8 de maio de 2010

05 de maio de 2010 nº154 VI Congresso Brasileiro sobre Crustáceos
A Sociedade Brasileira de Carcinologia irá promover o VI Congresso Brasileiro sobre Crustáceos na cidade de Ilhéus, estado da Bahia, de 07 a 10 de novembro de 2010. O evento contará com simpósios, conferências, mesas redondas e mini-cursos. Terão descontos as inscrições feitas até o dia 30 de maio de 2010. Maiores informações através do site: www.ufrb.edu. br/vicbc .
FTC Salvador
Eventos da unidade acadêmica de Salvador
Data: Quarta-feira, 12 De Maio De 2010
Duração: 3 Dias

Com o intuito de debater as transformações do Direito na pós-modernidade e suas interseções com outras áreas do conhecimento, o curso de Direito promove entre os dias 12 e 14 de maio a 3ª Semana Jurídica da FTC.

O evento, que acontece no Auditório Astor Pessoa com a presença de importantes palestrantes, contará com carga horária de 20 horas e tem como público alvo a comunidade acadêmica, jurídica, estudantes e profissionais da área.

Saiba mais em www.ftc.br/eventos/2010/3semanajuridica

O curso de Direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências entende que unir ensino, pesquisa e extensão significa caminhar para que a educação seja realmente integrada, envolvendo docentes e discentes numa criação e reelaboração do conhecimento, com intuito de que a realidade seja apreendida e modificada, não somente reproduzida.

O objetivo do evento é conhecer, discutir e debater questões atuais relativas à ciência do Direito e suas interseções com outras áreas. Compreender criticamente as transformações paradigmáticas do Direito na pós- modernidade e inserir o sentido humanístico na construção do conhecimento jurídico.

Além de instigar o desenvolvimento das linhas de pesquisa no curso, que favoreçam o amadurecimento intelectual e profissional dos educadores e educandos, conseqüentemente, que induzam à participação dos alunos no desenvolvimento da iniciação científica. Haverá espaço na programação para a comunicação de artigos inscritos pelos discentes e docentes da Instituição. Ao final do evento haverá a publicação de seus anais.

Público Alvo: Comunidade Acadêmica e Jurídica. Estudantes e Profissionais.
Período: 12.05 a 14.05 de 2010
Local: Auditório Astor Pessoa (Módulo 4, Nível 5). FTC Salvador (Avenida Luís Viana Filho, 8812, Paralela, Salvador - BA, 41741-590)
Carga Horária: 20 Horas
Investimento:
Alunos de Direito da FTC: isentos
Estudantes: R$ 40
Profissionais: R$ 80
Coordenador do Curso: Prof. Msc. Cláudio Carvalho.
Coordenadora Científica do Evento: Profa. Mnda. Luana Rosário (Coordenadora da Pesquisa e Extensão do Curso de Direito da FTC Salvador).

XXIII Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica

Tipo do evento: Seminário
Data: 18/05/2010 09:55 a 21/05/2010 09:55
Local: Bahia Othon Palace Hotel / Salvador - Bahia
Participantes: sobrac2010@dagaz.com.br

Público Alvo Comunidade Acadêmica, Profissionais, Empresários, Empreendedores, Consultores e Representantes do terceiro setor.

Eventos paralelos
III Workshop de Acústica Arquitetônica
II Seminário Brasileiro sobre Poluição Sonora

Atenção
* A submissão de trabalhos está aberta independente de pagamento de inscrição.
* O prazo para a submissão de atividades foi prorrogado para o dia 22/02

Secretaria Executiva
Dagaz Eventos
Rua Maragogipe, 89 – sls. 05 e 06 Rio Vermelho - Bahia
Telefax: (71) 3240 6388
Website: www.dagaz.com.br
E-mail:dagaz@dagaz.com.br

GEOTEXTOS NO SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS - SEER UFBA - CONFIRA!

