30 de abril de 2011

BAíA DE TODOS OS SANTOS RECEBE MAIS RECURSOS





Recursos somados chegam a quase R$ 300 milhões

A Baía de Todos os Santos poderá se tornar referência no desenvolvimento do Turismo Náutico no Brasil. Em dezembro, o Ministério do Planejamento anunciou um pacote de melhorias para a região, no valor total de R$ 144 milhões, que serão liberados no segundo semestre deste ano. Nesta sexta-feira (29), o Ministério do Turismo (MTur) anunciou também recursos no valor total de US$ 86 milhões, previstos no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O comunicado foi feito durante o 3º Fórum Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Náutico Brasileiro, no Rio de Janeiro. A verba do Mtur será utilizada na recuperação e ampliação de terminais marítimos, na implantação de píeres flutuantes e acessos viários.

LEITOR REGISTRA TRANSPORTE DE HéLICE NA BR-324




Foto: Leitor BN

Cada hélice possui 47 metros de cumprimento e pesa 6,5 toneladas

Um leitor no Bahia Notícias registrou, na manhã desta sexta-feira (29), o momento em que era feito o transporte de uma das pás que comporá os aerogeradores do primeiro parque eólico da Bahia, na região de Brotas de Macaúbas. Os equipamentos partem do Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), usam a BR-324, sentido Feira de Santana - até o Anel de Contorno -, e seguem em direção até Paraguaçu. De lá, desloca-se pela BR-242, até o destino final. Como a velocidade das carretas na estrada varia entre 50 e 60 quilômetros por hora, e por conta das paradas que o comboio realiza, a viagem pode durar mais de dez horas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) há uma preocupação com os veículos de pequeno e grande porte, em especial os menores. Em alguns pontos, segundo a PRF, é necessário criar obstáculos para permitir que os veículos escoltados passem com segurança e não causem transtorno aos demais condutores. Ao todo são 171 pás que farão parte das três usinas para aproveitamento da energia do vento em fase de construção

28 de abril de 2011

Semana Nacional da Caatinga

Responsável pela Diretoria de Unidades de Conservação e Biodiversidades (DUC) da Sema, Marianna Pinho destaca a importância de preservar a Caatinga. Ela também aponta algumas estratégias para melhor conservação do bioma.

20110427_marianna

A Caatinga é o principal ecossistema existente na Região Nordeste. É um bioma exclusivamente brasileiro apesar de estar localizado em área de clima semi-árido, apresenta grande variedade de fauna e flora.

Leia a entrevista na íntegra:

Intranet - O que significa a palavra Caatinga?
Marianna - Em tupi o termo significa Mata Branca.

I -O bioma pode ser encontrado em quais estados brasileiros?
M- Na Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e parte de Minas Gerais.

I – Durante a Semana Nacional da Caatinga está sendo desenvolvido alguma atividade? Quais são elas?
M - Está. A Semana Nacional da Caatinga está ocorrendo no Ceará, entre os dias 25 a 27 de abril. No encontro serão abordados temas fundamentais para o bioma: Unidades de Conservação, gestão sustentável da Caatinga, Projeto de Desenvolvimento Hidroambiental do Ceará, Projeto Aguadas, Projeto Recaatingando, Hortas Pedagógicas e apresentação do Programa o Homem e a Biosfera pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga/BA. Durante o evento as pessoas vão poder participar de palestras, exposições fotográficas, mesas redondas, dentre outras atividades.
A comissão contará com a participação de instituições importantes como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), o Banco Mundial (BIRD), a Fundação Luiz Eduardo Magalhães (FLEM), o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM (CE), a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Já em Brasília, em 28/04/11 no Palácio do Planalto, haverá um evento para a assinatura de decretos de criação de novas Unidades de Conservação na Caatinga, lançamento dos dados de monitoramento do bioma no período de 2008-2009, dentre outras atividades

I – Existe algum tipo de Lei para preservação da Caatinga?
M -
Não. No entanto, existe uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe a inclusão do bioma Caatinga e Cerrado como patrimônio nacional, o que pode garantir maior proteção ao bioma, que é genuinamente brasileiro. Este tema será apresentado em Audiência Pública na Câmara dos Deputados em Brasília, no dia 28/04/11, bem como apoio do Congresso para o direcionamento de recursos e ações para a conservação e uso sustentável da caatinga.


