21 de julho de 2011

Bayer Jovens Embaixadores Ambientais
Bayer Jovens Embaixadores Ambientais
Bayer Jovens Embaixadores Ambientais
Bayer Jovens Embaixadores Ambientais
Bayer Jovens Embaixadores Ambientais
Bayer Jovens Embaixadores Ambientais
Bayer Jovens Embaixadores Ambientais
Bayer Jovens Embaixadores Ambientais

Palestra do Projeto Sexta Técnicado Zoo

Hora
sexta, 22 de julho · 14:00 - 15:00

Localização
Auditório do Zoológico de Salvador

Criado por

Mais informações
Tema - Aves de Rapina do Brasil:Principais ameaças e medidas para conservação.

Palestrante: Filipe Moraes - Graduando em Ciências Biológicas do setor de ornitologia.

Dia: 22 de Julho de 2011
Horário: 14:00h

Evento aberto ao público !

AEROPORTO EM VITORIA DA CONQUISTA

nstituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA

COMUNICADO

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, atendendo o disposto na Resolução CEPRAM nº 2929/02 e nas Resoluções CONAMA nºs 001/86, 009/87 e ao artigo 172 do Regulamento da Lei Estadual nº 10.431/06 aprovado pelo Decreto Estadual nº 11.235/08, comunica que o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, da Implantação do novo sítio aeroportuário de Vitória da Conquista de responsabilidade do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia - DERBA encontra-se à disposição da comunidade interessada a partir de 27/07/2011, no município de Vitória da Conquista nos seguintes locais:

Ministério Público Federal, Rua Sinhazinha Santos, 295, Bairro Centro.

Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Rua Zeferino Correia 19, Bairro Centro.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória da Conquista, Rua dos Andrades, 231, Bairro Centro.

Biblioteca Municipal José Sá Nunes, Av. Jonas Hortélio, S/N, Bairro Recreio.

Reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, Estrada do Bem Querer Km 04.

Centro Municipal de Educação Erasthósthenes Menezes, Rua da Conquista, S/Nº, Vila de Iguá.

Escola Municipal Zélia Saldanha, Estrada de Acesso Povoado Simão/Campinhos, S/N, Povoado de Simão.

Escola Municipal do Povoado Quatis dos Fernandes, Povoado de Quatis dos Fernandes.

Outrossim, comunica a abertura de prazo de 45 (quarenta e cinco) dias para solicitação de Audiência Pública por parte de Entidade Civil, Ministério Público ou por 50 (cinqüenta) ou mais cidadãos, junto ao INEMA.

Salvador, 20 de julho de 2011.

Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA

Secretaria do Meio Ambiente – SEMA

O Guia Investigando a Biodiversidade já atingiu um público de 650 professores; material é uma parceria entre CI, Instituto Supereco e WWF-Brasil

Há um ano as ONGs Conservação Internacional (CI), Instituto Supereco e WWF-Brasil lançavam o Guia Investigando a Biodiversidade, uma publicação inédita no Brasil que visa apoiar educadores na sala de aula. Em 134 páginas, ele traz informações e atividades pedagógicas para auxiliar a inserção da temática biodiversidade na prática educativa. Desde então, cerca de 650 professores e educadores já passaram por oficinas inspiradas na publicação, em realidades tão diversas como a de São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Pacajus (CE), Feira de Santana (BA) ou a pequena cidade de Apiacás (MT).
Em todos os casos, o principal marco das oficinas está na facilidade com que o tema biodiversidade vem se inserindo no cotidiano de professores e alunos, resultando em boas práticas pedagógicas a serem replicadas nos vários cantos do Brasil. Por esse potencial, as entidades lançam hoje (18 de maio) o Blog da iniciativa.
O guia comemora um ano na semana do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio) com o lançamento de um blog especial - http://investigandoabiodiversidade.blogspot.com. “A ideia é formar uma grande rede de educadores do Brasil, interagindo pela biodiversidade e contando suas boas práticas por meio do blog, e inspirando assim mais pesquisadores, educadores e conservacionistas”, expressa a coordenadora do Instituto Supereco, Andrée Vieira. Além da linguagem lúdica e atraente direcionada à sensibilização ambiental, os conteúdos tratam da biodiversidade não só como a variedade de vida na Terra, mas como a dinâmica que ela promove ao nosso redor, permitindo a compreensão das complexas interações existentes entre todas as formas de vida e o nosso cotidiano, como os serviços ambientais que ela oferece.
Sessenta e um profissionais da rede pública de ensino de Campo Grande (MS) e tutores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul participaram este ano de uma das oficinas do Instituto Supereco, por iniciativa do Programa Pantanal do WWF-Brasil. Após a sensibilização, em atividades como o Mosaico da Sustentabilidade, os professores se mostraram motivados para organizar as aulas a partir de temas transversais como “padrões de consumo” ou “uso sustentável dos recursos naturais”.
“O maior retorno após as oficinas é ver os professores se sentindo parte integrante da biodiversidade e não simples observadores. Conseguimos ir além da linguagem científica e aterrizar no território, respeitando o cenário de cada bioma e de quem dá a aula. Trata-se de um material transformador, adaptado de forma brilhante pelo Instituto Supereco, CI-Brasil e WWF-Brasil para a realidade brasileira”, expressa Bruno Reis, técnico do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil. Ele já conduziu oficinas em Unidades de Conservação como a Estação Ecológica Águas Emendadas (DF) até oficinas em pequenas cidades como Reserva do Cabaçal, Apiacás e Colniza (todas no Mato Grosso).
Na visão do diretor de Política Ambiental da CI-Brasil, Paulo Gustavo Prado, será somente por meio do conhecimento sobre a importância social e econômica da biodiversidade que as futuras gerações poderão manter e adequar o Brasil rumo ao desenvolvimento sustentável. “Em um país megadiverso como o nosso, o Guia tem um grande potencial e desafio, que é o de despertar a atenção, o cuidado e a compreensão acerca desse enorme ativo que é a riqueza natural brasileira”.
O Instituto Supereco também já promoveu oficinas no Colégio Guilherme Dumont Villares, em São Paulo, e junto a 235 educadores do Programa Rigesa de Educação Ambiental. “São conteúdos que permitem a construção do aprendizado de forma vivencial, coletiva e reflexiva”, afirma a coordenadora do Instituto Supereco, Andrée Vieira.
No mês de junho, estão previstas ainda oficinas em municípios do oeste baiano, a serem promovidas pela CI-Brasil.
Contatos para imprensa:
CI Brasil: Gabriela Michelotti – g.michelotti@conservacao.org/ (61) 3226-2491
Supereco: Fernanda Borba ou Heloisa Ribeiro - comunicacao@supereco.org.br/ (11) 3721 9828 ou 7507 0678
Sobre as Instituições
CI-Brasil
A Conservação Internacional (CI) é uma organização privada, sem fins lucrativos, fundada em 1987 com o objetivo de promover o bem-estar humano fortalecendo a sociedade no cuidado responsável e sustentável para com a natureza – nossa biodiversidade global -, amparada em uma base sólida de ciência, parcerias e experiências de campo. Como uma organização não governamental (ONG) global, a CI atua em mais de 40 países, distribuídos por quatro continentes. Em 1988, iniciou seus primeiros projetos no Brasil e, em 1990, se estabeleceu como uma ONG nacional. Possui escritórios em Belo Horizonte-MG, Belém-PA, Brasília-DF e Rio de Janeiro-RJ, além de unidades avançadas em Campo Grande-MS e Caravelas-BA. Para mais informações sobre os programas da CI no Brasil, visite www.conservacao.org
Instituto Supereco
É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1994 para promover a educação ambiental como ferramenta estratégica para a conservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento humano. Desenvolve programas de intervenção de forma socioparticipativa a partir do eixo arte-cultura-comunicação-educação—geração de renda-meio ambiente, visando formar uma rede de parceiros (escolas, empresas, ongs, instituições governamentais e comunidades) pela educação voltada à conservação. Definiu, desde 2005, como seu Programa Institucional o “Planejando a nossa Paisagem: Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar”, em áreas da Mata Atlântica, tendo a educação ambiental como estratégia de formação e fortalecimento dos recursos humanos locais, individuais e coletivos, para o planejamento e a sustentabilidade dos corredores de biodiversidade. Informações: www.supereco.org.br

WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e de promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários. Saiba mais: www.wwf.org.br

CI lança revista sobre economia verde


A edição número 8 da revista eletrônica Política Ambiental, da Conservação Internacional, traz 18 artigos de especialistas de diversos setores da sociedade sobre alternativas econômicas e sociais rumo a uma economia de baixo carbono, mais inclusiva e sust

Brasília, 13 de julho de 2011
A Conservação Internacional lançou hoje a oitava edição de sua revista Política Ambiental, dedicada ao tema Economia verde: desafios e oportunidades. Contendo 18 artigos de especialistas de diversos setores da sociedade, a revista apresenta caminhos para a transição no Brasil e no mundo rumo a um modelo de crescimento econômico mais inclusivo e liderado por setores de baixo impacto ambiental.
A nova publicação da Conservação Internacional (CI-Brasil) abre caminho para um amplo debate social sobre economia verde, que será um dos temas-chave na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012 no Rio de Janeiro. “Com esta publicação buscamos lançar os elementos que podem formar a base para a discussão sobre economia verde no país”, afirma Paulo Prado, diretor de Política Ambiental da CI-Brasil.
Os 18 artigos da Economia verde: desafios e oportunidades abordam temas como valoração e precificação de recursos ambientais, pagamentos por serviços ambientais e novos mecanismos de mercado e políticas públicas capazes de alavancar a transição para uma nova economia. Alguns setores produtivos são discutidos em detalhe, como é o caso do agropecuário e as necessárias definições em termos de política agrícola e legislação para se estabelecer um novo ciclo de desenvolvimento do setor.
Entre os autores estão os professores da Universidade de Brasília Eduardo Viola e Donald Sawyer, o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Peter May, o pesquisador do IPEA Ronaldo Seroa da Motta e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Carlos Eduardo Frickmann Young.
A publicação conta ainda com a participação de representantes do PNUMA, da Cepal, do PNUD, do Ministério do Meio Ambiente e do setor privado.
“O desafio de se caminhar na direção de uma sociedade mais igualitária e sustentável está, mais do que nunca, em pauta. É nesse contexto que a publicação Economia verde: desafios e oportunidades vem dar subsídios para o estabelecimento de uma economia que reduza os riscos ambientais e que garanta ao mesmo tempo a melhoria do bem-estar humano e da igualdade social”, afirma Camila Gramkow, coordenadora de Economia e Sustentabilidade da CI-Brasil.
Acesse a íntegra da publicação no endereço:
Mais informações com a assessoria de imprensa da Conservação Internacional:
Gabriela Michelotti tel. +55 61 3226 2491

RPPN

Repassando!
Caros parceiros,
No final de maio foi realizada uma reunião com alguns donos de RPPN do
município de Porto Seguro e como fruto dessa reunião surgiu a idéia de
fazermos um encontro das RPPN's de Porto Seguro.
Esse encontro será dia *27 de Julho na RPPN Estação Veracel o dia todo*.
*Algumas sugestões de Pauta já foram indicadas:*
-Apresentação de cada RPPN (10 min pra cada);
-Apresentação do Mosaico (15 min);
-Apresentação da Preserva (20 min)
-IESB como proponente de um projeto para elaboração dos planos de manejo das
RPPN's
-ICMBio falando sobre Plano de Manejo de RPPN (20 a 30 min);
-Possíveis instrumentos de financiamento para RPPN's (Câmara de Vereadores
e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ministério Público ??)
-(...)
-Escrever um planejamento para RPPN's de Porto Seguro (período da tarde -
metodologia e moderador?)
Opiniões e Outras sugestões são bem vindas.
*Participantes Sugeridos:
*Representantes e donos das RPPN's, Representas das UC's de Porto Seguro,
IESB, Preserva, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Câmara Municipal,
Universidades, Pesquisadores, CIPPA, Ministério Público Estadual e Federal,
SEMA-BA, Representantes do setor de Turismo, CDA, etc...
*Foi também montada uma comisão para organizar essa reunião:*
Estação Veracel, Nay, Francisco Junior, PARNA do Pau Brasil, Gabu -
precisamos combinar um dia para nos reunirmos e acertamos os detalhes e
planejamento da reunião.
Desde já pediria que os participantes confirmassem presença e mandassem as
sugestões. Em aenxo encontra-se os nomes e contatos das RPPN's de Porto
Seguro, quem tiver mais contatos para atualizar favor fazê-lo.

--
Raquel Mendes Miguel
Chefe do Parque Nacional do Pau Brasil
ICMBio-MMA
skype: raquel.miguel1

20 de julho de 2011

UESC - MESTRADO

Mestrado em Ciência Animal - Turma 2011/2
Seleção de Candidatos - Inscrições até 12/08

UESC - DOUTORADO

Doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade
Seleção de Candidatos para a Turma 2011

Período: De18 de abril a 29 de julho de 2011.


Seminário vai reunir urbanistas do Brasil e do Canadá, nos dias 1º e 2 de agosto, para discutir planejamento urbano

Acadêmicos, pesquisadores, técnicos e estudantes das áreas de arquitetura e desenvolvimento urbano estarão reunidos nos dias 1º e 2 de agosto, em Salvador, para o 1º Seminário Internacional Brasil-Canadá: Questões Urbanas. O evento será realizado no auditório do Campus Amaralina.

Durante o seminário, promovido pelos cursos de graduação em Arquitetura, a especialização em Planejamento Urbano e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da UNIFACS, os representantes dos dois países vão discutir os resultados das políticas públicas de planejamento e da gestão do Brasil e da província canadense de Quebec, com objetivo de formular novas propostas.

O evento tem ainda o objetivo estimular o intercâmbio entre acadêmicos, pesquisadores, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação, e segmentos não acadêmicos interessados nas questões urbanas e metropolitanas do Brasil e da Província do Quebec, assim como contribuir para aperfeiçoamento de estudantes de especialização, mestrado e doutorado da área do Planejamento Urbano e Regional.

Mais informações e inscrições pelo telefone (71) 3344-7254 ou através do e-mail

apoio.arquitetura@unifacs.br.

Programação:

01/agosto - manhã:

- 9h: Comunicação "Segregação Urbanística e o Estatuto da Cidade" - Professor Armando Branco (UNIFACS).

- 9h30: Comunicação "Políticas Urbanas no Brasil: o gestual burocrático e os processos do poder" - Professor Fernando Pedrão (UNIFACS).

- 10h: Comunicação “Sociologie Urbaine Comparée des Villes Québecoises et Brésiliennes” - Professor Regent Cabana (ULaval).

- 10h15 : Apresentação dos grupos de trabalhos dos estudantes da ULaval: revitalização de áreas centrais; acesso à habitação em áreas centrais; apropriação de espaços públicos pela população.

- 11h00 : Intervalo

- 11h15: Debate

01/agosto - tarde:

- 14h: Comunicação "Salvador: transformações e permanências (1549-1999)" - Professor Pedro de Almeida Vasconcelos (UFBa/UCSAL)

- 15h45 : Intervalo

- 16h : Debate

02/agosto - manhã:

- 9h / 13h: visita técnica com os visitantes canadenses, guiada por técnico do IPAC e professores da UNIFACS nos bairros centrais Pelourinho, Nazaré, Saúde e Comércio.

FTC

Seleção para Professor na FTC Itabuna

Prazo de inscrição termina na quinta-feira

Termina nesta quinta-feira, dia 21 de julho, o prazo de inscrições para os interessados em participar da Seleção Pública para Professor promovida pela FTC Itabuna. As vagas são para o exercício da docência nos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Engenharia Civil, Sistemas de informação, Direito e Administração.

Para proceder à inscrição, que é gratuita, os interessados devem buscar atendimento no Setor de Gestão de Pessoas da FTC, localizado no 7° andar do edifício sede da Faculdade, situado na Praça José Bastos, no centro de Itabuna, no horário das 9h às 12h e das 14h às 18 horas. A seleção constará de análise de currículo, entrevista e aula pública, marcada também para a quinta-feira, dia 21.

Para se inscrever o candidato deverá apresentar fotocópias autenticadas em cartório, ou os respectivos originais para comprovação, dos seguintes documentos: diploma de graduação; histórico escolar; currículo lattes; diploma de titulação máxima; carteira de Identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); titulo de eleitor; duas fotos 3x4; e atestado de idoneidade moral firmado por três professores universitários ou por autoridade judicial.

