20 de abril de 2012

AMPLIE E RECICLE SEUS CONHECIMENTOS

Livro contextualiza o problema das espécies exóticas invasoras no Nordeste do Brasil

O livro "Espécies Exóticas Invasoras no Nordeste do Brasil: Contextualização, Manejo e Políticas Públicas", publicado pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), em parceria com o Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, com o apoio da Conservação Internacional do Brasil e da Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane), tem como objetivo principal contextualizar o problema das espécies exóticas invasoras na região Nordeste do Brasil, bem como orientar gestores e tomadores de decisão no manejo adequado destas espécies e na construção de uma estratégia de governo capaz de prevenir e mitigar os impactos negativos de espécies invasoras sobre a população humana, economia e meio ambiente, por meio do planejamento e execução de ações articuladas entre os setores do governo e a sociedade civil.
Espécies exóticas são aquelas situadas fora do seu limite natural de ocorrência em decorrência do transporte pelos humanos. Algumas destas espécies se estabelecem no novo ambiente e ameaçam a biodiversidade, gerando também altos custos à economia, à saúde e à sociedade. Estas são as espécies exóticas invasoras. Além de ser considerada a terceira maior causa de perda de biodiversidade no planeta, estima-se que as espécies invasoras causam uma perda de 248 bilhões de dólares por ano só na agricultura em todo o mundo. De acordo com o banco de dados nacional de espécies exóticas invasoras, mantido pelo Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, no Brasil, já foram registradas 386 espécies exóticas invasoras e 11.263 ocorrências de invasão. No livro, estão listadas 69 espécies de animais exóticos invasores ou potencialmente invasores encontrados em sete estados da Região Nordeste (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), ordenados de acordo com seus respectivos hábitats (água doce, marinho-costeiro e terrestre), suas formas biológicas e seus nomes populares. A lista contém também o risco de invasão, o nome científico, os estados onde foram encontrados registros e o número total de registros considerando todos os sete estados. No livro, também estão listadas 51 espécies de plantas exóticas invasoras ou potencialmente invasoras encontradas em sete estados da Região Nordeste (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), ordenados de acordo com suas respectivas formas de vida (arbusto, árvore, ervas e trepadeiras) e seus nomes populares. A lista contém também o risco de invasão, o nome científico, os estados onde foram encontrados registros e o número total de registros considerando todos os sete estados.

Baixe a versão digital aqui. (PDF, 6,41 MB)



PARA MAIS CONHECIMENTOS, ACESSE:

http://www.amane.org.br/download/Cartilha_..[1].pdf


http://www.avesmarinhas.com.br/10%20-%20Contextualiza%C3%A7%C3%A3o%20Sobre%20Esp%C3%A9cies%20Ex%C3%B3ticas%20Invasoras.pdf

Inscrições para o seminário sobre o Vale do São Francisco

Inscrições para o seminário sobre o Vale do São Francisco serão encerradas nesta sexta


O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove, gratuitamente, entre os dias 25 e 26 de abril de 2012, das 14h às 18h, o Seminário O VALE DO SÃO FRANCISCO E SUAS POTENCIALIDADES. Coordenado pelo engenheiro civil Manoel Bomfim Ribeiro, o objetivo é discutir e propor alternativas para o desenvolvimento da bacia do Velho Chico.
Durante o encontro, especialistas renomados como Jorge Khoury, João Alves, Maria Higina Nascimento e Waldec Ornelas, irão debater temas como a Transposição do Rio São Francisco: impactos econômicos, sociais e ambientais; Agricultura Familiar, potencialidade energética, assoreamento e Cenários futuros da Bacia do Rio São Francisco.
A inscrição segue até o dia 20 de abril e deve ser feita pelo e-mail seminario@ighb.org.br com o assunto SEMINÁRIO SÃO FRANCISCO. Informações no tel. 71 3329 4463 ou no site www.ighb.org.br



Apoio: Secult, Chesf, Codevasf, A Tarde, TVE, Embasa



Saiba mais:
O rio São Francisco tem aproximadamente 2.800 km de extensão (de sua nascente, na serra da Canastra (MG), até a foz, no Pontal do Peba (AL) e a praia do Cabeço (SE). Tem uma vazão média, de longo termo, de cerca de 2.800 m³/s. A área de sua bacia é de aproximadamente 640.000 km².
Existem em sua bacia cerca de 504 municípios, 97 dos quais em suas margens. A população estimada no interior de sua bacia é de cerca de 14 milhões de habitantes.
A população da bacia lança seus esgotos in natura na calha do rio, não só esgotos urbanos, mas industriais e os provenientes da mineração.
A vegetação natural da bacia está sendo desmatada para o fabrico do carvão. Estima-se um consumo, pelas siderúrgicas mineiras, de cerca de 6 milhões de toneladas de carvão vegetal por ano. 40% desse volume são oriundos das matas nativas da região; 75% das matas nativas da região já viraram carvão. 95% das matas ciliares da bacia já não existem mais;
O São Francisco é um rio de múltiplos usos. Estudos realizados apontam um potencial irrigável, em sua bacia, de cerca de 3 milhões de hectares.Entretanto, as vazões existentes no rio e as características dos solos de sua bacia, só permitem a irrigação de uma área de cerca de 1 milhão de hectares;
Estudos recentes apontam para uma diminuição volumétrica no São Francisco de cerca de 35% nos últimos cinqüenta anos;
Programação completa:
25 DE ABRIL DE 2012
13h – Credenciamento
13h50 – Abertura Oficial: Consuelo Pondé de Sena – presidente do IGHB Manoel Bomfim Ribeiro – coordenador do seminário
14h – Palestra: Transposição do Rio São Francisco: impactos econômicos, sociais e ambientais (Jorge Khoury)
14h50 – Palestra: Serviços Ambientais e Sociais do Rio São Francisco (Roberto Malvezzi
15h40 – Debate
16h00 – Intervalo
16h15 – Palestra: Agricultura Familiar na Região do São Francisco (Maria Higina do Nascimento)
17h10 – Palestra: Irrigação no Vale do São Francisco – CODEVASF
17h50 – Debate e encerramento
26 DE ABRIL DE 2012
14h – Palestra: A potencialidade energética do São Francisco – CHESF
14h50 – Palestra: O Nordeste e a Transposição do Rio São Francisco (João Suassuna)
15h40 – Debate
16h00 – Intervalo
16h15 – Palestra: Cenários futuros da Bacia do Rio São Francisco (Waldeck Ornelas)
17h10 – Palestra: O assoreamento do Rio São Francisco (João Alves)
17h50 – Debate e encerramento


fonte:http://www.cultura.ba.gov.br/2012/04/17/inscricoes-para-o-seminario-sobre-o-vale-do-sao-francisco-serao-encerradas-nesta-sexta/


Zoo reabre Programa de Educação Ambiental com agenda cheia

Mariana Mendes

Raul Spinassé | Ag. A TARDE
Na aula de Educação Ambiental, o veterinário Victor Curvelo fala sobre os répteis às criançasMal abriu a agenda, o Jardim Zoológico de Salvador já está com os meses de abril, maio e junho quase lotados com pedidos de escolas interessadas em participar dos Programas de Educação Ambiental "Aprendendo no Zoo" e o "Zoo vai à Escola", que retomaram às atividades no último dia 10. Os dois programas, que ficaram três meses parados por conta de reformas na Sala de Educação e readaptação do material didático utilizado, chegam a registrar uma média de 500 atendimentos por ano.

"Todo o espaço foi rearrumado, estamos com novos animais empalhados. Tudo isso para atender os nossos visitantes", disse Victor Curvelo, veterinário e integrante da equipe de Educação Ambiental.

No "Aprendendo no Zoo", turmas de 20 a 25 alunos são recebidas por um biólogo ou funcionário do setor de educação ambiental e encaminhadas a uma sala, onde assistirão a uma palestra. A fauna e flora brasileira, preservação ambiental, tráfico de animais, entre outros, são assuntos abordados pela equipe do Zoo durante o bate-papo. Em seguida, os estudantes seguem para uma visita orientada, em que conhecerão não só os animais, como também o setor de nutrição animal e o parque botânico que o local reserva. Já no "Zoo vai à Escola", é a equipe do zoológico que vai dar uma aula sobre o meio ambiente na instituição de ensino participante.

"Algumas escolas, principalmente as de pequeno porte e públicas, têm dificuldade para trazer os alunos até o zoológico. Com esse programa passamos a levar um pouco disto aqui para eles. Levamos animais vivos e empalhados, falamos de suas origens, alimentação, de como vivem na natureza, da preservação da espécie, além de mostrar a importância de cuidar do meio ambiente", explicou o veterinário.

Para o coordenador do Zoológico, Gerson Norberto, a Educação Ambiental é uma forma de despertar o vínculo da criança com a natureza. "Nos preocupamos em fazer com que as informações que elas recebem aqui levem para a vida inteira. Fazemos com que elas gostem do que veem. Mostramos o quanto a fauna e a flora brasileira são ricas e estão passando por dificuldades. Você não consegue cuidar do que não ama. Queremos despertar esse sentimento nas crianças", disse.

Ainda segundo Norberto, o trabalho da educação ambiental é também despertar a população para a degradação do meio ambiente, que vem se acelerando cada vez mais. "Com os programas, tentamos despertar o senso crítico das pessoas e reproduzir ao máximo essas informações para que elas se disseminem para a sociedade como um todo".

