Chega à Bahia o Projeto itinerante “A Mata Atlântica é aqui”
Escrito por Redação do Numa
O Núcleo Mata Atlântica, através da Base Ambiental da Costa das Baleias, participará do Projeto “A Mata Atlântica é Aqui - exposição itinerante do cidadão atuante”, em parceria com a SOS Mata Atlântica. A exposição, que acontece dentro de um caminhão adaptado, chega à Bahia, primeiramente, em Teixeira de Freitas e acontecerá na Praça da Bíblia entre os dias 07 a 11 de julho, funcionando das 10h às 16h, com diversas atividades gratuitas de educação ambiental. A participação do Numa se dará através da distribuição de volumes da série Cadernos Ambientais e o Centro de Apoio as Promotorias de Meio Ambiente (Ceama) fará a doação do livro “Árvores para a Cidade” de Eloina Matos à biblioteca do Projeto. O caminhão visitará posteriormente as cidades de Ilhéus, Salvador e Feira de Santana. O projeto foi criado com a finalidade de informar sobre a importância do Bioma e estimular a participação de novos agentes multiplicadores em defesa do meio ambiente e está em atividade há um ano tendo percorrido 49 cidades da região sul, sudeste e centro-oeste. A iniciativa recebe o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e conta com o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Para obter mais informações acesse o blog do SOS Mata Atlântica: http://www.sosma.org.br/blog
6 de julho de 2010
UNIME
Até o dia 20 de julho a UNIME - unidades Salvador, Lauro de Freitas e Itabuna - estará com inscrições abertas para Transferências Externa e Interna e Matrícula Especial de Graduados. Poderão habilitar-se às vagas portadores de diploma de curso superior e alunos regularmente matriculados em cursos de graduação autorizados ou reconhecidos.
Para o candidato portador de diploma, será exigido no ato da inscrição originais e cópias dos seguintes documentos: histórico de terceiro grau, planos de ensino, caso deseje aproveitamento de estudos, diploma do curso de graduação devidamente registrado e carteira de identidade.
Para Transferência Externa os candidatos deverão apresentar cópias e originais da carteira de identidade, planos de ensino autenticados pela instituição e originais do histórico escolar comprovando o vínculo com a instituição de origem, atestado sub-judice e portaria de reconhecimento do curso.
O resultado será publicado no site da instituição no dia 21 de julho. Para a inscrição será cobrado uma taxa de R$ 50. Informações no site www.unime.edu.br ou através dos telefones (71) 3378-8900 (Lauro de Freitas), (71) 3616-2000 (Salvador) ou (73) 2102-3030 (Itabuna).
CONFIRA EDITAL
Até o dia 20 de julho a UNIME - unidades Salvador, Lauro de Freitas e Itabuna - estará com inscrições abertas para Transferências Externa e Interna e Matrícula Especial de Graduados. Poderão habilitar-se às vagas portadores de diploma de curso superior e alunos regularmente matriculados em cursos de graduação autorizados ou reconhecidos.
Para o candidato portador de diploma, será exigido no ato da inscrição originais e cópias dos seguintes documentos: histórico de terceiro grau, planos de ensino, caso deseje aproveitamento de estudos, diploma do curso de graduação devidamente registrado e carteira de identidade.
Para Transferência Externa os candidatos deverão apresentar cópias e originais da carteira de identidade, planos de ensino autenticados pela instituição e originais do histórico escolar comprovando o vínculo com a instituição de origem, atestado sub-judice e portaria de reconhecimento do curso.
O resultado será publicado no site da instituição no dia 21 de julho. Para a inscrição será cobrado uma taxa de R$ 50. Informações no site www.unime.edu.br ou através dos telefones (71) 3378-8900 (Lauro de Freitas), (71) 3616-2000 (Salvador) ou (73) 2102-3030 (Itabuna).
CONFIRA EDITAL
I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental
A cidade de Salvador sediará o I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (COBESA), que será realizado de 11 a 16 de julho de 2010, no Centro de Convenções da Bahia.
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Serão abordados, de maneira integrada, temas de interesse regional e nacional relacionados à universalização do saneamento, urbanização e meio ambiente, enfocando os seus desafios tecnológicos e de gestão, por meio de:
TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS
CONFERÊNCIAS
PAINÉIS
MESAS REDONDAS
PALESTRAS
ESPAÇO PARA APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES
FEIRA DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS
MINI-CURSOS
VISITAS TÉCNICAS
Este evento, inédito no País, está sendo organizado por um grupo de instituições formado por universidades públicas federais e estaduais, faculdades privadas, órgãos públicos e empresas estaduais, autarquias, e associações e entidades de classes.
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A FTC participa da Comissão Técnica e da Comissão Geral de Organização do evento, representada pelo professor Eduardo Cohim, do curso de Engenharia Ambiental.
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Mais informações:
http://www.acquacon.com.br/cobesa/index.php
(71) 3283-9780
Fale Conoscoe-mail: infopos@ucsal.br Tel.: (71) 3203-8998
Fisioterapia nas Disfunções do Assoalho Pélvico - inscrições abertas
Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia - inscrições abertas
Fisioterapia na Saúde do Idoso - inscrições abertas
Gerontologia - inscrições abertas
Seminário Internacional)Crise global e desigualdades: dilemas e desafiosMestrado em Políticas Sociais e CidadaniaUniversidade Católica do Salvador24 a 26 de novembro de 2010
O Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador (UCSal) realizará, de 24 a 26 de novembro de 2010, em Salvador/Ba, o III Seminário Políticas Sociais e Cidadania [Seminário Internacional], e convida a comunidade científica e especialistas em políticas sociais a participarem deste evento. O evento dá continuidade a uma iniciativa criada em 2007 pelo Mestrado de Políticas Sociais e Cidadania da UCSal, voltada para a constituição de um espaço regular de intercâmbio e disseminação da produção acadêmica com vistas à discussão de aspectos críticos relativos à agenda social brasileira e às políticas públicas voltadas para a cidadania. Nucleado este ano na temática Crise global e desigualdades: dilemas e desafios, o evento avança numa perspectiva internacional e comparativa, contemplando mudanças do Estado social brasileiro na interface com outros países, especialmente da América Latina. Busca discutir a implementação, gestão e avaliação de políticas sociais, e analisar a sua eficácia sobre os direitos da cidadania. Como nas edições anteriores, o evento contará com convidados de reconhecido mérito e notória contribuição crítica na temática, da comunidade nacional e internacional. O III Seminário tem como público-alvo pesquisadores dos programas de pós-graduação da área de políticas sociais e da cidadania, tanto do corpo docente quanto discente; e agentes públicos e sociais responsáveis pela implementação de políticas sociais nas esferas governamentais e em organizações não-governamentais, particularmente aquelas relacionadas à assistência social, saúde, educação, desenvolvimento social, atenção à infância, adolescência e velhice, geração de emprego e renda, acesso à justiça e demais ações voltadas para a afirmação da cidadania.Profa. Dra. Ângela Borgesangelamc@ucsal.brCoordenadora do Mestrado Políticas Sociais e Cidadania
O Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador (UCSal) realizará, de 24 a 26 de novembro de 2010, em Salvador/Ba, o III Seminário Políticas Sociais e Cidadania [Seminário Internacional], e convida a comunidade científica e especialistas em políticas sociais a participarem deste evento. O evento dá continuidade a uma iniciativa criada em 2007 pelo Mestrado de Políticas Sociais e Cidadania da UCSal, voltada para a constituição de um espaço regular de intercâmbio e disseminação da produção acadêmica com vistas à discussão de aspectos críticos relativos à agenda social brasileira e às políticas públicas voltadas para a cidadania. Nucleado este ano na temática Crise global e desigualdades: dilemas e desafios, o evento avança numa perspectiva internacional e comparativa, contemplando mudanças do Estado social brasileiro na interface com outros países, especialmente da América Latina. Busca discutir a implementação, gestão e avaliação de políticas sociais, e analisar a sua eficácia sobre os direitos da cidadania. Como nas edições anteriores, o evento contará com convidados de reconhecido mérito e notória contribuição crítica na temática, da comunidade nacional e internacional. O III Seminário tem como público-alvo pesquisadores dos programas de pós-graduação da área de políticas sociais e da cidadania, tanto do corpo docente quanto discente; e agentes públicos e sociais responsáveis pela implementação de políticas sociais nas esferas governamentais e em organizações não-governamentais, particularmente aquelas relacionadas à assistência social, saúde, educação, desenvolvimento social, atenção à infância, adolescência e velhice, geração de emprego e renda, acesso à justiça e demais ações voltadas para a afirmação da cidadania.Profa. Dra. Ângela Borgesangelamc@ucsal.brCoordenadora do Mestrado Políticas Sociais e Cidadania
CATÁLOGO ELETRÔNICO DE MONOGRAFIAS - BIOLOGIA / UFBA
fonte:http://www.marsol.ufba.br/twiki/bin/view/Biologia/MonografiasCat20081
Editores
Hermínia Bastos Freitas Coordenadora do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas
Prof. Dr. Miguel da Costa Accioly Coordenador da Disciplina BIO 155 - Estágio Curricular Supervisionado em Ecologia – Recursos Ambientais
Profª. Drª Angélica Araújo Corrêa Coordenadora da Disciplina BIO 156 - Estágio Curricular Supervisionado- Zoologia/ Organismos Aquáticos
SESSÃO 1. BOTÂNICA
Levantamento florístico das trilhas do remanescente de Mata Atlântica do parque zoobotânico Getúlio Vargas, Salvador-BA. Autora Bacharelanda: Aline Teixeira Nunes – lyne.bio@gmail.com Orientadora: Maria Lenise Silva Guedes – mlguedes2003@yahoo.com.br
