EDITAL Nº 043/2013
O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no
uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, torna público a
abertura de inscrições para seleção de alunos regulares do processo seletivo
2013.2, para o Mestrado do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em
Biodiversidade Vegetal – PPGBVeg (Campi II, Alagoinhas; VII, Senhor do Bonfim e
VIII, Paulo Afonso), sediado na UNEB/Campus VIII, Rua do Gangorra, 503, CHESF,
CEP: 48608-240, Paulo Afonso-Bahia, com vistas ao preenchimento de 04 (quatro)
vagas para Mestrado, na Área de Concentração em Biodiversidade Vegetal, com
ênfase na Flora da Bahia e nas seguintes Linhas de Pesquisa: 1. Florística,
Sistemática e Filogenia; 2. Interação Planta-animal; 3. Morfologia e Recursos
Vegetais, Aplicados à Sistemática.
1. INSCRIÇÃO
As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, via
correio ou por representante, com procuração do candidato, com firma
reconhecida e acompanhada de fotocópia de RG do procurador, nas seguintes
Unidades: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal –
Campus VIII, Paulo Afonso, das 08h30min às 17h30min horas, de segunda a
sexta-feira, no período de 22/04/2013 a 22/05/2013, e no NUPE (Núcleo de
Pesquisa e Extensão), Departamento de Ciências Exatas e da Terra – Campus II,
Alagoinhas, das 08h30min às 17h30min horas, de segunda a sexta-feira, no
período de 22/04/2013 a 17/05/2013, mediante o pagamento da taxa de R$ 50,00
(cinqüenta reais), depositada na conta corrente 991812-4 / Ag. 3832-6 Banco do
Brasil.
Poderão se inscrever candidatos portadores de diploma
de curso superior em Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Farmácia e
outros cursos afins a Ciências Biológicas, reconhecidos ou revalidados.
As inscrições por correio deverão ser postadas
exclusivamente por SEDEX, até as
17h00min do dia 17/05/2013, exclusivamente
para a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal –
Campus VIII, sendo obrigatório o envio de comprovante de postagem para o fax
(75) 3281-6585/4624, até as 17h00min do dia 22/05/2013.
A taxa de inscrição, em nenhuma hipótese, será
devolvida.
Não serão homologadas inscrições com documentação
incompleta, pendente ou com fotocópia ilegível. Os processos de inscrições
serão analisados e homologados pelo Colegiado do PPGBVeg em reunião
extraordinária.
No ato da inscrição os candidatos que desejarem
concorrer às vagas para negros e indígenas, deverão fazer a opção explicita,
constante na ficha de inscrição e apresentar os documentos comprobatórios
exigidos pelas Resoluções do CONSU, n°468/2007; 710/2009 e 711/2009
(disponíveis na home page do Programa www.uneb.br/ppgbveg).
1.1. PARA A INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO SERÁ
EXIGIDO:
-Ficha de inscrição preenchida (disponível na home
page do Programa www.uneb.br/ppgbveg);
-Curriculum Vitae comprovado de acordo com o barema
(disponível na home page do Programa www.uneb.br/ppgbveg);
-Fotocópia do diploma autenticada ou conferida com o
original, certificado de conclusão ou atestado de provável concluinte de Curso
Superior de plena duração (alunos concluintes de cursos de graduação poderão se
inscrever desde que apresentem atestado de conclusão da IES e, em sendo
aprovados, deverão apresentar diploma ou certificado de conclusão de curso na
data da matrícula);
-Fotocópia do histórico escolar autenticada ou
conferida com o original;
-Fotocópia dos Documentos Pessoais: RG, CPF, Título de
Eleitor com Comprovante da última eleição e Certificado de Reservista (sexo
masculino), autenticadas ou conferidas com os originais;
-Documentos comprobatórios exigidos pelas Resoluções
do CONSU, n°468/2007; n°710/2009 e n°711/2009, para os candidatos que optarem
em concorrer às vagas para negros e indígenas;
• Uma foto 3x4;
-Comprovante (original) de depósito da taxa de
inscrição;
-Plano de trabalho em 03 (três) vias impressas e uma
digital, com indicação do provável orientador (deverá ser redigido em português
e ter obrigatoriamente, sob risco de desclassificação, 15 páginas no máximo,
digitadas em espaço 1,5, em papel modelo A4, com fonte Times New Roman ou Arial
12, contendo a seguinte estrutura: a) Título; b) Resumo (máximo 3.500
caracteres incluindo espaços; c) Introdução; d) Objetivos (geral e
específicos); e) Justificativa; f) Material e Métodos; g) Cronograma de
trabalho; h) Referências bibliográfica;
-Carta de aceite assinada pelo orientador (modelo
disponível no home page do Programa www.uneb.br/ppgbveg), dirigida à Coordenação do
Curso – Profa. Dra. Adilva de Souza Conceição, ou enviada pelo orientador com
assinatura eletrônica, para endereço eletrônico do PPGBVeg.