Além dos dois programas citados, o Jardim Zoológico ainda oferece outros quatro: o "Zoo Especial", criado para atender escolas ou instituições que trabalhem com pessoas com necessidades especiais de aprendizado (deficientes motores, visuais, auditivos, mentais e analfabetos), o "Zoo Terapia", dedicado a alegrar crianças em tratamento médico-hospitalar, o "Cine Zoo Ambiental", que exibe filmes com temática ambiental, e o "Trilha na Mata do Zoo", caminhada pela Mata Atlântica do Zoológico. Este último não está disponível no momento, mas deve voltar à atividade no próximo semestre.

Professores - A partir do segundo semestre deste ano, o zoológico também estará oferecendo o Curso de Capacitação para Professores. O programa, que deve ter turmas de até 40 docentes, tem como foco capacitá-los a saber como utilizar Zoológico como ferramenta de ensino na sala de aula. "O curso é mais uma ação do zoo como instituição preservacionista" disse o coordenador.

Para participar dos programas e agendar um horário, basta enviar um e-mail para zoo.educar@inema.ba.gov.br ou ligar para o número (71) 3116-7952, das 8h às 12h ou das 14h às 17h.

Visitantes - Ursos, lobos, zebras e onças são os animais mais procurados não só pelas crianças, como também pelo adultos que visitam o espaço. O zoológico, também conhecido como Parque Zoobotânico de Salvador, recebe cerca de 40 mil visitantes por mês. Por conta do Dia das Crianças, em outubro o número triplica, com 120 mil visitantes/mês. Além de trabalhar nos programas, a equipe da Educação Ambiental se mantém disponível para tirar dúvidas ou, simplesmente, matar a curiosidade dos frequentadores.

"A ideia é mostrar o zoológico como ferramenta de conservação e reprodução da espécie", lembrou o veterinário Victor Curvelo. Um filhote de Gato Maracajá, nascido no início de abril, foi uma das espécies ameaças de extinção que o zoológico conseguiu reproduzir. No mês de março nasceram um filhote de zebra e um filhote de cervo do pantanal, além de ser descoberta a gestação de uma cobra sucuri (por meio de exame de ultrassonografia), e 40 ovos de jacaré de papo amarelo.

Os cuidados, no entanto, não devem ser só da equipe do Zoológico. A população também tem que se conscientizar e respeitar as recomendações dos instrutores do parque. Uma das principais dificuldades, apesar das placas de alerta espalhadas pelo complexo, é fazer com que os visitantes parem de alimentar os animais ou jogar objetos para despertar a atenção dos bichos.

"As espécies possuem uma alimentação balanceada, preparada especialmente por nossa equipe. Quando os visitantes alimentam os animais eles deixam de comer o essencial para a sua nutrição, quando não passam mal", disse Curvelo. O veterinário lembrou que na tentativa de descobrir a causa da morte de uma Ema, ave corredora de grande porte, que morreu há algum tempo, a equipe encontrou no estômago do animal, uma moeda, plástico, e muitos outros objetos.

O veterinário também citou o fato da Siriema fêmea estar sozinha no parque e não mais como um casal. "O macho da Siriema morreu com uma fratura na pata, porque um visitante jogou algum objeto para chamar a atenção do animal e acabou machucando-o", lamentou.

Lazer gratuito - Com uma área verde de cerca de 250.000 metros quadrados, incluindo remanescente de Mata Atlântica, o Parque Zoobotânico de Salvador é um dos principais locais de lazer gratuito da capital baiana. O zoológico fica localizado no bairro de Ondina e é aberto ao público de terça a domingo, inclusive feriados, das 8h30 às 17h.

|Conheça os Programa de Educação Ambiental do Zoológico de Salvador|

Aprendendo no Zoo:
Palestra e ronda orientada por biólogo ou estagiário do setor de educação ambiental, destinadas às escolas da rede
pública e privada e instituições que visitam o Zoológico. Também dá a oportunidade de conhecer o setor de nutrição animal
e participar de algumas atividades lúdicas.

Trilha na Mata do Zoo:
Caminhada pelo remanescente da Mata Atlântica do Zoo, acompanhada por biólogo ou estagiários do setor de educação
ambiental que fazem uma trilha interpretativa para os visitantes.

Zoo vai à Escola:
Visita da turma da educação ambiental do Zoo às escolas, instituições ou empresas, para realização de feiras de ciências
e palestras com exposições do kit Zoo Educar.

Zoo Especial:
Projeto criado para atender escolas ou instituições que trabalhem com pessoas com necessidades especiais de aprendizado
(deficientes motores, visuais, auditivos, mentais e analfabetos).

Zoo Terapia:
Proporciona alegria às crianças em tratamento médico-hospitalar a partir da visita da equipe de educação ambiental às
unidades de tratamento, bem como através da visita desses pacientes ao Zoo.

Cine Zoo Ambiental:
Exibição de filmes com temática ambiental, voltados à comunidade do entorno do Zoo e demais visitantes.

Mais informações no site do Zoo (www.zoo.ba.gov.br).

19 de abril de 2012

Aberta 15 vagas para Brigadista no PREVFOGO em Barra - BA

Será realizado o processo seletivo simplificado para provimento de vagas de Brigadista Chefe de Brigada, Brigadista Chefe de Esquadrão e Brigadista de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do PREVFOGO/IBAMA que atuará no município por um período de até 6 meses.

São 15 vagas: 1 para Brigadista Chefe de Brigada, 2 para Brigadista Chefe de Esquadrão e 12 para Brigadista de Combate.

Da Remuneração:

•Brigadista de Combate a Incêndios Florestais: R$ 622,00;
•Brigadista - Chefe de Esquadrão: R$ 933,00; e
•Brigadista - Chefe de Brigada: R$ 1.244,00.
A Jornada de Trabalho será de 40 horas semanais em horários, turnos e escalas definidos pelo Prevfogo.

Das Inscrições:

A inscrição será realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Praça da Coligação Sanfranciscana, s/nº., CEP 47.100-000, durante o período de 4 a 27 de abril de 2012, entre as 7h30min e 13h.

A inscrição é gratuita, sendo vedada a cobrança de quaisquer tipos de taxas.

EDITAL

Fonte: www.barra.ba.gov.br

MPF denuncia quatro por extração ilegal de areia no valor de R$4,6 milhões em Camaçari (BA)

Mineradora e três pessoas físicas são acusadas por exploração de recursos da União sem autorização legal e de extração clandestina em região que compreende espécies ameaçadas de extinção.

O Ministério Público Federal na Bahia denunciou empresa mineradora baiana, além de três pessoas físicas responsáveis pela sociedade comercial, por crimes contra a ordem econômica e o meio ambiente, mediante extração ilegal de areia em Camaçari, cidade a 42 km da capital. A denúncia foi distribuída para a 2ª Vara da Justiça Federal na última quarta-feira, 11 de abril. Os quatro réus são acusados de extrair cerca de 421 mil metros cúbicos de areia sem autorização da União, causando danos ambientais em área de alta prioridade de proteção. A areia extraída ilegalmente tem valor estimado em 4,6 milhões de reais.

Os denunciados são responsáveis por extrair grandes quantidades de areia em local cujos direitos de extração estavam cedidos a outra mineradora. Esta, por sua vez, havia solicitado cessão dos direitos minerários à empresa denunciada, mas a cessão não havia sido concedida quando a Polícia Federal e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) fiscalizaram a área e constataram o crime, em março de 2011.

Os órgãos fiscalizadores constataram, durante a vistoria, que além de não possuir autorização para extração mineral em âmbito federal, a mineradora denunciada não possuía licença ambiental para exercer suas atividades. Na ocasião, o DNPM emitiu auto de paralisação determinando a interrupção da lavra irregular. Além do prejuízo financeiro à União, de cerca de 4,6 milhões em minério, a empresa e pessoas físicas responsáveis pela atuação danosa da sociedade comercial foram denunciadas por crime ambiental, em função do impacto causado pela extração na área, que compreende espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. A região é classificada como área de importância extremamente alta e de prioridade de proteção de alta a extremamente alta.

Legislação – segundo a Constituição, os recursos minerais, inclusive do subsolo, são bens da União, e sua exploração ou aproveitamento dependem de autorização expressa. De acordo com a Lei 8176/91, a extração ilegal constitui crime contra o patrimônio, sujeito à pena de detenção de um a cinco anos e multa (artigo 2º). A lavra de recursos minerais sem autorização também é crime ambiental, determinado pela Lei 9605/98, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, e multa (artigo 55).

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617-2474/ 2295/2299/ 2200
E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ba

Despejo de esgoto no rio São Francisco é alvo de ação do MPF

Em Juazeiro (BA), cerca de 45% de efluentes lançados não têm tratamento

O Ministério Público Federal (MPF) no Polo Petrolina/Juazeiro ajuizou ação civil pública contra o município de Juazeiro (BA), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE) e contra o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), pelo despejo de cerca de 45% do esgoto da cidade diretamente no rio São Francisco, sem qualquer tratamento prévio. O caso está sob a responsabilidade do procurador da República Alfredo Carlos Gonzaga Falcão Jr.

Embora o município tenha celebrado diversos convênios com instituições federais e, por consequência, tenha recebido vultosas verbas, o despejo do esgoto ainda está ocorrendo de maneira inadequada, com o lançamento de percentual elevado de resíduos não tratados no rio São Francisco. Em 2007, o MPF instaurou inquérito civil público para apurar a ocorrência de danos ambientais provenientes do lançamento dos efluentes no rio pelo SAEE, sem o devido tratamento, em desobediência às condições, padrões e exigências estabelecidas por lei.