Aspectos Cromossômicos e Reprodutivos da Opuntia Inamoena K. Schum., visando produção de mudas para fins ornamentais. Autor Bacharelando: Alberto Bispo dos Santos - albertob@ufba.br Orientador: Prof. Dr. José Geraldo de Aquino Assis - jgaasis@ufba.br
Efeito da inoculação do fungo micorrizicoarbuscu-lar sobre o crescimento inicial da Eschweilera ovata. Autora Bacharelanda: Vanessa Couto Soares – vamikami@yahoo.com.br Orientadora: Profª Dr ªMaria Aparecida José de Oliveira – aparecid@ufba.br
SESSÃO 2. ETNOBOTÂNICA
Plantas Medicinais utilizadas pela Comunidade de Paramana – Ilha dos Frades – Bahia. Autora Bacharelanda: Joseana Araújo Lima – jhosleine@gmail.com Orientadora: Maria Lenise Silva Guedes – mlguedes2003@yahoo.com.br Co-Orientadora: Mara Zélia De Almeida – marazelia@yahoo.com.br
SESSÃO 3. ECOLOGIA
Avaliação do cultivo de macroalga (Gracilaria cornea J. Agard - Rhodophyta, Gracilariales) em área impactada na localidade de Santa Luzia, Simões Filho – Ba. Autora Bacharelanda: Natali Lordello de Oliveira – natylord@hotmail.com Orientador: Prof. Dr. Miguel da Costa Accioly – accioly@ufba.br
Análise Morfométrica e Crescimento de Ophiocoma echinata (Lamarck, 1816) (Ophiuroidea: Ophiocomidae) em uma região entre-marés, Salvador, Brasil. Autora Bacharelanda: Luciana Ribeiro Martins – lribeiromartins@yahoo.com.br Orientadora: Profª Drª Orane Falcaõ de S. Alves – orane@ufba.br
Estrutura e aspectos ecológicos da associação dos Ophiuroidea Gray, 1840 (Echinodermata) do fital da praia de Itapuã, Salvador-BA, Brasil. Autora Bacharelanda: Camila Alves Souto - millabio@yahoo.com.br Orientadora: Profª Drª Orane Falcaõ de S. Alves – orane@ufba.br
SESSÃO 4. ETNOECOLOGIA
Diálogo de saberes entre o conhecimento local e o científico: o caso do maracujá amarelo e os seus polinizadores no Vale do São Francisco. Autora Bacharelanda: Juliana Costa Piovesan - julipio@yahoo.com.br Orientador: Prof. Dr. Charbel Niño El-Hani – charbel@ufba.br
SESSÃO 5. EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Diagnóstico do Programa de Coleta Seletiva Domiciliar em Salvador-BA & Avaliação do comportamento de descarte de lixo em cantinas no Campus da UFBA em Ondina, Salvador-BA. Autor Bacharelando: Túlio Rego da Silva - tulioemail@gmail.com Orientador: Prof. Dr. Charbel Niño El-Hani – charbel@ufba.br
Percepção dos estudantes de Biologia da UFBA frente à situação do meio ambiente no capitalismo e o papel da educação ambiental. Autora Bacharelanda: Myna Lizzie Oliveira Silveira – mynalizzie@yahoo.com.br Orientadora:Profª Drª Sueli Almuiña Holmer Silva – sueliahs@ufba.br
SESSÃO 6. GENÉTICA FORENSE
O emprego da Genética Forense na elucidação de crimes sexuais: estudo de casos e análise das técnicas de extração de DNA aplicadas. Autora Bacharelanda: Débora Regina Pinho Amorim - amorimdrp@gmail.com Orientadora: Bióloga/Perita Criminal Tania Cristina Brites Gesteira - taniagesteira@hotmail.com Co-orientador: Biólogo/PeritoCriminal Eugênio César Nascimento Soares
SESSÃO 7. IMUNOLOGIA
Intensificação de infecção experimental por Leishmania braziliensis pela injeção intravenosa de moléculas de amastigotas de Leishmania amazonensis. Autor Bacharelando: Pablo Rafael Silveira Oliveira – pablorafael_ssa@hotmail.com Orientador: Prof. Dr. Lain Carlos Pontes de Carvalho - lain@bahia.fiocruz.br
SESSÃO 8. FISIOLOGIA ANIMAL
Análise histológica do hepatopâncreas e dosagens de ALT e AST na hemolinfa de Ucides cordatus (Crustacea, Brachyura, Ocypodidae) submetido ao jejum involuntário e reintrodução alimentar. Autor Bacharelando: Márcio Lima de Lima - sglashl@yahoo.com.br Orientadora: Profª Drª Angélica Araújo Corrêa – angelica@ufba.br
A amígdala em Trinomys yonenagae está associada à percepção da parte sonora do tamborilamento como um sinal de alarme? Autora Bacharelanda: Taissa de Oliveira Praseres - taissapraseres@yahoo.com.br Orientadora: Beatriz Monteiro Longo - beatrizlongo@gmail.com
SESSÃO 9. PRODUÇÃO ANIMAL
Níveis de oferta de ração para produção de biomassa de Artemia franciscana. Autor Bacharelando: Franco Aldo Nunes Barbosa - francoaldoedu@yahoo.com.br Orientador: Prof. Dr. Ricardo Castelo Branco Albinati – albinati@ufba.br
SESSÃO 10. ZOOLOGIA – TAXONOMIA
Ictiofauna do Baixo Rio São Francisco a Jusante da Barragem de Xingó: Inventário e Caracterização Taxonômica. Autor Bacharelando: Rafael Burger – rafael_burger@terra.com.br Orientadora: Profª Drª Angela Maria Zanata - a_zanata@yahoo.com.br
SESSÃO 11. ZOOLOGIA – ETOLOGIA
Cultura e uso de ferramentas em grande primatas: uma revisão crítica. Autor Bacharelando: Cristiano Carvalho Alves de Lima – cristiano.kiko@uol.com.br Orientador: Prof. Dr. Charbel Niño El-Hani – charbel@ufba.br
fonte:http://www.marsol.ufba.br/twiki/bin/view/Biologia/MonografiasCat20081
Editores
Hermínia Bastos Freitas Coordenadora do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas
Prof. Dr. Miguel da Costa Accioly Coordenador da Disciplina BIO 155 - Estágio Curricular Supervisionado em Ecologia – Recursos Ambientais
Profª. Drª Angélica Araújo Corrêa Coordenadora da Disciplina BIO 156 - Estágio Curricular Supervisionado- Zoologia/ Organismos Aquáticos
SESSÃO 1. BOTÂNICA
Levantamento florístico das trilhas do remanescente de Mata Atlântica do parque zoobotânico Getúlio Vargas, Salvador-BA. Autora Bacharelanda: Aline Teixeira Nunes – lyne.bio@gmail.com Orientadora: Maria Lenise Silva Guedes – mlguedes2003@yahoo.com.br
Aspectos Cromossômicos e Reprodutivos da Opuntia Inamoena K. Schum., visando produção de mudas para fins ornamentais. Autor Bacharelando: Alberto Bispo dos Santos - albertob@ufba.br Orientador: Prof. Dr. José Geraldo de Aquino Assis - jgaasis@ufba.br
Efeito da inoculação do fungo micorrizicoarbuscu-lar sobre o crescimento inicial da Eschweilera ovata. Autora Bacharelanda: Vanessa Couto Soares – vamikami@yahoo.com.br Orientadora: Profª Dr ªMaria Aparecida José de Oliveira – aparecid@ufba.br
SESSÃO 2. ETNOBOTÂNICA
Plantas Medicinais utilizadas pela Comunidade de Paramana – Ilha dos Frades – Bahia. Autora Bacharelanda: Joseana Araújo Lima – jhosleine@gmail.com Orientadora: Maria Lenise Silva Guedes – mlguedes2003@yahoo.com.br Co-Orientadora: Mara Zélia De Almeida – marazelia@yahoo.com.br
SESSÃO 3. ECOLOGIA
Avaliação do cultivo de macroalga (Gracilaria cornea J. Agard - Rhodophyta, Gracilariales) em área impactada na localidade de Santa Luzia, Simões Filho – Ba. Autora Bacharelanda: Natali Lordello de Oliveira – natylord@hotmail.com Orientador: Prof. Dr. Miguel da Costa Accioly – accioly@ufba.br
Análise Morfométrica e Crescimento de Ophiocoma echinata (Lamarck, 1816) (Ophiuroidea: Ophiocomidae) em uma região entre-marés, Salvador, Brasil. Autora Bacharelanda: Luciana Ribeiro Martins – lribeiromartins@yahoo.com.br Orientadora: Profª Drª Orane Falcaõ de S. Alves – orane@ufba.br
Estrutura e aspectos ecológicos da associação dos Ophiuroidea Gray, 1840 (Echinodermata) do fital da praia de Itapuã, Salvador-BA, Brasil. Autora Bacharelanda: Camila Alves Souto - millabio@yahoo.com.br Orientadora: Profª Drª Orane Falcaõ de S. Alves – orane@ufba.br
SESSÃO 4. ETNOECOLOGIA
Diálogo de saberes entre o conhecimento local e o científico: o caso do maracujá amarelo e os seus polinizadores no Vale do São Francisco. Autora Bacharelanda: Juliana Costa Piovesan - julipio@yahoo.com.br Orientador: Prof. Dr. Charbel Niño El-Hani – charbel@ufba.br
SESSÃO 5. EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Diagnóstico do Programa de Coleta Seletiva Domiciliar em Salvador-BA & Avaliação do comportamento de descarte de lixo em cantinas no Campus da UFBA em Ondina, Salvador-BA. Autor Bacharelando: Túlio Rego da Silva - tulioemail@gmail.com Orientador: Prof. Dr. Charbel Niño El-Hani – charbel@ufba.br
Percepção dos estudantes de Biologia da UFBA frente à situação do meio ambiente no capitalismo e o papel da educação ambiental. Autora Bacharelanda: Myna Lizzie Oliveira Silveira – mynalizzie@yahoo.com.br Orientadora:Profª Drª Sueli Almuiña Holmer Silva – sueliahs@ufba.br
SESSÃO 6. GENÉTICA FORENSE
O emprego da Genética Forense na elucidação de crimes sexuais: estudo de casos e análise das técnicas de extração de DNA aplicadas. Autora Bacharelanda: Débora Regina Pinho Amorim - amorimdrp@gmail.com Orientadora: Bióloga/Perita Criminal Tania Cristina Brites Gesteira - taniagesteira@hotmail.com Co-orientador: Biólogo/PeritoCriminal Eugênio César Nascimento Soares
SESSÃO 7. IMUNOLOGIA
Intensificação de infecção experimental por Leishmania braziliensis pela injeção intravenosa de moléculas de amastigotas de Leishmania amazonensis. Autor Bacharelando: Pablo Rafael Silveira Oliveira – pablorafael_ssa@hotmail.com Orientador: Prof. Dr. Lain Carlos Pontes de Carvalho - lain@bahia.fiocruz.br
SESSÃO 8. FISIOLOGIA ANIMAL
Análise histológica do hepatopâncreas e dosagens de ALT e AST na hemolinfa de Ucides cordatus (Crustacea, Brachyura, Ocypodidae) submetido ao jejum involuntário e reintrodução alimentar. Autor Bacharelando: Márcio Lima de Lima - sglashl@yahoo.com.br Orientadora: Profª Drª Angélica Araújo Corrêa – angelica@ufba.br
A amígdala em Trinomys yonenagae está associada à percepção da parte sonora do tamborilamento como um sinal de alarme? Autora Bacharelanda: Taissa de Oliveira Praseres - taissapraseres@yahoo.com.br Orientadora: Beatriz Monteiro Longo - beatrizlongo@gmail.com
SESSÃO 9. PRODUÇÃO ANIMAL
Níveis de oferta de ração para produção de biomassa de Artemia franciscana. Autor Bacharelando: Franco Aldo Nunes Barbosa - francoaldoedu@yahoo.com.br Orientador: Prof. Dr. Ricardo Castelo Branco Albinati – albinati@ufba.br
SESSÃO 10. ZOOLOGIA – TAXONOMIA
Ictiofauna do Baixo Rio São Francisco a Jusante da Barragem de Xingó: Inventário e Caracterização Taxonômica. Autor Bacharelando: Rafael Burger – rafael_burger@terra.com.br Orientadora: Profª Drª Angela Maria Zanata - a_zanata@yahoo.com.br
SESSÃO 11. ZOOLOGIA – ETOLOGIA
Cultura e uso de ferramentas em grande primatas: uma revisão crítica. Autor Bacharelando: Cristiano Carvalho Alves de Lima – cristiano.kiko@uol.com.br Orientador: Prof. Dr. Charbel Niño El-Hani – charbel@ufba.br
EDITAL UESC Nº. 051
ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA A TURMA DE 2010/2012, 2º SEMESTRE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL – MESTRADO (PPGPV).
http://www.uesc.br/publicacoes/editais/04.2010/051.rtf
ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA A TURMA DE 2010/2012, 2º SEMESTRE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL – MESTRADO (PPGPV).
http://www.uesc.br/publicacoes/editais/04.2010/051.rtf
Curso Cultivo e Processamento da Banana da EMBRAPA - inscrições prorrogadas
Dia 12 de julho é o prazo final para as inscrições do segundo curso de capacitação e formação de multiplicadores em fruticultura oferecidos pela EMBRAPA - Cruz das Almas.O treinamento totalizará 160 horas e contará com aulas teóricas e práticas, dividido em quatro módulos, sendo 40 horas cada um. As 40 vagas oferecidas serão preenchidas seguindo alguns critérios como formação do candidato em áreas relacionadas às ciências agrárias (nível superior e, sob avaliação, ensino médio técnico); atuação em extensão tecnológica e assistência técnica e experiência na área.
O resultado do processo seletivo será publicado no site da Renofrut (www.cnpat.embrapa.br/renofrut/), no dia 23 de julho.
Dia 12 de julho é o prazo final para as inscrições do segundo curso de capacitação e formação de multiplicadores em fruticultura oferecidos pela EMBRAPA - Cruz das Almas.O treinamento totalizará 160 horas e contará com aulas teóricas e práticas, dividido em quatro módulos, sendo 40 horas cada um. As 40 vagas oferecidas serão preenchidas seguindo alguns critérios como formação do candidato em áreas relacionadas às ciências agrárias (nível superior e, sob avaliação, ensino médio técnico); atuação em extensão tecnológica e assistência técnica e experiência na área.
O resultado do processo seletivo será publicado no site da Renofrut (www.cnpat.embrapa.br/renofrut/), no dia 23 de julho.
EDITAL UESC N° 083 - ABERTURA DE INSCRIÇÕES
6º CURSO DE BIOSSEGURANÇA E SEGURANÇA LABORATORIAL
A Reitora em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas inscrições para o 6º CURSO DE BIOSSEGURANÇA E SEGURANÇA LABORATORIAL.
1 DAS INSCRIÇÕES:
PERÍODO
De 02/06/2010 a 30/07/2010, no local indicado neste Edital, e no dia 02/08/2010 apenas inscrições realizadas no local do evento.
HORÁRIO
Das 08:00 às 11:40 horas, das 13:30 às 16:00 horas
LOCAL
Secretaria do Programa de Pós Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos – PPGBBM no Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas – NBCGIB ou por email: cibiouesc@yahoo.com.br
DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO
· Ficha de inscrição devidamente preenchida
· Comprovante de depósito no valor da taxa de inscrição
Obs. a ficha e o comprovante de depósito devem ser entregues na secretaria do PPGBBM ou enviados para o e-mail da CIBio/UESC: cibiouesc@yahoo.com.br
PÚBLICO ALVO
Discentes, docentes, funcionários da UESC e comunidade em geral
VAGAS
200 (duzentas), selecionadas por ordem de inscrição
PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
R$15,00 (quinze reais), para discentes da UESC; R$25,00 (vinte e cinco) reais, para docentes e funcionários da UESC; R$35,00 (trinta e cinco reais), para o público externo.
Realizar depósito bancário identificado no Banco do Brasil, Conta Corrente nº 991.220-7, Agência 3832-6, favorecido à Universidade Estadual de Santa Cruz.
2 DO EVENTO
PERÍODO
De 02 a 04 de agosto de 2010
HORÁRIO
Das 08:00 às 18:00 horas
LOCAL
Auditório do Centro de Arte e Cultura Gav. Paulo Souto – Biblioteca Central da UESC
CARGA HORÁRIA
25 horas (palestras e mesa-redonda)
CONTEÚDO ABORDADO
Leis que regulamentam o trabalho com OGMs; avaliação e classificação de risco biológico; boas práticas de laboratório; normas para trabalho em contenção com OGMs; noções de primeiros socorros.
CERTIFICADO
Exigência de 75% de presença.
Maiores Informações: cibiouesc@yahoo.com.br
Campus Soane Nazaré de Andrade, em 1º de junho de 2010.
ADÉLIA MARIA CARVALHO DE MELO PINHEIRO
REITORA EM EXERCÍCIO
6º CURSO DE BIOSSEGURANÇA E SEGURANÇA LABORATORIAL
A Reitora em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas inscrições para o 6º CURSO DE BIOSSEGURANÇA E SEGURANÇA LABORATORIAL.
1 DAS INSCRIÇÕES:
PERÍODO
De 02/06/2010 a 30/07/2010, no local indicado neste Edital, e no dia 02/08/2010 apenas inscrições realizadas no local do evento.
HORÁRIO
Das 08:00 às 11:40 horas, das 13:30 às 16:00 horas
LOCAL
Secretaria do Programa de Pós Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos – PPGBBM no Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas – NBCGIB ou por email: cibiouesc@yahoo.com.br
DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO
· Ficha de inscrição devidamente preenchida
· Comprovante de depósito no valor da taxa de inscrição
Obs. a ficha e o comprovante de depósito devem ser entregues na secretaria do PPGBBM ou enviados para o e-mail da CIBio/UESC: cibiouesc@yahoo.com.br
PÚBLICO ALVO
Discentes, docentes, funcionários da UESC e comunidade em geral
VAGAS
200 (duzentas), selecionadas por ordem de inscrição
PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
R$15,00 (quinze reais), para discentes da UESC; R$25,00 (vinte e cinco) reais, para docentes e funcionários da UESC; R$35,00 (trinta e cinco reais), para o público externo.
Realizar depósito bancário identificado no Banco do Brasil, Conta Corrente nº 991.220-7, Agência 3832-6, favorecido à Universidade Estadual de Santa Cruz.
2 DO EVENTO
PERÍODO
De 02 a 04 de agosto de 2010
HORÁRIO
Das 08:00 às 18:00 horas
LOCAL
Auditório do Centro de Arte e Cultura Gav. Paulo Souto – Biblioteca Central da UESC
CARGA HORÁRIA
25 horas (palestras e mesa-redonda)
CONTEÚDO ABORDADO
Leis que regulamentam o trabalho com OGMs; avaliação e classificação de risco biológico; boas práticas de laboratório; normas para trabalho em contenção com OGMs; noções de primeiros socorros.
CERTIFICADO
Exigência de 75% de presença.
Maiores Informações: cibiouesc@yahoo.com.br
Campus Soane Nazaré de Andrade, em 1º de junho de 2010.
ADÉLIA MARIA CARVALHO DE MELO PINHEIRO
REITORA EM EXERCÍCIO
Encontro sobre educação ambiental em Amargosa
A partir dessa quinta-feira (8) e até o próximo sábado (10), a cidade de Amargosa, na região Centro Sul, receberá as principais referências da educação ambiental crítica do país, para dialogarem com educadores, estudantes, professores e representantes de universidades sobre a diversidade das intervenções em educação ambiental crítica na Bahia.Um dos maiores eventos do gênero no estado, o “Encontro baiano de educadores e educadoras ambiental” acontece na Câmara Municipal de Amargosa e nas Escolas Reunidas Almeida Sampaio e terá como temática “Educação ambiental crítica e pequenas Intervenções de rede”.Na abertura, os participantes do encontro poderão conferir a palestra “Práxis e construção social da educação ambiental crítica”, ministrada pelo doutor Sandro Tonso, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também haverá o lançamento do DVD "Conhecimento científico e sabedoria popular preservando a Mata Atlântica no Vale do Jequiriçá”, produzido pelo Projeto Timbó, do Centro Sapucaia.O encontro, que visa potencializar a ação e a articulação de educadores ambientais para desenvolver pequenas intervenções sociais, vai contar com 12 mini-cursos, palestras e debates, com pesquisadores renomados, a exemplo dos professores doutores Antônio Vitor Rosa (USP), Luiz Antônio Ferraro e Carlos César Uchoa de Lima (ambos da Uefs), além de Silvana Lima (UFRB).As inscrições podem ser feitas através da UFRB / CFP - (75) 3634-3360; na Casa da Cidadania - (75) 3634-3977 (ramais 222/231); no Centro Sapucaia - (75)3634-3081; e pelo e-mail:
cursodeextensaoemEA@yahoo.com.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
O evento é realizado pelo Centro Sapucaia e pelas universidades Federal do Recôncavo (UFRB) e Estadual de Feira de Santana (Uefs), em parceria com a Prefeitura de Amargosa e conta com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do projeto Corredores Ecológicos.
