerta do açude Mirorós.



A outorga é um instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos, instituído pela Lei 9.433/97, por meio do qual o poder público outorgante – União, estados ou Distrito Federal – faculta ao outorgado o direito de uso de um determinado volume de recursos hídricos por prazo determinado.




Este artigo veio de INGÁ
http://www.inga.ba.gov.br2

O endereço desta história é:
http://www.inga.ba.gov.br/modules/news/article.php?storyid=7973

INGÁ - Chamada Pública para seleção de projetos de restauração de matas ciliares

1
Tóopico: Matas Ciliares

O Estado da Bahia, através do Instituto de Gestão das Águas e Clima – INGÁ, torna público a abertura do processo de seleção e celebração de convênio para projetos de Restauração de matas ciliares e nascentes nas bacias hidrográficas em 21 Regiões de Planejamento e Gestão das Águas no Estado da Bahia, destinado às Prefeituras Municipais e pessoas jurídicas de direito público, na forma e condições estabelecidas na presente Chamada Pública, de modo a concretizar ações previstas na Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei Estadual 11.612/09), nos termos das Leis Estaduais 11.050/08, 11.612/2009, 9.433/05 e 9.431/05 e 9.846/05 e dos Decretos 9.266/04, 9.683/05, 10.992/08, contempladas no PPA 2008/2011 e na resolução nº 50 de 2009 do CONERH.













Este artigo veio de INGÁ
http://www.inga.ba.gov.br12

O endereço desta história é:
http://www.inga.ba.gov.br/modules/news/article.php?storyid=77813

Polícia apreende 21 t de carvão produzido ilegalmente na Bahia

CIDADES

Juscelino Souza | Sucursal de Vitória da Conquista

Um carregamento de 21 toneladas de carvão vegetal, produzido com madeira de mata nativa extraída ilegalmente em Cândido Sales, sudoeste baiano, a 595 km de Salvador, foi apreendido em um caminhão-baú pela polícia civil de Taubaté, a 140 km da capital paulista minutos antes de ser entregue ao dono de uma churrascaria naquele município nesta terça-feira, 19.

O condutor da carga, um homem de 39 anos, cujo nome não foi revelado, foi autuado em flagrante. O outro acusado, apontado como representante da carga, também foi detido, mas ambos irão responder ao inquérito policial em liberdade. Apesar de não apresentar irregularidade, o caminhão foi apreendido, juntamente com as 21 toneladas de carvão, para ser periciado.

O motorista, flagrado por meio de denúncia anônima à Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Taubaté, afirmou ter recebido uma proposta para levar o carvão até o interior de São Paulo após entregar em Cândido Sales uma carga de calçados proveniente do Rio Grande do Sul.

Ele receberia apenas R$ 200 pelo transporte do produto, encomendado por um homem chamado "Aimu", também conhecido por "Bidu", a ser pago no ato da entrega. Conforme explicou aos policiais, ele aceitou a proposta e viajou mais de 1,5 mil quilômetros, sem ser interceptado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), para não retornar com o caminhão vazio.

Quando negociava a entrega, em companhia do representante da carga, o motorista foi abordado por dois policiais nas proximidades da churrascaria, localizada na Rodovia Presidente Dutra, na BR-116. Os investigadores informaram que devem pedir apoio da polícia baiana para averiguar origem do carvão.


http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1347511

Seguidores