24 de março de 2012

PERTOBRAS - CONCURSO.

Para biólogo são 02 vagas.

UESC - ALUNO ESPECIAL

EDITAL UESC Nº 030 – Data: 21/03/2012 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM BIOLOGIA E BIOTECNOLOGIA DE MICROORGANISMOS. A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no uso das suas atribuições, torna público que as inscrições encontram-se abertas para a seleção de alunos especiais para disciplinas dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu. A modalidade de ingresso como aluno especial permite ao profissional, portador de diploma de curso superior, cursar até duas disciplinas de pós-graduação (visando aprofundar conhecimentos específicos), observada a existência de vaga e o cumprimento das exigências constantes neste edital e nos regimentos específicos dos citados programas. As inscrições estão circunscritas às seguintes normas: 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento de vagas para alunos especiais, conforme relação de disciplinas e vagas apresentada conforme anexo II. 1.2. Podem candidatar-se os profissionais que sejam portadores de diploma de curso de graduação plena nas áreas afins dos respectivos programas. 1.3. Os concluintes dos cursos de graduação podem se inscrever desde que a data de colação de grau seja anterior ao período de matrícula nas disciplinas escolhidas. 1.4. Cada candidato poderá requerer inscrição em até duas disciplinas. 1.5. As inscrições poderão ser feitas diretamente pelos interessados ou por seu procurador, sendo somente efetivada com o recebimento da documentação e de uma só vez, conforme disposto no quadro abaixo: 2. DAS INSCRIÇÕES
Período
De 22 a 24 de março de 2012 para disciplinas oferecidas no primeiro semestre.
Horário
De 07h30 às 16h00h
Local
Protocolo Geral da UESC - Pavilhão Adonias Filho – andar térreo
Documentação*
Ficha de inscrição contendo nome(s) da(s) disciplina(s) e justificativas do candidato para cursá-las, conforme anexos I e II.
Fotocópia autenticada do diploma de curso de graduação plena ou certificado de conclusão ou de concluinte de curso de graduação plena.
Fotocópia autenticada do histórico escolar.
Curriculum vitae, atualizado no formato Lattes disponível no sítio do CNPq na Internet.
Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade e do CPF.
Fotocópia autenticada do Título de Eleitor.
*Quando houver exigência de autenticação, esta poderá ser feita via protocolo, mediante apresentação da cópia juntamente com o original. 3. DA SELEÇÃO 3.1. A seleção será realizada sob a coordenação dos cursos aos quais as disciplinas pertencem, com base na análise do Curriculum vitae (peso 4), histórico escolar (peso 3) e justificativa escrita do interesse do candidato (peso 3), considerando o número de vagas disponíveis em cada disciplina. 3.2. A cada candidato será atribuída uma nota correspondente à média ponderada dos pontos obtidos em cada parâmetro considerado, sendo exigida uma média mínima de sete para aprovação. 3.3. Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas, respeitando-se o número máximo de vagas disponível por disciplina. 3.4. Na hipótese de empate, haverá processo seletivo com base nos critérios estabelecidos pelo professor da disciplina, observando-se o Currículo Lattes, o histórico escolar e a justificativa. 3.5. A inscrição nas duas disciplinas não implica, necessariamente, na aprovação do candidato para cursar ambas ou qualquer uma delas, visto que a classificação será feita independentemente para cada uma das disciplinas. 4. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO 4.1. O resultado do processo de seleção para disciplinas oferecidas no primeiro semestre será divulgado a partir do dia 29 de março de 2012. Em: http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/microbiologia/index.php 4.2. A documentação dos candidatos não selecionados, entregue no ato da inscrição, estará disponível para devolução na secretaria do respectivo curso, até 30 dias úteis após a data da matrícula; findo esse período, os documentos serão incinerados. 5. DA MATRÍCULA