Fonte: Ascom/SEMA
A partir dessa quinta-feira (8) e até o próximo sábado (10), a cidade de Amargosa, na região Centro Sul, receberá as principais referências da educação ambiental crítica do país, para dialogarem com educadores, estudantes, professores e representantes de universidades sobre a diversidade das intervenções em educação ambiental crítica na Bahia.Um dos maiores eventos do gênero no estado, o “Encontro baiano de educadores e educadoras ambiental” acontece na Câmara Municipal de Amargosa e nas Escolas Reunidas Almeida Sampaio e terá como temática “Educação ambiental crítica e pequenas Intervenções de rede”.Na abertura, os participantes do encontro poderão conferir a palestra “Práxis e construção social da educação ambiental crítica”, ministrada pelo doutor Sandro Tonso, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também haverá o lançamento do DVD "Conhecimento científico e sabedoria popular preservando a Mata Atlântica no Vale do Jequiriçá”, produzido pelo Projeto Timbó, do Centro Sapucaia.O encontro, que visa potencializar a ação e a articulação de educadores ambientais para desenvolver pequenas intervenções sociais, vai contar com 12 mini-cursos, palestras e debates, com pesquisadores renomados, a exemplo dos professores doutores Antônio Vitor Rosa (USP), Luiz Antônio Ferraro e Carlos César Uchoa de Lima (ambos da Uefs), além de Silvana Lima (UFRB).As inscrições podem ser feitas através da UFRB / CFP - (75) 3634-3360; na Casa da Cidadania - (75) 3634-3977 (ramais 222/231); no Centro Sapucaia - (75)3634-3081; e pelo e-mail:
cursodeextensaoemEA@yahoo.com.br
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O evento é realizado pelo Centro Sapucaia e pelas universidades Federal do Recôncavo (UFRB) e Estadual de Feira de Santana (Uefs), em parceria com a Prefeitura de Amargosa e conta com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do projeto Corredores Ecológicos.
Fonte: Ascom/SEMA
UESC abre inscrições para curso de biossegurança
As inscrições para o 6º Curso de Biossegurança e Segurança Laboratorial, promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) estarão abertas até o dia 30 de julho.
Os interessados devem procurar a secretaria do programa de pós-graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (PPGBBM) no Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas (NBCGIB), das 8 às 11h40min e das 13h30min às 16 horas, ou por email: cibiouesc@yahoo.com.br.
Estão sendo oferecidas 200 vagas, para discentes, docentes, funcionários da Uesc e comunidade em geral, selecionadas por ordem de inscrição. Para efetuar a inscrição os candidatos precisam apresentar o comprovante do pagamento da taxa e a ficha preenchida, na secretaria do PPGBBM, ou através do e-mail.
O Curso será realizado no auditório do Centro de Arte e Cultura da universidade, de dois a quatro de agosto, das 8 às 18 horas, totalizando 25 horas/aula. Serão abordados leis que regulamentam o trabalho com OGMs; avaliação e classificação de risco biológico; boas práticas de laboratório; normas para trabalho em contenção com OGMs; noções de primeiros socorros.
Os interessados devem procurar a secretaria do programa de pós-graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (PPGBBM) no Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas (NBCGIB), das 8 às 11h40min e das 13h30min às 16 horas, ou por email: cibiouesc@yahoo.com.br.
Estão sendo oferecidas 200 vagas, para discentes, docentes, funcionários da Uesc e comunidade em geral, selecionadas por ordem de inscrição. Para efetuar a inscrição os candidatos precisam apresentar o comprovante do pagamento da taxa e a ficha preenchida, na secretaria do PPGBBM, ou através do e-mail.
O Curso será realizado no auditório do Centro de Arte e Cultura da universidade, de dois a quatro de agosto, das 8 às 18 horas, totalizando 25 horas/aula. Serão abordados leis que regulamentam o trabalho com OGMs; avaliação e classificação de risco biológico; boas práticas de laboratório; normas para trabalho em contenção com OGMs; noções de primeiros socorros.
Cursos modulares de Biossegurança - UFBA
Público alvo:
1º ao 3º módulo: Estudantes do último ano de graduação e profissionais que trabalham nas áreas de saúde.
4º módulo: Profissionais que trabalham com tuberculose.
Professores, conferencistas e representantes de Instituições – a confirmar
LABIMUNO-INCT-DT / Ambulatórios de Infectologia e de Pneumologia HUPES / CRIE-UFBA / CESAT / SESAO – UFBA / ANVISA / LACEN – Bahia / ANBio / CTNBio / Órgãos e Empresas de Serviços de reciclagem e de Tratamento de resíduos sólidos e efluentes / IBIT / Hospital Otavio Mangabeira / Hospital Couto Maia/ Secretaria de Saúde do Município de Salvador / Secretaria de Saúde do Estado da Bahia / Ministério da Saúde / MCT
Características dos cursos teórico-práticos:
Objetivos: Sensibilizar, formar, capacitar e treinar profissionais e estudantes quanto às possíveis condutas, ações, tomadas de decisões, planejamento, medidas de prevenção, educação em biossegurança e minimização de riscos ocupacionais.
Metodologia de ensino:
Estudos dirigidos, conferências, discussões de modelos e estudos de caso.
Avaliação: Demonstração da capacidade de identificar riscos, confeccionar mapas, POP e quadros explicativos situacionais. Nota mínima para aprovação 7,0. Fequência mínima de 75% .
Módulo 01 - Introdução à Biossegurança para as áreas biológicas, biotecnológicas e da saúde.
18 e 19 de junho (sexta-feira e sábado)
Horários: 8:00h as 12:00h e 13:00h as 18:00h*
Introdução à Biossegurança e à Biosseguridade. Lei de Biossegurança. Classificação de riscos. Introdução a mapa de atividades e mapa de risco. Métodos de prevenção de riscos ocupacionais.
Módulo 02 - Biossegurança I - Para as áreas da saúde e biotecnológicas
16 e 17 de julho (sexta-feira e sábado)
Horários: 8:00h as 12:00h e 13:00h as 18:00h*
Identificação de conflitos em bioética e biossegurança nas atividades ocupacionais. Biossegurança e Biosseguridade. Lei de Biossegurança. Classificação de riscos ocupacionais, riscos biológicos, mapa de atividades e mapa de risco. Resíduos e rejeitos. Reciclagem de produtos gerados em atividades domésticas e ocupacionais. Métodos profiláticos.
Módulo 03 - Avanços em Biossegurança para as áreas da saúde, biológicas e biotecnológicas
27 e28 de agosto (sexta-feira e sábado)
Horários: 8:00h as 12:00h e 13:00h as 18:00h*
Como elaborar POPs, mapas de atividades e de risco. CIPA. CTNBio. Discussão de leis do MTE e de Resoluções e Normas Regulamentadorasrelativas à segurança e saúde dos trabalhos na área. Biossegurança em laboratório de diagnóstico e pesquisa. Papel e controle da Vigilância Sanitária. Normas e leis de controles de setores e estabelecimentos de serviços de saúde. Procedimentos de acondicionamento, manipulação e descarte de resíduos sólidos e líquidos de estabelecimentos de serviços de saúde e de pesquisa. Riscos em setores de diagnóstico de virologia, microbiologia, parasitologia, bioquímica, hematologia e citogenética, e setores de atenção a saúde.
Módulo 04 - Biossegurança para profissionais que trabalham com tuberculose.
24 e 25 de setembro (sexta-feira e sábado)
Horários: 8:00h as 12:00h e 13:00h as 18:00h*
Identificação e análise de atividades de risco biológico ocupacional. Mapa de atividades, mapa de risco, medidas de prevenção e qualidade em biossegurança nos setores de trabalho. Métodos de desenvolvimento de procedimentos operacionais seguros. Esclarecimento e desmistificação dos riscos de infecção e contágio em ambiente de trabalho. Discussão de métodos atuais de diagnóstico laboratorial e profilático da tuberculose humana.
*Avaliação: horário complementar a combinar.
Indispensável para a confirmação da inscrição documentos originais e cópia para arquivo.
1 . Ficha de pré-inscrição preenchida.
2 . CPF e RG
3 . Comprovante de exercício/trabalho nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, matrícula em curso de pós-graduação ou do último ano de graduação.
Inscrições
Colegiado do Curso de Biotecnologia
Secretaria Srta. Reneé Rudner
2º andar, sala 204, Instituto de Ciências da Saúde
Horário: das 15:00h as 20:00h
Tel: 71 3283 8936
Inscrições para os cursos modulares de Biossegurança
Postado em 07/06/2010 por Coordenação PPGIm
A partir de 07/06/2010, as inscrições para os cursos modulares de Biossegurança temporáriamente serão feitas na secretaria geral do ICS, no 2º andar com a Sra. Jéssica no horário das 15 as 20hs. Informaçoes com o telefone -71-3283-8903.
1º ao 3º módulo: Estudantes do último ano de graduação e profissionais que trabalham nas áreas de saúde.
4º módulo: Profissionais que trabalham com tuberculose.
Professores, conferencistas e representantes de Instituições – a confirmar
LABIMUNO-INCT-DT / Ambulatórios de Infectologia e de Pneumologia HUPES / CRIE-UFBA / CESAT / SESAO – UFBA / ANVISA / LACEN – Bahia / ANBio / CTNBio / Órgãos e Empresas de Serviços de reciclagem e de Tratamento de resíduos sólidos e efluentes / IBIT / Hospital Otavio Mangabeira / Hospital Couto Maia/ Secretaria de Saúde do Município de Salvador / Secretaria de Saúde do Estado da Bahia / Ministério da Saúde / MCT
Características dos cursos teórico-práticos:
Objetivos: Sensibilizar, formar, capacitar e treinar profissionais e estudantes quanto às possíveis condutas, ações, tomadas de decisões, planejamento, medidas de prevenção, educação em biossegurança e minimização de riscos ocupacionais.
Metodologia de ensino:
Estudos dirigidos, conferências, discussões de modelos e estudos de caso.
Avaliação: Demonstração da capacidade de identificar riscos, confeccionar mapas, POP e quadros explicativos situacionais. Nota mínima para aprovação 7,0. Fequência mínima de 75% .
Módulo 01 - Introdução à Biossegurança para as áreas biológicas, biotecnológicas e da saúde.