Seguindo recomendação da CAPES, todos os volumes de GeoTextos (2005, 2006, 2007, 2008 e 2009) estão publicados no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da Universidade Federal da Bahia (SEER-UFBA). Os artigos que compõem a revista podem ser acessados no site:

www.geotextos.ufba.br

VISITEM AS PÁGINAS DOS GRUPOS DE PESQUISA CONSORCIADOS NO NUAGEO:

www.peu.igeo.ufba.br

www.leaget.ufba.br

www.geografar.ufba.br

www.esplivre.ufba.br

www.citeplan.geo.ufba.br

SEMINÁRIO ORIENTADO DE PESQUISA: O ESPAÇO GEOGRÁFICO EM DEBATE - ANO VIII

MAIO DE 2010 NO AUDITÓRIO DO IGEO



O Mestrado em Geografia da Universidade Federal da Bahia divulga a programação e o calendário do Seminário Orientado de Pesquisa - O Espaço Geográfico em Debate, em sua oitava edição.




Calendário: Todas as segundas-feiras do mês de maio, às 14 horas.



17 de maio de 2010

Mesa 5: Luta pela Terra e Territórios Rurais

Coordenação: Profª. Drª. Noeli Pertille

Participantes: Edcarlos Mendes da Silva, Elane Bastos de Souza, Denilson Moreira de Alcântara, Gedeval Paiva Silva e Lívia Moura da Silva

Mesa 6: Epistemologia da Geografia

Coordenação: Prof. Dr. Pedro Vasconcelos

Participantes: Karina Fernanda Travagim Viturino Neves e Shanti Nitya Marengo



24 de maio de 2010


Oficina para relatório coleta CAPES

Coordenação: Profª. Drª. Catherine Prost

Mesa 7: Geografia Socioambiental

Coordenação: Prof. Dr. Marco Tomasoni

Participantes: Aluztane Di Lauro, Antônia dos Reis Salustiana Evangelista, Ivan de Matos e Silva Junior, Maria Noélia de Araújo Silva e Poliana Machado da Silva



31 de maio de 2010


Oficina para relatório coleta CAPES

Coordenação: Profª. Drª. Catherine Prost

Mesa 8: Diversidade e Contradições do/no Espaço

Coordenação: Profª. Drª. Gilca Garcia de Oliveira

Participantes: Juliana Cunha Costa, Luana Dall Agnol Ribeiro, Luciana Oliveira Rocha e Matteus Freitas de Oliveira



Comissão Organizadora: Coordenação do MGEO / Representação Estudantil / Professores Doutores Marco Antônio Tomasoni, Noeli Pertille e Wendel Henrique.




I Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte

Junho de 2010



Há 15 anos o Mestrado em Geografia da Universidade Federal da Bahia trabalha o espaço urbano da cidade de Salvador nas suas diversas manifestações literárias através da disciplina: O Espaço Geográfico na Literatura. Dois livros já foram publicados contendo 26 artigos de mestrandos, 3 dissertações foram concluídas e mais 3 estão em andamento, sobre o mesmo tema. Hoje, o Grupo de Pesquisa Produção do Espaço Urbano (PEU) do Mestrado e Departamento de Geografia, considerando o amadurecimento deste tema, propõe este Simpósio sobre Geografia, Literatura e Arte. O Simpósio contará com 7 palestras de estudiosos no assunto, sendo que a de abertura estará a cargo do Prof. Dr. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Professor Emérito da USP, um dos precursores brasileiros dos estudos ligados ao tema Geografia e Literatura.




Calendário: 08 e 09 de junho de 2010.


Local: Instituto de Geociências da UFBA.

Endereço: Rua Barão de Geremoabo s/n – Campus Universitário de Ondina – 40170-290 – Salvador-BA – Fone (71) 3283-8578 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3283-8578 end_of_the_skype_highlighting ou (71) 3283-8526 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3283-8526 end_of_the_skype_highlighting.