1.2. CURRÍCULO
O Curriculum Vitae deverá ser organizado de acordo com
as informações constantes no barema, a ser divulgado no home page do Programa.
Os documentos comprobatórios dos títulos referidos no currículo deverão ser
numerados em correspondência ao corpo do currículo e deverão ser organizados na
seqüência da numeração.
Resumos em congressos deverão, sempre que possível,
ser comprovados pela fotocópia do resumo publicado em livro, CD ou home page do
evento.
A documentação comprobatória deverá estar encadernada
em espiral em volume único, com exceção dos documentos pessoais e ficha de
inscrição.
As inscrições serão homologadas pelo Colegiado do
Programa, observando todos os requisitos e documentos exigidos neste edital.
2. NÚMERO DE VAGAS
Serão oferecidas 04 (vagas) vagas, conforme Regimento
do PPGBVeg. As vagas oferecidas estarão de acordo com a disponibilidade dos
Professores Orientadores e prioridade de preenchimento de vagas estabelecido
pelo Programa (quadro de vaga disponível no home page do Programa www.uneb.br/ppgbveg). Os candidatos concorrerão
pela vaga do Orientador e prioridade de preenchimento de vagas estabelecido
pelo Programa. As vagas não preenchidas poderão ser remanejadas para outro
Professor Orientador.
O PPGBVeg disponibilizará vagas para negros e índios,
conforme Resoluções do CONSU, n°468/2007 (D.O.E. de 16.08.2007), complementada
pelas Resoluções n°710/2009 (D.O.E. de 01.08.2009) e n°711/2009 (D.O.E. de
06.08.2009), sendo para negros 40% e indígenas 5%, do total das vagas
oferecidas.
3. SELEÇÃO
A seleção será realizada no período de 06 a
07/06/2013, de acordo com os critérios abaixo relacionados:
-Prova escrita de conhecimento específico
(eliminatória);
-Prova escrita para aferição da capacidade de leitura
e compreensão de textos em inglês. Se houver solicitação para a dispensa da
prova de língua, o candidato deverá apresentar ou um certificado de
proficiência (em papel timbrado e autenticado) emitido por uma instituição
credenciada ou um certificado de exame elaborado pelo
Departamento/Faculdade/Instituto onde o (a) Candidato (a) já tenha feito teste
de proficiência. A demanda será apreciada pela Comissão de Seleção;
-Análise do currículo;
-Arguição sobre o plano de trabalho e vida acadêmica,
sob a forma de entrevista.
O acesso do candidato às salas onde serão realizadas
as provas dar-se-á somente mediante a apresentação de documento de
identificação com foto. Recomenda-se ao candidato chegar ao local da prova com
30 minutos de antecedência para identificação da sala.
3.1. PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO
A prova escrita de conhecimento específico será
composta por 25 (vinte e cinco) questões, sendo 05 (cinco) de cada área de
conhecimento (Sistemática de Fanerógamos, Sistemática de Criptógamos,
Anatomia/Morfologia Vegetal, Fisiologia Vegetal e Ecologia Vegetal). O
candidato deverá responder a 10 (dez) questões de sua livre escolha. Os
conteúdos e bibliografias indicadas para prova escrita, estarão disponíveis no
home page do Programa disponível na home page do Programa www.uneb.br/ppgbveg.
A prova escrita de conhecimento específico será
realizada no dia 06 de junho de 2013, com início às 8h15min. A prova terá
duração de 04h00min. Não será permitida a consulta a nenhum material durante a
realização da prova.
3.2. PROVA ESCRITA DE LINGUA INGLESA
A prova de Inglês será realizada no dia 06 de junho de
2013, com início às 16h00min. A prova terá duração de 01h30mim e poderá ser
utilizado dicionário impresso. Não será permitido o empréstimo do dicionário
entre candidatos, durante a realização da prova.
3.3. ENTREVISTA (arguição sobre o plano de trabalho e
vida acadêmica)
As entrevistas serão realizadas a partir do dia 07 de
junho de 2013. Os horários, o local e a lista dos candidatos habilitados para a
entrevista serão divulgados no dia 06 de junho de 2013, no mural da Secretaria
do PPGBVeg.
Todas as atividades do processo seletivo ocorrerão no
Campus VIII, Paulo Afonso/UNEB.
O processo será regido pelas normas estabelecidas no
Regimento Interno do PPGBVeg/UNEB.
3.4. AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO
Os currículos serão analisados pela Comissão de
Seleção, utilizando o barema divulgado previamente no home page do Programa,
onde constam os itens a serem considerados e a pontuação correspondente. Os
itens pontuados serão somados e convertidos em notas de 0 a 10 de acordo com
critérios estabelecidos pela Comissão de Seleção.
4. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Para composição da nota final, será adotada uma média ponderada
onde considerará o peso diferenciado para cada um dos critérios. Será
considerado aprovado o candidato que obtiver no mínimo a nota 07(sete) na média
final, desde que tenha obtido nota igual ou superior a 05 (cinco) na prova de
conhecimento específico. Contudo, apenas os candidatos que obtiverem maior
média, de acordo com a distribuição de vagas por Professores Orientadores,
serão selecionados para ingresso no Programa.
Fórmula de cálculo para média final:
(PCE x 0,5) + (E x 0,2) + (C x 0,3), onde:
PCE = prova de conhecimento específico;
E= Entrevista (arguição sobe o plano de trabalho e
vida acadêmica);
C= Currículo.
Em caso de empate, os critérios de desempate serão os
seguintes: a) maior nota da prova de língua inglesa; b) candidato mais velho e
c) pertencer ao quadro de Servidor Público efetivo.
Os resultados serão divulgados no dia 07 de junho de
2013. Contudo, sua validação ocorrerá a partir da homologação pelo Colegiado do
PPGBVeg.
Os candidatos aprovados deverão efetuar
obrigatoriamente sua matrícula no segundo semestre de 2013.
5. RECURSOS
Caberá recurso quanto ao resultado final, o qual
deverá ser encaminhado pelos candidatos ao Colegiado do PPGBVeg/UNEB, até as
20h00min do dia 07/06/2013, que será avaliado pela comissão de seleção do PPGBVeg/UNEB.
6. MATRÍCULA
Os alunos aprovados e classificados no processo de
seleção deverão efetuar sua matrícula na secretária do PPGBVeg/UNEB, Campus
VIII, em data a ser divulgada junto com o resultado final.
A matrícula será feita pessoalmente ou por representante,
com procuração do candidato, com firma reconhecida e acompanhada de fotocópia
de RG do procurador. Não será aceita matrícula com documentação incompleta,
pendente ou fotocópia ilegível.
Os documentos necessários para matrícula são:
-Formulário de matrícula devidamente preenchido e
assinado pelo candidato aprovado e respectivo professor orientador.
• Ficha de cadastro devidamente preenchida e assinada
pelo candidato aprovado;
• Fotocópia do diploma/certificado de curso de
Graduação;
• Fotocópia do histórico escolar de graduação;
• Documentos Pessoais: Certidão de Nascimento (para os
casados, certidão de Casamento), RG, CPF, Título de Eleitor com Comprovante da
última eleição/referendo e Certificado de Reservista (sexo masculino);
• Uma foto 3x4.
Diplomas, históricos e todos os documentos pessoais
deverão ser entregues em fotocópias autenticadas ou com os respectivos
originais. Os documentos apresentados na inscrição não poderão ser utilizados
para efetuar matrícula, devendo ser apresentados novas fotocópias.
7. BOLSAS
A distribuição de bolsas obedecerá à classificação de
acordo com a nota final. As efetivações das bolsas e de novas cotas dependem
das agências de fomento. O colegiado do PPGBVeg/UNEB, deliberará sobre
especificidades relativas aos critérios para distribuição de bolsas.
Ao término do processo seletivo, os candidatos não
aprovados terão um prazo de 30 (trinta) dias, após divulgação do resultado
final, para retirarem a documentação apresentada na inscrição, com exceção da
ficha de inscrição. Após o término deste prazo, a documentação que não for
retirada será destruída. Os candidatos aprovados poderão retirar os documentos
referentes à comprovação do currículo, os demais documentos ficarão arquivados
na secretaria.
8. DISPOSIÇÕES GERAIS
-A inscrição em cada Linha de Pesquisa ficará a
critério dos candidatos, mas deve respeitar a compatibilidade de seus temas de
pesquisa segundo o que dispõem as ementas abaixo:
- Florística, Sistemática e Filogenia: Realiza estudos
sobre levantamento florístico, estudo taxonômico e filogenético dos principais
grupos vegetais ocorrentes no Nordeste Brasileiro (campo rupestre, caatinga e
ambientes aquáticos);
- Interação Planta-animal: Estuda a importância da
interação Planta-animal e as adaptações sofridas por esses organismos ao longo
da evolução;
- Morfologia e Recursos Vegetais Aplicados à
Sistemática: Realiza estudos sobre morfologia, variabilidade genética e
potencialidades dos principais grupos vegetais da Flora da Bahia.
-O Colegiado terá autonomia para alterar essa alocação
dos estudantes para as linhas de Pesquisa que considerar mais adequada ao plano
de trabalho;
-Os casos omissos neste edital serão decididos pela
Comissão de Seleção. GABINETE DO REITOR DA UNEB, 11 de abril 2013.
Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor