4 de março de 2011

Cinco traficantes de animais são presos em operação do Ibama

Juscelino Souza | Sucursal de Vitória da Conquista

Cinco traficantes de animais silvestres presos, 207 aves silvestres e três micos resgatados foram o saldo da operação de combate ao comércio e tráfico ilegal de animais silvestres concluída no final da tarde desta quinta-feira, 3, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) na região Sudoeste do Estado. Os animais da fauna silvestres brasileira eram comercializados em feiras-livres dessas cidades. Alguns foram localizados num depósito e o responsável pelo crime fugiu, segundo a polícia.

Além dos agentes ambientais federais do Ibama, a ação, desenvolvida nos municípios de Poções, Jequié, Vitória da Conquista, Barra do Choça, Milagres, Itatim e Santo Estevão, teve o apoio de policiais militares e da CIPE-Sudoeste (antiga Companhia de Operações Especiais).

Os presos, todos alcançados em Poções – cujos nomes não foram divulgados - foram encaminhados para lavratura de flagrante delito na Delegacia de Polícia Civil daquela cidade. Também foram aplicadas multas no valor total de R$ 256 mil e todos foram indiciados conforme a Lei de Crimes Ambientais, 9.605/98.

“Pedimos à população que não compre animais silvestres porque, agindo assim, estarão dilacerando a nossa fauna e contribuindo para a sobrevivência do comércio e tráfico de animais silvestres, além de estarem sujeitos às punições na forma da lei”, assinalou o coordenador de fiscalização do Ibama de Vitória da Conquista, Ariosvaldo Antunes da Luz.

Todos os animais apreendidos foram encaminhados para o Cetas, Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista. Depois do período de quarentena, os animais serão devolvidos ao habitat natural.


http://www.atardeonline.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5694062

BAHIA MINERAÇÃO: EM TOM DE AMEAÇA, EMPRESA DIZ QUE PODE FECHAR AS PORTAS


|


A discussão sobre a localização do Porto Sul na região de Ilhéus está acirrando os ânimos e gerando declarações apressadas.

O vice-presidente da Bahia Mineração, Clóvis Torres, empresa diretamente interessada em exportar minério de ferro pelo novo porto, afirmou neste domingo no jornal A Tarde, em tom de ameaça velada, que a instalação do porto em outra localidade que não a Ponta da Tulha, seria economicamente inviável e que se a licença ambiental for negada a empresa fecharia as portas no Estado.

Ora, além de descabida, a declaração tem ares de bravata. A Bahia Mineração não pode fechar suas portas no Estado, afinal aqui está a grande jazida de ferro de Caitité e sem ela não existe Bahia Mineração. A implantação do Porto Sul é um anseio de toda a Bahia, especialmente da região sul, mas isso não significa que o vice-presidente da empresa empurre goela abaixo dos baianos a localização que parece lhe mais viável.

A localização do Porto Sul deve ser a mais viável, não apenas para a empresa, mas para a Bahia e, nesse sentido, tem razão o Ibama, ao afirmar que existem outras possibilidades de localização além da Ponta da Tulha, como, por exemplo, o Porto de Malhado, o Distrito Industrial e a localidade de Aritaguá.

Declarações como essas não ajudam o governo, pelo contrário, criam um clima que não condiz com um projeto que busca o desenvolvimento da Bahia.

RECICLE E AMPLIE SEUS CONHECIENTOS.

Recuperação de áreas florestais degradadas utilizando a sucessão e as interações planta-animal

Recuperação de áreas florestais degradadas utilizando a sucessão e as interações planta-animal
Número de páginas: 42
Ano de publicação: 1999
PDF - 510 KB

Diccionario de Ecologia

Diccionario de Ecologia
Número de páginas: 514
Ano de publicação: 2000

PDF - 2,4 MB

O manejo da paisagem e a paisagem do manejo

O manejo da paisagem e a paisagem do manejo
Número de páginas: 300
Ano de publicação: 2008

PDF - 8,0 MB


Ecolagoa

ECOLAGOA - Um breve documento sobre a Ecologia da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição (Florianópolis-SC)
Número de páginas: 117
Ano de publicação: 2003