Para maiores informações acerca das inscrições, programação e envios de trabalhos, consultar o blog: www.producaodoespacourbano.wordpress.com
Proae promove simpósio sobre ações afirmativas em junho

A Coordenadoria de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UFBA realizará nos dias 15 e 16 de junho o simpósio “Limiares da Universidade: uma discussão sobre ações afirmativas, educação e diversidade", no Salão Nobre da Reitoria. Para o evento estão previstas uma conferência de abertura e cinco mesas-redondas, contando com a presença das seguintes personalidades: Prof. André Lázaro, secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC); Elisa Lucinda, cantora, poetisa e atriz; Prof. Wilson de Mattos, do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB; João Jorge Rodrigues, presidente do Olodum e mestre em Direito e Estado pela UnB; Prof. Kaká Werá Jecupé, escritor tapuia, professor da Unipaz; Prof. Reginaldo Prandi, docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP; Prof. João Edison Vilas Boas dos Prazeres, coordenador de Educação Especial da SEC-BA; Prof. Ubiratan de Castro, presidente da Fundação Pedro Calmon; Prof. Luiz César de Queiroz Ribeiro, coordenador do Observatório das Metrópoles e professor da UFRJ, dentre outros. A inscrição no evento é gratuita e se realiza através do endereço eletrônico limiaresdauniversidade.blogspot.com, estando condicionada à existência de vaga. A programação completa do evento está disponível no mesmo endereço eletrônico.
MEAU convoca voluntários para pesquisa sobre clima de Salvador

O Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana da UFBA (MEAU), na Escola Politécnica, em parceria com o Laboratório de Conforto Ambiental (Lacam), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, desenvolvem uma investigação no clima urbano de Salvador, intitulada "Conforto térmico em espaços abertos urbanos em Salvador: Praça Piedade e Praça Visconde de Cayru". Para tanto, os coordenadores desse estudo necessita que estudantes da Universidade se apresentem como voluntários para colaborar no desenvolvimento das atividades de campo. Os interessados devem entrar em contato com a mestranda Sandra Miranda, pelo e-mail sandramiranda07@hotmail.com. Ao final das atividades o MEAU deverá emitir um certificado de colaboração nas pesquisas realizadas. Os voluntários passarão por um treinamento prévio no Laçam na próxima quarta-feira (dia 12), às 15h, quando serão prestados esclarecimentos acerca da pesquisa e os procedimentos de campo. Os resultados desse estudo subsidiarão uma pesquisa internacional sobre as mudanças climáticas do planeta, desenvolvida conjuntamente pelo Lacam/FAUFBA, LabCon/UFMG, Universidade de Kassel e Universidade de Freiburg/Alemanha. Em Salvador, os trabalhos são executados sob a coordenação das professoras Jussana Nery, Márcia Freire e Telma Côrtes de Andrade. As pesquisas de campo estão previstas para os dias 13 e 14 de maio, das 13 às 17h.
Órgão ambiental presta esclarecimentos sobre empreendimento turístico

06.05.2010 - A pedido das comunidades do distrito de São Bráz, em Santo Amaro, e de São Francisco do Conde, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou nesta quinta-feira (6), uma reunião pública no Colégio João Clímaco, para esclarecimentos a respeito do empreendimento turístico imobiliário Eco Resort Ilha de Cajaíba. Representantes da empresa Property Logic, realizadores da obra, apresentaram um estudo aprofundado sobre os impactos positivos e negativos.

Segundo o diretor de engenharia da Property Logic, André Beringue, o investimento será de R$ 2 bilhões para a construção de um complexo com área de 521,74 hectares, composto por 2.296 unidades residenciais, aproximadamente 786hoteleiras, 76 comerciais, campo de golfe com 18 buracos e uma marina para 100 embarcações. O empreendimento aguarda a licença de localização para ser construído na Ilha particular de Cajaíba, em São Francisco do Conde.