As matérias e as respectivas vagas oferecidas em cada um dos cursos, bem como os critérios para a realização da aula pública, estão expressas no Edital FTC nº 08/2011. A contratação dos professores selecionados será imediata e acontece logo após a divulgação do resultado.

UCSAL



O preenchimento de vagas através de Matrícula Especial ou Transferência Externa obedece às disposições de Edital específico no qual estão estabelecidos a forma de seleção, o número de vagas e os requisitos para participação no processo seletivo.

Os portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação que desejem ingressar em algum curso de graduação da UCSal podem fazer opção por qualquer dos seus cursos independente da sua formação de graduação plena.

Os alunos de cursos de graduação reconhecidos, de outras instituições de ensino superior, podem fazer opção por qualquer habilitação, desde que mantido o mesmo curso do qual são provenientes.

Para o deferimento do pedido de inscrição os seguintes documentos são indispensáveis:

Transferência Externa - a) fotocópia do documento de identidade; b) histórico escolar, em via original ou fotocópia autenticada, ou documento equivalente, que ateste as disciplinas cursadas e respectiva carga horária, bem como o desempenho do estudante; c) programas das disciplinas cursadas, em via original ou fotocópia autenticada.

Matrícula Especial
(Portador de Diploma de Graduação Plena) - a) fotocópia do documento de identidade; b) fotocópia do diploma de curso de graduação plena, devidamente registrado; c) histórico escolar, em via original ou fotocópia autenticada, ou documento equivalente que ateste as disciplinas cursadas e respectiva carga horária, bem como o desempenho do estudante; d) programas das disciplinas cursadas, em via original ou fotocópia autenticada.

Em ambos os casos o candidato, por si ou por seu representante, deverá ainda apresentar declaração sobre seu expresso conhecimento e aceitação de todas as disposições e condições constantes do Edital de Seleção, das Instruções Acadêmicas e Administrativo-Financeiras pertinentes e das normas sobre matrícula na Universidade, às quais adere integralmente.

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone (71) 3324-7606 ou e-mail: ingresso@ucsal.br

Confira o Edital de Abertura de Inscrições para obter informações completas sobre o processo seletivo para preenchimento de vagas em 2010 e 2011, mediante matrícula por Transferência Externa e Matrícula Especial.


As inscrições serão realizadas nos períodos abaixo indicados, na Reitoria (Praça Anna Nery, s/nº, Convento da Palma, Mouraria / Nazaré), das 9 às 11h e 15 às 17h.

04/02 a 30/07/11 - para ingresso em 2011/2

Centro ECOA elabora informativo sobre como prevenir acidentes com cobra coral.

ACESSE O LINK:
Centro ECOA elabora informativo sobre como prevenir acidentes com cobra coral.

FONTE: UCSAL

VI Seminário Dinâmica Territorial e Desenvolvimento Socioambiental: Desafios Contemporâneos


Apresentação

Os mestrados da Universidade Católica do Salvador, em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, e em Planejamento Ambiental, promovem o VI Seminário Dinâmica Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, dando continuidade ao espaço acadêmico criado a partir da cooperação com o IPPUR para formação de doutores no âmbito do programa PROCAD, no período 2001 a 2005. Constitui, assim, mais um passo de consolidação do espaço de debates acadêmicos integrando a questão ambiental nas discussões sobre território e desenvolvimento social, como indicado pelo IV Seminário PROCAD e efetivado no V Seminário, então promovido pelos mestrados. Consolidado academicamente abre novo espaço de diálogo, desta vez entre saberes acadêmicos e não acadêmicos, por meio de intercâmbio de experiências e realização de atividades práticas. As áreas de concentração dos dois mestrados promotores do evento, tendo centralidade no planejamento, justifica esse novo espaço em coerência com o projeto pedagógico institucional de comunicar-se com a comunidade não acadêmica ouvindo e dando respostas às demandas sociais.