Data
03 a 04 de abril de 2012
Horário
De 08h00 às 12h00 e de 13h30 às 15h30
Local
Secretaria de Pós-Graduação em Biotecnologia de Microrganismos Pavilhão Max de Menezes-1° andar /Sala 5-E
6. DO RECURSO Após a divulgação dos resultados do processo seletivo, caso o candidato se julgue insatisfeito, poderá interpor recurso no prazo máximo de 24 horas através de contato por e-mail com o Colegiado do Mestrado (ppgbbm@gmail.com). (Os anexos estão disponíveis no sítio da Universidade: http://www.uesc.br/). EDITAL UESC Nº 031 – Data: 21/03/2012 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES – SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, no uso de suas atribuições, em conformidade com as Resoluções CONSU no 08/09 e CONSEPE nº 95/2009, torna pública a abertura de inscrições para a Seleção de Bolsistas de Iniciação à Docência das modalidades de Projetos de Iniciação à Docência e Projeto de Ensino do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação, circunscritas às seguintes normas: 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A Seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento de 78 (setenta e oito) vagas constantes no Anexo Único deste instrumento, podendo se candidatar alunos que preencherem os seguintes requisitos: a) estar regularmente matriculado em curso de graduação; b) ter integralizado a disciplina, conjunto de disciplinas, módulos interdisciplinares, áreas de conhecimento ou campos de saber objeto da seleção, com, no mínimo, média 7,0 (sete) comprovada por meio de Histórico Escolar em caso de Projetos de Iniciação à Docência; c) ter, no mínimo, média 6,0 (seis) no Coeficiente de Rendimento Acadêmico Acumulado - CRAA, comprovada por meio de Histórico Escolar em caso de Projetos de Ensino; d) não possuir vínculo empregatício; e) ter disponibilidade de tempo para a atividade de Iniciação à Docência; f) não possuir outra modalidade de bolsa, com exceção de bolsa do Programa de Permanência da UESC. 2. DAS INSCRIÇÕES
PERÍODO
De 21 de março a 30 de março de 2012
HORÁRIO
Das 08:00 às 12:00 horas, das 13:00 às 16:00 horas, das 18:00 às 21:00 horas
LOCAL
Protocolo Geral da UESC, térreo do Pavilhão Adonias Filho
CLIENTELA
Alunos regulares dos cursos de graduação da UESC, aprovados na disciplina, conjunto de disciplinas, módulos interdisciplinares, áreas de conhecimento ou campos de saber objeto da seleção.
DOCUMENTAÇÃO
Cópia do Histórico Escolar
Cópia do Comprovante de Matrícula
Cópia da Carteira de Identidade e do CPF
3. DA SELEÇÃO A Seleção será efetivada nos dias 09 e 10 de abril de 2012, no horário das 08:00 às 12:00; das 13:00 às 16:00 e das 18:00 às 21:00 horas, no Departamento ao qual se vincula o professor orientador, obedecendo aos critérios fixados pela Resolução 95/2009, abaixo transcritos: I - classificação dos candidatos, até o limite do número de bolsas-auxílio recomendadas para cada Projeto de Iniciação à Docência, realizada de acordo com a ordem decrescente da média ponderada (M) entre a nota obtida nas provas de seleção (N1), a nota obtida na disciplina (N2), com pesos 3 e 2, respectivamente, calculada conforme a seguinte expressão:
M = 3N1 + 2N2;
5
II - submissão do candidato aos instrumentos fixados no projeto; III - eliminação do candidato que não obtiver nota N1 igual ou superior a 7,0 (sete). Parágrafo Único - Em caso de empate, classificar-se-á o candidato que obtiver maior nota nas provas de seleção. Persistindo o empate, recorrer-se-á, sucessivamente, a maior nota na disciplina, Coeficiente de Rendimento Acadêmico, Coeficiente de Rendimento Acadêmico Acumulado – CRAA. 4. DA DURAÇÃO As Bolsas de Iniciação à Docência terão a duração prevista nos projetos relacionados no Anexo Único deste edital. 5. DA REMUNERAÇÃO Ao bolsista de Iniciação à Docência será concedida e paga, mensalmente, uma Bolsa Auxílio à Educação pelo Trabalho, cujo valor obedece ao fixado pelo Diário Oficial do Estado nº 17.707, de 20 de maio de 1999. (O anexo único está disponível no sítio da Universidade: http://www.uesc.br/).