Além do despejo, também foi observado que as estações de tratamento de esgoto e de água não dispõem do devido licenciamento ambiental para funcionar, o que impossibilita a aferição adequada dos eventuais riscos e danos provenientes das atividades.

A situação foi constatada por vistorias realizadas por órgãos como o Ibama, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e por visitas do programa Fiscalização Preventiva Integrada - que reúne órgãos ambientais federais e estaduais, além de polícias e os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho.

Pedidos – na ação civil pública, o Ministério Público Federal pede, dentre outros requerimentos, que a Justiça Federal obrigue o município de Juazeiro e o SAEE a realizarem manutenção adequada do sistema de esgoto mediante projeto a ser apresentado em juízo e a providenciarem a licença ambiental de operação do sistema, que deve ser requerida com prioridade ao Inema, autarquia estadual responsável pelos programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos.

O MPF ainda pede que o município de Juazeiro e o SAEE sejam condenados à reparação financeira relativa aos danos causados à população, em valor fixado pela Justiça.

Liminarmente, foi pedido ao município de Juazeiro o traçado das redes coletoras de esgoto, além da indicação das áreas da cidade não contempladas pela rede de esgotamento sanitário.

Processo nº 0001584-96.2012.4.01.3305 – Vara Única da Justiça Federal em Juazeiro


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7348
ascom@prpe.mpf.gov.br
http://www.twitter.com/mpf_pe

EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL

CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 4, DE 18 DE ABRIL DE 2012

Dispõe sobre a utilização do formulário
unificado para solicitação de autorização
para uso de animais em ensino e/ou pesquisa
pelas Comissões de Ética no Uso de
Animais - CEUAs e dá outras providências.

O CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO
ANIMAL - CONCEA, no uso das atribuições que
lhe confere o art. 5º da Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008,

Considerando que os projetos de ensino e/ou pesquisa envolvendo
animais mostram distintas finalidades, relevâncias e metodologias,
ensejando a adoção de controles específicos dessas atividades;

Considerando que a matéria foi submetida à apreciação do
CONCEA, que a aprovou em sua 15ª Reunião Ordinária, realizada
em 28 de fevereiro de 2012, resolve:

Art. 1º Fica aprovado o "formulário unificado para solicitação
de autorização para uso de animais em ensino e/ou pesquisa",
na forma do Anexo I desta Resolução Normativa.

Art. 2º As Comissões de Ética no Uso de Animais - CEUAs
deverão disponibilizar o formulário constante do Anexo I, o qual
servirá de modelo para envio de informações mínimas pelos responsáveis
por projetos de ensino e/ou pesquisa que envolvam animais.
§ 1º O formulário servirá como modelo em todo o território
nacional, podendo, a critério de cada CEUA, ser ampliado.
§ 2º Após o preenchimento do formulário, o responsável
deverá encaminhá-lo à CEUA, para exame e deliberação, conforme o
disposto no art. 6° da Resolução Normativa nº 1, de 09 de julho de
2010.
§ 3º O uso de animais em ensino e/ou pesquisa implica na
ausência metodologia alternativa validada (in vitro ou ex vivo) para
substituição do modelo animal.

Art. 3º O conteúdo do formulário unificado para solicitação
de autorização para uso de animais em ensino e/ou pesquisa servirá
de base para a elaboração dos relatórios de atividades desenvolvidas
nas CEUAS, os quais deverão ser encaminhados anualmente ao
CONCEA por meio do CIUCA, mediante a observância do roteiro
definido no Anexo II dessa Resolução Normativa.

Paragrafo único. Excepcionalmente, o prazo de encaminhamento
ao CONCEA do relatório de atividades relativo ao ano de
2011, por meio do CIUCA, fica prorrogado até o dia 31 de agosto de
2012.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor 15 (quinze) dias após
a data de sua publicação.
(*)O anexo desta portaria estará disponível no site do Ministério
da Ciência, Tecnologia e Inovação.

MARCO ANTONIO RAUPP

CHAMADA SEC - CONCURSO 2010

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, e à vista do disposto no art. 12 da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994,



R E S O L V E



nomear para o cargo de Professor Padrão P - Grau 1, do Quadro de Pessoal da Secretaria da Educação, os candidatos abaixo nominados por ordem de classificação, habilitados em concurso público, homologado através da Portaria Conjunta SAEB/SEC nº 08 de 21/06/2011, publicada no D.O.E. de 28/06/2011, e que cumpriram o estabelecido no Edital de Convocação da Secretaria da Administração e Secretaria da Educação, publicado no D.O.E. de 19/01/2012, em conformidade com o disposto no item 5 do Edital de Abertura de Inscrições SAEB/02/2010:


ACESSE: http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DO_frm0.html

18 de abril de 2012

PÓS GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA

Seleção para o Mestrado e Doutorado 2012/2


Seleção 2012/2

Período de Inscrição:02 a 31/05/2012

Período de Seleção:12 a 14/06/2012

Resultados: a partir de 03/07/2012



Matrícula:23 a 27/07/2012


Número de vagas: Mestrado-6 : Doutorado- 3


MAIORES INFORMAÇÕES, ACESSE: http://www.pggeologia.ufba.br/v1/index.php/estrutura-do-curso

17 de abril de 2012

Corrupção: crime contra a sociedade

Leonardo Boff
Teólogo, filósofo e escritor


Segundo a Transparência Internacional, o Brasil comparece como um dos países mais corruptos do mundo. Sobre 91 analisados, ocupa o 69% lugar. Aqui ela é histórica, foi naturalizada, vale dizer, considerada com um dado natural, é atacada só posteriormente quando já ocorreu e tiver atingido muitos milhões de reais e goza de ampla impunidade. Os dados são estarrecedores: segundo a Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), anualmente, ela representa 84.5 bilhões de reais. Se esse montante fosse aplicado na saúde subiriam em 89% o número de leitos nos hospitais; se na educação, poder-se-iam abrir 16 milhões de novas vagas nas escolas; se na construção civil, poder-se-iam construir 1,5 milhões de casas.Só estes dados denunciam a gravidade do crime contra a sociedade que a corrupção representa. Se vivessem na China muitos corruptos acabariam na forca por crime contra a economia popular. Todos os dias, mais e mais fatos são denunciados como agora com o contraventor Carlinhos Cachoeira que para garantir seus negócios infiltrou-se corrompendo gente do mundo político, policial e até governamental. Mas não adianta rir nem chorar.Importa compreender este perverso processo criminoso. Comecemos com a palavra corrupção. Ela tem origem na teologia. Antes de se falar em pecado original, expressão que não consta na Bíblia, mas foi criada por Santo Agostinho no ano 416 numa troca de cartas com São Jerônimo, a tradição cristã dizia que o ser humano vive numa situação de corrupção. Santo Agostinho explica a etimologia: corrupção é ter um coração (cor) rompido (ruptus) e pervertido. Cita o Gênesis: "a tendência do coração é desviante desde a mais tenra idade” (8,21). O filósofo Kant fazia a mesma constatação ao dizer: "somos um lenho torto do qual não se podem tirar tábuas retas”. Em outras palavras: há uma força em nós que nos incita ao desvio que é a corrupção. Ela não é fatal. Pode ser controlada e superada, senão segue sua tendência.Como se explica a corrupção no Brasil? Identifico três razões básicas entre outras: a histórica, a política e a cultural.A histórica: somos herdeiros de uma perversa herança colonial e escravocrata que marcou nossos hábitos. A colonização e a escravatura são instituições objetivamente violentas e injustas. Então as pessoas para sobreviverem e guardarem a mínima liberdade eram levadas a corromper. Quer dizer: subornar, conseguir favores mediante trocas, peculato (favorecimento ilícito com dinheiro público) ou nepotismo. Essa prática deu origem ao jeitinho brasileiro, uma forma de navegação dentro de uma sociedade desigual e injusta e à lei de Gerson que é tirar vantagem pessoal de tudo.A política: a base da corrupção política reside no patrimonialismo, na indigente democracia e no capitalismo sem regras. No patrimonialismo não se distingue a esfera pública da privada. As elites trataram a coisa pública como se fosse sua e organizaram o Estado com estruturas e leis que servissem a seus interesses sem pensar no bem comum. Há um neopatrimonialismo na atual política que dá vantagens (concessões, médios de comunicação) a apaniguados políticos. Devemos dizer que o capitalismo aqui e no mundo é em sua lógica, corrupto, embora aceito socialmente. Ele simplesmente impõe a dominação do capital sobre o trabalho, criando riqueza com a exploração do trabalhador e com a devastação da natureza. Gera desigualdades sociais que, eticamente, são injustiças, o que origina permanentes conflitos de classe. Por isso, o capitalismo é, por natureza, antidemocrático, pois a democracia supõe uma igualdade básica dos cidadãos e direitos garantidos, aqui violados pela cultura capitalista. Se tomarmos tais valores como critérios, devemos dizer que nossa democracia é anêmica, beirando a farsa. Querendo ser representativa, na verdade, representa os interesses das elites dominantes e não os gerais da nação. Isso significa que não temos um Estado de direito consolidado e muito menos um Estado de bem-estar social. Esta situação configura uma corrupção já estruturada e faz com que ações corruptas campeiem livre e impunemente.A cultural: A cultura dita regras socialmente reconhecidas. Roberto Pompeu de Toledo escreveu em 1994 na Revista Veja: "Hoje sabemos que a corrupção faz parte de nosso sistema de poder tanto quanto o arroz e o feijão de nossas refeições”. Os corruptos são vistos como espertos e não como criminosos que de fato são. Via de regra podemos dizer: quanto mais desigual e injusto é um Estado e ainda por cima centralizado e burocratizado como o nosso, mais se cria um caldo cultural que permite e tolera a corrupção.Especialmente nos portadores de poder se manifesta a tendência à corrupção. Bem dizia o católico Lord Acton (1843-1902): "o poder tem a tendência a se corromper e o absoluto poder corrompe absolutamente”. E acrescentava: "meu dogma é a geral maldade dos homens portadores de autoridade; são os que mais se corrompem”. Por que isso? Hobbes no seu Leviatã (1651) nos acena para uma resposta plausível: "assinalo, como tendência geral de todos os homens, um perpétuo e irrequieto desejo de poder e de mais poder que cessa apenas com a morte; a razão disso reside no fato de que não se pode garantir o poder senão buscando ainda mais poder”. Lamentavelmente foi o que ocorreu com o PT. Levantou a bandeira da ética e das transformações sociais. Mas ao invés de se apoiar no poder da sociedade civil e dos movimentos e criar uma nova hegemonia, preferiu o caminho curto das alianças e dos acordos com o corrupto poder dominante. Garantiu a governabilidade a preço de mercantilizar as relações políticas e abandonar a bandeira da ética. Um sonho de gerações foi frustrado. Oxalá possa ainda ser resgatado.Como combater a corrupção? Pela transparência total, por uma democracia ativa que controla a aplicação dos dinheiros públicos, por uma justiça isenta e incorruptível, pelo aumento dos auditores confiáveis que atacam antecipadamente a corrupção. Como nos informa o World Economic Forum, a Dinamarca e a Holanda possuem 100 auditores por 100.000 habitantes; o Brasil apenas 12.800, quando precisaríamos pelo menos de 160.000. Mais que tudo, lutar por um outro tipo de democracia menos desigual e injusta que a persistir como está, será sempre corrupta, corruptível e corruptora.
Fonte:http://www.adital.org.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=66111