Preocupações- As comunidades questionam, principalmente, sobre os impactos ambientais e temem que a pesca e mariscagem – atividades principais da região – sejam prejudicadas. Além disso, eles solicitam que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) façam os estudos necessários para delimitação do território onde vivem as comunidades remanescentes de quilombos.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que participou da reunião, destacou que empreendimentos como este, devem incorporar, além das questões econômicas, questões sociais e ambientais locais. “A chegada desse complexo não deve significar o fim das tradições culturais e a degradação do meio ambiente. Qualquer grande obra traz impactos, mas eles precisam ser minimizados e nós estamos atentos a isso”, enfatizou.

André Beringue disse que está otimista em relação a concessão da licença ambiental, pois segundo ele, o projeto já foi reduzido em aproximadamente 70%. “Tivemos uma grande evolução desde o primeiro projeto apresentado até o atual em termos ambiental e social, atendendo as solicitações das comunidades e do IMA”, afirmou.

A técnica de coordenação de avaliação de impacto ambiental do Instituto do Meio Ambiente, Maria Auxiliadora Costa, informou que após o recebimento das novas contribuições da comunidade para o projeto, o órgão vai preparar um parecer técnico que será enviado para o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram), responsável por conceder ou não a licença de viabilidade ambiental que trata da licença de localização.

Fonte: Ascom/Sema
Sucom promove ações contra poluição sonora


*Da Redação
redacao@portalibahia.com.br

Neste sábado (08) e no próximo dia 15, a equipe da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (SUCOM) estará em diversos pontos da cidade para distribuir folhetos e adesivos da campanha “Todos contra a poluição sonora” e realizar a medição do volume do som emitido por veículos parados em postos de combustível (visando a adequação dos equipamentos à lei de utilização sonora).

Todas essas ações integram o conjunto de atividades contra a poluição sonora realizada pela SUCOM durante o mês de maio. A programação teve início no dia 04, quando profissionais da autarquia estiveram na Escola Estadual Jenny Gomes, em Itapuã, para ministrar a primeira palestra para os jovens sobre os danos causados pela exposição ao som elevado.

A intenção da iniciativa é conscientizar estudantes da rede municipal, estadual e particular e torná-los agentes multiplicadores no combate à poluição sonora em suas comunidades.
Capital sedia Congresso de Direito Minerário

*Da Redação
redacao@portalibahia.com.br

Entre os dias 07 e 09 de junho, no hotel Pestana, o ministro Carlos Mário Velloso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, irá proferir a aula magna A Evolução do Direito Minerário no primeiro dia do Congresso Internacional de Direito Minerário.

O evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Escola da Advocacia Geral da União, e tem por objetivo viabilizar a discussão da legislação e de outros assuntos relacionados ao segmento mineral.

A FIEB, o Governo do Estado e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral apóiam o encontro que espera reunir 300 profissionais da área jurídica e mineral. Informações e inscrições pelo site.

2 de maio de 2010






A Escolha do Tema da III SEMEIA

Atendendo às sugestões dos participantes da II SEMEIA, o tema “Biodiversidade” foi escolhido por ter sido o mais sugerido no questionário aplicado de classificação e sugestões para o evento, mostrando o compromisso da Comissão Organizadora em atender às expectativas de seu público e juntamente com este, construir um evento reconhecido no cenário ambiental.

SEMOC 2010

O XIII Semana de Mobilização Científica – SEMOC, esta programada para o período de 18 a 22 de outubro de 2010. O formato da programação de atividades incluirá sessões de comunicação e de pôster, minicursos, conferências, mesas-redondas, palestras, jornada de pesquisa e salão interativo, este destinado à apresentação de trabalhos artísticos-culturais.

Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail semoc@ucsal.br ou pelos telefones (71) 3203-8973 begin_of_the_skype_highlighting
(71) 3203-8973 end_of_the_skype_highlighting e 3203-8970.