Dissertação analisa batata produzida na Chapada Diamantina

FONTE: UFBA

Defesa é dia 30, às 10h, no auditório do PAF I
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da UFBA realiza no dia 30 de março a sessão pública de defesa da dissertação "Caracterização bromatológica e avaliação de compostos bioativos presentes na batata da serra (Ipomoea Convolvulacea L.) produzida na Chapada Diamantina- BA". De autoria do mestrando Andson Barreto Rocha, o trabalho será apresentado às 10h daquele dia, no Auditório João Gonçalves (PAF I / Campus de Ondina), perante a banca formada pelos professores Maria Spínola Miranda (orientadora), Cristina Maria Rodrigues da Silva (UEFS) e Giovani Brandão Mafra de Carvalho (UEFS).

Especialização em agroecologia (Juazeiro): término das inscrições




Essa é a primeira turma da especialização, que está disponibilizando 40 vagas. O curso objetiva qualificar profissionais para o exercício do gerenciamento e da produção agrícola orgânica.
Inscrições (gratuitas): até o dia 30 de março no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) Campus III da UNEB, em Juazeiro, das 14h às 18h.
Investimento: 10 parcelas mensais de R$ 200.
Informações: (74) 3611-7363.
Realização: DTCS/Campus III.
http://www.uneb.br/calendario/2012/03/30/especializacao-em-agroecologia-juazeiro-termino-das-inscricoes.html

14/09/2011Especialização em agroecologia – Juazeiro: término das inscrições

A UNEB está oferecendo 40 vagas para a primeira turma do curso de especialização em agroecologia. Podem concorrer à seleção graduados em agronomia, engenharia agrícola, ambiental ou florestal, zootecnia ou na área de ciências agrárias e biológicas.
Inscrições: até o próximo dia 23, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, mediante apresentação de ficha de inscrição e demais documentos exigidos no edital da seleção.
Local: na coordenação da pós-graduação no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III, em Juazeiro.
Investimento: R$ 100 (matrícula) e R$ 3 mil (valor do curso), que pode ser pago em 10 parcelas de R$ 300.
Informações: tel. (74) 3611-7363 (ramal 227).
Realização: DTCS.
http://www.uneb.br/calendario/2011/09/23/especializacao-em-agroecologia-juazeiro-termino-das-inscricoes.html


PAA: Aberto Edital Para Contratação de Consultores pela FAO/MDS

PAA: Aberto Edital Para Contratação de Consultores pela FAO/MDS


A FAO/MDS abriram 5 editais para contratação de consultores analisarem a atuação do PAA municipal nas 5 regiões do Brasil.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • Data Limite para envio do currículo: 25/03/2012
  • Vagas: 5 consultores
  • Seleção: Análise do currículo e entrevista
OBJETIVOS DOS EDITAIS
Mapear a atuação do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Municipal, analisar e avaliar a gestão do Programa de Aquisição de Alimentos - modalidade Compra para Doação Simultânea Municipal pelos gestores municipais com base em convênios vigentes.

QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS EXIGIDAS
Obrigatório: Graduação em qualquer área de formação. Experiência mínima comprovada de 05 (cinco) anos em execução e/ou implementação de políticas públicas voltadas a governos municipais, estaduais e/ou Distrito Federal.
Desejável: Experiência no Programa de Aquisição de Alimentos, em qualquer de suas modalidades; execução e/ou implementação de políticas públicas relacionadas às ações na área de segurança alimentar e nutricional.

PRODUTOS DA CONSULTORIA
- Documento técnico que sinalize uma estratégia de ampliação do PAA municipal, construída com base nos seguintes estudos: i) levantamento dos convênios vigentes de PAA Municipal na região em comparação aos municípios incluídos no Plano Brasil Sem Miséria e ao total de municípios da região; ii) estudo comparativo entre o número de agricultores familiares atendidos pelos municípios com convênio vigente em relação ao quantitativo de agricultores familiares na região; iii) levantamento do índice de insegurança alimentar e nutricional da região.
- Documento técnico contendo análise do estudo de caso realizado com o município que apresentou o maior percentual de execução com base nos relatórios trimestrais de julho a setembro/2011. Deverá compor o documento informações a respeito da gestão do convênio pelo executor.
- Documento técnico contendo análise do estudo de caso realizado com o município que apresentou o menor percentual de execução com base nos relatórios trimestrais de julho a setembro/2011. Deverá compor o documento informações a respeito da gestão do convênio pelo executor. OUTRAS INFORMAÇÕESValor da Consultoria: R$ 25.368,00Vigência da Consultoria: 4 meses

PASSOS PARA PARTICIPAR DO EDITAL
  1. Analise o edital disponível no site do MDS http://www.mds.gov.br/sobreoministerio/licitacoesecontratos/organismos-internacionais-pessoa-fisica/editais-disponiveis/tr-edital-63-mem-150-sesan.pdf
  2. Realize o cadastro do currículo profissional no endereço https://www.fao.org.br/SGP_Producao/CadastroCurriculos/ccs/ccsVisualizarPublicacao.asp
  3. Faça o seu acesso ao sistema da FAO
  4. Proceda a inscrição na vaga desejada
Obs.: Você poderá se inscrever para os 5 editais disponíveis no site da FAO, uma para cada região do Brasil.