Confira a relação dos trabalhos aceitos



FONTE: UCSAL

I RECITEC - Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia

Quando:
13/09 - 16/09
Onde:
Campus Cruz das Almas - Cruz das Almas

Descrição

V Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia
V Seminário Estudantil de Pesquisa da UFRB
V Seminário da Pós-Graduação da UFRB
5ª Jornada Científica da Embrapa
II Seminário Regional de Pesquisa da EBDA
VIII Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM

Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação no Agronegócio

Objetivo


Congregar estudantes, professores e pesquisadores das instituições de ensino superior, ensino médio e fundamental, institutos de pesquisa e o público em geral, promovendo a difusão e estimulando o debate a respeito das atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas em âmbito nacional e especificamente no Recôncavo Baiano. O objetivo é elaborar estratégias para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico da região promotora do evento com uma programação que contempla temas relacionados às questões locais, concentrando discussões sobre o desenvolvimento sustentável da região, sob a ótica da ciência e tecnologia.

Período

De 13 a 16 de setembro de 2011

Local

Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Cruz das Almas, Bahia, Brasil.

Público-Alvo

Estudantes e professores universitários, estudantes e professores do ensino médio e fundamental, pesquisadores de diferentes institutos de pesquisa do Brasil, gestores de ensino, educadores e o público em geral.

Realização

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Faculdade Maria Milza (FAMAM)
Embrapa Mandioca e Fruticultura (EMBRAPA)
Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA)

Informações

www.ufrb.edu.br/recitec

Local

Local:
Campus Cruz das Almas

Encontro no PAF reúne MarenBA e Bacharelados Interdisciplinares

Nesta quarta-feira (dia 20), às 19h, um encontro reune os integrantes do MarenBA, do Instituto de Biologia, com estudantes e professores dos Bacharelados Interdisciplinares, no auditório do PAF III. Nessa realização conjunta, do Departamento de Botânica e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento com o IHAC, o convidado é o Prof. Dr. Carlos Frederico Bernardo Loureiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


FONTE: UFBA

19 de julho de 2011

MMA seleciona projetos a serem beneficiados com recursos do Fundo Clima

PRAZO ATE 31/07/2011
Cristina Ávilla

O Ministério do Meio Ambiente publicou, nesta quinta-feira (7/7), a primeira chamada pública que irá beneficiar projetos de economia de baixo carbono com linhas de crédito, não reembolsáveis, do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. Poderão concorrer organizações da sociedade civil e governos.

Está prevista a aplicação de R$ 29.167.463,00 em projetos relacionados a desenvolvimento de tecnologias em áreas de populações vulneráveis, combate à desertificação, prevenção e sistemas de alerta a desastres naturais, campanhas de disposição de lixo, gestão pública para adaptação ao Plano Nacional sobre Mudança do Clima, além de monitoramento de gases de efeito estufa em áreas de floresta e agricultura.

A chamada pública discrimina os temas de acordo com regiões do País que deverão ser contempladas com cada um. E estabelece que tipo de instituições podem participar.

"Os recursos serão liberados assim que terminar a seleção, pois já estão disponíveis no orçamento da União", informa o gerente do Fundo Clima, Estevan Del Prette, do MMA.

Segundo Del Prette, uma nova chamada deverá ser lançada nos próximos dias, para projetos que se referem a erosões das zonas costeiras e apoio aos planos setoriais da Política Nacional sobre Mudança do Clima, que incluem desde controle de desmatamento até transporte, indústria, agricultura e mineração.

ASCOM

Câmara aprova criação de mil cargos para Ibama e ICMBio

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados, aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 5894/09, do Executivo, que transforma 2.535 cargos vagos nos ministérios da Saúde e do Trabalho em mil cargos de analista no Ministério do Meio Ambiente, distribuídos entre o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A CCJ atendeu à recomendação da relatora, deputada Rebecca Garcia (PP-AM), e aprovou o substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público. O substitutivo divide os novos cargos em 800 de analista ambiental e 200 de analista administrativo. No projeto original, as mil vagas eram destinadas a analistas ambientais.

A decisão da CCJ foi tomada na terça-feira (5). Além da Comissão de Trabalho, o projeto já havia sido aprovado na Comissão de Finanças e Tributação. Agora, seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso para que continue sua tramitação no Plenário.

INDENIZAÇÃO – A proposta prevê também indenização de até R$ 590 mensais aos analistas ambientais que trabalham na Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Maranhão).