I – Existe alguma estratégia de melhorias sociais, ambientais e econômicas para a população residente no semiárido?
M- Temos as Unidades de Conservação que são no total dez APAS, duas Áreas de Relevante Interesse Ecológico, três Parques Estaduais, um Monumento Natural e um Refúgio de Vida Silvestre, além do Projeto Mata Branca. O objetivo das Unidades de Conservação, e principalmente, das APAS, é trazer melhorias e dar mais qualidade de vida para as comunidades residentes. O Projeto Mata Branca também apóia a gestão de UC deste bioma e a criação de novas UC, além de financiar projetos econômicos sustentáveis em diversas comunidades da região de Jeremoabo, Curaçá, Itatim e Contendas do Sincorá. Existem ainda outros projetos e programas, como o Programa de Combate a Desertificação e Efeitos da Seca, Projeto Água para Todos, Projeto Água Doce, etc

I- Qual o percentual de área preservada e degradada do bioma?
M-Hoje, a Caatinga possui cerca de 70% de área degradada e somente 0,28% de sua área encontra-se protegida, através de Unidades de Conservação.

I -Quantas espécies de fauna e flora existem no bioma?
M- Apesar das pessoas acharem que é um bioma pobre em biodiversidade, a Caatinga é extremamente heterogênea, incluindo diferentes tipos de paisagens, sendo no entanto do ponto de vista científico, um dos biomas menos conhecidos do Brasil e também um dos mais ameaçados e transformados pela ação antrópica através dos séculos. Atualmente, há registro de cerca 17 espécies de anfíbios, 44 de répteis, 695 de aves e 120 de mamíferos, num total de 876 espécies de animais vertebrados, inclusive com ocorrência de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, que carecem de programas específicos para sua conservação.

Por Roberta Chagas

Assembleia aprova reforma administrativa do Executivo

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade ontem � noite o projeto de reforma administrativa do poder Executivo que cria quatro novas secretarias e promove altera��es em diversos setores, criando e extinguindo cargos em comiss�o. A vota��o ocorreu com a aus�ncia da oposi��o, que se retirou em bloco do plen�rio, sob o argumento de haver flagrante inconstitucionalidade no parecer proferido pelo deputado Jo�o Bonfim (PDT). Eles afirmam que ir�o � Justi�a para barrar a efic�cia da mat�ria.

A proposi��o cria as secretarias de Comunica��o Social, Administra��o Penitenci�ria, da Mulher e para Assuntos da Copa do Mundo. Al�m disso, reestrutura "algumas pastas mediante a redistribui��o de fun��es do Estado", segundo o relator. Dentre essas medidas, as mais pol�micas foram na �rea ambiental: o texto extingue o Ing� e o Ima, e retira as atribui��es deliberativas do Conselho Estadual do Meio Ambiente. A atual compet�ncia de dar licen�as ambientais do �rg�o passa a ser do novo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos H�dricos.

Os ambientalistas compareceram � vota��o e muitos dos pronunciamentos, a exemplo do de Adolfo Viana (PSDB), mostraram preocupa��o a respeito. O deputado Luciano Sim�es criticou a cria��o de centenas de cargos em comiss�o na reforma. Os deputados Z� Raimundo (PT) e Joseildo Ramos (PT), por sua vez, foram alguns dos parlamentares que se postaram na tribuna para defender a mensagem governamental como uma forma de modernizar a gest�o. "A reforma vai trazer aperfei�oamento e celeridade ao Estado", definiu Z� Neto, l�der do governo.

PARECER

Passavam dois minutos das 19 horas quando o presidente Marcelo Nilo (PDT) designou Jo�o Bonfim para relatar a mat�ria no �mbito de cinco comiss�es conjuntas. O parecer foi longo e demandou 56 minutos, durante os quais o parlamentar defendeu a oportunidade da iniciativa governamental e acatou uma das dez emendas apresentadas � de Carlos Ge�lson (PTN), propondo a cria��o de uma vaga no Conselho de Comunica��o a ser ocupada por representante do jornalismo digital.

Os debates intensos, que levaram a interrup��es da sess�o que totalizaram 85 minutos, originaram-se por causa de 26 emendas de relator que alteraram o projeto em diversos pontos, inclusive transferindo o Irdeb da Secretaria de Cultura para a de Comunica��o. "Esse parecer est� eivado de erros reconhecidos por lideran�as do pr�prio governo", disse o l�der da oposi��o, Reinaldo Braga (DEM). Para Paulo Azi (DEM), "n�o h� d�vida de que o relat�rio � flagrantemente inconstitucional". J� Luciano Sim�es disse que se trata "de um substitutivo".

Z� Neto, em quest�o de ordem, disse que a op��o por abandonar a sess�o e procurar a Justi�a � um direito da oposi��o e pediu uma �ltima suspens�o dos trabalhos para debater internamente com a sua bancada. O �nico parlamentar que discutiu a proposi��o no plen�rio foi o deputado Capit�o Tadeu (PSB). Ele pediu desculpas ao l�der Z� Neto por n�o poder votar, por ter tido suas emendas rejeitadas por inconstitucionalidade, enquanto o parecer de Bonfim promoveu as mesmas a��es impugnadas. Logo em seguida, ele se retirou do plen�rio.