18 e 19 de junho (sexta-feira e sábado)
Horários: 8:00h as 12:00h e 13:00h as 18:00h*
Introdução à Biossegurança e à Biosseguridade. Lei de Biossegurança. Classificação de riscos. Introdução a mapa de atividades e mapa de risco. Métodos de prevenção de riscos ocupacionais.
Módulo 02 - Biossegurança I - Para as áreas da saúde e biotecnológicas
16 e 17 de julho (sexta-feira e sábado)
Horários: 8:00h as 12:00h e 13:00h as 18:00h*
Identificação de conflitos em bioética e biossegurança nas atividades ocupacionais. Biossegurança e Biosseguridade. Lei de Biossegurança. Classificação de riscos ocupacionais, riscos biológicos, mapa de atividades e mapa de risco. Resíduos e rejeitos. Reciclagem de produtos gerados em atividades domésticas e ocupacionais. Métodos profiláticos.
Módulo 03 - Avanços em Biossegurança para as áreas da saúde, biológicas e biotecnológicas
27 e28 de agosto (sexta-feira e sábado)
Horários: 8:00h as 12:00h e 13:00h as 18:00h*
Como elaborar POPs, mapas de atividades e de risco. CIPA. CTNBio. Discussão de leis do MTE e de Resoluções e Normas Regulamentadorasrelativas à segurança e saúde dos trabalhos na área. Biossegurança em laboratório de diagnóstico e pesquisa. Papel e controle da Vigilância Sanitária. Normas e leis de controles de setores e estabelecimentos de serviços de saúde. Procedimentos de acondicionamento, manipulação e descarte de resíduos sólidos e líquidos de estabelecimentos de serviços de saúde e de pesquisa. Riscos em setores de diagnóstico de virologia, microbiologia, parasitologia, bioquímica, hematologia e citogenética, e setores de atenção a saúde.
Módulo 04 - Biossegurança para profissionais que trabalham com tuberculose.
24 e 25 de setembro (sexta-feira e sábado)
Horários: 8:00h as 12:00h e 13:00h as 18:00h*
Identificação e análise de atividades de risco biológico ocupacional. Mapa de atividades, mapa de risco, medidas de prevenção e qualidade em biossegurança nos setores de trabalho. Métodos de desenvolvimento de procedimentos operacionais seguros. Esclarecimento e desmistificação dos riscos de infecção e contágio em ambiente de trabalho. Discussão de métodos atuais de diagnóstico laboratorial e profilático da tuberculose humana.
*Avaliação: horário complementar a combinar.
Indispensável para a confirmação da inscrição documentos originais e cópia para arquivo.
1 . Ficha de pré-inscrição preenchida.
2 . CPF e RG
3 . Comprovante de exercício/trabalho nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, matrícula em curso de pós-graduação ou do último ano de graduação.
Inscrições
Colegiado do Curso de Biotecnologia
Secretaria Srta. Reneé Rudner
2º andar, sala 204, Instituto de Ciências da Saúde
Horário: das 15:00h as 20:00h
Tel: 71 3283 8936
Inscrições para os cursos modulares de Biossegurança
Postado em 07/06/2010 por Coordenação PPGIm
A partir de 07/06/2010, as inscrições para os cursos modulares de Biossegurança temporáriamente serão feitas na secretaria geral do ICS, no 2º andar com a Sra. Jéssica no horário das 15 as 20hs. Informaçoes com o telefone -71-3283-8903.
EDITAIS FAPESB
Edital FAPESB 003/2010 - Auxílio-Dissertação
• Finalidade
Destina-se a apoiar mestrandos, bolsistas da FAPESB, na finalização do seu trabalho de dissertação. O recurso será fornecido em uma única parcela.
MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/publicacoes/edital-003-2010-auxilio-dissertacao
Edital FAPESB 002/2010 - Apoio a Publicação Científica e Tecnológica
• Apresentação
O Edital 002/2010, inserido nas ações de fomento da FAPESB desenvolvidas no Núcleo de Apoio Regular, objetiva incentivar a publicação científica e tecnológica, em especial aquela de natureza inédita, visando difundir conhecimentos, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado da Bahia, através do financiamento à edição de livros e publicações diversas (monográficas ou coletâneas), desde que não seriadas.É possível a submissão de solicitação de apoio à publicação de periódicos, desde que para volumes monotemáticos, com numeração especial.Para a submissão de propostas, o pesquisador-autor deverá obter, junto a editoras universitárias sediadas na Bahia e vinculadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), parecer de recomendação de publicação. É recomendado que as editoras universitárias observem os critérios adotados pela CAPES para a avaliação de livros.
MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/publicacoes/edital-001-2010
OUTROS Editais 2010
• Apoio a Tecnologias Sociais e Ambientais
Edital 007/2010 - Pesquisa Ater-Pacto Federativo
Edital 018/2010 - Seleção de Discente para Curso de Especialização em Extensão Universitária e Pesquisa-Ação
• Infra-EstruturaEdital 006/2010 - Programa de Infra-Estrutura de Pesquisa
• Apoio a Pesquisa na Empresa - Bahia Inovação
Edital 008/2010 - PAPPE Subvenção
Edital 009/2010 - Pesquisador na Empresa
Edital 010/2010 - Apoio à Inovação Aberta
Edital 014/2010 - Apoio à Cooperação entre Empresas e Instituições Científicas e Tecnológicas - ICT´s
• Apoio Regular a Publicações
Edital 002/2010 - Apoio à Publicação Científica e Tecnológica
Edital 003/2010 - Auxílio-Tese
Edital 003/2010 - Auxílio-Dissertação
• Apoio Regular a Eventos
Edital 004/2010 - Participação em Evento Científico ou Tecnológico em Território NacionalEdital
004/2010 - Participação em Evento Científico ou Tecnológico no Exterior
• Empreende Bahia
Edital 001/2010 - Apoio a Sistemas Locais de Inovação em Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs)
Edital 012/2010 - Apoio a Educação para o EmpreendedorismoEdital 013/2010 - Concurso Ideias Inovadoras 2010
Edital 016/2010 - Apoio a Organização de Eventos de Inovação e Empreendedorismo
• Finalidade
Destina-se a apoiar mestrandos, bolsistas da FAPESB, na finalização do seu trabalho de dissertação. O recurso será fornecido em uma única parcela.
MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/publicacoes/edital-003-2010-auxilio-dissertacao
Edital FAPESB 002/2010 - Apoio a Publicação Científica e Tecnológica
• Apresentação
O Edital 002/2010, inserido nas ações de fomento da FAPESB desenvolvidas no Núcleo de Apoio Regular, objetiva incentivar a publicação científica e tecnológica, em especial aquela de natureza inédita, visando difundir conhecimentos, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado da Bahia, através do financiamento à edição de livros e publicações diversas (monográficas ou coletâneas), desde que não seriadas.É possível a submissão de solicitação de apoio à publicação de periódicos, desde que para volumes monotemáticos, com numeração especial.Para a submissão de propostas, o pesquisador-autor deverá obter, junto a editoras universitárias sediadas na Bahia e vinculadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), parecer de recomendação de publicação. É recomendado que as editoras universitárias observem os critérios adotados pela CAPES para a avaliação de livros.
MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/publicacoes/edital-001-2010
OUTROS Editais 2010
• Apoio a Tecnologias Sociais e Ambientais
Edital 007/2010 - Pesquisa Ater-Pacto Federativo
Edital 018/2010 - Seleção de Discente para Curso de Especialização em Extensão Universitária e Pesquisa-Ação
• Infra-EstruturaEdital 006/2010 - Programa de Infra-Estrutura de Pesquisa
• Apoio a Pesquisa na Empresa - Bahia Inovação
Edital 008/2010 - PAPPE Subvenção
Edital 009/2010 - Pesquisador na Empresa
Edital 010/2010 - Apoio à Inovação Aberta
Edital 014/2010 - Apoio à Cooperação entre Empresas e Instituições Científicas e Tecnológicas - ICT´s
• Apoio Regular a Publicações
Edital 002/2010 - Apoio à Publicação Científica e Tecnológica
Edital 003/2010 - Auxílio-Tese
Edital 003/2010 - Auxílio-Dissertação
• Apoio Regular a Eventos
Edital 004/2010 - Participação em Evento Científico ou Tecnológico em Território NacionalEdital
004/2010 - Participação em Evento Científico ou Tecnológico no Exterior
• Empreende Bahia
Edital 001/2010 - Apoio a Sistemas Locais de Inovação em Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs)
Edital 012/2010 - Apoio a Educação para o EmpreendedorismoEdital 013/2010 - Concurso Ideias Inovadoras 2010
Edital 016/2010 - Apoio a Organização de Eventos de Inovação e Empreendedorismo
Fapesb disponibiliza R$ 11,1 milhões agricultura familiar
Projetos de pesquisa, de natureza científica, tecnológica ou de inovação, que visem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, através de ações de assistência técnica e extensão rural nos nove territórios de cidadania do Estado, podem agora contar com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Para este tipo de iniciativa, a Fundação vai disponibilizar R$ 11.182.445,00 em recursos financeiros não-reembolsáveis definidos na Programação Orçamentária para os anos de 2010 e subseqüentes. Quem quiser se habilitar para o edital deve ficar atento ao cronograma:
* 19 de julho: data final para preenchimento do formulário on-line * 20 de julho: postagem das propostas
* 5 de agosto: divulgação do resultado
* 9 de agosto: encaminhamento de documentação complementar
* 12 de agosto: recursos
* 16 de agosto: assinatura de termos de outorga
* 20 de agosto: encaminhamento de documentação dos bolsistas
As bolsas começam a ser concedidas em 1º de setembro. Maiores esclarecimentos sobre o Edital FAPESB 007/2010 poderão ser obtidos na FAPESB, através do e-mail aterpactofederativo@fapesb.ba.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. até a data/horário final de conclusão do formulário on-line indicada.