Transposição - E o bispo tinha razão...

Dom Luiz Cáppio
“Quando a razão se extingue, a loucura é o caminho". Com esta ideia, o bispo franciscano de Barra–BA dom Luiz Cappio justificava seus dois jejuns, em 2005 e 2007, contra o projeto de transposição, em defesa do Rio São Francisco e do semiárido brasileiro. Dizia que o projeto, além de ignorar o mal estado do rio, visava, como sempre no Nordeste, concentrar água, terra e poder, levaria dinheiro público para o ralo e votos para urnas e – vaticínio profético? – não seria concluído.


E não é que, não à parte a loucura, ele tinha razão! Quatro anos e meio depois de iniciado, o projeto capenga, confirmando as críticas do bispo, de cientistas respeitados e dos movimentos populares. O próprio sertanejo da região “beneficiada", até aqui iludido com a mítica promessa, começa a desconfiar.


Como já estamos em temporada eleitoral, ficam mais claras tanto as manobras do governo como as da oposição, a mídia a reboque. O início de 2012 é pródigo em matérias em vários veículos sobre o desandar da transposição. O governo corre a cons(c)ertar... Em meio ao jogo dos interesses – de empreiteiras, políticos, empresas da indústria e do agronegócio e da mídia a estes ligados – nem sempre se evidenciam os fatos dando razão ao bispo e aos demais críticos.


Já em outubro de 2011, por ocasião do 4 de outubro, dia do santo e do rio São Francisco, a Articulação Popular São Francisco Vivo, com mais de 300 entidades da Bacia, lançava documento chamando atenção para a confirmação de quase todas as principais críticas ao projeto:


“1. A obra seria muito mais cara que o previsto: de 5 bilhões iniciais já estão reajustadas em 6,8 bilhões, um aditivo de 1,8 bilhões, 36% em média. Há lotes ainda não re-licitados, o que vai onerar ainda mais o preço final.


2. Não atenderia a população mais necessitada: efetivamente, não pôs uma gota d’água para nenhum necessitado; antes desmantelou a produção agrícola local por onde passou.


3. O custo da água seria inviável: hoje o governo reconhece que o metro cúbico valerá cerca de R$ 0,13 (poderá ser ainda bem maior), seis vezes maior que às margens do São Francisco, onde muitos irrigantes estão inadimplentes por dívidas com os sistemas de água. Para ser economicamente viável, este preço terá que ser subsidiado, e é certo que o povo pagará a conta;


4. Impactaria comunidades indígenas e quilombolas: comunidades quilombolas impactadas são 50 e povos indígenas nove. As demarcações de seus territórios foram emperradas, patrimônios destruídos. No caso dos Truká, em Cabrobó – PE, em cuja área o Exército iniciou o Eixo Norte, o território já identificado é demarcado se aceitarem as obras. No caso dos Tumbalalá, em Curaçá e Abaré – BA, na outra margem, se aceitarem a barragem de Pedra Branca. Ainda não foi demarcado pela FUNAI o território Pipipã e concluído o processo Kambiwá, a serem cortados pelos futuros canais, ao pé da Serra Negra, em Pernambuco, monumento natural e sagrado de vários povos. Muitas destas comunidades resistem. Em Serra Negra povoado e assentamento de reforma agrária não admitem as obras em seu espaço.


5. Destruiria o meio ambiente: grandes porções da caatinga foram desmatadas. Inventário florestal levantou mais de mil espécies vegetais somente no Eixo Leste.


6. Empregos precários e temporários: como sintetizou o cacique Neguinho Truká, “os empregos foram temporários, os problemas são permanentes”. Em Cabrobó, nada restou da prometida dinamização econômica, só decepção e revolta. Nas cidades por onde a obra passou ficou um rastro de comércio desorientado, casas vazias, gente desempregada, adolescentes grávidas...


7. Arrastadas no tempo, a obra se presta a “transpor” votos e recursos: não debela, antes realimenta a “indústria política da seca”. Nova precisão de data para conclusão: 2014! Vem mais uma eleição aí, em 2012, outra em 2014...


8. Faltam duas das conseqüências graves a serem totalmente comprovadas, que só teremos certeza se a obra chegar ao fim: vai impactar ainda mais o rio São Francisco e não vai levar água para os necessitados do Nordeste Setentrional. Enfim, a Transposição é para o agro-hidronegócio e pólos industriais do Pecém (CE) e Suape (PE).”


As obras começaram apressadas sob pressão político-eleitoral. Foram aprovados e iniciados projetos sem suficiente detalhamento. Ignoraram-se solenemente as condições climáticas e geológicas da região. O resultado logo apareceu: canais rachados, túneis desabando, deslizamento de solo, infiltrações... Montanhas de dinheiro público jogado fora! O governo diz que a responsabilidade pela reconstrução é das empresas... Mas o custo total da obra já foi acrescido em 36%. E o prazo dilatado para 2015. E ainda faltam 30% do eixo leste (287 km) e 54% do eixo norte (426 km). Se tudo ficar pronto mesmo, pleno funcionamento só em 2030! Até lá quanto ainda vai custar aos cofres públicos, à paciência sertaneja e nacional e à verdade científica e ética?


Empregos frustrados, caatinga devastada, animais mortos, lavouras perdidas, difícil recomeço para quem perdeu o que tinha e foi mal indenizado... Maria Rosa, aposentada, do povoado Montevidéu, em Salgueiro-PE, disse à reportagem do Jornal do Commercio (Recife, 07/02/2012) indignada sem a água que a obra da transposição ao invés de trazer estancou: “Cadê essa água que não chega? Só quando Deus mandar. Eu vou ficar aqui esperando por Deus. Diz que quem espera por Deus não cansa e eu acho que estou cansando, mas vou levando”. Todo estardalhaço da mirabolante transposição até agora fez foi confirmou a “sina” nordestina de conformismo e resistência, do que o bispo Cappio bem entende há quase 40 anos. A luta de sempre continua!


Ruben Siqueira
CPT Bahia / Articulação Popular São Francisco Vivo

No Cerrado, 53 municípios entram para a “lista suja” do desmatamento

Redação Época

Enquanto o desmatamento da Amazônia é amplamente divulgado e gera até reações internacionais, o nosso Cerrado, bioma que ocupa um quarto de todo o país, não atrai tantas atenções. No entanto, ele continua sendo desmatado: cerca de 48% de todo o Cerrado já foi derrubado.

Nesta segunda-feira (26), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) colocou em prática mais uma medida para tentar reduzir a derrubada no bioma, ao publicar uma lista no Diário Oficial com 53 municípios que mais desmataram o Cerrado no último ano – uma estratégia similar a usada na Amazônia, que funcionou em alguns casos, como mostra o sucesso de Paragominas, no Pará.

A situação mais crítica é no Maranhão: o estado conta com 20 municípios listados pelo ministério. Bahia e Tocantins têm, cada um, oito municípios listados, e o Piauí conta com seis municípios, entre eles o que mais desmatou: Baixa Grande do Ribeiro. Completam a lista os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Entram na lista as cidades que derrubaram mais de 25 km² de vegetação natural em 2010-2011, e que possuem pelo menos 20% da cobertura nativa.