As inscrições de trabalhos para as sessões de comunicação e de pôster estão abertas até 28/05/2010. Poderão inscrever-se professores, alunos e funcionários de universidades e centros de pesquisa sediados no Nordeste brasileiro, além de profissionais egressos da UCSal. Para informações detalhadas consulte o regulamento.

fonte http://www.ucsal.br/pesquisa/semoc/index.asp
II Seminário de Produção Animal

O II Seminário de Produção Animal acontece na UFRB nos dias 13 e 14 de maio. O evento terá palestras e mini-cursos. As inscrições estão sendo feitas nos Pavilhões de Aulas em Cruz das Almas e custam R$15,00 para estudantes e R$20,00 para profissionais.

UFRB sedia capacitação da ADAB sobre Mosca Negra dos Citros

Em função da ocorrência da Mosca Negra dos Citros (Aleurocanthus woglumi) em vários Estados do Nordeste, a ADAB estará realizando no período de 03 a 06 de maio/2010, no campus da UFRB em Cruz das Almas-BA, um curso para cinqüenta Engenheiros Agrônomos do seu quadro técnico, tendo como Instrutor o Doutor Wilson Maia – entomologista e Professor da UFRA-PA. Em sequência aos trabalhos de prevenção e controle da Ferrugem Alaranjada da Cana-de Açucar (Puccinia kuehnii), será realizado um treinamento sobre esta praga no dia 07 de maio/2010, tendo como instrutores os fitopatologistas Edgar Santos Filho (UFRB - SDA-BA/MAPA) e Delma Peixoto de Oliveira (ADAB). O Curso intitulado: Mosca Negra dos Citros e Ferrugem Alaranjada da Cana de Açucar – duas ameaças para a agricultura baiana, disponibilizará cinco vagas para estudantes de pós-gaduação e pesquisadores da UFRB e terá o apoio do recém criado Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária do CCAAB/UFRB em associação com a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.

Informações: amp@ufrb.edu.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Aberta chamada para publicações nas revistas da UNIJORGE

Confira aqui o edital para submissão de textos e produtos audiovisuais para as revistas eletrônicas dos cursos de direito (Seara Jurídica), psicologia (Intersubjetividades) e comunicação (Órbita).

Acessem os respectivos endereços e conheçam mais detalhes destas publicações:

Órbita (http://revistas.unijorge.edu.br/orbita)

Intersubjetividades (http://revistas.unijorge.edu.br/intersubjetividades)

Seara Jurídica (http://revistas.unijorge.edu.br/searajuridica)

Seminário discute a posse e a propriedade de terra no Brasil

No próximo dia 04 de maio o Núcleo de Responsabilidade Social da UNIJORGE e o Núcleo de Pesquisa e Extensão do curso de Direito promovem o encontro entre os alunos e professores da instituição, sociedade civil, instituições públicas e representações indígenas para tratar os aspectos legais da posse e da propriedade para os casos das terras indígenas. Os diálogos serão resultado das atividades realizadas em sala de aula com os alunos da disciplina Direitos Reais. O objetivo do evento é integrar as atividades de ensino e extensão. Não perca!

UFRB oferece 40 vagas em concursos para docente

A UFRB está com dois editais abertos para concurso docente. O edital 03/2010 encerra inscrição no dia 10/05 e o edital 04/2010 encerra no dia 20/05.
O valor total da inscrição, para todas as classes relativas aos cargos destes concursos, é de R$ 90,00 (noventa reais). As inscrições podem ser realizadas no Centro ao qual estiver vinculada a matéria/área de conhecimento em que o candidato irá se inscrever. São 40 vagas. Em 18 vagas exige-se Doutorado e em 22 delas Mestrado. Veja as matérias/Áreas de Conhecimento:

Leia mais...
FTC Feira de Santana
Eventos da unidade acadêmica de Feira de Santana
Data: Terça-feira, 11 De Maio De 2010
Duração: 2 Dias

O curso de Administração da FTC Feira realiza nos dias 11 e 12 de maio, na praça de alimentação da faculdade, a I Feira de Cultura. O objetivo é contribuir para a valorização e fortalecimento de aspectos conceituais e práticos da cultura popular.