PDF - 608 KB


Vocabulário básico de recursos naturais e meio ambiente

Nome: Vocabulário básico de recursos naturais e meio ambiente

Autor: IBGE

Formato: PDF

Tamanho do arquivo: 1,7 MB



FONTE: http://bio-livros.blogspot.com/search/label/Ecologia

SEC abre processo seletivo interno - BA

EDITAL Nº 004/2011
PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES LICENCIADOS
DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO PROGRAMA ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO
TECNOLÓGICA (EMITEC)

O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, no uso das suas atribuições, torna pública a abertura de processo seletivo interno de pessoal, com vistas à formação de cadastro reserva de professores licenciados da Rede Estadual de Ensino para atuar no Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica.
1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O processo seletivo interno de pessoal destina-se à seleção de profissionais da educação pertencentes ao quadro do Magistério Público com licenciatura plena da Rede Estadual de Ensino para atuação no Programa Especial Ensino Médio com Intermediação Tecnológica.
1.2 O processo seletivo será realizado por uma comissão de seleção da Secretaria de Educação constituída para este fim, e consistirá em 03 etapas:
a)Análise curricular conforme disciplina o anexo A.
b) Entrevista Técnica e prova situacional conforme disciplina o anexo B;
c)Avaliação técnica através de uma prova didática conforme disciplina o anexo C;
1.3 Todas as etapas serão de caráter eliminatório, sendo que os candidatos aprovados serão submetidos a um curso de formação específica voltado para intermediação tecnológica.
1.4 O processo seletivo de pessoal será realizado na cidade do Salvador/BA.
1.5 O quantitativo de vagas disponíveis para provimento das funções estabelecidas, objeto do presente processo seletivo, está definido por quantidade de vagas por disciplina, de acordo com o Anexo D deste edital.
1.6 A comissão de seleção poderá solicitar, em qualquer etapa do processo, documentos comprobatórios dos dados informados pelo candidato na ficha de inscrição.
1.7 A jornada de trabalho será de vinte e/ou quarenta horas/aula semanais.
2 REQUISITOS BÁSICOS PARA SELEÇÃO
2.1 Ser professor efetivo da Rede Estadual de Ensino.
2.2 Ter licenciatura plena, conforme Lei nº 9.394/96.
2.3 Ter sido selecionado(a) em todas as etapas do processo seletivo.
2.4 Residir em Salvador ou sob o próprio custeio passar a residir em Salvador.
2.5 Cumprir as determinações deste edital.
2.6 Ter disponibilidade para trabalhar 20 e/ou 40h (quarenta) horas semanais, conforme prova situacional.
3 DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
3.1 As inscrições deverão ser realizadas das 08 horas do dia 24 de fevereiro de 2011 as 22 horas do dia 07 de março de 2011, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://www.educacao.ba.gov.br, observando o horário oficial de Brasília/DF.
3.2 No ato da inscrição, o candidato deverá informar seus dados pessoais, sua formação acadêmica, experiência profissional e área de interesse, bem como informar o seu e-mail e telefone para contato, de acordo com a ficha de inscrição para o Programa Ensino Média com
Intermediação Tecnológica, disponível no endereço supracitado.
3.3 Após o preenchimento da ficha de inscrição, o candidato deverá salvá-la no computador e anexá-la em um e-mail que deverá ser encaminhado juntamente com seu currículo para o endereço: emitec@educacao.ba.gov.br. Efetuada a inscrição, o candidato receberá, via e-mail, a confirmação de sua inscrição.
3.4 A Secretaria da Educação não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que
impossibilitem a transferência de dados.
3.5 Não serão aceitas inscrições via fax ou via postal.
3.6 As informações prestadas na ficha de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Secretaria da Educação do direito de excluir do processo seletivo aquele que não o preencher de forma completa, correta e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.
3.7 Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente aos itens estabelecidos neste edital.
4 - 1ª ETAPA: DA ANÁLISE CURRICULAR
4.1 Serão analisados os currículos de acordo com as necessidades de preenchimento de vagas no Programa definido no Anexo D deste Edital.
4.2 A análise curricular terá caráter classificatório e eliminatório, sendo que a avaliação dos títulos terá caráter de desempate.
4.3 A relação dos candidatos que tiverem seus currículos classificados, será disponibilizada no endereço eletrônico disposto no item 3.1 deste edital, juntamente com informações sobre o prazo e o local para início da segunda etapa da seleção, que consiste numa entrevista e prova situacional.
4.4 Critérios de Desempate:
Terá preferência nos casos de desempate o professor-candidato que:
a) Tenha, em ordem prioritária, titulação de doutorado, mestrado ou especialização;
b) Tenha formação prévia em tecnologias educacionais;
c) Tenha experiência comprovada em cursos realizados por meio de Educação remota;
d) Comprove conhecimento em informática.
4.5 Critérios para Análise Curricular:
Nesta etapa serão analisados dois fatores: Formação acadêmica e profissional em que será avaliada titulação; experiência profissional e adequação na formação; e condições de trabalho em que será analisado o regime de trabalho do docente, conforme descrição no Anexo D.
5 - 2ª ETAPA: DA ENTREVISTA TÉCNICA E PROVA SITUACIONAL
5.1 A entrevista visa aferir o conhecimento técnico do candidato em sua área de atuação e habilidades interrelacionais.
