19 de novembro de 2010

MESTRADO EM BOTANICA

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus Bahia, aprovou junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito 3, o programa de pós-graduação em Botânica, em nível de Mestrado Acadêmico. O programa estará vinculado ao Departamento de Ciência Biológicas da UESC (DCB) e terá inicio no primeiro semestre do próximo ano, através de edital especifico, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O curso foi aprovado durante a 122ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e será o terceiro programa na região Nordeste, nessa área. De acordo com o professor Pedro Mangabeira, coordenador do curso de Mestrado, “existem muitos registros descrevendo visitas à Bahia e a Região de abrangência da UESC, de naturalistas e pesquisadores, em vários períodos da história, todos atraídos pela riqueza e exuberância de sua flora. Considerando que a grande maioria das espécies de plantas brasileiras permanece sem quaisquer estudos anatômicos e fisiológicos, o programa contemplará a área de concentração em Biologia de Plantas Tropicais, com as linhas de pesquisas em Fisiologia e Morfologia vegetal, e em Botânica Aplicada.

É também, uma estratégia para o desenvolvimento do Brasil proteger e promover a exploração racional de sua diversidade vegetal como uma fonte de novos produtos disponíveis para a humanidade. O professor explica que o cultivo de espécies selecionadas da Mata Atlântica pode levar a uma alternativa mais moderna e eficiente de uso sustentável da diversidade vegetal com vistas à comercialização de produtos farmacêuticos, biocidas e outros produtos naturais úteis.

A UESC mantém 36 programas de pós-graduação. Nos níveis de especialização, 22 (lato sensu) e Stricto sensu, 12 mestrados e dois doutorado acadêmicos. Esses programas vêm sendo chancelados e apoiados por instituições como CAPES, FINEP e FAPESB, seja pela concessão de bolsas de estudo, seja pela aprovação de projetos de pesquisa e ou infraestutura.

Os programas de pós-graduação stricto sensu, possibilitam a formação de recursos humanos de alto nível para atender às demandas da comunidade, regional ou acadêmica. A UESC oferece cursos nas áreas (tais como classificadas pela CAPES) de Ciências Biológicas I, Medicina Veterinária, Materiais, Interdisciplinar, Ecologia e Meio Ambiente, Física e Astronomia, Letras/Linguística, Ciências Agrárias I, além de um programa interdisciplinar em rede com cinco universidades federais e três estaduais (Prodema), localizadas em diferentes estados do Nordeste brasileiro.

18 de novembro de 2010

I Curso de Especialização em Saúde Coletiva: Área de Concentração em Investigação Epidemiológica de Campo

I Curso de Especialização em Saúde Coletiva: Área de Concentração em Investigação Epidemiológica de Campo

I Curso de Especialização em Saúde Coletiva: Área de Concentração em Investigação Epidemiológica de Campo

Data da prova: 22/11/2010
Horário: 09 às 12 hs
Local: Instituto de Ciência da Informação (Av Reitor Miguel Calmon , s/n , Vale do Canela , 40110-906 , Salvador, Telefone Geral: 3283-7745) ICI/UFBA, Sala 03, 2º andar

Downloads:

- Edital

- Ficha de Inscrição

- Termo de Compromisso do Participante

- Modelo de Declaração do Gestor

I Fórum Saúde Mental DSL

Construindo a rede de atenção à Saúde Mental no Distrito Sanitário da Liberdade.

É direito da pessoa portadora de transtorno mental ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades.

Data: 26/11/2010 às 8h

Local: Auditório do Hospital Especializado Octávio Mangabeira - Rua Lima e Silva, 217,
Liberdade Salvador/Bahia

Informações e Inscrições: forumsaudementaldsl@hotmail.com

1ª Jornada de Construção do Conhecimento Agroecológico do Recôncavo da Bahia

Descrição

Confira a programação.

Local

Local:
Campus Cruz das Almas

II Simpósio sobre Doença Falciforme do Recôncavo Baiano

Onde:
Campus Cruz das Almas - Cruz das Almas

Descrição

O II Simpósio sobre Doença Falciforme do Recôncavo Baiano acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro de 2010, no Anfiteatro da Reitoria da UFRB. As inscrições custam R$15,00. Mais informações no site do evento www.ufrb.edu.br/doencafalciforme.

Local

Local:
Campus Cruz das Almas

Ciclo de Palestras em Ciências Agrárias

Onde:
Campus Cruz das Almas - Cruz das Almas

Descrição

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias promove Ciclo de Palestra com o objetivo principal de receber a contribuição de professores e pesquisadores de outras Universidades e Centros de Pesquisa para a discussão de temas de interesse e conhecimento atualizado de estudos para os desafios da produção agrícola, preservando e conservando os recursos naturais.