FONTE http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DO_frm0.html


Governo baiano cria cinco secretarias e 174 cargos
Publicada: 28/04/2011 08:56| Atualizada: 28/04/2011 08:56

Os deputados estaduais aprovaram na noite desta quarta, 27, a reforma administrativa que cria cinco secretarias e 174 cargos. O projeto proposto pelo governado Jaques Wagner cria as secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), da Copa do Mundo (SECOPA), da Administração Judiciária, de Políticas para as Mulheres, dividida com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e de Comunicação Social (SECOM).

Também foi criado o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) vinculada à Secretaria do Meio Ambiente.

A sessão terminou por volta das 22h desta quarta.

FONTE: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=80421


Reforma Administrativa é aprovada e segue para sanção de Wagner

Oposição se recusou a participar da votação, mas a bancada governista garantiu a aprovação

Reforma Administrativa é aprovada e segue para sanção de Wagner - Oposição se recusou a participar da votação, mas a bancada governista garantiu a aprovação
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A reforma administrativa foi votada nesta quarta-feira (27), por volta das 22h, e aprovada por unanimidade pelos deputados presentes da base. O projeto cria quatro secretarias e 174 novos cargos comissionados. A bancada de oposição não participou. Eles saíram do plenário alegando que não poderiam compactuar com uma afronta à Constituição Federal. Já que houve a inclusão da emenda que cria novos cargos na administração, decisão que pertence apenas ao governador.

A sessão chegou a ser suspensa por quatro vezes, mas a bancada governista, após debates, decidiu dar continuidade a votação de qualquer maneira. Todos os deputados da base governista votaram a favor, o que encerra a rebelião ocorrida durante a viagem do governador à China.

Com a aprovação, o projeto da Reforma Administrativa segue para sanção de Jaques Wagner que poderá vetar as emendas apresentadas pelo relator e, dessa forma, esvaziar a pendenga jurídica anunciada pela oposição, que está decidida a recorrer à Justiça alegando a incostitucionalidade do projeto tal como foi votado na Assembleia Legislativa.

Secretarias

A proposta de reforma administrativa aprovada a criação de quatro novas secretarias. São elas: Secretaria de Políticas para as Mulheres (Sermulher), com a finalidade de planejar, coordenar e articular a execução de políticas públicas para as mulheres; Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), para formular políticas de ações penais e de ressocialização dos sentenciados, além de planejar, coordenar e executar os serviços penais do Estado; Secretaria de Comunicação Social, que vai formular, coordenar e executar a política de comunicação social do Governo; e a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, que será extinta quatro meses após o encerramento do torneio.

O projeto também altera a estrutura da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), fundindo em um único órgão, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as atribuições dos atuais institutos do Meio Ambiente (IMA) e de Gestão das Águas e Clima (Ingá).


27 de abril de 2011

OPORTUNIDADE

REPASSANDO..................... Caras e Caros Colegas e Representantes Estudantis, Conforme combinado em reunião extra-ordinária, segue Edital Interno 01/2011 para Seleção de Professor Substituto de Fisiologia. Solicitos divulgação, dada a brevidade do prazo de inscrição. Miores informações no site www.supac.ufba. br, Edital 04/2011, Retificação 2. Att, Profª. Rejâne Lira ------------ --------- --------- --------- --------- --------- - Universidade Federal da Bahia - http://www.portal. ufba.br

MODELO DE EDITAL INTERNO

EDITAL INTERNO Nº 01/2011

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO

O Chefe do Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia – UFBA, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no Edital nº 01/2011 de 26/04/2011 – contratação de docentes por tempo determinado –, do Magnífico Reitor da UFBA, publicado na íntegra nas Unidades de Ensino da UFBA e em extrato no D.O.U. de 19/04/2011 e no site da SUPAC (www.supac.ufba.br), torna público, que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação de docentes por tempo determinado do Departamento de Zoologia, de acordo com a legislação pertinente e complementar, mediante as normas e condições contidas neste Edital Interno, publicado no(a) Instituto de Biologia, devendo ser entregue em cópia a cada candidato.

1. Das Disposições Preliminares

1.1. Número de vagas: 01 vaga

1.2. Regime de trabalho: 20 horas

1.3. Matéria: Fisiologia Animal Comparada

1.4. Disciplinas / horários:

Fisiologia Animal Comparada I: Teórica: segunda, 9 às 11h, Prática: segunda (15 `s 18h), terça (9 às 12h e 15 às 18h)

Fisiologia de Animais Marinhos: Teórica/Prática: 9 às 13h

1.5. O processo seletivo será realizado por Banca Examinadora devidamente constituída por Portaria interna do Departamento de Zoologia, nomeada em 26/04/2011.

2. Das Inscrições

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 26 e 27/04/2011.

2.2. O candidato deve requerer sua inscrição na Secretaria do Departamento, bem como apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00 (vinte reais).

