14 de março de 2012

Aberta consulta sobre Atlas de Espécies Ameaçadas
Brasília (12/03/2012) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abre a partir desta terça-feira (13) consulta pública a todos os pesquisadores interessados em contribuir para a revisão do Atlas de Espécies Ameaçadas de Extinção, publicado em abril de 2011. A consulta fica aberta por 30 dias. Veja abaixo como participar.
A contribuição deve ser feita via questionário elaborado pela Coordenação de Análise e Prognóstico de Risco à Biodiversidade, vinculada à Coordenação Geral de Manejo para Conservação do Instituto Chico Mendes. O questionário está dividido em dois tipos – fauna e flora. O de fauna apresenta os grupos taxonômicos – anfíbios, aves, invertebrados aquáticos, invertebrados terrestres, mamíferos, peixes e répteis – e o de flora, a lista de espécies por família.
A base para a elaboração do questionário foi o Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas de Extinção, que traz a lista divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente. “Partimos de um parâmetro oficial”, frisa o coordenador geral de Manejo para Conservação do Instituto Chico Mendes, Ugo Eichler Vercillo.
A única restrição, em virtude da ferramenta usada para elaboração do questionário, é que o pesquisador que investigou uma ou mais espécies em unidades de conservação (UC) diferentes terá que preencher o questionário para cada UC estudada. “Mas caso tenha estudado várias espécies em uma mesma unidade, o questionário é único”, frisa a Coordenadora de Análise e Prognóstico de Risco à Biodiversidade, Gabriela Leonhardt.
Um aspecto importante do questionário é o detalhamento das referências do pesquisador, tais como publicações acerca da espécie em teses, artigos, congressos, avistagem com registro fotográfico, com coordenadas georeferenciadas, entre outras.
Nas próximas fases, está prevista a compilação dos dados pelo ICMBio e a validação pelos 11 centros de Pesquisa e Conservação. Os pesquisadores que tiverem alguma dúvida devem encaminhar e-mail para coapro.dibio@icmbio.gov.br "> coapro.dibio@icmbio.gov.br ou ligar para 61-3341-9529.
As fotografias de registros de espécies deverão ser encaminhadas para fotosbiodiversidade@gmail.com "> fotosbiodiversidade@gmail.com , especificando o nome da espécie e autor da imagem, bem como se elas podem compor o novo Atlas ou não.
SERVIÇO:
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9290


Polícia apreende 200 animais silvestres na Feira do Rolo

A polícia de Feira de Santana apreendeu 200 animais silvestres, nesta segunda-feira (12), no espaço de comércio informal tradicionalmente conhecido na cidade como Feira do Rolo. Coelhos, codornas, preás e aves em extinção foram encontrados presos em gaiolas, sem água nem comida. Segundo a ambientalista Telma Lobão, uma única gaiola concentrava quase 100 pássaros. “Os animais silvestres serão devolvidos à natureza e os animais domésticos e exóticos ficarão com fieis depositários, pessoas idôneas e responsáveis que se comprometam a cuidar do animal”, explicou. Ainda de acordo com a ambientalista, nestes casos não é permitida a venda, troca ou mudança de endereço dos bichos. Os responsáveis pelo comércio ilegal não foram encontrados durante a operação policial e até o momento ninguém foi preso. Informações do jornal Correio.