O Executivo deverá definir, em regulamento, os critérios para o pagamento da indenização, segundo as características de cada local. De acordo com o governo federal, a transformação dos cargos e o pagamento das indenizações terão custo anual de R$ 13,6 milhões.

ATIVIDADES – O projeto prevê o desempenho de atividades de monitoramento ambiental e de coleta, seleção e tratamento de informações de suporte às ações de proteção e controle da qualidade ambiental nas unidades de conservação.

Os servidores que trabalharem na Amazônia Legal também terão prioridade para a realização de cursos de capacitação específicos para fins de promoção e nos concursos de remoção.

Sobre esse último caso, no entanto, o projeto proíbe, com algumas exceções, que os ocupantes dos cargos criados sejam transferidos de localidade antes de cumprir suas funções por, pelo menos, cinco anos no local designado inicialmente.

Veja a íntegra da proposta: PL-5894/2009

Fonte: Agência Câmara
REPASSANDO....

O PROCEL/Eletrobrás está oferecendo gratuitamente o Curso à distância “Eficiência Energética”. O referido Curso foi elaborado pela excelente Equipe do PROCEL com o apoio pedagógico da Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás. Ao final do Curso, após avaliação, será possível obter um Certificado.


Programação dos Mini - Cursos Grátis
1. A Eficiência Energética no contexto da Gestão Ambiental
Informações e inscrições, clique aqui.
2. Aprenda Eletricidade
Informações e inscrições, clique aqui.
3. Básico de Créditos de Carbono
Informações e inscrições, clique aqui.
4. Básico de Energia Solar
Informações e inscrições, clique aqui.

Road Show em Salvador vai discutir obras para a Copa 2014

Road Show em Salvador vai discutir obras para a Copa 2014

Evento acontece na próxima quarta-feira e participantes terão oportunidade de saber detalhes da preparação da cidade


Andamento das obras na Arena Fonte Nova estará em pauta

Salvador recebe na próxima quarta-feira (20) o Road Show, série de seminários destinados a avaliar os preparativos das 12 cidades-sede para o megaevento. O encontro será promovido pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia) e o Portal 2014. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

O Road Show já passou por Recife, Manaus, Curitiba e Porto Alegre e agora é a vez de Salvador debater os projetos dos estádios e as obras de infraestrutura que farão com que o país realize uma grande Copa fora dos gramados. O seminário está marcado para o dia 20 de julho, das 13h às 18h30, no Hotel Deville, em Itapuã.

Autoridades públicas, especialistas e profissionais envolvidos na preparação da Copa na cidade estarão presentes. Entre eles, Ney Campello (Secretário para Assuntos da Copa do Mundo), Marc Duwe (Arquiteto da Arena Fonte Nova), Alexandre Chiavegatto (Diretor de Contrato do Consórcio Arena Salvador), José Cassiano Ferreira Filho (Superintendente da Regional Centro-Leste da Infraero) e José Manoel Garrido Cambeses Filho (Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH/BA)


Fonte: site IBAHIA

17 de julho de 2011

Curso na Politécnica instrui sobre monitoramento de águas subterrâneas



Aulas serão ministradas por consultora da ANA

A Escola Politécnica da UFBA realiza, através do Departamento de Engenharia Ambiental (DEA), o curso Arcabouço Legal Nacional para Classificação, Monitoramento e Enquadramento das Águas Subterrâneas. As aulas serão ministradas entre os dias 11 e 13 de agosto, pela professora aposentada da UFBA, atualmente consultora da Agência Nacional de Águas (ANA), Dra. Suely Mestrinho. A promoção é da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS Núcleo Bahia-Sergipe) e da Associação Brasileira de Química (ABQ Regional Bahia), tendo como dirigentes, respectivamente, as professoras Iara Brandão de Oliveira e Magda Beretta, ambas do DEA-EP/UFBA. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3283-9795 ou através do email abas.nucleobase@gmail.com.

Ibama multa a prefeitura em R$ 2,5 milhões

A Prefeitura de Salvador foi multada em R$ 2,5 milhões pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) devido ao descumprimento do embargo e a retomada

do aterro de parte das lagoas e áreas úmidas do Parque do Vale Encantado, unidade de conservação ambiental situada entre Patamares e a Avenida Paralela.