2.3. O pagamento será efetuado nas agências do Banco do Brasil, através de Guia de Recolhimento da União – GRU simples, a ser obtida no site www.supac.ufba.br.

2.4. O requerimento de inscrição deverá estar instruído com:

I – Original e cópia, a ser autenticada por funcionário credenciado no ato da inscrição, dos seguintes documentos:

  1. diploma de graduação, requisito mínimo;

  2. título de Mestre, de Doutor ou de Livre-Docente, requisito complementar e opcional;

  3. documento oficial de Identidade, para brasileiros;

  4. prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros;

  5. título de eleitor e prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;

  6. documento comprobatório de permanência regular no Brasil, para estrangeiros;

II - Curriculum Vitae atualizado, com os documentos comprobatórios, em 1 via;

2.5. Para a titulação exigida no item anterior, somente serão considerados:

a) os diplomas de graduação registrados ou revalidados, até a contratação;

b) os títulos de Mestre e Doutor expedidos por instituições de ensino superior nacionais ou por universidades estrangeiras registrados ou revalidados, até a contratação;

c) os títulos de Doutor obtidos na forma da legislação anterior à Lei nº 5.540 de 28/12/68;

d) os títulos de Livre-Docente expedidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação;

2.6. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no processo seletivo;

2.7. A inscrição poderá ser efetivada pelo candidato ou seu procurador legalmente constituído.

2.8. Não será aceita em hipótese alguma inscrição condicionada.

2.9. Os dados informados no ato da inscrição e o pagamento da taxa são de responsabilidade exclusiva do candidato.

2.10. Será cancelada a inscrição do candidato que tenha efetuado pagamento do valor da inscrição através de cheque e este seja devolvido, por qualquer motivo.

2.11. A qualquer tempo poderão ser anuladas a inscrição, as provas e a contratação do candidato, desde que verificada a falsidade em qualquer declaração prestada e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

2.12. Não haverá isenção de pagamento dos valores estabelecidos no item 2.2.

2.13. Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do processo seletivo por conveniência da Administração ou motivo de força maior.

2.14. Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas neste Edital Interno.

3. Do Processo Seletivo

3.1. O processo seletivo constará de quatro etapas distintas:

  1. análise de currículo, com peso 2;

  2. prova escrita e/ou teórico-prática, com peso 3;

  3. prova didática, com peso 4;

  4. entrevista, com peso 1;

3.2. As provas serão realizadas no local e data indicados:

  1. análise de currículo - local: Salão Nobre; data: 29/04/2011 (sexta-feira); horário: 8:00h;

  2. prova didática - local: Salão Nobre; data: 30/04/2011 (sábado); horário: 9:00h;

  3. entrevista - Salão Nobre; data: 30/04/2011 (sábado); horário: 9:00h;

  4. prova escrita e/ou teórico-prática - local: Salão Nobre; data: 02/05/2011 (segunda-feira); horário: 8:00h;

4. Da Realização das Provas

4.1. Para as provas didática e escrita estão indicados 02 pontos, versando sobre itens dos programas das disciplinas do processo seletivo, distribuídos conforme se segue:

1) Sistema respiratório: Modelos de troca gasosa e mecânica respiratória em invertebrados.

2) Termorregulação em vertebrados.

4.2. A indicação bibliográfica e o programa das disciplinas incluídas na Seleção constam do Anexo I deste Edital Interno.

4.3 A lista será dada ao conhecimento dos candidatos no momento da inscrição;

4.4 Será sorteado um único ponto para todos os candidatos, no que se refere à prova escrita ou teórico-prática.

4.5. Em nenhuma das provas do processo seletivo será admitida a comunicação direta ou indireta entre os candidatos.

4.6. A ordem de apresentação dos candidatos será definida por sorteio a ser realizado no primeiro dia de provas e será utilizada para todas as demais provas;

4.7. Da Análise do Currículo

4.7.1. Os títulos serão classificados em:

I - acadêmicos;

II - científicos, artísticos e literários;

III - didáticos;

IV - administrativos;

V - profissionais.

4.7.2. A relação dos títulos que serão pontuados e a pontuação de cada título será entregue aos candidatos no ato de inscrição, os quais constam de um Barema aprovado pelo Departamento de Zoologia.

4.8. Da Prova Escrita ou Teórico-Prática

4.8.1. A prova escrita ou teórico-prática será destinada a avaliar os conhecimentos do candidato em relação à matéria alvo do Processo Seletivo, assim como sua capacidade de expressão em língua portuguesa.

4.8.2. A duração máxima da prova escrita ou teórico-prática será de três horas.

4.9. Da Prova Didática

4.9.1. A prova didática terá como objetivo avaliar o candidato quanto ao domínio do assunto, à capacidade de comunicação, de organização do pensamento e de planejamento, às estratégias de ensino utilizadas e domínio dos recursos didáticos utilizados e à apresentação da aula.