Local

Local:
Campus Cruz das Almas

Edufba promove feira de livros com preços especiais

Evento acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro


Entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, das 8h30 às 17h30, a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) promoverá a Feira de Livros da Edufba. O evento, que já acontece há alguns anos, ocorrerá nas livrarias da Biblioteca Central e do Canela (estacionamento do Palácio da Reitoria). Justamente para manter a tradição de bons preços, nessa edição os livros estarão com descontos de até 50%, sendo uma maneira inteligente de presentear alguém ou a si mesmo nesta época de festas.

VIII SEMINÁRIO DE ESTUDOS COMPARADOS, BRASIL-CANADÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL

Núcleo de Estudos Canadenses
8-10 DEZEMBRO, 2010

Espécies, Espaços: Inscrevendo a Biosfera

2010, declarado pelas Nações Unidas o Ano da Biodiversidade...

2010, ano do oitavo Seminário do Núcleo de Estudos Canadenses, UEFS, propondo uma temática afim – Espécies, Espaços: Inscrevendo a Biosfera...

Explorando as relações entre nossas espécies e as outras neste espaço comum. O podemos dizer sobre os nossos direitos e responsabilidades na relação com os direitos dos outros?

Mas quem somos ‘nós’, afinal, em toda nossa diversidade? Podemos atingir consenso? Na política ambiental, quais as expectativas, quais as chances (de consenso)?

E em qual sentido – de quais maneiras – o mundo fica ‘escrito’ ou inscrito? Pouquíssimos lugares não marcados pela presença humana; pouco fora do alcance científico...

A referencialidade das nossas histórias continua problemática na pós-pósmodernidade? O que tem o ecocriticismo a dizer sobre isso - e como essa abordagem está impactando o cenário teórico?

O que resta, afinal, da tão chamada natureza ‘pura’? E quais são as conseqüências do domínio (império) humano?

Propõe-se um espaço compartilhado no campus da UEFS, e três dias de encontros multidisciplinares. Participação nacional e internacional de pesquisadores e pensadores de diversas áreas. Uma discussão além das fronteiras; do local, do global, das ciências, das humanidades...

Brasil-Canadá. Dois territórios imensos, de diversidade natural e cultural ampla.

Espécies, Espaços – hora de refletir.

Abrimos inscrições para contribuições em mesas-redondas (20 minutos), apresentações individuas de pesquisas em todas as áreas associadas (15 minutos), apresentações de pôsteres e oficinas. Tópicos, áreas de intessese, incluem –

Meio-ambiente, gestão de recursos naturais, geopolítica...

Inclusão social, empoderamento, saúde coletiva...

Literatura, linguística, ensino de línguas...

Cinema, mídia audio-visual, cultura...

Prazo para submissões (Resumo, máximo de 250 palavras): 29 de outubro 2010:

seminarionec@uefs.br

Seminário aborda contribuição das pós-graduações em Biologia para o NE

As experiências vivenciadas, o padrão de qualidade, as fontes de financiamento e o impacto na vida profissional dos egressos serão temas abordados no Seminário de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, nestas quinta e sexta-feira (18 e 19) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). As inscrições podem ser feitas no local do evento que será realizado no auditório 1, módulo 1º, campus universitário.

O Seminário, iniciativa da Coordenação de Pós Graduação do Departamento de Ciências Biológicas da Uefs, tem o objetivo de promover o diálogo entre os cinco cursos de pós-graduação da área de Biologia. “Vamos discutir a contribuição desses cursos para o desenvolvimento científico e tecnológico da Região Nordeste”, revela a professora doutora Iara Crepaldi, diretora do Departamento de Biologia (DCBio).

O público alvo é composto por docentes e discentes de cursos de Pós-Graduação em Ciências Biológicas de instituições de ensino superior.

Contato com a organização evento pode ser mantido através dos telefones (75) 3224-8019 e 3224-8243. Confira outras informações no portal do DCBio (www.uefs.br/dcbio ).

PROGRAMAÇÃO

18/11/2010

8:30 – 9:30

Conferência de abertura: Histórico e importância do ensino de pós-graduação no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana

Profª Eneida de Moraes M. Cerqueira (UEFS)

9:30 – 9:45

Intervalo

9:45 – 12:00

Exposição oral de trabalhos de alunos de pós-graduação selecionados pela comissão científica do evento

12:00 – 14:00

Intervalo

14:00 – 16:00

Mesa redonda: Estado da Arte do Ensino de Pós-Graduação no DCBio/UEFS

Mediador: Prof. Francisco de Assis R. dos Santos (UEFS)

Palestrantes: Prof. Aristóteles G. Neto (PPGBiotec)

Profª Flora Acuña Juncá (PPGZoo)

Prof. José Raniere F. de Santana (PPGRGV)

Prof. Antônio de O. Costa Neto (EBC)

Prof. Luís Fernando P. Gusmão (PPGBot)

16:00 – 16:15

Intervalo

16:15 – 18:00

Exposição oral de trabalhos de alunos de pós-graduação selecionados pela comissão científica.

