30 de abril de 2014

O RIMA, do empreendimento turístico imobiliário Ponta dos Castelhanos, da empresa Mangaba Cultivo de Coco Ltda, encontra-se sob consulta a partir de 30/04/2014,


COMUNICADO

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, atendendo o disposto na Resolução CEPRAM nº 2929/02 e nas Resoluções CONAMA nºs 001/86, 009/87 e ao artigo 131 do Regulamento da Lei Estadual nº 10.431/06 aprovado pelo Decreto Estadual Nº 14.024/12, comunica que o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, do empreendimento turístico imobiliário Ponta dos Castelhanos, da empresa Mangaba Cultivo de Coco Ltda, encontra-se à disposição da comunidade interessada a partir de 30/04/2014, nos municípios de Cairu e Nilo Peçanha, nos seguintes locais:

Sociedade Assistencial de Moradores Pescadores e Marisqueiras de São Sebastião.
Responsável: Raimundo Esmeraldino Silva (Siri)
Endereço: Biblioteca da Sociedade Assistencial de Moradores Pescadores e Marisqueiras de São Sebastião, Av Beira Mar, Rua do Magalhães, s/n, Cairu.

APAMAR – Associação dos Pescadores, Aquicultores e Marisqueiras de Barra dos Carvalhos.
Responsável: George Santana da Hora;
Endereço: Av beira mar s/n, Povoado de Barra dos Carvalhos - Nilo Peçanha.

AMABO - Associação de Moradores e Amigos de Boipeba.
Responsável: Jussarema Maria Aleodim de Vasconcelos
Endereço: Centro Cultural de Boipeba, Rua do Ribeirinho, s/n, Cairu.

Biblioteca Estadual Professora Jurenilva Santiago
Responsável: Djalma Moreira dos Santos
Endereço: Rua Barão Homem de Melo, nº 26, Centro, Cairu.

Outrossim, comunica a abertura de prazo de 45 (quarenta e cinco) dias para solicitação de Audiência Pública por parte de Entidade Civil, Ministério Público ou por 50 (cinqüenta) ou mais cidadãos, junto ao INEMA.

Salvador, 29 de abril de 2014.

Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA
Secretaria do Meio Ambiente – SEMA

fonte: diário oficial do estado

Divulgado os habilitados para Eleição CEPRAM biênio 2014/2016

Conselho Estadual do Meio Ambiente – CEPRAM

Comunicamos que o resultado da lista preliminar de habilitados para Eleição CEPRAM biênio 2014/2016, conforme Edital publicado no dia 21 de fevereiro de 2014, alterado em 11 de abril de 2014, encontra-se disponível na página  www.meioambiente.ba.gov.br.  Salvador-Ba, em 30 de abril de 2014. EUGÊNIO SPENGLER - Presidente.
 

29 de abril de 2014

UFBA -I Simpósio: Desafios Modernos da Ecotoxicologia

No dia 5 de maio de 2014, realizar-se-á no Instituto de Biologia o I Simpósio: Desafios Modernos da Ecotoxicologia, organizado por Toni Pablo Galindo e  Rhaoul de Oliveira, com a supervisão de Eduardo Mendes da Silva.


Embora a ciência tenha colaborado para minimizar muitos dos problemas da humanidade, a questão da poluição permanece ainda como um grande desafio para a humanidade. Embora a Ecotoxicologia seja dita como uma ciência nova, mesmo com os seus 50 anos, definitivamente é uma área da ciência em expansão.

Ser jovem significa dizer que, alguns dos procedimentos da Ecotoxicolgia baseiam-se em abordagens simplificadas, pois estudar de forma sistematizada toda a miríade de substâncias produzidas pelo ser humano é uma tarefa interminável, entretanto, presentemente, tal desafio tem a levado a buscar novas experimentações. No I Simpósio Desafios Modernos  da  Ecotoxicologia, que tem ainda a colaboração em sua organização da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia, serão  apresentadas  diferentes  tópicos  que mostram que o caminho do realismo ecológico da exposição e avaliação dos efeitos, como o mais adequado para resolver os problemas de poluição, bem como instrumentos  que possam desenvolvidos para alcançar este objetivo com ética e eficiência.

28 de abril de 2014

Consulta pública sobre ações de resposta a acidentes ambientais com óleo termina em 17/05


Consulta pública sobre ações de resposta a acidentes ambientais com óleo termina em 17/05
Brasília (15/04/2014) – O Ibama convida empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais e demais interessados em reabilitação de fauna a participar da consulta pública sobre ações de resposta a acidentes ambientais com óleo.
O objetivo da consulta é realizar um diagnóstico de quais, onde e como são realizadas as atividades de resposta à fauna impactada por óleo no território nacional.

O questionário faz parte das ações que serão realizadas e culminarão na elaboração do Plano Nacional de Ação de Emergência para Fauna Impactada por Óleo (PAE Fauna). Esse plano auxiliará o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional (PNC), conforme previsto no Decreto nº. 8.127/2013, que o instituiu.

Os interessados devem preencher o formulário no período de 14 de abril a 17 de maio.
Informações adicionais podem ser obtidas por meio do e-mail: emergenciasambientais.sede@ibama.gov.br ou pelo telefone: 61 3316-1070.

Ibama/Ascom
Foto: Arislene O. Barbosa
 

Seguidores