Data: 07/06/2010
Fonte: Ascom Secti
Projetos de pesquisa, de natureza científica, tecnológica ou de inovação, que visem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, através de ações de assistência técnica e extensão rural nos nove territórios de cidadania do Estado, podem agora contar com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Para este tipo de iniciativa, a Fundação vai disponibilizar R$ 11.182.445,00 em recursos financeiros não-reembolsáveis definidos na Programação Orçamentária para os anos de 2010 e subseqüentes. Quem quiser se habilitar para o edital deve ficar atento ao cronograma:
* 19 de julho: data final para preenchimento do formulário on-line * 20 de julho: postagem das propostas
* 5 de agosto: divulgação do resultado
* 9 de agosto: encaminhamento de documentação complementar
* 12 de agosto: recursos
* 16 de agosto: assinatura de termos de outorga
* 20 de agosto: encaminhamento de documentação dos bolsistas
As bolsas começam a ser concedidas em 1º de setembro. Maiores esclarecimentos sobre o Edital FAPESB 007/2010 poderão ser obtidos na FAPESB, através do e-mail aterpactofederativo@fapesb.ba.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. até a data/horário final de conclusão do formulário on-line indicada.
Data: 07/06/2010
Fonte: Ascom Secti
FAPESB Concurso vai premiar ideias inovadores
Estudantes dos cursos de graduação, mestrado, doutorado, pesquisadores e inventores independentes podem tirar seus projetos da gaveta porque a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), através do Programa Empreende Bahia e apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) está promovendo o Concurso Ideias Inovadoras 2010. O objetivo é disseminar a cultura empreendedora no Estado; promover a participação da comunidade acadêmica, pesquisadores e inventores independentes em ações de empreendedorismo; além de reconhecer e premiar projetos inovadores. A Fapesb é vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Para a nova edição do concurso serão destinados R$160 mil, a fim de apoiar projetos de inovação visando a competitividade empresarial, sendo R$ 80 mil destinados ao pagamento dos prêmios e outros R$ 80 mil para despesas operacionais relacionadas ao julgamento das propostas. Em cada categoria o primeiro colocado receberá R$ 8 mil, o segundo R$ 5 mil e o terceiro R$ 3 mil. Confira abaixo, as categorias dos prêmios:
CATEGORIA 1 – Graduandos Destinada exclusivamente aos estudantes de cursos de graduação, acadêmica ou tecnológica, regularmente matriculados em Instituição de Ensino Superior – IES reconhecida pelos órgãos competentes e localizada no Estado da Bahia. Página 2 de 10 CATEGORIA 2 – Mestrandos Destinada exclusivamente aos estudantes de cursos de mestrado, acadêmico ou profissional (stricto sensu), reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que estejam regularmente matriculados em IES localizada no Estado da Bahia.
CATEGORIA 3 – Doutorandos Destinada exclusivamente aos estudantes de cursos de doutorado (stricto sensu), reconhecidos pela CAPES, que estejam regularmente matriculados em IES localizada no Estado da Bahia.
CATEGORIA 4 – Pesquisadores Destinada exclusivamente a qualquer pessoa física que atenda aos seguintes requisitos:111
1. Seja pesquisador vinculado a Instituições Científicas e Tecnológicas – ICTs, localizadas no Estado da Bahia;
2. Realize pesquisa básica ou aplicada, de caráter científico ou tecnológico, amparada por instituição de fomento ou apoio à pesquisa;
3. Seja beneficiada com bolsa de pesquisa, remuneração de qualquer natureza, ou financiamento ao projeto proposto.
Para efeito deste Edital, considera-se Instituição Científica e Tecnológica – ICT a entidade ou órgão, publico ou privado, reconhecidas pelos órgãos competentes, que tenha por missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico.
CATEGORIA 5 – Inventores Independentes Destinada a qualquer pessoa física residente e domiciliada no Estado da Bahia que atendam aos seguintes requisitos: 1. Não seja vinculada a ICT; 2. Não realize pesquisa básica ou aplicada, de caráter científico ou tecnológico, com o apoio de instituição de fomento ou apoio à pesquisa; 3. Não seja beneficiada com bolsa de pesquisa, remuneração, de qualquer natureza ou financiamento ao projeto proposto; 4. Não seja matriculada em curso regular de instituição de ensino superior ou profissional.
PRAZOS: O candidato deverá preencher o formulário on line específico para o Concurso Ideias Inovadoras 2010, disponível no portal da Fapesb.
O preenchimento do formulário até o dia 17/09/2010, às 17:30h (horário local). envio das propostas: 20/09/2010, mediante o envio da documentação especificada no item 3.5 em 2 (duas) vias impressas e encadernadas. Cada encadernação deverá conter cópia do formulário on-line; folhas como anexo da proposta (opcional), conforme item 3.6; documentos exigidos no item 3.5, conforme categoria inscrita.
E Informações adicionais sobre o Programa Empreende Bahia, poderão ser obtidas pelo site http://www.fapesb.ba.gov.br, pelo telefone (71) 3116-7683 / 7641, por e-mail concursoideiasinovadoras@fapesb.ba.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , ou por meio de visitas à Fapesb pré-agendadas, no endereço a seguir: Rua Aristides Novis, 203, Colina de São Lázaro – Federação, Salvador-Bahia.
Data: 09/06/2010
Fonte: Ascom Secti
Estudantes dos cursos de graduação, mestrado, doutorado, pesquisadores e inventores independentes podem tirar seus projetos da gaveta porque a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), através do Programa Empreende Bahia e apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) está promovendo o Concurso Ideias Inovadoras 2010. O objetivo é disseminar a cultura empreendedora no Estado; promover a participação da comunidade acadêmica, pesquisadores e inventores independentes em ações de empreendedorismo; além de reconhecer e premiar projetos inovadores. A Fapesb é vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Para a nova edição do concurso serão destinados R$160 mil, a fim de apoiar projetos de inovação visando a competitividade empresarial, sendo R$ 80 mil destinados ao pagamento dos prêmios e outros R$ 80 mil para despesas operacionais relacionadas ao julgamento das propostas. Em cada categoria o primeiro colocado receberá R$ 8 mil, o segundo R$ 5 mil e o terceiro R$ 3 mil. Confira abaixo, as categorias dos prêmios:
CATEGORIA 1 – Graduandos Destinada exclusivamente aos estudantes de cursos de graduação, acadêmica ou tecnológica, regularmente matriculados em Instituição de Ensino Superior – IES reconhecida pelos órgãos competentes e localizada no Estado da Bahia. Página 2 de 10 CATEGORIA 2 – Mestrandos Destinada exclusivamente aos estudantes de cursos de mestrado, acadêmico ou profissional (stricto sensu), reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que estejam regularmente matriculados em IES localizada no Estado da Bahia.
CATEGORIA 3 – Doutorandos Destinada exclusivamente aos estudantes de cursos de doutorado (stricto sensu), reconhecidos pela CAPES, que estejam regularmente matriculados em IES localizada no Estado da Bahia.
CATEGORIA 4 – Pesquisadores Destinada exclusivamente a qualquer pessoa física que atenda aos seguintes requisitos:111
1. Seja pesquisador vinculado a Instituições Científicas e Tecnológicas – ICTs, localizadas no Estado da Bahia;
2. Realize pesquisa básica ou aplicada, de caráter científico ou tecnológico, amparada por instituição de fomento ou apoio à pesquisa;
3. Seja beneficiada com bolsa de pesquisa, remuneração de qualquer natureza, ou financiamento ao projeto proposto.
Para efeito deste Edital, considera-se Instituição Científica e Tecnológica – ICT a entidade ou órgão, publico ou privado, reconhecidas pelos órgãos competentes, que tenha por missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico.
CATEGORIA 5 – Inventores Independentes Destinada a qualquer pessoa física residente e domiciliada no Estado da Bahia que atendam aos seguintes requisitos: 1. Não seja vinculada a ICT; 2. Não realize pesquisa básica ou aplicada, de caráter científico ou tecnológico, com o apoio de instituição de fomento ou apoio à pesquisa; 3. Não seja beneficiada com bolsa de pesquisa, remuneração, de qualquer natureza ou financiamento ao projeto proposto; 4. Não seja matriculada em curso regular de instituição de ensino superior ou profissional.
PRAZOS: O candidato deverá preencher o formulário on line específico para o Concurso Ideias Inovadoras 2010, disponível no portal da Fapesb.
O preenchimento do formulário até o dia 17/09/2010, às 17:30h (horário local). envio das propostas: 20/09/2010, mediante o envio da documentação especificada no item 3.5 em 2 (duas) vias impressas e encadernadas. Cada encadernação deverá conter cópia do formulário on-line; folhas como anexo da proposta (opcional), conforme item 3.6; documentos exigidos no item 3.5, conforme categoria inscrita.
E Informações adicionais sobre o Programa Empreende Bahia, poderão ser obtidas pelo site http://www.fapesb.ba.gov.br, pelo telefone (71) 3116-7683 / 7641, por e-mail concursoideiasinovadoras@fapesb.ba.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , ou por meio de visitas à Fapesb pré-agendadas, no endereço a seguir: Rua Aristides Novis, 203, Colina de São Lázaro – Federação, Salvador-Bahia.
Data: 09/06/2010
Fonte: Ascom Secti
Químico da Unicamp ministra seminário sobre síntese orgânica na UFBA
Convidado pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Química, o Prof. Luiz Carlos Dias proferirá o seminário "Explorando as fronteiras de síntese orgânica e química medicinal no planejamento de fármacos", nesta quinta-feira (dia 8), às 9h, na sala de Seminários do Instituto de Química (3º andar). Professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Prof. Dias teve, em 2008, seu laboratório credenciado pela World Health Organization (WHO) como Centro de Referência Mundial em Química Medicinal e Síntese Orgânica para Doença de Chagas. Tem liderado projetos em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais e é Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Inovação e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos (INCT-Inofar).
Convidado pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Química, o Prof. Luiz Carlos Dias proferirá o seminário "Explorando as fronteiras de síntese orgânica e química medicinal no planejamento de fármacos", nesta quinta-feira (dia 8), às 9h, na sala de Seminários do Instituto de Química (3º andar). Professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Prof. Dias teve, em 2008, seu laboratório credenciado pela World Health Organization (WHO) como Centro de Referência Mundial em Química Medicinal e Síntese Orgânica para Doença de Chagas. Tem liderado projetos em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais e é Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Inovação e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos (INCT-Inofar).