5.2 A prova situacional refere-se à comprovação de que o candidato pertence ao quadro efetivo da Rede Estadual de Ensino mediante apresentação de cópia do contra-cheque atual.
5.3 De acordo com a necessidade de preenchimento de vagas, a Secretaria da Educação (SEC) convocará os candidatos classificados na etapa da avaliação curricular para participarem da entrevista técnica e prova situacional.
5.3.1 A convocação será publicada no dia 10/03/2011 no endereço eletrônico disposto no item 3.1 deste edital. Serão convocados para a entrevista técnica candidatos classificados no processo seletivo até duas vezes o número de vagas oferecidas para cada disciplina a que concorre.
5.4 A entrevista e prova situacional serão realizadas no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado à Estrada da Muriçoca, s/n, Av. Paralela, nesta capital.
5.4.1 O candidato que não comparecer à entrevista técnica e prova situacional na data, no horário e no local divulgado será considerado como desistente, sendo automaticamente eliminado do processo seletivo.
5.4.2 O candidato será considerado selecionado para a terceira etapa após a homologação dos resultados divulgada no endereço eletrônico disposto no item 3.1 deste edital.
6 - 3ª ETAPA:AVALIAÇÃO TÉCNICA (PROVA DIDÁTICA)
6.1 A avaliação técnica consistirá na apresentação de uma aula expositiva de duração máxima de 15 (quinze) minutos, apresentada a comissão de seleção;
6.1.1 O tema da aula ficará a cargo do candidato desde que seja relacionado com o nível de ensino do Programa e a disciplina.
6.1.2 O candidato terá disponível para sua apresentação uma sala de aula com material didático básico: um aparelho de datashow, computador e quadro branco;
6.1.3 O candidato deverá apresentar a comissão de seleção seu planejamento de aula impresso, conforme modelo disponibilizado no Anexo E;
6.2 Estará classificado o candidato-professor que alcançar média igual ou superior a 6,0, conforme os critérios de avaliação disposto no Anexo C.
6.2.1 Os resultados serão homologados e divulgados no endereço eletrônico disposto no item 3.1 deste edital.
6.3 Critérios para Avaliação da Prova Didática:
Nesta etapa serão analisados dois indicadores: Domínio dos Conteúdos onde será observada a segurança na exposição do tema e Indicação bibliográfica e/ou outras fontes em consonância com o tema. O indicador domínio do processo ensino-aprendizagem mediado por recursos tecnológicos serão observados: estética pessoal adequada para teleaulas; apresentação inicial – pessoal / profissional, empatia, anúncio do tema; articulação, objetividade, clareza e sequência do conteúdo; inflexão (capacidade de alternar sons graves e agudos, tonalidades e volume); velocidade da fala; correto uso da Língua (sem vícios de linguagem); postura gestual (desenvoltura); entusiasmo e motivação; adequação dos slides à proposta da aula; utilização adequada dos recursos tecnológicos; coerência entre as partes do plano de aula apresentado; relação tempo/conteúdo; uso adequado da contextualização e interdisciplinaridade, conforme descrição no Anexo E.
7 DO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECIFICA VOLTADO PARA INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
7.1 Os candidatos aprovados na terceira etapa participarão do curso de formação específica voltado para intermediação tecnológica conforme calendário a ser divulgado oportunamente.
7.2 Esse curso será de natureza obrigatória e a não participação do docente selecionado implicará na sua substituição, através do cadastro de reserva.
8. VALIDADE:
8.1 O Processo Seletivo Interno para convocação de professores licenciados da Rede Estadual de Ensino para o Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica anunciado neste Edital será válido enquanto o Programa estiver em ação.
8.2 Os candidatos selecionados farão parte de um cadastro reserva podendo ser acionados conforme as necessidades do Programa.
9 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1 O candidato poderá obter informações referentes ao processo seletivo por meio da Internet, no endereço eletrônico http://www.educacao.ba.gov.br.
9.2 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para o processo seletivo contidas neste edital e nos comunicados a serem publicados na Internet.
9.3 As despesas decorrentes da participação no processo seletivo simplificado ocorrerão por conta do candidato.
9.4 O candidato deverá manter atualizados seu endereço, e-mail e telefone na Secretaria, enquanto estiver participando do processo seletivo.
9.5 Todos os professores que ficarão a cargo do Programa serão lotados no Colégio de Aplicação.
9.6 É garantido o retorno do professor a sua Escola de origem ao término do Programa, bem como, quando suas condutas não se adequarem as especificidades do mesmo.
9.7 Não se constituirá qualquer direito para o docente decorrente do uso da imagem no fluxo das aulas do Programa, que passará a integrar o patrimônio da Secretaria da Educação, depois de transmitidos e processado os arquivamentos, podendo ser feita sua reprodução tantas vezes forem necessárias à Administração.
9.8 Os trabalhos serão conduzidos por uma Comissão Técnica, formada pelos titulares da Coordenação do Programa, Superintendência de Desenvolvimento de Educação Básica (SUDEB) e um técnico em avaliação da Superintendência de Acompanhamento Avaliação do Sistema Educacional (SUPAV), que se responsabilizará pela avaliação dos interessados.
9.9 Os casos omissos serão resolvidos pela Superintendência de Desenvolvimento de Pessoal - SUDEPE da Secretaria da Educação.
Salvador, 23 de fevereiro de 2011
OSVALDO BARRETO FILHO
Secretário da Educação