EDITAL UESC Nº 024 – Data: 09/03/2012 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES – Programa Universidade Para Todos – A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para equipe de trabalho do Programa Universidade Para Todos. 1. DAS INSCRIÇÕES:
PERÍODO
De 12 a 23/03/2012.
HORÁRIO
Das 08 às 12 horas, das 13 às 18 horas.
LOCAL
Protocolo Geral da UESC, térreo do Pavilhão Adonias Filho
2. VAGAS E REQUISITOS:
Cargo: Coordenador Geral do Projeto
Requisitos
Ser servidor técnico-administrativo do quadro efetivo da UESC e estar em efetivo exercício de suas atividades.
Ter experiência em coordenação de projetos de extensão.
Possuir titulação mínima de especialista;
Ter disponibilidade de tempo para atuar no programa e viajar para os municípios da região.
Carga horária
40 horas mensais, fora da carga horária regular do servidor.
Atribuições
Participar de reunião na CODES e representar a PROEX.
Efetivar contatos com as direções das DIRECs para articular interesses institucionais, obter a cessão de espaços e outras ações para realização do curso.
Presidir reuniões com os coordenadores, secretários e os monitores.
Elaborar planilhas orçamentárias para propor ajustamentos; elaborar propostas e apresentar relatórios.
Elaborar os relatórios mensais das atividades desenvolvidas pelo Programa.
Instituir instrumentos e efetuar o controle da utilização de pessoal, carga horária e quantitativos.
Nº de vagas: 01 vaga
Cargo: Coordenador Administrativo e Financeiro do Projeto
Requisitos
Ser servidor técnico-administrativo do quadro efetivo da UESC e estar em efetivo exercício de suas atividades.
Ter experiência em coordenação de projetos de extensão.
Possuir graduação em Administração ou Ciências Contábeis.
Ter disponibilidade de tempo para atuar no programa e viajar para os municípios da região.
Carga horária
40 horas mensais, fora da carga horária regular do servidor.
Atribuições
Estabelecer contato com Secretarias Municipais de Educação, Diretores de Escolas e outros dirigentes para articular parcerias e obter cessão de escolas, liberação de pessoal e outros apoios para execução do Programa.
Coordenar toda a parte logística do programa, efetuando a planificação, coordenação a aquisição de materiais e serviços.
Acompanhar as atividades diárias dos secretários, pessoal de apoio e monitores.
Acompanhar e monitorar processo de aplicação financeira decorrente dos gastos efetuados com as atividades do Programa, de conformidade com o Plano de Trabalho.
Elaborar cronograma de execução das atividades.
Efetuar a planificação e coordenar a aquisição de material e serviços do Programa.
Preparar documentos, organizar folha de pessoal e similares e encaminhar à área financeiro para efetuar pagamento.
Nº de vagas: 01 vaga
3. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA: Curriculum na plataforma Lattes (comprovado). Declaração de disponibilidade de tempo para o programa. Declaração da carga horária de trabalho fornecida pelo Chefe Imediato. 4. DA SELEÇÃO:

DATA / LOCAL
Análise do Curriculum Lattes (Com base no Barema anexo)
De: 29 e 30/03/2012 - Na PROEX
5. DEMAIS EXIGÊNCIAS 5.1. A carga horária aqui estipulada, para cumprimento das ações do programa em epígrafe, objeto deste edital, deve ocorrer fora do horário do compromisso institucional do candidato. 5.3. O candidato que for selecionado deverá apresentar, no ato da convocação, documento comprobatório de que não possui outra Bolsa-Auxílio, o qual será encaminhado ao SEPES para o devido arquivamento. 6. O período de vigência das bolsas será de 07 (sete) meses podendo ser prorrogado. 7. O início das atividades fica condicionado a publicação do contrato firmado entre a SEC/UESC, assim como, o início das atividades do programa estão condicionadas a publicação e liberação dos recursos. 8. Se ficar comprovado que o candidato não dispõe de carga horária suficiente para atuar na execução das atribuições indicadas neste Edital, será eliminado da Seleção. Caso essa indisponibilidade de horário fique comprovada após a seleção, o servidor será desligado da Coordenação. 9. O inicio das atividades fica condicionado à publicação do contrato, firmado entre a SEC/UESC, e a disponibilização dos recursos. (Os anexos estão disponíveis no sítio da Universidade: http://www.uesc.br/). EDITAL UESC Nº 025 – Data: 09/03/2012 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES – Programa Universidade Para Todos – A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para equipe de trabalho do Programa Universidade Para Todos. 1. DAS INSCRIÇÕES:
PERÍODO
De 12 a 23/03/2012.
HORÁRIO
Das 08 às 12 horas, das 13 às 18 horas.
LOCAL
Protocolo Geral da UESC, térreo do Pavilhão Adonias Filho
2. VAGAS E REQUISITOS:
Cargo: Apoio Administrativo
Requisitos
Ser servidor técnico administrativo da UESC e estar em efetivo exercício de suas atividades.
Ter conhecimento em execução de projetos (extensão, pesquisa, ensino).
Ter disponibilidade de tempo para atuar no programa (viagens e visitas aos municípios da Bahia).
Ter domínio em planilha Excel.
Carga horária: 20 horas mensais, fora da carga horária regular do servidor.
Atribuições
Acompanhar e Fiscalizar a freqüência e os trabalhos desenvolvidos pelos Secretários do Programa.
Digitar todo o material necessário para atender ao programa.
Solicitar material no Sistema de compra (SCP), acompanhar todo o processo e entregar nas escolas.
Acompanhar a freqüência dos alunos do programa.
Nº de vagas: 04
Cargo: Apoio Financeiro
Requisitos
Ser servidor Técnico-Administrativo da UESC e estar em efetivo exercício de suas atividades.
Ter domínio no Sistema Contábil Financeiro – SICOF.
Ter experiência em acompanhamento / monitoramentos de projetos de extensão ou pesquisa (na área financeira).
Ter disponibilidade de tempo para atuar no programa.
Ter domínio em planilha Excel.
Carga horária: 20 horas mensais fora da carga horária regular do servidor.
Atribuições:
Acompanhar as aplicações (gastos) financeiras do Projeto.
Cadastrar e lançar no sistema SICOF todos os processos de pagamentos.
Receber os documentos, notas e correlatos, catalogar e fazer aplicações contábeis.
Nº de vagas: 03
3. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA: Curriculum na plataforma Lattes (comprovado). Declaração de disponibilidade de tempo para o programa. Declaração de efetivo exercício da atividade fornecida pelo Setor de Pessoal - SEPES. Declaração da carga horária de trabalho fornecida pelo Chefe Imediato. 4. DA SELEÇÃO:

DATA / LOCAL
Análise do Curriculum Lattes (Com base no Barema, em anexo).
De: 27 e 28/03/2012 – Na PROEX
5. DEMAIS EXIGÊNCIAS 5.1. O candidato deverá apresentar declaração do SEPES especificando o seu horário de trabalho na UESC. 5.2. A carga horária aqui estipulada, para cumprimento das ações do programa em epígrafe, objeto deste edital, deve ocorrer fora do horário do compromisso institucional do candidato. 5.3. O candidato que for selecionado deverá apresentar, no ato da convocação, documento comprobatório de que não possui outra Bolsa-Auxílio, o qual será encaminhado ao SEPES para o devido arquivamento. 6. O período de vigência das bolsas será de 07 (sete) meses podendo ser prorrogado. 7. O início das atividades fica condicionada a publicação do contrato firmado entre a SEC/UESC, assim como, o início das atividades do programa estão condicionadas a publicação e liberação dos recursos. (Os anexos estão disponíveis no sítio da Universidade: http://www.uesc.br/).
RESUMO DE EDITAIS
EDITAL UESC Nº 026 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA COORDENADOR E PROFESSOR DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE – TURMA 2012 – 2013. A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna público a abertura de inscrições para equipe de trabalho do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE - TURMA 2012 – 2013 1. DAS INSCRIÇÕES:
PERÍODO
De 14 a 21 de março de 2012
HORÁRIO
Das 08 às 12 horas e das 13 às 16 horas
LOCAL
Protocolo Geral da UESC, térreo do Pavilhão Adonias Filho
2. VAGAS, REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E CARGA HORÁRIA: Cargo: Coordenador Pedagógico Vagas: 02 (duas) Carga horária: 16 horas mensais Requisitos - Ser professor da UESC e estar em efetivo exercício de regência de classe - Ter experiência em coordenação de projetos pedagógicos - Ter Licenciatura em Educação Física - Ter disponibilidade de tempo para atuar no programa. - Ter experiência em coordenação de Cursos de Pós-Graduação. Atribuições - Acompanhar o andamento do curso em todas as ações pedagógicas - Participar das reuniões junto a CODES - Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior. - Acompanhar o desempenho dos docentes e pessoal de apoio. - Acompanhar a execução financeira do curso, bem como a compra de materiais e equipamentos. Obs. Deverá o candidato apresentar declaração do Chefe de Departamento especificando o seu horário de trabalho na UESC. É expressamente vetado o cumprimento da carga horária mensal, aqui estipulada, no todo ou em parte, durante o horário de trabalho da UESC. Cargo: Professor Requisitos: - Ser professor da UESC e estar em efetivo exercício de regência de classe; - Ser professor da área que irá concorrer Atribuições: a) elaborar e entregar os conteúdos dos módulos desenvolvidos; b) adequar conteúdos, materiais didáticos e bibliografia utilizados para o desenvolvimento do curso; c) adequar o material didático nas diversas mídias, disponibilizando-o para o coordenador de curso; d) realizar as avaliações dos alunos, mediante o uso dos recursos e metodologias previstos no plano de curso; e) apresentar ao coordenador de curso, ao final da disciplina ofertada, relatório do desempenho dos estudantes e do desenvolvimento da disciplina; f) participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento de metodologia e materiais didáticos específicos para o curso; g) desenvolver, em colaboração com o coordenador de curso, a metodologia de avaliação dos alunos; h) orientar os alunos no Trabalho de Conclusão de Curso. Disciplinas e vagas conforme o quadro abaixo:
Cargo
Vagas
Corporalidade e Contemporaneidade - 15 h/a
01
Introdução a pesquisa - 15h/a
01
Pesquisa Orientada I e II - 60 h/a
01
Metodologia do Ensino em Educação Física e Esporte - (Ênfase - Esporte Escolar) - 30 h/a
01
Novas tecnologias na educação - 15 h/a
01
Metodologia da Educação Física e Esporte (Ênfase em atividades físicas de esporte na natureza) - 15 h/a
01
Metodologia da Educação Física e Esporte (Ênfase em lazer) - 15 h/a
01
Metodologia da Educação Física e Esporte (Ênfase em saúde e atividade física) - 15 h/a
01
Tirocínio docente - 30 h/a
01
Metodologia da Educação Física e Esporte – (Ênfase em Inclusão e diversidade) - 30 h/a
01
Metodologia da Educação Física e Esporte - (Ênfase em Ginástica) - 15 h/a
01
Metodologia da Educação Física e Esporte - (Ênfase em Dança) - 15 h/a
01
3. MODALIDADE DE REMUNERAÇÃO E VIGÊNCIA - Bolsa de Extensão conforme Resolução CONSEPE n° 50/2009 e o valor determinado pelo plano de trabalho, aprovado pelas instâncias competentes. - O período do contrato será de até 12 meses. 4. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA Curriculum Vitae na plataforma Lattes Declaração de disponibilidade de tempo para o programa Ficha de inscrição (Anexo Único) 5. A SELEÇÃO: A seleção constará de:

DATA
HORÁRIO
Análise do Curriculum Lattes
Dia 26 de março de 2012
LOCAL: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAUDE
(O anexo único está disponível no sítio da Universidade: http://www.uesc.br/).
FONTE: DIARIO OFICIAL DO ESTADO DA BAHIA, 13 DE MARÇO DE 2012