19/11/2010

8:30 – 9:30

Palestra: A importância da pesquisa e da captação de recursos para a pós-graduação

Profª Ana Maria Giulietti Harley (UEFS)

9:30 – 9:45

Intervalo

9:45 – 11:45

Mesa redonda: A realidade profissional de egressos de PPG do DCBio/UEFS

11:45 – 14:00

Intervalo

14:00 – 15:00

Visitação aos painéis

15:00 – 17:00

Mesa redonda: Sustentabilidade dos Programas de Pós-Graduação

Mediador: Prof.. Luciano P. de Queiroz (UEFS)

Conferências

I. Avaliação de Programa de Pós-Graduação: Do credenciamento à manutenção do status de qualidade. (Prof. Márcio de Castro Silva Filho—CAPES)

II. A realidade dos Programas de Pós-Graduação no eixo sul-sudeste do Brasil (Profª Daisy Maria F. Salvadori – UNESP)

III. A sustentabilidade dos Programas de Pós-Graduação sob perspectiva de um coordenador (Prof. Francisco Carlos R. Barros Júnior – UFBA)

17:00 – 18:00

Conferência de encerramento: Contribuição dos Programas de Pós-graduação para o desenvolvimento científico-tecnológico do Estado da Bahia.

Profª Marluce Maria A. Assis (Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação - UEFS)

INSCRIÇÕES

Informações sobre inscrição e envio de resumo podem ser obtidas em www.uefs.br/dcbio

REALIZAÇÃO

Departamento de Ciências Biológicas

Coordenação de Pós-Graduação

APOIO

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Pró-Reitoria de Administração

Programas de Pós Graduação em: Biotecnologia, Botânica, Recursos Genéticos Vegetais e Zoologia

III Semana de Biologia do Oeste (Sembio) – Barreiras

15 a 20 de novembro

Local: no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IX da UNEB, e no Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano (Cetep), em Barreiras.

Inscrições: até o dia 15 de novembro. Os interessados devem apresentar ficha de inscrição e RG no DCH.

Investimento: R$ 10 ou R$ 20.

Informações: (77) 3611-3950.

Programação

Realização: colegiados dos cursos de Biologia do Campus IX da UNEB e da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Gead seleciona tutores com experiência em educação a distância: 8 vagas

Alexandre Levi
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


A UNEB abre inscrições, entre os dias 16 e 19 de novembro, para a seleção de tutores com experiência em educação a distância (EaD). Os profissionais vão atuar na segunda turma do curso de formação de coordenadores, professores e tutores das graduações e pós-graduações da universidade.

De acordo com o edital da seleção, que está sendo coordenada pela Gestão dos Projetos e Atividades de Educação a Distância (Gead) da instituição, estão sendo disponibilizadas oito vagas para tutores com experiência de, no mínimo, um ano na educação básica ou superior lecionando em cursos EaD.

Durante o curso, que tem duração de três meses, os tutores receberão bolsa mensal de R$ 765. Entre as funções a serem realizadas, os profissionais vão participar de reuniões de planejamento das disciplinas, orientar os estudantes e a execução das ações a distância, acompanhar atividades pedagógicas e atualizar o registro de notas e frequência.

As inscrições serão realizadas pelo site www.campusvirtual.uneb.br. Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deve informar o link de acesso ao seu currículo lattes. O resultado será divulgado até o dia 26 de novembro.

O coordenador da Gead, Silvar Ribeiro, ressalta a importância da seleção: “Normalmente temos professores muito capacitados em suas áreas do conhecimento, porém nem sempre familiarizados com a dinâmica da educação a distância. A UNEB tem investido muito na modalidade, tanto na ampliação de vagas como na diversidade de cursos. Por isso, precisamos preparar devidamente nosso corpo docente”.

A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a UNEB, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Ministério da Educação (MEC). Em seu Campus Virtual, a universidade disponibiliza serviços e orientações sobre os cursos de EaD oferecidos.

Informações: Gead – tels. (71) 3378-4331/5752/7875.

http://www.uneb.br/2010/11/12/gead-seleciona-tutores-com-experiencia-em-ead-8-vagas/

II Workshop de Análises Clínicas e I Simpósio de Biotecnologia Aplicada à Saúde

Dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro

O Departamento de Ciências Biológicas (DCB), juntamente com alunos do curso de Biomedicina da UESC, realizará nos dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro, das 8 às 22 horas, no auditório Jorge Amado, o I Workshop Análises Clínicas e o I Simpósio de Biotecnologia Aplicada à Saúde.

O evento será aberto a estudantes e profissionais das áreas da saúde (Biomedicina, Farmácia, Bioquímica, Medicina, Enfermagem, Educação Física), com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento e atualização profissional, além de promover a interação entre ciência, tecnologia e serviço à saúde, em favor do desenvolvimento regional.

Os interessados podem efetivar as inscrições, no período de 9 a 29 de novembro, realizando depósito bancário identificado no Banco do Brasil, Agência 3832-6, C/C 991.220-7, favorecido à Universidade Estadual de Santa Cruz, nos valores estabelecidos no Edital Nº 181, e enviar o comprovante de depósito para o e-mail 2workshopac@gmail.com, ou entregá-lo aos membros da Comissão Organizadora do evento junto com a ficha de inscrição devidamente preenchida.

O participante, que obtiver no mínimo 75% de frequência, receberá certificado com carga horária de 20h.

Novo curso de Pós-Graduação na UESC

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) aprovou junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito 3, o programa de pós-graduação em Botânica, em nível de Mestrado Acadêmico. O programa estará vinculado ao Departamento de Ciência Biológicas da UESC (DCB) e terá inicio no primeiro semestre do próximo ano, através de edital especifico, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O curso foi aprovado durante a 122ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e será o terceiro programa na região Nordeste, nessa área. De acordo com o professor Pedro Mangabeira, coordenador do curso de Mestrado, “existem muitos registros descrevendo visitas à Bahia e a Região de abrangência da UESC, de naturalistas e pesquisadores, em vários períodos da história, todos atraídos pela riqueza e exuberância de sua flora. Considerando que a grande maioria das espécies de plantas brasileiras permanece sem quaisquer estudos anatômicos e fisiológicos, o programa contemplará a área de concentração em Biologia de Plantas Tropicais, com as linhas de pesquisas em Fisiologia e Morfologia vegetal, e em Botânica Aplicada.

É também, uma estratégia para o desenvolvimento do Brasil proteger e promover a exploração racional de sua diversidade vegetal como uma fonte de novos produtos disponíveis para a humanidade. O professor explica que o cultivo de espécies selecionadas da Mata Atlântica pode levar a uma alternativa mais moderna e eficiente de uso sustentável da diversidade vegetal com vistas à comercialização de produtos farmacêuticos, biocidas e outros produtos naturais úteis.

A UESC mantém 36 programas de pós-graduação. Nos níveis de especialização, 22 (lato sensu) e Stricto sensu, 12 mestrados e dois doutorado acadêmicos. Esses programas vêm sendo chancelados e apoiados por instituições como CAPES, FINEP e FAPESB, seja pela concessão de bolsas de estudo, seja pela aprovação de projetos de pesquisa e ou infraestutura.

Os programas de pós-graduação stricto sensu, possibilitam a formação de recursos humanos de alto nível para atender às demandas da comunidade, regional ou acadêmica. A UESC oferece cursos nas áreas (tais como classificadas pela CAPES) de Ciências Biológicas I, Medicina Veterinária, Materiais, Interdisciplinar, Ecologia e Meio Ambiente, Física e Astronomia, Letras/Linguística, Ciências Agrárias I, além de um programa interdisciplinar em rede com cinco universidades federais e três estaduais (Prodema), localizadas em diferentes estados do Nordeste brasileiro.

TRANSFERENCIA EXTERNA

O processo seletivo para transferências externas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) visa o preenchimento de vagas existentes nos cursos de Graduação, destinadas a alunos oriundos de outras Instituições de Ensino Superior nacionais, para o 1º período de 2011.

As inscrições estão abertas no período de 22 a 26 de novembro de 2010, no Protocolo Geral da UESC (Térreo do Pavilhão Adonias Filho), com apresentação dos documentos explicitados no item 3 do Edital.

Para maiores informações, leia o Edital Nº 180
FONTE:
http://www.uesc.br/noticias/?acao=exibir&cod_noticia=2101

CATAZOO

Quatro postos SAC em Salvador integram os pontos de coleta da campanha
“Catazoo”, que tem como meta arrecadar dois milhões de tampinhas de garrafas
pet para construção de filtros naturais no Parque Zoobotânico Getúlio
Vargas, no bairro de Ondina, em Salvador. A iniciativa da campanha é de um
grupo de estudantes de Relações Públicas da Uneb em parceria com o Jardim
Zoológico.

