22 de dezembro de 2010

DOWNLOAD - AMPLIE E RECICLE SEUS CONHECIMENTOS


Cartilha Sistemas Agroflorestais
Cartilha O Latifúndio dos Eucaliptos Baixe Aqui.
.
Metrópole sustentável: é possível?

Artigo publicado na CH 274 (setembro/2010)

metropoles274.pdf — PDF document, 5453Kb

Metrópole sustentável: é possível?

Lixo, pobreza, engarrafamentos, poluição: as coisas não vão bem em nossas metrópoles. Apesar de alguma melhora nos últimos 10 anos em relação a problemas como favelização, moradia e pobreza, a desigualdade ainda é grande. No artigo de capa da CH 274, sociólogos, arquitetos, economistas, urbanistas e representantes de organizações internacionais discutem o assunto. Estamos fadados a um colapso ou a metrópole sustentável é um conceito viável?

FONTE: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2010/274/pdf_aberto/metropoles274.pdf

Divulgador, traidor?

A propósito: Divulgador, traidor?
A divulgação científica corrompe o conhecimento que quer transmitir, para alguns cientistas. Na CH 274, Franklin Rumjanek contesta esse ponto de vista, explica por que devemos fazer divulgação e discute o seu alcance para motivar o interesse pela ciência.

Coluna 'A Propósito' publicada na CH 274 (setembro/2010)

aproposito274.pdf — PDF document, 126Kb

FONTE: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2010/274/pdf_aberto/aproposito274.pdf

A revisão do Código Florestal e o desenvolvimento do país

Seção 'Opinião' publicada na CH 274 (setembro/2010)

opiniao274.pdf — PDF document, 1159Kb

Opinião: A revisão do Código Florestal e o desenvolvimento do país
O artigo de Opinião da CH 274 condena as alterações propostas no Código Florestal brasileiro. As autoras defendem que as mudanças ignoram o conhecimento científico sobre a importância da biodiversidade, contradizem compromissos assumidos pelo Brasil em tratados internacionais.

Mudanças climáticas: caçando indicadores no Nordeste brasileiro

Mudanças climáticas globais: Caçando indicadores no Nordeste brasileiro

Como avaliar a dimensão das mudanças climáticas e o impacto que terão na natureza e em nossa vida? Uma das formas é identificar e avaliar processos que confirmem essas alterações. O artigo de capa da CH de julho mostra que alguns desses indicadores vêm sendo encontrados no Nordeste. Lá, estudos no rio Jaguaribe e em trechos do litoral analisaram alguns deles e apontaram que, de fato, as mudanças climáticas vêm intensificando as alterações ambientais.

Artigo publicado na CH 272 (julho/2010)

mudancasclimaticas272.pdf — PDF document, 4357Kb


A nova ciência marinha: uso de veículos remotos no estudo do fundo do mar

Artigo publicado na CH 272 (julho/2010)

cienciamarinha272.pdf — PDF document, 3631Kb

A nova ciência marinha: uso de veículos remotos no estudo do fundo do mar

Os recursos minerais e biológicos existentes nos oceanos estimulam a realização de estudos sobre o ambiente marinho. Neste artigo, conheça as novas técnicas que vêm sendo usadas para tal – como o uso de minissubmarinos, tecnologia já utilizada no Brasil.

FONTE: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2010/272

Cnia/Ibama lança o livro Olhar Perceptivo: Teoria e Prática de Sensopercepção

Brasília (20/12/2010) – Na última quinta-feira (16), foi lançado o livro Olhar Perceptivo: Teoria e Prática de Sensopercepção, publicado pelo Centro Nacional de Informação Ambiental do Ibama - Cnia, durante evento realizado no Centro de Visitantes do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ, em prosseguimento às comemorações do cinquentenário de criação e ao sesquicentenário de reflorestamento da unidade.

O material tem foco nos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Educação Ambiental do parque e busca valorizar o trabalho técnico-educativo empreendido nos últimos anos pela analista ambiental Denise Alves e pela professora Leide Marques Peralva.

A obra foi editada em dois volumes, um teórico e outro prático, para facilitar a consulta do educador nas atividades, e a concepção editorial é do analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente Luiz da Motta.