O objetivo do ministério é que esses municípios recebam incentivos para tornarem suas economias mais sustentáveis. Serão tomadas medidas de ordenamento territorial, fiscalização e controle, para tentar reduzir as taxas de desmatamento. O plano faz parte de uma das metas ambientais que o Brasil se comprometeu a cumprir: reduzir em 40% as emissões de gases de efeito estufa provenientes de desmatamento do Cerrado.

PS: Como foi lembrado aqui nos comentários, faltou a lista completa dos municípios. Segue:

I – Bahia: Barreiras, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério;
II – Goiás: Caiapônia, Cristalina e Crixás;
III – Maranhão: Aldeias Altas, Alto Parnaíba, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriti, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Grajaú, Parnarama, Riachão, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São João do Soter, Timbiras, Tuntum, Urbano Santos e Vargem Grande;
IV – Mato Grosso: Água Boa, Cocalinho, Paranatinga e Rosário Oeste;
V – Mato Grosso do Sul: Porto Murtinho;
VI – Minas Gerais: Buritizeiro e João Pinheiro;
VII – Piauí: Baixa Grande do Ribeiro, Currais, Palmeira do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí; e
VIII – Tocantins: Lagoa da Confusão, Mateiros, Natividade, Palmeirante, Paranã, Peixe, Pium, Santa Rita do Tocantins

Foto: Área do do bioma Cerrado/MMA

(Bruno Calixto)

PROTESTE lança concurso de monografias

Objetivo é estimular a produção científica em relações de consumo. Regulamento já está disponível aos interessados

O desrespeito aos direitos dos consumidores brasileiros pelo sistema financeiro será o tema do concurso de monografias que a PROTESTE Associação de Consumidores lança nas comemorações dos seus 10 anos de atividade.

A PROTESTE pretende desta forma, estimulara produção científica em direito e relações de consumo. Professores universitários, pós-graduados e graduados em cursos superiores concorrerão aos prêmios.

O regulamento do concurso está disponível no site da Associação e destina-se a graduados em curso superior, ou pós-graduados, há no máximo dois anos, bem como a professores universitários, interessados em participar.

As inscrições para a primeira edição do Concurso serão feitas pelo site da PROTESTE no período de 1 de janeiro a 30 de junho de 2012. Na inscrição o candidato deverá enviar a íntegra do trabalho, com até 30 páginas.

A PROTESTE divulgará os resultados até 31 de dezembro de 2012, em sessão acadêmica especial, em data a ser anunciada. A premiação dos trabalhos vencedores ocorrerá em evento solene, cuja data será divulgada na mídia e no site da PROTESTE.
Os três primeiros colocados de cada categoria serão chamados para recebimento do prêmio e apresentação dos seus respectivos trabalhos, em evento a ser promovido pela PROTESTE.
Os autores das cinco monografias mais bem pontuadas serão premiados. Os autores dos 9 trabalhos classificados do 1º ao 3º lugar em cada categoria, receberão prêmios em dinheiro, e terão seus trabalhos divulgados no site da PROTESTE, onde serão mantidos pelo período de 12 meses.

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por eminentes professores universitários de diferentes universidades. O concurso da PROTESTE conta com o apoio da Fundação Matanel.
Na categoria Graduado o prêmio para o 1º lugar será R$ 5.000,00; 2º lugar R$ 3.000,00; 3º lugar R$ 2.000,00; 4 e 5º lugares: Menção Honrosa com atribuição de uma associação gratuita à PROTESTE por 12 meses.

Na categoria Pós – Graduado o prêmio para o 1º lugar será: R$ 10.000,00; 2º lugar R$ 8.000,00; 3º lugar R$ 5.000,00; 4 e 5º lugares: Menção Honrosa com atribuição de uma associação gratuita à Proteste por 12 meses.

Na Categoria Professor Universitário o prêmio para o 1º lugar será: R$ 20.000,00; 2º lugar R$ 15.000,00 (quinze mil reais);3º lugar R$ 10.000,00 (dez mil reais);4 e 5º lugares: Menção Honrosa com atribuição de uma associação gratuita à PROTESTE por 12 meses.

fonte: http://www.proteste.org.br/direitos/proteste-laneccedil-a-concurso-de-monografias-s547991.htm

PROGRAMA OI DE PROJETOS PARA MEIO AMBIENTE

O Programa busca selecionar projetos de conservação e preservação ambiental nas áreas de: financiamento de novos empreendimentos integrando sustentabilidade e conservação ambiental; implementação/fortalecimento de tecnologias sociais que promovam o desenvolvimento sustentável e a conservação do meio ambiente; uso de novas tecnologias para a preservação ambiental e educação para a sustentabilidade.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ACESSSE: http://www.oifuturo.org.br/meioambiente/patrocinios/

13ª Semana Nacional em Defesa da Educação será de 21 a 27 de abril

A CNTE informa que a 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública acontecerá de 21 a 27 de abril de 2012. Nesta semana a versão impressa do material (cartaz e livreto) seguirá para todos os estados, como preparatória para a mobilização que a CNTE e seus filiados empreenderão em todas as escolas públicas do país. A semana terá como eixo os principais debates da atualidade educacional, como o Piso Salarial Nacional do Magistério, a Carreira Profissional e o Plano Nacional de Educação, com ênfase na aplicação de 10% do PIB na educação.Vale esclarecer, ainda, que o país encontra-se a quase um ano e meio sem um Plano Nacional de Educação em vigência. O último expirou em janeiro de 2011 e o Congresso, até o momento, não deliberou sobre o novo PNE. Portanto, nossa luta centra-se também na aprovação imediata do PNE, que servirá de referência para os planos estaduais, distrital e municipais de educação. Ao fim da semana de 21 a 27 de abril, esperamos ter esclarecido e sensibilizado milhares de pessoas que poderão se somar à luta pela educação pública de qualidade para todos e todas.PROGRAMAÇÃO:21/04 – Lançamento da Semana nas atividades comemorativas do Dia de Tiradentes.22/04 – Panfletagem nas ruas, praças e praias sobre a campanha deste ano.23/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Hora-aula atividade.24/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Salário digno (PSPN).25/04 – Audiências Públicas nas Câmaras Legislativas sobre o Piso e a Carreira.26/04 – Temas do dia para discussão nas escolas: desenvolvimento na Carreira, Meritocracia e contra as Terceirizações na Educação.27/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Financiamento da Educação, a repercussão da falta de recursos na saúde do trabalhador em educação e as condições de trabalho.(CNTE, 09/04/12)Robson Bezerra De Santana

FONTE: http://maravilhanoticias.blogspot.com.br/

Bahiagás abre edital paral seleção de projetos de patrocínios 2012

Bahiagás abre edital para seleção de projetos de patrocínios 2012


A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), por meio do site oficial da empresa, publica o Edital seleção de Patrocínios a Projetos Culturais, Sociais, Esportivos, Científico-Acadêmicos e Ambientais de 2012. O valor global do investimento é de R$ 625 mil. Os interessados terão o período de 16 de abril a 28 de maio para inscrever os projetos que deverão ser entregues na sede da Bahiagás (Av. Tancredo Neves, 450, Ed. Suarez Trade, 18o andar, Caminho das Árvores, Salvador-BA), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou ainda pelos Correios, via Sedex ou serviço similar de entrega, com Aviso de Recebimento (A.R.). O objetivo da Companhia é difundir e estimular a produção cultural baiana, atividades esportivas em suas diferentes modalidades e projetos sociais, ambientais e científico/acadêmicos. Os patrocínios se darão por intermédio dos Programas Faz Atleta, Faz Cultura e também por patrocínios diretos. Os projetos serão selecionados e aprovados por uma comissão de acordo com a categoria e critérios avaliados. O valor total da solicitação à Bahiagás não deverá ultrapassar o valor máximo de R$ 80 mil. Carla Lidiane

Governo prorroga por mais dois meses decreto que suspende multas a desmatadores

Publicado em 13/04/2012 por
Categorias: Desmatamento

O crescimento do desmatamento é uma das fontes de preocupação daqueles que defendem a aplicação e a manutenção das leis ambientais Foto: Agência Brasil
O governo decidiu prorrogar por mais dois meses o decreto que impede a aplicação de multas e sanções a desmatadores e a produtores que não aderirem a programas de regularização ambiental.
A decisão foi tomada após reunião da qual participaram a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.
O decreto com a prorrogação foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União do dia 11 de abril. Esta é a quinta vez que o governo prorroga o perdão de multas de proprietários rurais que feriram a atual lei ambiental.
A medida foi adotada em junho de 2008, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, impedindo que, por um ano, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) cobrasse a multas, desde que os proprietários rurais apresentassem um protocolo de pedido de regularização da reserva legal no órgão ambiental competente.
As críticas de alguns setores, principalmente de ambientalistas, eram de que o governo havia cedido às pressões dos ruralistas. O perdão valeria até 11 de dezembro de 2009. Dias antes, o próprio presidente Lula prorrogou a anistia por mais 18 meses.
No atual governo, o decreto já recebeu duas novas datas de validade. Com a indefinição sobre o novo Código Florestal, a presidenta Dilma prorrogou o decreto de 11 de junho de 2011 para 11 de dezembro de 2011; e, novamente, antes do fim do prazo, estendeu a anistia até 11 de abril de 2012.