Além da multa, o Ibama embargou a obra, situada em área de preservação permanente (APP) das lagoas do parque, e que já havia sido embargada pelo órgão em 2009. A construtora Mirel, que realiza as obras, também recebeu uma multa de R$ 2 milhões.

O local das obras é o mesmo da área aterrada pela prefeitura há dois anos, com base num alvará judicial que alegou combate ao mosquito da dengue para determinar o aterro de parte das lagoas do parque, segundo o relatório de fiscalização do Ibama.

À época, laudos das secretarias municipal e estadual da Saúde atestaram que a área não possuía focos do mosquito e ressaltaram que o aterro de áreas alagadas não é uma medida indicada para o controle da dengue.

A fiscalização do Ibama encontrou ainda uma segunda área onde está sendo feito um novo aterro, cujas características da obra indicam que ele servirá para a construção de uma avenida, segundo avalia o coordenador da equipe do Ibama que inspecionou o local, no dia 6, o engenheiro civil Daniel Dantas.

A Secretaria de Comunicação da prefeitura afirmou que o município ainda não foi notificado sobre a multa do Ibama e, por isso, não comentará o caso.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde deste sábado, 16, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

Seminário aproxima teoria ecológica da resolução de problemas



Participação é gratuita mas vagas são limitadas

No dia 19 de julho acontecerá, durante todo o dia, no auditório do PAF-III, o seminário "Aproximando a teoria ecológica da resolução de problemas ambientais". O evento contará com três palestras (duas pela manhã e uma pela tarde) proferidas por pesquisadores americanos, da New York University (Mary Killilea), National Science Foundation (Samuel M. Scheiner) e University of Notre-Dame (Kristin Shrader-Frechette), e de uma mesa-redonda (à tarde) com estes e outros pesquisadores brasileiros da USP (Renata Pardini), UFRJ (Carlos Frederico Loureiro) e UFBA (Charbel Niño El-Hani). Ao final do seminário, haverá o lançamento da Revista Caititu: Integrando Ecologia e Aplicação, cujo teor pode ser conhecido no endereço http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revcaititu.

O seminário é gratuito, mas as vagas são limitadas. Assim, os interessados devem reservar assento enviando mensagem para o email workshop.pronex@gmail.com. O evento é realizado pelo grupo Integrando Níveis de Organização em Modelos Ecológicos Preditivos (Inomep); pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da UFBA (PPGEcoBio) - conceito 5 na Capes); e pelo Núcleo de Pesquisa em Ecologia e Biodiversidade da UFBA (Nupecbio), e é apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência - CNPq & Fapesb (Pronex), pela Capes e pela UFBA.

A realização do seminário representa uma das atividades comemorativas dos 10 anos do PPGEcoBio, que, neste ano, também inicia sua primeira turma de Mestrado Profissional. O conjunto das atividades do Inomep, Nupecbio e PPGEcoBio visa à superação da lacuna pesquisa-prática em ecologia e o consequente aumento do impacto sócio-ambiental do conhecimento ecológico gerado e processado na academia.

Docente da USP vem proferir palestra

Docente da USP vem proferir palestra

A Profa. Renata Pardini, docente e pesquisadora do Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), faz palestra na UFBA na próxima segunda-feira (18 de julho), às 14h, sobre o tema “Eu não sei! Como usar o conhecimento ecológico parcial e incerto como base para a tomada de decisões na área ambiental?” A palestra, no Instituto de Biologia (Campus de Ondina), é mais uma realização dos Seminários Novos e Velhos Saberes, promovido pelo Departamento de Botânica e pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, que comemora seus dez anos de instalação.

Em sua palestra, a Profa. Pardini pretende apresentar o que considera sejam desafios e oportunidades para aproximar o conhecimento científico na área da Ecologia da prática de tomada de decisão na área ambiental no Brasil. Esses desafios e oportunidades estão ligados a dois aspectos-chaves: o conhecimento sobre sistemas ecológicos complexos é parcial e incerto, enquanto o conhecimento aplicável e transferível depende da construção conjunta com outros setores da sociedade.


Seguidores