13 de novembro de 2013

Sema e Seplan apresentam Zoneamento Ecológico-Econômico

Sema e Seplan apresentam Zoneamento Ecológico-Econômico

O Governo da Bahia, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Planejamento (Seplan), tem a satisfação de apresentar o Zoneamento Ecológico-Econômico -ZEE do Estado da Bahia. A ação é um instrumento da Política Nacional e Estadual de Meio Ambiente (Lei Federal nº 6.938/81, Decreto Federal n.º 4297/02 e Lei Estadual nº 10.431/06) que visa orientar o planejamento, a gestão e as decisões do poder público, do setor privado e da sociedade em geral, considerando as potencialidades e limitações ambientais e socioeconômicas, tendo por objetivo maior o desenvolvimento sustentável.
O ZEE Bahia possibilita a incorporação das variáveis ambientais, nos projetos realizados pelo governo, por meio do diálogo com a sociedade, além de desenvolver alternativas de melhor uso dos recursos naturais e propor tecnologias sustentáveis.
Nome: Territórios Bacia do Jacuípe/Piemonte do Paraguaçu/Portal do Sertão/Vale do Jiquiriçá
  • Período: 14/11/2013
  • Local:Feira de Santana
Endereço: Rua Deraldo Alves Costa, 171, Baraúnas. Feira de Santana.

Nome: Territórios Itaparica/Piemonte Norte do Itapicuru/Sertão do São Francisco
  • Período: 19/11/2013
  • Local:Juazeiro
Endereço: Av. Dr. Chastinet Guimarães, s/n, São Geraldo. Juazeiro.

Nome: Territórios Bacia do Rio Corrente/Bacia do Rio Grande
  • Período: 20/11/2013
  • Local:Barreiras
Endereço: Av. Aylon Macedo, n° 2000. Barreiras.

Nome: Territórios Agreste de Alagoinhas-Litoral Norte/Semi-árido Nordeste II/Sisal
  • Período: 21/11/2013
  • Local:Alagoinhas
Endereço: Rua Dantas Bião, 678. Alagoinhas

Nome: Territórios Velho Chico/Bacia do Paramirim
  • Período: 22/11/2013
  • Local:Ibotirama
Endereço: Rodovia BR 242, KM 831. Ibotirama.

Nome: Territórios Médio Rio das Contas/Vitória da Conquista/Médio Sudoeste da Bahia/Sertão Produtivo
  • Período: 25/11/2013
  • Local:Jequié
Endereço: Rua José Moreira Sobrinho, s/n, Bairro Jequiezinho, Jequié.

Nome: Territórios RMS/Recôncavo/Baixo Sul
  • Período: 27/11/2013
  • Local:Salvador
Endereço: Rua Manoel Antônio Galvão, 1075, Patamares. Salvador.

Nome: Territórios Costa do Descobrimento/Litoral Sul/Extremo Sul
  • Período: 29/11/2013
  • Local:Porto Seguro
Endereço: Rodovia BR 367, Km 10. Porto Seguro

Até agora, 2013 é o sétimo ano mais quente já visto, diz ONU

Exame
    Acúmulo de gases do efeito estufa resultantes da ação humana na atmosfera significa que um futuro mais quente é agora inevitável, disse secretário-geral da OMM

Alister Doyle e Michael Szabo, da 
Varsóvia - O ano de 2013 é o sétimo mais quente desde o início dos registros em 1850, com um tendência para episódios climáticos extremos como o tufão Haiyan nas Filipinas agravados pelo aumento do nível do mar, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta-feira.
Um acúmulo de gases do efeito estufa resultantes da ação humana na atmosfera significa que um futuro mais quente é agora inevitável, disse o secretário-geral da OMM em comunicado divulgado às margens de uma cúpula climática da Organização das Nações Unidas com a presença de mais de 200 países, em Varsóvia.
A OMM afirmou, em uma leitura provisória, que os primeiros nove meses deste ano empataram com o mesmo período de 2003 como o sétimo mais quente, com uma média de temperatura global na superfície da terra e do oceano 0,48ºC acima da média entre 1961 e 1990.
"Este ano, mais uma vez, dá continuidade à tendência de longo prazo" em direção a temperaturas mais altas causadas pelo aquecimento global, disse Jarraud. A OMM disse ser provável que 2013 termine entre os dez anos mais quentes em registro desde 1850.
Entre os episódios extremos deste ano estão o supertufão Haiyan que atingiu as Filipinas, ondas de calor recordes na Austrália e enchentes do Sudão à Europa, listou a OMM. No Japão registrou-se o verão mais quente da história.