Fonte: Agência Brasil

Tags: , , ,

CAPTAÇÃO RECURSOS PARA FINANCIAR PROJETOS

ACESSE:
http://www.ciflorestas.com.br/editais.php

http://captacao.org/recursos/editais-abertos

http://www.planset.com.br/index.php?page=noticias.php

Apoio a Projetos Cese: Programa Pequenos Projetos

Data Limite de Submissão: 01/01/2013
O Programa Pequenos Projetos (PPP), principal programa de Cese, é direcionado ao apoio a projetos de caráter pontual, o que possibilita à instituição beneficiar um maior número de iniciativas e ampliar seu raio de atuação. Atuando desta forma, a Cese evita também criar laços de dependência, respeitando a autonomia dos grupos. A Cese apóia projetos nas seguintes áreas: Direitos Humanos, Desenvolvimento Institucional, Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde Popular, Diaconia Ecumênica, Comunicação e Cultura e Meio Ambiente.
download (36.3 Kb)

Programa BNDES Fundo Clima - Combate à Desertificação

Data Limite de Submissão: 30/12/2012
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental.O Fundo Clima é um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima e se constitui em um fundo de natureza contábil, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente com a finalidade de garantir recursos para apoio a projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos que tenham como objetivo a mitigação das mudanças climáticas.O objetivo do Programa Fundo Clima - Combate à Desertificação é apoiar o combate à desertificação por meio de projetos de restauração de biomas e de atividades produtivas sustentáveis localizados na região Nordeste.
download (49.5 Kb)

EDITAL BIO&CLIMA - LAGAMA

(2º semestre)Data Limite de Submissão: 31/08/2012
A partir de 2011, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza passa a ter mais um edital, exclusivo para financiar projetos relativos aos impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade da Mata Atlântica.
download (591.7 Kb)

Programa BNDES de Apoio à Compensação Florestal - BNDES Compensação FlorestalData

Limite de Submissão: 31/05/2012

O Programa BNDES de Apoio à Compensação Florestal - BNDES Compensação Florestal tem com objetivo promover a regularização do passivo de reserva legal em propriedades rurais destinadas ao agronegócio e contribuir para a preservação e valorização das florestas nativas e dos ecossistemas remanescentes. Maiores informações na home page da Financiadora: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Linhas_Programas_e_Fundos/BNDEScompensacaoflorestal.html
download (21.5 Kb)

Chamada MCTI/CNPq/FINEP Nº 06/2012 - ARC

Data Limite de Submissão: 30/04/2012

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops , seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de abrangência nacional ou internacional, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação, que venham a ocorrer no período de 1º de julho de 2012 a 31 de dezembro de 2014. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II ? REGULAMENTO , anexo a esta Chamada, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.
download (56.1 Kb)

Fundos Itaú Ecomudança

O que é Ecomudança?

Em uma atitude pioneira, iniciada em 2007, o Itaú oferece aos seus clientes a possibilidade de aplicar seus recursos financeiros e de obter um retorno adicional: o fortalecimento de projetos que transformam a sociedade. Os Fundos Itaú Ecomudança revertem 30% (trinta por cento) da sua taxa de administração para projetos de organizações sem fins lucrativos com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), fomentando dessa maneira iniciativas voltadas à mitigação das mudanças climáticas.

Hoje, estão disponíveis duas opções de investimento:

Fundo Itaú DI Ecomudança e Fundo Itaú Personnalité DI Ecomudança, que acompanham a oscilação das taxas de juros, e são opções de investimento para todos os cenários econômicos.
Fundo Itaú RF Ecomudança e Fundo Itaú Personnalité RF Ecomudança,que são favorecidos quando há perspectiva de um cenário de queda da taxa de juros.
O investidor interessado também pode acessar o simulador de emissões de carbono criado especialmente pelo Itaú.

Basta acessar www.itau.com.br/investimentos, ou www.itaupersonnalite.com.br/investimentos, selecionar "Fundos" e em seguida o Fundo Itaú DI Ecomudança ou o Fundo Itaú RF Ecomudança. O simulador estará no link "Simule suas emissões de CO2".

fonte:http://ww2.itau.com.br/sustentabilidade/_/produtos-servicos/para-voce/voce-oqueecomudanca.aspx

Investimentos de R$ 480 milhões vão levar água de qualidade para dois milhões de baianos


Foto: Adenilson Nunes/SECOM
Construção de adutoras na Bahia

Construção de adutoras vai ampliar o abastecimento de água no interior da Bahia

Investimentos de R$ 480 milhões vão levar água de qualidade para dois milhões de baianos

Mais de dois milhões de baianos, que vivem em cidades do interior, serão abastecidos com água de qualidade, a partir de obras estruturantes que somam mais de R$ 480 milhões em investimentos e encontram-se em fase de conclusão. Dentre os grandes projetos que estão sendo executados pelo Governo do Estado, destacam-se a construção das adutoras do Feijão – ou do São Francisco -, para atender à região de Irecê, do Algodão, que vai abastecer a região de Guanambi, e a de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, que levará água de qualidade para os municípios da região sisaleira.
Localidades como a de Alagadiço do Mocó, distrito de Campim Grosso, onde a água nunca chegou à torneira das casas, vão passar a ter água tratada. A água captada pela adutora, que está 70% concluída, na barragem de Pedras Altas, será levada para 12 sedes municipais e vários povoados da região, atendendo 300 mil pessoas.
A dona de casa e agricultora Matilde Barbosa, 68 anos, conta como é não ter abastecimento. “Vivemos assim, comprando o caminhão-pipa, colocando água na cisterna, apanhando no braço. A gente fala para trazer um carro, eles demoram até 15 dias para entregar a água, que é do rio”. Ela disse que, quando a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) chegar, a vida vai mudar. “Não vamos nos preocupar em comprar a água, às vezes nem tem o dinheiro. Como sabe que vai pagar por mês, já vai se preparando. É melhor”.
Adutora do São Francisco
Situação diferente, mas também incômoda, vive a população do município de Itaguaçu, na região de Irecê. A água chega às torneiras, mas é da fonte ‘Olho D’água’, sem uma boa qualidade. A aposentada Guiomar da Silva conta que conheceu a fonte quando era criança. “Eles não tratam a água, que é salobra, e o pessoal adoece, principalmente as crianças. E essa água, tem dia que não vem. Quem pode, compra mineral. Então, agora vai ser maravilhoso, porque vai cuidar de nossa saúde”.
A obra da adutora do São Francisco, com captação no Velho Chico, no trecho que banha o município de Xique-Xique, está prevista para ser concluída em julho deste ano e vai substituir a água salobra e sem tratamento que chega às torneiras de Itaguaçu por água tratada e de qualidade. Em toda a região de Irecê, mais de 350 mil pessoas serão beneficiadas.
Adutora do Algodão
Na região de Guanambi, a adutora do Algodão, que também captará água no Rio São Francisco, a 12 quilômetros de onde está sendo construída a estação de tratamento, vai beneficiar inicialmente 12 municípios, como Iuiu, Palmas de Monte Alto, Candiba, Vila de Mutãs (distrito de Guanambi) e a própria sede do município.
A distribuição da água será feita por 220 quilômetros de tubulações para cerca de 400 mil pessoas distribuídas entre os municípios servidos pela adutora. A previsão é que a população possa receber água tratada a partir de julho.
Segundo a comerciante Rosemary Rodrigues de Souza, da localidade de Julião, próxima à estação de tratamento, o abastecimento atual não é suficiente para o seu negócio. “Se eu trabalho à noite, no outro dia não tem água porque minha caixa é pequena. E também o tratamento não é lá essas bondades. Tem muito cloro na água, a água vem suja, barrenta, parece que não é tratada. Agora, eu espero que melhore, que venha uma água boa e tratada”.
Iniciativas fazem parte do Programa Água para Todos
A Embasa está investindo, de acordo com o presidente da empresa, Abelardo de Oliveira Filho, cerca de R$ 480 milhões para atender diversas regiões do estado. “Essas obras fazem parte do programa Água para Todos, criado pelo governador Jaques Wagner e que inspirou a nossa presidenta Dilma Rousseff a desenvolver um programa nacional com o mesmo nome e os mesmos princípios”. Oliveira afirmou que as obras não foram motivadas pela seca atual. “Algumas foram iniciadas em 2009 e estão em uma fase bastante avançada, com mais de 70% concluídas”.
Para o presidente da Embasa, essas obras estruturantes vão resolver definitivamente o problema de abastecimento de água dessas regiões. “Os mananciais praticamente se exauriram e em algumas delas, como é o caso de Irecê, onde a obra que está sendo realizada é gigantesca para resolver o problema da barragem de Mirorós, que está com cerca de 8% da sua capacidade. Tivemos que buscar água no Rio São Francisco, são 180 quilômetros de adutora, uma obra de R$ 178 milhões”.
Sobre a Adutora do Algodão, Oliveira disse que é importante porque as barragens de Ceraíma e do Poço do Magro estão com os níveis muito baixos. “Também tivemos que buscar água no Rio São Francisco, uma obra de R$ 100 milhões na região de Guanambi”.
Outra obra muito importante, segundo Abelardo Oliveira, é a adutora de Pedras Altas, que irá substituir a água da barragem de São José do Jacuípe. “Além de salobra, a barragem está muito baixa, o que torna a qualidade da água muito pior. É uma obra estruturante, onde estamos investindo cerca de R$ 60 milhões”. Ele também falou sobre a adutora que está sendo construída, com cerca de 70% de execução, na região de Senhor do Bonfim. “Com isso, fecharíamos essas grandes obras”.
Governo garantiu recursos para outras ações
O presidente da Embasa disse que há ainda diversas obras a serem iniciadas, com recursos já garantidos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). “Tem a obra da região norte de Feira de Santana, com invesimento de R$ 48 milhões, do sistema integrado de Santo Estêvão, com mais R$ 28 milhões, e do sistema integrado de Amélia Rodrigues, onde serão investidos mais R$ 22 milhões, além de obras em Andorinhas, com mais R$ 22 milhões”.
Abelardo informou ainda que o Estado está investindo cerca de R$ 172 milhões em pequenas obras emergenciais, para resolver momentaneamente a questão da grande estiagem que afeta a Bahia, em especial o semiárido baiano. Ele conclamou a população para ajudar na solução do problema.
“Neste momento, é preciso contar com a participação ativa da população na proteção dos mananciais, no uso racional da água, na luta contra o desperdício. Quero fazer um apelo à população para usar a água de forma racional, principalmente naqueles locais onde há uma grande dificuldade de mananciais”.