4.9.2. A prova didática será realizada em tantas sessões públicas quantos forem os candidatos inscritos.

4.9.3. Vinte e quatro horas antes da primeira apresentação, os candidatos sortearão os pontos das respectivas apresentações.

4.9.4. Os candidatos entregarão os respectivos planos de aula uma hora antes da realização da aula.

4.9.5. Cada candidato disporá para a apresentação de sua aula de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 50 minutos, sendo a ela vedado o comparecimento dos demais candidatos.

4.10. Da Entrevista

4.10.1 Cada um dos membros da Banca Examinadora formulará duas questões ao candidato após a apresentação da prova didática, versando sobre o interesse do candidato pela área que pretende ensinar e sobre conteúdos teóricos da(s) disciplina(s) em exame. Os candidatos devem também ser argüidos sobre a disponibilidade de assumirem as aulas nos horários estabelecidos.

4.11. A Banca Examinadora reunir-se-á, privadamente, para avaliar as provas e emitir o seu juízo quanto a elas.

5. Da Homologação do Resultado das Provas e dos Recursos

5.1. A Banca Examinadora elaborará relatório final contendo as diversas avaliações e pareceres dos membros da Banca Examinadora, referentes aos candidatos e, em exposição sucinta, narrará os fatos e as provas do Processo Seletivo, justificando as indicações, se houver.

5.2. O relatório final da Banca Examinadora deverá ser submetido ao plenário do Departamento.

5.3. A Banca Examinadora preencherá e assinará o formulário de aprovação do resultado de processo seletivo simplificado para o cargo de professor substituto.

5.4. O candidato poderá interpor recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento dirigido à direção da unidade de ensino e protocolado na secretaria da Unidade de Ensino, no prazo de 5 (cinco) dias, a partir da publicação do resultado das provas.

5.4.1. Os recursos serão julgados pela Congregação da Unidade.

5.4.2. Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

5.4.3. Recursos inconsistentes e extemporâneos serão indeferidos preliminarmente.

5.4.4. O resultado dos recursos estará à disposição dos interessados na Unidade de Ensino.

6. Das Disposições Gerais

6.1. A aprovação e homologação no processo seletivo não assegura ao candidato o direito de contratação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das normas legais pertinentes e à rigorosa ordem de classificação.

6.2. O prazo de validade do concurso será de 1 (um) ano contado a partir da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União.

6.3. Os candidatos aprovados e selecionados que tiverem titulação superior à exigida para a classe para a qual o processo seletivo simplificado se refere, poderão requerer, após a contratação, progressão imediata para a classe correspondente à sua titulação.

6.4. A inscrição do candidato no processo seletivo implica conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital Interno, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

6.5. Os casos omissos serão resolvidos pelo Departamento de Zoologia e em grau de recurso pela Congregação da respectiva Unidade de Ensino.

Salvador, 26 de abril de 2011.

___________________________________________

Rejâne Maria Lira da Silva

Chefe do Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia da UFBA


ANEXO 1 – EDITAL INTERNO Nº 01/2011


Lista de pontos para o processo seletivo simplificado para contratação de docentes de Fisiologia Animal Comparada por tempo determinado incluindo referências bibliográficas


Indicar os pontos:

1) Sistema respiratório: Modelos de troca gasosa e mecânica respiratória em invertebrados.

2) Termorregulação em vertebrados.

Indicações bibliográficas:

  • SCHIMIDT-NIELSEN, K. Fisiologia animal – Adaptação e meio ambiente. São Paulo: Ed. Santos, 5ª Edição, 2010.

  • RANDALL, D., BURGGREN, W., FRENCH, K., ECKERTE. Fisiologia animal – Mecanismos e adaptações. Rio de Jáneiro: Ed. Guanabara Koogan, 2000.



Serviço Público Federal

Universidade Federal da Bahia

Instituto de Biologia

Departamento de Zoologia


Endereço: Av. Barão de Geremoabo, s/n.º, Campus Universitário de Ondina - CEP 40170-210 - Salvador/Bahia

Telefone: (71) 3283-6548 Fax: (71) 3283-6511 / e-mail: zoologia@ufba.br



SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

TABELA DE VALORES PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS

(BAREMA)



1.

TÍTULOS UNIVERSITÁRIOS – GRADUAÇÃO

(50)


Graduação na mesma área (Bacharel/Licenciatura)

50


Graduação em área afim

45




2.

TÍTULOS UNIVERSITÁRIOS - PÓS-GRADUAÇÃO

(15)


Doutorado concluído

15


Doutorado em curso

10


Mestrado concluído

12


Mestrado em curso (fase de elaboração da dissertação)

9


Especialização (360h) concluído

8


Aperfeiçoamento concluído

6




3.