Eventos em outras regiões.

Venha participar da grande festa das aves brasileiras!
Inscrições abertas


O 6º Encontro Brasileiro de Observação de Aves acontece em maio no Parque Villa-Lobos em São Paulo e oferece palestras, mini-cursos, oficinas e observação de aves para iniciantes. Avistar2011 é a grande feira latino-americana de observação da natureza e destaca tecnologia, conservação, turismo, lazer e conhecimento.

Confira a programação. Aves migratórias, Aves da Amazônia, Acústica2011, Mini-cursos, Oficinas Infantis, Observação de aves para iniciantes, Oficina de construção de bebedouro de Beija-flor, Avistar Art, Varal de Fotos, Exposições de arte Naturalista e muito mais.

Participe!
São Paulo 13 a 15 de Maio de 2011

Inscrições Abertas

5º Concurso

Concurso Avistar de Fotografia de Aves - Inscrições abertas até 04 de Abril. Participe!

O maior Concurso de Fotografia de aves brasileiras já está com suas inscrições abertas, com muitas novidades.

Novo regulamento:
Avistar inova e recria o regulamento do Concurso: Novos prêmios, sem cessão de direitos autorais; fotografia com ética e respeito às aves; novos prazos e uma final emocionante. Conheça todo os detalhes, visite nosso site e participe!

Novos prêmios:
Os principais destinos em cada Bioma ! A mais completa coleção de livros!
O Melhor Binóculo!
Os prêmios de 5º concurso oferecem o que há de melhor para observar a mais rica e diversificada avifauna do planeta! Participe!

Destinos selecionados em todos os biomas brasileiros:

Amazônia - Cristalino Jungle Lodge - MT
Pantanal - Refúgio Ecológico Caiman - MS
Mata Atlântica Sudeste - Itamambuca Eco Resort - SP
Mata Atlântica Sul - RPPN Salto Morato - PR
Mata Atlântica Nordeste - RPPN Serra Bonita - BA
Sulinos: Hotel Parque da Lagoa - Tavares - RS
Caatinga - Bahia - Boa Nova - BA
Caatinga - Ceará - RPPN Serra das Almas - CE
Cerrado - EcoRotas e Portal da Chapada - Chapa dos Veadeiros -Alto Paraíso GO
Cerrado2 - RPPN - GO

Além de:
01 binóculo de alta performance Swarovski Optik EL
01 coleção completa do HandBook of the Birds of the World - Linx Ed.

Avistar agradece aos parceiros que viabilizam mais essa edição do Concurso.

Prêmio Especial "Birds on the wires"

No ano passado fomos todos surpreendidos pelo magnífico filme "Birds on the wires" de Jarbas Agnelli, o diretor e compositor que revelou a música existente em singelas fotos de aves pousadas. O Concurso Avistar oferece agora uma oportunidade inédita
:

Faça a sua foto virar música, fotografe "Birds on the wires"!


As melhores fotografias de aves pousadas em fios serão transformadas em música.
Lembre-se 5 fios e muitas aves! Inspire-se, fotografe. Assista aqui o filme.

As fotos "Birds on the wires" podem ser em qualquer formato, sem limites para sua criatividade!



Rádio Paisagem - a rádio que toca passarinho

Conheça a Rádio Paisagem, o novo projeto AvistarBrasil, que recria a paisagem sonora de cada bioma brasileiro a partir do canto das aves. A Rádio Paisagem é ideal para deixar como som ambiente, janela de escape da loucura cotidiana.
Faça seu cadastro! Você pode criar suas próprias paisagens, retratar os sons de sua região ou de sua memória. Invente um novo uso! Rádio-paisagem é um experimento coletivo, suas idéias serão bem-vindas!
www.radiopaisagem.com.br

Ajude a criar o Avistar2011
Participe do Painel Avistar, espaço aberto onde você pode apresentar teu trabalho, fotos, sua ONG ou o teu Clube de Observadores! Se vc. tiver alguma boa idéia de um mini-curso, uma palestra ou um tema que queira ver abordado, entre envie-nos sua sugestão e vamos realiza-la! Painel Avistar2011

Avistar2011 no twitter:

siga-nos e receba as notícias do mundo da observação de aves
curadoria de Guto Carvalho


Intensivão de vida marinha em Paraty


21 a 24 de abril
Paraty - RJ


Carga horária: 60 horas;

Investimento: R$ 480,00 – Ex-alunos têm R$ 30,00 de desconto;
*Inclui:
* 4 diárias de hospedagem em pousada com roupa de cama e toalha;
* 3 cafés da manhã self-service;
* 2 saídas de barco para as aulas;
* Aulas;
* Atividade complementar supresa;
* 4 passagens de ônibus urbanos em Paraty;
* Certificado;
* CD-Rom com material didático;
* Brinde Mimos Marinhos.

Inscrições:
À vista: Depósito de 480,00 – ATÉ 25/03/2011.
OU
Parceladas em 3 x sem juros: 3 depósitos de R$ 160,00 – O 1º até 28/02, o 2º até 15/03 e o 3º até 15/04.
OU
Parceladas em 2 x sem juros: 2 depósitos de R$ 240,00 – o 1º até 15/03 e o 2º até 15/04.

Informações: naturaulas@gmail.com

Curso Básico de Ambientes Costeiros


27 a 29 de maio
Armação de Búzios - RJ


Carga horária: 30h;

Investimento: R$ 300,00;
*Inclui:
- Hospedagem em pousada de 27 a 29/05
- Café da manhã nos dias 28 e 29/05
- Traslados terrestres entre as praias das aulas
- Aulas
- Certificado
- CD-Rom com material didático
- Brinde Mimos Marinhos

Inscrições:
À vista: Depósito de R$ 300,00 – ATÉ 04/04/2011.
OU
Parceladas em 4 x: 4 depósitos de R$ R$ 75,00 – O 1º até 28/02, o 2º até 18/03, o 3º até 18/04 e
o 4º até 18/05.
OU
Parceladas em 3 x sem juros: 3 depósitos de R$ 100,00 – O 1º até 15/03, o 2º até 15/04 e o 3º até 16/05.
OU
Parceladas em 2 x sem juros: 2 depósitos de R$ 150,00 – o 1º até 25/03 e o 2º até 25/04.

Informações: naturaulas@gmail.com

Curso de Biologia Marinha e Oceanografia

1º módulo: 18 a 20 de fevereiro;
Local: Angra dos Reis, RJ – Ilha Grande – Abraão, Lagoa Azul e arredores;

Carga horária: 25 horas;

Investimento: R$ 260,00
* Inclui:
- Traslado de ida e volta para o Abraão;
- 2 diárias de hospedagem em camping (barraca não incluída);
- 1 saída de barco durante todo o dia 19/02;
- Aulas;
- Trilha e vivência de Educação Ambiental no dia 20/02;
- Certificado;
- CD-Rom com material didático;
- Brinde Mimos Marinhos.


2º módulo: 19 a 20 de março;

Local: Angra dos Reis, RJ – Ilha Grande – Araçatiba
Principais áreas de estudo: Araçatibinha e Lagoa Verde;

Carga horária: 25h;

Investimento: R$ 290,00
* Inlcui:
- Hospedagem em camping (barraca não incluída, mas pode ser alugada, com colchonete, por R$ 30,00);
- 1 café da manhã self-service;
- Barco exclusivo Angra dos Reis X Araçatiba X Angra dos Reis;
- Aulas;
- 2 almoços (culinária caseira, à base de horta orgânica);
- Certificado;
- CD-Rom com material didático;
- Brinde Mimos Marinhos.


Informações: naturaulas@gmail.com

Curso de Biologia Marinha Aplicada


20 a 22 de maio de 2011
Tibau do Sul - RN


Local: Praia da Pipa;

Carga horária: 30h;

Público-alvo: Estudantes de biologia, ecologia, gestão ambiental, veterinária, educação ambiental, geografia, turismo, oceanografia e áreas afins; mergulhadores; ambientalistas; interessados em aprender sobre o tema;

Investimento: R$ 400,00
Ex-alunos têm R$ 30,00 de desconto!
* Inclui:
  • 2 diárias de hospedagem
  • Carteira de associado para albergues da juventude (válida por 1 ano)
  • 2 cafés da manhã
  • 1 saída de barco
  • Aulas
  • Certificado
  • CD-Rom com material didático
  • Brinde Mimos Marinhos
Informações: naturaulas@gmail.com



Curso de especialização em Biologia Aquática e Sustentabilidade Ambiental


Público-alvo: O público alvo consiste em graduados de cursos das seguintes grandes áreas e áreas, relacionadas de acordo com o nível de afinidade com o presente curso:
- Ciências Biológicas, todas as áreas.
- Ciências Exatas e da Terra, oceanografia e geologia.
- Ciências Agrárias, todas as áreas.
- Engenharias, Ambiental, Sanitária e de Produção.
- Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Economia, Planejamento Urbano/Regional e Turismo;

Duração: 500 horas - 17 meses;

Próxima Turma: 12 de março de 201;

Campus e Turno:Campus Tijuca - Integral;

Investimento: R$ 420,00;

Realização: Universidade Veiga de Almeida (UVA) - RJ.

Programa de Pós-Graduação em Ciências do Mar - FURG


SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE DOUTORADO

I – Informações gerais:

Duas bolsas de doutorado serão concedidas através do projeto “Estudos nos Oceanos
Atlântico Sul Ocidental e Austral para a Compreensão do Clima Global”, aprovado no Edital CAPES - CIÊNCIAS DO MAR nº 09/2009.

Os bolsistas desempenharão atividades de pesquisa em um dos seguintes projetos:

(a) Monitoramento e Modelagem de Fluxos de CO2 no Atlântico Sul e Oceano
Austral, aprovado no Edital MCT/CNPq - Nº 38/2009, que objetiva monitorar e modelar
fluxos de dióxido de carbono na interface oceano-atmosfera, assim como aumentar a
compreensão dos processos físicos e biogeoquímicos que controlam esses fluxos, no Atlântico Sul Sub-Tropical e Oceano Austral.
(b) PROcessos de enriquecimento de águas superficiais do Oceano Austral e influências sobre o ecosSIStema marinho: dos produtores primários aos predadores de topo (PRO-OASIS) , aprovado no Edital MCT/CNPq/PROANTAR - Nº 23/2009, que objetiva
compreender os processos oceanográficos e aqueles associados ao gelo, que propiciam o enriquecimento das águas superficiais do Oceano Austral, e sua influência sobre o
ecossistema marinho.