Sema lança edital para seleção de projetos de educação ambiental

SEMA LANÇA EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) lança, nesta sexta-feira (13), edital no valor de R$ 660 mil para seleção de projetos de educação ambiental não formal. A iniciativa do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa), vinculado à secretaria, objetiva apoiar experiências sociais voltadas para sustentabilidade. Poderão participar da seleção instituições sem fins lucrativos. Os projetos deverão abordar o enfrentamento de uma problemática socioambiental ou a valorização de uma potencialidade existente no local onde serão desenvolvidos. “Esta é uma iniciativa pioneira na Bahia, que visa fortalecer a Política de Educação Ambiental do estado, com recorte para os biomas, pois sabemos que existem problemas diferentes para cada um deles”, explica o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler.Segundo a coordenadora da Gestão dos Fundos (Cogef) da Sema, Tatiany Oliveira, o edital visa apoiar experiências sustentáveis, registrando e divulgando diversas ações para que sejam replicadas. “Queremos contribuir para a melhoria da realidade socioambiental na Bahia, de forma democrática de acesso aos recursos públicos e fortalecer as iniciativas desenvolvidas nos territórios de identidade e biomas da Bahia”.

Cinco categorias
Os recursos para a celebração dos convênios serão distribuídos entre cinco categorias voltadas ao enfrentamento da problemática em três biomas (cerrado, caatinga e Mata Atlântica) e em dois territórios de identidade (Região Metropolitana de Salvador e Chapada Diamantina). “Serão selecionados, em cada categoria, projetos com valores mínimos de R$ 33 mil e máximos de R$ 66 mil. As instituições poderão concorrer com apenas um projeto em cada uma das categorias especificadas no Edital”, informa Tatiany Oliveira. Vinculado à Sema, o Ferfa foi criado pela Lei nº 10431/2006 com o objetivo de oferecer suporte financeiro à Política Estadual do Meio Ambiente.

FONTE: http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2012/04/12/sema-lanca-edital-para-selecao-de-projetos-de-educacao-ambiental

Mestrado Botânica

Mestrado em Botânica - Turma 2012.2

Abertura de Inscrições até 18 de Maio

fonte: www.uesc.br

Faculdade de Arquitetura discute sustentabilidade a partir de abril

Participantes poderão ganhar certificados

A Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) promove desde 04/04/12 um ciclo de palestras que reúne profissionais de áreas correlatas à arquitetura, engenharia e afins, com diferentes abordagens em “Arquitetura & sustentabilidade”. O evento acontecerá todas as quartas-feiras, das 17 às 19h, no Auditório Mastaba da FAUFBA, localizada na Rua Caetano Moura, 121, Federação. A participação é gratuita e dará direito a certificado para aqueles que tiverem frequência mínima em 70% às palestras. Serão abordados os seguintes temas: “Energia, meio ambiente e sociedade”, “Certificação nas edificações”, “Eficiência energética em sistemas de geração de energia nas edificações”, “Gestão da água no ambiente construído: uso eficiente e saneamento ambiental”, “Tecnologias construtivas e materiais sustentáveis”, “Gestão e tecnologias de resíduos sólidos”, “Aspectos sustentáveis do paisagismo”, “Sustentabilidade em acústica urbana e arquitetônica”, “Concepção e dimensionamento de sistemas de iluminação natural nos edifícios”, e “Poder público e questões de sustentabilidade”.

I Simpósio Nacional Repensando os Sertões Semiáridos do Brasil

Evento, que traz o lema Sertões semiáridos sem miséria e disponibiliza 600 vagas, é voltado para pesquisadores, extensionistas, professores, estudantes, profissionais e público interessado no tema. Os interessados também podem submeter trabalhos para sessões de comunicação oral ou apresentações de pôsteres.
Dias 23 a 27 de abril
Local: Salvador, Feira de Santana, Cruz das Almas, Juazeiro e Petrolina.
Inscrições (gratuitas): abertas até o dia 15 de abril.
Informações: www.repensandosemiarido.ufba.br.
Realização: UNEB, UFBA, UEFS, UFRB, UNIVASF e Instituto Nacional do Semiárido (INSA).
Saiba +

UEFS realiza seminário sobre alimentação e cultura em junho

Inscrição de resumos termina no dia 23 de abril

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) vai abrigar, no período de 13 a 15 de junho deste ano, a realização do I Seminário Alimentação e Cultura da Bahia, com o objetivo de objetivo reunir professores, pesquisadores e estudantes de várias instituições de ensino e pesquisa de diferentes áreas do conhecimento, para refletir acerca das múltiplas experiências que se concretizam e estão significadas na comida, no cozinhar e no comer na Bahia. Em seu âmbito, estão previstas conferências, mesas-redondas, oficinas, sessões de comunicação e atividades culturais.O prazo para submissão de resumos às sessões de comunicação estende-se até o dia 23 deste mês de abril e deve ser feito por meio de formulário eletrônico específico e conforme instruções disponíveis no site www.uefs.br/cer/seminario.
O evento é uma promoção do Centro de Estudos do Recôncavo da UEFS, em parceria com professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e instituições de ensino superior. Conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisado do Estado da Bahia (Fapesb), da Pró-Reitoria de Extensão da UEFS (PROEX) e do Projeto Estudo Multidisciplinar da Bahia de Todos os Santos.

II Feira do Livro Universitário da EdUNEB – Salvador

Evento conta com rodas de bate-papo com autores, lançamento de livros e sessões de autógrafo, sorteios e outras promoções. O visitante poderá encontrar livros com preços que variam de R$ 5 a R$ 35.

Dias 23 a 27 de abril.
Local: em frente à biblioteca central, no Campus I, em Salvador.
Informações: (71) 3117- 5342.
Realização: EdUNEB.

Saiba +

Mestrado em ecologia humana – aluno regular: término das inscrições

Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) do Campus VIII da UNEB, em Paulo Afonso, está oferecendo oito vagas para mestrado na categoria de aluno regular.

Inscrições: até 18 de abril. Os interessados devem apresentar ficha de inscrição e documentos exigidos no edital do certame no prédio da pós-graduação, no campus.
Taxa: R$ 50

Edital

Informações: (75) 3281-7364 e www.uneb.br/ppgecoh
Realização: PPGEcoH/Campus VIII.

Saiba +

Café Científico aborda efeitos da dor no cérebro e no comportamento

O espanhol Pedro Montoya é o palestrante “Mais do que um sintoma: dor provoca alterações no comportamento e no cérebro” é o tema do próximo encontro do Café Científico Salvador, que este mês acontece na terça-feira (dia 17), às 18h, no auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (ou, como usualmente a chamamos, Biblioteca dos Barris), na Rua General Labatut, 27, Barris. O tema será explorado pelo pesquisador espanhol Pedro Montoya, do Instituto Universitario de Investigación en Ciencias de la Salud (IUNICS), da Universidad de las Islas Baleares, Espanha.
O Café é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), pela LDM - Livraria Multicampi e pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia, com a participação também dos Grupos de Pesquisa em Física Estatística e Sistemas Complexos (FESC, do IF-UFBA), em Neuropsicologia Clínica e Cognitiva (Neuroclic-UFBA) e Núcleo de Inovação Tecnológica em Reabilitação (Nitre-UFBA).
O Café Científico é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável. O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição. Para mais informações, ligue 71 3283-6568 ou acesse o blog http://cafecientificossa.blogspot.com. Já informações gerais sobre a iniciativa dos Cafés Científicos podem ser conseguidas no seguinte sítio: http://www.cafescientifique.org.

fonte: www.ufba.br

Instituto de Biologia faz homenagem ao Dia Nacional da Botânica

Data relembra passagem de Von Martius pelo Brasil

Nesta terça-feira (dia 17 de abril), o Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia faz uma homenagem ao Dia Nacional da Botânica. A data comemorativa foi instituída no ano de 1994 pelo então presidente da República Itamar Franco, por meio do decreto 1.147, de 24/05/1994, em homenagem a Karl Frederick Von Martius, pela passagem do bicentenário do seu nascimento. Martius dedicou inestimável e indiscutível amor aos assuntos brasileiros e, de modo especial, aos estudos da flora nacional. Foi imortalizado na publicação da Flora Brasiliensis, na qual estão belas e impecáveis pranchas contendo detalhes das mais diversas plantas do Brasil. O Instituto de Biologia possui cópia dessa relíquia depositada no Herbário Alexandre Leal Costa. Atualmente, a Flora pode também ser visitada virtualmente.

Publicada cartilha educativa sobre eletricidade solar

Fonte: Instituto Ideal

O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (IDEAL), sediado em Florianópolis, lançou no dia 03/04/12 uma cartilha educativa sobre eletricidade solar. O objetivo é difundir o uso da energia fotovoltaica junto a instituições, escolas, meios públicos e empresariais e empresas de energia elétrica.