No local serão armados estandes com os mais variados produtos, desde artesanato, a exemplo de objetos feitos com sisal, a gastronomia e produtos cultivados por comunidades tradicionais da região. A idéia da feira é estimular o potencial empreendedor dos estudantes matriculados no componente curricular TID - Trabalho Interdisciplinar Dirigido I, II, III e IV.

Para a coordenadora do curso, professora Karla Figueiredo, a feira representa um momento importante para refletir sobre sustentabilidade, economia, saúde, cultura, meio ambiente e tradição. A ação é coordenada pelos professores André Magalhães e Karla Figueiredo.

FTC Salvador
Eventos da unidade acadêmica de Salvador
Data: Segunda-feira, 03 De Maio De 2010
Duração: 1 Dia

Nesta segunda, 03 de maio, será realizado o "Instrumento de Gestão Ambiental", com a participação da Dra. Tereza L. Muricy, diretora do Instituto do Meio Ambiente.

Com o objetivo de abordar temas estratégicos na área de Engenharia Ambiental, a palestra acontecerá das 19h30 às 21h, auditório do módulo 3, nível 2 da FTC Salvador e é aberta ao público.

UESC

Seminários Temáticos de Química

30/04/2010 atualizada em 30/04/2010 07:41
No próximo dia 05 de maio (quarta-feira), no Auditório Jorge Amado, às 10h50min, será realizado o Seminário de Química com o tema “Nanociência e Nanotecnologia”, a ser apresentado pela Profª. Dra. Alexilda Oliveira de Souza (UESB-DEBI). O evento é direcionado a alunos do curso de Química e aberto para os demais discentes que tenham interesse no tema.

Veja o resumo do tema.

“Seminários Temáticos de Química” é um projeto de extensão, coordenado pelo professor Reinaldo Gramacho, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET). Nestes Seminários são abordados temas relacionados à Química, ao ensino de Química e a áreas afins.

O objetivo do projeto é proporcionar aos discentes conhecimentos sobre novas tecnologias e aplicações de assuntos vistos no decorrer do curso, bem como oportunizar aos mesmos realizarem apresentações sobre temas desenvolvidos no interior das disciplinas ou em projetos de pesquisa e extensão.

EDITAIS - CNPQ

Os Editais são financiados com recursos próprios do CNPq ou de outros Ministérios e Fundos Setoriais.

As regras e normas dos diversos editais em andamento podem ser vistas abaixo. Para a apresentação de propostas você deverá acessar a página de Formulários onde encontrará os formulários adaptados a cada edital.

Editais com o prazo encerrado, e suas respectivas normas e regras, podem ser vistos em Editais C&T Encerrados.

Editais abertos:

2010

Edital MCT/CNPq/CT-Agronegócio nº 17/2010

Objetivo: Selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação na Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos no Brasil.

Inscrições: 12/04/2010 a 26/05/2010

Versão para impressão em PDF

Edital MCT/CNPq N º 12/2010

Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica ou de inovaçãoque visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, por meio de concessão de cotas de Bolsas de Iniciação Científica.

Inscrições: 29/03/2010 a 12/05/2010

Versão para impressão em PDF

Edital MCT/CNPq/FINEP N º 11/2010 - ARC

Objetivo: Apoiar a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de abrangência nacional ou internacional, relacionados necessariamente à Ciência, Tecnologia e Inovação, que venham a ocorrer no período de 01 de julho de 2010 a 30 de junho de 2011.