Aparentemente na contra-mão da tendência de aquecimento, o gelo no mar ao redor da Antártida expandiu a um tamanho recorde. Mas a OMM disse: "Padrões de ventos e correntes oceânicas tendem a isolar a Antártida dos padrões de tempo globais, mantendo-a fria".
A OMM afirmou que ciclones tropicais como o Haiyan não poderiam ser diretamente atribuídos aos efeitos das mudanças climáticas. Mas "níveis do mar mais elevados já estão tornando populações costeiras mais vulneráveis a surtos de tempestades. Vimos isso com consequências trágicas nas Filipinas", disse Jarraud. Os mares subiram cerca de 20 centímetros nos século passado.
Até o início de novembro de 2013, foram registrados 86 ciclones tropicais, de tufões a furacões no Atlântico, número próximo da média entre 1981 e 2010 de 89 tempestades, informou a OMM.

AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DA FAUNA BRASILEIRA E A LISTA DE ESPÉCIES AMEAÇADAS: O QUE SIGNIFICA, QUAL SUA IMPORTÂNCIA, COMO FAZER?

AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DA FAUNA BRASILEIRA E A LISTA DE ESPÉCIES AMEAÇADAS: O QUE SIGNIFICA, QUAL SUA IMPORTÂNCIA, COMO FAZER?

Monica Brick Peres, Ugo Eichler Vercillo, Braulio Ferreira de Souza Dias

A biodiversidade é um bem comum essencial para a sobrevivência da humanidade na Terra. Seu valor intrínseco e extrínseco tem sido amplamente reconhecido por governos e sociedade civil em diversos acordos internacionais. A perda de biodiversidade é uma das piores crises mundiais da atualidade com espécies e habitats diminuindo a uma taxa alarmante como mostrou a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção de 2008 (Vié et al. 2009). Por isso a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) definiu para 2020 metas claras de redução das taxas de extinção a nível mundial.

As listas de espécies ameaçadas de extinção ou Listas Vermelhas (“Red List”), tornaram-se mundialmente conhecidas através da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Inicialmente elaboradas para mamíferos e aves, essas listas foram criadas para chamar a atenção para a necessidade de agir rápida e efetivamente em prol da conservação das espécies com maior risco de extinção em futuro próximo (Fitter & Fitter 1987). Avaliar o estado de conservação nada mais é do que estimar a probabilidade ou risco relativo de extinção de uma espécie ou subespécie. Além de apontar as espécies com maior urgência de ações de conservação, as avaliações podem gerar índices do estado de degeneração ou recuperação da biodiversidade por grupo taxonômico ou por região geográfica. Por isso, quando o objetivo é reduzir a taxa de extinção de espécies, a avaliação do estado de conservação é considerado o passo inicial e também o mais importante para planejar e priorizar recursos e ações (Mace & Lande 2001, Mace et al. 2008). 
Este artigo apresenta o processo em curso de avaliação do estado de conservação da fauna brasileira, incluindo conceitos envolvidos, abordagens, procedimentos e forma de envolvimento dos profissionais.

Texto completo: PDF

11 de novembro de 2013

FAMAM abre inscrições para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

FAMAM abre inscrições para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

A Faculdade Maria Milza (FAMAM), em Governador Mangabeira-BA, informa que estão abertas as inscrições para a seleção do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu, no nível de Mestrado Profissional, em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, para alunos regulares e especiais, até o dia 16/11/2013.
Para se inscrever, os candidatos devem se dirigir à Secretaria Acadêmica do Mestrado da FAMAM, na Praça Manoel Caetano, n° 51, Cruz das Almas – BA, das 8h as 11:45h e das 14h as 17:45h (segunda a sexta-feira), apresentando o formulário de inscrição, comprovante de pagamento da taxa (R$ 50,00) e documentos exigidos no edital da seleção (cópia simples e original), disponível no site www.famam.com.br. Os documentos poderão ser enviados pelo Correio desde que autenticados.
Estão sendo oferecidas 20 vagas para alunos regulares e 15 vagas para alunos especiais, distribuídas entre as linhas de pesquisa Planejamento, Gestão e Tecnologias Ambientais; e Políticas Públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Após o deferimento das inscrições o processo terá continuidade nos dias 07 e 21/12/13 com a realização da Prova Escrita e das Entrevistas, respectivamente. Os Resultados Finais serão divulgados no período de 26 a 28/12/13.
Mais informações no site www.famam.com.br e pelo telefone (75)3312.7000 com Elizangela
Fonte: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação/FAMAM

Curso sobre o Maracujazeiro e a Citricultura

    • Curso sobre o Maracujazeiro e a Citricultura



  • A Embrapa Mandioca e Fruticultura promove o "Curso sobre o Maracujazeiro e a Citricultura", com o objetivo de capacitar agrônomos e técnicos agrícolas na cultura do maracujazeiro e na citricultura. Os temas abordados são: métodos de propagação, plantio e tratos culturais, condução e poda, adubação, polinização, colheita, pós-colheita, pragas e doenças.

