7 de agosto de 2014

Apoio a projetos de proteção e conservação de espécies animais tem financiamento de organização americana



O SeaWorld & Busch Garden Conservation Fund (Fundo de Conservação Seaworld & Busch Gardem) está recebendo propostas para apoio a projetos de preservação animal e da natureza. O Fundo, criado pelo parque de mesmo nome, financia projetos de organizações da sociecidade civil com valor entre 5 mil e 25 mil dólares (11 mil a 55 mil reais), para ações de um ano.

O Fundo, porém, conforme observado pela ABCR, indica também a possibilidade de projetos com outros valores, bem como apoio multi-ano. Serão apoiados projetos de pesquisa de espécies; reabilitação e resgate de animais; proteção do habitat e educação para a conservação.

As organizações interessadas podem enviar mais de um projeto, caso queiram, e até o dia 01 de dezembro, em inglês. Para saber mais sobre essa oportunidade, acesse aqui.
 
Texto do site:  http://captacao.org/recursos/editais-abertos/1329-apoio-a-projetos-de-protecao-e-conservacao-de-especies-animais-tem-financiamento-de-organizacao-americana

IV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da UFRB

IV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da UFRB
Data: De Segunda-feira 18 Agosto 2014 -  08:00
Até Quinta-feira 21 Agosto 2014 - 22:00
Local: Campus Cruz das Almas
Contato: http://www.ufrb.edu.br/samev/

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promove a IV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da UFRB - IV SAMEV. O evento será realizado no campus de Cruz das Almas de 18 a 21 de agosto. O evento reunirá renomados profissionais que contribuirão com suas experiências para o enriquecimento do projeto pedagógico do curso de Medicina Veterinária da UFRB e uma nova visão dos diferentes campos no mercado de trabalho. Nesta edição os discentes da UFRB poderão se inscrever gratuitamente. Os participantes externos recolherão a taxa de inscrição via GRU, que podem ser feitas página oficial do evento.
Mais informações na página da SAMEV.
Confira programação:


Curso sobre plantas medicinais e fitoterapia está com inscrições abertas



Atividade de extensão da Faculdade de Farmácia


Estão abertas até o próximo dia 14/08, as inscrições para o curso de extensão e atualização com o tema “Plantas Medicinais e Fitoterapia”, oferecido pela Faculdade de Farmácia da UFBA em parceria com Complexo HUPES.  O curso que será teórico-prático, focado em Plantas Medicinais, Fitoterapia e Guia Fitoterápico para Profissionais de Saúde, é voltado a profissionais da área dos níveis superior e técnico. 
O conteúdo abordará a legislação, os aspectos farmacológicos, regulatórios, clínicos e magistrais das plantas medicinais e fitoterápicos, além de envolver os alunos em atividades fundamentadas nos princípios das práticas integrativas com orientação supervisionada no ambulatório de práticas integrativas do AMN-HUPES.  A atividade será um encontro de vivência em práticas integrativas (Fitoterapia e Plantas Medicinais) e tem o objetivo de encaminhar o aluno para a descoberta de uma nova maneira de promover saúde a partir de fonte vegetal para fins medicinais, mediante a vivência, curso e produção de material didático onde serão discutidas as legislações e Políticas de Saúde para implantação da fitoterapia no SUS e utilização racional e segura de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.   

No programa haverá oficina para manipulação de fitoterápicos; visita e identificação de espécies medicinais; e vivência clínica no ambiente hospitalar.  As atividades estão sob a coordenação da professora Mara Zélia de Almeida do doutorado em Química de Produtos Naturais da UFRJ com a colaboração dos professores André Silva Pinto do mestrado em Faculdade de Farmácia da UFBA; Antonio Carlos de Carvalho Seixlack da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP-RJ); Paulo Henrique de Oliveira Leda do Mestrado em Ciências Biológicas da UFRJ e Silvana Cappelleti Nagai do mestrado em Ciências Médicas da UNICAMP. 

Apenas 30 vagas estão disponíveis aos interessados com o investimento de R$ 450 (Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior) e R$ 360 (Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico).  As aulas começam no dia 15/08 e acontecerão das 17h às 21h da sexta-feira e das 8h às 17h do sábado.  O valor total do curso que inclui material didático e coffee break, pode ser dividido em até 3 vezes iguais.  Mais informações na secretaria da Faculdade de Farmácia, localizada no campus de Ondina, pelos telefones (71) 3283-6921 / 3283-6908 ou pelos e-mails: pgfarmac@ufba.br  e fitocursoufba@gmail.com .

