2 de julho de 2011

PUBLICAÇÃO

REPASSANDO....

Um novo artigo foi publicado no Site Mundo da Biologia.

Intitulado de Licófitas e samambaias do Parque Metropolitano de Pituaçú o mesmo
é da autoria do botânico Luiz Armando Góes-Neto e encontra-se no seguinte link:
http://mundodabiolo gia.com.br/ as-licofitas- e-samambaias- do-parque- metropolitano- de-pituacu- pmp-salvador- bahia-brasil/

Sobre Estágio no Zoo

REPASSANDO...
Muitas pessoas perguntam se o Zoológico está com vagas para estágio. Criamos esta nota para esclarecer o processo de estágio no Zoo. Como muitos estudantes querem estagiar no Zoo, fizemos uma lista de cadastro reserva, através dela os estudantes confirmam seu interesse em estagiar no Zoo e aguardam serem convocados. Constatemente surgem vagas que são preenchidas pelos inscritos no cadastro reserva. O tempo para o estudante ser chamado pode levar entre 6 meses a 1 ano. Os interessados devem vir até a Administração do Zoo e procurar a Coordenação Técnica para entregar o currículo e obter maiores informações.

Serviço Florestal abre licitação para atender assentados na Caatinga

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) publicou edital na terça-feira (28) voltado à contratação de entidades para elaborar planos de manejo florestal e prestar assistência técnica em atividades florestais sustentáveis para assentamentos na Caatinga.
A concorrência é aberta a empresas, cooperativas, organizações não governamentais e instituições e será realizada por meio de pregão eletrônico – modalidade de licitação em que os candidatos realizam a oferta pela internet. Os candidatos têm até o dia 8 de julho para apresentar a proposta de preço.
Quem vencer a licitação será contratado para prestar os serviços na área florestal para cinco assentamentos no Piauí, o que irá beneficiar mais de 300 famílias. A área manejada deve chegar a 1.000 hectares.
Com o apoio à agricultores familiares no Piauí, o Serviço Florestal passa a atuar em três, dos seis estados da região Nordeste com maior índice de perda da cobertura vegetal nos últimos anos. Mais de 30 assentamentos em Pernambuco e na Paraíba já recebem assistência do SFB para o manejo em cerca de 6.000 hectares.
Fundo - Os assentamentos que serão beneficiados foram escolhidos por meio de chamada pública de projetos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) destinada a promover o manejo florestal sustentável na Caatinga, que tem como principais produtos a lenha e o carvão.
“Está comprovado que os agricultores familiares têm, no manejo, uma fonte alternativa de renda durante o período seco, quando as atividades agrícolas estão paralisadas”, afirma o chefe da Unidade Regional Nordeste do Serviço Florestal, Newton Barcellos.
O Piauí apresentou a terceira maior taxa de desmatamento entre os estados do Nordeste, segundo levantamento divulgado em junho pelo Ministério do Meio Ambiente. Único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga já perdeu 45,6% de sua cobertura florestal.
Saiba mais – Interessados no processo de licitação poderão tirar dúvidas com a Gerência de Fomento do Serviço Florestal pelo telefone (61) 2028-7263 ou e-mail fndf@florestal.gov.br. Para mais informações, basta acessar www.florestal.gov.br, em FNDF (menu à esquerda) e, em seguida, o item Licitações. (Fonte: MMA)

CENAP lança guia de predadores e animais silvestres

CENAP lança guia de predadores e animais silvestres


Brasília (29/06/2011) - O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), centro vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de lançar o Guia Prático de Convivência: Predadores Silvestres e Animais Silvestres, baseado no Guia de Convivência: Gente e Onça, que já está na segunda edição. O guia foi elaborado pelos pesquisadores Sílvio Marchini, Sandra Cavalcanti e Rogério de Paula.

O guia reúne, em linguagem acessível à população, questões relacionadas à predação e técnicas preventivas, recomendações para se evitar acidentes com grandes felinos, informações a respeito da ecologia e conservação de carnívoros e dicas sobre o manejo de animais domésticos, sendo uma referência para os interessados no tema.

O guia, que se constituiu numa ampliação do projeto original, contou com a colaboração de diversos pesquisadores. O objetivo foi levantar o tema “conflitos com carnívoros”, apresentar casos de predação envolvendo outras espécies de animais silvestres e, de forma inédita, tratar dos acidentes envolvendo pessoas e esses grandes felinos, com foco na prevenção para que não ocorram.

Além da inclusão de outras espécies de carnívoros, tratadas no guia em capítulos separados por tipo de predação (predadores de peixes, aves domésticas, animais domésticos de maior porte, entre outros), a edição incorporou fotos e diversas ilustrações de folhetos explicativos, que são utilizados pelo Cenap em campanhas educativas.

O guia estará disponível no site do Cenap no endereço: www.icmbio.gov.br/cenap. As Unidades de Conservação que tiverem interesse em adquirir a versão impressa podem entrar em contato com o centro pelo telefone: (11) 4411-6633 ou e-mail: cenap@icmbio.gov.br

Confira o Guia, clicando aqui.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9291

Seguidores