5 de julho de 2010
Município baiano Apuarema tem pior nota do Ideb
A TARDE On Line
O município baiano de Apuarema, no sul do estado, teve a pior avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos 5.404 municípios analisados em 2009. Apuarema ficou com a nota 0,5, de acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério de Educação da Bahia (MEC) nesta segunda-feira, 5. A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com a secretária de Educação de Apuarema, Zaira dos Santos, que "mostrou-se surpresa com o resultado, mas não quis comentar os motivos do baixo desempenho", de acordo com matéria divulgada pela Agência Brasil.A Bahia ainda tem cinco outros municípios na lista das dez cidades com piores médias. São eles: Pedro Alexandre (2,0), Nilo Peçanha (2,1), Manoel Vitorino (2,1), Dario Meira (2,2) e Pilão Arcado (2,2). O estado não tem nenhum município na listas das dez melhores notas.A Bahia também não alcançou a meta nacional do Ideb das séries iniciais até o 4º ano, da 5ª a 8ª série e no ensino médio, respectivamente as notas do estado foram 3,8, 2,8 e 3,3, sendo que a meta era 4,5, 3,7 e 4,2. Apesar de não alcançar o índice desejado, a Bahia melhorou o Ideb desde 2005, quando o percentual começou a ser calculado. O objetivo do índice é medir a qualidade do ensino público no país. A taxa é calculada a cada dois anos e leva em consideração as notas da Prova Brasil e os percentuais de reprovação.
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=4723580
A TARDE On Line
O município baiano de Apuarema, no sul do estado, teve a pior avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos 5.404 municípios analisados em 2009. Apuarema ficou com a nota 0,5, de acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério de Educação da Bahia (MEC) nesta segunda-feira, 5. A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com a secretária de Educação de Apuarema, Zaira dos Santos, que "mostrou-se surpresa com o resultado, mas não quis comentar os motivos do baixo desempenho", de acordo com matéria divulgada pela Agência Brasil.A Bahia ainda tem cinco outros municípios na lista das dez cidades com piores médias. São eles: Pedro Alexandre (2,0), Nilo Peçanha (2,1), Manoel Vitorino (2,1), Dario Meira (2,2) e Pilão Arcado (2,2). O estado não tem nenhum município na listas das dez melhores notas.A Bahia também não alcançou a meta nacional do Ideb das séries iniciais até o 4º ano, da 5ª a 8ª série e no ensino médio, respectivamente as notas do estado foram 3,8, 2,8 e 3,3, sendo que a meta era 4,5, 3,7 e 4,2. Apesar de não alcançar o índice desejado, a Bahia melhorou o Ideb desde 2005, quando o percentual começou a ser calculado. O objetivo do índice é medir a qualidade do ensino público no país. A taxa é calculada a cada dois anos e leva em consideração as notas da Prova Brasil e os percentuais de reprovação.
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=4723580
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Edital de Abertura de Inscrições - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Dinâmica Territorial e Socioambiental do Espaço Baiano
O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, no uso de suas atribuições, faz saber que as inscrições para a seleção do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Dinâmica Territorial e Socioambiental do Espaço Baiano, aprovado pela Resolução CONSEPE nº 193/2008, estarão abertas aos profissionais graduados em Geografia e áreas afins, no período de 05 a 30 de julho de 2010, das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30 horas, de segunda a sexta-feira, na Secretaria da Pós-Graduação do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (Módulo VII) Campus Universitário, avenida Transnordestina s/n, bairro Novo Horizonte, Feira de Santana/Ba, onde se encontra o edital completo.
Feira de Santana, 01 de julho de 2010.
José Carlos Barreto de Santana - Reitor
Edital de Abertura de Inscrições - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Dinâmica Territorial e Socioambiental do Espaço Baiano
O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, no uso de suas atribuições, faz saber que as inscrições para a seleção do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Dinâmica Territorial e Socioambiental do Espaço Baiano, aprovado pela Resolução CONSEPE nº 193/2008, estarão abertas aos profissionais graduados em Geografia e áreas afins, no período de 05 a 30 de julho de 2010, das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30 horas, de segunda a sexta-feira, na Secretaria da Pós-Graduação do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (Módulo VII) Campus Universitário, avenida Transnordestina s/n, bairro Novo Horizonte, Feira de Santana/Ba, onde se encontra o edital completo.
Feira de Santana, 01 de julho de 2010.
José Carlos Barreto de Santana - Reitor
UNIME
Até o dia 20 de julho a UNIME ¿ unidades Salvador, Lauro de Freitas e Itabuna - estará com inscrições abertas para Transferências Externa e Interna e Matrícula Especial de Graduados. Poderão habilitar-se às vagas portadores de diploma de curso superior e alunos regularmente matriculados em cursos de graduação autorizados ou reconhecidos.
Para o candidato portador de diploma, será exigido no ato da inscrição originais e cópias dos seguintes documentos: histórico de terceiro grau, planos de ensino, caso deseje aproveitamento de estudos, diploma do curso de graduação devidamente registrado e carteira de identidade.
Para Transferência Externa os candidatos deverão apresentar cópias e originais da carteira de identidade, planos de ensino autenticados pela instituição e originais do histórico escolar comprovando o vínculo com a instituição de origem, atestado sub-judice e portaria de reconhecimento do curso.
O resultado será publicado no site da instituição no dia 21 de julho. Para a inscrição será cobrado uma taxa de R$ 50. Informações no site www.unime.edu.br ou através dos telefones (71) 3378-8900 (Lauro de Freitas), (71) 3616-2000 (Salvador) ou (73) 2102-3030 (Itabuna).
CONFIRA EDITAL
Para o candidato portador de diploma, será exigido no ato da inscrição originais e cópias dos seguintes documentos: histórico de terceiro grau, planos de ensino, caso deseje aproveitamento de estudos, diploma do curso de graduação devidamente registrado e carteira de identidade.
Para Transferência Externa os candidatos deverão apresentar cópias e originais da carteira de identidade, planos de ensino autenticados pela instituição e originais do histórico escolar comprovando o vínculo com a instituição de origem, atestado sub-judice e portaria de reconhecimento do curso.
O resultado será publicado no site da instituição no dia 21 de julho. Para a inscrição será cobrado uma taxa de R$ 50. Informações no site www.unime.edu.br ou através dos telefones (71) 3378-8900 (Lauro de Freitas), (71) 3616-2000 (Salvador) ou (73) 2102-3030 (Itabuna).
CONFIRA EDITAL
Mestrado gratuito em políticas públicas inscreve para aluno especial: 56 vagas
Wânia DiasNúcleo de JornalismoAssessoria de Comunicação
O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (PGDR) do Campus I da UNEB, em Salvador, inscreve, entre os dias 5 e 30 de julho, para Aluno Especial do curso de mestrado.
Estão sendo oferecidas 56 vagas, com horários específicos, distribuídas entre as disciplinas: Estado Contemporâneo e Administração Política; Planejamento Estratégico e Orçamento Público; Políticas Públicas Setoriais e Sociais; Teorias do Federalismo Fiscal; Gestão Competitiva do Conhecimento; Gestão da Informação para a Cidadania e Desenvolvimento; Gestão do Conhecimento nas Organizações; Saberes, Etnicidade e Métodos Qualitativos de Pesquisa.
Do total de vagas oferecidas, 40% são destinadas a candidatos que se declararem negros, e 5% para indígenas.
A taxa de inscrição é de R$50. O depósito deve ser efetuado na conta corrente especificada em edital.
Os candidatos devem comparecer à secretaria do programa, sediada no prédio da pós-graduação, no Campus I, das 9h às 12h e das 13h às 17h, munidos do comprovante de pagamento, da ficha de inscrição e justificativa preenchidas, e demais documentos solicitados no edital.
“Os estudantes que optam pelo ingresso em um curso de mestrado como aluno especial têm a oportunidade de se familiarizar com as linhas de pesquisa e com os professores do programa”, ressalta Ana Menezes, coordenadora do PGDR.
O resultado da seleção do curso stricto sensu, que é gratuito, será divulgado no dia 13 de agosto. As aulas estão previstas para iniciar no dia 19 do mesmo mês.
Informações: PGDR/Campus I – Tel.: (71) 3117-2432.http://www.uneb.br/2010/07/01/mestrado-gratuito-em-politicas-publicas-gestao-do-conhecimento-e-desenvolvimento-regional-inscreve-para-aluno-especial/
Wânia DiasNúcleo de JornalismoAssessoria de Comunicação
O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (PGDR) do Campus I da UNEB, em Salvador, inscreve, entre os dias 5 e 30 de julho, para Aluno Especial do curso de mestrado.
Estão sendo oferecidas 56 vagas, com horários específicos, distribuídas entre as disciplinas: Estado Contemporâneo e Administração Política; Planejamento Estratégico e Orçamento Público; Políticas Públicas Setoriais e Sociais; Teorias do Federalismo Fiscal; Gestão Competitiva do Conhecimento; Gestão da Informação para a Cidadania e Desenvolvimento; Gestão do Conhecimento nas Organizações; Saberes, Etnicidade e Métodos Qualitativos de Pesquisa.
Do total de vagas oferecidas, 40% são destinadas a candidatos que se declararem negros, e 5% para indígenas.
A taxa de inscrição é de R$50. O depósito deve ser efetuado na conta corrente especificada em edital.
Os candidatos devem comparecer à secretaria do programa, sediada no prédio da pós-graduação, no Campus I, das 9h às 12h e das 13h às 17h, munidos do comprovante de pagamento, da ficha de inscrição e justificativa preenchidas, e demais documentos solicitados no edital.
“Os estudantes que optam pelo ingresso em um curso de mestrado como aluno especial têm a oportunidade de se familiarizar com as linhas de pesquisa e com os professores do programa”, ressalta Ana Menezes, coordenadora do PGDR.
O resultado da seleção do curso stricto sensu, que é gratuito, será divulgado no dia 13 de agosto. As aulas estão previstas para iniciar no dia 19 do mesmo mês.