ATIVIDADES DIDÁTICAS E PROFISSIONAIS

(20)


Ensino superior – mais de dois semestres

6


Ensino superior – até dois semestres

5


Ensino superior – até um semestre

4


Ensino de 2º grau – mais de dois semestres

3


Ensino de 2º grau – até dois semestres

2


Ensino de primeiro grau – mais de dois semestres

1


Docência em curso de extensão

1


Monitoria – mínimo de dois semestres

3


Conferência, Palestra, Seminário proferido e cursos ministrados na área profissional

1


Aprovação em concurso público na área educacional, nível superior

3


Aprovação em concurso público na área profissional

2


Aprovação em seleção pública na área educacional, nível superior

1,5


Cargo de chefia ou direção em Instituição de ensino superior - um ano, no mínimo, de exercício

1


Participação em banca examinadora – Magistério Superior

1


Tempo de efetivo exercício profissional na área do concurso - mais de dois anos

6


Tempo de efetivo exercício profissional na área do concurso - até dois anos

5




4.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

(5)


Estágios na área – mínimo de 90h

2


Cursos de extensão na área – mínimo de 60h

2


Participação em Congressos, Simpósios, Encontros na área

1


Quaisquer destas atividades fora da área

0,5




5.

ATIVIDADES CIENTÍFICAS OU ARTÍSTICAS

(10)


Livro publicado (didático, científico ou literário)

5


Pesquisa científica – concluída

4


Pesquisa científica – em curso

2


Artigos ou ensaios publicados de natureza científica ou literária

1





TOTAL:

100


REPASSANDO.....................

Caras e Caros Colegas e Representantes Estudantis,

Conforme combinado em reunião extra-ordinária, segue Edital Interno
01/2011 para Seleção de Professor Substituto de Fisiologia. Solicitos
divulgação, dada a brevidade do prazo de inscrição.

Miores informações no site www.supac.ufba. br, Edital 04/2011, Retificação 2.

Att,

Profª. Rejâne Lira

------------ --------- --------- --------- --------- --------- -
Universidade Federal da Bahia - http://www.portal. ufba.br


MODELO DE EDITAL INTERNO


EDITAL INTERNO Nº 01/2011


PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO


O Chefe do Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia – UFBA, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no Edital nº 01/2011 de 26/04/2011 – contratação de docentes por tempo determinado –, do Magnífico Reitor da UFBA, publicado na íntegra nas Unidades de Ensino da UFBA e em extrato no D.O.U. de 19/04/2011 e no site da SUPAC (www.supac.ufba.br), torna público, que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação de docentes por tempo determinado do Departamento de Zoologia, de acordo com a legislação pertinente e complementar, mediante as normas e condições contidas neste Edital Interno, publicado no(a) Instituto de Biologia, devendo ser entregue em cópia a cada candidato.


1. Das Disposições Preliminares

1.1. Número de vagas: 01 vaga

1.2. Regime de trabalho: 20 horas

1.3. Matéria: Fisiologia Animal Comparada

1.4. Disciplinas / horários:

Fisiologia Animal Comparada I: Teórica: segunda, 9 às 11h, Prática: segunda (15 `s 18h), terça (9 às 12h e 15 às 18h)

Fisiologia de Animais Marinhos: Teórica/Prática: 9 às 13h


1.5. O processo seletivo será realizado por Banca Examinadora devidamente constituída por Portaria interna do Departamento de Zoologia, nomeada em 26/04/2011.


2. Das Inscrições

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 26 e 27/04/2011.

2.2. O candidato deve requerer sua inscrição na Secretaria do Departamento, bem como apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00 (vinte reais).

2.3. O pagamento será efetuado nas agências do Banco do Brasil, através de Guia de Recolhimento da União – GRU simples, a ser obtida no site www.supac.ufba.br.

2.4. O requerimento de inscrição deverá estar instruído com:

I – Original e cópia, a ser autenticada por funcionário credenciado no ato da inscrição, dos seguintes documentos:

  1. diploma de graduação, requisito mínimo;

  2. título de Mestre, de Doutor ou de Livre-Docente, requisito complementar e opcional;

  3. documento oficial de Identidade, para brasileiros;

  4. prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros;

  5. título de eleitor e prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;

  6. documento comprobatório de permanência regular no Brasil, para estrangeiros;

II - Curriculum Vitae atualizado, com os documentos comprobatórios, em 1 via;

2.5. Para a titulação exigida no item anterior, somente serão considerados:

a) os diplomas de graduação registrados ou revalidados, até a contratação;

b) os títulos de Mestre e Doutor expedidos por instituições de ensino superior nacionais ou por universidades estrangeiras registrados ou revalidados, até a contratação;

c) os títulos de Doutor obtidos na forma da legislação anterior à Lei nº 5.540 de 28/12/68;

d) os títulos de Livre-Docente expedidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação;

2.6. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no processo seletivo;

2.7. A inscrição poderá ser efetivada pelo candidato ou seu procurador legalmente constituído.

2.8. Não será aceita em hipótese alguma inscrição condicionada.

2.9. Os dados informados no ato da inscrição e o pagamento da taxa são de responsabilidade exclusiva do candidato.

2.10. Será cancelada a inscrição do candidato que tenha efetuado pagamento do valor da inscrição através de cheque e este seja devolvido, por qualquer motivo.