ICMBIO -
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Brasília - DF, terça-feira, 13 de março de 2012
A MINISTRA DE ESTADO CHEFE DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 1 o do Decreto no 4.734, de 11 de junho de 2003, resolve Nº 229 - EXONERAR, a pedido, RÔMULO JOSÉ FERNANDES BARRETO MELLO do cargo de Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, código DAS 101.6, a partir de 10 de março de 2012.
GLEISI HOFFMANN
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
EDITAL Nº 2, DE 12 DE MARÇO DE 2012 CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO
O Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no uso de suas atribuições, torna público nos termos das Leis nº
8.745, de 09/12/93, alterada pela Lei nº 9.849, de 26/10/99, Lei nº 12.425, de 17/06/11, Portaria Interministerial MP/MEC nº 22/2011 e
Portarias MEC nº 243, de 03/03/2011, nº 1.481 de 07/10/2011, publicada no DOU de 10/10/2011 e nº 1.749, de 16/12/2011, publicada no DOU de 19/12/2011 e com as alterações da legislação posterior, faz saber aos interessados, que estarão abertas as inscrições para processo seletivo de contratação de docente por tempo determinado - professor temporário - no período de 14 a 23 de março de 2012 e processo seletivo simplificado nos dias 26 e 27 de março de 2012, nos seguintes Centros de Ensino e para as seguintes áreas de conhecimento:
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - CETEC
ÁREA/SETOR DE CONHECIMENTO VA G A S
Física 01
Matemática e Estatística 01
Química e Bioquímica 01
Sistemas Computacionais 01
Sistemas Mecânicos Estruturais 02
Tecnologia Ambiental 01
CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS - CAHL
ÁREA/ SETOR DE CONHECIMENTO VA G A S
Libras 01
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CFP
ÁREA/ SETOR DE CONHECIMENTO VA G A S
Estudos da Libras I e II / LIBRAS 01
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS
ÁREA/ SETOR DE CONHECIMENTO VA G A S
Humanidades 01
Práticas de Cuidar em Saúde 05
Saúde Coletiva 02
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓ- GICAS - CCAAB
ÁREA/ SETOR DE CONHECIMENTO VA G A S
Ciências Sociais Aplicadas ao Meio Rural 01
As informações serão prestadas pela Gerência Técnica e através do Edital Interno dos referidos Centros. A taxa relativa à inscrição
é de R$ 60,00 (sessenta reais). Até 28/03/2012, através de divulgação interna no âmbito do Centro, será tornado público o resultado
do certame com posterior publicação no D.O.U. A indicação de docentes para contratação temporária deverá observar as limitações
previstas pela legislação em vigência, recaindo sobre o órgão indicador, a qualquer tempo, o ônus de ressarcimentos decorrentes de
prestação de serviços indevida. Os processos instruídos deverão ser protocolados no Centro e serão encaminhados após a conclusão da
seleção à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal.
PAULO GABRIEL SOLEDADE NACIF
Brasília - DF, terça-feira, 13 de março de 2012

Secretário do Meio Ambiente de Ilhéus é acusado de... crime ambiental

Do Jornal Bahia Online (via Pimenta):

O secretário do Meio Ambiente, Harildon Ferreira, de Ilhéus, está sendo investigado pela Delegacia de Proteção Ambiental, instalada no município, acusado de praticar crime ambiental. Ele teria emitido uma autorização para extração de areia no litoral norte do município sem o devido cumprimento da lei, que exige documentação, licença e estudo de impacto ambiental da área e autorização expressa dos órgãos de proteção ambiental do estado. E o mais grave: a operação estava sendo realizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque do Conduru.

Harildon Ferreira emitiu um documento da Prefeitura sem cumprir, de acordo com o delegado Ismael Galo, os trâmites legais que regem as Leis Ambientais do estado. Detido em flagrante no último final de semana, o proprietário de uma loja de construção situada na entrada principal do bairro Teotônio Vilela e que no momento da ação policial trabalhava na área, apresentou a autorização emitida pelo secretário como a que dava plenos direitos à extração.

Ilhéus e Itabuna podem responder inquérito por retirada ilegal de areia


Caçamba-montagem.jpg


O Ministério Público Estadual aguarda informações da Delegacia de Proteção Ambiental (DPA) de Ilhéus para agir em relação à retirada de areia da praia da Avenida Soares Lopes, no centro da cidade. Segundo o promotor de Meio Ambiente, Paulo Eduardo Figueiredo, as prefeituras de Ilhéus e Itabuna serão chamadas a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e, a depender da gravidade dos fatos flagrados pela DPA na terça-feira (20), poderão ser alvo também de inquérito civil público. Ele destaca que, desde janeiro de 1999, a Prefeitura de Ilhéus usa licença ambiental expedida com base em parecer do antigo Centro de Recursos Ambientais, atual instituto. "É um documento fora dos padrões técnicos, como a ausência de prazo definido, que é incompatível com algo tão dinâmico como o meio ambiente", destaca. Para o titular da DPA, Ismael Galo, a Prefeitura de Ilhéus não apresentou autorização do órgão competente para fazer a extração, como determina a Lei 9.605/ 98, de Crimes Ambientais. [A Tarde]