IBIO lança primeira Olimpíada Baiana de Biologia



Atividade é voltada para alunos do ensino médio


Na quarta feira (06/08),  aconteceu o lançamento da 1ª Olimpíada Baiana de Biologia com a presença da Reitora Dora Leal Rosa, no Salão Nobre do Instituto de Biologia da UFBA, no campus de Ondina.  A Olimpíada Baiana de Biologia é uma atividade de extensão da Universidade Federal da Bahia, promovida pelo Instituto de Biologia e apoiada pela Fundação de Amparo a Ciência do Estado da Bahia (Fapesb), voltada para  estudantes do ensino médio das escolas federais, estaduais e da rede particular de ensino do Estado da Bahia.
As Olimpíadas de Ciências são eventos que visam despertar e estimular o interesse pelas Ciências, proporcionando novos desafios para os estudantes do ensino médio. Têm como principal objetivo despertar o gosto pelo estudo e pesquisa nas disciplinas, contribuindo para elevar a qualidade do ensino médio e para estimular a emergência de vocações profissionais. Nesse contexto, ressalta-se a importância da criação da Olimpíada Baiana de Biologia, promovendo uma aproximação da Universidade com o ensino médio.
A atividade constitui-se como um instrumento para a melhoria da Educação Básica no estado da Bahia, pelo estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas e ampliação de importantes discussões no campo da Biologia. A coordenação do evento aposta no grande potencial de produzir importantes resultados para a educação no Estado da Bahia, sob o ponto de vista do fortalecimento do processo ensino-aprendizagem na área, com resultados na melhoria no nível de formação dos alunos, dos índices de aproveitamento e de ingresso desses alunos na universidade.
A olimpíada será organizada pela equipe científica, constituída de professores da UFBA, sob a coordenação da professora Ivana Nunes Gomes de Araujo do Instituto de Biologia.  As inscrições poderão ser feitas de 01 a 29/09 e as provas serão aplicadas no dia 18/10. Mais informações no site  www.olimpiadadebiologia.ufba.br.

I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DE CIDADES

I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DE CIDADES

Apresentação

A Especialização em Planejamento de Cidades da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) com o apoio do Departamento de Ciências Econômicas (DCEC/UESC), promoverá nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2014, o I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DE CIDADES com a temática “Governança e Desenvolvimento”, como forma de contribuir para o debate na comunidade acadêmica e regional acerca do conhecimento científico e técnico sobre o planejamento de cidades.
Neste contexto, o evento visa reunir pesquisadores, discentes, docentes, gestores públicos, profissionais interessados e comunidade geral na discussão dos desafios a serem enfrentados no planejamento de cidades. O evento tem por objetivos:
  • Proporcionar o diálogo sobre o planejamento de cidades entre discentes
    (graduação e pós-graduação), profissionais da área, gestores e comunidade local.

  • Divulgar trabalhos acadêmicos, mediando o intercâmbio de informações;

  • Articular a produção de conhecimento, promovendo o intercâmbio entre a universidade e
    demais segmentos da sociedade.
FONTE; UESC.BR

UESC -CURSO DE DIVULGAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO

EDITAL UESC Nº 134
ABERTURA DE INSCRIÇÕES
CURSO DE DIVULGAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO

O Reitor em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para o CURSO DE DIVULGAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO, ação promovida pela Gerência de Pesquisa/PROPP.

1. DAS INSCRIÇÕES:

PERÍODO    De 04 a 08 de agosto de 2014.       
HORÁRIO    Das 08 às 12 horas e das 13:30 às 21 horas       
LOCAL    Protocolo Geral da UESC, térreo do Pavilhão Adonias Filho      
CLIENTELA    Bolsistas e Voluntários de Iniciação Científica da UESC 2013      
VAGAS    80 (oitenta) – Preenchidas por ordem de inscrição.      
TAXA    Gratuito      
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS    - FICHA DE INSCRIÇÃO preenchida   

2. DO CURSO:

PERÍODO / HORÁRIO    TURMA     DATA    HORÁRIO      
    A     23 e 24 de setembro de 2014    Das 13:30 às 17:30      
VAGAS    80 (será aberta uma nova turma caso haja demanda além do número de vagas nos dias 30/09 e 01/10/2014)      
LOCAL    Auditório Pavilhão Max de Menezes      
CARGA HORÁRIA    08 horas      
COORDENADORA    Natália Maria Reis Oliveira Furtado   

3. DOS CERTIFICADOS – serão fornecidos aos inscritos que obtenham mais de 75% de frequência.

Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, em 16 de julho de 2014.