A metodologia de sensopercepção está sendo utilizada em educação no processo de gestão ambiental como uma atividade complementar. Contribuindo como uma ferramenta na ampliação da percepção do ambiente, o trabalho favorece a integração de grupo e facilita o processo de ensino-aprendizagem e a abordagem interdisciplinar e participativa. O livro será usado em cursos, oficinas e seminários, no parque e em outras unidades do ICMBio, do Ibama e de parceiros dessas instituições.

“A pesquisa realizada por Leide em Brasília, no Centro de Reelaboração Corporal, foi o que deu embasamento ao método da sensopercepção. Esse livro é fruto de intensa dedicação e vem demonstrar que a parceria entre Ibama e ICMBio continua profícua”, comentou Denise Alves.

As educadoras estão disponíveis para ministrar oficinas sobre a metodologia, e o livro pode ser adquirido no Cnia, na página eletrônica www.ibama.gov.br/cnia.

Luiz Motta
Ascom/Saic


BIODIVERSIDADE

O conhecimento produzido no Brasil sobre a sua biodiversidade ganhará mais visibilidade. O motivo é o Portal BHL ScieLO, que disponibiliza com acesso livre milhares de obras, artigos, mapas e documentos históricos sobre a biodiversidade brasileira. Lançado oficialmente na quarta-feira (1º/12), o serviço é parte do projeto “Digitalização e publicação on-line de uma coleção de obras essenciais em biodiversidade das bibliotecas brasileiras”, conduzido pelo programa SciELO, biblioteca eletrônica virtual de revistas científicas mantida pela FAPESP em convênio com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).
O projeto conta com a participação do programa Biota-FAPESP, da Biblioteca Virtual do Centro de Documentação e Informação da FAPESP, do Ministério do Meio Ambiente, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo.

De acordo com Abel Packer, coordenador operacional do programa SciELO, a BHL SciELO possibilitará o fortalecimento da pesquisa científica em biodiversidade.

“O Brasil tem uma produção científica de destaque nessa área, mas que hoje assume também uma dimensão política e econômica internacional com todas as discussões sobre mudança climática e preservação de espécies”, disse à Agência FAPESP.

Segundo Packer, o novo portal já reúne volume suficiente de arquivos para atender às demandas de pesquisadores e demais interessados. “Contamos até o momento com cerca de 110 mil registros digitalizados: artigos, mapas e obras de referências históricas da biodiversidade brasileira”, explicou.

O portal integrará a rede global The Biodiversity Heritage Library (BHL), consórcio que reúne os maiores museus de história natural e bibliotecas de botânica no mundo, como a Academy of Natural Sciences e o American Museum of Natural History, nos Estados Unidos, e o Natural History Museum, na Inglaterra.

“A Austrália acabou de entrar e, agora, tanto a BHL Brasil como a BHL China farão parte dessa rede mundial que já conta com cerca de 130 mil obras e mais 32 milhões de páginas digitalizadas”, dise Packer.

No Brasil, a rede será composta por instituições como Biblioteca Nacional, Museu Nacional, Jardim Botânico do Rio Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Butantan, Centro de Referência em Informação Ambiental (Cria), Bireme, Fundação Zoobotânica, Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, Museu Paraense Emílio Goeldi e a USP.

“O objetivo é seguir o mesmo modelo da SciELO com a modalidade de acesso aberto com múltiplos sistemas de busca e indicadores bibliométricos, que tem propiciado maior visibilidade à produção científica dos países em desenvolvimento, principalmente os localizados na América Latina e Caribe. A ideia da BHL SciELO é que se estenda também para a América Latina”, contou Packer. O portal também traz notícias da Agência FAPESP e da revista Pesquisa FAPESP.

Produção brasileira

Ao levantar dados sobre a produção científica brasileira na área de zoologia, Rogério Meneghini, coordenador científico do Programa SciELO, disse ter ficado surpreso com a posição do Brasil na produção de artigos na área.

Com base no cruzamento de informações da Web of Science, base de dados da empresa Thomson Reuters, foram produzidos no mundo, entre 2007 e 2008, 23.903 artigos em zoologia. “O que mais chama a atenção é que o Brasil fica na quarta posição com 1.762 artigos, perdendo apenas para os Estados Unidos (7.649), Japão (2.233) e Inglaterra (1.762)”, disse.

Meneghini está concluindo a pesquisa “Projeto para avaliação do impacto de programas brasileiros de ciência e tecnologia”, que tem o apoio da FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.

Outro destaque do estudo é que, entre as instituições globais de pesquisa na área de zoologia, a USP é a primeira da lista, seguida das academias de ciência da Rússia e da China e da Universidade de Kyoto, no Japão. “Existem áreas em que a produção brasileira está competindo em pé de igualdade. Um exemplo é a zoologia”, disse, destacando a Revista Brasileira de Zoologia.

Tiago Duque Estrada, gestor executivo do Biota-FAPESP na Universidade Estadual de Campinas, falou da experiência do Programa e novos desafios na nova fase do programa. Segundo ele, uma das frentes é disponibilizar dados sobre as pesquisas.

“A linha de base do Biota foi a publicação de sete volumes temáticos e da revista Biota Neotropica, do Atlas e também do Sistema de Informação Ambiental (SinBiota), que tiveram a função de mapear e divulgar o que já está disponível para a sociedade, governos e demais pesquisadores”, disse.

Em pouco mais de dez anos, o Biota contabilizou cerca de 113 mil registros, sendo 12 mil de espécies. “Um dos desafios agora é entender como a biodiversidade produz elementos e componentes químicos que podem ser patenteados e associados à cadeia produtiva existente na sociedade, mas ainda precisamos reunir mais dados”, disse ao falar do Biota Prospecta.

Participaram também do lançamento do portal Sueli Mara Ferreira, diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, que falou dos desafios do acesso aberto na universidade, Dora Ann Lange Canhos, do Cria, que contou sobre a experiência da Lista de Espécies da Flora do Brasil, e Tiago Duque Estrada, gestor executivo do Biota-FAPESP na Universidade Estadual de Campinas, que falou das publicações do programa, da revista Biota Neotropica e do Sistema de Informação Ambiental (SinBiota).

BHL ScieLO: http://biodiversidade.scielo.br

Ibama apreende trinta toneladas de tilápias em Paulo Afonso/BA

Trinta toneladas de pescado (tilápias) industrializado, que se encontravam estocadas na câmara frigorífica de uma empresa de beneficiamento e comercialização de pesca no município de Paulo Afonso, região norte da Bahia, foram apreendidas hoje, 17/12, por uma equipe de fiscalização do Ibama. A apreensão do produto foi motivada pela falta do devido registro da empresa junto ao Ministério da Pesca, irregularidade que também embasou a aplicação do Auto de Infração, com multa valor de R$ 424 mil e embargo das atividades até que a indústria se regularize junto ao órgão competente.

A equipe também emitiu um Auto de Infração no valor de R$20 mil, pela omissão de informação da empresa ao Cadastro Técnico Federal (CTF), instrumento de controle do Ibama. Neste caso, a empresa não informou o armazenamento de produto perigoso, a amônia, utilizado no seu sistema de refrigeração.

Segundo informações prestadas pela coordenação da equipe, a empresa, considerada uma das maiores em sua área de atuação no estado, ficou como fiel depositária de todo o produto apreendido, estando a sua liberação, ou não, condicionada à regularização total da sua situação de acordo com a legislação ambiental vigente.

Essa ação de fiscalização fez parte da Operação Impacto Profundo III, que está acontecendo no estado desde o inicio do período do defeso da lagosta, no dia 1º de dezembro. Os agentes estão cobrindo todo o litoral norte da Bahia até a divisa com Sergipe.

Os agentes chegaram até a empresa através de um procedimento de rotina: a checagem da declaração de estoque de lagosta. Isto é, a verificação do número declarado do crustáceo estocado pela empresa logo no início do defeso.

Isto ocorreu porque a indústria tem como atividade o beneficiamento de lagostas e tilápias, este último proveniente da aquicultura, produto cultivado em tanques de rede no Rio São Francisco.
A partir de agora a empresa iniciará os procedimentos administrativos e jurídicos buscando regularizar as atividades. Enquanto isso não acontece, permanece o embargo, e as demais penalidades, afirmam os agentes.

Carlos Garcia
Ascom Ibama/BA

Parceria Fapesb e o CNPq apóia projetos para Universidades estaduais

A FAPESB e o CPNQ irão disponibilizar 4,4 milhões de reais para projetos relacionados a biodiversidade
O CNPq divulgou esta semana os resultados dos editais REFLORA, REPENSA e SISBIOTA. As chamadas públicas são o resultado de uma parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP´s) no intuito de fomentar medidas de proteção à biodiversidade.
A Bahia teve 07 projetos recomendados, todos provenientes de universidades estaduais, perfazendo um total de R$ 4.416.160,02.
Dentre os projetos contemplados no edital REFLORA cujo objetivo consiste em criar um banco de dados da flora brasileira, o projeto Estudos de sistemática em grupos representativos da Flora Neotropical: repatriamento e taxonomia de espécies da Flora Brasileira será financiado com recursos da parceria FAPESB/CNPq no valor total de 199.768,95 reais. O REPENSA, por sua vez, beneficiou uma proposta que receberá o aporte de R$ 868.856,40 para atender o objetivo do edital que é o avanço da sustentabilidade da agropecuária.
Na busca de uma nova dimensão e patamar para a pesquisa sobre biodiversidade no Brasil, o Edital SISBIOTA contemplou 02 propostas, uma delas do Professor Luciano Paganucci de Queiroz, da Universidade Estadual de Feira de Santana.
As propostas aprovadas serão desenvolvidas no biênio 2011/2012 e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, de modo a financiar os projetos contemplados com um aporte total de R$ 1.400.000,00.

http://www.fapesb.ba.gov.br/


FNDF seleciona instituições para apoio a projetos em comunidade extrativista

Organizações, cooperativas e empresas com experiência em capacitação e assistência técnica florestal (ATEF)podem apresentar, a partir desta sexta-feira (17/12), propostas para se tornarem fornecedores desse tipo de serviço para comunidades selecionadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF).

O Serviço Florestal Brasileiro responsável pela gestão do FNDF lançou quatro avisos de licitação para selecionar seis empresas ou organizações, que executarão diversas ações envolvendo capacitação e ATEF em 21 comunidades em seis estados do Norte e Nordeste. A escolha da melhor proposta ocorrerá no dia 29 de dezembro, por meio de pregão eletrônico.

As comunidades beneficiadas foram definidas, após chamadas de projetos relacionados a quatro temas: manejo florestal para assentados na caatinga; manejo florestal comunitário e familiar em Resex da região norte; produção de sementes e de mudas para restauração florestal da Mata Atlântica no Nordeste.

Serão selecionadas as empresas que propuserem o menor preço para realização das atividades previstas nos editais. No entanto, antes da assinatura dos contratos os vencedores devem provar ter capacidade técnica para executar as ações. As empresas ou organizações devem ter experiências prévias em atividades de capacitação e assistência técnica florestal e já devem ter trabalhado com público com perfil semelhante às comunidades beneficiadas.

Para participar do pregão, os interessados precisam estar credenciados no Portal de Compras do Governo Federal (http://www.comprasnet.gov.br). O credenciamento pode ser feito diretamente pela internet. Para assinar o contrato, os vencedores do pregão devem estar cadastrados no Sistema de Cadastro de Fornecedores (Sicaf). As instruções para se cadastrar no Sicaf estão no portal compras.net

Para mais informações sobre a licitação, os interessados podem entrar em contato com o Serviço Florestal Brasileiro, por telefone (61-2028-7147) ou por e-mail (fndf@florestal.gov.br)

Prioridades do FNDF em 2011

No próximo ano, o FNDF deve apoiar projetos com três focos principais: 1) capacitação de extensionistas para atividades de manejo florestal na Amazônia e Caatinga e para a recuperação florestal na Mata Atlântica; 2) promoção das boas práticas de uso dos recursos florestais no Cerrado; e 3) apoio à disponibilização de recursos humanos para o desenvolvimento florestal na Amazônia e Caatinga.

Estas prioridades constam no Plano Anual de Aplicação Regionalizada (PAAR-2011), que foi apresentado para o Conselho Consultivo do FNDF no dia 15 dezembro. O PAAR será publicizado até o fim de 2010, após manifestação final dos integrantes do Conselho formado por representantes dos governos federal, estadual e municipal, sociedade civil, representações de trabalhadores e do empresariado.

Fonte: Serviço Florestal Brasileiro

ASCOM

Conama inicia eleição para entidades ambientalistas


Começou o processo eleitoral das entidades ambientalistas que ocuparão as vagas destinadas ao Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA) no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para o mandato de dois anos (2011/2013).

Serão eleitas onze entidades ambientalistas, cadastradas regularmente há pelo menos um ano no CNEA, sendo duas para cada uma das cinco regiões geográficas do País e uma dentre entidades de âmbito nacional, mediante registro prévio de candidatura.

O registro de candidaturas deve ser feito por escrito até o dia 31 de dezembro de 2010 e deve ser encaminhando ao Presidente da Comissão Eleitoral com o nome e a região da entidade candidata, incluindo também a indicação da vaga à qual concorre: regional ou nacional.

O comunicado pode ser encaminhado por e-mail (cnea@mma.gov.br), ou por fax (61) 2028-1576 ou via postal para o CNEA, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic), endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 9° andar, CEP 70.680-090, Brasília-DF.

De 4 de janeiro a 3 de fevereiro de 2011 será o período de votação e as entidades ambientalistas com inscrição no CNEA homologada até 22 de novembro de 2009 poderão escolher duas entidades ambientalistas da mesma região geográfica em que se encontram e uma entidade ambientalista nacional. O resultado final será divulgado dia 16 de fevereiro.

Na última eleição, 65% das entidades cadastradas participaram da votação. Com a atualização dos dados das entidades, como endereço e telefone, a Comissão Eleitoral espera superar esse número. "Na mesma época da eleição passada, 200 cartas já tinham voltado por alguma impropriedade de endereço ou mudança de sede da entidade, mas nesta eleição esse número já baixou para 90 cartas", garante Lamberto Wis, representante da presidência da Comissão Eleitoral.

Agora um grupo de trabalho está verificando os contatos dessas entidades que ainda não receberam a comunicação para aperfeiçoar o cadastro e informar as instituições o quanto antes. "Queremos garantir que o máximo de entidades sejam avisadas sobre o processo eleitoral, de forma que participem efetivamente da votação e o Conama tenha uma bancada ambientalista que de fato represente as entidades", destacou Lamberto.

As entidades ambientalistas eleitas deverão apresentar até 25 de fevereiro de 2011, cópias autenticadas de seus atos constitutivos, ata da última eleição de sua diretoria e a indicação dos nomes de três pessoas, um titular e dois suplentes, que deverão integrar o Plenário do Conama. Os documentos e o prazo também valem para as entidades reeleitas.

As entidades ambientalistas eleitas deverão assumir o compromisso de respeitar a Carta de Princípios das Entidades Ambientalistas representantes do CNEA em Órgãos Colegiados.

Acesse a íntegra da Portaria que estabelece o calendário e as regras para a eleição.

ASCOM

Salvador abrigará encontro sobre minério e metalurgia extrativa

Evento acontece em outubro de 2011 com apoio da UFBA

O mais importante evento científico do Brasil da área de Tratamento de Minério e Metalurgia Extrativa acontecera em Salvador, em outubro de 2011, organizado por professores e engenheiros da UFBA, IFBA, DNPM e empresas como a Paranapanema e CBPM. Este evento ocorreu em Salvador em 1978, sob a organização da CBPM, e em 1990, organizado pela ABM e Metais Especiais. Esta é a primeira vez que a UFBA se envolve diretamente na organização deste tradicional evento que congrega habitualmente entre 500 e mil interessados em caracterização de minérios e outros materiais inorgânicos, moagem e britagem, classificação por tamanho, separação de sólidos por métodos físicos, extração de metais de rochas e resíduos sólidos, reciclagem de metais e compostos inorgânicos, flotação, tratamento de efluentes e sólidos contaminados com compostos inorgânicos.

Os participantes do evento terão a rara oportunidade encontrar o premiado Prof. Fathi Habashi, professor Emérito de Metalurgia Extrativa da Universidade Laval (Canadá), doutor Honoris Causa pelo Instituto de Mineração de São Petersburgo (Rússia), autor de diversos livros na área de Metalurgia Extrativa, Química Industrial Inorgânica e História da Ciência e Tecnologia, como “Principles of Extractive Metallurgy”, em quatro volumes que foram traduzidos para o russo e o chinês; e “Handbook of Extractive Metallurgy”, também em quatro volumes. O Prof. Habashi ministrará um curso sobre Pirometalurgia com tradução simultânea e fará palestra sobre a metalurgia extrativa dos metais de terras raras e sobre a produção de pós-metálicos usando hidrometalurgia.

Já o Prof. Marcello Veiga, da Universidade da Columbia Britânica (Canadá), fará a palestra intitulada “Small mine is beautiful”, enfocando o trabalho que vem desenvolvendo junto com a Organização das Nações Unidas sobre a redução da contaminação por mercúrio em vários garimpos de ouro do mundo através do uso de métodos mais modernos de extração. Participarão também do evento os professores Vlademiros Papangelakis, da Universidade da Toronto (Canadá), e Mario Sanches, da Universidad de Concepción (Chile).

Este evento será útil para gestores, engenheiros, técnicos, pesquisadores e estudantes envolvidos ou interessados no desenvolvimento e implementação de processos de tratamento de minérios e metalurgia extrativa para a produção de metais, o tratamento de resíduos sólidos ou a reciclagem de materiais inorgânicos. A submissão de resumos de contribuições técnicas para o evento encontra-se aberta até o dia 23 de janeiro de 2011 na homepage do evento (www.entmme2011.com.br). Para mais informações, entrar em contato com a secretaria exclusiva do evento (eventus@eventussystem.com.br – 2104-3477) ou com o presidente da comissão organizadora, Prof. Luiz Rogerio Pinho de Andrade Lima, DCTM/EP/UFBA (lelo@ufba.br ou 3283-9514).

VI Seminário Dinâmica Territorial e Desenvolvimento Socioambiental: Desafios Contemporâneos

Os mestrados da Universidade Católica do Salvador, em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, e em Planejamento Ambiental, promovem o VI Seminário Dinâmica Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, dando continuidade ao espaço acadêmico criado em 2005 a partir da cooperação com o IPPUR para formação de doutores no âmbito do programa PROCAD. Constitui, assim, mais um passo de consolidação do espaço de debates acadêmicos integrando a questão ambiental nas discussões sobre território e desenvolvimento social, como indicado pelo IV Seminário PROCAD e efetivado no V Seminário. Consolidado academicamente abre novo espaço de diálogo, desta vez entre saberes acadêmicos e não acadêmicos, por meio de intercâmbio de experiências e realização de atividades práticas. As áreas de concentração dos dois mestrados promotores do evento, tendo centralidade no planejamento, justifica esse novo espaço em coerência com o projeto pedagógico institucional de comunicar-se com a comunidade não acadêmica ouvindo e dando respostas às demandas sociais.
MAIORES INOFRMAÇÕES: http://www.ucsal.br/

MATRICULA ESPECIAL - UCSAL

O preenchimento de vagas através de Matrícula Especial ou Transferência Externa obedece às disposições de Edital específico no qual estão estabelecidos a forma de seleção, o número de vagas e os requisitos para participação no processo seletivo.

Os portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação que desejem ingressar em algum curso de graduação da UCSal podem fazer opção por qualquer dos seus cursos independente da sua formação de graduação plena.

Os alunos de cursos de graduação reconhecidos, de outras instituições de ensino superior, podem fazer opção por qualquer habilitação, desde que mantido o mesmo curso do qual são provenientes.

MAIORES INOFRMAÇÕES: http://www.ucsal.br/

Seguidores