UESB EDITAIS E EVENTOS

EVENTOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
I Workshop sobre Biologia e Biotecnologia de Microrganismos
De 28 a 30 de Março

Ciclo de Palestras - “Vacinas: o desafio da dengue”
De 02 a 05 de Abril

II Seminário de Saúde da Mulher:
Um Olhar Multidisciplinar

Dia 18 de Maio

II Congresso Internacional de Formação Profissional
no Campo da Educação Física

De 17 a 19 de Maio

IV Seminário de Pesquisas em Envelhecimento e o
II Simpósio sobre a Doença de Alzheimer

Dias 18 e 19 de Julho

I Congresso Movimentos Sociais e Educação
De 20 e 23 de Agosto
EDITAIS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Mestrado em Ciência Animal
Seleção de Alunos Especiais - Inscrições dias 13 e 14/03

Ecologia e Conservação da Biodiversidade
Seleção de Alunos Especiais - Inscrições de 15 a 16/03

Mestrado em Botânica - Turma 2012.2
Abertura de Inscrições até 18 de Maio


Evento internacional discute comunidades tradicionais em Salvador


Inscrições: congressodireitopct@gmail.com
I Congresso Internacional do Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais ocorrerá no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, nos dias 10 a 12 de maio. A atividade possui coordenação cientifica dos professores Ordep Serra (antropologia UFBA) e Júlio César de Sá da Rocha (Direito UFBA). As inscrições do Congresso serão gratuitas e realizadas através do e-mail congressodireitopct@gmail.com. Serão debatidos vários temas como Direito dos povos indígenas, das comunidades Quilombola, pescadores e marisqueiras, povos de santo e povos do campo. A atividade terá participação de lideranças das comunidades tradicionais, experiências internacionais e diálogos interculturais.

Universidade Aberta à Terceira Idade seleciona instrutores; inscrições até dia 18

Universidade Aberta à Terceira Idade seleciona instrutores; inscrições até dia 18

Vicente Andrade
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A UNEB abriu seleção pública para contratar instrutores de nível superior e médio que vão atuar nas unidades do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati), presente em 18 campi.
Os interessados devem realizar inscrições, gratuitamente, até o dia 18 deste mês, exclusivamente por meio do site www.selecao.uneb.br/uati2012.
Estão sendo oferecidas 65 vagas, distribuídas entre todas as unidades. Informações detalhadas podem ser obtidas no edital da seleção.
Instrutores de nível médio vão receber R$ 32 por hora/aula. Os de nível superior recebem R$ 53.
Entre as atividades que competem à função de instrutor estão participar de reuniões pedagógicas com a coordenação e os técnicos envolvidos no programa e elaborar relatório mensal das ações desenvolvidas.
“Os profissionais vão atuar de acordo com a necessidade de cada unidade do programa”, salienta Sônia Bamberg, coordenadora do Núcleo Universidade Aberta à Terceira Idade (Nuati), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da instituição.
O processo seletivo será realizado em três etapas: avaliação curricular, análise da documentação e aula pública de 20 minutos sobre tema de livre escolha.
“Para atender pessoas da terceira idade é preciso selecionar profissionais competentes e que estejam dispostos a contribuir com a reinserção psicossocial do idoso no pleno exercício da cidadania”, frisou a coordenadora.
A previsão é de que o resultado final seja divulgado, segundo Sônia, na primeira quinzena do mês de abril.
Informações: Nuati/Campus I – tel. (71) 3117–2275.
Foto (home): Arquivo/Ascom

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