EVANDRO SENA FREIRE
REITOR EM EXERCÍCIO

ACESSE: http://www.uesc.br/

UNEB - Mestrado promove seminário de integração em Jacobina: de 18 a 20 de agosto

Mestrado promove seminário de integração em Jacobina: de 18 a 20 de agosto

Fabrício Vitena
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IV da UNEB, em Jacobina, promoverá entre os dias 18 e 20 de agosto o Seminário de Integração do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED).
O evento tem como tema “Mestrado Profissional e Educação Básica: desafios e contribuições” e será realizado no auditório da unidade.
A programação do evento conta com palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho e atividades culturais. Destaque para a palestra “Diversidade: perspectivas teóricas e sua aplicabilidade na Educação básica”, que será ministrada no último dia de atividades pela pesquisadora da Universidade do Texas, Andreia Lisboa de Sousa.
A iniciativa tem como público-alvo estudantes e discentes do programa e tem como objetivo apresentar o MPED à comunidade acadêmica e discutir as contribuições do mestrado para a educação local.
Informações: DCH/Campus IV: (74) 3621-3337.
http://www.uneb.br/2014/08/06/mestrado-promove-seminario-de-integracao-a-partir-do-dia-18-em-jacobina/

UNEB - Especialização em Zoologia inscreve até 5 de setembro: 30 vagas

Especialização em Zoologia inscreve até 5 de setembro: 30 vagas

Sirleia Araújo
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

O Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus II da UNEB, em Alagoinhas, inscreve, até 5 de setembro, para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Zoologia.
Os interessados devem se inscrever no Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão (NUPE) ou no colegiado de ciências biológicas, na unidade, das 8h às 12h e das 14h às 17h, mediante apresentação de ficha de inscrição preenchida e demais documentos exigidos no edital da seleção. Há ainda a opção de se inscrever pelos Correios, via Sedex. A taxa é de R$ 50.
Serão oferecidas 30 vagas e concedidas bolsas de gratuidade para os primeiros classificados e também para os servidores da UNEB, respeitando o limite de 10% do total das vagas para o curso.
O curso, que é voltado para portadores de diploma de graduação plena em ciências biológicas e áreas afins, tem carga horária de 570 horas-aula. O valor do investimento é de R$ 1.020, que pode ser dividido em 14 parcelas (seis de R$ 90 e oito de R$ 60).
Informações: DCET/Campus II – tel. (75) 3422-4888.
Imagem (home): Divulgação

http://www.uneb.br/2014/08/06/especializacao-em-zoologia-inscreve-ate-5-de-setembro-30-vagas/

Defaunação já é tão grave quanto o desmate, diz estudo

Perda de animais já é tão grave quanto o desmate, diz estudo


O desmatamento é uma ameaça ambiental das grandes, obviamente, mas o "desfaunamento" - o sumiço de todo tipo de animal, mesmo em matas aparentemente preservadas - é um fenômeno igualmente perigoso e cada vez mais comum, alerta um estudo publicado hoje numa das maiores revistas científicas do mundo.
Os números divulgados na revista "Science" são especialmente assustadores porque dizem respeito não apenas a animais grandes, que são alvo de caçadores desde tempos imemoriais, mas também a invertebrados, como borboletas ou besouros. A maioria das populações de invertebrados que os cientistas conseguem monitorar regularmente sofreram um declínio médio de 45% dos anos 1970 para cá. No caso dos vertebrados (de mamíferos a peixes), no mesmo período de tempo, houve uma queda populacional média de 30% para todas as espécies estudadas.

"Em geral, no caso de invertebrados, que são difíceis de monitorar, esses dados na verdade se referem às espécies que eram bastante comuns. Os números provavelmente são uma subestimativa", contou à Folha o biólogo Mauro Galetti, do Departamento de Ecologia da Unesp de Rio Claro (SP). Ele é um dos coautores do artigo na "Science", ao lado do mexicano Rodolfo Dirzo, da Universidade Stanford (EUA), e colegas de outros países.

Na pesquisa, Galetti e seus colegas sintetizam uma vasta gama de dados sobre a defaunação (termo adotado pela comunidade científica para se referir ao declínio da fauna). Para a equipe, a preocupação com a extinção de espécies individuais, em geral as mais carismáticas, acabou obscurecendo, em parte, a diminuição drástica da população de um número muito maior de animais, ou seu sumiço em parte da distribuição geográfica original dos bichos.

Trata-se de um fenômeno insidioso, porque pode ocorrer inclusive em áreas naturais protegidas por lei e aparentemente intactas.