MAIORES INFORMAÇÕES
Para maiores informações, solicite o apoio dos demais interessados comentando a postagem da página da Ong Educoop no Facebook ou através do email vera.dolabella@mds.gov.br

21 de março de 2012

Projeto planta cinco mil mudas em área que circunla o Polo Industrial de Camaçari

Camaçari Notícias com assessoria
A meta da Fábrica de Florestas é plantar pelo menos 50 mil mudas em 2012

O projeto Fábrica de Florestas – iniciativa com foco na manutenção e reflorestamento da área verde que circunda o Polo Industrial de Camaçari.- inicia no dia 19 de março, Dia de São José, o seu calendário de plantio para o ano de 2012. Neste dia, representantes das comunidades dos municípios de Camaçari e Dias D’Avila, entre estudantes, representantes de empresas e de associações, se reúnem para plantar cerca de 5.000 mudas patrocinadas pela Deten Química.

A meta do Fábrica de Florestas para este ano é produzir 300 mil mudas e restaurar mais 20 hectares, com o plantio de, pelo menos, 50 mil mudas, como informa a engenheira florestal e coordenadora do projeto, Loyane Borges. Ela explica que a iniciativa dará continuidade ao processo de restauração iniciado em 2011 em áreas prioritárias, como a nascente do Rio Ipitanga, em Simões Filho (restauração patrocinada pela Concessionária Bahia Norte), a mata ciliar do rio Bandeira, afluente do rio Camaçari (patrocinada pela Arembepe Energia, Braskem e Deten Química) e a mata ciliar da barragem de Santa Helena, em Dias D’Ávila.

As primeiras cinco mil mudas a serem plantadas em 2012 são de espécies de Mata Atlântica. Eles serão colocadas na área ciliar do Rio Bandeira, afluente do Rio Camaçari, atrás do Morro da Manteiga, em Camaçari. Além do plantio, o projeto se empenha no monitoramento e manutenção das áreas plantadas, aspectos decisivos para o sucesso dos processos de restauração florestal. Para realização do trabalho, a Fábrica de Floresta conta com o envolvimento das comunidades de Camaçari e Dias D’Ávila.

O projeto Fábrica de Florestas é mantido pelo Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros ( Incecc), que, conta, por sua vez, com o apoio do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari – Cofic, Cetrel, Braskem, prefeituras de Camaçari e Dias D´Ávila, dentre outros parceiros. Em 2011, o projeto foi responsável pela produção de 400 mil mudas, sendo 121 mil delas plantadas numa área de 28 hectares.

PF realiza Operação Sandstorm para combater extração clandestina de areia

Salvador/BA - A Polícia Federal realizou, no dia 14/03, a Operação Sandstorm, que visa reprimir a extração clandestina de areia em Camaçari (BA). A operação é resultado de uma ação conjunta entre a Polícia Federal, o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) e o IBAMA, no sentido de coibir a crescente prática irregular para utilização na construção civil.
Policiais federais foram deslocados para as localidades apontadas como de costumeira prática do delito, identificadas a partir de diversos levantamentos realizados nos meses de janeiro e fevereiro/2012, dos quais se constatou a existência de vários focos de extração clandestina de areia, sobretudo na região de Monte Gordo e Barra do Pojuca.
Tal prática caracteriza o crime de furto de bem da União (art. 2º da Lei nº 8.176/91) e do crime ambiental de lavra clandestina (art. 55 da Lei 9.605/98).
Trata-se de mais uma operação da Polícia Federal, que, procurando sempre o aprimoramento de sua atividade institucional, direcionou o seu foco para a repressão de crimes ambientais, de inegável gravidade, reiteradamente constatados em Camaçari e região.

Denúncias sobre este tipo de crime podem ser realizadas pelo telefone (71) 3319-6190


da PRF apreende 5.164 plantas ilegais

Da Redação

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 5.164 plantas nativas às margens da BR-116, entre os dias 15 a 20 de março. Durante a operação “Magnólia”, 25 vendedores ilegais foram notificados e multados no valor de R$ 1.549.200.

Entre as plantas apreendidas estão orquídeas, cactos e bromélias. A ação foi realizada pela 3ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (Jequié), juntamente com o Ibama e a concessionária que administra a rodovia, no trecho de Manoel Vitorino até a cidade de Itatim, no centro sul da Bahia.


Plantas eram vendidas às margens da BR-116, no centro sul da Bahia.

Todas as plantas foram recolhidas e transportadas para unidade do Ibama em Vitória da Conquista.

FONTE: CORREIO DA BAHIA

Seguidores