2.11. A qualquer tempo poderão ser anuladas a inscrição, as provas e a contratação do candidato, desde que verificada a falsidade em qualquer declaração prestada e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

2.12. Não haverá isenção de pagamento dos valores estabelecidos no item 2.2.

2.13. Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do processo seletivo por conveniência da Administração ou motivo de força maior.

2.14. Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas neste Edital Interno.


3. Do Processo Seletivo

3.1. O processo seletivo constará de quatro etapas distintas:

  1. análise de currículo, com peso 2;

  2. prova escrita e/ou teórico-prática, com peso 3;

  3. prova didática, com peso 4;

  4. entrevista, com peso 1;

3.2. As provas serão realizadas no local e data indicados:

  1. análise de currículo - local: Salão Nobre; data: 29/04/2011 (sexta-feira); horário: 8:00h;

  2. prova didática - local: Salão Nobre; data: 30/04/2011 (sábado); horário: 9:00h;

  3. entrevista - Salão Nobre; data: 30/04/2011 (sábado); horário: 9:00h;

  4. prova escrita e/ou teórico-prática - local: Salão Nobre; data: 02/05/2011 (segunda-feira); horário: 8:00h;


4. Da Realização das Provas

4.1. Para as provas didática e escrita estão indicados 02 pontos, versando sobre itens dos programas das disciplinas do processo seletivo, distribuídos conforme se segue:


1) Sistema respiratório: Modelos de troca gasosa e mecânica respiratória em invertebrados.

2) Termorregulação em vertebrados.


4.2. A indicação bibliográfica e o programa das disciplinas incluídas na Seleção constam do Anexo I deste Edital Interno.

4.3 A lista será dada ao conhecimento dos candidatos no momento da inscrição;

4.4 Será sorteado um único ponto para todos os candidatos, no que se refere à prova escrita ou teórico-prática.

4.5. Em nenhuma das provas do processo seletivo será admitida a comunicação direta ou indireta entre os candidatos.

4.6. A ordem de apresentação dos candidatos será definida por sorteio a ser realizado no primeiro dia de provas e será utilizada para todas as demais provas;

4.7. Da Análise do Currículo

4.7.1. Os títulos serão classificados em:

I - acadêmicos;

II - científicos, artísticos e literários;

III - didáticos;

IV - administrativos;

V - profissionais.

4.7.2. A relação dos títulos que serão pontuados e a pontuação de cada título será entregue aos candidatos no ato de inscrição, os quais constam de um Barema aprovado pelo Departamento de Zoologia.

4.8. Da Prova Escrita ou Teórico-Prática

4.8.1. A prova escrita ou teórico-prática será destinada a avaliar os conhecimentos do candidato em relação à matéria alvo do Processo Seletivo, assim como sua capacidade de expressão em língua portuguesa.

4.8.2. A duração máxima da prova escrita ou teórico-prática será de três horas.

4.9. Da Prova Didática

4.9.1. A prova didática terá como objetivo avaliar o candidato quanto ao domínio do assunto, à capacidade de comunicação, de organização do pensamento e de planejamento, às estratégias de ensino utilizadas e domínio dos recursos didáticos utilizados e à apresentação da aula.

4.9.2. A prova didática será realizada em tantas sessões públicas quantos forem os candidatos inscritos.

4.9.3. Vinte e quatro horas antes da primeira apresentação, os candidatos sortearão os pontos das respectivas apresentações.

4.9.4. Os candidatos entregarão os respectivos planos de aula uma hora antes da realização da aula.

4.9.5. Cada candidato disporá para a apresentação de sua aula de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 50 minutos, sendo a ela vedado o comparecimento dos demais candidatos.

4.10. Da Entrevista

4.10.1 Cada um dos membros da Banca Examinadora formulará duas questões ao candidato após a apresentação da prova didática, versando sobre o interesse do candidato pela área que pretende ensinar e sobre conteúdos teóricos da(s) disciplina(s) em exame. Os candidatos devem também ser argüidos sobre a disponibilidade de assumirem as aulas nos horários estabelecidos.

4.11. A Banca Examinadora reunir-se-á, privadamente, para avaliar as provas e emitir o seu juízo quanto a elas.


5. Da Homologação do Resultado das Provas e dos Recursos

5.1. A Banca Examinadora elaborará relatório final contendo as diversas avaliações e pareceres dos membros da Banca Examinadora, referentes aos candidatos e, em exposição sucinta, narrará os fatos e as provas do Processo Seletivo, justificando as indicações, se houver.

5.2. O relatório final da Banca Examinadora deverá ser submetido ao plenário do Departamento.

5.3. A Banca Examinadora preencherá e assinará o formulário de aprovação do resultado de processo seletivo simplificado para o cargo de professor substituto.

5.4. O candidato poderá interpor recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento dirigido à direção da unidade de ensino e protocolado na secretaria da Unidade de Ensino, no prazo de 5 (cinco) dias, a partir da publicação do resultado das provas.

5.4.1. Os recursos serão julgados pela Congregação da Unidade.

5.4.2. Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

5.4.3. Recursos inconsistentes e extemporâneos serão indeferidos preliminarmente.

5.4.4. O resultado dos recursos estará à disposição dos interessados na Unidade de Ensino.


6. Das Disposições Gerais

6.1. A aprovação e homologação no processo seletivo não assegura ao candidato o direito de contratação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das normas legais pertinentes e à rigorosa ordem de classificação.

6.2. O prazo de validade do concurso será de 1 (um) ano contado a partir da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União.

6.3. Os candidatos aprovados e selecionados que tiverem titulação superior à exigida para a classe para a qual o processo seletivo simplificado se refere, poderão requerer, após a contratação, progressão imediata para a classe correspondente à sua titulação.

6.4. A inscrição do candidato no processo seletivo implica conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital Interno, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

6.5. Os casos omissos serão resolvidos pelo Departamento de Zoologia e em grau de recurso pela Congregação da respectiva Unidade de Ensino.


Salvador, 26 de abril de 2011.



___________________________________________

Rejâne Maria Lira da Silva

Chefe do Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia da UFBA




















ANEXO 1 – EDITAL INTERNO Nº 01/2011


Lista de pontos para o processo seletivo simplificado para contratação de docentes de Fisiologia Animal Comparada por tempo determinado incluindo referências bibliográficas



Indicar os pontos:

1) Sistema respiratório: Modelos de troca gasosa e mecânica respiratória em invertebrados.

2) Termorregulação em vertebrados.


Indicações bibliográficas:


  • SCHIMIDT-NIELSEN, K. Fisiologia animal – Adaptação e meio ambiente. São Paulo: Ed. Santos, 5ª Edição, 2010.

  • RANDALL, D., BURGGREN, W., FRENCH, K., ECKERTE. Fisiologia animal – Mecanismos e adaptações. Rio de Jáneiro: Ed. Guanabara Koogan, 2000.
















































Serviço Público Federal

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Departamento de Zoologia


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SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

TABELA DE VALORES PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS

(BAREMA)



1.

TÍTULOS UNIVERSITÁRIOS – GRADUAÇÃO

(50)


Graduação na mesma área (Bacharel/Licenciatura)

50


Graduação em área afim

45




2.

TÍTULOS UNIVERSITÁRIOS - PÓS-GRADUAÇÃO

(15)


Doutorado concluído

15


Doutorado em curso

10


Mestrado concluído

12


Mestrado em curso (fase de elaboração da dissertação)

9


Especialização (360h) concluído

8


Aperfeiçoamento concluído

6




3.

ATIVIDADES DIDÁTICAS E PROFISSIONAIS

(20)


Ensino superior – mais de dois semestres

6


Ensino superior – até dois semestres

5


Ensino superior – até um semestre

4


Ensino de 2º grau – mais de dois semestres

3


Ensino de 2º grau – até dois semestres

2


Ensino de primeiro grau – mais de dois semestres

1


Docência em curso de extensão

1


Monitoria – mínimo de dois semestres

3


Conferência, Palestra, Seminário proferido e cursos ministrados na área profissional

1


Aprovação em concurso público na área educacional, nível superior

3


Aprovação em concurso público na área profissional

2


Aprovação em seleção pública na área educacional, nível superior

1,5


Cargo de chefia ou direção em Instituição de ensino superior - um ano, no mínimo, de exercício

1


Participação em banca examinadora – Magistério Superior

1


Tempo de efetivo exercício profissional na área do concurso - mais de dois anos

6


Tempo de efetivo exercício profissional na área do concurso - até dois anos

5




4.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

(5)


Estágios na área – mínimo de 90h

2


Cursos de extensão na área – mínimo de 60h

2


Participação em Congressos, Simpósios, Encontros na área

1


Quaisquer destas atividades fora da área

0,5




5.

ATIVIDADES CIENTÍFICAS OU ARTÍSTICAS

(10)


Livro publicado (didático, científico ou literário)

5


Pesquisa científica – concluída

4


Pesquisa científica – em curso

2


Artigos ou ensaios publicados de natureza científica ou literária

1





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