As doações podem ser feitas nas unidades do SAC Comércio, Barra, Iguatemi e
Salvador Shopping, a partir de terça-feira (16), quando começa a primeira
etapa da campanha. As tampinhas vão ajudar na reutilização de mais de 200
mil litros de água durante seis meses, volume consumido anteriormente em 15
dias.

No sistema de filtragem, criado pelo coordenador do Zoológico de Salvador,
Gerson Norberto, “as tampinhas funcionam como um depósito de bactérias
anaeróbicas que digerem as partículas de matéria orgânica que passam pela
peneira na primeira fase da filtragem". Segundo Gerson, as tampinhas foram
escolhidas em substituição a um material plástico fabricado nos Estados
Unidos que custa U$ 1,50 cada, tornando o projeto ecologicamente viável e de
baixo custo.

Todo cidadão que buscar atendimento em um dos postos SAC parceiros da
iniciativa poderá colaborar com o projeto. Basta depositar as tampinhas nos
locais de coleta, localizados ao lado da recepção. São também pontos de
coleta: o Zoológico de Salvador, em Ondina, as secretarias estaduais da
Administração (Saeb) e do Meio Ambiente (Sema), além da Escola Lápis de Cor,
localizada na Pituba.

Portal do Servidor - Bahia
http://www.portaldo servidor. ba.gov.br/ conteudo/ anote/catazoo

17 de novembro de 2010

Ibama inaugura novo Cetas em Porto Seguro

A superintendência do Ibama na Bahia ganhou o reforço de mais um espaço de recolhimento, acondicionamento, tratamento, avaliação e destinação de animais silvestres no estado. Na última sexta feria (12/11) foi inaugurada a 1ª etapa do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no município de Porto Seguro, região do extremo sul baiano.

O novo centro está localizado no interior da Estação Ecológica Pau-Brasil (ESPAB), uma unidade de conservação da CEPLAC, situada às margens da rodovia Eunápolis/Porto Seguro (BR 367).

Segundo informações prestadas pela equipe técnica do novo Cetas, a área total construída em Porto Seguro é de 437,66m², apresentando 15 recintos, dos quais sete são destinados para aves; dois para répteis; dois para primatas;um para felinos; e três para os demais mamíferos. Além desses espaços, o Cetas dispõe ainda de uma sala de técnicos; uma cozinha; dois depósitos distintos; uma enfermaria; uma sala cirúrgica; uma sala para necropsia; um ambulatório; um biotério; um banheiro e dois lavabos.

Com capacidade para abrigar até 5 mil espécimes de animais silvestres por ano, o Cetas de Porto Seguro é o primeiro construído na Bahia dentro da categoria A, o maior tipo de Cetas gerenciado pelo Ibama no país.

Os Cetas são unidades de manejo de fauna criadas pelo poder público e/ou por particulares. Seu objetivo é recepcionar animais silvestres apreendidos, resgatados, feridos ou entregues pela população. Neles, os animais silvestres retirados da natureza são examinados, recebem cuidados médico-veterinários e são preparados para voltar a viver em liberdade, protegendo suas populações e mantendo suas funções ecológicas.

O trabalho em um Cetas é conduzido por uma equipe multidisciplinar que, com a ajuda de instalações médicas e de grandes viveiros de treinamento e exercício, preparam os animais para sua devolução à natureza.

Atualmente, a Bahia possui três Cetas em funcionamento: o Chico Mendes, em Salvador, e outros dois, em Barreiras e Vitória da Conquista. O recebimento, entretanto, da maior quantidade de animais silvestres ocorre na região do extremo sul da Bahia, obrigando a transferência periódica de grandes lotes de animais para os Cetas ao norte do estado. Para se adequar a esta situação, o Ibama decidiu pela criação, na cidade de Porto Seguro, de uma nova unidade de recepção e triagem de animais silvestres.

A cidade foi escolhida para receber este Cetas graças a sua localização estratégica, em uma área de grande visibilidade social, próxima à rota de tráfico de animais silvestres e perto de universidades e aeroportos, facilitando não só o transporte de animais mas também a realização de pesquisas e a divulgação social dos resultados alcançados.

O Ibama assinou termo de cessão do terreno com a CEPLAC para a implantação do Cetas no interior da Estação Ecológica do Pau-Brasil, ao lado da RPPN Veracel, o que também demonstra a aceitação, por aquele órgão público, desta relevante realização.

Carlos Garcia
Ascom/Ibama/BA

Seguidores