A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) promoverá nos dias 17 e 18 de maio o I Seminário de Avaliação de Pesquisas do Semiárido. Na atual conjuntura, em que o Nordeste enfrenta a pior seca dos últimos 30 anos, o Seminário trará uma oportunidade de discussão de soluções para a região do semiárido baiano, apontando saídas para problemas como a falta de água para irrigação, a falta de alimentos, doenças que atacam plantações, a falta de saneamento básico, entre outros.
O Edital Temático de Apoio a Pesquisas voltadas para o Semiárido Baiano foi lançado pela Fapesb em 2007, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Casa Civil, através do Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza (FUNCEP). O objetivo do Edital foi financiar projetos de pesquisa que contribuíssem para a produção de conhecimento científico sobre o semiárido baiano e para o desenvolvimento de soluções inovadoras buscando a melhoria das condições de vida da população nessa região. O Edital foi lançado no valor de R$ 3 milhões.
Serão avaliados 35 projetos, desenvolvidos dentro de linhas temáticas como: Biodiversidade e ecologia; Uso e reuso da água; Energia; Cultura; Sistemas Produtivos; Segurança alimentar; Emprego, trabalho e geração de renda; Inclusão social; Financiamento do desenvolvimento; e Habitação. Entre eles, está o projeto do professor da UFRB, Vital Paz, sobre a utilização de águas salobras no cultivo de hortaliças em sistema hidropônico. O projeto, realizado com alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, buscou desenvolver a agricultura baseada no uso racional de água, aproveitando fontes alternativas como águas salobras. Foram construídas estruturas de plástico, sem risco de contaminação para os vegetais, para o cultivo de alface, agrião, feijão-vagem, rúcula, couve-manteiga, almeirão, melão, abobrinha e pepino, que ficam suspensas a alguns centímetros do solo e por onde circula uma solução de água e nutrientes. Esta forma de cultivo permite que a água doce seja economizada para outros fins.
Outro projeto que será apresentado é do pesquisador Márcio Pedreira, da UESB, sobre o uso do farelo de algaroba na produção de alimentos para animais na região do semiárido. A algaroba é uma leguminosa muito nutritiva que se adapta facilmente ao solo seco e é uma excelente alternativa de suplemento alimentar para as épocas de seca em que a vegetação se torna escassa. A pesquisadora Djane de Jesus também usou como foco de seu projeto uma espécie típica do semiárido: o fruto do licuri. Em seu projeto, Djane buscou a inclusão social das mulheres quebradeiras do coco do licuri, através de sua qualificação e de outras ações como a segurança no trabalho de coleta, o incentivo a pesquisas de novos produtos e do consumo do licuri, que é rico em nutrientes. Esse projeto, realizado no município de Caldeirão Grande possibilitou uma maior geração de trabalho e renda para a região.
O Seminário se encerrará com uma Mesa Redonda que reunirá especialistas e autoridades no tema Semiárido. Farão parte o Diretor Geral do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Dr. Ignacio Hernán Salcedo, o Secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli, o Chefe Geral da Embrapa Semiárido/PE, Dr. Natoniel Franklin de Melo e o Professor da Faculdade de Economia da UFBA, Dr. Vitor Athayde Couto. O evento acontecerá na Fundação Luís Edurado Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo da Bahia (CAB) nos dias 17 e 18 de maio, das 8h30 às 18h.
I Seminário Final de Avaliação de Pesquisas do Edital 006/2007
Data: 17 e 18 de maio de 2012
Horário: 8h30 ás 18h com intervalo para almoço
Local: Fundação Luís Edurado Magalhães (FLEM) – Centro Administrativo da Bahia (CAB)