15 de julho de 2015

Observando Aves da Bahia.

Ornitólogos, observadores de aves e passarinheiros em geral, conhecam o site www.birdwatching bahia.com http://www.birdwatchingbahia.com , criado para divulgar a avifauna baiana e as alternativas de observação de aves, orientando os interessados com todo tipo de informação útil. 

Entre outras ofertas, vocês poderão pedir, através do site, check-lists de espécies grátis, em formato Word e editáveis conforme a conveniência do usuário, de vários pontos de interesse. 

Visitem também a página no Facebook, Observando Aves / Birdwatching Bahia. 

14 de julho de 2015

Roda de Passarinho na Caatinga por Renato Rizzaro e Gabriela Giovanka Sobre

A Roda de Passarinho
Roda de passarinho é uma atividade com crianças de escolas e comunidades do Brasil. 

Conversamos sobre aves, aplicamos jogos e brincadeiras e distribuímos fotos e posters feitos a partir de nossas expedições pelos biomas brasileiros. 
Quanto mais apoio conseguirmos, mais Rodas de Passarinho realizaremos durante a expedição à Caatinga.

ACESSE: https://www.catarse.me/pt/rodadepassarinho

13 de julho de 2015

FNMA faz consulta para melhorar projetos


  • Imprimir
Arquivo MMA
Proteção da natureza: todos podem participar
Pesquisa informará os gestores do fundo sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas instituições públicas e privadas


Texto de Lucas Tolentino – Editor: Marco Moreira

Termina no próximo dia 17 o prazo para participar da pesquisa online do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). Destinado à sociedade em geral, o levantamento tem o objetivo de ouvir a população sobre novas linhas de fomento a serem apoiados pelo FNMA no biênio 2015-2016, além de receber contribuições sobre a eficácia das formas de custeio e execução dos projetos financiados. 
A pesquisa informará os gestores do fundo sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas instituições públicas e privadas durante a apresentação e a execução dos projetos. Com as contribuições enviadas pela população, será possível promover melhorias nos mecanismos de seleção de propostas e nas estratégias de capacitação dos interessados em demandar recursos financeiros do FNMA.
Criado há 25 anos, é um dos mais antigos mecanismos de apoio à Política Nacional do Meio Ambiente do Brasil. O FNMA opera hoje por meio de duas modalidades de apoio financeiro: pequenos projetos, que atendem demandas locais com valor de repasse de até R$ 300 mil; e projetos estruturantes, de escala regional, com repasses acima de R$ 300 mil.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) - (61) 2028.1165

Regulamentação da Lei da Biodiversidade será construída com participação popular


Palê Zuppani/SBF/MMA
Mais inovação e repartição de benefícios
As contribuições podem ser enviadas até 18 de agosto e vão subsidiar a consulta pública sobre a regulamentação da Lei 13.123/2015

Por: Rafaela Ribeiro - Edição: Sérgio Maggio


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) começa a receber, a partir desta sexta-feira (12/06), contribuições para subsidiar a elaboração da consulta pública sobre a regulamentação da Lei da Biodiversidade (Lei 13.123/2015), que será lançada pelo governo federal em setembro. A Lei define o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado e a repartição dos benefícios oriundos desse acesso.

“É importante que toda a sociedade participe para que o Governo possa elaborar uma regulamentação que atenda, da melhor maneira possível, tanto as empresas e institutos de pesquisas que usam a biodiversidade, quanto os povos indígenas, as comunidades tradicionais e agricultores familiares detentores do conhecimento tradicional associado”, explicou o diretor de Patrimônio Genético do MMA, Rafael Marques.

As contribuições, sugestões e propostas podem ser enviadas até 18 de agosto, preenchendo o formulário (clique aqui). Depois, será elaborado um mapa diagnóstico dos temas e artigos prioritários e sensíveis, que deverão ser abordados e debatidos durante a consulta pública. Veja aqui as contribuições já recebidas.

AVANÇOS

A lei é uma conquista para os povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares, que passam a ter o direito de participar das decisões relacionadas à conservação e ao uso sustentável dos conhecimentos tradicionais. Para isso, terão assento garantido e paritário com os outros setores da sociedade civil (empresarial e academia) no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen) do MMA.

Terão direito, inclusive, de participar das decisões acerca da destinação dos recursos do Fundo Nacional para Repartição de Benefícios (FNRB), que será gerido pelo MMA e tem como objetivo valorizar o patrimônio genético e os conhecimentos tradicionais associados, promovendo seu uso de forma sustentável.

Para a exploração econômica de produto acabado ou material reprodutivo, proveniente de acesso ao conhecimento tradicional associado, será exigido consentimento prévio informado e acordo de repartição de benefícios com as comunidades fornecedoras dos conhecimentos. O documento  pode ser apresentado em até 365 dias após o momento da notificação ao CGen, informando que o produto acabado ou o material reprodutivo será colocado no mercado. Isso permite que as empresas e os provedores possam conhecer qual é o tamanho do benefício econômico auferido antes de fazer a repartição de benefícios, permitindo uma repartição mais justa e equitativa.

Outra novidade: as pesquisas envolvendo o patrimônio genético e o conhecimento tradicional associado não precisarão mais  de autorização prévia do CGen, sendo necessário, apenas, fazer um cadastro eletrônico. "A promoção do uso sustentável do patrimônio genético e a valorização do conhecimento tradicional associado podem abrir uma grande oportunidade para o Brasil fortalecer e desenvolver uma economia em que o elemento chave seja a conservação da biodiversidade", destacou Rafael Marques. “Precisamos reconhecer o papel importante que os povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares representam nesse contexto (do desenvolvimento econômico)”, reforça.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) (61) 2028.1227

X SEMANA DE BIOLOGIA DIVULGA PROGRAMAÇÃO E ABRE INSCRIÇÕES

31 DE AGOSTO | 08:00 - 4 DE SETEMBRO | 17:00

O Instituto de Biologia da UFBA realiza, entre os dias 31/08 e 04/09/2015, a 10ª. edição da Semana de Biologia (SEMB10). O evento terá em sua programação palestras, simpósios, mesas redondas, seminários, minicursos, workshops, exposições, oficinas e apresentação de trabalhos realizados por profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação de Biologia e áreas afins.
Considerando que o ano de 2015 foi intitulado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como “Ano Internacional do Solo” e pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como “Ano Internacional da Luz”, esta edição da Semana de Biologia apresenta a temática:  “SEMB10: Os Filhos deste Solo”.  O intuito é ressaltar as contribuições científicas e culturais destes campos de estudos a fim de refletir suas ações e consequências para a sociedade, abordando questões de cunho ambiental, político, social e acadêmico.
A programação completa e as inscrições para o evento podem ser efetuadas no website: http://sembioufba2015.wix.com/sembio10.

I Conferência sobre Ecologia, Manejo e Restauração de rios: Práticas e Experiências 2015


Período: 
07/27/2015 (Todo dia) - 07/28/2015 (Todo dia)
Local: 
Universidade Federal da Bahia

Seminário sobre Política e Planejamento do Saneamento Básico na Bahia: Desafios e Perspectivas na Implementação

Docentes: 

Período: 
07/16/2015 - 08:00 - 07/17/2015 - 18:00
Local: 
Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica da UFBA - Rua Professor Aristides Novis, nº 02 Federação
Acontecerá entre os dias 16 e 17 de julho de 2015. O Seminário sobre Política e Planejamento do Saneamento Básico na Bahia: Desafios e Perspectivas na Implementação. A programação do evento prever a realização de palestras, debates, mesas redondas com docentes da Universidade Federal da Bahia, da Universidade de Campinas, Técnicos do Ministério das Cidades, FUNASA, EMBASA, CREA  e Representantes do Ministério Público da Bahia.

Pinguins são achados no litoral do extremo-sul da Bahia

Pinguins são achados no litoral do extremo-sul da Bahia

Ong explica que animais migram para litoral brasileiro em busca de comida.
Pinguins mais jovens são levados por corrente do sul para a costa baiana.

Texto     do     G1    BA                          

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/07/pinguins-sao-achados-no-litoral-do-extremo-sul-da-bahia.html

Pinguins são achados no litoral do extremo sul da Bahia (Foto: Divulgação/Pat Ecosmar)Pinguins são achados no litoral do extremo sul da Bahia (Foto: Divulgação/Pat Ecosmar)
Pinguins foram encontrados no litoral do extremo-sul da Bahia. Segundo a Ong Pat Ecosmar, são os primeiros da temporada - um deles na orla de Porto Seguro e em Santa Cruz Cabrália, onde os encalhes são mais recorrentes. A informação foi divulgada neste sábado (11).
Pinguim foi localizado na orla de Porto Seguro, na Bahia (Foto: Divulgação/Pat Ecosmar)Pinguim foi localizado na orla de Porto Seguro,
na Bahia (Foto: Divulgação/Pat Ecosmar)
Segundo a Ong, além dos dois pinguins, que estão vivos, nos últimos sete dias foram achados três aves marinhas mortas - uma atobá e duas gaivotas -, além de quatro tartarugas marinhas mortas.
A entidade explicou que, entre junho e setembro, os pinguins-de-Magalhães, como eles são chamados, migram para o litoral brasileiro em busca de alimentos. No entanto, os animais mais jovens geralmente se afastam da costa e acabam sendo levados nas correntes do sul para o norte, podendo chegar até a Bahia e Sergipe.
De acordo com a Pat Ecosmar, o histórico aponta que a maioria dos animais é encontrada com saúde debilitada. Por isso, a entidade resalta que a população não pode colocar recipientes com gelo, o que pode reduzir a temperatura do corpo do animal e levá-lo à morte. A orientação é que o animal deve ser mantido seco e aquecido até a chegada dos órgãos ambientais. Além disso, a organização pede à população para não capturar os pinguins enquanto eles ainda estão na água.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/07/pinguins-sao-achados-no-litoral-do-extremo-sul-da-bahia.html

Seguidores