17 de novembro de 2011

Relatório de Impacto Ambiental – RIMA

COMUNICADO

O INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS – INEMA, atendendo o disposto na Resolução CEPRAM nº 2929/02 e nas Resoluções CONAMA nº 001/86, 009/87 e ao
artigo 172 do Regulamento da Lei Estadual nº 10.431/06 aprovado pelo Decreto
Estadual nº 11.235/08, comunica que o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA do
Parque Eólico Gentio do Ouro e Xique-Xique para a atividade de Geração de
Energia Eólica, com potência instalada total de 632,0 MW e 316 aerogeradores,
localizado nos municípios de Gentio do Ouro e Xique-Xique, no Estado da Bahia,
de responsabilidade da EPP – Empresa Paranaense de Participações S.A,
encontra-se à disposição da comunidade interessada a partir de 18/11/2011, nos
seguintes locais:

Xique-Xique

Prefeitura
Municipal de Xique-Xique
Praça Dom
Máximo, 384 – Edifício José Peregrino - Centro –
Xique-Xique

INEMA –
Sede Administrativa das APAs Lagoas de Itaparica e Dunas e Veredas do
Baixo-Médio São Francisco
Avenida
J.J. Seabra, 403, Centro – Xique-Xique

Gentio do
Ouro

Prefeitura
de Gentio do Ouro
Praça
Vanderlino Vieira, 01 – Centro - Gentio do Ouro

Escola
Municipal de Santo Inácio
Avenida
Cotegipe s/n - Distrito de Santo Inácio – Gentio do Ouro

Outrossim,
comunica a abertura de prazo de 45 (quarenta e cinco) dias para solicitação de
Audiência Pública por parte de Entidade Civil, Ministério Público ou por 50
(cinqüenta) ou mais cidadãos, junto ao INEMA.

Salvador,
16 de novembro de 2011.

Instituto
do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA
Secretaria
do Meio Ambiente – SEMA

16 de novembro de 2011

Divulgada lista atualizada dos animais ameaçados de extinção

Divulgada lista atualizada dos animais ameaçados de extinção Estudo mostra que cerca de 1 quarto das espécies de mamíferos pode desaparecerpor
Globo Rural On-line

Atum aparece na chamada "lista vermelha" das espécies ameaçadas de extinção.
A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) divulgou uma atualização da chamada “lista vermelha” de espécies ameaçadas de extinção. Por meio do estudo, foi possível comprovar que cerca de um quarto dos mamíferos do planeta pode desaparecer. Entre os animais que despontam na lista, estão o rinoceronte negro da África Ocidental, que já está extinto, o rinoceronte branco do norte, que não existe mais no meio silvestre, e o rinoceronte de Java, que possui apenas uma pequena população localizada na Indonésia. As três espécies do animal são vítimas da caça ilegal, motivada pela demanda de seus chifres, que supostamente apresentam propriedades terapêuticas no tratamento do câncer.
Camaleões, lagartixas, cobras-de-pernas e serpentes também estão sob ameaça. No meio marinho, o perigo é tão grande como em terra firme. As últimas avaliações das espécies de atuns, bonitos, cavalas e cavalas espanholas e de peixes de bico, como espada e agulha, mostram que a situação é grave para os atuns. Das oito espécies de atum, cinco aparecem na categoria de espécie ameaçada ou quase ameaçada da "lista vermelha" da UICN.
A entidade defensora dos animais espera que o estudo estimule os governos a protegerem estas espécies, já que muitas delas possuem alto valor econômico.
FONTE: GLOBO RURAL
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Segundo a IUCN, 25% dos mamíferos correm risco de extinção

Última atualização da lista vermelha da IUCN considera que rinoceronte-negro-do-oeste está oficialmente extinto.Rinoceronte-branco (Ceratotherium simum) está na lista vermelha da IUCNA União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) divulgou no dia 10/11 a última atualização da lista vermelha de animais ameaçados de extinção da IUCN.
O relatório aponta que 25% dos mamíferos do planeta estão no grupo que corre o risco de deixar de existir.O rinoceronte-negro-do-oeste (Diceros bicornis longipes), subespécie que vivia no Oeste da África, foi considerado oficialmente extinto pela IUCN. O rinoceronte-branco (Ceratotherium simum cottoni), espécie que habita a região central da África, corre sério risco de seguir para o mesmo caminho.Mas as notícias não são só ruins. A pesquisa aponta que o cavalo-de-przewalski (Equus ferus), considerado extinto da natureza pela lista, em 1996, agora tem uma população de cerca de 300 animais.Outra novidade da lista atualizada foi a de há duas espécies de raias-manta: a de recife (Manta alfredi) e a gigante (Manta birostris), e que ambas são classificadas como vulneráveis pela lista. A caça desse animal preocupa os especialistas, já que seus dentes internos são usados na medicina chinesa.Entre os peixes, um dos que mais requer atenção, segundo os cientistas, é o atum. A lista mostra que cinco das oitos espécies do animal estão entre os ameaçadas ou quase ameaçadas.Mais 26 anfíbios foram incluídos à lista nesta última atualização.
O principal problema para a diminuição de algumas espécies de sapos e pererecas é a perda de hábitat e a captura para venda dos bichos.

Entidades ambientais protestam contra medidas do governo Wagne

Quatro entidades ambientalistas da Bahia (Gambá, Germen, Instituto Búzios e Gaciam) divulgaram documento em que acusam o governador Jaques Wagner de adotar "uma política de esvaziamento do controle social sobre o licenciamento ambiental".

De acordo com A Tarde, como argumento, afirmam que a administração do Estado já tirou os poderes do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) para dá-los ao diretor do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Também falam que a situação piorou depois que o Executivo mandou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa que institui a lincença ambiental por adesão e compromisso (LAC), pela qual a empresa interessada inicia as atividades sem qualquer exame prévio sobre os efeitos. Segundo os órgãos ambientalis, conselheiros do Cepram procuraram o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Splenger, para explicar o projeto, mas nunca foram atendidos.
FONTE: BAHIA NOTICIAS

Seguidores