Inscrições:

Cronograma 1: 16/032010 a 29/04/2010

Cronograma 2: 16/08/2010 a 29/09/2010

Versão para impressão em PDF

Edital MCT/CNPq FNDCT Nº 05/2010 – Capacitação Laboratorial e Formação de RH em Fontes Renováveis

Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, promovendo a capacitação laboratorial e a formação de recursos humanos para a pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de energias renováveis.

Inscrições: 22/03/2010 a 03/05/2010

Versão para impressão em PDF

Edital MCT/CNPq/FNDCT Nº 03/2010

Objetivo: Apoiar projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, mediante a seleção de propostas que visem ao desenvolvimento da cadeia produtiva do biodiesel

Inscrições: 05/04/2010 a 20/05/2010

Versão para impressão em PDF

Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES N º 02/2010

Objetivo: Selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, social e tecnológico do País, no âmbito das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

Inscrições: 20/04/2010 a 04/06/2010

Versão para impressão em PDF

CNPq-TWAS FELLOWSHIPS PROGRAMMES

Objective: The fellowships offered by the CNPq-TWAS Fellowships programmes allow scientists from developing countries (other than Brazil) to study or to do research in natural sciences in Brazil and then to return home to continue their careers.

Application deadline: August 13th, 2010

PDF version

2009

Edital MCT/CNPq Nº 70/2009 – Programa de Expansão da Pós-Graduação em Áreas Estratégicas - PGAEST

Objetivo: Consolidação e o fortalecimento da pós-graduação brasileira em áreas estratégicas por meio da concessão de 1 (uma) quota de bolsa de Mestrado ou 1 (uma) quota de bolsa de Doutorado a pesquisador credenciado como orientador junto aos programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES, nas seguintes temáticas:
Ciências Exatas e da Terra
Engenharias
Agrárias
Ciências da Saúde
Interdisciplinares

Inscrições:
Primeira Chamada: 23/12/2009 a 08/02/2010
Segunda Chamada: 31/03/2010 a 17/05/2010

Versão para impressão em PDF

Edital MCT/SETEC/CNPq Nº 062/2009 – RHAE Pesquisador na Empresa

Objetivo: Selecionar propostas que visem apoiar as atividades de pesquisa tecnológica e de inovação por meio da inserção de mestres ou doutores, em empresas, prioritariamente em empresas de pequeno e médio porte, atendendo aos objetivos do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação e as prioridades da Política de Desenvolvimento Produtivo - PDP.

Inscrições:

Abertura: 09 de dezembro de 2009

Data limite da 1ª Rodada: 22 de janeiro de 2010 | Resultado

Data limite da 2ª Rodada: 30 de abril de 2010

Data limite da 3ª Rodada: 27 de agosto de 2010

Versão para impressão em PDF

PROEX - Aberta as inscrição para Professor/Monitor do Projeto Universidade para Todos

A UEFS lança edital de abertura para inscrição de Professor/Monitor do Projeto Universidade para Todos - 2010 no período de 29 e 30 de abril e 03 de maio de 2010, no horário das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30, na secretaria da Proex, no prédio da Administração Central - Campus Universitário - Feira de Santana -Ba.

O edital completo encontra-se no endereço eletrônico: http://prosel.uefs.br, no link Concursos, e no local de inscrição.

Mitos e dúvidas sobre serpentes e outros animais peçonhentos

Com depoimento da Profa. Rejane Lira, docente do Instituto de Biologia e coordenadora do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia, reportagem da TV UFBA trata das principais dúvidas acerca das serpentes, dos mitos sobre os animais peçonhentos, além das propriedades do veneno de cobra, como, por exemplo, a produção do soro antiofídico, que age como antídoto para aqueles que foram picados pelo animal. Na UFBA, entre 15 de maio e 6 de junho, acontece o curso "Serpentes e ofidismo”. O vídeo está disponível no site www.tv.ufba.br.

Seguidores