26 de fevereiro de 2011

OPORTUNIDADE

REPASSANDO....

Quem possui interesse na área de cultura de tecidos vegetais pode se
candidatar a uma vaga que abriu na Empresa Baiana de Desenvolvimento
Agropecuário (Edital 007/2010 - FAPESB). A bolsa é de R$ 720,00 com carga
horária de 40h semanais, que pode ser negociada conforme a carga horária de
aulas para não prejudicar o desempenho na faculdade.

A EBDA fica ao lado do campus de Ondina e possui diversas linhas de pesquisa
com o propósito de promover a agropecuária baiana e apoiar os produtores
(http://www.ebda. ba.gov.br/). O trabalho será no Laboratório de Cultura de
Tecidos Vegetais (LCTV) e consistirá na preparação e desenvolvimento de
experimentos de multiplicação in vitro de sisal, pinhão manso, fruteiras
nativas, plantas de interesse farmacológico, orquídeas e bromélias, além de
técnicas de limpeza clonal de culturas contaminadas por vírus e outros
patógenos, estabelecimento de novos protocolos de multiplicação in vitro,
redação de artigos para publicação e de atividades de campo como a seleção
de matrizes para melhoramento genético.

Interessados enviar currículo para mim até esse sábado (26/02/2011) e
estudar esses assuntos para possível entrevista com o coordenador do
projeto.


Marcos Torres

Biólogo-UFBA

25 de fevereiro de 2011

Amargosa cria Unidade de Conservação Municipal


A Prefeitura de Amargosa, no Recôncavo Sul da Bahia, realizou no último sábado, (19) um Ato Público de assinatura do Decreto Municipal para criação da Unidade de Conservação Municipal “Refúgio da Vida Silvestre de Amargosa” (REVISA). A área a ser conservada está situada entre a mata atlântica e a caatinga, possui 5.822 hectares e, é uma região rica em espécies de aves, e com alto potencial hídrico, abrigando rios, nascentes e cachoeiras.

Na ocasião a representante do Centro Sapucaia, Márcia Luzia e o também consultor do Centro e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Jean François, falaram sobre a importância da criação da Unidade de Conservação para a cidade. O consultor apresentou os resultados dos estudos feitos na área e disse que foi possível identificar mais de 250 espécies de aves, entre elas 13 ameaçadas de extinção, além de espécies de anfíbios e plantas novas para a ciência.

A criação da Unidade de Conservação “Refúgio da Vida Silvestre contou com o apoio da Sema, através do Projeto Corredores Ecológicos. O projeto, que trabalha na proteção da Mata Atlântica na Bahia, viabilizou a realização da consulta pública e implementou ações na região, a exemplo da criação de viveiros para produção de mudas destinadas a reflorestamento, apoio em trilhas ecológicas, roteiros de ecoturismo, além de ter publicado materiais informativos.

Para a diretora de Unidade de Conservação da Sema, Marianna Pinho, toda iniciativa que visa conservar os remanescentes florestais e contribuir para a preservação da biodiversidade merece apoio. Ela destaca a importância hídrica da região, cuja preservação é vital para o abastecimento de Amargosa e dos municípios que ficam no entorno, e para a manutenção das atividades produtivas.

O Promotor de Justiça, Marcelo Guedes, falou da satisfação de compartilhar este momento que representa um marco para a história de Amargosa. “Espero que o município possa servir de modelo, no caminho buscando sempre alinhar o desenvolvimento econômico de maneira sustentável”, destacou.

Desenvolvimento socioambiental - Ainda na oportunidade, foi lançado o Projeto de Desenvolvimento Sustentável Timbó que me deu. De acordo com o Prefeito da cidade, Valmir Sampaio, a idéia é garantir a conservação e recuperação dos recursos naturais, bem como apoiar o desenvolvimento em bases sustentáveis, através de ações específicas nos serviços básicos de educação, saúde, assistência social, diversificação econômica e gestão e proteção ambientais, a toda população do entorno onde será implantado o mosaico de Unidades de Conservação.