"São lugares na mata atlântica, por exemplo, onde não tem mais bicho, ou tem muito pouco", diz Galetti. "A gente vê muitos projetos de restauração florestal na mata atlântica, com plantio de corredores ecológicos, mas restaurar fauna é muito mais complicado."

É claro que os motivos variam de espécie para espécie, mas a caça (ilegal no Brasil) continua tendo um papel-chave no caso dos vertebrados maiores (e mais saborosos), como porcos-do-mato, antas, veados e aves de grande porte. Por outro lado, o empobrecimento do habitat, competição com espécies invasoras, alterações climáticas e micróbios causadores de doenças são os flagelos que mais dizimam bichos menores, como anfíbios - especialmente vulneráveis, 41% das espécies deles são consideradas ameaçadas, contra 17% das espécies de aves.

EFEITO DOMINÓ
Quem se sente tentado a perguntar "e daí?" diante desses números precisa levar em consideração um grande número de observações e experimentos que mostram que "desfaunar" florestas é uma péssima ideia.
Começando pelos anfíbios: a presença deles está diretamente ligada à qualidade da água, já que os bichos "limpam" de matéria orgânica os cursos d'água onde vivem. Aves, morcegos e insetos de todo tipo, em especial abelhas, são polinizadores, garantindo o sucesso de lavouras mundo afora. Comedores de insetos controlam pragas agrícolas, herbívoros evitam que a vegetação saia de controle e predadores de grande porte mantêm em níveis aceitáveis a população de uma série de outros animais. A remoção em massa dessas peças do tabuleiro ecológico tem efeitos imprevistos, numa espécie de efeito dominó.
"O que as pessoas têm de entender é que repovoar uma mata com o mico-leão ou com outra espécie tem efeitos que vão além do benefício para aquela espécie isolada - é bom para a qualidade do solo, para a água que elas bebem e para uma série de outras coisas", resume Galetti.


Endereço da página:

Protocolo da ONU sobre recursos da biodiversidade começará a valer em outubro

Protocolo da ONU sobre recursos da biodiversidade começará a valer em outubro



A ONU anunciou que mais de 50 países ratificaram o texto do Protocolo de Nagoya –pacto mundial pela distribuição de lucros e acesso a recursos da biodiversidade.

Com isso, o tratado entrará em vigor a tempo de ter sua primeira rodada de discussões durante a conferência mundial da biodiversidade, que acontecerá outubro, na Coreia do Sul.

O Brasil, porém, apesar de ser o país com a maior biodiversidade do planeta, um dos maiores responsáveis pela aprovação do protocolo, em 2010, e também um dos primeiros a assiná-lo, ficará de fora das negociações sobre os detalhes do documento porque não ratificou o texto. Com isso, o país poderá ver a aprovação de algo que contrarie seus interesses.

Somente os países que já ratificaram o protocolo poderão opinar nos rumos das decisões. A ratificação do Protocolo de Nagoya no Brasil está parada na Câmara há mais de um ano, com as negociações travadas pela bancada ruralista do Congresso, que diz que pode haver prejuízo à agropecuária brasileira.
O objetivo do documento é garantir a divisão justa e equitativa de benefícios –principalmente do dinheiro– gerado pelo usos dos recursos genéticos e da biodiversidade.

Na prática, seria possível a criação de royalties e outros mecanismos de compensação para o uso de recursos genéticos. O texto, no entanto, não é retroativo, e as medidas só valem para os novos usos desses recursos naturais.

Em nota, o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) exaltou os benefícios do protocolo, que "vai promover mais segurança jurídica e transparência".


Endereço da página:

Links no texto:

MMA Ibama regula suspensão de multas aplicadas por corte irregular de vegetação em APPs

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 6 DE AGOSTO DE 2014

O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, nomeado pelo Decreto de 16 de maio de 2012, publicado no Diário Oficial de 17 de maio de 2012, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso V do art. 22 do Anexo I do Decreto nº 6.099, de 26 de abril de 2007, que aprovou a Estrutura Regimental do IBAMA, publicado no Diário Oficial da União de 27 de abril de 2007, e o inciso VI do art. 111 do Regimento Interno do Ibama, aprovado pela Portaria GM/MMA nº 341, de 31 de agosto de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 01 de setembro de 2 0 11 ,

Considerando o disposto no art. 59, da Lei n. 12.651, de 2012, que prevê a suspensão da aplicação de sanções decorrentes de infrações cometidas antes de 22 de julho de 2008, relativas à supressão irregular de vegetação em áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso restrito;