Informações: PGDR/Campus I – Tel.: (71) 3117-2432.http://www.uneb.br/2010/07/01/mestrado-gratuito-em-politicas-publicas-gestao-do-conhecimento-e-desenvolvimento-regional-inscreve-para-aluno-especial/
POR Ascom/Carol Soledade, 05 jul 2010, 12H37
Seleção para Aluno Especial do PGDR – Salvador
TAGS: aluno especial, mestrado, PGDR
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (PGDR) abre inscrições para seleção na categoria de Aluno Especial 2010.2 para o mestrado
Inscrições: até 30 de julho, das das 9h às 12h e das 13h às 17h
Investimento: R$ 50
Informações: (71) 3117-2432 ou www.uneb.br/pgdr
Edital
Realização: PGDR / UNEB
Seleção para Aluno Especial do PGDR – Salvador
TAGS: aluno especial, mestrado, PGDR
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (PGDR) abre inscrições para seleção na categoria de Aluno Especial 2010.2 para o mestrado
Inscrições: até 30 de julho, das das 9h às 12h e das 13h às 17h
Investimento: R$ 50
Informações: (71) 3117-2432 ou www.uneb.br/pgdr
Edital
Realização: PGDR / UNEB
EDITAL No- 52, DE 25 DE JUNHO DE 2010
PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR VISITANTE
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS,
PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR VISITANTE
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS,
usando de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para a seleção de PROFESSOR VISITANTE de Ensino Superior, em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva, nos termos da Lei número 8.745/93, com redação dada pela Lei número 9.849, de 26 de outubro de 1999 e da Resolução número 373/1994 do CEPEC-UFG, de 02 de março de 1994 e ainda o disposto na Resolução Conjunta CONSUNI/CEPEC- UFG n°. 01R/2007 e as disposições deste Edital.
1 - Objetivos
Preencher 4 (quatro) vagas, em caráter temporário, por especialistas nacionais ou estrangeiros de reconhecida competência em suas áreas de conhecimento, que possam atuar como suporte da Pós- Graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de Graduação de acordo com o previsto no Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI/UFG.
2 - Áreas de atuação
Todas as áreas de conhecimento em que atua a Universidade Federal de Goiás.
MAIORES INFORMAÇÕES:
http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=37&data=28/06/2010
Seminário da educaçãona Reitoria aborda transdisciplinaridade
Nos dias 8 e 9 de julho o Salão Nobre da Reitoria abriga a realização do I Seminário de Educação Transdisciplinar para o Desenvolvimento Humano, promovido pela Fundação União Planetária (FUP), em parceria com o Centro Internacional de Pesquisas e Estudos Transdisciplinares (Ciret, França), Centro de Educação Transdisciplinar (Cetrans, São Paulo), Centro Transdisciplinar de Educação e Formação de Educadores (Cetraefe, Brasília), Faculdade Vasco da Gama (FVG) e TV Supren. Este evento, sob a coordenação da Profa. Noemi Salgado Soares, faz parte das atividades pedagógicas do curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação Transdisciplinar e a Arte de Aprender para o Desenvolvimento Humano.
Uma das suas finalidades é evidenciar que a prática da educação transdisciplinar é fundamental para o processo do desenvolvimento do ser humano e para o desenvolvimento sustentável. A formação pedagógica de educadores interessados no conhecimento e na realização de uma ação educacional transdisciplinar, pode lhes capacitar a vivenciarem a prática educativa proposta pela Unesco, direcionada à vivência da arte de aprender e ao processo do Desenvolvimento do Ser Humano, através da aprendizagem do aprender a aprender, aprender a conhecer e a se autoconhecer, aprender a viver junto, aprender a fazer e aprender a ser.
O desenvolvimento da abordagem educacional transdisciplinar visa consolidar a compreensão de que a relação do processo de aprendizagem implica o acontecimento amoroso do encontro humano dialógico, que também se realiza na vivência afetiva da arte de aprender (ou da arte de autoconhecer-se) e da arte de fazer-aprender a ver, a ouvir, a conviver, a falar, a sentir, a pensar, a respeitar, a dialogar, a relacionar, a ler, a escrever, a conhecer, a agir, a sonhar, a silenciar, a amar, a viver, a morrer e a ser. O seminário terá a participação de pesquisadores dedicados ao estudo da transdisciplinaridade, da educação transdisciplinar e do desenvolvimento humano, a exemplo dos professores Alfredo Matta (UFBA), Américo Sommerman (Centrans e Ciret), André Peixinho (UFBA), Cipriano Luckesi (UFBA), Marco Aurélio Bilibio (UnB, TV Supren, Cetraef), Maribel Barreto (Centro de Pesquisa e Pós-Graduação Visconde Cairu), Naomar de Almeida Filho (UFBA), Noemi Salgado Soares (UFBA), Teresinha Fróes (UFBA) e o convidado especial Ubiratan D’ Ambrósio (Unicamp, USP, Ciret).
O objetivo é oferecer uma contribuição ao processo de formação e transformação de educadores, que lhes permita conhecer alguns fundamentos filosóficos e princípios pedagógicos da educação transdisciplinar a serviço do desenvolvimento do ser humano. Além disso, o evento servirá para apresentar os objetivos e a abordagem educacional do curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação Transdisciplinar e a Arte de Aprender para o Desenvolvimento Humano. Valores de inscrição: estudantes R$ 15,00; professores rede pública R$ 20,00, rede privada R$ 30,00; profissionais R$ 40,00 até o dia 03/7/2010. Interessados podem se inscrever num dos seguintes locais: Faculdade Vasco da Gama (FVG –Av. Vasco da Gama, 2.787 – telefones: (71) 3261-1658 , 4103-3058, 9906-3777, 9915-1717, 9979-8450 - e-mail: eductransdisciplinar@uniaoplanetaria.org.br); COMO Educare Consultoria e Assessoria Pública (Rua Nelson Galo, 412, Edifício Lago Real, Loja 05, Rio Vermelho - telefones: (71) 3344- 2735, 4103-3058, 9906-3777, 9915-1717, 9979-8450 - e-mail: eductransdisciplinar@uniaoplanetaria.org.br). Mais informações estão no site do curso (http://www.educacaotransdisciplinar.com.br/)
Nos dias 8 e 9 de julho o Salão Nobre da Reitoria abriga a realização do I Seminário de Educação Transdisciplinar para o Desenvolvimento Humano, promovido pela Fundação União Planetária (FUP), em parceria com o Centro Internacional de Pesquisas e Estudos Transdisciplinares (Ciret, França), Centro de Educação Transdisciplinar (Cetrans, São Paulo), Centro Transdisciplinar de Educação e Formação de Educadores (Cetraefe, Brasília), Faculdade Vasco da Gama (FVG) e TV Supren. Este evento, sob a coordenação da Profa. Noemi Salgado Soares, faz parte das atividades pedagógicas do curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação Transdisciplinar e a Arte de Aprender para o Desenvolvimento Humano.
Uma das suas finalidades é evidenciar que a prática da educação transdisciplinar é fundamental para o processo do desenvolvimento do ser humano e para o desenvolvimento sustentável. A formação pedagógica de educadores interessados no conhecimento e na realização de uma ação educacional transdisciplinar, pode lhes capacitar a vivenciarem a prática educativa proposta pela Unesco, direcionada à vivência da arte de aprender e ao processo do Desenvolvimento do Ser Humano, através da aprendizagem do aprender a aprender, aprender a conhecer e a se autoconhecer, aprender a viver junto, aprender a fazer e aprender a ser.
O desenvolvimento da abordagem educacional transdisciplinar visa consolidar a compreensão de que a relação do processo de aprendizagem implica o acontecimento amoroso do encontro humano dialógico, que também se realiza na vivência afetiva da arte de aprender (ou da arte de autoconhecer-se) e da arte de fazer-aprender a ver, a ouvir, a conviver, a falar, a sentir, a pensar, a respeitar, a dialogar, a relacionar, a ler, a escrever, a conhecer, a agir, a sonhar, a silenciar, a amar, a viver, a morrer e a ser. O seminário terá a participação de pesquisadores dedicados ao estudo da transdisciplinaridade, da educação transdisciplinar e do desenvolvimento humano, a exemplo dos professores Alfredo Matta (UFBA), Américo Sommerman (Centrans e Ciret), André Peixinho (UFBA), Cipriano Luckesi (UFBA), Marco Aurélio Bilibio (UnB, TV Supren, Cetraef), Maribel Barreto (Centro de Pesquisa e Pós-Graduação Visconde Cairu), Naomar de Almeida Filho (UFBA), Noemi Salgado Soares (UFBA), Teresinha Fróes (UFBA) e o convidado especial Ubiratan D’ Ambrósio (Unicamp, USP, Ciret).
O objetivo é oferecer uma contribuição ao processo de formação e transformação de educadores, que lhes permita conhecer alguns fundamentos filosóficos e princípios pedagógicos da educação transdisciplinar a serviço do desenvolvimento do ser humano. Além disso, o evento servirá para apresentar os objetivos e a abordagem educacional do curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação Transdisciplinar e a Arte de Aprender para o Desenvolvimento Humano. Valores de inscrição: estudantes R$ 15,00; professores rede pública R$ 20,00, rede privada R$ 30,00; profissionais R$ 40,00 até o dia 03/7/2010. Interessados podem se inscrever num dos seguintes locais: Faculdade Vasco da Gama (FVG –Av. Vasco da Gama, 2.787 – telefones: (71) 3261-1658 , 4103-3058, 9906-3777, 9915-1717, 9979-8450 - e-mail: eductransdisciplinar@uniaoplanetaria.org.br); COMO Educare Consultoria e Assessoria Pública (Rua Nelson Galo, 412, Edifício Lago Real, Loja 05, Rio Vermelho - telefones: (71) 3344- 2735, 4103-3058, 9906-3777, 9915-1717, 9979-8450 - e-mail: eductransdisciplinar@uniaoplanetaria.org.br). Mais informações estão no site do curso (http://www.educacaotransdisciplinar.com.br/)
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
EDITAL No- 2, DE 2 DE JULHO DE 2010
PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE OBRAS DIDÁTICAS DESTINADAS AOS ALUNOS DO ENSINO
MÉDIO TÉCNICO
EDITAL No- 2, DE 2 DE JULHO DE 2010
PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE OBRAS DIDÁTICAS DESTINADAS AOS ALUNOS DO ENSINO
MÉDIO TÉCNICO
O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MEC, faz saber aoseditores que se encontram abertas as inscrições para o processo de avaliação e seleção de obras didáticas destinadas aos alunos do Ensino Médio Técnico que farão parte de um banco de dados. O cadastramento de editores e pré-inscrição das obras didáticas poderão ser efetuados até 10 dias após a publicação deste. Poderá participar do processo de avaliação e seleção toda e qualquer empresa legalmente estabelecida no País e que atenda todas as exigências constantes do edital e seus anexos O Edital completo está disponível no sítio: http:// www. mec. gov. br/ setec/.
ELIEZER PACHECO Secretário
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