“Este projeto é revolucionário porque mostra que uma Unidade de Conservação pode ser tornar um instrumento poderoso de inclusão social e de geração de renda, se ele for associado a outras políticas complementares na UC e no seu entorno”, avaliou Jean François.

Fonte: Ascom/Sema

24 de fevereiro de 2011

XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia

A Sociedade Brasileira de Zoologia e o Instituto de Biologia da UFBA convidam a todos para o lançamento oficial do XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia (CBZ na Bahia), que ocorrerá no dia 8 de abril de 2011 (sexta-feira), das 14 às 19h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA (Terreiro de Jesus, Pelourinho, Salvador).

MAIORES INFORMAÇÕES:
http://cbznabahia2012.wordpress.com/

PRF RESGATA TAMANDUá-BANDEIRA NA BR-101

Foto: PRF

Filhote de animal foi encontrado próximo a rodovia movimentada

Um filhote de tamanduá-bandeira, espécie ameaçada de extinção, foi resgatado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 506 da BR-101, em Itabuna, região sul da Bahia, na manhã desta quinta-feira (24). O animal tentava atravessar a pista em busca de alimento e corria risco de atropelamento. Comum - ainda que cada vez em menor número - em campos e florestas de Belize, Guatemala e países da América do Sul, o filhote foi levado para a sede da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac). Seu destino ainda não foi definido.

Rotary Baía de Todos os Santos

Rotary Baía de Todos os Santos, articula-se com entidades públicas e privadas visando o monitoramento e a preservação como garantia do desenvolvimento sustentável da Baía de Todos os Santos.

No próximo mes de março dirigentes da Comissão de Preservação e Desenvolvimento da Baía de São Francisco, na California, chegam à Bahia para assinar Protocolo de Cooperação com o governo do Estado da Bahia, articulado pelo Rotary BTS, declarando as baías como "Baías Irmãs".

O protocolo prevê transferência de tecnologias inovadoras, desenvolvidas pela Universidade da California e usadas para monitoramento, controle e promoção do desenvolvimento sustentado da Baía de São Francisco, para a BTS.

O contrato celebrado há dois anos entre o governo do Estado e a Ufba (video abaixo), para elaboração de um Plano de Manejo para a BTS, tendo os Institutos de Biologia e Química como líderes no processo, poderá ser reforçado com a parceria com a Universidade da California, referência internacional em monitoramento e controle de corpos d´agua.

Noticias veiculadas:

- Cientista articula parceria Bahia-California
- Baia pode ter monitoramento da California
- Novo de novo emissário beneficia BTS
- Memorando para "Efluente Zero"
- California vem a Bahia
- http://www.youtube.com/watch?v=tEoqE-FhC1A&feature=related

Rotary Baía de Todos os Santos

22 de fevereiro de 2011

VI Seminário Dinâmica Territorial e Desenvolvimento Socioambiental:

VI Seminário Dinâmica Territorial e Desenvolvimento Socioambiental: Desafios Contemporâneos,

Trata-se de evento internacional, cujas inscrições encontram-se abertas.
Estamos recebendo trabalhos para as Sessões Temáticas, dentre as quais encontra-se uma específica para estudos jurídicos, abaixo descrita:
ST-7 Direito, desenvolvimento e dinâmica socioambiental
Ementa: Congrega trabalhos que tratem de Instrumentos Jurídicos voltados à efetivação de políticas de preservação, proteção e reconstrução do meio-ambiente, objetivando a promoção do desenvolvimento sustentável. Assim, buscam-se contribuições analíticas que tratem das ferramentas e impactos jurídicos relacionadas às implicações do desenvolvimento socioambiental.
Coordenação: André Portella
Endereço eletrônico para envio de artigo: sdtds2011.st7@ gmail.com. br

Todos os detalhes sobre o evento poderão ser acessados na página da UCSal (www.ucsal.br) .

Seguidores