Os bolsistas selecionados integrarão os Programas de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica (Nível 5 CAPES) ou Oceanografia Biológica Nível 5 CAPES), ambos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

II - Requisitos do bolsista:
a) possuir mestrado em área das ciências do Mar, Exatas e da Terra, Biológicas e afins;
b) dedicar-se integralmente às atividades programadas;
c) não acumular a bolsa com bolsas concedidas por agência de fomento nacional;

III – Documentos e Inscrições:
Os interessados devem enviar por correio eletrônico uma cópia do Curriculum Vitae (Formato Lattes) até o dia 30 de Novembro de 2010. O e-mail deve constar como assunto o seguinte: INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE DOUTORADO - EDITAL CAPES – CIÊNCIAS DO MAR. No conteúdo do email deve constar uma breve explanação dos motivos (10-15 linhas) que motivam o candidato a candidatar-se a esta bolsa. O e-mail com o CV anexado deve ser enviado para Dr. Carlos A. E. Garcia (dfsgar@furg.br).

IV - Maiores Informações:
Dr. Carlos A. E. Garcia
Instituto de Oceanografia
Laboratório de Estudos dos Oceanos e Clima
Universidade Federal do Rio Grande
96201-900
Rio Grande RS Brasil
Telefone: (53) 3233 6859

Programa de Pós-Graduação em Oceanografia - UERJ


Curso: Mestrado

Área de concentração: Caracterização, Diagnóstico e Evolução de Ambientes Marinhos;

Linhas de pesquisa:
  • Processos Oceanográficos na Interface Continente-Oceano;
  • Dinâmica, Ciclicidade e Modelagem de Processos Marinhos.
Processo de seleção:

O processo de seleção é realizado anualmente, oferecendo 15 vagas. Para 2011, o calendário é o seguinte:

1. Inscrição: 08/11/2010 a 14/01/2011
2. Avaliação: 31/01/2011 a 04/02/2011. Consiste nas seguintes etapas:
(i) prova língua inglesa (eliminatória);
(ii) prova escrita (classificatória);
(iii) análise de CV (classificatória);
(iv) projeto de dissertação e entrevista (eliminatória).
3. Matrícula para os aprovados: 14 a 18/02/2011
4. Início das aulas: 01/03/2011


Confira o Edital

Maiores informações:
Faculdade de Oceanografia/Programa de Pós-Graduação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 4018/bloco E
Maracanã, Rio de Janeiro/RJ 20550-013
E-mail: ppg-ocn@uerj.br Tel.: 21 2334-0621 ou 2334-0624

Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais - UFC


Curso: Mestrado e Doutorado

Área de concentração: Utilização e Manejo de Ecossistemas Marinhos e Estuarinos;


Linhas de pesquisa:
  • Manejo de ecossistemas para a produção biológica;
  • Prospecção de recursos marinhos;
  • Microbiologia e patologia de organismos marinhos e estuarinos;
  • Análise de impactos ambientais das regiões oceânicas e costeiras
Conceito CAPES: 4

Maiores informações:

Diretoria do Labomar
Endereço: Av. da Abolição, 3207 – Meireles – CEP 60165-081 – Fortaleza – CE
Fone: (85) 3366 7000
Fax: (85) 3242 8355
E-mail: labomar@labomar.ufc.br
labomar@labomar.ufc.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

V Simpósio Brasileiro de Oceanografia


17 a 20 de abril de 2011
Santos - SP

Tema: Oceanografia e Políticas Públicas;

Organização: IO Júnior;

Realização: Universidade de São Paulo (USP)/ Instituto Oceanográfico (IO);

Apoio: AOCEANO/ FURG

Maiores informações no site em breve!

XIV Congresso Latinoamericano de Ciências do Mar (COLACMAR)


31 de outubro a 4 de novembro de 2011
Balneário Camboriú - SC


Maiores informações em breve no site!



Seguidores