    O evento ocorrerá na Embrapa Mandioca e Fruticultura em Cruz das Almas, localizada no recôncavo baiano, distante 142 km de Salvador, via BR101 (conexão com BR324), nos dias 12 a 14 de novembro de 2013. 

    O transporte, a alimentação e a hospedagem são de responsabilidade do participante. 

    Informações e inscrições: Marineusa Araujo Silva - cnpmf.inscricao@embrapa.br ou (75) 3312-8077.

    Clique aqui e veja a programação. 

    Agespi Uesb divulga lista de editais abertos a partir de novembro de 2013

    Agespi Uesb divulga lista de editais abertos a partir de novembro de 2013


    A Assessoria na Gestão de Projetos e Convênios Institucionais (Agespi) da Uesb divulgou uma lista de editais abertos com oportunidades vigentes a partir de novembro, por diferentes órgãos financiadores.
    A lista inclui editais da Fapesb, Capes, CNPq, Ministério da Fazenda, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Petrobras e até mesmo agências internacionais como a Fundação Heinz Kühn e Bill & Melinda Gates Foundation, entre outras.
    Se você tem projeto e deseja receber apoio, confira a lista de editais, que contempla as mais diversas áreas do conhecimento.
    Para mais informações ou orientações, entre em contato com a Agespi pelo telefone (77) 3425-9313.

    XXII Encontro Regional de Estudantes de Biologia

    XXII Encontro Regional de Estudantes de Biologia
    Data: De Quinta-feira 14 Novembro 2013
    Para Domingo 17 Novembro 2013
    Local: Campus da UFRB, Cruz das Almas-BA
    O Encontro Regional de Estudantes de Biologia - EREB NE 2013 propõe-se a construir espaços que auxiliem a tomada de consciência de classe através de práticas contra-hegemônicas, dentro desse espaço que é NOSSO. Para compreender a dinâmica da educação universitária e como esta interfere na organização da sociedade, tentando derrubar os muros construídos entre os dois, precisamos entender suas origens e reconhecer a disputa de poder que se estabelece nesses espaços. Afinal quem não conhece sua história, não conhece a si. Portanto: pra quem é produzida essa ciência? De que forma podemos tornar a universidade cada vez mais popular? Como o conhecimento popular pode interferir na academia e vice-versa? Como o Movimento Estudantil, sendo um movimento social, pode contribuir para a luta de classes? E, principalmente, como podemos unir essa estudantada toda para essas construções desses conhecimentos? Nesse sentido é importante entender qual o papel da Universidade na (des)construção do conhecimento popular e como o estudante e profissional da biologia pode atuar nesse âmbito.
     
    O site do encontro já está no ar: http://erebne2013.wix.com/ereb
     
    Para mais informações, acesse o site ou faça o contato diretamente com a Comissão Organizadora do Encontro através do email: erebne2013@gmail.com

    II Wokshop de Apicultura

    II Wokshop de Apicultura
    Data: Terça-feira 26 Novembro 2013
    Local: Anfiteatro Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG)
    Reuniremos neste evento, apicultores, produtores rurais, estudantes, quilombolas e pessoas interessadas em criar abelhas. No referido evento, serão abordados temas relacionados com a criação, manejo e preservação das abelhas.

    IV Seminário do Parfor/Ufrb - "Didática, Formação e Trabalho Docente"

    IV Seminário do Parfor/Ufrb - "Didática, Formação e Trabalho Docente"
    Data: De Terça-feira 12 Novembro 2013
    Para Quinta-feira 14 Novembro 2013
    Local: Campus de Cruz das Almas - Anfiteatro
    O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica promove o seu IV Seminário, com o tema intitulado - "Didática, formação e trabalho docente". A ser realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2013 no campus de Cruz das Almas/UFRB.
    Mais informações no site: http://www.ufrb.edu.br/parfor/ 
    E-mail para contato com a organização do seminário:seminarioparfor@gmail.com

    Centro de Visitantes do IBJ reúne atrações para toda a família. Venha conhecer!

    Centro de Visitantes do IBJ reúne atrações para toda a família. Venha conhecer!

    A temporada reprodutiva das baleias jubarte chegou ao fim, mas o verão continua atraindo muito turistas à Praia do Forte, um dos principais pontos turísticos da Bahia. Para quem está programando uma visita ao charmoso vilarejo nas férias, a dica é conhecer o Centro de Visitantes do Instituto Baleia Jubarte, que alia informação e entretenimento. A visita é pedida certa aos amantes da vida marinha.

    Uma das principais atrações são os terminais interativos 3D, recém-chegados ao espaço. Informações sobre comportamento, anatomia, histórico de conservação, entre outros dados sobre a espécie e outros cetáceos podem ser encontradas somente com um clique. A atração, que já vem conquistando quem passa por lá, chama a atenção de pessoas de todas as idades, em especial crianças e adolescentes....Ver mais


    Seguidores