Além de estar disponível no site América do Sol, a cartilha será enviada para as instituições interessadas e poderá ser reimpressa e distribuída pelas próprias instituições aos seus públicos.
O livreto de 20 páginas, editado em português e espanhol, explica em linguagem simples e prática o funcionamento da energia, seu processo de transformação em eletricidade, as diferentes tecnologias e possíveis locais de implantação. Trata-se de um excelente recurso para apoiar programas de educação e sustentabilidade em instituições de vários ramos.

A ANEEL prepara uma regulação para geração distribuída que deve incentivar a instalação de mini-usinas em residências no Brasil, aproveitando mais uma fonte energética abundante no país. A região menos exposta à radiação solar é 40% maior do que a região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo, um dos países que lideram o uso da energia fotovoltaica no mundo.

Incêndio é controlado na Chapada Diamantina

Priscila Galvãopriscila.galvao@icmbio.gov.br

Brasília (16/04/2012) – “O sertão da Bahia enfrenta uma das piores secas dos últimos 30 anos e o Parque Nacional da Chapada Diamantina está vulnerável aos incêndios florestais”, relatou o chefe do Parque Nacional da Chapada Dimantina, Bruno Lintomem, ao explicar sobre o incêndio na região.
No último mês, a região do parque enfrentou diversos focos de incêndio florestal, resultado da seca prolongada que assola a região. “O incêndio que atingia a região de Campos de São João, na Bahia, próximo ao Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina, desde sexta-feira foi finalizado”, concluiu Lintomem.
Além dos danos causados ao ecossistema da região de Campos de São João, o incêndio atingiu e danificou a rede elétrica e o sistema de água da vila.
Comunicação ICMBio(61) 3341-9280

Projeto que usa produto inovador receberá doação de milionária

Projeto que promete limpar fossas, desenvolvido em caráter experimental em Amélia Rodrigues, foi um dos 20 em todo o mundo escolhidos para receber parte da arrecadação do leilão de joias milionário de Lily Safra, víúva do banqueiro Edmond Safra
Jorge Gauthierjorge.souza@redebahia.com.br“Chegou a pedra, chegou o pó!”, grita Josias Amorim Souza pelas ruas do bairro Serra em Amélia Rodrigues, na Região Metropolitana de Feira de Santana. Desde 2009, Josias distribui os produtos com mais 55 colegas pelas 8 mil casas da cidade. A comunidade já está viciada. “Pego na mão dele todo mês. Quando demora fico logo nervosa, querendo mais”, conta a dona de casa Maria Luiza de Santana, 59.Amélia Rodrigues não tem rede de esgotamento sanitário; os dejetos vão direto para o solo e, quando a fossa transborda, vazam para a superfície, oferecendo risco para a populaçãoMas, calma. Essa matéria não é para falar do tráfico de drogas. A pedra e o pó em questão são o biotablete e o granulado WT. Os produtos estão sendo usados experimentalmente na cidade baiana para reduzir a produção de resíduos descartados nas fossas sanitárias da cidade.À base de bactérias ‘do bem’ os produtos têm a função de consumir as bactérias ruins, produzidas pelo descarte de dejetos. Na cidade não há rede de esgoto e os resíduos sanitários são descartados em fossas - caixas subterrâneas que acumulam os dejetos e, quando cheias, transbordam fazendo com que a água suja fique exposta na superfície. Josias, agente comunitário de saúde, explica que a pastilha (colocada no ralo do chuveiro) e o pó (colocado no vaso sanitário), ao entrarem em contato com a água, vão limpando as bactérias até a fossa. “As bactérias boas vão comendo as bactérias ruins. Com isso, o fedor do esgoto somem e as fossas não ficam tão cheias”, conta Josias.Pedra que promete limpar fossas é distribuída desde 2009 na cidade; moradores dizem que cheiro diminuiuDesenvolvido pela empresa de biotecnologia SuperBAC, o uso é experimental na Bahia, apesar de, segundo a empresa, já ter sido usado em indústrias no Sul do Brasil. BenefíciosGraças ao projeto, Amélia Rodrigues será o único município brasileiro que receberá dinheiro de um milionário leilão promovido pela socialite gaúcha Lily Safra (ver acima), como adiantou a coluna VIP do CORREIO no dia 4 deste mês. Lily leiloará 70 joias de seu acervo em maio e reverterá a verba para 20 instituições no mundo, entre elas o projeto Parceiros da Natureza, idealizado pela SuperBAC.O prefeito Antônio Paim viu no projeto a possibilidade de tratar o esgoto. “Não temos rede de saneamento básico e os dejetos estão sendo descartados desde a fundação da cidade em fossas colocadas nos fundos das casas. Com esse projeto, estamos conseguindo limpar os dejetos antes de eles chegarem no solo”, diz.MoradoresNo início do projeto, houve desconfiança. “Mensalmente a empresa manda 8 mil pastilha e frascos com o pó para distribuirmos. No início houve uma resistência das pessoas em saber que tipo de produto estava sendo usado, mas com os resultados positivos isso se tornou mais fácil”, explicou Ariane Costa, coordenadora da vigilância epidemiológica da cidade.Elisangela se sente mais segura para deixar Sara e Laura na ruaA agente comunitária Jaildes Barroso, 42, venceu o preconceito com o produto. “No começo a gente não entendia direito como funcionava , mas depois que fomos percebendo que o esgoto foi perdendo o fedor, passamos a confiar”, diz.Mas, nem todas as casas estão usando os produtos. Em algumas ruas, há fétidos esgotos a céu aberto. “Não sei o que têm dentro desse negócio. Fico com medo e prefiro não usar”, pondera a dona de casa Ana Barros, que mora na rua da Tenda. O prefeito informou que há projeto para uma rede de esgotamento sanitário.Melhora na saúdeAlém de melhorar o cheiro do esgoto e diminuir o volume de dejetos nas fossas, a pastilha SuperBAC trouxe benefícios para a saúde da cidade, segundo informações da titular da Secretaria de Saúde do município, Graça Passos. “Desde 2009 houve uma redução dos casos de diarreia, provocados, principalmente, pelo direcionamento inadequado dos dejetos. Além disso, como há uma limpeza maior dos resíduos dentro das fossas que são eliminados parcialmente pelas bactérias boas, o solo do município acaba ficando mais limpo”, explica. (Veja números no quadro abaixo)A dona de casa Elisângela Souza Silva, grávida de um menino e mãe de duas meninas de 4 e 9 anos, acredita que o uso da pastilha colabora para que seus filhos não fiquem doentes. “O incômodo do fedor da fossa é horrível e também quando a fossa transborda fica aquela água suja, mas como tem a pastilha o esgoto fica mais limpo e as meninas não ficam em risco de pisar e ficar doentes”, ressalta. Passos destaca ainda que o uso do produto refletiu no bem estar dos moradores. “O odor das fossas diminuiu e com isso as pessoas se sentem melhor”.Além de tudo, a ação do produto tem trazido outro benefício, que agrada principalmente as mulheres: as baratas sumiram. “Com o esgoto tem menos bactérias as baratas desapareceram. Os ratos e muriçocas, que gostam da sujeira e do fedor, também foram expulsos daqui de Amélia Rodrigues”, comemora a merendeira Eugênia dos Santos de Pinho, 60, que coloca os produtos na sua casa desde o início do projeto. Produto é 100% natural, diz empresaA empresa SuperBAC – BioTechnology Solutions foi fundada em 1995 com foco em desenvolver projetos de biotecnologia. A empresa tem três fábricas e centros de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, Estados Unidos e Colômbia. Em seu site, a empresa explica que o projeto Parceiro da Natureza consiste na utilização do BioTab, que seria produzida de forma 100% natural, “desenvolvida a partir de microorganismos do bem”. A empresa fornece gratuitamente 8 mil kits com os produtos mensalmente para o município de Amélia Rodrigues, que tem cerca de 25 mil habitantes. Em contrapartida, a prefeitura oferece o trabalho dos agentes de saúde que colocam os produtos mensalmente nas casas. Questionado sobre o impacto ambiental do experimento o prefeito informou que a equipe de saúde do município procurou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Consultamos o site da Anvisa e vimos que o produto é liberado por eles”. A Anvisa informou, em nota, que a SuperBAC teve o registro do tablete e do granulado WT cancelados em agosto de 2011. Porém, segundo a nota, a empresa pode usar os lotes que já foram produzidos antes do cancelamento. A Anvisa informou ainda que há um registro liberado apenas para teste – somente da pastilha. A empresa foi procurada para comentar detalhes técnicos do produto, mas não respondeu a reportagem.
fonte: http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/projeto-que-usa-produto-inovador-recebera-doacao-de-milionaria/

Lei declara que Paulo Freire é patrono da educação brasileira

O Diário Oficial da União publicou, nesta segunda-feira (16), a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. No inicio de março, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou o projeto de lei que declara Paulo Freire defensor da educação em decisão terminativa, por unanimidade. Paulo Freire é um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial e influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. A sua tese versava sobre a crença de que o estudante assimilaria o objeto de analise fazendo o próprio caminho, e não seguindo um previamente construído. Nascido em 1921, Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Em 1964, foi preso e exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, disseminando o seu modelo de alfabetização. Ele retornou ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia. Freire faleceu em 1997.

Seguidores