Considerando ainda que, nos termos do art. 59 da Lei n.12.651, de 2012, a multa relativa à supressão irregular de vegetação em áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso res-
trito, cometida antes de 22 de julho de 2008, reputar-se-á convertida em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente, desde que o interessado cumpra, integralmente, com
as obrigações estabelecidas no termo de compromisso ambiental firmado no âmbito do Programa de Regularização Ambiental - PRA;

Considerando, por fim, a necessidade de se estabelecerem procedimentos internos relacionados ao processo de regularização do uso de áreas rurais consolidadas (art. 3º, IV, da Lei n. 12.651, de
2012) decorrentes da implementação do PRA pelos Estados e pelo Distrito Federal, em relação às quais haja autos de infração lavrados pelo IBAMA, e considerando o que consta do Processo nº
02001.004159/2014-22, resolve:

Art. 1º Esta Instrução Normativa define os procedimentos relativos ao requerimento de suspensão de aplicação de sanções decorrentes de infrações cometidas antes de 22 de julho de 2008, re-
lativas à supressão irregular de vegetação em áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso restrito, e de declaração de conversão da sanção pecuniária em serviços de preservação, melhoria
e recuperação da qualidade do meio ambiente, nos termos do § 5º do art. 59 da Lei n. 12.651, de 2012.

Art. 2º A suspensão das sanções de que trata os §§ 3º a 5º do art. 59 da Lei n. 12.651, de 2012 pressupõe a celebração de termo de compromisso específico pelo interessado com o órgão competente
integrante do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA ou de instrumento firmado anteriormente que tenha sofrido as adequações de que trata o § 2º do art. 12 do Decreto n. 8.235, de 2014.

Art. 3º O termo de compromisso ambiental é o documento pelo qual o interessado formaliza, perante o órgão competente integrante do SISNAMA, a sua adesão ao PRA, podendo ser confeccionado em modelo sugerido pelo IBAMA.



CONTINUE LENDO NA PAGINA:

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=201&data=07/08/2014

MCT assina atos de cooperação em ciência e tecnologia com Japão

Ministro assina atos de cooperação em ciência e tecnologia com Japão

Um dos documentos prevê projetos no campo das ciências do mar e da terra. O outro, parcerias em questões ambientais e de sustentabilidade relacionadas a desastres naturais.
por Raphael Rocha – Ascom do MCTI
O ministro Clelio Campolina Diniz assinou uma declaração de intenções com a Agência Japonesa de Tecnologias e Ciências da Terra e do Mar (Jamstec) e uma carta de intenções com dois ministérios do Japão.

Crédito: Giba/Ascom do MCTI

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, assinou, nesta sexta-feira (1º), uma declaração de intenções com a Agência Japonesa de Tecnologias e Ciências da Terra e do Mar (Jamstec) e uma carta de intenções com dois ministérios do Japão – o da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia e o da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo.

O primeiro documento prevê cooperação em projetos no campo das ciências do mar e da terra, por meio de intercâmbio de pessoal e discussões conjuntas. "Nossa expectativa é intensificar ainda mais a parceria com o Brasil e aprender junto com o país, principalmente, sobre oceanos", afirmou o presidente da Jamstec, Asahiko Taira.

Já a carta assinada com duas pastas do país asiático objetiva buscar parcerias que possibilitem a colaboração entre os ministérios e seus institutos associados sobre questões ambientais e de sustentabilidade relacionadas a desastres naturais. "Temos um grande interesse em ampliar os nossos intercâmbios na área de ciência e tecnologia com as instituições japonesas", disse o ministro Campolina.

Após a assinatura dos documentos de cooperação, o ministro e a delegação japonesa seguiram para cerimônia com presença do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, no Palácio do Planalto. Acordos bilaterais com órgãos e instituições brasileiras, como a Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foram contemplados.

"O Brasil apresenta grandes oportunidades de investimento e as empresas japonesas olham para o país com muita expectativa", afirmou Shinzo Abe. "O Brasil é a potência-chave para o relacionamento do Japão com a América Latina", acrescentou.

O Japão é o sexto parceiro comercial brasileiro no mundo e o segundo na Ásia, atrás da China. O fluxo comercial entre os países em 2013 somou US$ 15 bilhões. As relações nipo-brasileiras foram estabelecidas em 1895 e completarão 120 anos em 2015.
 
Fonte: MCTI
http://www.mcti.gov.br/web/guest/visualizar/-/asset_publisher/jIPU0I5RgRmq/content/ministro-assina-atos-de-cooperacao-em-ciencia-e-tecnologia-com-japao;jsessionid=MqxEza9k3C+fA2CHO-8eIhtw.undefined?redirect=/&

Seguidores